O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Pior que Palermo, é o anti-benfiquismo no seu melhor

. 33 comentários

Sendo este um espaço de opinião, e não considerando a minha minimamente infalível, aqui estou para confessar por exemplo que há 10 anos atrás, fiz parte dos que atribuíram a Vale e Azevedo o seu voto em detrimento de Vilarinho. Felizmente que me enganei, e que os Benfiquistas não deixaram que o meu voto valesse uma eleição.

Votei em Vale e Azevedo porque não sabia ainda que andava a roubar o clube, votei nele porque sentia que ao fim de muitos anos o Benfica tinha finalmente à frente dos seus destinos um líder natural, alguém com voz, presença e autoridade, capaz de desenvolver à sua volta uma estrutura em que a mensagem fosse clara desde o topo até ao nível mais baixo da pirâmide. Acho que isso é algo que falta ao Benfica há muito tempo: uma liderança bem definida, natural, 'as vezes o sentir-se apenas que ninguem manda mais que o Presidente.

Não quero com isto dizer que pelo Benfica que a minha idade permitiu conhecer, não tenham passado grandes presidentes e grandes Benfiquistas, que muito deram da sua vida pessoal e até patrimonial para servir o Benfica. Lembro-me por exemplo de Jorge de Brito, um homem com H muito grande a quem muito o Benfica deve, mas que não foi, como todos os outros do meu tempo não foram, grandes lideres. Falo de João Santos, de Manuel Damásio, de Jorge de Brito, de Vilarinho...e agora...de Luís Felipe Vieira, a quem, apesar do extraordinário trabalho que na minha opinião tem feito em muitas áreas do clube, não reconheço o perfil de um presidente autoritário, um homem com o dom da palavra, manhoso quando tem de ser, atroz e letal, com a capacidade de através do discurso e das acções aglutinar multidões e vontades, e estabelecer uma linha clara, independente, sem contradições e com poucos erros, que dê ao Benfica uma posição de força.

Infelizmente, apesar de todas as coisas boas que lhe reconheço, para desgosto meu, o que passa é uma imagem de fragilidade, se não sempre, pelo menos muitas vezes. O que, repito, não é um problema só dele, este tem sido o problema dos últimos presidentes do Benfica, à excepção de Vale e Azevedo, que tinha outros problemas, seguramente bem mais graves.

Agora, aquilo que serei sempre, apesar dos seus defeitos, é um Pró-Vieira enquanto este for o meu presidente. Serei um Pró-Vieira capaz de lhe apontar tanto aquilo que de mau faz como aquilo que de muitíssimo bom tem feito. Serei sempre um Pró-Vieira porque felizmente a minha memória não é curta.

E finalmente, serei sempre um Pró-Vieira enquanto continuar a ler neste e noutros espaços, acusações de cariz criminal, que envolvem insinuações de ligações do presidente a negócios em Angola, ligações à construção civil de Madrid, negócios escuros com desvios de fundos que acabam no bolso de alguns como foi sugerido no negocio Roberto... Estas acusações escritas por benfiquistas, se escritas em jornais desportivos, os tais jornais desportivos que recomendam(os) que não se leiam porque os blogs é que defendem o Benfica, essas acusações, se assinadas, escritas e não provadas, davam direito a cadeia ou trabalho comunitário.

Pode ser que, no fim, até tenham razão, e que um dia eu tenha de me desenganar outra vez como o fiz um dia em relação a Vale e Azevedo. Mas então, se 'e para me desenganar desenganem-me ja, nao me deixem esperar. Se sabem, que o provem, isso é que é de homem. Porque isto de vir para aqui escrever anonimamente e levantar acusações tão graves como as que tenho lido contra o representante máximo do nosso clube, o "Eu 'e que sei", e o "Eu sei que tu sabes que eu sei", e deixar tudo no ar e sem nada provar, é reles, é pior que Palermo, é o anti-benfiquismo no seu melhor.

E enquanto não o fizerem, meus amigos, enquanto continuarem a dizer que sabem porque ouviram dizer, a insinuar, levantar suspeitas e a nada provarem armados em jornalistas do 24 Horas, vou manter a imagem de LFV que sempre tive: a imagem de uma pessoa séria, com virtudes e com defeitos, a quem, apesar das coisas boas e más que tem feito, tem servido o Benfica da melhor forma que sabe, legitimado por votações de 90.47% +95.6% +91.74% dos Benfiquistas.

Vou repetir: legitimado por votações de 90.47% +95.6% +91.74% dos Benfiquistas, para aqueles que, sendo a excepção, querem dar deste grandioso clube a imagem de uma nação dividida.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

33 comentários

  1. Caro Redmoon,
    O problema é exactamente a forma como vê as presidências do Benfica. Eu não sou Pró-Vieira, nem Anti-Vieira, nem Pró ou Anti seja quem for, porque eu sou é do BENFICA. Para mim o que interessa é o MEU CLUBE e não quem o dirige neste ou naquele momento. Infelizmente nos últimos quase vinte anos não tivémos um único bom Presidente.

    Quanto ao actual Presidente, caro Redmoon...vamos num chorrilho de mentiras e fugas para a frente. O mito da gestão financeira está a cair por terra a cada dia e já nem os maquilhados relatórios e contas enganam ninguém. Não interessa porque razão eu sei alguma coisa sobre o Vieira, mas sei e o que sei é que ele é uma pessoa com uma extraordinária capacidade de trabalho.

    O problema é que essa capacidade está a ser usada em proveito próprio enquanto Presidente do MEU CLUBE! Quando ele foi á Vila Belmiro em Agosto, deveria ter sido para trazer o Wesley e não para garantir a construção de quatro estádios do Mundial do Brasil!!

    Quando vai a Madrid adquirir 25% do Reyes, mais 25% do Salvio, dar 8,5M pelo Roberto e permitir que o Simão seja pago em três anos (!!!!!!!!), e vejo quem pelo meio garante que uma empresa dele vai construir o novo estádio do Atlético.....claro é coincidência!!

    Gaita pá, eu estava-me completamente a cagar que ele fizesse os seus negócios, desde que isso não implicasse esta ingerência na gestão DO MEU CLUBE!

    Ainda a propósito das maiorias eleitorais, só um paralelismo. Os ditadores também tinham essas maiorias e também estava “legitimados”.... se não querem criticas, não se metam a jeito.

    ResponderEliminar
  2. Eu ia comentar, dar-te alguns exemplos, mas acho que um tão gritante quanto o que o Jonas Thern referiu é mais que suficiente. E há muitos outros...

    Novamente acho que o teu problema, alguém de uma total incapacidade para reconhecer o significado da palavra humildade, é exactamente o que refere o Jonas Thern: UM LADO!

    Tens que escolher sempre um lado! Tens que ser Anti ou Pró qualquer coisa... Mas esqueceste do lema do Benfica que supera qualquer figura presidencial ou outra.

    Atitudes de Al Shaaf foram as que levaram o Benfica onde está hoje. Coisas tipo "até me provarem bla bla bla" ou "gratidão pelo passado bla bla bla" é que cegaram os sócios na vigilância a criminosos como Vale e Azevedo.

    Para terminar, concordar com o Jonas Thern também noutro ponto. Acho perfeitamente aceitável que o Presidente (e outros da estrutura) beneficiem pessoal e profissionalmente das relações que obtêm no SLBenfica. O que me custa é que o Benfica saia lesado dessa história, não porque ROUBEM o clube como fez Vale, mas porque aparece em segundo (?) nas prioridades, atrás desses interesses pessoais/profissionais.

    ResponderEliminar
  3. Um tópico do blog "ser benfiquista":

    No último Verão, a contratação de Elias chegou a ser dada como fechada para o Benfica, na altura por valores a rondarem os 5 milhões de euros. O negócio acabou por não avançar. Luís Filipe Vieira deixou chegar o fecho das inscrições, em Agosto, sem reforçar o plantel com um futebolista de características semelhantes a Ramires. Meses volvidos já estamos dispostos a pagar 7 milhões pelo jogador. Alguém entende isto?
    by karadas.

    ResponderEliminar
  4. Aliás, o Manuel Oliveira no blog dele praticamente garante o negócio no ponto de vista privilegiado dele no Brasil, sem intermediários e dirigido pessoalmente pelo presidente e pelo Jorge Mendes, não fala é quanto a valores.

    ResponderEliminar
  5. Jonas Thern,

    'E como eu digo no meu post. Se de facto 'e como dizem e se de facto sabem e teem evidencias de que o presidente anda a prejudicar/roubar o clube em beneficio proprio, entao que se prove e tambem eu serei capaz de dar a mao 'a palmatoria como o fiz em relacao a Vale e Azevedo.

    Eu quero 'e que me mostrem que assim 'e, que me mostrem a mim e aos outros que pensam como eu. Se calhar andam 90% dos benfiquistas enganados, e se assim 'e, sao precisos os outros 10% para nos abrirem os olhos.

    Nao para que os 10% derrotem os 90% que andam cegos. Aqui nao ha Vitorias nem derrotas, o que importa 'e que ganhe o Benfica.

    Mas nao 'e com insinuacoes. Eu, se calhar, por morar em Inglaterra tenho acesso a menos informacao que voces ai, mas provem. Se 'e verdade, apoio-vos a 100%. Provem. Divulguem. para bem do nosso clube.

    ResponderEliminar
  6. O companheiro REDMOOM, assume de facto (não passo xeques em branco a ninguem) o seu pró-vieirismo...
    O que acho engraçado é que as respostas, criticando-o por isso, são todas de anti-vieiristas assumidos!
    Em que ficamos?

    ResponderEliminar
  7. @GB...

    Tu... hehehe... tu vires falar de humildade? Tu a falares de falta de humildade?! Tu??!!!

    desculpa la mas desta vez nao te dou troco!!

    ResponderEliminar
  8. É melhor mesmo, porque o que queres mais em troca do que FACTOS!? O Thern falou-te em FACTOS! O que precisas que seja mais provado?

    10 anos, dois títulos, incremento de passívo, decisões questionáveis que mais tarde deram origem a situações pessoais do Presidente. São FACTOS!

    Provas??? Queres o quê? Que os bloggers ponham o Presidente a confirmar?

    ResponderEliminar
  9. Ó Redmoon, como diz o ditado, “maior cego é aquele que não quer ver”.

    Eu até percebo que não saibas ou não queiras saber, mas a Inland neste momento detém metade da Abasolo que foi uma das empresas contratadas para a construção do novo estádio do Espanyol e que recentemente...ganhou o concurso para construir o novo Estádio de Madrid, em conjunto com empresa do Cerezo...um tal que por coincidência é Presidente do Atlético de Madrid.

    Aliás, o facto desta empresa ter garantido o concurso de quatro estádios para o Mundial do Brasil é outra coincidência, assim como a sua grande amizade com o Luis Álvaro Ribeiro, Presidente do Santos e da Adviser, empresa do ramo imobiliário no Brasil e que também está ligada á construção do mesmos estádios e assecilidades!!

    Só mesmo mentes maquiavélicas é que podem pensar que as ligações do Vieira ao Cerezo, ao Luis Álvaro Ribeiro, para a construção de estádios e outros empreendimentos tem alguma coisa a ver umas com as outras....

    Aliás, até o próprio Mário Dias, o “homem” da nova Catedral foi “recambiado” para Angola porque não era bom para o Benfica, mas sim para gerir os interesses do Vieira e “sus muchachos” nos Estádios da CAN 2010....

    Até porque o Benfica nem foi a Angola este ano jogar uma partida particular a meio da semana!!!

    São tudo coincidências! Aliás, eu nem vou dizer mais nada, porque também são tudo coincidências...

    ResponderEliminar
  10. Certezas do nível do que o Jonas Thern refere são difíceis de conseguir, agora isso não implica que não haja indícios palpáveis do que pode não estar bem.

    Mas o que importa é isto, seja quem esteja na posição "estou com a direcção até que se confirme algo em contra" ou quem "estou contra a direcção porque estes indícios são muito fortes" o que importa é que no final o principal interesse disso tudo seja o bem do BENFICA.

    Dúvidas sempre vai haver, só há certezas depois de termos passado pelo acontecimento. Eu posso ter a minha posição, que é conhecida, mas estou a debater-me por ela porque acho que seja o melhor para o BENFICA, não para que no final me venham dizer que tinha razão. Se estiver enganado então que assim se confirme, porque isso é o melhor para o clube.

    Agora, o que eu não aceito é que haja benfiquistas (que acredito que não sejas um deles RedMoon) que por cegueira atacam ou defendam pessoas que servem o Benfica, acima dos interesses do BENFICA!

    E nós bem sabemos que à pessoal por aí a comentar só para insultar e desqualificar posições, sem depois ter argumentos para os contrariar...é so o tar contra "porque sim"

    No final seja quem for que tenha razão estaremos todos aqui para puxar por um futuro melhor para o BENFICA. Esses que não são carneiros.

    ResponderEliminar
  11. @DarthVader,

    Bem sabes que ja aqui critiquei o Vieira. Alias, o meu post tambem critica o Vieira.

    Quanto ao facto de eu defender o Vieira acima dos interesses do Benfica, nao 'e verdade.
    Eu ja aqui escrevi que nao sou nem Pro Vieira nem Anti Vieira, e 'e bem provavel que daqui a dois anos, se houver alternativa credivel vote noutro presidente. isto, claro, se nao houver titulos, porque este era o mandato dos resultados desportivos, como Vieira prometeu.

    Se queres que te diga, o que me torna Pro-Vieira 'e o Anti-Vieirismo que por aqui reina.

    Se 7 em cada 10 posts sao, legitimamente diga-se, para crtiticar a sua gestao, mal seria que nao houvesse alguem para o defender. Nao cegamente. A minha verdade 'e que, no meio de muitas verdades que por aqui se escrevem, tambem se escrevem muitas mentiras.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  12. @Jonas Thern,

    Nao te vou perguntar como sabes essas coisas todas mas, de facto parece que sabes. E se assim 'e, tiro-te o chapeu, e merecia ser investigado.

    ResponderEliminar
  13. Redmoon, vamos lá então devolver-te o desafio. Se por aqui se escrevem mentiras, eu também quero ser esclarecido.

    Que mentiras são essas? Assumo que terás provas de que são mentiras....

    ResponderEliminar
  14. RedMoon, um exemplo que eu não venho para aqui criticar em vão e sem o mínimo de indícios...o presidente numa entrevista à Antena 1 a cerca de 2 meses GARANTIU que até ao final do ano haveria reunião de orgãos sociais para se debater o problema dos direitos televisivos, e eu só o criticarei por incumprimento da palavra no dia 1 de janeiro, caso se confirme que essa tal reunião não tenha se realizado.

    E este presidente em promessas não cumpridas já leva um pecúlio bem assinalável.

    ResponderEliminar
  15. Oh REDMOON... não achas mesmo que estás desenquadrado do espírito deste blogue?
    O que afirmas é tão óbvio que bem vale a pena comentar!

    ResponderEliminar
  16. GB!!

    Hehehe, nao te ia dar troco mas a essa nao resisto... cada vez mais no seu melhor... Ah eu 'e que tenho de provar que as mentiras sao mentiras? Ai agora quem tem de provar 'e o que defende e nao o que acusa?

    Hehehe... Em tribunal tem de se provar a culpa ou a inocencia?

    Sabes tanto de umas coisas e tao poucas de outras...

    Argumento simplesmente ridiculo!!

    ResponderEliminar
  17. Redmoon, se és tão Pró-Vieira então quando ele eventualmente sair do clube vais passar a torcer pelas suas empresas de construção e deixas de ligar ao futebol...

    Eu não sou nem pró nem anti-vieira e nunca fiz acusações infundadas. No entanto, é preciso salientar que o que LFV faz não é ilegal.
    Não há ilegalidade nenhuma em ir a Madrid negociar para a sua empresa de construção a construção do estádio do Atlético, bem como não há nada de ilegal em ir ao Brasil e fazer o mesmo lá!

    Nem existe nada de ilegal em, estando nesses sítios fazer negócios de jogadores para o Benfica. Agora quando a construção do plantel e da equipa saem prejudicados então aí os benfiquistas já têm razões de queixa.

    Eu, pessoalmente estou-me borrifando para os negócios pessoais de LFV e mesmo que ele retire algum benefício profissional de ser Presidente do Benfica.

    Mas quem é Presidente deste clube tem que defender primeiro os interesses do clube e a actuação displicente de Luís Filipe Vieira esta pré-época demonstra que ele, por incompetência, falta de tempo ou alguma outra razão não assegura a defesa desses interesses.

    ResponderEliminar
  18. Redmoon, já percebi onde querias chegar com este email... ao que o GB escreve.

    As opiniões dos outros, fazem deles criminosos se não as provarem... mas tu podes ACUSA-LOS de mentirem que não tens que provar nada?

    Ok...

    I rest my case. Eu nunca pessoalizei o Benfica e não será contigo que o vou fazer, não porque não me mereças consideração, mas sim porque simplesmente tu (como eu e todos... mas ao que parece não o Presidente) somos demasiado pequenos para que o Benfica se pessoalize num de nós.

    ResponderEliminar
  19. nem sequer me dou ao trabalho de ler os outros comentarios (sempre dos mesmos)...
    Aqui está um post com o qual concordo a 100%.

    ResponderEliminar
  20. Até que enfim alguém (que escreva posts no blog) fala nisto...
    Conheci o blogue por altura da conquista do nosso 32º campeonato, mas com o passar do tempo as más prestações da nossa equipa a qualidade dos posts têm vindo a baixar!!! O pior de tudo são as insinuações que por aqui vejo, já para n falar da vontade de protagonismo de algumas pessoas... Mas isso são outras histórias, cada um sabe daquilo que quer para si...
    Não só pró-Vieira, nunca fui, não gosto do homem, nunca gostei... Que tem feito certas e determinadas coisas boas (a nivél de gestão), tem e isso ninguém pode negar mas qdo mete o bedalho no futebol saiu tudo, mas tudo furado, além dos maus negócios conhecidos por todos (e não me refiro a Di Marias e situações recentes)...
    Agora algo que não concordo e acusarem sempre alguém de algo, sejam presidentes, treinadores, jogadores e depois venham dizer que souberam por fontes seguras de pessoas próximas mas que como é lógico não vão revelar... Depois falam "tomem lá o Benfica que merecem, eu bem avisei" e um sem fim de acusações!!!
    Ganhem juízo, tomates e se realmente são assim tão previligiados ponham a boca no trombone e falem senão, nunca mas nunca passaram de reles "wanna bes" e frustrados à procura de protagonismo!!! Pois se falarem e puserem o dedo na ferida aí sim serão verdadeiros Benfiquistas a lutar por um Benfica melhor...
    Jonas Thern, não é nada contra ti, até gosto de ler os teus posts e os teus comentários, mas põe aqui links dessas informações, provas concretas e assim sim tiro o meu chapéu e te darei toda a razão naquilo que dizes, mas enquanto não tiver nada que me faça pensar, pensar 2 vezes vá lá (que com este presidente nada é de se fiar) não vou em cantigas de malandro!!!
    Ainda há mto pouco tempo comentei um post relativemente a isto e a reposta foi como se havia de esperar, nula...

    ResponderEliminar
  21. Ele é pró-vieira porque Vieira é presidente do Benfica, quando o deixar de ser ele ser pró-zé manel ou outro qualquer.

    E ele tem razão, muita especulação e muitas suspeitas, coisas concretas, poucas ou muitas. Como os outros também têm razão, há algumas coisas que deixam algumas suspeitas mas provar a coisa é e será sempre dificil.

    ResponderEliminar
  22. No meu anterior comentário, não são muitas que queria dizer mais sim nenhumas.

    Quando ele fala de que quer provas, ele não quer provas de que Vieira tem ou não negócios com Angola ou com alguns presidentes de outros clubes, ele quer é provas de que o Benfica é lesado.

    ResponderEliminar
  23. RedMoon, acho que temos de começar a dizer que somos apenas pró-presidentes, apenas defendemos os presidentes do Benfica. Claro que gostamos mais de uns do que outros e, obviamente, que vemos erros e muitos! No meu caso, do que vejo para trás não queria ver repetido nenhum dos anteriores mandatos (talvez abra uma excepção para Fernando Martins, a quem o corrupto considerava amigo, e João Santos, mas só pelos resultados desportivos), apesar de achar que todos (tirando JVA que é um caso à parte) deram o possível e o impossível de si próprios (se calhar até ficaram a perder) em prol do Benfica! Ah..., esquecia-me de Manuel Damásio e a construção de capelinhas para os jogadores rezarem e lançamentos de operações coração...

    Como dizes (em relação à tua), a minha opinião também não é infalível e por isso estou bem consciente que muitas das vezes verei erros onde eles não existem e virtudes onde elas não estão! Mas passa-se o mesmo com todos os Benfiquistas! A grande vantagem que nós (benfiquistas)temos é de analisarmos as coisas depois de elas terem acontecido ou apontarmos caminhos sem termos de ser nós a percorre-los e isso faz toda a diferença! Não estamos lá para decidir na hora e escolhermos a forma como sair ou enfrentar as encruzilhadas! Para isso há as eleições onde fazemos as nossas escolhas! Só aí é que temos de nos antecipar e decidir apoiar quem nos oferece mais garantias! Os benfiquistas, nesse aspecto, nos últimos 9 anos tiveram a vida bem facilitada e os números demonstram isso mesmo!

    Acompanho-to na tua opinião e acrescento que se for verdade o que muitos dizem (não estou a referir-me a ninguém em particular) LFV tem um olho para o negócio como há poucos em Portugal. Competir com empresas espanholas e brasileiras e ganhar concursos públicos nesses países é surpreendente. Estou habituado a ver os espanhóis ganharem concursos em Portugal e não o contrário! Na outra vertente, que muitos defendem, diria que fico estupefacto ao ver LFV conseguir (através do Benfica) todos esses negócios quanto está em confronto com empresas de muitos milhões (e muitos milionários!!!) desses países e não só! Será que eles não dariam mais (por baixo da porta) para ganharem esses negócios?

    As provas são difíceis de se conseguir mas há argumentos sem ponta por onde se lhe pegue a não ser que LFV seja realmente um super empresário ou as pessoas tenham conhecimento e provas, que não têm de ser obrigatoriamente judicias, que mostrem que ele só está no Benfica para tratar da sua vidinha! Conhecendo o mundo onde vivo, essas provas são difíceis de obter, apesar disso e da maior parte dos benfiquistas estar com LFV, ele tem inimigos poderosos (mesmo no Benfica) desejosos de o destronar..., e coisas concretas não aparecem... Com Vale e Azevedo, eram constantes as denúncias e histórias que surgiam, muitas "sustentadas" em documentos. Com LFV são só intenções e suspeições e não aparece nada!

    ResponderEliminar
  24. “ a não ser que LFV seja realmente um super empresário ou as pessoas tenham conhecimento e provas, que não têm de ser obrigatoriamente judicias, que mostrem que ele só está no Benfica para tratar da sua vidinha!” – by oscar-r.

    É isso mesmo meu caro, há pessoas que escrevem aqui e que sabem do que estão a falar. Por razões que agora não vem ao acaso, tive conhecimento de muita coisa que se passa no Benfica e também nos negócios do LFV. Amigos comuns, conhecimentos comuns…já por diversas vezes disse que ele é “homem de negócios” e é competente nisso, mas o problema é que ele está a prejudicar o Benfica em função dos seus interesses!

    Provas relativamente ás negociatas? Acho que a única “prova” que falta apresentar é mesmo o LFV assumir, o que todos sabemos que jamais irá acontecer.

    E para finalizar de vez a questão dos “anti” e dos “pro”. A única coisa que eu sou Pro É DO BENFICA!

    ResponderEliminar
  25. @PJSimoes e @Oscar-R

    Evidentemente que foi isso que quis dizer. SOu pro-Vieira como sou Pro-qualquer presidente do Benfica. Mas quem acompanha o que escrevo sabe-o. Só que é preciso pegar sempre em qualquer coisa, nunca no essencial.

    E evidentemente também, o que é preciso provar é que o presidente lesa o Benfica em beneficio dos seus negocios. E isso é que ninguem prova mas muitos insinuam.

    Sao os 20% do Salvio ou os 25% do Reyes (jogadores que em tempos valeram fortunas, o Salvio esteve muito perto do Manchester United), ou a venda do Simão, os os 8.5 milhoes do Roberto que lesaram o Benfica?

    É a isso que se referem? Foi esse o crime? O golpe do baú? Porque se é isso, nem tem ponta por onde se lhe pegue.

    P.S Não vai levar muito tempo para que muitos tenham de engolir as piadas dos 8.5 milhões pelo frangueiro. O frangueiro, e fala-vos quem cá vive (Inglaterra), já por cá vai sendo falado como um dos grandes guarda-redes do futuro e que tem sido constantemente observado.

    ResponderEliminar
  26. Essa das pessoas saberem do que estão a falar e com isso condicionarem as opinião dos outros não é lá muito democrático.

    Sabem o quê? Quem lhes disse? E os que sabem foi porque alguém lhes disse? E estes também sabem porque alguém lhes disse?

    Qualquer cidadão tem meios para chegar junto do sistema judicial, basta uma carta anónima que o MP tem obrigação de investigar! Com as certezas que eu vejo as pessoas a falar deverá haver muito sumo para alguém a escrever! Eu fazia-o, disso não tenho dúvidas!

    Se as questões são as negociatas, sem crime envolvido, aí são os benfiquistas que na hora de escolher têm de decidir!

    Perece que já não é o pró ou anti Veira que está em causa, é o presidente do Benfica e a mim como benfiquista custa-me compreender que sejam os benfiquistas a por em questão a idoneidade do seu presidente sem terem provas disso!

    E voltando à questão de se saber do que se está a falar, digo-te que os tribunais estão cheios de inocentes e há muitos culpados cá fora! Todos sabemos como funciona a sociedade e posso colocar a questão, para mim legítima, se o que tu sabes não é o que alguns querem que tu saibas e se também estes não têm os seus interesses! Pode parecer ofensivo mas é-o na mesma medida que usarem o argumento para contestar as minhas opiniões que sabem do que estão a falar e com se isso façam de mim parvo!

    ResponderEliminar
  27. @Oscar-r: Queres falar de democracia comigo? :)
    A democracia no Benfica começou nos tempos do Cosme Damião, em que ainda não existiam eleições democráticas no país e no Benfica já existiam, mas com uma grande diferença relativamente ao último acto eleitoral no Benfica. É que as eleições não eram marcadas á pressa com a queda de orgãos directivos para não dar tempo para que outras candidaturas se preparassem.

    Nesse tempo, um benfiquista com 15 anos de sócio e com 30 de idade podia muito bem ser Presidente do clube, mas hoje já não em função da alteração estatutária que foi produzida pela direcção de...LFV!

    Queres portanto falar de democracia e de condicionalismo de terceiros comigo?

    Não deixa de ser curioso, a alteração aos estatutos, a ter acontecido no mandato no Vilarinho, impedia o próprio LFV de ser hoje sócio do Benfica, pois ele não tinha 10 anos de sócio....curiosidades!

    Os factos são evidentes, agora quem não os quer ver, que não veja....

    i rest my case!

    ResponderEliminar
  28. "já não em função da alteração estatutária que foi produzida pela direcção de...LFV!"

    Estas coisas não são votadas em assembleia geral?

    É uma má medida?

    ResponderEliminar
  29. Jonas Thern,

    Não me digas que também sabes coisas da Democracia que eu não sei??? É possível que sim, mas eu também posso saber algumas que tu não sabes!!!

    Eu nunca votei nos partidos que têm governado Portugal no entanto aceito que vivemos em Democracia, lá por a maior parte pensar diferente de mim (muitos nem pensam!!!) e a maioria nem diz o que pensa, pois não vota, não vou dizer que não existe democracia. Agora se falarmos em qualidade isso é outra conversa...

    Quando dizes que foi LFV que produziu a alteração estatutária; ou estás a ironizar ou a qualidade da tua democracia não é muito grande!

    Se ironizas, então estás mesmo convencido que LFV é um ditador que compra os votantes e impede os outros (os oposicionistas) de exercerem o seu direito!

    Em tempos e porque esta discussão veio a baila, disse ao Geração que me ia informar e depois me pronunciava. Pronunciar não cheguei a faze-lo por falta de oportunidade, mas informei-me (informação que não guardei) mas ela existe e se tiveres dúvidas é só confirmar o que é democrático!

    Do que li, (com dados explícitos) foi que existiram três propostas apresentadas pelos sócios, uma para 15 anos, outra para 20 e outra para 25, ganhou a de 25 anos e por uma diferença de cento e poucos votos. Falar de Democracia é perguntar porque razão a proposta vencedora ganhou com um total de pouco mais de mil votos (sendo que há sócios em que o seu voto vale 25)! Se os sócios não ligaram nada à Assembleia-Geral, LFV e o Benfica não têm culpa! A não ser que me provem que ele impediu os sócios de exercerem os seus direitos!

    Quanto às eleições. Há duas estratégias possíveis:
    1ª Preparar a época a tempo e horas, o que foi como sabemos bem feito e com resultados como não tínhamos há 5 anos sendo que o merecimento dos mesmos não tem comparação!

    2ª É a que tu defendes e isso é Democracia, pensas pela tua cabeça, e tiras uma conclusão óbvia para ti!

    Eu acho que foi um pouco das duas, e estando convencido que foi o melhor para o Benfica, não posso deixar de considerar que não foi uma atitude de grande Democracia! Só que, lá está, pelos estatutos foi democrático, é um dos poderes do Presidente da Assembleia-Geral - aceitar a demissão dos órgão sociais e com isso antecipar eleições -, se Manuel Vilarinho quis assim, e pôde, foi porque para isso tinha o mandato dos sócios e os estatutos o permitiam!

    Mas também acho que os que queriam as eleições em Outubro (e refiro-me aos que tencionavam candidatar-se) não gostam muito do Benfica ou não estavam muitos preocupados com o Ele, se estivessem não deixavam de combater, mesmo sabendo que o mais provável era perderem, sempre poderiam dizer o que pensavam e ser ouvidos! Parece que o mais importante era ganhar e só isso importava! Óptima estratégia para as próximas eleições...

    Foi o Benfica, através dos representantes dos seus associados nos vários cargos dos Órgãos Sociais, democraticamente eleitos, que assim decidiram. José Eduardo Moniz, porque é essa a grande questão, se quisesse tinha concorrido!

    Mas digo-o, não gostei porque não foi uma atitude totalmente democrática (no que a democracia representa para mim). Mas se não gostei muito do que aconteceu, também não via com bons olhos o assalto ao poder que alguns preparavam arranjando à última hora uma cara que de benfiquista eu nem sabia que existia. Disse-se muita coisa a respeito das suas intenções e nada se pode provar, tal qual acontece com LFV. Por um lado dir-se-á que foi a "facção" de LFV, que inventou tudo por outro que as pessoas sabiam coisas. Eu tenho as minhas ideias, porque trata-se duma pessoa que conheço, publicamente, há mais de duas décadas, e num cargo onde a Democracia (ou a falta dela) está sempre bem presente!

    Factos são factos, e um, é que nada impedia que os sócios pudessem apresentar uma proposta para 5 ou 10 anos - tinham de ter apenas quem as subscrevesse...

    O que é evidente para ti pode não ser para mim e vice versa e isso é a Democracia!!!

    ResponderEliminar
  30. Só mais uma coisa,

    Ouvi LFV dizer num programa do Trio de Ataque, realizado no Estádio da Luz, em que estava a ser entrevistado, a António-Pedro Vasconcelos que tinha muitos anos de sócio e um número inferior ao dele. LFV referiu-se a isso em virtude de A-PV, ter afirmado num dos programas, algo parecido com o que tu dizes!

    Sinceramente se o que dizes é verdade, então LFV enganou-me e isso eu não perdoo. Como acreditei e acredito nas suas palavras, dado que sujeitava-se a ser facilmente desmentido e uma vez que não acredito que ele domine tudo no Benfica e até consiga alterar os anos de sócio sem ninguém o desmascarar, vou ficar convencido que afinal as tuas informações não são muitas fidedignas!

    Se tiveres razão, então sou eu que ando completamente enganado!

    ResponderEliminar
  31. Poucos sabiam nessa altura que VA andava a roubar o clube.

    Sabia-se, por funcionários do clube, que dirigentes do consulado "gamásio" tinham roubado à fartazana e que as contas do clube estavam concentradas no presidente.

    Sobre os que tentavam o poder, dizia-se "muita coisa", pelo que expurgada a "verdade" para os dois lados, não passava de campanha eleitoral.

    Quem se lembra das eleições e quem, como eu, foi dos últimos a votar, sabe que às 20 para a meia-noite, hora do fecho das urnas, a fila se estendia do velho pavilhão Borges Coutinho até ao túnel que dava para o Colombo.

    As opiniões que se ouviam eram nitidamente favoráveis a VA.

    Entretanto começaram a aparecer uns rapazitos que iam informando que Vilarinho já havia ganho, como se os votos já estivessem contados...

    O que é certo é que a "coisa" resultou.

    Perante estas "credíveis" informações, o pessoal começou a desmobilizar e em poucos minutos o fim da fila estava à entrada do antigo campo nº 4 e Vilarinho lá ganhou.

    Se não tivesse havido esta "jogada" teria Vilarinho ganho aquela eleição?

    Para mim, que nunca gostei de Vilarinho, esta dúvida permanecerá eterna.

    O que sei e o que realmente importa é que, depois dessa noite, o Benfica transformou-se, felizmente para melhor.

    Embora a História se escreva todos os dias, a verdadeira História dos últimos 3 consulados só virá à tona daqui a 20 ou 30 anos e esse papel caberá ao novo Departamento, agora criado.

    Heróis e Vilões, todos o foram, num dado momento, o importante é saber se Serviram o Benfica ou se se serviram do Benfica

    Quero esclarecer que sou apenas do Benfica e que exijo áqueles que ocuparem o poder que o Sirvam com Paixão, Competencia, Rigor e Honestidade.

    Foi assim que fomos fundados.

    Será assim que seremos eternos.

    ResponderEliminar
  32. Democracia no pleno é fazer cair os orgãos sociais e marcar eleições para a data que lhe dá mais jeito e outras possíveis candidaturas são um "assalto ao clube"....estou esclarecido.

    Não vou dar mais para este peditório...

    ResponderEliminar
  33. Fazes uma interpretação pouco democrática das minhas palavras. Eu expus o meu pensamento e nele nada é anti-democrático! Tu tiras a conclusão que mais te interessa e dás-te por esclarecido!

    Talvez a tua conclusão contribua mais para alguns peditórios do que tudo o que eu disse!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking