O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Sem margem de erro

. 14 comentários
A minha errada postura de terra queimada face a LFV, fez-me pensar sobre o clima que está criado no Benfica e que possivelmente é um dos maiores problemas do nosso clube.

Não há meios termos. Ou se apoia ou se quer derrubar, ou se é amigo ou inimigo, ou benfiquista ou portista, bem...

Dei por mim a recordar-me dos insultos que fui alvo por parte de benfiquistas que não se reviam nas minhas opiniões, apelidando-me de «infiltrado» do Porto até ameaças de porrada. E olhei também para as coisas que escrevi e tudo ia sempre entroncar a LFV na rua.

O facto de ter que moderar a minha atitude é isso mesmo, a atitude, e não as opiniões. Continuo a ser da opinião que LFV já faz mais parte do problema do que da solução, ainda que tenha que admitir que não é nenhum «cristo» como o pintei recentemente antes de, e bem, ter sido chamado a atenção pelo GB em nome também de outros colegas do blog.

No forum serbenfiquista onde participo, li um post que também já foi elogiado pelo Bola 7 e que diz assim:

«Demissão do Presidente que comete os mesmos erros há anos? Nem pensar, há que apostar na estabilidade.

Demissão do DD que ganhou uma liga em 3 anos e que ora é promovido, ora é despromovido sem que ninguém perceba o que anda lá a fazer? Nem pensar, há que apostar na estabilidade.

O técnico também fica (provavelmente devido ao contrato milionário senão era o bode expiatório perfeito) e então o que acontece?
O normal, revolução no plantel, ou seja passados anos a gastar dezenas de milhões por ano e com mais de 60 jogadores com contrato, descobre-se que é preciso rodar mais uma dúzia para isto ir ao sítio.

Mais surpreendente que este modus operandi, que já é repetitivo e enche os bolsos á troika, só a letargia e o conformismo dos verdadeiros benfiquistas que aplaudem e já viram os canhões para o porto, comunicação social, e abutres, parecendo que nem lhes custou nada esta mega enrabadela a todos os níveis do rival do norte».

É nesta parte final que gostava de me centrar e pedir aos benfiquistas para pensarmos nisto. Ou seja, o Benfica tornou-se o clube que não tem culpa de nada e onde a responsabilidade é sempre do que não estão ou já não estarão, ao ponto de sermos simpáticos sempre que alguém diz, mesmo que ao fim de 10 anos a persistir em determinadas situações, «desculpem lá que errei».

O Benfica infelizmente está letargico em cima de uma mentalidade subjugada ao «medo» do Porto. «Medo» no sentido de estarmos sempre preparados para lhes apontar movimentações na CS, nos bastidores da liga ou da fpf, com os árbitros, enfim, já criamos aquela ideia estranha de que não se critica nada no Benfica porque isso é dar força e razão ao Porto.

O resultado disso são anos e anos de erros, são centenas de jogadores contratados (mais de 200 na última década), são dezenas de treinadores dispensados e remunerados por tal (mais de 20), são directores desportivos, imprensa, dirigentes da liga e acima de tudo o papão da corrupção.

Temos que sair desta! Não podemos continuar a dar importância a quem não tem: O Futebol Clube do Porto, os seus dirigentes e as suas manobras. O Sport Lisboa e Benfica cresceu na sua história sem dar cavaco a ninguém, crescendo mais até que o país. É esse o caminho que temos que continuar.

Não temos, na próxima temporada, margem de erro. Nem no futebol nem em qualquer outra modalidade que, este ano, sem excepção ficámos sempre atrás do Porto, evidenciando sempre dificuldades em enfrentá-los com dimensão e capacidade, parecendo sempre termos maior fragilidade mental que eles.

JÁ CHEGA! Chega de andarmos a reboque deles. Que merda, mas afinal quem é que é o clube grande e quem é que tem o maior número de adeptos em Portugal? A primeira coisa que temos que rapidamente criar no Benfica é a noção de intolerância a falhar! NÃO SE FALHA NO BENFICA! Chega de ouvir o Jesus e outros a dizer que «não se pode acertar semrpe, é normal falhar algumas contratações, mas acertámos no Coentrão, DiMaria, etc.». NORMAL? Fonix... NORMAL É ACERTARMOS! A excepção deve ser falhar.

JÁ CHEGA! Chega de entramos em campo com medo deles, acabrunhados como se lhes ganhar fosse um feito muito complicado e que devemos levar ao céu se conseguirmos. SE?! Se o caraças, é para ganhar e acabou, joguem eles com 10, 12, 14 ou com todas as putas que usam.

O Vieira não tem margem de erro para continuar a justificar profissionais de competência questionável e para continuar a justificar as suas próprias atitudes questionáveis na competência, não há espaço para voltar a andar com conversas estéreis. Não podemos continuar a errar e de vez em quando acertar.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

14 comentários

  1. eu tenho sido um defensor de vieira e desta direcção não é por achar que têm que ficar para lá de 2012, ano de eleições. é para não criar ondas que possam prejudicar a equipa no ano que aí vem.

    depois, espero para ver quem tem coragem de avançar. e que esse alguém, a ganhar, não ganhe por termos feito um 2011-12 mau.

    parece agora as legislativas em que o psd não vai ganhar por ser bom ou ter boas propostas ou por as pessoas os quererem lá, mas apenas por quererem correr com o outro.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo3/6/11 19:27

    Olha quem voltou....

    Começando pelo comentário do L., o qu e está em causa nao é substituir Vieira. Isso é assunto para outra momento, nomeadamente quando forem eleições - acho que essa parte o SouBenfica já aprendeu.

    O que está em causa é precisamente mudar o que está mal, precisamente alguns dos pontos apontados pelo SouBenfica - outros faltarão também.

    ResponderEliminar
  3. Só quem não quer ver, é k não chega à conclusão de várias coisas:
    1. Vieira e outros portistas só estão no benfica por benificio próprio;
    2. Ninguém me tira da cabeça que o Vieira é um mandatado do norte para manter o benfica sempre na sombra;
    3. Só depropósito e por malificiencia se pode errar tanto em contratações.

    Teoria da conspiração?????? Não me parece

    O Benfica aos benfiquistas!!! Rua com o Vieira, mas tem que ser já, porque ontem para bem do nosso Glorioso já era tarde. Viva o Benfica

    André

    ResponderEliminar
  4. Um poste com muito substrato, muitas verdades que custam a engolir mas, factos são factos.

    Proponho no entanto que, na próxima época todos remem para o mesmo lado e guardem as tricas para serem discutidas em Outubro de 2.012

    ResponderEliminar
  5. Começaste bem, mas é mais forte que tu.

    Não podias deixar de dar, mesmo na última frase, a tal espetadela ao LFV.

    Vai lá vai...

    Não há mesmo margem de erro.

    Qualquer post que escrevas vais sempre malhar no homem.

    E até tens alguma razão no que dizes, e até concordo contigo em algumas coisas.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo3/6/11 20:33

    Eh pah oh Andre, esse de o Presidente ser um "enviado do norte" looool... acho que essa nem o SouBenfica era capaz... eheheheh

    ResponderEliminar
  7. Anónimo3/6/11 20:59

    A questão aqui reside no facto de os críticos de LFV terem ou não capacidade para apresentar alternativas viáveis. E isso não se vislumbra. Todas as alternativas a LFV não passaram até hoje de "aventuras" ou de autenticas falácias. Por isso dizer mal por dizer só favorece os nossos inimigos pois por vezes o diapasão é o mesmo.
    Por isso venham alternativas viáveis e crediveis e então nessa altura os benfiquistas decidirão.
    TENHAM CORAGEM PARA AS APRESENTAR!!! OU CALEM-SE!
    O Benfica precisa de UNIÃO e não de conversa de abutre!

    Com os meus melhores cumprimentos

    Almada-Zau

    ResponderEliminar
  8. TRAMONTANO3/6/11 22:04

    Ja chega de Vieira que nunca devia ter chegado.

    Como o Andre tem ando a cogitar, ha uns tempos a esta parte, que o futebol portugues e dirigido por uma MAFIA onde o corrupto e o PADRINHO-MOR e o resto sao afilhados, governando-se a grande e a francesa com os clubes completamente falidos.

    Conseguem encontrara explicaçoes para o comportamento dos agentes dos 3 principais clubes. Ha justificaçao para o rumo erroneo que Vieira tem tomado e por imcompreensivel ate parece propositado.

    Analisem as duas ultimas entrevistas, forçadas, de Vieira e concluam se nao e isto.

    Hoje assim, amanha assado, agora sim, depois nao.

    E que ninguem entende o homem e quando assim e:

    Ha bota

    ResponderEliminar
  9. João Couto3/6/11 22:42

    E se Vieira se demitir ou sair no fim do mandato e o que vier a seguir não puser o Benfica a ganhar?!?

    Há algo que faz muitos benfiquistas "suportar" muitas da opções de Vieira, é que, mesmo com poucos títulos têm mantido o Benfica no topo e, em tempos, nem isso outros conseguiram. Pelo contrário, viram-se impotentes e deixaram o Benfica arrastar-se numa espécie de limbo com uma seta apontada ao seu fim... O Benfica era uma feira de vaidades, um pouco como o Sporting actual, e os benfiquistas perceberam isso e deram o seu voto a um "desconhecido"! Depois disso o clube não tem ganho muitos títulos mas tem crescido e é respeitado na sua credibilidade!

    Se eu me perguntar o que teria ganho o Benfica na última década se o futebol em Portugal não fosse uma coutada de criminosos, a resposta que encontro é óbvia e diz-me que teria ganho muito mas do que ganhou. Se as coisas se passam como todos sabemos, o que podem os benfiquistas fazerem pelo seu clube:

    1º Exigir que o Benfica ganhe nem que para isso recorra aos mesmos esquemas dos corruptos?

    2º Exigir que o clube lute com todas as suas armas sem usar esquemas fraudulentos mesmo sabendo ser essa a prática noutros clubes?

    3º Criticar aberta e frontalmente qualquer acto que seja atribuído ao clube e do qual não concorda?

    4º Ter um apostura de oposição porque não acredita nesta direcção e defende a mudança mesmo sem ter qualquer noção para onde ela nos pode levar?

    5º Procurar sempre, e antes de tudo, defender o clube e atacar os seus principais inimigos tendo com isso de defender a direcção, mesmo reconhecendo muitos dos erros que esta vai praticando?

    No desporto não se perde apenas quando se falha e nem Benfica, nem nenhum clube do Mundo, pode ser sempre melhor que os outros! É um facto que em Portugal há um clube que é, quase sempre, muito melhor que os outros e todos sabemos a razão! Isso não desculpa todos os falhanços do Benfica, mas a maior parte deles...

    Eu só tenho uma certeza, se o Benfica se mantiver como está e não me estou a referir aos dirigentes, que podiam ser outros, mais tarde ao mais cedo a corrupção vai implodir e aí o Benfica retomará o seu lugar!

    Acho que estamos a precisar de uma boa dose de humildade e deixarmos-nos dessa treta de exigirmos isto e aquilo só porque temos o maior número de adeptos. Sempre tivemos e nos últimos trinta anos ganhamos muito menos que um clube regional...

    ResponderEliminar
  10. Anónimo3/6/11 23:53

    Reforços bons e acessíveis:

    Dedé – 6 M
    Edgar Pacheco – 4 M
    Santiago García – 6M

    ResponderEliminar
  11. Concordo contigo... plenamente.
    Ganhar, acertar, deve ser normal... anormal é perder ou falhar.
    A cultura de exigência não admite negligência ou conformismo.

    ResponderEliminar
  12. Descobri mais um erro de gestão hoje.

    Aquele Danilo Pereira tinha dado um óptimo Javi Garcia. Era só ter estado a rodar duas épocas.

    Mas não, ninguém quis dar salário ao rapaz para renovar, é preferível pagar salário ao Menezes, ou ao Peixoto, o mal que isto vai!

    ResponderEliminar
  13. philippe4/6/11 10:21

    caro joao couto,
    as tuas consideraçoes podem até ser razoaveis mas sinceramente temos um grande problema DENTRO do Benfica e que ficou patentissimo quando perdemos acesso à final da liga europa contra o Braga, entendes... o Braga!!!! os jogadores, tecnicos e até dirigentes com essa historia dos almoços e dos hoteis tiveram atitude lamentavel, indigna de pessoas que merecem estar no clube...um braguinha corrupto que nem podia ser surpresa para nos jà que sabemos perfeitamente como eles jogam e qual o valor deles mesmo à 200%! e pior ainda aos olhos de todo o mundo: se isso nao é cair muito baixo entao jà nao entendo nada de bola! e visto que o Benfica tornou-se um partido politico com "conservadores" e "modernos" compreendo melhor porque nao compreendo o actual Benfica jà que politica nunca me apaixonou, futebol sim! e durante este tempo todo outros ganham titulos...

    ResponderEliminar
  14. Anónimo5/6/11 01:14

    A culpa é dos arbitros de futebol, basquet, andebol e hoquei aha ahah ahahha ahahah ahah A LAVAGEM QUE O VIEIRA FEZ AOS SOCIOS DO BENFICA, SÓ É COMPARADA COM O LIDER DA COREIA DO NORTE... EAMOBOS VÃO-SE MANTENDO NO PODER... À CUSTA DO POVO!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking