O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 7 de junho de 2011

A matemática do futebol

. 26 comentários
Portugal, 7 de Junho de 2011

Há dias dei por mim a conversar sobre futebol com um cliente e amigo, pessoa de nível académico superior, empresário, aviador nas horas livres, enfim, uma pessoa com posição e supostamente “conhecimentos” destas coisas da bola. E benfiquista.

Sabendo como penso, começou por me colocar a questão clássica: “mas não acha que o FCP mereceu ganhar os títulos que ganhou?”. Respondi-lhe que não podia dizer que sim, nem podia dizer que não. Ficou um pouco atónito e contrapôs: “então não acha que os 21 pontos de avanço no campeonato, mesmo que aqui e ali possam ter sido ajudados, não lhe garantiam o campeonato?”. E acrescentou: “e nas competições europeias, os árbitros são estrangeiros e eles também ganharam”.

Tive então de lhe dar uma explicação, um pouco longa. Comecei pela invariável referência “pois é, você lê muitos jornais e vê muita televisão e depois não pensa no futebol, mas sim como eles querem que você pense”. E expliquei porquê.

Sobre o campeonato “nem vale a pena falar porque o Benfica foi afastado do título nas primeiras 4 jornadas. Se o Cosme Machado marcasse os penaltys que existiram contra a Académica, 4, se o Paulo Batista não marcasse o penalty fantasma que deu a vitória do FCP na Naval por 1-0, e com um bocado de jeito assinalasse o penalty que Álvaro Pereira provocou aos 22 mn, com cartão amarelo que com algum rigor seria vermelho, aí não era o Benfica que começava com Zero pontos, mas se calhar o FCP. Mas mesmo que o FCP empatasse, era o Benfica que colocava pressão neles logo na 1ª jornada, por ter ganho, e não o contrário. Depois na jornada seguinte se o Sr.º Proença não inventasse faltas contra o Benfica, como a que deu o 1º golo do Nacional (que a comunicação social branqueou ao referir que Roberto ficou mal na fotografia) e tivesse visto o Coentrão ser “tesourado” pouco depois, por 2 defesas dentro da área, se calhar não era o Benfica que perdia 2-1 mas sim até podia ter ganho. Mas mesmo que empatasse, e o FCP ganhasse ao Beira Mar sem casos (o 2º golo nasceu de uma simulação de Bellushi que o árbitro entendeu ser merecedora de falta defensiva), acabaríamos a 2ª jornada com 4 pontos, tal como eles, e portanto a confiança que logo se instalou na equipa do FCP, porque à 2ª jornada tinham 6 (!) pontos de avanço sobre o Benfica, essa confiança nunca existiria. E se não existisse essa confiança, “acha que o FCP jogava igual na 3ª jornada quando foi ao Rio Ave, ainda para mais, novamente ajudado?”. Que “aconteceria se eles tivessem ido lá com os mesmos pontos do Benfica e o árbitro do CA Porto Jorge Sousa, tivesse visto a falta de Falcao sobre o Milhazes, no lance que precede o 1º golo, tal como viu no ano passado em Braga uma falta de Cardozo sobre Leone em Braga, quando o Luisão fez o empate que não valeu? E se o árbitro depois tivesse visto o Álvaro Pereira fazer 2 penaltys na mesma jogada e ainda ter ganho 1 cartão amarelo para um dos avançados que derrubou? Quanto acha que vale, naquele momento, um cartão amarelo perdoado ao Álvaro Pereira, o respectivo penalty e possibilidade de golo, e em vez disso ser o avançado que leva amarelo e fica condicionado? Será que o FCP ganhava esse jogo? Dificilmente ganharia, e mesmo que empatasse, como nós ganhamos ao Setúbal com 10 jogadores, ficávamos 2 pontos à frente.

Posto isto perguntei-lhe: acha que o Benfica em 1º lugar à 3ª jornada suscitava a especulação mediática em torno das qualidades do guarda-redes? Das opções do treinador? Da qualidade dos novos reforços? De todos aqueles temas que a comunicação social habilmente sabe colocar para por os benfiquistas a falarem de tudo menos dos erros dos árbitros? Claro que não!
Na Liga Europa? Olhe, se o Sapunaru fosse expulso quando agarrou o Saviola no jogo da Taça, num dos raros momentos em que ele conseguiu fintar os 4 defesas do FCP e o árbitro assistente que estava sempre a levantar a bandeirola para o Cardozo, se o FCP ficasse com 10 com 0-0, algum dia nos eliminavam? Claro que não! E se o Benfica eliminasse o FCP da Taça teria havido o terramoto emocional que rompeu a relação de proximidade entre os adeptos e a equipa, que provocou uma enorme crise de confiança nas suas qualidades, na generalidade dos jogadores do Benfica, que desgastou ainda mais a imagem do treinador perante adeptos e comunicação social? Claro que não! Era o FCP que levava um 2º murro, depois da Taça da Liga, eram eles que ficavam com dúvidas sobre as suas qualidades e sobre o valor da equipa, éramos nós que embalávamos para uma ponta final pacífica, confiante, consensual entre adeptos e comunicação social porque os resultados desportivos eram bons e próximos dos títulos.

Assim, por causa de um simples cartão amarelo que não foi exibido como mandam as regras do “manual da arbitragem”, acabamos nós com falta de confiança, com critica desmesurada, com intranquilidade, com fraqueza de jogo colectivo (porque este é um somatório das capacidades individuais, entre outros) e assim lá se foi a Liga Europa. Noutras condições, com árbitro estrangeiro, o Braga era goleado na Luz e depois em Braga era só para cumprir calendário...

E sabe que mais: “se para o ano os truques de arbitragem forem os mesmos, como vão ser, acha que podemos ganhar alguma coisa?”. Olhou para mim, virou os olhos para baixo e suspirou ...

Tinha acabado de concordar comigo. O futebol tem uma matemática diferente da que nos “vendem” através da comunicação social (sistema).
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

26 comentários

  1. Ora aqui está mais um comentário fantástico que, para além de defender o Benfica, descreve FACTOS!. Porque foi realmente assim que as coisas se passaram.

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvidas... Só não vê o mesmo quem quer ser cego. Esta formula já foi demasiadas vezes repetida para ainda existirem dúvidas. Ou alguém acredita que o PC é só o conselheiro matrimonial dos pais dos árbitros! E no ano do PC GPS também foram campeões na Europa. Pudera! Por cá jogam com 14 e podem fazer toda a gestão de esforço...

    ResponderEliminar
  3. Realmente hoje em dia a Comunicação Social tem imensa influência. E como tem uma criatividade imensa, acaba por ter um papel fulcral em criar fantasias e incutir às pessoas a mentira.

    Olha, esperemos por dias melhores.

    Podias adicionar o meu blog?

    http://benficadesportivo.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Nem mais caro amigo, ando a dizer isso desde o inicio da época mas há quem ache q eles é q são bons, q o Hulk é melhor q Aimar e Saviola juntos e blá blá blá...enfim, comem tudo o q os jornais dizem...

    ResponderEliminar
  5. angolanovermelho7/6/11 21:14

    ...Permita-me acrescentar em relação à taça de Portugal o seguinte pormenor: essa meia final teve quatro partes, duas em contumil e duas na Luz. Nas duas primeiras, fomos superiores, na terceira, o empate era o resultado certo e na quarta, a agremiação condenada (por corrupção ou tentativa ou lá o que quiserem chamar, para mim é tudo a mesma coisa) foi superior e foi aí que passou à final. Pergunto: e se o 2º golo deles marcado em claro fora de jogo (hulk) tivesse sido invalidado, estariam na final? Não, claro que não. Foram marcados foras de jogo ao Benfica e referidos como milimétricos, e aquele que lhes deu o referido golo era MÉTRICO.
    Assim, a possibilidade de mais um titulo para o Benfica foi retirada, tendo sido para quem passou a uma final em que foi no cômputo geral inferior e de uma forma ilegal. Mais uma vez fomos prejudicados.
    E a comunicação social mais uma vez, não referiu este pormenor que fez toda a diferença... aquilo que continua a referir é a "fina ironia" e a tão propagandeada "organização"...
    Já agora em relação à meia final da Liga Europa: e se a falta cometida sobre o Cardozo (empurrão descarado) tivesse sido assinalada aquando da marcação do golo do braga, que seria óbviamente anulado, não teriamos ido à final? Claro que sim... mais uma vez nos foi tirada a possibilidade de termos mais um titulo e mais uma vez o que disse a comunicação social sobre isto?
    Já agora e para verem o que é a nossa comunicação social: no recente jogo entre Portugal e a Noruega e a propósito de uma cacetada do bruno alves num jogador norueguês quando este saía em contra ataque da sua área, um comentador da rtp1(não me recordo qual),referiu que bruno alves não tinha visto ainda nenhum amarelo nos jogos de qualificação e teve o desplante de fazer este comentário: "um central é para bater"... quem quiser fazer um esforço de memória, recorda-se da campanha que a comunicação social fez contra David Luis?... pois, era central não era? pois, mas era "violento" e os cartões deveriam ser os vermelhos e não os amarelos...
    VIVA O BENFICA

    ResponderEliminar
  6. Oh eagle one...

    Se queres ser sério faz lá o mesmo exercício para o ano anterior.

    Não te faltarão penalties "cavados" pelos jogadores do Benfica. Nem simulações transformadas em faltas. Nem penalties perdoados aos Benfica.

    E aí, em vez de terem 6 ou 7 pontos de avanço, se calhar tinham ido atrás o campeonato inteiro. POis era, a pressão. E o Jasus nem tinha acabado o ano.

    É muito bonito colocar esses Ses todos, mas fico descansado enquanto vocês justificarem o sucesso dos outros - em todas as modalidades e mais algumas - com esquemas...
    E nem sequer falei dos diversos túneis por esse país fora este ano e os outros 2 anos passados - sim, não foi um exclusivo do ano em que vocês ganharam e toda a gente sabe isso...

    Se querem ser sérios deêm-se a isso!

    O Coentrão é que vos conhece. De dispensado no Saragoça a juras de amor ao Real e vocês a vê-las passar...

    ResponderEliminar
  7. Anónimo7/6/11 21:21

    Por favor,
    e golos marcados com a mão não contam.e que dizer de (na Europa )ter ficado a um ponto do ultimo classificado num grupo que diziam fraco.
    Só mesmo um benfiquista é podia é podia concordar com argumentação tão retorcida.
    Tens que abrir os olhos e não os tapares aos teus amigos.

    ResponderEliminar
  8. superáguia7/6/11 21:34

    Como corrigir a miopia de V.Pereira que tem o descaramento de elogiar o desempenho dos árbitros, mas que durante a competição, e após reconhecer erros arbitrais nas primeiras jornadas, "ameaçou" quem levantasse a voz quanto à roubalheira que se passou? essa resposta é que vale milhões....

    ResponderEliminar
  9. Simplesmente genial, algo que tenho tido em mente desde o inicio da epoca, ao ler este post quase que estava a ter um daqueles momentos em que paramos no tempo a pensar.

    Mas aqui no Porto não tenho muita gente para partilhar, estes adeptos nunca aceitariam ouvir tal coisa. No fundo a comunicação social tb é bem preparada para eles e não só para nós.

    Parabens, só mais um grande post!!!
    Saudações Rederx

    ResponderEliminar
  10. sem tirar nem pôr. é injusto exigir 3 ou 4 títulos em 5 anos num futebol destes. é ingenuidade pensar que isso é possível.

    ResponderEliminar
  11. angolanovermelho7/6/11 22:13

    ... não esquecer o jogo na 4ª jornada em Guimarães que foi uma das maiores vergonhas que vi até hoje...

    ResponderEliminar
  12. Anónimo7/6/11 22:35

    Eagle01, sou sócio do SLB faz 26 anos. Muito sinceramente, achas que o Benfica não foi campeão por causa das arbitragens? Fomos sem dúvida prejudicados, mas achas mesmo que foi isso? Eu sei que custa admitir, mas sejamos sérios: O FCP, tal como nós o fomos na época passada, foi muito forte. Forte demais para a concorrência. Com ou sem arbitragens favoráveis. Equipas fortes conseguem ultrapassar esses obstáculos. Como o fizemos no ano passado. Não temos que arranjar desculpas. Temos é que melhorar. E a arranjar desculpas ninguém melhora.

    Cumprimentos.

    Pedro.

    ResponderEliminar
  13. Muitíssimo bem esmiuçado !!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  14. Anónimo7/6/11 23:22

    ESPETACULAR POST!

    ResponderEliminar
  15. Anónimo7/6/11 23:35

    Este post tem muito SE...SE...SE....

    SE hulk tivesse pego os 4 jogos de suspensão que estavam no regulamento, e voltasse rápido à competição, ao invés dos 17 impostos ilegalmente pelo ricardo costa, o benfica ganhava o título em 2009/2010?Com hulk, o porto nunca mais perdeu no campeonato.

    Uma certeza absoluta tenho eu : SE Roberto nâo estivesse na baliza, o benfica seguramente lutava pelo título, mas os frangos contra a academica(o chapéu do laionel), nacional( 2 frangos), guimarães ( 2 frangos) nas 4 primeiras jornadas, porto( 1 peru de natal) e braga (frango com cobertura) deitaram tudo abaixo.

    E para além disso, mesmo que o benfica ganhasse todos os jogos, ficava com os mesmos 84 pontos do porto, e perdia no confronto directo, que ficou 7 x 1 nos 2 jogos.Sem esquecer que nos 5 jogos o placar foi 12 x 4.

    E na liga europa, a arbitragem é toda estrangeira.

    Imagino o que diriam SE na época 2009/2010 fosse o porto a beneficiar de 7 ou penalties a favor nas 8 primeiras jornadas como foi o benfica...ai jesus!!!

    ResponderEliminar
  16. Anónimo7/6/11 23:42

    A respeito da imprensa a "favor" do porto, faço um desafio : a partir de 1 de julho próximo até 31 de dezembro, contem nas 1ªs páginas dos 3 desportivos quantas vezes aparece em foto gigante alguém do benfica, do porto e do sporting.

    Eu aposto em : se domingos até dezembro estiver a lutar pelo título, as 1ªs páginas serão 50% benfica, 30% sporting, 15% real madrid, ou ronaldo, ou mourinho e 5% porto.

    Se o sporting fizer como esta época, a porcentagem cai para 15% e a do benfica sobe para 65%, o resto é igual.

    Vai uma aposta?

    ResponderEliminar
  17. Anónimo7/6/11 23:43

    ASSINO POR BAIXO

    BENFIQUISTA DO CORAÇÃO

    ResponderEliminar
  18. TRAMONTANO7/6/11 23:50

    Caro eagle01

    Pois, parecemos siameses.

    Quanto aqueles que veem semelhanças com o ano anterior, nao venham com "ses", apresentem factos.

    Quanto ao socio com 26 anos, ja se que esuqeceu que o Benfica ha dois anos teve uma epoca inteira ao mais alto nivel enquanto nesta epoca, que agora acabou, o fequepe teve uma primeira volta miseravel e propriamente so embalou, sabe-se la como, depois de o Benfica perder em Braga,
    tambem se sabe como.

    Memoria curta, ha remedio, capsulas de fosforo.

    ResponderEliminar
  19. Anónimo8/6/11 00:38

    De modo a dar mais "tempo de antena" a este tópico, foi solicitado ao SouBenfica que adiasse o seu tópico por algumas horas sobre a questão do Coentrão e do Salvio.

    Até lá, o mesmo apareceu sobre a forma de comentário em:

    http://geracaobenfica.blogspot.com/2011/06/fabio-coentrao.html#comments

    Abraço
    GB

    ResponderEliminar
  20. Anónimo8/6/11 04:38

    "Tive então de lhe dar uma explicação, um pouco longa."

    Pois se calhar o melhor é pensares em maneiras de alongá-la ó cabecinha pensadeira

    Luis Simões

    ResponderEliminar
  21. angolanovermelho8/6/11 08:15

    Eagle one:
    Falar mal da comunicação social (cs) e permitir a publicação aqui neste blog comentários de adeptos do crac, não faz qualquer sentido.
    Já agora ao aps que aqui entrou:Se queres ser sério, faz lá o mesmo exercício para os anos anteriores e ouvires as "escutas", não é um exercicio assim tão dificil...
    Ao anónimo de 7 de junho das 21:21 que fala dos golos com a mão, vai à jornada nº 16 do dia 16 de Janeiro de 2010 crac/P.Ferreira que ficou empatado 1 a 1 com o golo com a mão do falcao e já agora: e as mãos do rolando? não marcou nenhum golo, mas impediu que os adversários marcassem. Estiveram numa final com a eliminação do Manchester United, com a mão do fiscal de linha que não teve dificuldade em levantar a bandeirola a assinalar um fora de jogo inexistente a Scholes... recorda-se?
    Estiveram na final da taça de portugal com a mão do fiscal de linha que teve dificuldade em levantar a bandeirola para marcar um fora de jogo escabroso ao hulk... lembra-se?, foi há um mês atras...
    Foram campeões na final da época com muitas maos de fiscais de linha que ou levantaram (quando convinha) ou não levantaram (quando não convinha)a bandeirola nos penaltis marcados a favor (convinha) ou contra (não convinha)...já está esquecido?
    No final de muitas épocas,foram campeões com o contributo de mãos das frutas, enviadas para as habitaçoes sociais... esqueceu-se das escutas?
    No final de muitas épocas, foram campeões com as mãos de quem fez ofertas de viagens...isto nao foi dito pelo JP?...e o jogo Académica vs crac em Coimbra na 9ª jornada, naquela noite de chuva copiosa, quando aos 93 minutos num livre a favor da Académica, a bola bombeada para dentro da área foi cortada com a mão, pois não viu eu sei, tinha uma mão a frente dos olhos. E aquela mão que não foi, de um jogador do Paços de Ferreira, aquando de um livre a vosso favor e que vos deu mais um penalti, no vosso jogo na Mata Real? E o golo do apanha bolas, com a mão como não podia deixar de ser, num jogo com o sporting na época 75/76. Devia ter vergonha da sua agremiação ter sido o unico clube português suspenso pela uefa e que só não foi porque mais uma vez a mão de um personagem baralhou uma reuniao que uns dizem que valeu outros dizem que não.
    Num pais a sério o crac estava a disputar campeonatos entre casas do povo, em campos pelados. Ainda vos hei-de ver tentar acabar com a bola no futebol...só por causa das mãos...
    E para me ficar por aqui, recordo as mãos da intifada e do golf...
    VIVA O BENFICA

    ResponderEliminar
  22. Anónimo8/6/11 10:44

    Ó angolano, entao tas a desculpar a desculpar a mao do saviola?
    Um post tao grande so para justificar uma maozinha, consciencia pesada?
    Tens recuar tanto no tempo?O post original era sobre este ano.
    É so mais um benfiquista que vai com a carneirada, abre os olhos.

    ResponderEliminar
  23. Depois deste post fiquei muito mais descansado!

    Pensei que tínhamos muito a melhorar para o ano; pensei que deveríamos olhar para a equipa e ver quem nos pode ajudar ficando e quem nos pode ajudar saindo; pensei que deveríamos investir em novos jogadores com critério e com alguma sorte; pensei que melhorar dependia de nós.

    Afinal não! Afinal este ano fomos espectaculares como aliás pelos visto temos sido sempre ao longo dos últimos 20 anos, mas não nos deixam ganhar, sempre e só, por causa da corrupção e da comunicação social.

    Para quê olhar para dentro quando é tão fácil explicar tudo olhando para fora? É fácil! O inferno são os outros!

    Obrigado por me terem aberto os olhos! Já estou de cabeça baixa! A partir de agora sempre que o meu Benfica jogar mal, sempre que em campo os jogadores não demonstrarem garra; sempre que a equipa não mostrar organização; sempre que os dirigentes tomarem decisões erróneas e dúbias; agora saberei sempre que isso se deve à corrupção e à comunicação social, pois sem elas, os jogadores teriam garra, a equipa organização e a sabedoria infalível dos nossos dirigentes a todos superaria!

    Obrigado! Vou dormir muito melhor sabendo-nos campeões da seriedade e da competência, a quem apenas as forças do mal derrotam! Vou dormir muito melhor com a tranquilidade de saber que nada temos a melhorar, basta antes esperar que a corrupção e a comunicação social desapareçam do mundo e aí poderemos confirmar os títulos que, moralmente, já são nossos!

    Aliás, acho que deveríamos já assumir que ganhamos a Liga Europa! Gritem comigo: A Liga Europa é nossa!! Só a perdemos por causa da corrupção e da comunicação social!!

    Mas, porquê parar aqui? Vamos assumir que ganhamos a Liga dos Campeões! Gritem comigo: A Liga dos Campeões é nossa!! Só a perdemos por causa da corrupção e da comunicação social!!

    Ao fim e ao cabo, depois de assumirmos que em 20 anos tudo se justifica com comunicação social e corrupção (juntem-lhe o doping se der jeito!); e que um dia, a corrupção, a comunicação social ou mesmo o doping terminarão no mundo; se tivermos a capacidade de assumir isto tudo, então começar-mos a imaginar títulos ganhos, não é nada complicado, apenas mais um passo de imaginação!!

    Permitam-me é pelo menos - agora que me abriram os olhos – que espere pelo fim disto tudo sentado. É que a civilização tem milhares de anos e, até agora, manda no mundo quem pode, não quem quer, e a corrupção existiu desde sempre. Permitam-me que espere sentado, pois vai demorar, e já não tenho idade para estar tanto tempo de pé!

    Obrigado!

    ResponderEliminar
  24. Anónimo8/6/11 12:08

    @Eusebio: enquanto houver Benfiquistas como voce que ainda sabem ver a verdade, tenho uma pequena restia de esperanca que um dia, talvez, voltaremos a ser GLORIOSOS!!

    P.S. - o Post original, perdoem-me, mas é uma farsa. Tentam esmiucar tudo e mais alguma coisa, inventam imensos "ses" para depois esbarrarem na mais obvia das conclusoes: o CRAC jogou mais a bola que nos este ano e por isso ganhou!! PORQUE E QUE E TAO DIFICIL ENTENDER ISTO?!?!?!

    Ass. Bernardo Pereira

    ResponderEliminar
  25. angolanovermelho9/6/11 03:04

    Prezado anónimo:
    Se quiseres tu abrir bem os olhos, vais ao youtube e o golo de Saviola a que fazes referência é de facto ilegal, mas pela posição de fora de jogo em que ele se encontrava. Abre bem os olhos e repara que, quando o Cardozo marca a falta, o Saviola encolhe-se voltando as costas devido à potência do remate, que na realidade sofre um desvio no braço, que não é a mesma coisa que "desviar a bola com o braço". Saviola tem noção de que a bola vai na sua direcção, encolheu-se para se proteger e a bola tocou-lhe no braço como podia ter sido noutra parte qualquer do corpo, ele está de costas para a bola. Portanto esse golo é ilegal, mas é pela posição clara de fora de jogo.
    Já que falamos em mãos nesse jogo, e aquela mão descarada do Bischoff dentro da área aquando de um cruzamento feito pelo Maxi pelo lado direito e que nada foi marcado !? Já não vou referir um golo anulado ao mesmo Saviola que na marcação rápida de um livre indirecto, o sr. el(mano) - curioso o nome não é? - anulou para mandar repetir a marcação da falta. Já agora abre bem os olhos e a memória e recorda-te que foi assim que vocês ganharam a o Arsenal para a liga dos campeões em fevereiro de 2010 em que aí o árbitro não mandou repetir o livre (uma questão de análise e de critérios). Não recuei muito no tempo...
    Como vês não estou a justificar nada nem tão pouco tenho a consciência pesada. E já que queres que me refira ao post por ser desta época, então abre os olhos e vê que o rolando foi ESTA ÉPOCA, jogador de futebol, basquete e de andebol. O vosso jogo a que me refiro na Mata Real ESTA ÉPOCA, o desvio da bola pelo jogador do Paços de Ferreira aquando da marcação de uma falta, foi com o pé e não com a mão como o árbitro considerou, que resultou num penalti e golo. O golo que vos deu a vitória na Naval na 1ª jornada DESTA ÉPOCA, tambem foi de uma mão inexistente de um jogador da Naval que vos dá o penalti e o golo e a consequente vitória aos 83 minutos.
    Mas há mais NESTA ÉPOCA que não vou esmiuçar por que não gostas de posts grandes.
    Quando recuo tanto no tempo, é porque já acompanho o futebol há 50 anos (se calhar até tenho idade para ser teu avô) e tenho não só os olhos, como a memória bem abertos a titulos de pechisbeque do teu clube.
    Prefiro pertencer e ter como referência carneirada de bom porte que, em abono da verdade, não têm as vozes a serem escutadas em telefonemas vergonhosos - é só ires ao youtube.
    De consciência pesada devias andar tu, se abrires bem os olhos e veres que o teu clube é o ÚNICO clube português que foi suspenso pela uefa.
    Para terminar e para te mostrar que pertenço a uma carneirada mais bem educada, comecei por te tratar por "prezado" e termino a enviar-te respeitosos cumprimentos. Não tive esse privilégio... claro, pertencemos a carneiradas diferentes... que orgulho eu tenho em pertencer à minha...
    Mais uma vez os meus respeitosos cumprimentos.
    VIVA O BENFICA

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking