O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 20 de março de 2011

O que realmente se passou na FPF foi...

. 17 comentários
... Um golpe de Teatro da AFPorto e AFBraga.

Como seria de esperar, ao contrário do que dizem as notícias, O SHOW OFF MANTÉM-SE, dado que se aprovou na generalidade, mas depois chumbaram na especialidade os artigos que tiravam o poder às AF, para forçar negociações:

"E, na especialidade, chumbaram os artigos mais polémicos, aqueles que envolviam mudanças significativas. As negas à utilização do método de Hondt para compor os diversos órgãos colegiais, assim como o anular dos artigos que definem a composição da AG, deixam o documento agora aprovado menos forte do que devia. Até porque as matérias em causa são realmente decisivas.

A calma matinal não indiciava a revolução vivida ao longo da tarde na sede da FPF. O abandono prematuro de Carlos Coutada, da AF Braga, não viria a afectar a aprovação da manhã, mas a saída prematura de alguns representantes associativos ao longo da tarde - vários dos que deram o aval na generalidade - acabou por ser decisiva na recta final.

A AF Porto, conduzida por Lourenço Pinto, pediu a votação individual de quatro dos artigos mais polémicos e acabou por ver três deles chumbados: o 24º (método de Hondt); 35º, ponto 2(composição da AG); e 37º, pontos 2 e 3 (representatividade). Aprovado foi, no entanto, o artigo 34º, ponto 2 (duração dos mandatos)." in O Jogo

O que a AFPorto não permitiu que fosse aprovado:

- Artigo 24º utilização do método de Hondt na formação dos futuros Conselhos de Arbitragem, Disciplina, Justiça e Fiscal.

ESTA É A QUESTÃO CENTRAL, MEUS AMIGOS! A AFPorto vai forçar a negociação dos futuros elementos destes Conselhos, de modo a garantir que, mesmo perdendo poder, vai continuar a controlar estes orgãos da FPF.

O método de Hondt, é o mesmo que é utilizado na Assembleia de República, o processo de Hondt, tal como o de o Saint-Laguë e outros similares, baseia-se na atribuição dos mandatos por forma a que a proporcionalidade entre os votos recebidos pelas listas seja reproduzida, tanto quanto possível, na composição do órgão eleito, sem descurar a introdução de um factor de discriminação positiva em relação às minorias, permitindo-lhe uma representação que a simples divisão aritmética dos votos lhes negaria. Ao contrário do que acontece em órgãos colegiais compostos por simples maioria, nos compostos utilizando estes métodos, as minorias em geral conseguem representação razoável. in Wikipedia

- A AFPorto conseguiu ainda que fossem chumbados os pontos dos artigos 35º e 37º que indicavam o número de delegados e respectiva distribuição. Ou seja, voltou a não se aceitar a redução de poder do lado das Associações de Futebol.

Em todos os casos houve sempre mais de 300 votos a favor destes pontos... mas as Associações de Porto, Braga, Leira, Coimbra, Algarve, Ponta Delgada, Guarda, Bragança, Horta e Viana do Castelo voltaram a formar uma força de bloqueio à verdade desportiva com pouco mais de 100 votos minoritários a impedirem a aprovação.

A AFPorto quis ainda impedir a limitação a 3 mandatos (9 anos) de permanência nos mesmos cargos da FPF, algo que foi aprovado como estava nos estatutos, dado que nessa a AFLeiria votou ao lado da Verdade Desportiva.

NÃO SE ILUDAM! O que se passou foi UM GOLPE DE TEATRO DIGNO DE GENTE SEM ESCRÚPULOS, CORRUPTA E QUE VAI CONTINUAR A MANDAR NO FUTEBOL NACIONAL.

Lourenço Pinto foi o grande vencedor do dia, chumbou tudo o que quis e ainda garantiu a aprovação dos estatutos para não ser acusado de por em causa o futebol nacional. "Aprovámos tudo, temos estatutos, apesar de esses pontos terem sido chumbados (...) "os estatutos estão aprovados, podem mandá-los para a FIFA e para a UEFA. Benfica, FC Porto e Braga e as Selecções podem ficar descansados" afirmou esse senhor no final.

UMA VERGONHA DA QUAL OS JORNAIS SE DEMITIRAM POR COMPLETO DE DENUNCIAR!!!!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

17 comentários

  1. Excelente post caro GB!
    Eu já tinha chamado à atenção num post que comentei sobre esses chumbos que o pessoal não se tinha ainda apercebido.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Mas os estatutos não tinham de ser aprovados na integra? desculpem a ignorância...isto assim vai dar tudo ao mm, a corrupção continua!!!!

    ResponderEliminar
  3. eu sei, já tinha visto.

    não podemos fazer nada contra isto. mete isso na cabeça.

    ResponderEliminar
  4. E a FIFA ou a UEFA n se podem impor contra a nao aprovação de todos os estatutos na integra ?
    Ou o próximo presidente da FPF tera que levar outra vez os estatutos para votação para ver esses pontos aprovados ?
    A mim o que me cansa é o facto de toda a gente ver o que se passa. é de tal forma evidente que ng se lembra de fazer uma pergunta essencial (pelo menos ao senhor LP) -o pq da não aprovação destes pontos ? e o que está em causa ?

    ResponderEliminar
  5. Estavas à espera de algo diferente? Achavas que este tempo todo que se arrastou o processo eles andavam a dormir? Acho que só se dorme numa zona do país, para mal dos nossos pecados.

    ResponderEliminar
  6. Estavas à espera de algo diferente? Achavas que este tempo todo que se arrastou o processo eles andavam a dormir? Acho que só se dorme numa zona do país, para mal dos nossos pecados.

    ResponderEliminar
  7. Eu nao estava a espera de nada diferente... pelos vistos o Vermelhusco é que estava. Eu bem o avisei

    ResponderEliminar
  8. E agora ? será que vai haver uma tomada de posição por parte do SLB ? Ou vão ficar á espera do que diz a FIFA UEFA ? Agora quanto a mim era a altura ideal para avançar com a candidatura do Seara.O silêncio do Madail diz tudo e a meu ver é esta a altura certa para se avançar.
    Já agora gostava de conhecer perante estes factos qual a opinião do GB ?

    ResponderEliminar
  9. Passados poucos minutos da assembleia, fiz uma postadela no EDDG cantando vitória, sem me ter dado conta que havia ainda uns "interins e entretantos" por limar, aquando das votações na generalidade.
    Parece que a luta ainda não terminou, mas as GUERRAS FINAIS ganham-se vencendo de batalha em batalha e esta aprovação ainda que ferida desses entretantos, já foi um bom ganho...houve cães de fila que tiveram que engolir alguns arrotos.
    Agora é só estarmos de novo atentos e vigilantes para que os CORRUPTOS não levem a deles avante.

    ResponderEliminar
  10. Pois. Sempre a mesma merda. Um golpe de teatro absurdo e a minoria do futebol consegue continuar a prejudicar a maioria.

    Para mim, pura e simplesmente a maioria devia boicotar negociacoes com a AF Porto mas eu sei que isto nao funciona assim.
    E infelizmente nao ha muito que o Benfica possa fazer a nao ser chamar a atencao para isto.

    ResponderEliminar
  11. FCdaFruta20/3/11 18:04

    Uma palhaçada diga-se. Continua tudo na ilegalidade... Nada feito. Apesar de terem passado, os 3 artigos mais importantes foram chumbados... O que leva praticamente a ter ficado tudo igual...

    É óbvio que o velho fedorento do Lourenço Pinto está mais que contente...

    "Nós cumprimos escrupulosamente o que a FIFA e a UEFA exigem. Os estatutos estão prontos, mesmo com a não aprovação de três artigos. O futebol fica feliz e este estatuto não prejudica em nada as competições nacionais e internacionais"...

    Penso que o estado ainda pode intervir... Tinha que se fazer pressão ao Laurentino Dias para eles serem aprovados na íntegra...

    Há que entupir esse gajo de emails. Alguém sabe o mail do Laurentino Dias???

    ResponderEliminar
  12. Não há muito que o Benfica possa fazer? DESCUUUUULPA!? lol... estás rendido tb?

    ResponderEliminar
  13. FPF NAS GARRAS DA MAFIA !!!
    http://www.eddg.gloriosasfera.com/2011/03/fpf-nas-garras-da-mafia.html

    ResponderEliminar
  14. Ricardo, a minha opinião? Em primeiro lugar acho inacredivável que um mero adepto como meu (e mais uns quantos bloggers) soubessem há duas semanas que isto ia acontecer e ninguém o denunciar entre as instâncias do futebol. Se nós sabiamos, outros sabiam...

    Quanto à solução, passa pelo "fim da mama" por parte dos interessados! Ou seja, os Clubes devem unir-se contra quem os está a prejudicar e reagir. Agendar uma reunião, com tomada de posição publica de todas as associações, agentes desportivos, clubes, etc. a repudiar e demarcarem-se desta gentinha, obrigando-os a agir em favor do futebol

    A solução passa pela união e achincalho publico. Não se pode ter medo de os atacar directamente

    ResponderEliminar
  15. Pois GB, isso funcionava se aqueles senhores do Norte tivessem escrupulos. Como nao tem admira-te se nao oferecerem fruta, viagens ao brasil entre outras coisas a membros das associacoes que estao contra para mudarem o sentido de voto.

    ResponderEliminar
  16. O tempo que demorou esta situação sem ninguém do Benfica tomar uma posição é surreal. Veremos agora se há tomates para avançar com um nome ou se se vai deixar tudo na mesma, isto é, o fantoche madail...

    ResponderEliminar
  17. João Couto20/3/11 23:47

    Os "senhores" do Norte não estão sozinhos. Há associações do Sul que votarem ao lado dos corruptos...

    Não sendo um entendido nestas coisas, parece-me que se passa o mesmo que com o Orçamento de Estado, em que o fulcral é a aprovação na generalidade, sendo depois aprovados os vários artigos na especialidade, e isso implica que têm de ser mesmo aprovados se bem que com negociação!

    Se estes artigos não forem aprovados os Estatutos não obedecem ao Regime Jurídico das Federações e isso é ir contra a Lei da República, o que de todo os corruptos não vão conseguir fazer, a não ser que caia o Governo e venha uma nova lei que isso permita, o que de todo não tem cabimento...

    O que parece é eles querem negociar o poder futuro mas esse poder terá de ser exercido com esses artigos aprovados!

    Não vejo como corrupto da associação Porto tenha sido o grande vencedor do dia pois os estatutos foram aprovados. Não é possível nos novos estatutos o procedimento eleitoral manter-se como está, é necessário aprovarem esses três artigos e eles vão tentar ganho em termos de representatividade mas sabem que isso não é possível pois vai contra uma Lei da República! O que podem é arranjar compromissos para conseguirem, ao aprovarem os artigos, eleger alguém para a presidência da FPF que lhes garanta os privilégios e o poder de sempre.

    Só o facto de os Estatutos terem sidos aprovados na generalidade é uma das maior derrotas dos corruptos desde que se instalaram no futebol e se fosse tão simples dar a volta à questão através deste esquema já há muito que eles o tinham feito. O que ficaram foi encostados à parede pois podiam ver a UEFA correr com os clubes aos quais servem...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking