O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Desmistificar os Flops nacionais

. 20 comentários
Uma estupidez! Aproveitando a deixa lançada pelo Bostinha, dei-me ao trabalho de olhar para o dinheiro desbaratado pelos três grandes nos últimos três anos. Reparem bem:

Porto (19): Stepanov, Benitez, Farias, Lino, Rodriguez, Bollatti, Tomas Costa, Madrid, Pele, Beto, Maicon, Addy, Miguel Lopes, Valeri, Prediger, Kieszek, Sereno, Souza e Walter.

Sporting (24): Ricardo Baptista, Ronny, Pedro Silva, Caneira, Grimi, Romagnoli, Rabiu, Derlei, Tiui, Mexer, Matias Fernandez, Angulo, Caicedo, Pongolle, Hildebrand, Zapater, Nuno Andre Coelho, Tales, Valdes, Torsiglieri, Cristiano e ainda o desaproveitamento anormal de jogadores de qualidade como Izmailov, Vukcevic e Stojkovic.

Benfica (15): Moretto, Jorge Ribeiro, Balboa, Fillipe Bastos, Binya, Urreta, Makukula, Patric, Shaffer, Sepsi, Luis Filipe, Peixoto, Filipe Menezes, Weldon, Eder Luis.

Dispenso fazer grandes contas sobre estas três realidades, mas estranhamente ou talvez não chegamos à conclusão que em número, o Sporting obviamente que domina o campeonato da estupidez e da asneira. Até aqui nada de novo. A parte que digo que é estranha ou talvez não é que o Porto comete bem mais erros do que o Benfica nas contratações.

Podemos até dizer que o Makukula, o Balboa e o Eder Luis custaram quase tanto como todos os erros dos adversários, mas isso só era verdade se nos esquecessemos que o Farias e o Stepanov custaram mais do que qualquer um destes, já para não falar nos 7 milhões pelo Rodriguez.

Como sabem, acho que a nossa política desportiva no Benfica não é correcta, ainda que seja forçado a concordar com aquele tópico do GB que via um lado interessante na preparação da próxima época com as entradas de Nolito e Taiwo para a ala esquerda, a passagem de Gaitan para o meio, etc.

Mas este tópico não pretende fazer a redenção da direcção porque como dizem quase todos os meus companheiros do blog, quase todos estes jogadores - aos que posso juntar o recém chegado Fernandez - eram à vista apostas de elevado risco de falharem, o que não acontece com jogadores como Gaitan ou Saviola, por exemplo.

O que se pretende com este tópico é que as políticas desportivas passem a minimizar os riscos, porque a crise económica está aí e é uma realidade, as regras da UEFA vão ser cada vez mais apertadas e muito bem e a situação financeira do Benfica está muito complicada, ao contrário do que os administradores apregoam.

E quanto a nós e à próxima temporada, com os acordos já feitos acho que podemos ter ilusão de que os erros deste ano poderão não ser repetidos, por exemplo parece que a saída do Coentrão já foi acautelada e a do David Luiz já tinha sido (Sidnei). Acho que poderemos também ter a ilusão de que não iremos gastar novamente de forma estupida milhões mal gastos.

E não se deixem deprimir com um tal de Iturbe, o novo Messi (ahahaha) que vai chegar para o Porto. Sobre este novo Messi só vos lembro duas coisas: Um novo Ronaldinho que era o Anderson e foi o que se viu, zero futebol foi apenas um negócio que encheu o cú a muitos comissionistas. E também uma frase que acho que foi do Vermelhusco quando foi a contratação do Fernandez: Nenhum jogador realmente bom, vem da Argentina por menos de 5 ou 7 milhões.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

20 comentários

  1. Benfiquista até morrer9/2/11 10:45

    O Benfica já tem para o ano que vem o Jardel, Daniel Wass, Carole, Rodrigo Mora, Nolito e Nuno Coelho mas tu juntaste aí o Taiwo. Esse também já está?

    Deixa lá ver o plantel:
    Baliza - Moreira, Roberto e Julio
    Defesa direito - Wass e Maxi
    Centrais - Luisão, Sidnei, Roderick e Jardel
    Defesa esquerdo - Taiwo e Carole
    Medio defensivo - Airton e Javi Garcia
    Box to Box - Martins, Amorim e Nuno Coelho
    Médio Esquerdo - Nolito e Fernandez
    Médio Direito - ?
    Avançado - Saviola, Mora e Jara
    Ponta de Lança - Cardozo, Kardec e Rodrigo

    São estes?

    ResponderEliminar
  2. muito bom este artigo. sim, está-se sempre a bater na tecla de que o benfica é o clube gastador e que o fókulporto é o exemplo da gestão perfeita, com contratações sempre acertadas. já assim foi verdade, mas há já alguns anos que assim não é. mas o que interessa para termos uma verdade é repetir uma falácia incessantemente. tantas vezes que esta tornar-se-á verdade
    cumps
    NunoB.
    Mar vermelho
    http://redlighteagle.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Anónimo9/2/11 10:54

    Chamem uma ambulancia a casa do SouBenfica... o homem bateu com a cabeça e desatou, imagine-se, a elogiar a direcção ou, mais grave, a compreender algumas situações!

    dasssssss..... um caso clínico!

    ResponderEliminar
  4. Alcibíades9/2/11 11:05

    Grande flop nos saiu o Weldon na época passada. O tipo de jogador que não serviu para nada... ;)

    ResponderEliminar
  5. meu caro Sou Benfica: nãp percebo mt bem os criterios utilizados para a caracterização de flop.
    slb:
    1- Weldon- depois da sua importancia o ano passado e o preço da sua aquisição, FLOP?
    2- O urreta e Fmenezes permanecem numa especie de limbo, precisando de ser mais utilizados e de mt competição para se afirmar de forma peremtória que foram opções erradas.
    3- O Eder Luis tem mercado suficiente, pelo que leio, para rentabilizar a operação. Talvez inadaptação ao treinador seja mais o caso.

    Quanto ao sporting, Valdes é flop? Não me importa muito com a sua denominação mas não me parece!
    saudações benfiquistas

    ResponderEliminar
  6. Desculpem-me mas esqueci-me do C Peixoto! Tem sido um jogador util, qq que seja a apreciação que se faça do futebolista, logo não me parece FLOP tb...

    ResponderEliminar
  7. Anónimo9/2/11 12:06

    ehehehe... já houve justificações para o Benfica ter o Weldon, Peixoto, Menezes, Urreta e até Eder Luis... não tarda chegamos à conclusão que afinal o Benfica não erra... os jogadores é que não se adaptam ao treinador e à agua da relva. LOL

    ehehehhe... nos flops concordo com quase tudo o que o SouBenfica referiu. So faltou mesmo o Adu

    ResponderEliminar
  8. Anónimo9/2/11 12:28

    Olha se calhar por 1 milhao de euros , veio da terra dos penta campeoes mundiais e agora foi vendido ao Chelsea por muitos milhoes ... Ai nao disses te tu e outros que por 1 milhao so vem bosta do Brasil para Portugal ou nao ? Manuel Costa

    ResponderEliminar
  9. Caro soubenfica, isso é um facto, no meio das compras, existem sempre alguns flops, é assim em todo o lado, porque mesmo que por vezes essas aquisições tenham um papel importante nas suas equipas, a mudança por vezes prejudica-os e acabam por não vencer, porque o investimento no geral das nossas equipas, Benfica incluido, é canalizado para jovens que começam a despontar, mas que ainda não são certezas, porque para esses não há dinheiro e alguns vingam outros não, julgo que isso é normal em todo o lado.
    É um pouco como a formação, tu vais buscar dezenas de miúdos por época, que demonstram muita qualidade, mas que por um motivo ou outro, acabam muitas vezes por nem aos juvenis chegarem.
    No entanto, julgo que se deve destacar os muito bons negócios, um exemplo claro, é o de Javi Garcia, cuja direcção foi fortemente criticada por dar um balúrdio (7 milhões) por um proscrito do Real, mas a verdade é que hoje vale pelo menos o dobro e o investimento tem de ir por aí. Se calhar, alguns de nós que criticamos o valor pago por Gaitan, outro exemplo, já começamos a dar o braço a torcer, porque por vezes é preciso dar tempo e ser paciente.
    No entanto, concordo e julgo que há que ser um pouco mais ponderado no investimento em atletas, suprindo apenas as necessidades, exceptuando, quando se deteta um possível talento, pois é um meio de depois poder canalizar outro montante para jogadores de maior potencial.

    ResponderEliminar
  10. João Couto9/2/11 12:59

    Flops são jogadores tipo Balboa que se paga muito por eles e ninguém os quer!

    Outros há que não se impõem mas valem o que se pagou por eles, pois acabam por ser vendidos com lucro. Exemplos: Filipe Meneses - O Benfica Stars Fund já pagou ao Benfica por 30% do passe, 1,5 milhões euros; Shaffer - por 40% pagou 1,4 milhões; Urreta, 20% passe por 1,2 milhões.

    Não referes Haliche, pois pelos critérios que apresentas (jogador que não se impôs) foi um flop, no entanto, deu dinheiro a ganhar ao Benfica e ao Benfica Stars Fund. Eder Luís vale, no mínimo o que o Benfica pagou por ele e é um jogador a quem o Benfica não paga o ordenado ao contrário de que acontece com os flops!

    Peixoto um flop? Só se for para rir!!! Esteve nas duas vitórias sobre os corruptos, na luz em Dezembro/2009, e nesta última. JJ vê nele grande utilidade e vamos nós considerá-lo flop???

    Weldon foi um jogador contratado com intenções óbvias e deu uma óptima resposta quando foi necessário. Só seria um flop se tivesse vindo para ser um titular e marcar 20 golos por época!

    E Valdés não é nenhum flop, se pensarmos que veio no pacote Miguel Veloso e, este sim, tem sido um grande flop no clube que o contratou, concluímos que até foi um bom negócio...

    ResponderEliminar
  11. Anónimo9/2/11 13:42

    o Moretto já lá vão 5 anos... o Adu e o Binya tb já foi há mais de 3 anos...o Felipe Bastos e o Urreta não me parece que seja lógico incluir... e o Weldon...
    Quanto a valores os porcos têm na tua lista alguns que não ficaram por um preço muito diferente do Makukula e do Balboa... e todos sabemos do preço do cena má...

    Ricardo Nascimento

    ResponderEliminar
  12. Fábio Nunes9/2/11 13:47

    Parece-me uma analise bastante tendenciosa, castigando o Sporting mais do que os outros.

    Não acho muito correcto a inclusão de juniores nos flops deles, esquecendo os nossos. O Yu Dabao foi tão flop como o Ibrahim Rabiu. O Tales está emprestado, como o estava o Keirisson. Só aqui estão dois a menos no Benfica, ou dois a mais no Sporting. É igual, pouca importância. Depois, catalogar tanto o Romagnoli como o Valdés como flops é um claro exagero. Sem falar do Cristiano que ainda nem jogou e já é flop. Nós, temos um Elvis que nem chegará a jogar...


    Não percebo bem os critérios (últimos três anos... mas contratados nos últimos três anos, ou que tenham feito parte do plantel?). Porque razão o Julio César não é tão flop como Beto, Kieszek ou Ricardo Baptista? Se é pelo critério dinheiro, devia estar lá. Se é pelo critério desportivo, é-o tanto como o Beto. Sem falar do Butt que veio a "custo zero" como o Beto, para uma utilidade idêntica.

    Ou as ausências do David Suazo, jogador com rendimento anedótico e que cujo empréstimo custou bem caro.

    Ou o Fábio Faria que está numa situação idêntica é do Addy e do Miguel Lopes, e até foi muito mais caro.

    O óbvio Fredy Adu.

    O próprio Alan Kardec, que marca bem menos do que um Ernesto Farias.


    Redefinindo correctamente, ou aplicando a sério os critérios não me parece que seja um mito o dinheiro desbaratado no Benfica.


    Olhando para a lista dos outros dois, onde estão bons jogadores que apenas são suplentes, e olhando para os que estão nas mesmas condições no Benfica (sem jogadores já citados):
    Airton, é tão flop como Souza.
    Franco Jara, continua a ser tão flop como Jaime Valdés.
    Fernandez, é tão flop como o Cristiano.
    Alan Kardec, é tão flop como o Farias.

    E só estes porque não sei se um José Coelho pode entrar nestas contas (barato também não foi)...


    Se um dos rivais tentar fazer o mesmo, chegam a números totalmente diferentes. Por isso, uma analise um pouco menos tendenciosa (cf: a inclusão de certos jogadores nos rivais e a não inclusão dos nossos nas mesmas condições) era bem-vinda.

    ResponderEliminar
  13. FCdaFruta9/2/11 14:36

    O Urreta não percebo porque o andou a emprestar em vez de o ter incluido no plantel esta temporada... Aquela exibição frente ao foculporto no fim da temporada passada deixou boas indicações...

    Os antis gozavam do Balboa, vejam agora o Walter...Foram 6M por 75% do passe...

    ResponderEliminar
  14. João Couto9/2/11 15:08

    Só para que saibam, um tal de Tomás Costa custou ao clube que o comprou cerca de 8 milhões de Euros, se não se acreditam falem com os portistas mais esclarecidos e menos alienados. Eu li essa discussão e incredulidade no blogue Reflexão Portista. É que 4 milhões foram pagos depois, o ano passado, conforme o relatório e contas, no entanto, quando veio, veio por 4 milhões. O corrupto é assim que funciona...

    Considerar Airton ou Kardec, flops, é de rir! A qualidade está lá e o valor pago pelo Benfica Stars Fund, foi de 3 milhões por cada um, por 40 e 50% do passe. Entraram nos cofres do Benfica 6 milhões!!! Muito menos do que gastou com os dois jogadores. Já sei que este tipo de fundos também se sujeitam a ter flops, mas não ver que Airton é um grande jogador e de apenas (salvo erro) 20 anos, é que uma cegueira absurda!

    ResponderEliminar
  15. portista9/2/11 15:14

    sou portista mas nao apaguem o comentario da para termos uma saudavel discussao... essa lista... LOL por onde começar... Sereno flop? veio a custo zero, e agora tem jogado bem, Maicon é titular (é flop por uns erros? entao o David luiz e o Luisao sao flops?), beto foi contratado para segundo redes (flop? lol). SOuza e Walter flops? daqui a uns anos falamos. E agora, o maior mito dos flops, o jogador das tres listas mais injustiçado.
    o grande ERNESTO FARIAS marcou a volta da meia centena de golos no Porto, com o melhor racio golos/tempo jogado...
    flops mesmo e o prediger, o balboa e o pongolle......

    ResponderEliminar
  16. Nao concordo nadinha com alguns dos nomes que consideras flops para qualquer um dos 3 grandes.
    Por exemplo, o Farias nunca pode ser considerado flop. Quem dera ao Benfica conseguir um PdL suplente que marcasse mais de 50 golos no mesmo periodo de tempo que ele. O Sereno e o Souza também não acho que ainda possam ser considerados flops. E o Addy é apost para o futuro.

    Quanto ao Benfica gostava de compreender porque raio é que o Weldon é considerado flop. 140 mil euros de custo, 5 golos marcados em meia-dúzia de jogos e garantiu pontos cruciais para a vitória final no campeonato. Flop??
    O Urreta flop??? Não, está a rodar e ganhar experiência. Se o consideras flop então qualquer jovem que o Benfica vá buscar é flop porque não se impõe no primeiro ano.

    Quanto ao Sporting não considero Romagnoli um flop, apesar de também não ter sido um super sucesso. E já estares a incluir o Cristiano acabado de contratar como flop... Enfim!

    Mas percebi o ponto do teu post. Em termos de comparação com as políticas de contratação de Porto e Sporting, a do Benfica não está tão mal como se pinta apesar de poder haver melhor aproveitamento.

    ResponderEliminar
  17. N me parece correcta a análise. Fellipe Bastos n teve as chances merecidas (está em bom plano no Vasco da Gama),o mesmo passando-se com Eder Luis e Urreta! Weldon ajudou-nos e muito! E o Walter do CRAC tem marcado uns golitos. O problema é dispendio nestes jogadores. É o facto de termos jovens da cantera que podiam ter vindo pra os seus lugares e com muito menos gasto. Mas sou eu, que sou embirrante!

    ResponderEliminar
  18. Considerar flops jogadores que jogam com alguma frequência não faz muito sentido.

    Flop é um jogador caro que não rende/joga. Um Rodriguez é um flop, um Balboa é um flop. Adu é um flop pela expectativa q gerou. Agora Weldon que custou 50 mil cts e deu-nos importantíssimos pontos um flop???

    Não faz qqr sentido.

    ResponderEliminar
  19. Pela tua lógica do que são flops...
    Manduca, Beto, Laurent Robert, Carlitos, Miguelito, José Fonte, Kaz Patafta, Paulo Jorge, Manu, Derlei, Diego Souza (que nunca chegou a jogar, mas que vai pelo teu raciocínio), Kikin Fonseca, Zoro (não sei porque não o consideras, quando foi sem dúvida o maior flop juntamente com Balboa), Miguelito, Edcarlos, Andrés Diaz, Bergessio, Yu Dabao, Suazo, Keirisson, Delibasic e Everson.... E isto apenas nos últimos 5 anos!!! Desde o tempo em que fomos buscar o Moretto!!!

    Para mim nem todos são flops, mas pela tua lógica e vendo bem como os classificas até me devem estar a faltar mais!!!

    ResponderEliminar
  20. caro soubenfica peço lhe desculpa mas nao posso concordar consigo pelas mais variadas razoes.
    Na minha maneira de ver considero um flop um jogador no qual se tenha gasto uma enorme quantoa de dinheiro,no qual se deposite enormes expectativas e que tenha tido varias oportunidades e nao tenha aproveitado.
    Nao vou entrar em discussao detalhada porque todos temos direito a nossa opiniao mas creio que pelas mais diversas razoes nao posso considerar flops os seguintes jogadores:

    porto- farias,rodriguez,beto,maicon,addy,miguel lopes,souza e walter.

    sporting-matias,zapater,nuno coelho,tales,cristiano.

    benfica-filipe bastos,urreta,weldon,peixoto,menezes.

    claro que sao opinioes susceptiveis de discussao mas e a minha opiniao.
    alguns deles ate se poderam tornar mesmo flops mas de momentos nao me parece.

    saudaçoes

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking