Será uma ideia impossível?
O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


quinta-feira, 16 de junho de 2011

Será uma ideia impossível?

 ●  + 13 comentários  ● 
Lembrei-me de um projecto giro para o SLBenfica, num momento em que chegam rumores não confirmados de Madrid que o Real e o SLBenfica terão acordado a transferência de Fábio Coentrão por 18M€ + 5M€ de objectivos + a cedência ou empréstimo de um de entre Garay, Gago ou Sarabia.

Mas falando de coisas importantes, ou se calhar despropositadas. vocês me dirão:

Estive a ler sobre iniciativas de Gestão como o Primus Interpares ou o Global Management Challenge, mas há muitos outros que premeiam jovens em final de licenciatura, especialmente em Economia e Gestão, e que fruto das prestações nestes concursos obtêm logo entrada em grandes empresas nacionais e multinacionais.

E não é que pensei que o SLBenfica poderia lançar um projecto neste sentido?

Algo tipo Projecto Gestores SLBenfica XXI:
Direccionado a jovens, preferencialmente sócios do SLBenfica, frequentadores do último ano de cursos de gestão ou economia, que participariam num "simulador" de gestão desportiva, com casos pensados e estudados para constituírem desafios de gestão próximos da realidade e que incentivasse os candidatos a apresentar soluções criativas e que visassem o sucesso desportivo e financeiro de um clube de futebol virtual caracterizado a partir do contexto real do futebol na Europa e em Portugal.

Teria com objectivo a integração dos melhores candidatos no projecto empresarial do Sport Lisboa e Benfica, apostando depois o Clube na sua formação especializada em cursos internacionais de especialização como MBAs e sendo seleccionado um dos seus projectos de curso para implementação no SLBenfica.

Ou porque não também algo como Projecto SLBenfica Manager:
Direccionado igualmente a jovens, preferencialmente sócios do SLBenfica, frequentadores de cursos de desporto e especialização em futebol, participariam num projecto virtual simulação de treino de uma equipa profissional de futebol da primeira divisão, sujeitos a factores próximos da realidade como a gestão de balneário, metodologias de treino, reacções dos jogadores, etc. tudo num ambiente virtual previamente pensado e idealizado para criar desafios aos candidatos.

Teria com objectivo a integração dos melhores candidatos no projecto desportivo do futebol de formação do Sport Lisboa e Benfica, apostando depois o Clube na sua formação especializada em cursos de elite reconhecidos pela UEFA. A integração no SLBenfica seria a partir da camadas mais jovens até adjuntos ou, porque não, futuros treinadores do SLBenfica.

Isto faz sentido? Fomentar a qualidade e competência dos jovens universitários, benfiquistas, em prol de um SLBenfica mais competente, mais eficiente, mais eficaz, (ainda) mais inovador, e especialmente mais bem sucedido desportivamente...

... lembrei-me disto a propósito do livro do que vos recomendei ontem: "A bola não entra por acaso" do Ferran Soriano, ex-dirigente do Barcelona.

13 comentários blogger

  1. No dia em que implementassem esse projeto, eu nunca mais queria ser do Benfica...futebol não é isso e para quem joga futebol como eu sabe o que quero dizer!

    ResponderEliminar
  2. Redmind, vamos lá a explicar isso melhor:

    O Benfica pode contratar o Domingos Soares Oliveira porque alguém acha que é bom, mesmo sendo do Sporting, mas não pode abrir um projecto para ir as universidades buscar jovens para integrarem o projecto empresarial por terem competência e capacidade?

    Quanto aos treinadores, que penso que só retiveste essa parte do tópico (dass!) é suposto ser-se treinador das camadas jovens por decreto ou cunha é isso? Ir as universidades buscar os melhores para integrar a estrutura do Benfica... isso já é dar cabo do Benfica.

    Percebi bem?

    ResponderEliminar
  3. Eu conto entrar em Gestão no próximo ano, e tenho o sonho de seguir a vertente desportiva. Já tinha pensado nisto há uns tempos.

    ResponderEliminar
  4. Águia Preocupada16 junho, 2011 23:43

    Pois a mim parece-me uma ótptima ideia, apenas com um senão: os candidatos deverão ser benfiquistas e sócios há já alguns anos... para se evitarem oportunismos!
    Se o benfica gasta tanto dinheiro mal gasto e tem ao seu serviço antigos jogadores que nada fizeram pela sua formação, esta seria uma boa maneira de incentivar à formação, especialização e desenvolvimento das várias rubricas relativas ao desporto!

    ResponderEliminar
  5. Águia Preocupada, sócios há já alguns anos? Jovens com 20/21 anos têm que ser sócios há já alguns anos? Actualmente aquilo está empestado de gente que nem benfiquista é... e os putos têm que ser sócios há já alguns anos???

    Para mim, ser sócio é critério de admissão ao projecto, mas não pode ser o único...

    ResponderEliminar
  6. Uma ideia para ser bem esmiuçada.
    Será que temos dirigentes sensíveis a essa ideia???

    ResponderEliminar
  7. Eu não sou sócio (porque vivo em Coimbra) e sou tão ou mais Benfiquista como/que vocês.

    ResponderEliminar
  8. Águia Preocupada17 junho, 2011 01:02

    GeraçãoBenfica! Tens razão, mas tem que haver alguma filtragem!
    É verdade que "aquilo" está empestado de gente que nem benfiquista é... e nós não gostamos, pois não? Eu detesto.
    E olha, para se ser presidente, são precisos 25 VINTE E CINCO!!! anos de sócio!
    Estamos apenas a divagar, pois nenhum presidente vai tomar uma medida destas... pois não dá estatuto nem mediatização!
    E enquanto isso não se realiza, lá anda o vendilhão em Madrid a saldar o Coentrão!
    Mas este pesadelo nunca mais acaba? São umas atrás das outras, puxa!

    ResponderEliminar
  9. Oh João Vaz, isso não ser sócio, segundo mentes iluminadas ée um crime! E como tal a tua opinião é irrelevante! È como anda o SLB hoje!
    Aprovo a ideia! O critério de associado digo sim, mas com 5 anos mínimos de filiação! A ideia é boa, mas isso implicava acabar com o compadrio e isso é chato!
    Já agora, LFV fez questão de afastar os inimigos com uma manobra estatutária! Para se poder eternizar como presidente. E os dirigentes da SAD, critério de sócio há 25 anos? Pois...

    ResponderEliminar
  10. Uma excelente ideia... Para socios do clube evidentemente... Um estimulo ao associativismo e uma forma de manter os socios perto do clube...

    E no mais, inevitavelmente, muito boas e originais ideias viriam de muitos jovens com a cabeca no sitio, muitos ate com verdadeira paixao pela gestao desportiva mas que, devido aos poderes instalados, teem as portas fechadas em lugares nos quais seriam seguramente valores acrescentados.

    ResponderEliminar
  11. GeracaoBenfica disse...
    Redmind, vamos lá a explicar isso melhor:

    O Benfica pode contratar o Domingos Soares Oliveira porque alguém acha que é bom, mesmo sendo do Sporting, mas não pode abrir um projecto para ir as universidades buscar jovens para integrarem o projecto empresarial por terem competência e capacidade?"

    Até nessa contratação eu sou contra, e acho mesmo que no benfica só deveriam trabalhar benfiquistas e competentes, e não os há?

    Mas deixa-me lá explicar um pouco do que quis dizer, em primeiro lugar sou a favor de num clube ter nas suas fileiras colaboradores de um só projeto objetivo (ganhar títulos), e mesmo antes de existir a sabedoria moderna e académica, mesmo concordando que nos tempos que correm é importante, deve existir a paixão por! È preciso a paixão, e amor pelo Benfica! Raposas com pele de cordeiro no Benfica já existem muitas...



    "Quanto aos treinadores, que penso que só retiveste essa parte do tópico (dass!) é suposto ser-se treinador das camadas jovens por decreto ou cunha é isso? Ir as universidades buscar os melhores para integrar a estrutura do Benfica... isso já é dar cabo do Benfica.

    Percebi bem?"


    Percebeste mal!

    Diz-me os treinadores que sairam da universidade...é preciso viver o futebol...

    ResponderEliminar
  12. Águia Preocupada17 junho, 2011 13:32

    Não se ser sócio do Clube, não é crime nem entendo que um benfiquista tenha desmerecimento por não o ser, pois a vida e as situações não são iguais para todos...
    Contudo, se para se ser presidente ou director é preciso preencher determinados pressupostos e exigências, porque não para um caso como o propôsto?
    Acho que qualquer que seja o cargo, deveria ser essencial pelo menos 5 CINCO anos de associado!
    Para não termos que assistir a uma votação, em que DSO com a idade e cargo que ocupa, ter apenas 5 CINCO votos!
    Isto não vos diz nada? A mim diz muito!

    ResponderEliminar
  13. Jedi Vermelho,

    Eu por exemplo fui sócio em criança, mas os meus pais mudara-se e na sociedade de hoje é preciso ter prioridades.

    Quanto ao tema, também apoio que se faça um mínimo de anos de requisito.
    Mas acho que esta ideia e umas mais que serão importantíssimas no futebol, por exemplo, em vez dos 45 minutos por cada parte, porque não 30 mas cronometrado (como se faz no futsal e no basket...) ou a regra de 5 extra comunitários máximo por plantel, como exigem todas as outras grandes ligas, sendo que Cabo Verdianos e Angolanos (e talvez brasileiros) não conta como extra-c, um pouco como os argelinos, ganeses e malis, etc não contam como estrangeiros no campeonato Francês. Mas isto são as minhas ideias do que tem que mudar no futebol. E quem sou eu se não um simples "puto" para mudar alguma coisa xD

    ResponderEliminar

Atenção: O NGB mantém um registo completo de todos os comentários. Se não estiver registado, assine sempre o seu comentário. Se não o fizer, não se queixe se não for publicado. Seja moderado na linguagem. Se não o for, não se queixe se o seu comentário não for publicado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no âmbito do NGB

ranking

recentes

Mensagens populares