O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Como irá jogar o Benfica versão 2011/2012?

. 8 comentários

 Para mim esta é a grande dúvida para a próxima época. Jogará o Benfica num 4x3x3 ou num 4x1x3x2?

Neste momento ainda não consigo chegar a uma conclusão definitiva, pois os jogadores que saíram e os que entraram ainda não me permitem afirmar com certeza como iremos jogar. Emprestámos o Airton mas chegou o Matic, foi-se o Salvio mas chegou Nolito, regressou o Urreta e poderá chegar o Enzo, todos homens das alas que se juntam a Gaitan. Entretanto, e para baralhar as coisas chegou o Bruno César e o David Simão para o meio campo, mas olhando para a frente de ataque vejo que temos seis avançados, Cardozo, Saviola, Jara, Mora, Rodrigo e Nelson Oliveira, sem contar com Nuno Gomes, Kardec e Weldon. Para um 4x3x3 são avançados a mais e os ideais para o 4x1x3x2, segundo as últimas equipas de JJ.

No meio campo temos quatro médios ofensivos, Aimar, C. Martins, Bruno César e David Simão, jogadores a mais para uma só posição mas que para um 4x3x3 até poderá ser bom, juntando ainda Amorim e talvez o Peixoto. Para as alas temos quatro jogadores o que me parece o correcto para jogar em 4x3x3 ou então acontecer o meu maior receio, e o de muitos Benfiquistas, jogarmos num 4x1x3x2 kamikase, como fizemos esta época com os resultados que todos sabemos.

Sendo o 4x3x3 quais dos avançados irão sair? Que tipo de avançado pretende JJ? Sairá Cardozo para jogar um Saviola que é mais móvel? Ainda assim ficaríamos com cinco avançados, com a saída de Weldon, Kardec e Cardozo. Ainda assim é gente a mais para um só lugar. Quem sairá mais? Nelson Oliveira, Mora, Jara, Rodrigo ou Saviola?

Sendo o 4x1x3x2 kamikase, ai Jesus, que médios irão sair? Assumindo o Javi, Matic e o Ruben (este um polivalente) serão preferencialmente médios mais defensivos, dos médios ofensivos que já temos qual deles sairá? Aimar, Carlos Martins, Bruno César e David Simão? Fica ainda a sobrar o Peixoto que cada vez mais terá menos espaço se jogarmos neste sistema, face às inúmeras opções que temos.

Eu aposto que JJ irá jogar em 4x1x3x2 como no ano passado, infelizmente, mas espero estar totalmente enganado.

Tenho para mim que se usar o 4x3x3 sairá Cardozo e Nelson Oliveira ficando assim Saviola, Jara, Rodrigo e Mora como avançados.

O plantel para o 4x1x3x2 kamikase, ai Jesus, poderá ser o seguinte:

GR- Artur, Roberto, Moreira
DD- Máxi, Wass
DE- Carole, ???
DC- Luisão, ???, Jardel(???), M. Vítor
Méd. Def.- Javi, Matic
Joker (polivalente)- Ruben Amorim
Méd. Ofensivo- Aimar, Carlos Martins, Bruno César
Ala Direito- Enzo, Urreta
Ala Esquerdo- Nolito, Gaitan
Avançado Móvel- Saviola, Jara e Mora
Avançado Fixo- Cardozo e Rodrigo

O plantel para o 4x3x3 poderá ser o seguinte:

GR- Artur, Roberto, Moreira
DD- Máxi, Wass
DE- Carole, ???
DC- Luisão, ???, Jardel(???), M. Vítor
Méd. Def.- Javi, Matic
Méd. Centro- Aimar, Carlos Martins, Bruno César, David Simão, Ruben Amorim
Ala Direito- Enzo, Urreta
Ala Esquerdo- Nolito, Gaitan
Avançado- Saviola, Jara, Rodrigo e Mora

A permanência de Cardozo num esquema de 4x3x3 estará sempre dependente da forma como JJ quer que a equipa jogue, em diagonais, passe curto e tabelas, á semelhança do Barcelona. Se assim for Cardozo não encaixa mas se for para jogar largo e cruzamentos constantes para a área, então Cardozo poderá encaixar.

O que acham?
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

8 comentários

  1. A mim parece-me que o Benfica jogará em 4-3-3.

    ResponderEliminar
  2. Já escrevi isso no meu blog, são pouquíssimas as contratações que o Benfica fez este ano que encaixam no 442 (só os avançados).

    ResponderEliminar
  3. O Jara em 433 já mostrou - na pré-época - que encaixa bem

    ResponderEliminar
  4. Ou o Bruno César é um box-to-box para a esquerda e conseguimos aguentar no 442 à campeão.

    Ou vamos jogar num 4132 ridículo que não funciona em nenhum lado (na Europa não há equipa que ganhe sem 2 médios de contenção, não há!) é o sistema mais possivel dado as contrataçõs que andamos a fazer.

    Ou JJ muda o que aprendeu em mais de 20 anos de carreira e mete o Benfica a jogar num 4231 (que todas as equipas modernas jogam) com um medio defensivo, um box-to-box ao centro, um organizador e dois alas (sendo que um deles pode descair mais na zona do segundo avançado).

    Veremos, mas eu já começo a silly-season a sentir-me derrota.

    ResponderEliminar
  5. Xavier Reis8/6/11 21:42

    Em preferia que o Benfica continuasse com o seu 4x4x2 losango, desde que fosse algo equilibrado como no primeiro ano... Para isto é necessário que haja um médio defensivo (que só defende) e um médio interior direito (box-to-box género Ramires)... Na esquerda a opção deverá cair sobre a utilização de um extremo esquerdo que dê profundidade ao ataque... Posto isto quase que aposto que o lateral esquerdo que vai ser comprado será bastante mais defensivo do que os nomes ventilados pela imprensa...

    GR: Artur; Roberto; Moreira;
    DD: Maxi; Wass;
    DC: Luisão; Garay; Miguel Victor; Roderick;
    DE: ????; Carole;
    MDC: Javi Garcia; Matic;
    MID: Ruben Amorim; ???
    EE: Gaitan; Nolito;
    MOC: Bruno Cesar; David Simão;
    PL: Santiago Garcia; Nelson Oliveira;
    PL: Jara; Rodrigo; Mora;

    ResponderEliminar
  6. Pois eu acho que com todas as contratações anunciadas nos pasquins, o JJ vai tentar implementar o 4-3-3-5.

    ResponderEliminar
  7. O Rodrigo não é nada fixo;)

    ResponderEliminar
  8. Rui Tomé - encarnado até aos ossos9/6/11 00:45

    São necessários 2 que rematem com potência (livres e bola corrida) - não vale remates com bola a rodar. São necessárias 2 que cabeceiem bem. São necessários 2 centro-campistas que morram em campo lutando (aimar não serve para isto ele vai ao chão 10 x por jogo e nunca é falta). São necessários 2 defesas centrais que metam medo mas façam poucas faltas. Fora isso 4x3x3 ou 4x4x2 faz pouca diferença se não tivermos os tais jogadores. O FCP cumpre sempre estes requisitos desd o pedroto e nós andamos a perder tempo com esquemas infantis: a tática é todos ajudam todos, 2 rematam, 2 cabeceiam, 2 destroiem, 2 protegem o guarda redes.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking