O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Afinal está tudo bem, Desculpem!

. 24 comentários
Sinceramente não se entende! Começo a acreditar que o SLBenfica é o clube perfeito. O Clube onde todos estão imunes a críticas e a que lhes sejam pedidas responsabilidades. Só é pena é que títulos... poucos, mas mesmo isso a malta vai começando a dizer que "são poucos mas bons", parecemos cada vez mais o Sporting - claro que só se explica pela Corrupção e o Vale Azevedo!

Desde 1992 (vai para 20 anos), o SLBenfica conquistou três títulos de campeão apenas. Três em vinte anos - claro que só se explica pela Corrupção e o Vale Azevedo!

Nesse período, já chegaram à Luz cerca de 227 jogadores, a uma média de 10 jogadores por ano e treinadores são mais de 20. Só desde 2007, já gastámos mais de 160M€ na contratação de jogadores - fora salários, rescisões e afins - claro que só se explica pela Corrupção e o Vale Azevedo!

Devia dar que pensar, logo num ano em que o SLBenfica já contratou mais 15 jogadores e se prepara para aumentar esse número. E dar que pensar em quê?

No facto de não podermos MESMO falhar. O endividamento do SLBenfica é enorme, as finanças estão muito, muito saturadas e já se esgotaram praticamente todas as fontes de receitas, isto para já não falar num serviço de dívida (juros) com um peso enorme e crescente - claro que só se explica pela Corrupção e o Vale Azevedo!

Mas ainda assim, se passam "cheques em branco" a tudo e todos no SLBenfica. Como acontece com o país, só quando "estivermos na merda" é que os benfiquistas vão dizer "ah e tal se não tivessem feito isto, se não tivessem gasto naquilo, se não tivessem aturado aqueloutro".

Da minha parte, tive o cuidado de chamar antecipadamente a atenção, no tópico Vieira deu-lhe tudo! Ele que não falhe agora!, para um conjunto de situações que me parecem, na minha opinião, potenciadoras de riscos para o SLBenfica. Contudo, temos que ter a humildade de aceitar que a democracia diz que "ganha a maioria".

Ora, a maioria diz que Jorge Jesus é que sabe, que pode continuar com aquela atitude de quem veio com a sua super sabedoria para salvar o ele faz parecer um "clubezeco Benfica" (está tão enganado, coitado). Comodamente, Jesus, como Vieira, tem sempre uma desculpa, só nunca o vi a ele a ter foi... culpa de nada - claro que os culpados são a Corrupção e o Vale Azevedo!

E quando assim é há que saber "guardar a viola no saco" e esperar pelo momento do "eu avisei" ou (desejavelmente) do "ainda bem que me enganei". É uma chatice quando acontece a primeira, que invariavelmente essa maioria defensora não gosta de ouvir, porque é aborrecido. Quando acontece a segunda, fico aliviado de perceber pouco das coisas e que os meus receios não se confirmam.

PS- Villas Boas e Mourinho que se cuidem, porque o Jesus é que percebe de potenciar jogadores. Se não fosse ele, não sei o que seria do SLBenfica. Se tiverem alguma dúvida sobre potenciar o Ramires, DiMaria, Coentrão ou David Luiz, perguntem ao Jesus, se não fosse o Jesus eles seriam pouco diferentes do Filipe Menezes, que o Jesus se esqueceu de potenciar.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

24 comentários

  1. está tudo bem até ao final de agosto quando a coisa der para o torto e podermos começar a malhar nos árbitros.

    ResponderEliminar
  2. Hehehe... GB, estás a tratar com a natureza humana, que tem uma tendência enorme para a comodidade e uma atração pelo abismo curiosa, e o último a saír que feche a luz. Esta tendência não é apenas nos adeptos de futebol, mas na sociedade em geral.
    Não há hipótese...
    PS: O JJ 'potencia' os jogadores que dá jeito à conta bancária. A sua teimosia está directamente ligada ao recheio bolso, às vezes parece. Como disse alguém... "o músculo que mais doi é o bolso, está directamente ligado à alma".

    ResponderEliminar
  3. O GLORIOSO18/7/11 12:34

    Ainda não percebi afinal qual é o treinador que o GeraçãoBenfica quer? Qual esse génio que punha o Mourinho, ou o Guardiola a um canto, que ganhava tudo e mais alguma coisa no Benfica? Qual era, diga lá GeraçaoBenfica?
    Já sei era o Quique esse fantástico treinador do treino invisivel, esse fantástico treinador que pôs o Benfica a jogar de uma forma arrasadora, tipo Rolo Compressor que qualquer equipa que vinha á Luz era goleada (oops parece que só em 2 jogos na Luz ganhou por mais de 1 golo), que tinha o Reyes, o Suazo, o Katsouranis, o Pablito a extremo, o Di Maria, etc esses pernetas, que dispensou o Coentrão mas esse sim era o treinador ideal.
    De facto Jesus não fez nada no Benfica é um pessimo treinador, isso ninguém tem duvidas. Basta ver que por exemplo o David Luiz estava cá há 3 anos e como sabem tinha como se sabe meio mundo á sua procura, que era titular da selecção Brasileira, não era? o Di Maria ainda pior era já na altura o melhor extremo do Mundo e titular da Argentina, valia milhões e milhões, tanto que até aqui por 5 ou 6 se disse que era bem vendido, lembram-se? E então o Coentrão se calhar foi o Quique, o Camacho, ou o Fernando Santos que pegaram no miudo, trabalharam-no e fizeram como Jesus disse em 2009 no melhor lateral esquerdo do Mundo. Foram eles que fizeram tudo iss, ou foram eles que o dispensaram?
    Já disse que há muitos Benfiquistas que não merecem o clube que têm e o treinador que têm. Muitos repito em Maio de 2012 não têm legetimidade de festejarem o Titulo pois o que querem é o Jesus fora do Benfica para daqui uns meses estar a ganhar no Corrupção, isso é que esses Benfiquistas gostam.
    Uma vez disse que até gostava de ver o GeraçãoBenfica no clube. Hoje posse dizer Deus nos Livre de tal coisa. Pois quem acha que o Aimar e o Saviola têm de ser dispensados pois ganham muito e o Nuno Gomes e o Moreira devem ficar porque sim, porque são jogadores Benfiquistas apesar de o Nuno na sua melhor forma não chegar aos calcanhares do Saviola em baixo, mas têm de ficar pois eles é que são bons.
    É dificil de facto hoje em dia ser Benfiquista.

    ResponderEliminar
  4. Então e não ouve mesmo CORRUPÇAO nestes tais 20 anos?
    É que no cardápio dessa CORRPÇAO, também incluia os tiros nos pés que nós demos....estava tudo previsto.
    Enquanto nós andávamos numa lufa lufa na compra de jogadores que dessem a volta à falta de titulos (3 nos ultimos 20 anos) o executor da CORRUPÇAO ria-se, porque tinha as coisas controladas por outros lados...
    Malta
    Alguém já ouviu as escutas???????????

    ResponderEliminar
  5. Epah o Coentrão é mito oh GB? tens q dar o braço a torcer! E o Di Maria como é q muda radicalmente de um ano para o outro? Claro q qq treinador de categoria faria o mesmo e, se JJ é de categoria cabe ao mesmo tomar as decisões, nós, sócios estaremos cá para ver!

    ResponderEliminar
  6. Arrisco-me a dizer que o JJ foi um grande FLOP o ano passado e pelos vistos ninguém se importou com isso.

    Falhou em toda a linha,desde a prospecção de jogadores,constituição do plantel,planeamento táctico da equipa e até a rotatividade de jogadores (eram sempre os mesmos 13/14,quando colocou os suplentes a jogar no final da epoca,foi o festival que se viu).

    A sua arrogancia valeu ao Benfica bastantes humilhações durante toda a epoca,e repetidas vezes contra determinadas equipas!

    O treinador raramente foi posto em causa,quer durante toda a epoca quer agora no final,pelos vistos este senhor tem carta branca para errar as vezes que quiser,mesmo com o apoio de toda a estrutura que é colocada ao seu dispor.

    E no fim ainda tem a lata de atirar as culpas para os jogadores pelos seus falhanços.

    Talvez após a pre eliminatoria da LC comecem a por em causa a metodologia de trabalho de JJ.

    Relembro que na epoca em que fomos campeoes nao tinhamos substitutos para Ramires e Di Maria ,ninguem se lembrou disso na altura...

    ResponderEliminar
  7. Até parece que depois de avisados e alertados pela sapiência de Sua Excelência, somos obrigados a mudar de opinião!! Talvez ajoelhar e louvar os céus pela existência de um tão omnisciente Benfiquista.

    E dizes tu que o JJ é arrogante!?! Ao pé de ti é um menino.

    ResponderEliminar
  8. GB
    o seu post é pertinente e bem fundamentado.. Realmente, há coisas que devemos pensar antes para nao nos arrependermos depois
    Mas o estado actual do SLB não e assim tao clamoroso.. A situação Vale e Azevedo e a relativa à corrupção foram situações reais e q muito prejudicaram o SLB, de q isso não haja dúvidas.. É necessário reconhecer o mérito de reestruturação do cube a Vieira e aos sócios q sempre tiveram ao lado do clube...
    Noutras vertentes, Vieira também tem falhas, tal como JJ.. Mas opah são o NOSSO presidente e o NOSSO treinador.. Eles também fizeram coisas boas, para quê pegar sempre nas más? Isso também já é uma crítica demasiado severa.
    Arranjar desculpas não é o melhor, mas pensar positivo e tentar ajudar de outras maneiras é melhor do que criticar com fundamentos desnecessários..
    Mas GB, gabo o teu benfiquismo como tenho tido oportunidade de verificar, mas o q une todos os benfiquistas(espero incluir aqi JJ e Vieira)é o mórbido desejo de vencer. E o recordar q vencemos apenas tres títulos nos ultimos vinte anos demonstra as dificuldades do passado, para o futuro ajuda zero.
    Abraço benfiquista

    ResponderEliminar
  9. Muita atenção, que o JJ é mais do que burro o suficiente para o Eduardo chegar e lhe entregar a titularidade de caras,apesar da excelentes exibições de Artur até ao momento. Pior do que isso, manter essa titularidade mesmo que o mesmo venha a falhar. JJ é burro, ele não potenciou ninguém, não fosse o Peixoto se ter lesionado e o Coentrão nunca tinha jogado. Di Maria e D.Luiz não são obra de JJ.

    Não ganhámos 2 Taças Europeias graças à burrice de JJ, o homem do losangulo (parece o Paulo Bento nos tempos do zbording).

    Estou com receio de que com tantos bons jogadores do meio campo para a frente, o mestre da tática vá jogar sempre com os mesmos 11 apesar da forma individual dos jogadores.

    O melhor reforço para está época tinha sido um treinador com 2 dedos de testa.


    Cumpts,
    BR

    ResponderEliminar
  10. duas palavras sobre este post: SIMPLESMENTE PER-FEI-TO!!!

    ResponderEliminar
  11. Nem o clube nem os adeptos estão imunes à critica! Nunca estiveram.

    Este post para mim não faz nenhum sentido porque é apenas um retalho de meias verdades. De facto, temos de aumentar a exigência com a critica ao Benfica que nada produz a não ser entropia.

    ResponderEliminar
  12. Há um aspecto que continua nebuloso na minha mente.E a defesa?Ninguém estava ciente do que se iria passar,com a Copa América?Ontem ao ver o Chile/Venezuela,fiquei a pensar:o Chile fez uma mto melhor partida que a Venezuela,mas a sua defesa abriu enormes buracos cá atrás.O mesmo se passa com a equipa do Benfica.Este aspecto de falta de previsão é que me preocupa.(não esquecer que o M.Victor foi repescado à última)

    ResponderEliminar
  13. pois, ao teu exemplar fcporto nao chegaram tambem 277 jogadores? chegaram pois.

    a corrupcao explica tudo. TUDO. sem ela tinhamos ganho 3? ou teriam sido 13? ganha juizo. pensas que tinhamos ganho carradas de titulos nos anos 60 e 70 se houvesse o polvo de hoje? lol! nem pó!

    ResponderEliminar
  14. Mas será que no universo de Benfiquistas, só o GB e Gybes é que conseguem perceber o que se passa no Benfica.

    Abram os olhos, JJ e LFV não é de fiar, brevemente teremos esclarecimentos sobre as compras de Roberto e Júlio César.

    Paulo Thomsom-Queluz

    ResponderEliminar
  15. Boa Tarde ...
    Eu estranhamente concordo com muitas das coisas que disse o GB mas também com muitas coisas de que discordam com o GB ...
    O futebol actual é um mundo um pouco esquizofrénico em que o que é verdade hoje é mentira amanha e vice versa ...
    Em relação ao meu pensamento creio que o Jorge Jesus é o nosso treinador e terá a oportunidade de se redimir da época passada porém algo me intriga ...
    O Jorge Jesus conseguiu criar alguns problemas que não existiam e isto não é ser mal agradecido mas sim constatar factos ...
    Há que dar o mérito ao nosso clube ( não foi só o JJ ) pelo titulo que conquistamos mas o mais dificil é mantermo-nos no topo e isso não foi conseguido por inépcia e por erros clamorosos que nunca pensei que fossem acontecer no ano passado ...
    Hoje estamos numa nova época e penso que se deve fazer uma avaliação no Natal e no fim da época que são os dois períodos de reflexão e que se têm algum tempo para mudar qualquer coisa ...
    Neste momento acaba por ser um pouco enigmático porque não sabemos o resultado do jogo de amanhã ...
    Isto não quer dizer que a critica construtiva não seja bem vinda mas penso que há momentos em que é mais util do que outros ...
    Penso que era fundamental existir uma estratégia a longo prazo no clube e que a estrutura não pessoalize tanto os exitos ou os insucessos na figura do treinador e que responda por si própria e que no fim decida realmente em consciência ...
    O facto de a estrutura ter endeusado o nosso treinador a época passada não foi positivo primeiro porque nunca acreditei em homens providenciais preferindo acreditar na força da união e da conjugação de esforços e depois porque o Benfica é um clube grande e a nossa ambição deve ser vencer sempre e não achar que está tudo feito após somente um sucesso ...
    Ai concordo contigo GB há que haver mais exigência mas para todos e adeptos incluidos para que o Benfica volte a ganhar consecutivamente e para que o barco chegue a bom porto há que remar para o mesmo lado ...

    Saudações benfiquistas e parabens aos bloggers e ao blog ...

    ResponderEliminar
  16. TRAMONTANO18/7/11 19:44

    A prova da inteligencia zero do JJ e que ha-de morrer, nem que seja aos 100, sem conseguir articular duas frases seguidas, mesmo que tambem ja tenha dado mais de mil conferencias de imprensa.

    Quanto a culpar a corrupçao por so termos ganho 3 campeonatos em 20 anos e bom lembrar que Vieira esta la ha dez anos, Vale esteve 3 e Damasio 4,5 e so por cobardia ou falta de inteligencia ou receios do passado e que um clube com grande maioria na vertente do futebol e da sociedade nao consegue nem beliscar o presidente de um clube que pouco mais representa que uma cidade.

    JJ potenciou o que? E o Filipe Meneses, Sidnei, Kardec, Roberto, Julio Cesar, Jardel, e muitos outros que ate teriam algum potencial e que ele desvalorizou.

    Realmente se houvesse um pouco mais de inteligencia, no lugar da chico espertice, o Benfica estaria bem melhor

    ResponderEliminar
  17. GB. n vais levar a mal mas este post mais parece uma birra de criança. :)

    Muitos n concordaram ctg no post anterior e agora fazes tipo birra com este pst. :)

    Nem tudo está mal e nem tudo está bem. Eu já o disse no final da época, este ano é o ano da tolerância zero para LFV e JJ, LFV parace ter começado bem, ao seu estilo mas deu todas as opções ao técnico para ter uma equipa de excelência com várias soluções para todas as posições, agora vamos ver o que faz JJ. Ainda é cedo para avaliar em concreto, deixa vir os jogos a sério para ver como ele monta a equipa e aí veremos que Benfica teremos. Se teremos uma equipa a jogar de forma equilibrada ou a jogar tipo kamikaze como o ano passado.

    ResponderEliminar
  18. pjsimoes, birra de criança? Deus queira que não venhas a ser dos primeiros a ter que ler a minha reacção a este tema se se vierem a confirmar as minhas suspeitas. Deus queira que não, acredita.

    Mal vai o Benfica se for preciso "começarem os jogos a sério" para se verem as coisas.

    Deixa ser birra de putos, mas aqui o puto tem alertado a tempo e horas para este tipo de coisas que, infelizmente, mais tarde se confirmam.

    ResponderEliminar
  19. Só f...dido se venderem o Luisão!!

    mas concordo em algumas coisas ctg. Por exemplo a questão da defesa... Pq n se deu tempo a Wass e a Sahffer e atá a F. Faria a central? Será que o Almeida sendo médio é melhor que um internacional sub-20 rotina a defesa direito? Será que F. Faria é melhor que o lateral esquerdo de raiz Shaffer?

    Mas agora n ha nada a fazer e ja ai vêm Luisao e Garay. Eu tou curioso para ver é como JJ onta o meio campo que foi aí que dei raia o ano passado com aquele sistema kamikase.

    ResponderEliminar
  20. Cotinuas a ver a árvore e, como a maioria, recusas-te a ver a floresta. mas eu tenho boa memória e serás dos primeiros a ser confrontado.

    ResponderEliminar
  21. GB, n percebi essa!!! Recuso-e a quê? Já te disse e volto a dizer, com esta equipa, caso n saia ng, JJ tem tudo, mas mesmo tudo para fazer uma excelente época!!! Este ano n pode haver as desculpas da fadiga e da falta de opções. Para mim seria um 4x3x3, mas pode ser o 4x1x3x2 do JJ desde que devidamente equilibrado a meio campo.

    ResponderEliminar
  22. mas é precisamente aí que ainda não entendeste, o JJ tem tudo para correr bem, mas o seu comportamento arrisca drasticamente a que corra mal. Veremos (e espero que não, repito)

    ResponderEliminar
  23. Ah, então estamos em sintonia neste assunto... :)

    ResponderEliminar
  24. Jluio Moreira19/7/11 16:35

    Boa tarde.
    Que se faça critica interna, percebo e apoio. Agora que enterremos a cabeça na areia e não queiramos entender até onde se estendem os tentáculos manobrados pelo corrupto do PC e sua entourage, é que de forma alguma aceitarei. Por esse prisma tarda nada, desejariamos que essa cambada tomasse conta do nosso Benfica.
    Há uma realidade incontornável. Para que o Benfica possa ser campeão o aparelho do PC tem que cometer erros, e bem graves, e nós temos que ser muito competentes. E não há volta a dar.
    Quanto a mim o problema reside na nossa incapacidade para sermos perfeitos ou muito perto disso. De contrario não ganhamos.
    E por aquilo que já me foi dado ver já se cometeram demasiados erros para podermos ambicionar, este ano, ao titulo.
    Seria fastidioso enumerar todos esses erros, mas por amor de Deus, aceitar, na maior, que o Luisão saia só porque disse que o queria fazer é transformar o clube na casa da sogra. Quer sair o menino? Então arranje um clube que bata a clausula de rescisão. E não há mais conversas !!!!!!!!!!
    Ou os jogadores têm direitos e não têm, deveres?
    Quem deu aso a que o Maxi agora viesse dizer que a mulher está gravida e até tem vontade de ficar perto de casa? Foi LFV que a tempo e horas deveria já ter na sua posse o novo contrato deviamente rubricado em lugar de, como de costume já estar tudo apalavrado. Até á hora em que o jogador cava para outro clube, também como de costume.
    Apenas uma coisa. Eu para criticar o JJ não preciso de recorrer a comparações com o Vilas Boas ou com o Mourinho.
    Acho péssimo que recorramos a outros para tecermos criticas aos nossos.
    É porque ao mesmo tempo sucedem duas coisas.
    Valorizamos o que é dos outros e desvalorizamos o que é nosso.
    Alguém do Porto elogia o que quer que seja do Benfica? Não deve ser por acaso, garantidamente.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking