O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

A mística

. 7 comentários
Já várias vezes referi aqui aquilo que considero uma das maiores pechas evidenciadas pelas Direcções de Luís Felipe Vieira nos últimos dez anos: a péssima política de comunicação. Luís Felipe Vieira não é um “bom falante”, não tem traços de líder natural, as suas aparições públicas em entrevistas televisivas têm normalmente os timings errados e revelam falta de sumo.

Jorge Jesus também não é exactamente um bom orador, capaz de passar para o exterior uma imagem de confiança e serenidade, existe Rui Costa, esse sim, para mim o único que sempre que fala, fala bem, culto, calmo e ponderado, as palavras saem da sua boca tão redondinhas como as bolas saíam dos seus pés de mágico.

O Benfica é, infelizmente, um clube que normalmente, quando os resultados desportivos não aparecem abana, e abana muito. Chovem acusações, cresce a instabilidade, procuram-se culpados e rolam cabeças. Mas se as falhas ao longo dos últimos dez anos foram muitas, parece-me justo lembrar aqui aquilo que considero uma excepção exemplar, que espero eu se torne a regra, que foi a mensagem perfeita que esta direcção e este clube souberam passar para o exterior, a imagem de um clube unido e com um caminho bem traçado numa hora difícil.

Contrariando as capas de jornais que começavam a sair em catadupa anunciando tempestades com objectivos bem claros, contrariando até a ideia que se começava a querer passar, de que Luís Felipe Vieira se preparava para “queimar” mais uma vez um treinador e procurava desperadamente salvar a pele fazendo de Jesus o bode expiatório, eis que o clube funcionou exactamente como tinha de funcionar numa altura crítica:

- Luís Felipe Vieira veio a terreno sublinhar o seu apoio ao treinador, dizendo que ele não é o problema mas sim a solução.

- Jorge Jesus defendeu a direcção, quando confirmou que de facto Luís Felipe vieira falou verdade quando disse publicamente que lhe foi dado o plantel que queria.

- Jorge Jesus defendeu os jogadores quando assumiu a culpa dos maus resultados desta época, assumiu erros, ambição exagerada, e disse claramente que não ia enfiar a cabeça na areia como as avestruzes e reconhecia alguns problemas.

- Os jogadores defenderam Jorge Jesus, nomeadamente Luisão e Ruben Amorim, numa manifestação clara de que o plantel está com o treinador.

Se as coisas são realmente assim, o tempo o dirá. Se este é um discurso orquestrado que visa camuflar fissuras não assumidas, pouco importa. Este é o discurso que o Benfica precisava neste momento, uma mensagem clara para dentro e para o exterior, essencial para por cobro à especulação jornalística que começava a existir.

Se muitas vezes a direcção esteve mal nas suas intervenções públicas, parece-me justo lembrar aqui aquilo que para mim foi uma demonstração exemplar daquilo que deve de ser a política de comunicação de um clube numa hora destas.

Uma última palavra para David Luíz. Não está a ter a época que queria, nem que os Benfiquistas queriam mas, este é daqueles a quem perdoo tudo. Exemplar a sua intervenção no fim de um dos últimos jogos no flash inteview, quando assumiu a época menos conseguida que está a ter até ao momento, assumindo porém o seu amor ao clube, e a consciência tranquila, porque quem trabalha como ele e dá o máximo como ele faz, dorme sempre tranquilo e não tem de se envergonhar de nada.

E exemplar mais uma vez quando depois da despedida inglória da Liga dos Campeões foi dos poucos (o único?) a parar o carro à saída da garagem, e saindo mesmo da viatura para dialogar com os adeptos que manifestavam a sua ira.

Bem sei que o “nosso” David não está a ter a época de sonho que todos preconizávamos e terá até o seu destino provavelmente traçado mas, este vai-me deixar saudades porque é muito mais do que um excelente futebolista, é um Homem com um “H” muito grande.

Ao contrário de muitos craques que por aqui passaram sempre com um pé dentro e um fora, deste a camisola da águia sempre mereceu o mesmo respeito, nos tempos em que os adeptos cantavam o seu nome e também nos tempos em que as coisas não lhe corriam tão bem.

A Luz até pode ter sido para ele um apeadeiro de uma viagem mais longa mas, sabemos que sai daqui Benfiquista, que foi jogador e foi adepto, que sentiu as vitórias e as derrotas com o mesmo fervor que qualquer um de nós.

Por mim, ficava para toda a vida! São homens como ele que dão vida à mística de um clube. Mas se for, que saia pela porta grande como um filho da Luz, que vá e seja feliz, esta será sempre a sua casa

P.S. As boas vindas ao novo escriba deste blogue: O BenficaSempre. Boa sorte nesta tua nova aventura, serás seguramente um valor acrescentado.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

7 comentários

  1. Redmoon,

    três notas apenas:

    1. quanto à questão da comunicação, 100% de acordo e considero inacreditável como se permite no Benfica, especialmente o Presidente, que este tema seja percepcionado por todos... mas absolutamente nada é feito para mudar. Sabes o que acho? Egocentrismo! Todos acham que são capazes para essa função de comunicação e gestão da informação; Um dos casos mais urgentes resolver no Benfica. Será possível?

    2. Sobre uma frase tua: "Se as coisas são realmente assim, o tempo o dirá. Se este é um discurso orquestrado que visa camuflar fissuras não assumidas, pouco importa".
    Pouco importa? IMPORTA TUDO MEU CARO! Ignorar que há assuntos gravíssimos por solucionar dentro do Benfica, é empurrar os problemas para a frente, adiá-los no tempo. E isso não é nada bom para o Benfica.
    O que foi feito, nao foi mais do que foi feito com o Comunicado dos Orgãos Sociais. Uma fantochada que visou "satisfazer" os benfiquistas com atitudes que ficaram que há muito se exigiam.
    Costuma dizer-se que é nas horas más que as pessoas se revelam... e o comportamento (agora alterado) de Jesus e do Presidente simplesmente revelou bem que esse é o seu "estado natural". E é esse que têm que mudar. Será possivel?

    3. A questão do David Luiz! Sim, concordo contigo que merece ser perdoado. O que não merecem ser perdoadas são as atitudes da direcção para com o jogador. A forma como lidaram com a saída pretendida pelo Clube e recusada pelo jogador é absurda. A corrigir... será possivel?

    ResponderEliminar
  2. @GB

    Quando disse que pouco importa é no contexto que, mesmo que não seja bem como eles dizem, neste momento era imprescindivel passar uma mensagem de unidade. Claro que importa mas, se realmente houver fissuras, que sejam resolvidas internamente, e sem a pressão das capas de jornais incendiárias.

    Sobre o alegado comportamento da direcção em relação a David Luiz... Eh pá, para mim é alegado porque não tenho certezas de nada... Vou lendo umas coisas aqui e ali, admito que tenhas razão mas, não tenho dados para me permitir fazer uma avaliação dessas.

    Concordo que, nessa entrevista do David Luiz que elogiei, houve a sensação que havia mais qualquer coisa de que ele não queria falar muito.

    Mas deixo a questão num ponto de interrogação.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns REDMOON por este teu lavado e perfumado artigo.

    ResponderEliminar
  4. RedMoon,

    Excelente post! Concordo com praticamente tudo!

    A política de informação no Benfica não é nada fácil, e tudo se complica quando se começa a perder após uma época tão boa e que nos saciou, momentaneamente, da fome de títulos dos últimos anos. Desta vez, acho que estiveram todos bem! Rui Costa falou, e muito bem, após a eliminação da Liga dos campeões; LFV tomou a única atitude possível pois, a não ser que quisesse despedir JJ, tinha de falar para fora e, essencialmente, para o balneário e foi isso que ele fez!

    Penso que sabes a ideia que tenho de JJ! De tudo o que ouvi, foi dele o mais importante! Eu estava muito apreensivo e, felizmente para mim, vi-o a arrepiar caminho! Será muito bom em termos técnicos/tácticos (como ele gosta de dizer) mas terá algo a aprender para lidar com jogadores e equipas de tope! Aquela confiança exagerada pode servir em clubes mais pequenos porque a cobrança, na hora das derrotas, não tem comparação com um clube como o Benfica. As derrotas afectam-nos, como é óbvio, mas afectam muito mais um plantel, e jogadores sem confiança e que não podem falhar em nenhum jogo... Há muito que ele deveria ter atirado a culpa para cima dele, mesmo que não a tenha. Não chega dizê-lo internamente, tem de o dizer para fora, para os jogadores se sentirem protegidos. Com o capital de confiança que ele ganhou junto dos benfiquistas, tinha espaço para assumir as culpas sem que lhe começassem a mostrar lenços brancos! Depois do êxito da época passada o seu discurso deveria ter sido mais a apontar para as dificuldades, tipo: "agora somos um alvo a abater"!!! Somos sempre..., mas servia de alerta aos jogadores e a todos nós! Mais que falhanços em contratações, era isso que preocupava, só desejava que ele tivesse razão e eu não. Não estou a defender que seja essa a única razão (não estou lá dentro para perceber o que se passa), mas estou convencido que isso contribuiu! Se calhar os corruptos escreveram no balneário, algumas das tiradas do JJ, e imagino que uma, como: "a jogar assim somo imparáveis", deveria estar afixada no balneário quando jogaram contra nós. Eles são bons a distribuir fruta, é um facto, mas sabem "incendiar" os ânimos como ninguém!!! Acho que JJ foi um pouco anjinho...

    Não acredito que esse episódio com David Luiz seja verdadeiro, mas mesmo que o seja, o que importa é a forma como ele foi resolvido. Para mim não é nada descabido que um clube diga a um jogador que tem uma boa proposta para o vender, e o queira mesmo vender (a não ser que o dinheiro não seja problema)! O que já tenho dificuldade em aceitar é depois dificultar a vida ao jogador e com isso desvaloriza-lo! Afinal falava-se em 35 milhões e isso é muuuuuuuuuito dinheiro!!!

    O clube da boa gestão (na distribuição de fruta) obriga jogadores a ir para a Rússia! Maniche afirmou que não foi para lá porque lhe apontaram uma pistola à cabeça, mas como estava muito agradecido ao clube não pôde dizer que não! Tenho para mim que deveria estar bem avisado que se se recusasse ainda lhe quebravam as rótulas!!!

    ResponderEliminar
  5. Oscar-r, Oscar-r... sempre a sonhar!

    Só acreditas nas coisas boas, as más ficam para os outros. Eu gostava de ser assim, juro que gostava.

    ResponderEliminar
  6. Oscar-R

    COncordo contigo no aspecto em que o discurso de Jorge Jesus este ano foi errado e nos "queimou" um bocado.

    Mas por alguma razão o José é ou Mourinho do Mundo, e o jesus é o Mourinho da Brandôa:))... Não chega dominar a ciência das 4 linhas!!

    Mas de uma coisa não tenho dúvidas... O Jesus que saia do benfica pela porta pequena, que brevemente estará no Porto a lutar por coisas grandes!

    E nessa altura diremos, pois, o homem até era bom e nós queimámo-lo na primeira oportunidade. Foi mais um!

    ResponderEliminar
  7. Geração, eu vejo as coisas más, e não penses que acho que a pré-época foi bem preparada! Mas JJ chegou ao jogo da supertaça com a equipa muito mal preparada psicologicamente e isso foi fulcral para o inicio menos bom de temporada! Mesmo assim acho que se não fossem as arbitragens estaríamos iguais aos corruptos!

    RedMoon, sei que JJ, em termos tácticos, é muito bom treinador! O que acho é que ele próprio se deslumbrou... Ele pode ser muito bom mas isso não chega! Com o Braga ele foi longe na liga Europa e bateu-se com grandes clubes europeus, mas fazia-o sabendo que treinava uma equipa inferior ou sem qualquer pergaminho na competição! Com o Benfica ele tem uma certa dificuldade nos jogos com elevado grau de pressão. Talvez por estar numa posição que nunca esteve pois normalmente ele treinava a equipa inferior - a que não tem muito a perder!

    Concordo contigo em relação a JJ nos corruptos e às vezes penso se ele próprio não pensará isso... A vida por lá é muito facilitada!!!

    Se JJ conseguir ultrapassar esta fase e os jogadores ganharem a confiança que lhes tem faltado ainda podemos fazer uma bela época!!!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking