O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 18 de maio de 2011

O Benfica saiu da crise de 90?

. 7 comentários
Esta é a pergunta que faço a todos os benfiquistas. Foi o Benfica de Vilarinho e Vieira melhor que o da década de noventa?
No seguimento do meu tópico que compara o que cada um dos três grandes ganhou a nível desportivo e construiu em termos de betão na última década, coincidente com o tempo como dirigente responsável pelo futebol e Presidente do clube.

Comparemos a performance futebolística do Benfica de 90 com o Benfica do novo milénio:

Benfica do novo milénio
Campeonato Nacional -
2 campeonatos - Campeão em 2004/2005, 2009/2010
Três 2ºs lugares - 2º lugar em 2002/2003, 2003/2004 e 2010/2011
Três 3ºs lugares - 3º em 2005/2006, 2006/2007 e 2008/2009
Três vergonhas - 2000/2001 foi annus horribilis com o 6º lugar e 2001/2002 e 2007/2008 (corrigido) com o 4º lugar

Taça de Portugal -
1 Taça -Vencedor em 2003/2004
Finalista vencido em 2004/2005

Supertaça de Portugal -
Vencedor em 2004/2005
Duas Supertaças perdidas
- Finalista vencido em 2003/2004 e 2009/2010

Taça da Liga -
Três Taças- Vencedor em 2008/2009, 2009/2010 e 2010/2011

Competições europeias -
 Uma meia-final da Liga Europa.

Benfica de 90

Campeonato Nacional -
2 campeonatos - Campeão em 90/91, 93/94
Quatro 2ºs lugares - 1991/92, 1992/93, 1995/96, 1997/98
Quatro 3ºs lugares - 1994/95, 1996/97, 1998/99, 1999/00

Taça de Portugal -
2 Taças -1992/93, 1995/96
Finalista vencido em 1996/97

Supertaça de Portugal -
Quatro Supertaças perdidas - 1990/1991; 1992/1993; 1993/1994; 1995/1996

Taça da Liga -
Não existia

Competições europeias -
 Uma meia-final da Taça das Taças.

Isto são factos! São Títulos contadinhos numa década e outra que demonstram a mediocridade do clube tanto no novo milénio como em 90. A seguir já é minha opinião e insatisfação para quem teve imenso tempo para fazer mais e melhor.

Qual a razão para esta mediocridade nestas décadas?

Qual a diferença entre ambas as décadas? Tirando a Taça da Liga não existente na década de 90 o Benfica de 90 fez melhor que o de 2000. É caso para dizer que o caneco da cerveja é o balão de oxigénio desta Direcção!

No campeonato o Benfica foi campeão o mesmo número de vezes em ambas as décadas, foi segundo classificado mais uma vez e terceiro outra vez. Nada de 6ºs e 4ºs lugares vergonhosos! 
 Nem no tempo negro de Vale e Azevedo isso se verificou!
 O Benfica de 90 fez participações mais meritórias no Campeonato Nacional que o do novo milénio!!! É mentira ou é verdade???

Na Taça de Portugal o Benfica venceu mais uma que no novo milénio embora não tenha conquistado nenhuma Supertaça. Mentira ou verdade?

A nível europeu? Uma diferença mínima entre ambas as décadas. Se nos anos 90 houveram os 7 de Vigo também me lembro de muitas humilhações no novo milénio... Só duas meias-finais europeias em 20 anos é manifestamente pouco !


De que serve (ou a quem serve...) a estabilidade directiva se não se verifica uma mudança nos resultados desportivos?
A instabilidade no plantel e a nível de treinadores continua uma constante. Vamos a caminho de mais uma revolução no plantel... 
E a nível financeiro? Qual o passivo do clube hoje em dia? O maior de sempre! Mentira ou verdade??

O que este Benfica tem de diferente? Um departamento de Comunicação altamente profissional e cuja função principal é garantir a auto-preservação deste Presidente e Direcção incompetentes. Relações de amizade (para não dizer outra coisa) com jornalistas importantes no jornal mais lido pelos benfiquistas - A Bola (José Manuel Delgado, Vítor Serpa, Fernando Guerra...) que não têm um mínimo de espírito crítico em relação a Vieira como tiveram em relação a tantos outros dirigentes do clube.


O que aconteceu aos benfiquistas dos sete costados para se deixarem intimidar por quem não tem conseguido pôr o clube a crescer? 
Porque é que não conseguem estabelecer uma política de marketing, comunicação e relações com jornalistas que permitam que uma candidatura não seja morta á nascença como aconteceu com Moniz? 


O Benfica deixou de valer a pena?

Onde está o nosso Benfica? O meu Benfica de referência é um Benfica que para mim é mítico porque mal tenho memória desses tempos gloriosos: o Benfica do qual tenho memórias difusas de ver jogar nas bancadas do Estádio da Luz aos ombros do meu pai, o Benfica de 80 que juntamente com as estórias que o meu pai contava dos anos 60 e 70 construíram em mim a imagem de um clube que era um colosso europeu e não esta anedota gozada por todos os adversários do futebol português. 
O Benfica do Eusébio, do Zé Gato que se atirava de cabeça a bolas onde os outros guarda-redes só iam com o pé, do Bento, do Humberto Coelho, do Chalana...
De equipas que jogavam juntas durante anos e anos e que defendiam o clube com galhardia. De uma altura em que estabilidade não era manter no poleiro um Presidente - estes passavam mas o clube ganhava - mas sim uma equipa, um balneário forte, blindado e que incutia nos novatos o espírito benfiquista em vez de desmantelar rapidamente um plantel ganhador para realizar dividendos financeiros enquanto for possível.


Não há benfiquistas dispostos a salvar o clube?
Não há benfiquistas dispostos a tornar o clube uma força que tem de ser respeitada e tratada de igual para igual por todas as instituições portuguesas em vez de ser uma fábrica de dinheiro do BES (para não dizer de certas pessoas) e gozado por todos os rivais?
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

7 comentários

  1. Vermelhusco, aquilo que dizes já eu digo há anos, Vilarinho e LFV são dos piores presidentes do Benfica, juntamente com Damasio e Vale e Azevedo.
    Só deixo aqui uma questão para todos os benfiquistas reflectirem, principalmente aqueles que defendem Vieira: é durante os 10 anos de Vieira que o Porto tem a sua era dourada, têm mais taças europeias que o Benfica campeonatos ganhos,antes tinham apenas uma taça europeia, agora têm 4, quando aparece alguem que quer ir para o Benfica é apelidado de varios nomes, que quer protagonismo, etc etc, pensem nisso.
    Para mim tinha que haver eleições novamente, sim, novamente e correr com esta gente mediocre do Benfica enquanto não afundam mais o clube, falam tanto no Artur Jorge, mas há mais responsaveis e com responsabilidades muito maiores, pensem e reflictam.
    Tenho pena que o meu Benfica sejagerido por gente assim, se gostam do clube demitam-se, tenham vergonha, desapareçam do clube

    ResponderEliminar
  2. Só faço um apelo aos milhões de benfiquistas, que nos unamos e que provoquemos a demissão desta direccção o mais depressa possivel, já ontem era tarde, mas com elevação, sem ofensas e sem qualquer tipo de violencia, fazer ver que o tempo deles à muito chegou ao fim e que a unica saida é a saida

    ResponderEliminar
  3. Vermelhusco,

    A decadência do benfica de vieira resume-se a isto:

    benfica de vieira: 2 campeonatos nacionais

    porto desde o benfica de vieira: 3 provas europeias.

    Eles têm mais provas europeias que nós campeonatos nacionais.

    O benfica de vieira não é o MEU Benfica.

    ResponderEliminar
  4. e para os euforicos benfiquistas que o ficaram por apenas se ter ganho um campeonato, contra uma equipa que nem metade do nosso orçamento tem, o plantel é aquilo que os outros não querem e mesmo assim apenas e só na ultima jornada, chegando ao ridiculo como ouvi e li muitos dizerem que era melhor que nos tempos de Eusebio, o ano passado apenas jogamos um futebol bom e fizemos uma epoca apenas boa mas nada de extraordinario, epoca extraordinaria fizeram os nossos rivais, mas parece que andam hipnotizados com o Vieira e os seus comicios

    ResponderEliminar
  5. Temos que o tirar do poleiro! Ele já mudou os estatutos à maneira dele. Tem que haver uma manifestação que o tire de lá! Até o Sporting se consegue limpar!

    ResponderEliminar
  6. Em 30 anos do Bobby e do Tareco à frente dos azuis é assim:
    ganhou 18 campeonatos sendo que 7 deles foram ganhos nos ultimos 10 anos
    ganhou 11 ou 12 taças (depende do dia 22/5) sendo que 5 ou 6 foram ganhas nos ultimos 10 anos
    ganhou 4 titulos europeus sendo que 3 deles foram ganhos nos ultimos 10 anos
    ganhou 2 intercontinentais sendo que 1 delas foi nos ultimos 10 anos
    ganhou 16 supertaças sendo que 7 delas foram ganhas nos ultimos 10 anos e ainda pode acrescentar mais uma e outra europeia no inicio da proxima epoca

    Isto é o reinado do Vieira no nosso clube deixamos de ser o maior clube português e nestes ultimos 10 anos fomos mesmo o 3 clube português ultrapassados pelos nossos vizinhos da 2ª circular e estes gastam muito menos que a gente sem comparação nenhuma, quanto às obras e ao cimento todos fizeram a mesma coisa.

    Porque razão há benfiquistas que defendem isto? ainda não entendi, só se acompanham o Benfica a partir dos anos 90, só pode porque de outra forma não é possivel, é mesmo incompreensivel

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking