O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 10 de maio de 2011

Porque devemos acreditar em Luis Filipe Vieira

. 12 comentários
Sinceramente? Porque somos uns frouxos... por nesta última década conseguimos "enterrar" o espírito de exigência e de inconformismo que sempre caracterizou os benfiquistas.

Lembram-se da expressão "conquistar o terceiro anel"? Pois é, meus amigos! Não era para qualquer um, ali exigia-se muito, exigia-se que a meta fosse sempre aquela a seguir à que tinha sido atingida. Não chegavam jogadores em camiões vindos da américa latina e os que chegavam tinham pela frente uma missão espinhosa de ter que trabalhar mais e melhor que os outros até o terceiro anel sequer saber dizer o seu nome.

Não era qualquer um que chegava a Presidente, não era qualquer um que jogava no Benfica e muito menos qualquer um podia encontrar desculpas esfarrapadas para esconder humilhações... até porque não existiam, porque quem estava no Clube sabia que a atitude dos benfiquistas eram bem pior do que a própria humilhação em si.

Hoje não! Tudo se aceita e congratulamo-nos com estádios bonitos, museus para honrar a história ou centros de estágio para formar jogadores estrangeiros que nunca chegarão a vestir a camisola do Benfica.

Luis Filipe Vieira está no SLBenfica, primeiro escudado em Manuel Vilarinho que serviu de "testa de ferro" para o projecto do Estádio, desde 2001. São 10 anos meus amigos! E ao fim de 10 anos ainda há coragem para dizer que "desta vez errámos" e que "ás vezes os outros são melhores que nós".

Ao fim de dez anos ainda se aceita e se acha humilde que se acuse o treinador de falar demais ou o directo desportivo de não saber travar o empolar das vitórias, desviando o rumo dos objectivos, profissionalismo e organização.

Depois de 10 anos e muitos, mas mesmo muitos, milhões gastos e desbaratados, há ainda coragem para dizer que se errou a planear e que o plantel do futebol é insuficiente. Mas pronto, ele foi humilde e disse que errou, portanto está tudo bem porque somos uns tipos compreensivos.

Aliás, o que eu mais tenho "compreendido" neste momento é a forma inquestionável como os outros conquistam títulos deixando o Benfica a 10 ou 20 pontos e nós conquistámos dois títulos em 10 anos, na última jornada e já de calças na mão. Mas bolas... ele foi humilde e até disse que errou.

"O que vai mudar a sério é que o grau de exigência", diz o Presidente! Ah pronto... agora estou muito mais descansado, porque agora é que vai ser. Ao fim de 10 anos o homem deu um murro na mesa e, imagine-se, vai "delegar muito menos".

Repararam no detalhe: Agora a exigência vai aumentar e ele vai delegar menos, vai passar a ser ele a tratar de tudo! Ou seja, estão encontrados os culpados: Rui Costa e Jorge Jesus. Mas agora tudo vai ser diferente porque ele vai delegar menos.

Mas sabem que eu não tenho memória curta e lembro-me bem de o Presidente assumir que era ele e Jorge Jesus que tinham planeado toda a temporada, todas as contratações, tudo! Até porque o pobre Rui Costa estava ainda inserido numa equipa equipa e em formação.

Mas como o homem é humilde e até falou em responsabilidades e em mudar as coisas, é suposto esquecermo-nos que na segunda temporada do seu mandato desportivo, ele conseguiu bater quase todos os records... negativos.

Eu não vou dar mais para este peditório. Não foram estes os valores do benfiquismo que aprendi a defender aquele simbolo enquanto atleta, nas centenas de vezes que fui aos jogos pela mão do meu pai, nos títulos que festejei. Isto já não é o SLBenfica, mas sim a mais reles tentativa de tacho de alguém que entende que a sua vida pessoal e profissional tem muito a ganhar com o perdurar dele no cargo.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

12 comentários

  1. JoãoLourenço10/5/11 18:33

    "Eu não vou dar mais para este peditório" - o que significa isto? Será que é desta? Será que agora é que vais deixar de falar/escrever sobre o Benfica? Ou mais uma vez isto não quer dizer nada, e finges que estás farto e depois voltas como se nada se tivesse passado? Ou a tua forma de contribuir para o sucesso do Benfica é trazer para este blogue pessoas que nem sequer são sócios do Clube, como é o caso desse jedivermelho? Ou vais continuar a "patrocinar" manifestações ridiculas de gente que não tem mais nada para fazer? Foste um dos 17 que lá estiveram, hehehe? Alguém deste blogue esteve lá?
    Aprende a respeitar a vontade dos sócios... aprende a respeitar a democarcia... não passes 3 anos em campanha para as presidenciais do Clube... se em 2012 o LFV ganhar (e não vejo benfiquistas a "embarcar" em movimentos, nem em jaimes antunes...), vais passar mais 3 anos em campanha?!?
    Se este não é o teu tipo de benfiquismo, permite-me dar-te uma sugestão: ou te afastas do Clube, só te faria bem e o Benfica nem pouco mais ou menos sentiria diferença, ou mudas o nome do blogue e retiras a palavra "Benfica", pois nem pouco mais ou menos representas uma geração de benfiquistas.

    ResponderEliminar
  2. Caro GB,
    Mesmo assim ainda acho que estás a ser simpático. Parece-me que terias mais para escrever :)

    Subscrevo totalmente, já não consigo ouvir nem ver este homem. Obrigado pelo que de bom deixou mas o seu ciclo esgotou-se e nas próximas eleições espero que apareçam alternativas contra a "continuação do projecto" que costuma aparecer nos periodos eleitorais.

    Viva o VERDADEIRO E MITICO BENFICA

    ResponderEliminar
  3. Caro GB,

    Concordo com tudo o que escreveste.
    Não sei se é resposta ao que escrevi no Ndrangheta ou não mas permite-me que, ainda assim, contraponha.

    É evidente que já não podemos acreditar em nada ao fim de 10 de fracasso desportivo.
    É evidente que o homem vai ter provar que está à altura de dar a volta à situação.
    Mas também é evidente que não se vai demitir nem vai ser deposto.

    Como eu não esperava nada, mas mesmo nada, da entrevista que não fosse a dialéctica do costume fiquei surpreendido por algumas coisas que me levam a crer que ele e quem o acompanha percebeu o negro da situação.

    Não disse: Ele foi humilde, logo "tá-se bem".
    Não está nada bem. Está mesmo muito mal.

    Comentei só os pontos que me surpreenderam na entrevista. Mais nada.
    Quanto ao resto, cá estarei nos próximos tempos para comentar. Como sempre fiz a troco de uns valentes enxovalhos.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. FCdaFruta10/5/11 19:24

    Nos últimos anos mudou-se muito de treinadores. Mesmo quando a culpa nem era deles. Logo a estabilidade era pouca. E o Vieira tem culpa disso também. Mas já algum tempo que se vê ele a dar voto de confiança a JJ, logo eu consigo ver que alguma coisa está a mudar... Apesar de concordar com muita coisa desse post.

    ResponderEliminar
  5. GB. drogas-te? a sério, pá.

    então na última década é que enterrámos "isto e aquilo"???

    foi com vieira que voltámos a ganhar coisas no futebol: 7 trofeus nos ultimos 8 anos.

    nos 8 anos anteriores, 1 trofeu. UM. foi com damasio e vale e azevedo que se deu essa queda.

    e se quiseres continuar, nos 8 anos anteriores a esses... 5 trofeus. 5. com jorge de brito e joao santos.

    vieira ganhou mais em 8 anos que jorge de brito, joao santos, damasio e vale e azevedo em 16 anos. PONTO PARÁGRAFO. FACTO.

    reergueu as modalidades, voltando a ser campeao em todas excepto o hoquei, viciado ainda mais que o futebol. este ano talvez dê. mas a taça cers ja ca mora. andebol, basket, volei, todos campeoes com vieira.

    em 2010, liga dos campeoes de futsal, em 2011 taça cers, veremos a taça challenge do andebol.

    nas camadas jovens reconstruiu o caos deixado por vale e azevedo.

    enfim, a tua amnesia é esclarecedora., ou entao tens 12 anos de idade e nao viveste os verdadeiros maus momentos do benfica.

    ResponderEliminar
  6. devemos acreditar porque é honesto.

    ResponderEliminar
  7. Caro GB

    Na minha opinião, apesar de todas as suas criticas serem legitimas e na sua grande maioria acertadas, acabamos sempre no mesmo: quem é (são) as alternativas disponiveis para avançar com uma candidatura/projecto?

    Sem isto nada feito. Mais do que escrever criticas, neste momento, era fundamental estar a criar-se uma verdadeira alternativa com gente reconhecidamente credivel pelo universo benfiquista.

    ResponderEliminar
  8. Zigofrigo10/5/11 20:48

    É demasiado linear concluir-se, para não dizer mais, que LFV está a culpar Rui Costa e JJ, quando afirma que vai delegar menos! Quanto a JJ, só se o GB querer dizer que vai ser LFV a planear o treinos porque não o estou a ver a treinar...

    Quanto a Rui Costa só o mesmo o poderá saber pois ele tem funções inerentes ao cargo que ocupa e não sei se LFV lhe delegou alguma coisa para além disso.

    Já quanto a não ser qualquer um que jogava no Benfica ou à exigência do famoso terceiro anel, recordo-me bem dos anos noventa e dos cepos contratados por Artur Jorge; e de ver um estádio com capacidade para mais de 100.000 pessoas, com 10.000 adeptos na bancada a ver o Benfica jogar! Isto passou-se em 94!!!

    É curioso como até um grande benfiquista, passou a "pobre" em virtude da diatribe de LFV. Que poder tem o homem para conseguir tal???

    Porque se sujeitam tantos benfiquistas ao seu domínio - estão também a receber comissões? São os boys do Benfica?

    Eu vejo muitas culpas em LFV, mas não só. JJ teve uma época em termos comunicacionais desastrosa e isso reflectiu-se no plantel e no ambiente por ele vivido! O que faz uma equipa ter dezoito vitórias consecutivas - coisa rara nas ultimas décadas -, e de repente deitar tudo a perder??? Nem aqui vi LFV a culpar JJ, bem pelo contrário, pois fala em plantel insuficiente e aí a responsabilidade total é sua, se bem que muitas opões foram de JJ até porque estava com o crédito em alta!

    Se olharmos para os corruptos vemos uma mudança radical de uma ano para o outro, e apenas um jogador entrou no onze titular...

    O que mudou? Roubaram mais? Concerteza! Têm um melhor treinador? Sem dúvida! Beneficiaram dos erros do Benfica? Claro, e começou logo na supertaça!

    Nas muitas criticas que leio neste blogue uma das que mais me incomoda é: "Isto já não é o SLBenfica, mas sim a mais reles tentativa de tacho de alguém que entende que a sua vida pessoal e profissional tem muito a ganhar com o perdurar dele no cargo"!

    Não é um ataque a uma pessoa, em concreto, e que é o presidente do Benfica, não!!! É o ataque ao próprio Benfica e aos benfiquista! Para tal ser verdade, então os benfiquistas perderam a vergonha e são todos uns oportunistas (e refiro-me aos benfiquistas com cargos dirigentes), pois dão cobertura e apoiam uma pessoa que se serve do Benfica! Por que o fazem? São cegos? Querem tachos? Têm telhados de vidro? Vão na corrente do poder?

    Recuso-me a aceitar tal! Que apareça um presidente que se queira servir do Benfica, é sempre um risco, agora que os benfiquistas se aprestem à tal subjugação, também por interesses pessoais, isso já não o aceito. Com Vale e Azevedo,muitos estiveram com ele mas muitos outros não pararam de lutar e apresentavam coisas concretas e mesmo documentos... Com LFV são sempre acusações com base no diz que diz,

    A época correu mal, LFV responsabilizou-se e reconheceu que cometeu erros (não podia era dizer que foram todos, exclusivamente, da sua responsabilidade), sob pena deixar os restantes responsáveis - que também os houve - a assobiar para o lado!

    Dentro de um ano, temos a nós palavra decisiva, e aí se verá se saberemos escolher. Certo é que nada nos garantirá que vamos acertar na escolha... E haverá sempre descontentes...

    Por mim, ganhe quem eu deseje ou quem a maioria escolha, terá sempre o meu respeito!!!

    O Benfica é dos BENFIQUISTAS, não é meu!!!

    ResponderEliminar
  9. Águia Preocupada10/5/11 20:58

    Concordo na totalidade. Mas depois de muito se escrever e opinar, há ainda outra questão que me intriga: Director Desportivo. Repararam que nunca falou dele? Também não foi questionado sobre isso, com certeza por ordem sua! Esse facto revela o estado de espírito que reinará naquele balneário.
    Pelo que se percebe, Vieira e JJ ostracisaram Rui Costa, direi mesmo que o vetaram. E os resultados estão à vista. Jogadores desmotivados e aparentemente de costas voltadas para o treinador. E a isto, que disse oi diz Rui Costa? Aceita passivamente, em silêncio, em defesa do tacho ou em nome do Benfica?
    Se Rui Costa é benfiquista e todos acreditamos que sim, que mostre que o é dando um murro na mesa e chamando os bois pelos nomes, diga o que se passou no seio da equipa.
    Vieira vai delegar menos o que nos indica o caminho de novo desaire e de repetidas humilhações. E nós que devemos fazer?
    Esta luta é pouco frutifera para tão grandes males.
    O Benfica precisa de um BOM preparador físico que saiba o que faz. Sei de fonte segura, que JJ "rebenta" com os jogadores. Não sabe dosear a preparação física nem percebe patavina de indices físicos nem anímicos.
    Precisa também de um BOM Director Desportivo. Alguém tenha pulso e autoridade. Que saiba questionar o treinador quando necessário (por ex. este ano na gestão da equipa e de Roberto) e que imponha respeito no balneário.
    Necessita ainda de um BOM psicólogo que nos momentos de quebra anímica e nos grandes jogos, saiba elevar a moral (qual Meirim) e convencer os atletas que são capaz e que a vitória é ali ao virar da esquina.
    Ah! Estou para aqui a perder tempo e a dar ideias desnecessárias... Afinal Vieira vai delegar muito menos o que pressupõe que vai ter a seu cargo todas estas tarefas! Claro, omnipotência e omnisciência são atributos que não lhe faltam!

    ResponderEliminar
  10. João Lourenço espero que tenhas lavado as mãos antes de escrever o meu nome! N me conheces, portanto n ouses em por o meu benfiquismo em causa pq n ponho o teu! E estamos conversados!

    ResponderEliminar
  11. estou 100% de acordo contigo GB alias tao de acordo que jà tomo distancias emocionais com tudo o que se vê no clube que mais parece um "sparing-partner" do porco do que um campeao com mentalidade e identidade idoneas. parece que esta gente considera o clube como "a galinha de ovos de ouro": tal pequenez, se assim for e acho sinceramente e infelizmente que é, està à imagem do dono das furnas novo rico sem uma sombra de inteligencia, é so tacticas com este gajo para ficar no lugar (10 anos) e os benfiquistas acreditam nisto? bem tenho cada vez mais de considerar que essas opçoes que condicionam a parte emocional de qualquer adepto nao sao as minhas, consequencia: esse tal distanciamento. um abraço GB!

    ResponderEliminar
  12. GANDA GB, MANDA ESTAS PUTAS OFENDIDAS PARA A PUTA QUE OS PARIU, NIG TEM O DIREITO DE TE MANDAR TROCAR O NOME DO BLOG, JA LEIO OS TEU BLOG A MUITO TEMPO, INDA ANTES DE TAR FECHADO, PARA REMODELAÇAO. FOI COM ELE QUE APRENDI A TER OS OLHOS ABERTOS PARA O ANTRO DE COBRAS, DE CORNUDOS E CORRUPTOS QUE E O FUTEBOL NACIONAL, NAO SEI SE REPRESENTAS UMA GERAÇAO OU NAO MAS INDA AXO KE SO VI 2 TEXTOS TEUS COM OS QUAIS NAO CONCORDEI NA TOTALIDADE. ESSE JOAO LOURENÇO DEVE SER UM BURNAL KUALKER EU TB NAO SOU SOCIO DO BENFICA NEM QUERO SER, NAO PRECISSO DE TAR A ENFIAR DINHEIRINHO NO CU DO VIEIRA PARA ELE ENFIAR NO ATELETICO COM NEGOCIOS DE MERDA, ESTE E A 1º A 2º E PK MORO A 560KM DO ESTADIO DA LUZ, SE FOSSE LISBOETA AXO QUE ATE CATIVO TINHA

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking