O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Jovens para o futuro.

. 26 comentários
É evidente que o Benfica deste ano não tem estofo para competir com o Porto no relvado (excluindo arbitragens e jogadas de bastidores). Dentro de campo nota-se que existem bastantes fragilidades nesta equipa comparada com a da época passada embora algumas lesões de jogadores nucleares também influenciem o que se passou até agora.

Apesar de ser da opinião que dos reforços do Benfica quase nenhum tem a qualidade necessária para pegar de estaca no onze titular sem que haja oscilações significativas de rendimento da equipa é evidente que muitos dos jovens têm potencial para desenvolver essa qualidade, se não para este ano pelo menos para o próximo.

O jogo do ontem foi importante para se observar apontamentos interessantes de vários jogadores:
Kardec - tirando o descalabro da semana passada tem conseguido demonstrar que é uma alternativa cada vez mais válida a Cardozo. Não digo que faça esquecer o Takuara em número de golos marcados e capacidade de finalização mas é normalmente mais lutador e envolvido no jogo da equipa. E a brincar, a brincar já leva 5 golos marcados em todas as competições.

Gaitán - este jogador começa a ser um caso de amor-ódio com os adeptos. Nota-se que é um jogador com uma qualidade técnica acima da média e o jogo de ontem demonstrou que tem qualidades acima da média. Mas a sua dificuldade em adaptar-se á posição de médio-esquerdo bem como a pouca agressividade a defender quando a bola está em posse do adversário causam exasperação. Um jogador que tem que se tornar mais agressivo na procura da bola e que ou se adapta aos terrenos que pisa agora ou começa a ser usado noutra posição. Mas tem capacidade para fazer melhor.

Sálvio - depois do mau começo, desde o jogo com o Lyon que mostra que é capaz de não vir a ser um flop completo. Ao contrário de Gaitan, este jovem mostra agressividade quanto baste. Agora é esperar para ver se demonstra mais qualidades como extremo-direito e se também mostra capacidade de fechar o lado direito. As indicações estão lá agora só falta provar que tem estofo.

Jara - Para mim, um dos jovens com mais potencial do plantel. É agressivo, não desiste de um lance, causa desiquilibrios. Ás vezes é um pouco trapalhão e não toma as melhores decisões mas com mais tempo em campo é jogador para surpreender. O seu maior problema é o mesmo de Kardec: está tapado por um avançado de qualidade indiscutível.

Airton - Um pouco diferente dos outros pois já demonstrou qualidades acima da média e se não fosse o jogo da Supertaça poderia ter roubado o lugar a Javi Garcia. Um médio defensivo que para mim tem potencial para ser dos melhores do mundo: capacidade física, técnica, disciplinado tacticamente embora tenha que controlar melhor o tempo de algumas entradas. Contudo, quando pára muito tempo perde o ritmo de forma muito acentuada e fica pesadão. Na minha opinião se Jorge Jesus queria ter tapado o flanco esquerdo contra o Porto devia ter posto Airton a médio-esquerdo a ajudar Coentrão a marcar Hulk e Javi Garcia no meio-campo. Talvez o resultado fosse diferente.

Estes são apenas alguns dos jovens que o Benfica tem com valor já para não mencionar jogadores das camadas jovens como David Simão, Nelson Oliveira e Miguel Vitor que evoluem emprestados no Paços e Leicester ou Urretavizcaya que tem encantado em Corunha e que gostava de ver a evoluir no Benfica.
Como tal, acho totalmente desnecessário a contratação de mais jovens como Funes Mori, Jose Luis Fernandez ou menos jovens mas sem estaleca competitiva como Nolito.

O que o plantel do Benfica precisa é de "galácticos". Jogadores com um estatuto semelhante ao de Aimar e Saviola, com carreira em clubes europeus e vontade de mostrar valor. Jogadores como aqueles que se falaram na pré-época: Guardado, Quaresma, Huntelaar, Hleb que podem trazer algo de bom á equipa no imediato e que JJ devia estar á espera quando falou em competir pelo título de campeão da Europa.
Embora ache que essas contratações não sejam possíveis em Janeiro acredito que se deve apostar forte em Junho/Julho do próximo ano para garantir nomes fortes para a equipa e não mais jovens inexperientes e inadaptados ao futebol europeu.
Poupando dinheiro na contratação destes jovens (cujas transferências não têm ficado baratas) o Benfica ganha pulmão para contratar estes jogadores.
Claro que beneficia o Fundo de jogadores que venham mais jogadores jovens mas convém ter jogadores com experiência que tornem a equipa eficiente para que os mais jovens brilhem e sejam rentabilizados.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

26 comentários

  1. Epá, mas alguma vez o Benfica, ou qualquer clube português, tem capacidade para pagar o salário de um jogador tipo Huntelaar?

    E por acaso acham que um jogador tipo Huntelaar queria vir jogar para a Liga Portuguesa?

    PS- Nâo esquecer que já lá temos Pablo Aimar e Javier Saviola com salários elevados.

    ResponderEliminar
  2. gandaia, sem me estar a imiscuir em mais nada, até porque me faltariam conhecimentos mais aprofundados de quem está dentro do negócio futebol, bastam estes 3 que estão no benfica, mantorras, 60 mil mes, balboa, 80 mil mes, zoro, 140 mil mes...ai tinhas 280 mil mes para dar de ordenado ao huntellar ou outro de igual calibre se tal fosse necessário...

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que tem. Então o Saviola não aceitou receber menos a troco de um maior prémio de assinatura?

    E o Roberto recebe ao nível dos mais bem pagos do plantel.

    ResponderEliminar
  4. vermelhusco

    O Aimar e o Saviola vieram 'convencidos' pelo Rui Costa ... enquanto este era a figura fulcral para a reeleição do presidente.

    Agora tens 'negociatas' de juniores de duvidosa qualidade por 6 milhões e outro de que nem o valor se sabe (a propósito, nem o nome ou onde está, retive!)

    Ao mesmo tempo que acaba a vender Di Maria ao desbarato, 'abre mão' de jogadores com valor
    'facial', os credenciados (já nessa altura!) Falcao, Álvaro Pereira e nesta época o Noddy (que queria vir para o Benfica, a quem foi oferecido a seu pedido) e Wesley, por exemplo...

    ResponderEliminar
  5. Mas atenção que a ideia do meu post não é ir agora buscar Huntelaares. Mas antes jogadores com alguma experiência e que assegurem com a sua entrada na equipa uma subida de rendimento e uma diminuição dos desiquilibrios que se verificam na equipa no meio campo em que faltam jogadores que trabalhem mais a nível defensivo.

    O ano passado tanto o Di Maria como o Ramires eram muito solidários a nivel defensivo e o Ramires então quase que fazia duas posições ao mesmo tempo!

    Este ano isso não se verifica... O Salvio só agora está a demonstrar o que vale, o Rúben Amorim esteve lesionado imenso tempo (para mim o único jogador que pode fazer o mesmo que o Ramires embora tenha menos qualidade que o brasileiro) e do lado esquerdo o Gaitán faz-me lembrar o Giovanni Soneca - quando perde a bola parece que fica a dormir em vez de tentar recuperar a chincha.

    ResponderEliminar
  6. E isso nota-se imenso nos espaços abertos no meio-campo quando a equipa perde a bola. Pena que o JJ não queira mudar o esquema táctico da equipa para 4-3-3/4-5-1.

    ResponderEliminar
  7. argentino Gaitán já confessou que gostava de jogar em posições mais avançadas, mas Jorge Jesus tem apostado no jogador na ala esquerda. Gaitán respeita a opção do treinador, mas quer conseguir um melhor entrosamento com os colegas: «Estou cá para jogar. No Boca também joguei um ano nesta posição, tenho de me acostumar porque há um ano que não o faço.»

    SÓ PARA REFRESCAR A MEMORIA A ALGUNS ..

    ResponderEliminar
  8. A maior vitoria dos corruptos são estas palavras de alguns!... O Benfica deste ano não tem estofo para competir com o Porto no relvado (excluindo arbitragens e jogadas de bastidores).

    Mas EXCLUINDO o QUÊ! Se EXCLUÍRES as arbitragens de BATOTA[ tens o S.L.Benfica na MUXE OU SEJA a memos 4 QUATRO sim QUATRO PONTOS, sendo assim estaríamos COMO ESTAMOS a dez NA CORRIDA pelo titulo apesar dos ROUBOS medita faz contas e pede a DEUS que algum alinhado corrupto juiz sem toga se engane e ROUBE A FAMÍLIA dos corruptos do ladrão...
    O resto não e novidade! Novidade e ver como os mafiosos [ventura e arbitros outra vez ] das antas fazem no futebool e no desporto em Portugal

    ResponderEliminar
  9. assim por alto ! foi retirado de um jornal ! agora façam uma analise comm o ultimo jogo

    .60' - Só dá Benfica e Ventura!

    50' - Ventura outra vez! O guarda-redes negou o segundo do Benfica

    29' - Ventura mais uma vez em grande plano

    Benfica quase marca. Canto de Aimar direitinho para a cabeça de David Luiz que remate para uma grande defesa de Ventura. Golo evitado pelos reflexos do guardião!

    Bomba de David Luiz que Ventura não consegue segurar e cede canto

    ResponderEliminar
  10. aj: excluindo as arbitragens o Benfica levou 5 no Dragão do Porto. Tão simples quanto isto.

    Quanto ao Gaitan, basicamente admitiu que precisa de tempo para se adaptar, o que vai de encontro ao que eu digo e não refuta a análise que faço de que é macio e não ajuda nas tarefas defensivas.

    Mas eu gosto de o ver jogar. Na minha opinião estes jogadores com espaço e tempo têm tudo para ser titulares do Benfica.

    ResponderEliminar
  11. Vermelhusco,

    Contrariamente ao que prometia de inicio, Gaitan, Airton, Salvio e Jara são "apenas" interessantes.

    Ou seja, são claramente jogadores acima da média, mas cujo custo elevadíssimo os torna menos interessantes dado que estão todos longe do que precisamos como elevadíssimo potencial, tipo DiMaria, Javi ou Ramires.

    ResponderEliminar
  12. E não esquecer que o Sidnei tem 21 anos e que tem o problema de estar tapado, pois joga numa posição onde estamos bem servidos. Contudo, continuo a achar que com ritmo este jogador é tão bom como o Luisão ou o David Luiz. Com a vantagem de jogar de forma mais limpa e ser superior tecnicamente.

    ResponderEliminar
  13. GB concordo contigo excepto no caso do Di Maria. Este quando chegou também não era mais que interessante. Só ao 3º ano é que mostrou o que valia.

    O Ramires e o Javi pegaram de estaca e são de outro gabarito, embora eu coloque o Airton ao mesmo nível desses dois.

    NSC, pá eu não suporto o Sidnei. Acho que tem falhas de concentração incriveis, é lento e péssimo nas marcações.
    Tem técnica mas para central isso não chega.

    ResponderEliminar
  14. Geração, desculpa, mas não concordo contigo, eu penso que esses jogadores valem o que se pagou por eles, AGORA, as condições em que chegaram ao benfica e o que foi logo pedido deles, ai sim esta o problema.

    Lisandro só a 3º época explodiu, di maria só a 3º época explodiu, só para dar 2 exemplos

    95% dos jogadores que vêm da américa do sul precisam no mínimo de 1 ano de adaptação (quando não são dois). O problema é que esta direcção contrata sul americanos para entrar de estaca na equipa titular, acreditam que todos são Ramirez (esses outros 5%) que se adaptam logo, mas não é assim, o benfica devia apostar em contratar para entrar logo na equipa titular jogadores ja com experiencia europeia de 3 anos no minimo, os sul americanos ao serem contratados o 1º ano é pra se irem adaptando e entrando uma vez por outra...

    Já disse isto mais do que uma vez, e desculpem se me repito demasiado, mas axo este ponto importante a esse ponto, pois é um erro crasso da politica de contratações desta direcção.

    Como já disse, é jogadores que acabam queimados, é dinheiro jogado fora, e é uma equipa instável, tudo isso resulta desta politica da america do sul. Quando eles têm tudo para ser EXCELENTES jogadores...

    ResponderEliminar
  15. Há só uma coisa que leio em muitos posts, que é repetida muitas vezes e é uma autêntica utopia:

    Errado quando se diz coisas como por exemplo: Poupava-se o salário do Mantorras, do Zoro e de outro qualquer, e pagava-se 250000 a Huntellar.

    Claro que em teoria as coisas seriam assim mas, só na teoria. Basta trazer um jogador para ganhar 300000 ao mês para encarecer todos os outros jogadores. Se o Huntelaar ganhasse 280000 quanto queria o Luisão, o David Luíz, o Aimar?

    Há um tecto salarial que é preciso cumprir e há um ordenado médio que é preciso respeitar para não se criar problemas dentro do grupo.

    ResponderEliminar
  16. Bom, se o Sidnei tem faltas de concentração incríveis nem sei o que dizer do David Luiz...
    Não o venderam, nunca mais vale o dinheiro que (parentemente) ofereceram por ele.

    ResponderEliminar
  17. Eu tinha vontade de me pronunciar sobre este tópico, mas com tanta merda que vejo escrita aqui, recuso-me a fazê-lo, para não ter que mandar alguém........lavar roupa a mão

    ResponderEliminar
  18. Caro RedMoon, vai la dizer isso ao Vieira e ao que é pago "por fora" a alguns jogadores.

    ResponderEliminar
  19. O Sidnei é lento e o Luisão e o Máxi são uns sprinters...

    ResponderEliminar
  20. Caro RedMoon, vai la dizer isso ao Vieira e ao que é pago "por fora" a alguns jogadores.

    estas bocas foleiras do GB deveriam ter mais um pouco de recato pois falar e facil provar vai ser mais dificil não...
    mas sera que estas a falar de quê ! euros por debaixo da mesas [provas isso] explica lá ou denuncia de uma vez por todas...

    Tas a falar de um clube e uma sad S.L.BENFICA cotado na BOLSA tu sabes o que dizes de certeza absoluta ..

    ResponderEliminar
  21. Epá mas que jogadores com nome feito querem vir jogar para a liga portuguesa??!?!?!

    Foi uma sorte o Rui Costa ter convencido o Aimar a vir para cá.

    E o Saviola só veio porque foi o Aimar a convencê-lo.

    Essa é a realidade.

    ResponderEliminar
  22. pjsimoes, o Sidnei e lento em conjunto com os outros defeitos que mostra de forma consistente.

    O Luisao e lento mas compensa com bom sentido posicional e boa capacidade de marcacao. O Maxi e lateral e nao e para aqui chamado.

    NSC, quanto ao David Luiz esta em pessima forma mas ao menos sabemos que e da ma forma em que esta. Eu o Sidnei sempre o vi a enterrar mas como nao tem pes quadrados o pessoal gosta dele.

    Redmoon, pode-se muito bem fazer ao Huntelaar o que se fez ao saviola. Paga-se um premio de assinatura valente e compensa-se a diferenca nos salarios com esse premio de assinatura.

    Mas o Darth explanou muito bem a falha nas contratacoes do Benfica.

    ResponderEliminar
  23. "É evidente que o Benfica deste ano não tem estofo para competir com o Porto no relvado (excluindo arbitragens e jogadas de bastidores)."

    Meu caro, esta frase revela uma ignorância profunda do que é o futebol, portanto tudo o que escreveu a seguir não vale nada.

    Excluir da análise a verdadeira força da equipa corrupta é passar um pano e branquear a vergonha que têm sido as arbitragens dos últimos 30 anos. A memória é muito curta e bastou um jogo infeliz da nossa equipa em circunstâncias muito especiais para dar mérito a quem não o tem. Naquela associação criminosa ninguém ganha limpo. Nem o Mourinho ganhou. Aliás, na sua primeira época nos 13 primeiros jogos valeu tudo, golos com a mão, em fora-de-jogo, a empurrar o guarda-redes com a bola para dentro da baliza, etc, etc. Os outros nem quiz saber o que aconteceu. E não me fale na liga dos campeões, a amarelinha foi tanta que alguns jogadores nunca mais recuperaramm.

    Portanto, tenha alguma decência e não compare o incomparavel.

    Saudações

    ResponderEliminar
  24. Urreta tem encantado? Só se for no posto médico...

    ResponderEliminar
  25. RIGOR CARÍSSIMOS... INVESTIGUEM ANTES DE ESCREVER!

    URRETA PARTICIPOU EM APENAS 7 DOS 21 JOGOS DO DEPORTIVO. TUDO BEM QUE ESTEVE LESIONADO... MAS AINDA NÃO OS ENCANTOU...

    e digo isto tendo esperança neste jogador...

    ResponderEliminar
  26. Não percebo a relação que existe entre Gaitan e Di Maria ou Airton e Javi Garcia a não ser a posição em campo e mesmo esta está condicionada pelas qualidades do jogadores, muito se discute aqui no substituto para o Di Maria e para o Ramires, e a meu ver pura e simplesmente não existem porque ambos são jogadores únicos com características únicas que os definem a discussão pode quando muito rodar a volta de um jogador que tenha algumas dessas virtudes mas que acrescente alguma coisa ao plantel e a meu ver tanto o Gaitan como o Airton e o Salvio são neste momento os mais próximos de "pegar de estaca" na equipa.
    "Sálvio - depois do mau começo, desde o jogo com o Lyon que mostra que é capaz de não vir a ser um flop completo. Ao contrário de Gaitan, este jovem mostra agressividade quanto baste. Agora é esperar para ver se demonstra mais qualidades como extremo-direito e se também mostra capacidade de fechar o lado direito. As indicações estão lá agora só falta provar que tem estofo." Esta analise feita ao Sálvio é de mau gosto e não tem qualquer fundamento, desde falar em flop completo "de alguém que fez 6 jogos" e a meu ver nos últimos 3 esteve bastante bem é um contra-senso quando comparar-mos ao Di Maria e aos dois anos que ele teve para se adaptar evoluir e por fim explodir, não me parece justo nem para o jogador nem para a equipa. Falando de Kardec e de ser alternativa a Cardozo tb me parece uma coisa descabida até porque o Kardec é bem mais movel e utiliza outros espaços em campo que normalmente o Cardozo nem sequer lá vai , é normal nos jogos do Benfica ver o Kardec a vir buscar a bola cá atrás ,anda constantemente de um lado para o outro tentando abrir espaços para os companheiros, o Cardozo é diferente normalmente posiciona se entre os centrais e tem uma capacidade de finalização (posicionamento na grande area " que o Kardec ainda não têm, aliás parece-me o Kardec um jogador mais parecido com Nuno Gomes do que propriamente com Cardozo. Já o Jara falta lhe rigor táctico mas vê se que é um jogador que quer entrar para a equipa principal e ser titular, nota se a vontade dele pelas deambulações no campo e pela vontade que tem em jogar acho que destes todos é o único que tem mais problemas posicionais porque quando joga não se consegue perceber onde ele joga realmente e qual é a sua posição de base.
    Gainta por último e tirando o facto de quando joga na sua posição "Aimar" é um jogador claramente diferente para melhor será uma questão de tempo até perceber o seu papel a frente de Coentrão, o problema em relação ao Gaitan é a necessidade posicinal quando o Benfica não têm a bola e neste campo o Gatan é claramente inferior ao seu companheiro do outro lado "Sálvio" que tantas vezes o temos visto a ajudar o Maxi e neste ultimo jogo o Ruben, será então uma questão de tempo até perceber que na posição onde está adaptado tem de defender e ajudar os colegas de equipa.

    P.s a meu ver Airton é cada vez mais opção para Jorge Jesus têm apontamentos técnicos diferentes de Javi Garcia consegue sair com a bola controlada o que provoca desequilíbrios as equipas, para além disso tem mais finta e a meu ver é um jogador mais criativo naquela zona, saber se isso é ou não o que Jorge Jesus pretende é outra historia.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking