O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Geração Zandinga

. 7 comentários
Comecemos por um tema que me é muito querido: A formação do SLBenfica! Há largos tempos que eu tenho vindo a afirmar que, mais que a formação de jogadores, era preciso o SLBenfica formar treinadores que, com "cultura de Benfica" possam impedir as movimentações corruptas, sendo imunes a elas, ao mesmo tempo que apoiamos os clubes com menos recursos a ter bons profissionais e formamos treinadores que no futuro possam ser alternativa para serem contratados.

Rui Vitória e o excelente trabalho feito à frente do modesto Paços de Ferreira é um claríssimo exemplo disso. Com muita pena minha, Mozer não teve o apoio que deveria ter tido quando saiu com Mourinho, mas ainda assim podemos considera-lo um treinador isento e com "cultura Benfica" no seu passado - cultura Benfica é isenção, honestidade, exigência e vontade de vencer.

Com Rui Vitória, que mostra claramente poder continuar uma caminhada de crescimento que pode até fazê-lo daqui a uns anos regressar à Luz, foram David Simão e Nelson Oliveira. Dois jovens, que há muito jogam juntos. Arriscaram neles na primeira divisão, aos 19 anos são hoje titulares indiscutíveis da equipa e um factor quase fundamental na manobra ofensiva da equipa-revelação da temporada, com todo o mérito.

Há muito que reclamo que estes dois jovens merecem, juntamente com Miguel Rosa, lutar por duas vagas no plantel para a próxima temporada, sendo que o Miguel poderá ainda merecer mais uma temporada emprestado, mas na primeira divisão. Em 2012/13 Miguel Rosa e Yartey, poderão juntar-se a Nelson Oliveira, Roderick e David Simão no plantel senior do SLBenfica.

Como Rui Vitória, é preciso depois que haja coragem e não sejam jogadores "apenas bons" a tirar o lugar e as oportunidades de "mostrar serviço" a jovens da nossa formação. Eles têm qualidade, eles podem e devem ser opção válida e devem treinar com os melhores e ao mais alto nível.

*****************
Outro tema igualmente que mostrou que vale a pena os benfiquistas imporem-se é quando "apertamos" a imprensa e somos nós a ditar as regras. Já repararam bem na diferença de tratamento e nas perguntas menos abusivas da imprensa, depois de termos imposto uma medida há muito defendida por mim para os "por no lugar" como a exclusividade de alguns conteúdos (como conferências de imprensa) para a BenficaTV?

Lembram-se das polémicas das conferências de imprensa de lançamento dos jogos serem exclusivas para a BenficaTV? Pois é, agora andam uns anjinhos... para poderem estar na sala!!! Há mais de um ano que defendi nisso no "Dossier SLBenfica by GB", no tópico da Comunicação.

*****************
Um vice-presidente que me tem surpreendido pela positiva, pela agressividade face aos valores podres dos futebol, é Rui Gomes da Silva, que voltou mais uma vez a insurgir-se contra as "jogadas de bastidores" do futebol português corrupto, a propósito da contratação de Leonardo Jardim (que ainda vai defrontar o Benfica pelo Beira-Mar) para o SCBraga... pelo FCPorto.

É isso mesmo, é preciso ter a coragem de denunciar, de fazer chegar a mensagem aqueles que são os "consumidores" deste futebol podre.

*****************
Por fim, o meu amigo Vermelhusco há dias falava numa potencial viabilização dos novos estatutos da FPF, alegadamente por a AFPorto juntamente com Braga e Leiria aceitarem avançar com os novos estatutos se a FIFA e a UEFA assumissem a responsabilidade legal sobre esta acção.

Tal como eu previa, e logo escrevi num comentário ao Vermelhusco, a UEFA e a FIFA estão-se nas tintas para Portugal, para o futebol português e jamais iriam assumir qualquer responsabilização neste processo, quando os "lordes" que futebol não querem ser honestos.

A resposta não se fez esperar e a UEFA e a FIFA demarcaram-se mais uma vez de assumirem qualquer posição neste processo, reiterando apenas que nada há de ilegal no novo regime jurídico.

A ameaça é cada vez mais real e se o Governo tiver coragem de endurecer as medidas, quando o FCPorto perceber que a conquista deste título mentiroso e corrupto tiver o mesmo resultado que ficar em 10º lugar (sem Liga dos Campeões e respectivo dinheiro), rapidamente chegará a ordem ao Lourenço Pinto para que viabilize o processo e procurarem novas formas de corromper o futebol nacional, caso contrário, não só vão vender os aneis, como os dedos, as mãos, os braços... tudo.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

7 comentários

  1. O RGS tem estado impecavel, falando de tudo o que a gente sabe mas todos têm medo... muito bem...à campeão.

    ResponderEliminar
  2. parabens pelos 4 temas aqui abordados. so uma alternativa no 4°: penso que o crac antes de vender toda a joalharia reservarà um A320 à destinaçao do brasil com as bagagens cheias de petroleo...de porto; e que os que continuem no fêcêpê se safam deste mar de merda que eles deixarão, penso eu de que! viva o benfica!

    ResponderEliminar
  3. O tempo livre tem sido muito pouco para uma participação mais activa, mas não quero deixar de mostrar a minha concordância com este post e muitos outros que tens escrito nos últimos tempos.

    Como o disse no início da minha participação, e reitero apesar de algumas divergências que fomos tendo, continua a escrever, porque tu é que fazes com que este blogue seja diferente.

    Para muito melhor na minha opinião.

    ResponderEliminar
  4. Para mim a Direccao do Benfica vai ter que considerar muito seriamente o Rui Vitoria como sucessor de JJ quando este eventualmente sair do Benfica...

    A FIFA e a UEFA fizeram muito bem o que tinham a fazer e sacudiram a agua do capote: nao estao para aturar corruptos.
    O desespero deles nesta rabula toda mostra que foram apanhados com as calcas nas maos nessa situacao e tendo em conta a minoria que sao (e que vai-se tornar irrelevante apos a aprovacao dos estatutos) e de nao terem uma candidatura forte para a Presidencia da FPF deixa-os numa situacao delicada...

    ResponderEliminar
  5. Já agora, ainda sobre o tema da formação, não tenho tempo agora de ir investigar mas, talvez fosse relevante mencionar as novas regras de formação de planteis para os proximos anos.

    Isto quanto à obrigatoriedade de existirem no plantel um certo numero de jogadores nacionais e tambem um outro numero de jogadores vindos da formação.

    Nao sei quantos sao os que têm de vir da formação mas, parece-me obvio que a renovação de MOreira o ano passado enquadrou-se neste âmbito, uma vez que deve estar a ser muito bem pago para ser é o terceiro guarda-redes do plantel.

    Mas neste momento, é Moreira e Roderick, talvez faltem lá mais alguns para cumprir os requisitos minimos para a proxima epoca, nomeadamente de participacao nas competicoes europeias. É nesse âmbito que me parece que o regresso de David Simao e Nelson Oliveira à Luz aconteça mais cedo do que o previsto, provavelmente já no proximo ano.

    ResponderEliminar
  6. JediVermelho27/2/11 21:11

    ... Bem que se tenta alertar para a descaracterização do plantel do SLB. Mas... inglório! Prefere-se sp um estrangeiro!

    ResponderEliminar
  7. A minha perspectiva é exactamente a do RedMoon.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking