O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 9 de junho de 2011

A escolha não é mais entre o certo e o errado. 'E entre o que funciona e o que não funciona.

. 10 comentários
Fábio Coentrão é jovem e tem o coração ao pé da boca. Quem o ouve a falar nos Flash Interviews a seguir aos jogos, a apoiar-se alternadamente num pé e depois no outro, quase aos saltinhos no pequeno palanque com o repórter a ter que ir com o microfone atrás dele para que não fuja, percebe que Coentrão, para além de impulsivo é nervoso, e que aquele coracao bate a 200 'a hora.

Mas compreendo Fábio Coentrão, tal como compreendi há umas boas semanas atrás (ao contrário de outros que davam saltos contentamento) que as suas declarações de amor eterno ao clube eram fogo de vista. Contracto vitalício com o Benfica?! Do provavelmente melhor defesa esquerdo do mundo da actualidade? Um jogador com o seu talento escolhia jogar contra Portimonenses e Navais e, quiçá, lutar por apuramentos para a Champions league, quando podia estar em Madrid, no centro do mundo, a lutar pelo estatuto que o Real Madrid reclama para si próprio, de melhor clube do planeta?

Ah sim, já sei… o Nuno Gomes e o Moreira é que são maçãs boas. Esses é que amam o Benfica, esses é que assinariam para toda a vida... Se calhar porque são dois jogadores medianos e o Benfica foi o melhor que lhes aconteceu na vida. Fossem estrelas na Luz e tivessem o Real Madrid atrás deles, diriam porventura a mesma coisa? Nesse aspecto, o meu discurso tem sido sempre o mesmo. Há vários meses atrás, escrevi aqui um post que se intitulava: "Se Eusébio fosse 40 anos mais novo, tinha jogado na Luz 6 meses e hoje tinha uma estátua em Madrid." .

Os factos são até muito fáceis de compreender e a estratégia é antiga: Coentrão quer sair, o Benfica quer 30 milhões, o Real Madrid oferece 20 ou 25, o empresário quer ganhar o dele, e para que a transferência aconteça há que fazer baixar os números. Coentrão tem de colocar pressão, tem de abrir a boca, tem de criar problemas. O próprio Manuel Vilarinho admitiu recentemente numa entrevista, que há uns bons anos atrás, quando prometeu aos sócios resgatar Jardel ao Galatasaray, acordou com Jardel que ele abrisse a boca, criasse problemas na Turquia e no seu clube, para facilitar a transferência. Não somos nenhuns santos nessa matéria.

Por isso, a estratégia em si não tem nada de novo. Todos os clubes o fazem. Nós, claro, quando nos toca a nós, e legitimamente, sentimo-nos desrespeitados pela estratégia dos grandes colossos europeus, porque ingenuamente achamo-nos tão grandes como eles. Mas a verdade é que para clubes como o Real Madrid, vir “pescar” um jogador ao Benfica é quase o mesmo que o Benfica ir “pescar” um jogador ao Setúbal ou ao Guimarães. E se o Benfica quiser MESMO um jogador do Setúbal, alguma vez o Setúbal terá condições para o segurar ou para lhe exigir que continue a jogar nos "pinhais" da Liga Portuguesa, a ver a Europa por um canudo, e esperar dele o mesmo brio e devoção? Mesmo que lhe aumentem o ordenado?

É tempo de aceitarmos que os tempos são outros. Este não é mais o tempo do amor à camisola. Este é o tempo do mercado global e das equipas de futebol inundadas de estrangeiros. E um jogador que vem do Brasil ou da Argentina para a Luz, tanto vem para Lisboa como iria para Leeds, Bordéus ou Saragoça. Eles vão para quem paga, e chegados aos clubes que os recebem o propósito mantém-se: Enriquecer e subirem o mais longe possível nas suas carreiras. Mesmo que isso signifique trocar a Luz pelo Dragão!

Alguns dirão: "Pois, dai a necessidade de apostarmos em Portugueses que saibam o que é o Benfica". Só que a história mostra que nessa matéria os padrões de comportamento são semelhantes. Edgar, Manuel Fernandes, Paulo Sousa, Miguel, Pacheco, Hugo Leal, Tiago, agora Coentrão, todos portugueses, e todos nos deram um pontapé no cú à primeira oportunidade...

Aliás, quando alguns sugerem em imitar o Barcelona, em ter equipas com 9 jogadores portugueses no onze faz-me rir. Faz-me rir porque para o Benfica ter 9 portugueses no 11, só se forem 9 coxos e o Benfica nunca ganhar nada. Porque se for um Benfica ganhador e os 9 portugueses forem craques, tenham eles 17, 21 ou 25 anos, depois de uma boa época na Luz estão os colossos europeus a bater à porta e lá se vão os 9 portugueses num ápice. No Barcelona só funciona porque quem é do Barcelona quer ficar no Barcelona a vida inteira.

Dito isto, não me melindra nada a vontade de Coentrão em querer dar um passo em frente na sua carreira. Chegar ao Real Madrid é chegar ao topo. Mas melindra-me o seu comportamento recente, o cuspir no prato em que comeu. Melindra-me porque sou uns aninhos mais velho do que ele e os valores da minha geração eram outros. Hoje vivemos numa era em que tudo é reciclável, em que tudo é permitido e tudo é impune. Nas prisões há TVs, Play Stations, mesas de snooker, comida quente, roupa lavada e agora até querem criar as salas de sexo. E os guardas prisionais não podem tocar nos coitados dos assassinos e violadores, façam lá o que eles fizerem. Nas escolas portuguesas, pode haver facada e tiroteio, venda de droga e apalpões às miúdas, mas os coitados dos professores não podem já sequer dar uma reguada correctiva nas angélicas e inocentes crianças, ou meter-se-ão numa carga de trabalhos. Nos tribunais, é a merda que se vê. E este é o país que temos.

No meio disto tudo, não posso deixar de olhar aqui para o lado. No Porto também há jogadores a querer sair, mas o tipo de declarações públicas é completamente diferente. De alguma maneira os jogadores do Porto sabem ao que vêm, conhecem as regras do jogo, e quem pisa o risco sabe bem o que lhe espera. Muito longe de mim defender a violência mas, também não sou nem nunca serei um acérrimo defensor da paz. Que se dane a paz se defendê-la significa resignarmo-nos às injustiças e ao status quo instalado.

O que sou cada vez mais é um anarquista. O Coentrão que diga toda a merda que lhe apetecer. Está num país livre, onde pelos vistos, tudo se pode dizer e fazer, tudo em nome da liberdade de espírito. Mas se ele é livre de dizer o que pensa, eu também devo ser livre para abordá-lo na rua e lhe dizer o que penso, ou até mesmo dar-lhe um "aperto". Nos meus tempos de miúdo também levei "apertos" de pais e professores. Na altura não gostei mas, alguns abriram-me os olhos, ensinaram-me a respeitar os outros e a perceber que o mundo não era apenas EU, e que o lema não era o “Venha a nós o vosso reino”.

Alguém tem de fazer ver a certos "meninos ricos" que se acham donos do mundo, que quando põe na lama o nome do Benfica, põe também o dos colegas, o meu e o de todos os que sofrem por aquelas cores. Não sei se é assim que as coisas se passam acima do Douro. Alguns dizem que sim e eu acredito. E sabem que mais? Pois que seja, porque pelos vistos funciona. Se calhar foi acima do Douro que descobriram o Santo Graal. Enquanto nós aqui em baixo nos preocupávamos com a ética, a moralidade e as boas maneiras, eles já tinham percebido que a escolha que se tem de fazer nos dias de hoje não é mais entre o certo e o errado. A escolha é entre o que funciona e o que não funciona.

Para o Diabo com a ética, a moralidade e as boas maneiras. O mundo de hoje pertence aos "espertos".
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

10 comentários

  1. Adorei e prescrevo na integra

    ResponderEliminar
  2. Anónimo9/6/11 09:57

    Redmoon, percebi o contexto, mas não a conclusão.

    O que preconizas então? Que aceitemos que os jogadores é que mandam juntamente com os empresários porque, como dizes, "os tempos são outros"?

    Se for isto a pergunta que se impõe se os temos só são outros aqui, porque se olhares, por exemplo, para o Bale no Tottenham ou Sanchez na Udinese etc os temos não são os mesmos? Não são clubes de topo da Europa e sabem ser eles os lideres das negociações dos seus próprios activos.


    Ou será que a conclusão do teu texto é que devemos aprender que, face aos tempos, temos que jogar no mesmo tabuleiro e ser tão ou mais espertos que os outros?

    Se for isto... inteiramente de acordo... e há muito que o digo.

    ResponderEliminar
  3. Pois, a conclusao 'e essa... Que se calhar, se queremos ganhar esta guerra, temos de comecar a ser mais espertos que os outros, mesmo que isso signifique termos de deixar de ser tao eticamente correctos.

    Mas 'e dificil saber exactamente onde me colocar moralmente nesta materia, porque para fazer uma abordagem completa teria de ser um post bem mais longo.

    E sabes porque? Porque se os jogadores nao devem "cagar" nos clubes; os clubes tambem nao deviam "cagar" nos jogadores e treinadores quando deixam de interessar. Po-los a treinar com juniores, etc, fazendo o jogador pagar pelos erros que quem os comprou cometeu. A merda 'e reciproca. 'E facil reclamarmos quando nos sentimos prejudicados sem nos lembrarmos nunca daqueles que prejudicamos.

    Por outro lado, nao me parece razoavel comparares o Coentrao ao Bale. Porque o Bale joga no quinto classificado da melhor liga do mundo, num clube que 'e o segundo que mais dinheiro gastou em contratacoes nos ultimos 5 anos em Inglaterra, onde um jogador Gallas com 31 anos ganha 100000 libras por semana!

    A comparacao 'e errada. O campeonato portugues compara-se ao holandes ou ao turco. Nao ao Ingles nem ao espanhol.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo9/6/11 10:59

    Antes de mais vou só dizer que sou Portista.

    Agora, antes que me matem quero, só dizer que o Redmoon tem toda a razão excepto numa coisa. O Benfica não tem ficado muitas vezes atrás do Porto por insistir na ética, na moralidade e nas boas maneiras. O que me parece é que os Dirigentes do benfica, pelo menos desde que me lembro (desde a presidência do Jorge de Brito, portanto), queriam ser como o Pinto da Costa. Qualquer pessoa que se candidate a presidente do Benfica e tenha hipóteses de ganhar, não é por amor ao clube, é por que gostava de substituir o Pinto da Costa no panorama nacional. Tem a ver com o dinheiro e o poder que o futebol move em Portugal.

    Assim, a diferença entre, por exemplo, o Luís Filipe Vieira e o Pinto da Costa não é de escrupulos ou corrupção mas sim de competencia.

    São todos corruptos e sem escrupulos, do Cascalheira até à FIFA, de Portugal até ao Japão, e o Benfica não é excepção. Simplesmente uns fazem o seu trabalho "melhor" que outros.

    ResponderEliminar
  5. Excelente post.

    Concordo com muito, até porque muito do que escreves são factos, que por ti foram expostos brilhantemente. Não posso concordar com as ilações a tirar. Tenho a perfeita noção da realidade do "Mundo do Futebol". Mas digam-me... O Benfica é tem de ser igual aos outros? Alguma vez fomos? E se fossem vocês no lugar do Fábio? O que fariam? Eu mandava cagar o Real mais a ilusão da fama mundial e todo o guito que isso acarreta. Se podia jogar de manto sagrado e dar a vida em campo para ajudar o Benfica a crescer... Mas haverá mais do que isso na vida de quem teve a oportunidade que eles têm?

    Qual da vós não ambiciona que o clube ocupe o lugar do Real Madrid?
    Ou não julgam ser possível?

    O Benfica tem de ser firme na defesa dos seus interesses.

    Imaginem a capacidade financeira que o Benfica teria para contratar jogadores ao fim de um tri-campeonato e 3 boas participações na champions... E isto só se consegue com grandes jogadores como o Fábio Coentrão. Como o Luisão, Aimar, Saviola, Javi, Cardozo, Di Maria, Ramires, David Luiz, Simão, Gaitan, Salvio, Reyes...


    Cumps

    ResponderEliminar
  6. Outra soberba - mais uma - postadela do REDMOON

    1.000% de acordo !!!!!!

    ResponderEliminar
  7. Grande post. Totalmente de acordo. É assim mesmo que eu penso.

    ResponderEliminar
  8. barrosao9/6/11 15:47

    ???? querem falar com da 1º saida do nuno gomes? n foi como a do rui costa? para aquel que dava mais ao benfica em x daquele ke lhe da mais a ele? ja agora que todas as maças medianas do nosso clube como tu dizes tivessem este curriculo:

    Títulos

    Campeão Europeu de Sub-18 Espanha

    Campeão nacional de juniores pelo Boavista Futebol Clube

    Vencedor Taça de Portugal pelo Boavista Futebol Clube

    Vencedor Taça Itália pela A.C. Fiorentina

    Vencedor Taça de Portugal pelo Sport Lisboa Benfica

    4º lugar nos Jogos Olímpicos Atalanta96

    Terceiro lugar no Campeonato do Mundo Sub-20 Qatar

    Semi-finalista vencido no Euro 2000 Bélgica/Holanda

    Finalista vencido no Euro2004 Portugal

    Campeão Nacional 2004/2005 pelo S.L. Benfica

    Finalista vencido da Taça de Portugal 2004/2005

    Vencedor da Supertaça Cândido de Oliveira pelo S.L. Benfica

    4º Lugar Campeonato do Mundo Alemanha 2006

    Vencedor 3 Taças da Liga pelo Sport Lisboa Benfica

    Campeão Nacional 2009/2010 pelo S.L. Benfica


    quanto ao moreira, e um jogado que esta com o club a mais tempo do que muitos adeptos vem o club, alguma x o viste a fazer merda? tudo bem que não e o melhr gouardaredes que ha mas para 2 ou 3 opçao nao me parece nada mau, alias eu inda me lembro dele ser o mais mal pago do club por uma diferença monstra, e numca se queixou como cardodozo por ex.

    o slb ta en dificuldades n por estas maças mas sim por completa falta de visao, quantos jogadores axas que saiem esta epoca do porto? o que axas do d. luis ter saido para ir ganhar 2M ano, e o slb em 15 jogos mamar 18 golos? de tentarmos comprar salvio por 15M sabendo a partida que o seu ordenado anual no atletico é 2,5M\ano

    coentrao a falar pk lhe disseram para falar, o hulk tem uma clausula irrisoria é claro que nig a paga, mas x ele a fazer disso? nao acredito que seja por ameaças mas sim pk apostarem nele quando nig o fez, ao contrario do slb que so aposta forte quando ja outros andam a traz. a renovaçao de contracto sem aumento de rescessao foi o explo perfeito disso. podese ser esperto etico e ter moral sendo "esperto", ja o e dificil sendo burro, egocentrico, e chicos espertismos.

    ResponderEliminar
  9. João Couto9/6/11 19:23

    Aqui, ao lado, como tu referes, não são os jogadores que adoptam uma postura diferente, ou melhor, têm uma postura diferente, mas são os empresários quem os orienta e estes sabem bem com quem lidam e ganham muitos milhões por baixo da porta!

    Com Quaresma eles passaram exactamente pelo mesmo que nós estamos a passar com Coentrão, e acabaram por vendê-lo por 18 milhões mais um jogador avaliado em 6 milhões que nem 1 vale! Nesse caso foi mesmo o jogador que queria mudar de ares, e aí de nada valeu a chico-espertisse...

    Outra grande diferença entre eles e nós, é que o valor maior que têm é o corrupto-peidoso-mor e todas as decisões do asqueroso são defendidas por todos.

    Escreves um post muito realista e repara que logo surgem comentários tipo: O Nuno Gomes ganhou isto e aquilo e é um dos que sentem a mística do Benfica, logo o Benfica tem de se sujeitar às suas exigências (digo eu). Já os corruptos livram-se de Jorge Costa e Vitor Baía, dois jogadores muito mais titulados que Nuno Gomes e que saíram das camadas jovens. Dizem muitos benfiquistas que é tudo estratégia e que Vitor Baía está a preparar-se para chegar a presidente da FPF. Ou seja não houve nenhum desentendimento! Claro que houve! A questão é que se querem ter futuro não convém enfrentar o Papa corrupto sob pena de serem excomungados!

    No Benfica é precisamente o contrário. Quim sai do Benfica e de imediato perde o respeito pelo clube. Foca-se na vingança e ataca o Benfica, embora o que pretenda é atingir os dirigentes e o treinador!

    Se Nuno Gomes for para o Braga - aliás se senta a mística devia vir de imediato desmentir a notícia -, mostra bem a forma como se vive o Benfica. O Benfica é penas um veículo para se atingir fins e são poucos aqueles que se sacrificam por puro benfiquismo. E assim que se vêem fora da barricada lançam farpas ao clube, querem atingir certas pessoas e não têm problema em por o Benfica em segundo lugar nas prioridades!

    O Pior de tudo é que os benfiquista ainda vêm em sua defesa, não percebendo que estão a maltratar e a fragilizar o próprio clube! Fazem o mesmo com Coentrão e maltratam o fragilizam Benfica. A justificação é sempre a mesma: É tudo culpa de LFV. E, assim, qualquer um se sente à vontade para criticar o nosso clube!

    ResponderEliminar
  10. Ja muito tempo que nao lia um texto que me enche-se as medidas como este do Redmoon parabens mil vezes parabens e claro e elucidativo, as respostas tambem foram inteligentes assim da gosto ler ok lets play the game of theirs carrega Benfica.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking