O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 26 de julho de 2011

Ainda os Direitos Televisivos

. 16 comentários
Eu admito, por desconhecimento na matéria talvez, que haja aqui qualquer coisa que eu não esteja a ver, mas atentemos à seguinte notícia no Jornal de Negócios:

" Na gobalidade do grupo (Media Capital), a publicidade, cujos proveitos foram de 70,7 milhões de euros no primeiro semestre de 2011, sofreu uma quebra de 4% em relação aos 73,3 milhões de euros do mesmo período de 2010."
"(Só) A TVI, em publicidade, captou proveitos de 62,9 milhões de euros nos primeiros seis meses de 2011, tendo sofrido um decréscimo de 5% em relação a igual período do ano anterior"

Ora, se o Grupo Media Capital tem receitas de publicidade no primeiro semestre na ordem dos 71M€, dos quais 63M€ são na TVI - um canal generalista líder de audiências, visto por milhões de pessoas. Isso significará receitas totais anuais de publicidade do Grupo na ordem dos 150M€ (estou a considerar que no final do ano as receitas aumentam com o período natalício).

Será expectável considerar que a Media Capital conseguirá, num canal exclusivamente dedicado a desporto, obter mais de 50M€ de receitas publicitárias, ou seja, cerca de 1/3 do que consegue obter em todo o grupo?

As contas em que estou a suportar este raciocínio são simples e conservadoras (porém posso estar a seguir algum "trilho errado"):

Se Paes do Amaral investir mais de 50M€/ano (só 40M para o SLBenfica) em conteúdos, terá que ter pelo menos 50M€ em receitas publicitárias e mesmo assim o canal daria prejuízo, dado que tem um conjunto elevado de custos adicionais a suportar com pessoal, custos operacionais e outros...

Podemos também consideramos que será pay per view, mas olhando a que os outros jogos darão na Sporttv, será aceitável dizer que os clientes pagam mais de 20€ à Sporttv e, nem que seja, metade a este canal pelo resto dos conteúdos?

Há aqui qualquer coisa que ou estou a pensar mal, ou não faz sentido no "plano"...
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

16 comentários

  1. Eu acho que depende da evolução que isto sofrer.. Eu por exemplo sou dos primeiros a sair da Sporttv quando os jogos do Benfica saírem..

    Quero lá eu saber do resto? Só tenho sporttv plo Benfica..

    ResponderEliminar
  2. Certo, mas dos 30 jogos num ano, vais continuar a ter 15 no tal novo canal (em casa) e 15 na Sporttv (jogos fora) - isto não é bem assim, porque há obrigatoriedade legal de 1/3 dos jogos em canal aberto, mas seja como for dá para teres uma ideia

    ResponderEliminar
  3. VitorFernando27/7/11 00:16

    estás a esquecer-te da venda dos jogos do Benfica para o estrangeiro, o mercado africano deve pagar bem por eles, e isso pode ser uma boa fonte de receitas para eles.

    ResponderEliminar
  4. João Couto27/7/11 00:33

    Por esses valores será sempre um investimento e um risco! A questão que será colocada é quanto poderão facturar com a ligação ao Benfica e isso vai muito para além da publicidade. Será sempre um canal pago e só isso valerá imenso. Imaginemos que terão 300.000 assinantes a pagar 10 euros por mês, a receita mensal, só em assinaturas, seria de 3 milhões e de 36 milhões anuais! Depois teriam a publicidade e a venda dos direitos para o estrangeiro. De certeza que a ideia será uma implementação em alguns anos e poderá estar previsto muito investimento no início (alguns anos) que visa "atacar" o monopólio do oliveiredo e a implementação no mercado nacional e internacional!!

    Além do Benfica há outros conteúdos muito apetecíveis como a liga inglesa e espanhola e eles têm até 2013 para disputar com a PorcoTv esses e outros direitos muito apetecíveis como a fórmula 1, ténis e muitos outros! É tudo uma questão de montante disponível para o investimento e prazo para a obtenção de lucros!

    A Meo deve ter dado muito prejuízo no início e só com a PT e o seu dinheiro por detrás se conseguiu implementar!

    ResponderEliminar
  5. superáguia27/7/11 09:35

    Não há informação suficiente para perceber o racional do negócio entre o Benfica e Paes do Amaral.

    Não faz sentido é pensar que ambas as partes desconheçam o poder da marca Benfica e não saibam rentabilizar tal força em benefício dos seus negócios.

    Claro que mais concorrência só pode significar mais dores de cabeça para a Olivedesportos.
    E é natural que estes se esforçem para desvalorizar a marca Benfica, descredibilizar a eventual pareceria com o Paes do Amaral, mas no final, a sua pressão para que os seus avençados descorram com incredulidade perante a hipótese deste negócio,só vem demonstrar o quão estão aflitos ...

    Quando a mama se acabar pode se entendam...

    ResponderEliminar
  6. SlbGloSlb27/7/11 10:03

    Pertinente essa observação...vou mais pra valores entre os 20 a 25 milhões euros...não espero mais!

    ResponderEliminar
  7. Em comparação com o que é pago ao Porto e ao Sporting os 40M é mais do que justo. Como eles tiram rentabilidade é um problema deles.

    ResponderEliminar
  8. GB, repito que esse não é um problema do SLB. Que pode acontecer? Recebermos 40 milhões e depois o Paes do Amaral fechar o canal? Q chatice...temos 40 milhões e podemos voltar a facturar vendendo para outro canal (ou, o que eu faria, pôr os jogos na Benfica TV).

    ResponderEliminar
  9. Segundo Bessa Tavares, administrador da Sport TV, a empresa terá entre 550 mil e 600 mil subscritores (in CM - http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/lazer/tv--media/crise-rouba-assinantes).

    Como o preço de subscrição é de 25.62 €, isso quer dizer que terão uma receita anual de 153.72 M €. Mesmo com os elevados custos operacionais que têm, é muita massa!

    Posto isto, acho que o que o João Couto diz é bastante pertinente e poderá ser mesmo possível chegar perto dos tais 40 M € (ao contrário do que eu tinha dito noutro post...).
    Só não concordo com essa questão do mercado internacional, acho que vai representar sempre uma percentagem muito reduzida das receitas, até porque se não fosse assim, duvido que a Sport Tv não se tivesse já mexido nesse sentido... Podem ser corruptos, mas parvos não serão certamente! :)

    ResponderEliminar
  10. GB:
    Receita de publicidade,
    Receita de assinaturas mensais,
    Receita de venda dos direitos televisivos para outros mercados,

    E convém não esquecer que isto não vai ser o Canal Benfica. É um canal de desporto generalista. Também têm os direitos para a Liga Espanhola e concerteza que vão arranjar outros direitos.

    ResponderEliminar
  11. De paulo lemos

    Boa tarde Geração Benfica.
    Os 40 Milhões têm de ser vistos como um investimento para recolher louros (lucros) no futuro.
    Na minha prespectiva os jogos não serão para passar na TVI, o grupo de Paes do Amaral quer criar uma televisão concorrente á SportTV e se tiver os direitos de transmissão dos jogos do Benfica, muitos dos actuais assinantes da SportTV, eu incluído, cancelaram o contrato com a SportTV e farão novo contrato com o Grupo de Paes do Amaral. Para reforçar o interesse dos futuros assinantes já têm os direiros televisivos da Liga Espanhola apartir de 2012.
    E como é que isto se paga?
    A valores SportTV, cada assinante paga á volta de 23 Euros mês, ou seja 276 Euros por ano. Se forem 1,000 assinantes já seriam 276.000 Euros e se forem 250,000 assinantes já seriam 69 M€ por ano só em cotas de assinatura, fora a publicidade. Ainda acham um mau negócio?
    O Benfica devia éra ter uma percentagem da futura TV e receber os 40 M€ mais percentagem das mais valias anuais da empresa. Isso sim era Ouro sobre Azul.

    ResponderEliminar
  12. Admita, perdeu!!!

    Nunca imaginou esse cenário em Portugal e, agora que está a poucos passos de se concretizar continua incrédulo e não quer acreditar que tal é possível.

    Bom, vou lhe dar um dado que não anda muito longe da realidade, a TVI cobra perto de €3000/€3500 por 20 a 30 segundos nos intervalos do programa do Goucha!!! Imagine-se no horário da manhã, quase ninguém vê tv...agora imagine o seguinte, compare o share do goucha e de um jogo do SLB vs contra um dos mais pequenos, claro que €3000 a €3500 nem devem dar para colocar um anúncio de 5 segundos!!! Agora é assim para comparar essa viabilidade do novo canal deverá informar-se quanto a Sporttv cobra nos nossos jogos a publicidade, depois terá que ver que o novo canal ganha dois clássicos, que a Sporttv já não pode assegurar no mercado internacional os direitos da liga, quem compra terá sempre que comprar ao pães do amaral(não deve ser por acaso que a btv conseguiu os 180 jogos), depois também há uma ligação estreita desde há muito tempo e que agora passa despercebida o facto da UDL e TVI, muitas épocas se viam os jogos na TVI da UDL vs FCP; SCP e SLB; se esse acordo ainda existir estamos a falar em mais um outro clube que vende ao pães do amaral, e, de repente, neste hipotético cenário que não é de todo surreal, estamos a falar que o novo canal já garantiu pelo menos 30 jogos da liga portuguesa, e, em 60 jogos do campeonato, terá dois clássicos, terá dois jogos dos nosso rivais, e, certamente que com jeitinho já deverão adquirir os direitos da Taça da Liga ou Taça de Portugal...enfim não é um projecto insustentável nem irreal, deverá no início ter que ser sustentado pelo SL Benfica por forma a ganhar impacto, ou seja, a Btv perderá alguns exclusivos a favor deste canal...deverá ser esse o se não do negócio todo.

    Agora, terá que rever a sua opinião que desde que se acompanha este blog nunca imaginou tal cenário possível e classificou algumas vezes 30 milhões um valor maluco, e que se LFV conseguisse por 25 milhões por época já se poderia dar por feliz!!! Reveja a sua opinião e informe-se mais junto do mercado televisivo e verá que esses valores não são tão irreais!!!

    ResponderEliminar
  13. Vermelhusco,
    Vê se entendes o que tu próprio escreveste:

    Receitas de publicidade de um canal top são cerca de 120M/ano. Num canal destes, as receitas são NECESSARIAMENTE inferiores, digo eu que devem ser talvez metade ou menos.

    Ora, se para veres os jogos fora tens que pagar sporttv, se tiveres que pagar este canal também, os teus custos de adepto aumentam. Ora em tempo de crise: NÃO ME PARECE!

    Por outro lado, revenda do quê? De 15 jogos do Benfica em casa? Se a Liga Espanhola custou 3M/ano e são uma porrada de jogos, quanto achas que revendes 15 jogos em casa do Benfica?

    ResponderEliminar
  14. @Otto,

    Eu perdi? Oh meu amigo, derrotas destas que façam ruir o Oliveira e entrar 40M na Luz todos os anos... venham todos os dias.

    Agora se em vez de mandar essas patacoadas, o meu caro me explicar como um canal desportivo consegue angariar tanta publicidade como um canal generalista, eu agradecia.

    Como tive oportunidade de escrever, mas talvez tenha sido algum problema de leitura da sua parte que não reparou, eu não disse que não é possível... apenas disse que nas contas, para ser possível tem que me estar a escapar qualquer coisa.

    ResponderEliminar
  15. E, está meu caro GB, porque ler não é o meu mal, leio os seus post sobre o tema, todos, e, não me referia a este em concreto, por isso ler não é o meu mal!!! Mas como ler não é mal que lhe calhe a si também, eu também lhe dizia no meu comentário que para se ter uma real noção da viabilidade do novo canal teríamos que meter na balança quanto é que a Sporttv cobra por 20 ou 30 segundos de publicidade, no antes, no intervalo, no pré flash, e no fim da emissão do jogo...e só aí se poderá perceber a viabilidade do novo projecto televisivo...por isso, como mal não foi o "meu" ler, também não mandei «patacoadas»; só digo que depois de ter acesso a essa informação, talvez o senhor mude a sua opinião que desde de sempre foi desfavorável, assente na ideia de que o Benfica só detém 15 jogos em casa!! (um facto, mas que não chega para justificar tudo, e, dar primazia a Sporttv!!!)...

    Se não acredita no que digo, faço lhe um desafio, diga-me quantos anúncios da FORD ou MASTERCARD vê por ano na TV em horário nobre, e, depois conte quantos vê no antes, no intervalo, no pós jogo de Champions!!!

    Agora, como disse anteriormente, acho que mudar de opinião não é mau, embora muitos digam o contrário...mas bater sempre na mesma tecla!!!(irrita-me o facto de desvalorizar os jogos em casa do SLB, veja quanto Real recebe, e só vende os jogos de casa!!! não vende os outros que joga fora?!?!)

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking