O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 3 de março de 2011

Benfica 2 Sporting 0 E vão 18

. 11 comentários

 E vão 18 vitórias. 18 vitórias consecutivas, provavelmente uma das maiores séries consecutivas de vitórias de sempre do Benfica que tem um sabor ainda mais doce por ser contra um dos maiores rivais. Quanto ao Sporting vão 8 jogos, 8 jogos consecutivos sem ganhar, uma das mais negras séries de sempre para aqueles lados.
Com esta sequência de resultados, o Benfica tem sobre si todos os holofotes demonstrando que quem merece ser líder neste campeonato podre, não fossem as arbitragens com sabor a fruta, somos nos! O verdadeiro líder do futebol português veste de encarnado e o bom futebol e os resultados falam por si. Quanto mais tempo esta serie se prolongar mais pálida por comparação sera a imagem deixada pelos Outros. Mesmo que no fim o Benfica não seja campeão, se ganharmos os outros títulos em jogo esta será sempre a época do Glorioso e eventualmente ninguém se lembrara daqui a uns anos que o campeão foi uma outra equipa que só alcança alguns resultados recorrendo a jogadas sujas.

Uma vitoria que foi um premio para os 49000 nas bancadas que apoiaram a equipa durante todo o jogo e a empurraram para a frente!

Contrariamente ao que era esperado, não houve poupanças na equipa de hoje excluindo Aimar que foi preterido por Carlos Martins.
Na minha opinião, hoje assistiu-se a um Benfica a meio gás que decidiu não imprimir aquele ritmo diabólico que tão bom resultado tem dado nestes últimos jogos para se poupar para outros jogos. Apesar disso, na primeira parte assistiu-se a um domínio total do Benfica nos primeiros 20 minutos com as habituais combinações pelas alas de Coentrao (principalmente) e de Maxi com os jogadores mais ofensivos criando situações de aflição para a defesa leonina. Fica na retina um lance em que Cardozo chegou atrasado para um cabeceamento a cruzamento de Gaitan.
Contudo, contra a corrente do jogo o Sporting marcou na primeira vez que foi a baliza muito por culpa de uma péssima saída de Roberto. No entanto, os jogadores do Benfica reagiram a esta adversidade como fizeram a todas as adversidades que surgiram nos ultimo 18 jogos: cerrando os dentes, unindo-se e trabalhando em conjunto para dar a volta ao texto. Foram pra cima do Sporting e o empate, mais que justo, chegou nem quinze minutos depois do golo do Sporting através de um cabeceamento fulminante de Cardozo. Contudo, este lance surgiu de um canto originado por outro falhanço do paraguaio que voltou a marcar pessimamente um penalti deixando que Patrício adivinhasse o lado e defendesse. Já começa a ser altura de JJ atribuir o dever de marcação de penalties a outro jogador pois depois de tantas oportunidades dados a Cardozo de recuperar a confiança começa a ser altura de por os interesses da equipa em primeiro lugar.
No resto da primeira parte viu-se que a equipa tentou carregar para cima do Sporting e ainda deu para se assistir a algumas maldades como o túnel de Salvio a Evaldo mas no geral falharam-se muitos passes e não se conseguiram construir jogadas com principio, meio e fim.

A segunda parte comecou com um Sporting mais atrevido com um remate de Postiga por cima a mostrar que os lagartos estavam vivos e ali para discutir o resultado. Contudo, os verde e brancos estão num péssimo momento, os defesas sao trapalhoes e Rui Patricio nao ajuda nada quase dando um brinde a Cardozo que interceptou um pontape do guarda-redes que ia dando golo.
Por sua vez, o Benfica parecia estar também a pensar no próximo jogo e as substituicoes efectuadas ao longo da segunda parte acabaram por seguir essa linha: saida de Gaitan por Jara (que entrou bem no jogo, imprimindo velocidade) e de Carlos Martins por Aimar que nao teve tempo para fazer muita coisa pois saiu com queixas pouco depois tendo entrado Menezes para o seu lugar.
Apesar de o Sporting tentar discutir o resultado, o que se via era um Benfica que dominava territorialmente e a quem pertenceram as melhores oportunidades de golo, como um cabeceamento a barra de Cardozo, muito por culpa também da diferença de categoria das defesas com Luisao imperial a limpar tudo o que aparecia a frente e muito bem assistido por Sidnei.
Ficava a ideia de que apesar de nenhuma das equipas estar a imprimir um ritmo de jogo elevado também nenhuma queria ir para penalties e felizmente a felicidade do jogo, a "estrelinha" de campeão favoreceu quem mais tinha feito para vencer. Javi Garcia marcou golo já depois do minuto 90 num lance em que a defesa leonina nao fica isenta de culpas. Se se preocupassem em jogar a bola em vez de olharem para o fiscal de linha talvez as coisas fossem diferentes para eles.

No final, a vitoria premiou a melhor equipa em campo que podia ter saído do relvado com uma goleada e que foi o justo premio para todos!

Positivo: Crença dos jogadores que não desistiram ate ao fim. Javi Garcia que foi essencial nos momentos cruciais do jogo: o penalti foi feito sobre ele e marcou o golo da vitoria. Cardozo, apesar de ter falhado um penalti, esteve muito activo no jogo e só por azar não marcou mais um ou dois golos: os lagartos já devem ter pesadelos com ele. Luisao imperial na defesa - enquanto estiver a jogar assim acho que o Benfica ate podia jogar só com ele a frente de Roberto que o Benfica continuava sem sofrer golos. Coentrao esteve endiabrado e fez a cabeça em agua a João Pereira. Grande apoio da bancada.

Negativo: Roberto fica mal na fotografia no golo do Sporting. Amarelos estúpidos de Coentrao e Salvio por simulações completamente desnecessárias. Alguém lhes ensine que nesta altura do campeonato não podem arriscar cartões em lances destes especialmente a Coentrao que esta farto de levar cartões.

Uma nota final para Jorge Sousa: por muito que me custe admitir hoje teve uma arbitragem isenta e acabou por estar bem o que me surpreendeu sobremaneira... Vamos la ver como vai ser com o Xistrema este fim-de-semana.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

11 comentários

  1. Estes nossos jogadores são uns verdadeiros heróis, merecem todo o nosso incondicional apoio seja em que circunstancia for, e quando perdermos um jogo estes jogadores merecem ser aplaudidos de pé por todo o estádio, há já muitos anos que não via uma equipa deixar tudo no campo como esta nossa equipa deixa, jogo após jogo...!!! VIVA O SPORT LISBOA E BENFICA !!!

    ResponderEliminar
  2. Isenta !?!?

    A dualidade de criterios foi gritante, assinalava correctamente as faltas contra o Benfica, mas deixava passar as faltas que beneficiavam o Benfica. O palhaço foi sem duvida o melhor elemento do sporting. Neste fim de semana irá dar o seu contributo aos corruptos.

    O livre que dá origem ao golo do sporting é precedido de falta sobre o Gaitan aos pés do fiscal de linha.

    O Salvio salta sobre Rui Patricio e tropeça, é amarelado. Não me pareceu que se fez ao penalty.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo3/3/11 09:52

    roberto nao teve culpa: nos defendemos a zona nos livres e cantos. como sabes, ísso implica que os defesas que estao na area onde a bola vai parar devem atacar a bola. a bola nao foi para a zona do roberto! foi para a zona onde estavam javi e luisao... ficaram os dois nas covas. quando o roberto ve que eles nao atacam a bola tenta sair, tarde claro. se ficasse na baliza era golo na mesma.

    acrescento que desde as 16 vitorias isto é recorde... de sempre. antes eram hagan e eriksson com 16. jesus vai nas 18.

    salvio nao simulou, na 2ª repeticao ve-se que foi mesmo derrubado. coentrao sim, simulou.

    rui soares - ontem o sporting tb teve motivos de queixa: os amarelos a postiga e torisglieri sao treta. e o penalty sobre cardozo... cardozo foi agarrado mas tambem agarrou. temos que ser serios, ao contrario de outros...

    ResponderEliminar
  4. Eu só tenho uma coisa a dizer... onde estão os lagartos agora a dizer que o golo do Postiga foi em falta? Só para manterem a coerência... ninguém do Benfica diz que o do Luisão em 2005 foi falta e ninguém do Benfica diz que este é falta... já os lagartos têm uma opinião diferente para cada lance...

    Eu sabia que este sapo um dia ia ser engolido pelos lagartos, eu sabia!!!

    Viva o Benfica

    ResponderEliminar
  5. Foi um Benfica q.b. este ontem que se apresentou para jogar a meia final da Taça da Liga e, chegou!! Por isso é que parecia que o SCP estaria melhor ontem, do que na semana passada.

    Foi um Benfica q.b. onde todos os jogadores entraram algo desconcentrados/relaxados, uns mais que outros, foi notório na primeira meia hora de jogo, onde o maior destaque vai para Roberto no lance do golo, onde francamente esteve mal. Mas o lance que deu origem também surgiu de uma falta desnecessária, numa zona proibida. Portanto demonstra que os jogadores entraram algo desconcentrados, pois ainda lhes tinham ganho à uma semana, os adeptos estão mais preocupados com o jogo do fim-de-semana do que com estes (vide o Ricardo Araújo Pereira na gala), houve uma desvalorização do SCP por nossa parte e, os jogadores entraram com a cabeça "mais tarde ou mais cedo marcamos e assunto resolvido"...mas foi o contrário, dois momentos de desconcentração pura de dois jogadores, o primeiro que fez a falta em zona proibida e o segundo, o Roberto, que abordou mau o lance.

    Contudo é bom salientar que se estamos na meia final da Taça da Liga, porque o Roberto mesmo perto dos minutos finais fez uma excelente defesa, a negar aquele que seria 1-2,a remate de J. Valdez, a defesa não foi valorizada porque o benfica apanhou logo a bola e criou logo uma jogada de contra-ataque(vide video resumo no site do SLB: a partir do 3'35''). Portanto, esteve mau sim senhora, mas fez uma segunda parte com excelentes defesas(negando o golo a André p. ex.). Pois por essa lógica o Cardozo também deveria estar no NEGATIVO(falhou um penalti)!!

    Posto isto, acho importante não se comece a implicar com o Roberto, o próprio reconheceu o errou no relvado...por isso, apesar do erro, acho que também foi um dos elementos chaves na passagem à meia final!!

    ResponderEliminar
  6. Como disse no meu espaço, foi um derby de expectativa e ilusão, duas palavras parecidas, mas algo diferentes no seu conteúdo, expectativa, porque é um sentimento positivo de pensar que será desta? É hoje que vamos conseguir? e ilusão, porque acreditar que o Sporting poderia ganhar ao Benfica, não passa disso mesmo, uma ilusão, ou seja, o Benfica criou a expectativa, mas Javi matou a ilusão.

    ResponderEliminar
  7. Tb me pareceu uma boa arbitragem! Jogo esforçado do Benfica e grande espectaculo... Força slb rumo ao 33º...

    ResponderEliminar
  8. FCdaFruta3/3/11 13:35

    Foi razoável a arbitragem na minha opinião. Não vejo nenhum amarelo mal dado no Sporting. Vejo é 1 mal dado ao Salvio, porque não simulou penalty, tropeçou e caiu levantou-se logo e até penso que pediu canto. Já o Coentrão simulou e foi bem mostrado. E penso que faltou o 2º amarelo ao Torsiglieri, que o gajo não quis dar por caridade e por saber que ele já tinha 1. Fora isto não me recordo de mais nada... O lance que precedeu ao golo do sporting nao vi, não digo nada... Mas estes foi os que me pareceram óbvios...

    ResponderEliminar
  9. O principal objectivo para o jogo foi conseguido: A Vitória!
    Logicamente saí da Luz feliz com mais uma vitória e com a passagem pela terceira vez consecutiva á final da Taça da Liga, mas não vinha minimamente eufórico, antes pelo contrário, saí preocupado com o que tinha acabado de ver...

    Para muitos a vitória num derby conta sempre mais que tudo o que resto (a exibição por exemplo) e eu não gostei totalmente do que vi. Apesar do Benfica ter sido superior na esmagadora maioria do tempo de jogo, vi a equipa muito presa de movimentos e a reagir mal á pressão alta exercida pelo Sporting. É claro que eles não sabem pressionar alto e por aí o Benfica acabava sempre por resolver as coisas com um chutão, que invariavelmente ganhavamos porque havia muito espaço entre a primeira e a segunda linha dos lagartos. Fisicamente faltou-nos pujança para sair a jogar com a bola no pé nesse tipo de situações, o que era notório pela pouca movimentação dos jogadores para criarem linhas de passe...

    Outra coisa que não gostei foi a forma como alguns jogadores encararam o jogo. Como eu tinha pedido antes do jogo, faltou “humildade” a alguns jogadores do Benfica, que demasiadas vezes optaram pelos “bonitos” em deterimento de um futebol prático. Com o resultado em 1-1 o Gaitan a título de exemplo protagonizou três ou quatro lances seguidos com calcanhares e toques de primeira que ditaram perdas de bola e contra-ataques dos lagartos quando esses mesmos lances deveriam ter sido de perigo para a baliza do Patrício.

    Não quero entrar no agoiro, mas se a equipa tiver em Braga a mesma atitude que teve contra os lagartos, certamente não vamos ganhar o jogo. Temos que voltar a ser uma equipa organizada e HUMILDE para continuarmos a senda de vitórias...

    Para finalizar, apenas uma palavra ao JJ. Começa seriamente a pensar em gerir o plantel, porque fisicamente temos VÁRIOS jogadores muito perto de darem o estoiro se não começarem a ser poupados...

    Carrega Benfica!

    ResponderEliminar
  10. Anónimo3/3/11 15:48

    Vermelhusco....
    Fica-te mal, dares como negativa a exibição de Roberto, quando este, ao longo do jogo, mostou bastante segurança e salva um golo quase feito a Matias Fernandez minutos antes do 2º golo do nosso glorioso.

    Abraço
    N. Quaresma

    ResponderEliminar
  11. Quaresma,

    Eu disse que Roberto ficou mal no lance do golo com o Sporting e isso foi verdade. Nao disse que esteve mal no resto do jogo.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking