O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 2 de janeiro de 2011

Benfica 2 Maritimo 0 Ano novo Habitos velhos

. 1 comentário
Apos um periodo de hibernacao de 14 dias, o futebol portugues comecou a despertar preguicosamente com a 3a competicao mais importante do nosso calendario: a Taca da Liga. No caso do Benfica, o regresso a actividade foi feito contra o Maritimo, que no campeonato nacional esta numa posicao abaixo das expectativas devido aos roubos escandalosos de que tem sido alvo (ainda mais escandalosos dos que o que afectam o Benfica).

Para este jogo Jorge Jesus decidiu dar minutos a varios jogadores do plantel que ainda tiveram poucas oportunidades de jogar nesta epoca e que mostraram que o Benfica tem algo que noutras epocas fez muita falta: uma segunda linha consistente que da confianca para serem alternativa em jogos de maior intensidade permitindo uma maior rotatividade do plantel. Obviamente, que nao espero que a equipa que entrou hoje em campo conseguisse vencer contra um Porto ou na Liga Europa mas individualmente qualquer um destes jogadores pode substituir pontualmente um dos habituais titulares.

O Benfica iniciou o jogo com uma defesa alternativa em que so David Luiz e Maxi Pereira, dos habituais titulares, jogaram. Moreira, Sidnei, Fabio Faria e Airton fizeram a vez de Roberto, Luisao, Coentrao e Javi Garcia tendo alguns deixado boas indicacoes. Gostei particularmente de Airton e Moreira que apesar de jogar pouco mostra sempre grande qualidade. Sidnei tambem esteve mais concentrado que noutros jogos. Quanto a Fabio Faria acho uma pena que nao se aposte mais neste jovem jogador na sua posicao de origem no centro da defesa.
Kardec foi uma nulidade e nota-se que a má exibição com Hapoel Telavive abalou-o bastante. É necessário resguardar este jovem e não o queimar por um ou dois jogos mal conseguidos pois potencial não lhe falta.

Na primeira parte, apesar de nao ter entrado bem o Benfica arrancou para uma exibicao solida a partir do golo de Salvio que entrou no ano novo como saiu do velho: com uma grande exibicao coroada com um golo genial. A continuar assim, a Direccao do Benfica tem que comecar a pensar em poupar uns milhoes de euros para bater a clausula de rescisao deste jovem jogador.
Gaitan tambem fez um grande exibicao bem como Carlos Martins, sendo que estes dois jogadores participaram na construcao dos dois golos do Benfica.
Saviola foi o rato do costume no lance do segundo golo e voltou a marcar contribuindo para a vitoria e ajudando a entrar no novo ano com a confianca em alta.

Na segunda parte, o Benfica diminuiu a intensidade do jogo devido ao abaixamento de ritmo de Carlos Martins, Gaitan e Saviola embora o resultado estivesse sempre controlado e a equipa procurou o 3o golo embora nao o tenha alcancado. Ruben Amorim e Jara entraram bem no jogo e envolveram-se bem na manobra ofensiva da equipa, enquanto Salvio continuou a dar show.

Esta paragem parece-me que pode ter sido benefica para o Benfica pois deu a oportunidade a equipa tecnica de equilibrar os indices fisicos dos jogadores bem como dar ritmo a jogadores menos utilizados.
Tambem me parece que os jogadores mostram motivacao para se lancarem numa perseguicao ao Porto na Liga e retomarem os habitos de vitoria da epoca passada. Resta ver se os Corruptos vao continuar a ser carregados ao colo pelas arbitragens, porque se assim nao for o Benfica facilmente os apanhara, isto se mantiver todos os jogadores neste defeso de Janeiro.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

1 comentários

  1. Anónimo, por favor identifique-se nos seus comentários com um nick.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking