O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 12 de julho de 2011

Estamos a falar do SLBenfica, lembrem-se!

. 21 comentários
Não posso deixar de ficar surpreendido quando ainda na pré temporada começamos a arranjar desculpas para empatar ou perder com duas equipas que acabaram de subir à primeira divisão dos respectivos campeonatos suiço e francês. Estamos a falar de equipas do tipo... Beira-Mar ou Setúbal lá do sitio.

Sejamos claros, com os adversários que o SLBenfica defrontou tínhamos a obrigação de, pelo menos vencer os respectivos jogos. Não está em causa a qualidade das exibições colectivas ou sequer goleadas, mas há mínimos e uma equipa como o SLBenfica não pode ter estes resultados, nem em regime de pré temporada.

Feito este enquadramento, sou forçado a concordar com o SouBenfica no seu tópico Impressões da Suíça, quando aponta o dedo a Jorge Jesus pela forma atabalhoada com que trabalhou os recursos, com mudanças sucessivas em curto espaço de tempo, combinações estranhas, obstinações tácticas e "misturas" pessimamente mal feitas afectando rendimento de todos.

Abomino conversas "sportinguistas" de desculpabilização com as experiências, a carga de treino, etc. Nem pensar, meus amigos. Isso está absolutamente fora de questão. Jorge Jesus tem um plantel, ainda que muitíssimo mal planeado, que bem trabalhado pode fazer figura nas competições nacionais - a falta de preparação adequada impedirá ir mais além, nomeadamente na Europa.

Para começar, a quantidade interminável de jogadores que foram para a Suiça com o futuro incerto é inaceitável. Para que possam jogar, implica que Jorge Jesus faça esta "baralhada" de substituições.

Depois, a construção de um plantel mal ponderada em função das carências e das regras da UEFA e Liga de Clubes, especialmente a primeira. Chegamos a poucos dias das competições oficiais com a substituição de Fábio Coentrão por concretizar quando todos sabíamos que ia sair - ninguém tinha dúvidas.

Há ali alguns jogadores que simplesmente não têm atitude ou qualidade para jogar no SLBenfica:
- Matic? Nem é trinco bem bom médio ofensivo, ficar no plantel para tirar o lugar ao Carlos Martins? Por amor de Deus... nunca deveria ter vindo.
- Wass? O que faz Jorge Jesus pensar em integrar este jogador no plantel? Será que desaprendeu? Se o jogador já era assim, porque não foi logo emprestado?
- Roderick? Até quando vamos queimar as etapas de formação deste jogador impedindo-o de jogar com regularidade para evoluir - algo que precisa bastante?
- Fabio Faria? O homem é defesa central. Ninguém entende a insistência como defesa esquerdo, num momento em que faltam centrais, o Jorge Jesus prefere lá meter o Javi em vez de apostar no Faria e meter o Shaffer a "encher" a esquerda - já que não tem defesas.
- Nolito? Na esquerda já jogaram B.Cesar, Gaitan, Jara, etc. Este é o melhor jogador para essa posição tarda em jogar (fresco) com Aimar ou Gaitan e Urreta (que está a justificar) porquê?
- Mora? Vamos continuar indefinidos na frente de ataque? Mora jogou hoje os primeiros 40min. e mostrou que tem qualidade, capacidade física, técnica e atitude. Pouca coisa para se dizer que merece, mas... porquê insistir em Saviola - claramente o que está pior de todos os que jogaram?

E no meio disto tudo ainda queremos que os jogadores cheguem da Copa América directos para o onze titular na Champions e ainda lhes juntar mais três ou quatro novos jogadores.

JORGE JESUS! Tem lá calma... bem sei que continuas a olhar lá para cima para o antro da corrupção como um objectivo pessoal e agora até vês que o Vitor não tem pedalada para aquilo e com uma época mal preparada pode ser a tua oportunidade... Eu sei.

Mas a matéria prima está no plantel e há ainda algumas adições (inaceitavelmente tardias) a serem feitas. Inaceitalvemente apenas porque são para resolver carências. Se fosse para reforçar ou adicionar valor, não haveria qualquer problema.

Ainda há tempo para corrigir os erros e o Jorge Jesus é quem tem mais para corrigir. O mal causado pelo péssimo planeamento (mais uma vez) desta direcção já não se pode voltar atrás... pode é corrigir-se depressa e não é nenhuma revolução.

Se eu fosse o Jorge Jesus, chegando a Lisboa comunicava imediatamente a lista de dispensas para poder começar a trabalhar no duro com o plantel que enfrentará os desafios da temporada! Além disso, no lugar dele ganharia um bocadinho de humildade para perceber que há ali plantel para começar a trabalhar o 4-3-3 de forma mais objectiva, mas claro que não esquecendo o 4-4-2 e mesmo o 4-2-3-1. É para isso que servem as pré-temporadas.

Na baliza volto a reforçar que Artur foi reforço, pelo que não podemos MESMO (nem que emprestemos) dar-nos ao luxo de ter o Roberto a ganhar 2M€/ano... no banco. Bem sei que não está nos planos, mas temos que dispensar ambos os guarda-redes. Mika tem qualidade para ser o segundo guarda-redes e o terceiro - como sempre foi no passado - pode ser o dos juniores ou Oblak.

Na defesa, definitivamente Wass e Roderick não têm "pedalada" para este plantel e Jardel não tem qualidade suficiente. Miguel Victor tem tudo o que é preciso para ser o terceiro central da equipa, pelo que deveríamos apostar num jovem com qualidade ou num jogador experiente (Fernando Meira?) para completar os centrais. Preferência português.

Nas laterais, Maxi vale engolirmos o orgulho e dar ao Paco Casal o que ele quer e renovar logo que ponha os pés em Lisboa. André Almeida (até porque Ruben Amorim pode ajudar) deveria ficar como alternativa. No flanco oposto, se já não for possível resgatar Mário Rui para alternativa, a aposta em Carole deve manter-se e abandonar a ideia do Alex Sandro para ir buscar um titular indiscutivel (Ansaldi?).

No meio campo defensivo ou de transição, por amor de Deus! Matic não é jogador para o SLBenfica. Defende mal e entrega pior. As funções de Matic podem ser feitas com muito mais qualidade por um jogador português que muito admiro: Carlos Martins... e ao que parece ainda vem Witsel (desnecessário, digo eu!). De resto, tudo certo!

No meio campo de ataque, Aimar e Gaitan têm a batuta e isso é indiscutível e com grande qualidade. Na esquerda do ataque Nolito sem dúvida e ainda Bruno César. Na direita Enzo (ainda não provou o que o trouxe) e Urreta.

No ataque, Cardozo e Saviola na minha opinião continuam sem justificar. Eu apostaria na saída/venda dos dois para a contratação de um titular indiscutível (Brian Ruiz não é). O restante quadro seria composto por Rodrigo, Mora, Jara e N.Oliveira.

VOLTO A REPETIR:
Não se trata de por tudo em causa! Longe disso, porque como já disse há ali muitos jogadores de qualidade e muito potencial, além de que há três potenciais titulares na defesa ausentes. O que está em causa é fazerem-se as opções certas para corrigir erros passados (e alguns recentes) e o treinador não querer fazer parte do problema, mas da solução.

Também não se trata de querer que, nesta altura, o SLBenfica apresente elevados níveis exibicionais colectivos. Longe disso...

... mas também não podemos esconder-nos atrás de desculpas esfarrapadas das experiências, cansaço ou "podermos perder". É no primeiro treino, no primeiro jogo da temporada que se começa a ganhar uma equipa, que se começam a ganhar os títulos.

VAMOS LÁ BENFICA!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

21 comentários

  1. Sem comentar outros aspectos deste post, deixo apenas aqui uma pergunta: Cardozo continua sem justificar? A sério GB? 100 golos em 169 jogos não servem? Percebo que existam jogadores com os quais não simpatizamos mas se o Cardozo não justifica, então não sei quem vai justificar...

    Peter Pedro

    ResponderEliminar
  2. Em resumo por alguma razão Jorge Jesus treina o Benfica e já foi campeão, vencendo 3 títulos em 2 anos e tu, como eu e muitos somos treinadores de bancada...

    ResponderEliminar
  3. Gandaia... ou então por alguma razão ele o ano passado fez um campeonato miserável ficando a mais de 20 pontos do primeiro e quase com tantas derrotas como uma das piores temporadas do Sporting... e já leva 20 jogos consecutivos a sofrer golos!

    ResponderEliminar
  4. ISTO DOS ESTAGIOS NA SUIÇA DEVE ACABAR SEIXAL AO CALOR E PERTO DOS NOS ...SERIA MUITO DIFERENTE,MAS MUITO DIFERENTE..LEVAVAM NAS ORELHAS.PROXIMO ANO SEIXAL OS EMIGRANTES QUE VENHAM CONHECER LISBOA E VER O RESTADIO,E XEGA.A MAIOR PAETE DELES NEM VAI AS CASAS DO BENFICA E NAO E POR FALTA DE DINHEIROS.O CESAR PEIXOTO ESTAVA-SE A CA.GAR PRA QILO ERA SO MENSANGES NO TELELE PORRA UM POUCO MAIS DE RESPEITO PULHA ,RUA JA.. TENHO FE QE AQUI TUDO VAI MUDAR. PORRADA NOS GAJOS(TO A BRICAR) VAI SER DIFERENTE NO AL GARVE. SLB ASTE LA MUERTE.

    ResponderEliminar
  5. "Fabio Faria? O homem é defesa central."

    Pode ser lateral ou central mas que seja longe do Benfica. No lance do primeiro golo, ele estava numa posição central, não corta a bola que vem pelo ar e coloca em jogo um adversário... Tudo bem. O rapaz há uns 3 anos que quase não joga a central. E vai jogar no Benfica assim? Sem rotina de jogo numa posição tão critica?

    Como lateral parece que ninguém tem dúvidas que não serve. Ainda bem!

    Sobre o resto, concordo com algumas coisas e discordo de outras. Amanhã parece que vamos saber mais sobre o que os responsáveis do Benfica pensam...

    ResponderEliminar
  6. A tua surpresa é equivalente à que eu sinto quando leio posts como este. Não é bem surpresa porque a narrativa é igual a tantas outras, é mais incredulidade por ver alguém do alto da sua poltrona mandar bitaites que só servem para machucar o Benfica e os seus jogadores e treinadores.

    Se outras cabeças acharam que ainda é cedo para se tirar conclusões ou que tudo se envolve na estratégia que JJ delineou para início de época e, mais precisamente, para este estágio, em que o essencial era observar jogadores, está a arranjar desculpas. Mas se esse é o teu pensamento, então tu está a arranjar culpados em menos de 15 dias de treinos.

    É óbvio que o ideal seria o plantel estar já formado e quem mais agradeceria seria JJ que poderia estar a realizar outro tipo de trabalho!!! A realidade não é essa. JJ terá algumas dúvidas sobre o real valor dos reforços e terá escolhas para fazer e isso é totalmente compreensível. Só Cavaco e o GB também, é que nunca se enganam e raramente tem dúvidas!!!

    O que verdadeiramente está em causa é a construção de um plantel forte e capaz! Faltam muito jogadores e há outros que por questões físicas estão impedidos de dar o seu contributo! Mesmo que não fosse esse o caso compreende-se que ele queira ver os que não conhece - os treinos não são jogos!!!

    O que mais me custa aceitar é o preconceito com determinados jogadores! Roberto fez uma má época, é certo, mas tem valor e ninguém pode afirmar, no seu perfeito juízo que Mika é melhor que ele e, muito menos, que vai vingar no Benfica! Matic já tem uma campanha em cima e só a cegueira pura pode produzir tal coisa! O seu azar foi ter vindo no negócio David Luiz. Wass jogou uns minutos e já é considerado um cepo! Já Miguel Vitor é o maior!!! Se for ver o que por aqui se dizia nos primeiros treinos de Sálvio, é certo que encontrarei muitas opiniões a dizer que não servia...

    Não sei como entender, ou não quero, a opinião de que JJ está à espera do falhanço do timoneiro dos corruptos. É surreal...

    ResponderEliminar
  7. "Cardozo e Saviola continuam a não justificar."

    Isto é genial!!!!!!!

    Saviola - 86 jogos, 33 golos
    Cardozo - 168 jogos, 100 golos

    ResponderEliminar
  8. Não percebo porque implicas com a táctica do Benfica (4-1-3-2) se foi essa mesma táctica que nos levou ao título e a jogar um futebol com uma qualidade como há muito não se via na Luz...

    Além disso, o Benfica já o ano passado jogava em 4-3-3 quando estava a perder, normalmente através da entrada do Jara, por isso não estás a sugerir nada de novo...

    Não compreendo porquê tanto pessimismo nesta fase! Espero que quando o Benfica for campeão admitas que estavas enganado na tua apreciação.

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Estou velho,cansado e já tenho poucos mais anos para para explodir de alegria pelo Benfica.Por isso estou preocupado,mesmo muito preocupado,nem quero admitir que isto possa ser igual ao passado mais recente.E com aquele casmurro(na melhor das hipóteses)do JJ,não sei.Sinto-me perdido.

    ResponderEliminar
  10. "Gandaia disse...
    Em resumo por alguma razão Jorge Jesus treina o Benfica e já foi campeão, vencendo 3 títulos em 2 anos e tu, como eu e muitos somos treinadores de bancada...

    12 de Julho de 2011 23:"

    Peço desculpa Gandaia, mas ou não percebes nadinha de bola ou então és demasiado otimista!!!Nota-se a milhas que este ano o SLB não leva nada, e eu aposto com qualquer um aqui!!

    O cansaço não é desculpa para o excesso de jogadores! O Rodrigo Mora, Shafer, César Peixoto, David Simões, Roderik, Fabio faria, Nuno Coelho, Miguel rosa, Waas,... uuff deixem-me respirar..., Moreira, Nelson Oliveira, 11 jogadores que já sabiam que não contavam com eles, mas mesmo assim foram para estágio fazer o quê??? Atrapalhar a equipa e a preparação (ainda que mal feita pelo JJ) da da mesma??? Gastar dinheiro que pelos vistos abunda muito para os lados da luz?? Nem parece que existe crise no país...

    Qual era a tática de hoje??? Com tantos homens no meio campo que só por sorte não se esbarravam uns nos outros?!!! Isto é cansaço?? È um trenador que ganhou titulos...fartei-me de rir...

    A falta de animo, entreajuda e sentido de equipa também não abundam, jogdores a querer serem os maradonas e a agarrar-se muito á bola, David Simões a defesa esquerdo é mesmo á mestre da tática!!!! Com quantos capitães já vai o Benfica????? O javi foi um neste jogo...

    Por contratar já se contam 4 jogadores!!! Mas a época ainda não começou??? O Maxi Pereira já diz que quer o Penarol é uma boa hipotese...mas o Garay não assinou na Argentina??? O que falta no caso do Maxi??

    Eu vi um jogo do Braga e um do FC Porcos e digo-te que estão bem melhores do que nós!! Arrisco a dizer que neste momento um jogo entre eles o SLB perdia...então o FC Porto confirmo que praticamum futebol muito parecido com o ano passado apesar de o adversário ter sido fraco!!


    Desculpem-me lá, não consigo ver uma equipa no SLB e acredito piamente que ao longo da época ainda não a terá!!

    Não consigo ver o meu SLB jogar com outro tipo de tática!! E logo nós que temos o MESTRE DA TÁTICA!!! O uso repetitivo e cansativo dos mesmos jogadores (Saviola) que eu que não sou mestre vejo que não vale a pena!!!

    Comprar um "puto" belga por 8,5 euros!!!??? Um Alex Sandro suplente do nosso conhecido Léo que tem 80 anos??? E uns defesas para a defesa não??

    Esta época cheira-me que vai ser memoravél...

    ResponderEliminar
  11. O Cardozo é mesmo mau ...
    O Ruiz que nunca fez um jogo pelo Benfica é que é bom ...
    A equipa está toda às aranhas mas a culpa é do Cardozo ...
    Pringle.Valdir,Saunders,Clovis,Cadete ou Glenn Helder é que foram grandes matadores e ninguem falava mal deles porque não jogavam nada ...
    Agora um jogador que já marcou mais que todos os estrangeiros tirando o Magnusson é o bode espiatório para tudo ...

    P.S. - Em relação a um comentário teu acerca de autismo têm consciência das sensibilidades que podes afectar ... O autismo não é uma doença ao contrário do que se quer por vezes vender por ai e as pessoas portadoras desse disturbio merecem respeito e podem ser tanto benfiquistas como tu ...
    Desculpa mas não podia deixar de dizer isto ...

    Saudações benfiquistas

    ResponderEliminar
  12. Eu acredito na equipa e no treinador.

    Aliás, como benfiquista há que acreditar, até porque não tenho assistido a todos os treinos efectuados, somente aos jogos-treino que ainda que sejam moralizadores e interessantes para tirar ilações, nunca servirão para definição de nada, a não ser quando complementados com o restante treinamento.

    E todo esse trabalho está a ser desenvolvido por uma equipa técnica esforçada, que pode errar mas que não duvido de querer vencer. Tenhamos calma. Prefiro perder todos os jogos "a feijões" para ter uma equipa vencedora nas competições oficiais.

    Preferem que Jesus faça experiências na CL ou agora?

    Aliás tenho a certeza, que como nós, também os benfiquistas que fazem parte daquela estrutura também percebam os erros e onde necessitam de fazer correcções. Volto a dizer, UNIÃO invés de cisão!

    Já são tantos contra a equipa, precisamos também de ter os benfiquistas? A pressão que exercemos por vezes prejudica ao invés de ajudar.

    Considero este blog uma referência e como tal acredito que a vossa opinião possa contagiar para o bem e para o mal quem vos lê. Cuidado! Há quem não tenha o discernimento e a calma de espírito necessários e acabamos todos com um episódio "À Fernando Santos" no início da época.

    Gostava de poder repetir façanhas desportivas, nunca vergonhas e derrotas. Por isso, calma gloriosos bloggers, não será cedo para nos arreliarmos?! ;)

    Grande abraço,
    http://oexpressodavitoria.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. Eu até gostei bastante da 1ª parte do jogo, a nível ofensivo claro.

    O número de passes verticais falhados pelo fábio faria foi impressionante...O miguel vitor também não fez um primeira parte muito boa. O Javi não tem substituto e o saviola anda a dormir mas não há substituto à altura.

    Receba lá quanto receber o Aimar, é o melhor jogador do Benfica e deixá-lo sair seria um erro. O Gaitan tem tanto, mas tanto potencial que só lhe falta mesmo vontade de correr para defender.

    ResponderEliminar
  14. GB já devias saber que não se deve escrever posts a 'quente'. É na pré-epoca que devem ser feitas as experiências tácticas, é na pré-epoca que se deve colocar jogadores noutras posições a ver se rendem, é na pré-epoca que podemos perder e os jogadores aprenderem com os erros e assimilarem as ideias de JJ. É certo que temos uma pré-eliminatória da CL daqui a 15 dias, JJ também o sabe e estes 3 jogos serviram para separar o trigo do joio, e nos próximos JJ começará a desenhar o 11 ideal.

    Em 40m de Mora consegues ver que é alternativa ao Saviola? Não achas que é pouco tempo para avaliar um jogador? Quem te diz que não é outro Bergessio?

    Tão para ti agora Cardozo já não serve?

    Que ideia é essa que o JJ anda a preparar mal a época para piscar o olho ao fcp?
    O SouBenfica escreve que o JJ estoirou com M.Vitor de maneira a fraqueja.lo, e agora escreves esta relíquia?

    Temos de ter calma, uma equipa não se faz em 3 jogos de pré-época. Temos de nos unir em torno da equipa e de JJ, saber criticar e não malhar e disparar em todo lado.

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  15. Eu só quero ver quando as coisas começarem a correr bem (como acredito que vai acontecer), o jogarmos o futebol que jogamos desde que Jesus está no Benfica que desculpas vais arranjar para continuar a falar mal de tudo o que está relacionado com o Benfica.
    Jogamos mal na epoca passada nao foi ( desde o 5-0 nas antas por erro do Jesus admito) ate ao jogo que nos afastou da crença do titulo contra o braga em que estavamos a 5 pontos do porco, tinhamos (salvo erro) 19 vitórias bem convincentes. Jesus é mau.... Quero ver se ele for embora!!!
    Relamente nao entendo tais comentarios, é oq ue digo aos anti que tem feito festas a custa da pre epoca do Benfica... "espero que ate ao campeonato nao se aprenda a jogar a bola na Luz senão...) pelos vitos muita gente vai chorar.
    Saudaçoes Benfiquistas

    ResponderEliminar
  16. http://desporto.publico.pt/noticia.aspx?id=1502588

    Vejam os órgão que foram autorizados a entrar... Só "amigos"... Importante perguntar porque é que a RTP foi deixada entrar... TV dos portugueses ou dos do azuis?

    Vale a pena escrever 1 artigo sobre isso Geração

    ResponderEliminar
  17. Ao fim deste tempo todo ainda dizer q Cardozo, o melhor marcador estrangeiro da história do clube, teima em não justificar é de bradar aos céus....

    ResponderEliminar
  18. Até aprecio alguns posts do GeracaoBenfica, mas há outros em que...Deus nos acuda...E na minha opinião neste post há aqui vários disparates.
    Dizer que o Roderick precisa de jogar para evoluir é um deles. O Roderick nunca vai ser um grande jogador. Ponto final. Tem limitações incríveis. A pergunta que eu faço, aliás, é como é que ele chegou até aqui. O máximo a que poderá aspirar é chegar ao nível do Jardel, o que convenhamos não é encorajador. E é muito bonito ter-se jogadores da formação e tal, pois é...Mas para isso eles têm de ter qualidade. E o Miguel Vítor é bem superior e já o era ants de ir para Inglaterra.
    Dizer que o Fábio Faria é central é outro disparate. O Fábio Faria nem é central, nem é defesa esquerdo. É jogador para jogar nos Olhanenses e Portimonenses desta vida.
    Depois diz-se que o Urreta está a justificar. Mas a justificar o quê??
    Em 40 minutos de jogo do Mora vi, de facto, capacidade física e atitude, mas qualidade e capacidade técnica não vi, mas posso ter sido eu a estar distraído.
    Passemos então ao que poderia ser o plantel:
    Quando se fala num jogador para central e com experiência acho piada falar-se do Fernando Meira e esquecerem-se, por exemplo do Ricardo Costa, que é mais novo e mais barato em ordenados.
    Na esquerda fico feliz pelo Porto ter ido buscar o Alex Sandro. Com o dinheiro que se gastaria nesse vai-se buscar o Ansaldi que já tem provas dadas. Mas há mais por onde escolher e se calhar não tão caros. Se eu sei quem são, tenho a ligeireza de acreditar que os dirigentes do Benfica também sabem.
    Dizer que o Witsel é desnecessário é um disparate de todo o tamanho. Que só posso admitir se nunca o viu jogar. É o jogador perfeito para fazer de Ramires e mais...Pode jogar a qualquer posição do meio campo e até a defesa direito onde também já o vi jogar. E por 8 milhões é de aproveitar.
    Também "gostei" de ler que o Enzo ainda não provou o que o trouxe...Concordo...O homem chegou há uma semana e já deveria ser o melhor jogador do Benfica. Esquece-se é que o Di Maria só provou no terceiro ano, por exemplo...
    Também acho que o Cardozo e o Saviola não justificam. O Cardozo tem 100 golos em 168 jogos e o Saviola tem 86 jogos e 33 golos, fora as assistências. Números destes realmente não justificam nada. Bom era o Nuno Gomes, os Weldons, os Pringles, os Bergessios e por aí fora.
    Apostar em Rodrigo, Mora(pelos vistos este já justificou), Jara e Nélson Oliveira é que era. Depois contratava-se um grande ponta de lança, que eles são baratos e ninguém procura isso no mercado.


    Rui Serra

    ResponderEliminar
  19. "Anónimo disse...

    http://desporto.publico.pt/noticia.aspx?id=1502588

    Vejam os órgão que foram autorizados a entrar... Só "amigos"... Importante perguntar porque é que a RTP foi deixada entrar... TV dos portugueses ou dos do azuis?

    Vale a pena escrever 1 artigo sobre isso Geração"

    Anónimo, o GB está muito ocupado a escrever sobre assuntos que realmente lhe interessam, como por exemplo dizer mal de tudo o que tenha a veleidade de respirar dentro do Benfica.

    ResponderEliminar
  20. rui serra fazes mt sentido.

    ResponderEliminar
  21. o gb percebo que nao me respondas ao que te pedi num outro topico mas ao menos tb n me aceitavas o comentario tal como te pedi...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking