O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 7 de novembro de 2010

A falacia da estabilidade e a falta de ambicao desta Direccao.

. 21 comentários

Decido escrever este post antes do jogo de logo a noite para depois nao ter que aturar muitos comentarios a dizer que so escrevo isto para aproveitar o descontentamento dos adeptos no caso de o Benfica ganhar.

O Presidente do Benfica Luis Filipe Vieira decidiu na Casa do Benfica da Lousada voltar a aticar o medo dos benfiquistas de que se voltem a repetir situacoes que foram bastante graves nos anos 90 (principalmente de 94 a 2000). Infelizmente, este tema e recorrente. Sempre que as coisas correm menos bem no plano desportivo o que LFV faz e insinuar que se ele sai do clube de certeza que voltaremos a passar por tempos conturbados que incluem salarios em atraso e caos no planeamento desportivo.

No entanto, esta argumentacao assenta em falacias que sao repetidas tantas vezes que as pessoas pensam que sao verdade.

- Que foi Vieira que salvou o Benfica do abismo. Mentira, quem salvou o Benfica do abismo (apesar de eu nao gostar nada do homem) foi Vilarinho ao vencer Vale e Azevedo nas eleicoes.

- Que quem vem a seguir a LFV sera necessariamente um trafulha igual ou pior que Vale e Azevedo e Damasio juntos. Sera que isto se confirma de facto? O Benfica e um clube democratico que ja vai no seu 34o Presidente. Destes 34 Presidentes so 2 foram pessimas escolhas (e infelizmente duas mas escolhas seguidas puseram o clube de rastos).

Portanto, esta ideia de que os benfiquistas "Esqueceram-se os tempos dos salários em atraso, das dívidas a fornecedores, da anarquia em que o clube viveu" esta errada. Ninguem esquece esses tempos. Como ninguem esquece a quem deve gratidao - Vilarinho. Luis Filipe Vieira veio a seguir a Vilarinho e ja aproveitou os esforcos de credibilizacao do clube comecados por Vilarinho e algumas das "obras" que sao atribuidas a ele foram de facto iniciadas no mandato de Vilarinho!

A avaliacao do trabalho de um Presidente no Benfica avalia-se nao so pela obra fisica deixada mas tambem, e principalmente pelo numero de titulos conquistados. Pela dimensao do clube e pela sede de vitoria dos seus adeptos nao se deve esperar que o sucesso de um mandato de um presidente seja medido por «projectos emblemáticos, difíceis de executar, mas que arrancaram com sucesso e que representam a melhor prova da nossa capacidade empreendedora», como os exemplos da Benfica TV, da Fundação do clube, do Centro de Documentação e do Departamento de Restauro.

O sucesso de um mandato de um presidente do Benfica deixou de ser medido nao pelo numero de titulos conquistados no plano desportivo mas pelo acessorio?
Agora sao reeleitos por fazerem um Centro de Documentacao e um Departamento de Restauro???? Desde quando e que a criacao destas estruturas passaram a ser feitos dignos de nota?
A criacao de estruturas como as mencionadas pelo Presidente nao devem ser um objectivo em si, mas um meio para ajudar o Benfica a atingir o seu destino: a vitoria consistente de Campeonatos e Tacas bem como uma presenca assidua na Liga dos Campeoes.
Basta dar um exemplo bastante proximo de um clube que decidiu fazer do seu objectivo construir um estadio novo e focar-se em ter uma das melhores escolas de formacao da Europa para mostrar que o trabalho de um Presidente deve-se focar essencialmente na obtencao de vitorias desportivas. O Sporting encontra-se agora em 6o lugar da tabela, sempre com o estadio as moscas e em pessima situacao financeira porque desistiu da sua grandeza que e procurar vitorias desportivas para ir atras de objectivos mais abstractos que pouco dizem ao adepto comum.

O Benfica foi um clube que sempre se regeu pela sua sede de vitoria e nao foi por haver rotatividade nos seus Presidentes que perdeu a sua ambicao e sede de vitoria.
A rotatividade de Presidentes e o espirito democratico do clube nao foram a causa do declinio dos anos 90 mas sim a incompetencia gritante de quem o geriu nessa altura.

Aquilo que o Benfica precisa e de um projecto desportivo estruturado que lhe garanta titulos e de dirigentes competentes que defendam os interesses do Benfica em todas as esferas do desporto nacional como foi feito por todas as Direccoes ate a de Manuel Damasio. Para isso nao e necessario manter no poder sempre a mesma pessoa, ainda para mais quando esta nao garante a defesa dos interesses do Benfica como o apoio para a Presidencia da Liga de Fernando Gomes demonstrou.

Nao e a rotatividade democratica que e o problema mas sim a competencia de quem dirige o Benfica. A estabilidade nao se mede por manter no poleiro sempre a mesma pessoa mas por garantir que quem dirige o clube o faca com responsabilidade financeira, competencia e, acima de tudo, sede de conquista!

O exemplo mais paradigmatico deste principio no futebol actual e o Barcelona. O Laporta garantiu imensos titulos ao clube e provavelmente o periodo de maior esplendor mas que quando saiu, se descobriu que tinha deixado um desfalquee no clube de 150 milhoes de euros. Por uma questao de responsabilidade a actual Direccao decidiu meter o antigo Presidente em tribunal. Nao houve dividas de gratidao eternas para com Laporta. Os socios nao o elegeram nem lhe andaram a fazer odes eternamente por ter obtido para o Barcelona o que fez e Laporta deixou o Barcelona como o melhor clube europeu!
Porque e que os benfiquistas tem que estar eternamente gratos a Filipe Vieira e elege-lo mandato apos mandato? Porque construiu o centro de estagio? Porque se concluiu o estadio no seu mandato? Ou porque nos deu 2 campeonatos, 1 Taca de Portugal e 2 Tacas da Liga em 7 anos??
Tirando Damasio, Vale e Azevedo e Vilarinho nunca o Benfica ganhou tao pouco em campo. E Vieira nao se pode justificar com a ma situacao financeira pois pelas suas proprias palavras o Benfica agora esta solido e recomenda-se e desde os tempos do Vilarinho que recuperou a credibilidade.

Luis Filipe Vieira fez um trabalho no Benfica mas a eterna gratidao dos benfiquistas nao pode ser confundida com apoio eterno nas urnas. Apos ter estabelecido as bases para um Benfica solido, LFV tem que obter aquilo que todos os benfiquistas ambicionam: sucesso desportivo, principalmente no futebol.
Se nao tem capacidade para garantir vitorias ao Benfica, ainda para mais quando prometeu aos benfiquistas que este seria o mandato do sucesso desportivo, entao tem que deixar entrar quem consiga esses titulos. Pelo bem do Benfica.

As perguntas que faco a todos os benfiquistas que apoiam o Vieira e:
- Voces apoiam o Vieira por gratidao ou porque acreditam que ele e o Presidente que pode garantir mais titulos ao Benfica?

- Se Vieira nao garante sucesso desportivo ao clube e nem consegue combater a hegemonia do Porto de uma forma consistente porque e que continuam a apoia-lo nas urnas?

- Qual a justificacao para reeleger tantas vezes um Presidente que nao consegue garantir vitorias desportivas constantes?

- Nao tem sede de vitoria?

O Benfica atingiu a grandeza que tem pelo tamanho das suas conquistas e pela sua ambicao. O Benfica vai definhar se nao voltar a conquistar titulos como o tamanho da sua ambicao quer.
Os adeptos ainda estao sedentos de conquistas? Ou pretendem apenas estabilidade directiva e centros de documentacao e departamentos de restauro?
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

21 comentários

  1. bem dito vermelhusco, isto faz lembrar o que eu escrevi kd falei do mito "vale e azevedo" em que luis filipe vieira joga com esse receio dos benfiquistas em que se ele sai vem logo um oportunista que será o fim do clube, qual "ameaça comunista" nos EUA dos anos de guerra fria.

    Vieira tenta (e volto a dizer, ele usa o canal mesmo que subtilmente) passar essa ideia que o benfica ganhador so pode existir com ele no trono.

    Mas as ambições desportivas sustentadas num projecto futebolistico serias são casos raros na su presidencia...teve a época de 2004/2005 com a aposta num treinador de renome, 2008/2009, k embora nao tenha ganho mas se construiu uma estrutura com pes e cabeça, que na época seguinte com jesus e alguns retoques resultou no que se sabe.

    O ego de vieira (de mexer no futebol) e a inabilidade dos dirigentes do benfica para preverem e prevenirem os movimentos do sistema são dois grandes handicaps desta direcção, e se queremos realmente passar a ser um clube maioritariamente ganhador (ver o exemplo do basket) temos de realizar mudanças de fundo, e axo que nas proximas eleições deviamos pensar em alternativas (crediveis).

    Vieira ao mudar a idade minima para concorrer a presidencia tirou logo do caminho possivelmente o maior candidato que poderia aparecer para lhe tirar o lugar, rui costa e agora tem essa estrategia do medo que possibilite a perpetuação do seu reinado.

    e o mais serio, é que axo k nesse aspecto esta a fazer um bom trabalho, já que grande parte dos benfiquistas esta do lado dele, parece que se eskeceram da sede de vencer por uma suposta segurança que este presidente lhes transmite, bem se pode ver isso na gloriosasfera, em que sejam quem for que critique algo feito pelo presidente é logo insultado como sendo um andrade encapotado.

    ResponderEliminar
  2. cantas muito bem mas tens muita areia nos olhos tira as palas e senta-te no teu lugar ..
    Para grunhir não faltam aves da desgraça mas para dar a cara ou tempo ao GLORIOSO só nas criticas e mesmo essas são debaixo teor nutritivo pois pecam por fanatismo ANTI VIEIRA .

    Carrega BENFICA contra estas almas do diabo ..


    O BENFICA podia viver sem o Luis Filipe Vieira PODIA MAS NÃO ERA A MESMA COISA ...

    ResponderEliminar
  3. Oração de São Bento



    A Cruz Sagrada seja a minha luz. Não seja o dragão meu guia. Retira-te Satanás, nunca me aconselhes coisas vãs. É mal o que tu me ofereces. Bebe tu mesmo o teu veneno

    ResponderEliminar
  4. Já temos aqui o nicolau breyner da zon e um orador da cruz sagrada...ou será o fernando pessoa encapotado? estes anónimos são mesmo originais...

    ResponderEliminar
  5. 1º-não comecei por apoiar Vieira mas nas ultimas eleições fui lá pôr o voto a favor porque reconheci obra.para quem conviveu como eu convivi naqueles antigos pavilhões(não creio que por lá tenhas passado)com a humilhação de atirarem moedas de tostão para o chão porque estavamos na penúria e sim como diz vilarinho até o papel higienico não era pago
    2ºcomo os corpos sociais o disseram não queremos ganhar campeonatos com ajudas externas sejam elas institucionais ou do sub mundo
    3ºé uma questão de bom senso continuar a apoiar o Presidente enquanto não se perfilar outro parecido e que não leve o clube a bancarrota.agora o benfica não é so futebol,é uma das maiores empresas de portugal.
    4º-tenho,visto ter assistido aos anos gloriosos do Benfica mas não a qualquer custo apesar de no meu tempo de rufia ter dado uns papuços tanto a lagartos como tripeiros,juventude incisciente, entendes

    agora gostava que me respondesses tambem porquê essa cenha ao presidente.
    1º-está-te a dever algum
    2ºterias algum tacho com aalguem que para lá fosse que tu apoiasses
    3º-para ti só contam vitórias a qualquer custo.se sim muda-te para os tripeiros,apesar de achar que essa era a tua ultima das ultimas opções para teres só vitórias
    apesar de tudo já te li coisas melhores de tua parte,por favor não azedes.
    molico

    ResponderEliminar
  6. darthvader
    não tenho duvidas que quando chegar a hora e se o Rui Costa assim o quiser será presidente,mas não me parece que ele para já tenha isso no seu horizonte
    e como és benfiquista estás como o Presidente.homem sem medo de ganhar ou deixar de ganhar.honestidade a isso obriga
    molico

    ResponderEliminar
  7. vermelhusco esqueci-me de mencionar as amadoras.também entram para as contas ou não.não as contas dos grandes cifrões mas dos Benfiquistas que adoram vitórias em tudo o que diga respeito ao CLUBE
    mas olha que tambem tem que se investir algum
    molico

    ResponderEliminar
  8. Olhai para Sporting Senhores... depois de 94 ganhou 2 títulos de campeão, tal e qual como nós!!!!

    Até as últimas eleições nós só ganhamos 1!

    Não sei haverá outro que faça melhor, ou se faria melhor. O que sei, porque não consigo olhar para lado para deixar de ver o que está à frente dos olhos, é o que o homem fez num clube à deriva e que disputa títulos no campeonato mais corrompido da Europa, e tal não deixa de me surpreender.

    Sempre que olho para atrás fico a pensar como foi possível conquistar tanto com apenas um título ganho. A resposta que sempre encontro é que os benfiquistas, depois dos erros Damásio e Vale e Azevedo, deixaram-se de ir na cantiga do ganhar...

    Todos os que não têm palas sabem o que enfrenta o Benfica a nível desportivo e não só para ganhar!

    Vilarinho esteve lá 3 anos e com LFV, e foi-se embora! Não vi até ao ano passado ninguém a vir reclamar o trono, tirando um tal de cristão convertido...

    Agora, que as coisas são bem apetecíveis, temo que os benfiquistas se deixam levar pela cantiga de sempre - ganhar, ganhar e ganhar, e ponham lá alguém que em pouco tempo destrua tudo o que se vem construindo!

    Pouco me interessa que o actual presidente se chame LFV ou se chamasse JEM.

    Nem vale a pena vir com muitos considerandos ao post. No fundo é a tal cantiga do: - "vocês não querem ganhar?" Não, nós somos estúpidos e por isso apoiamos a actual direcção. Nós gostamos de perder e por isso somos Benfiquistas, eu até pago cotas pois adoro ser masoquista!

    Vocês, pelo contrário, têm a receita infalível - correr LFV e por lá um "camelo" qualquer que de certeza vai fazer ganhar títulos atrás de títulos!!!

    Ainda não estamos em campanha, quando lá chegarmos apoiem quem quiserem, de momento, deixem de chamar estúpidos aos benfiquistas que apoiam LFV. Se forem minimamente inteligentes saberão que não poderão nunca saber se, quem vocês pretendem que lá esteja, ou estivesse, teria feito ou fará melhor!

    ResponderEliminar
  9. Molico, para te responder:

    << 1º-não comecei por apoiar Vieira mas nas ultimas eleições fui lá pôr o voto a favor porque reconheci obra.para quem conviveu como eu convivi naqueles antigos pavilhões(não creio que por lá tenhas passado)com a humilhação de atirarem moedas de tostão para o chão porque estavamos na penúria e sim como diz vilarinho até o papel higienico não era pago >> -- tens razao, nao passei por la. Mas o Vilarinho e o Vieira nao sao a mesma pessoa. E se o Vieira apresentou obra nos outros mandatos, tem que continuar a apresentar neste. Neste mandato ele disse que nos iriamos focar no "sucesso desportivo". Como tal, so acho que este sera um mandato bem sucedido se o Benfica for no minimo campeao de futebol 2 vezes em 3 anos e ganhar umas tacas da Liga ou Portugal de permeio. Vamos la ver no que vai dar porque este ano nao me esta a deixar nadinha entusiasmado.

    << 2ºcomo os corpos sociais o disseram não queremos ganhar campeonatos com ajudas externas sejam elas institucionais ou do sub mundo >> -- eu tambem nao quero ganhar campeonatos recorrendo a truques mafiosos. Mas para mim isso nao quer dizer que devamos abdicar de impedir os mafiosos do costume de usarem sempre as mesmas tacticas sujas.

    << 3ºé uma questão de bom senso continuar a apoiar o Presidente enquanto não se perfilar outro parecido e que não leve o clube a bancarrota.agora o benfica não é so futebol,é uma das maiores empresas de portugal. >> -- O Jose Eduardo Moniz nao tinha credibilidade para ti? O homem fez da TVI a maior televisao portuguesa. Mostrou competencia suficiente como gestor.
    Quanto ao resto que disseste concordo.

    << 4º-tenho,visto ter assistido aos anos gloriosos do Benfica mas não a qualquer custo apesar de no meu tempo de rufia ter dado uns papuços tanto a lagartos como tripeiros,juventude incisciente, entendes
    agora gostava que me respondesses tambem porquê essa cenha ao presidente.
    1º-está-te a dever algum
    2ºterias algum tacho com aalguem que para lá fosse que tu apoiasses
    3º-para ti só contam vitórias a qualquer custo.se sim muda-te para os tripeiros,apesar de achar que essa era a tua ultima das ultimas opções para teres só vitórias
    apesar de tudo já te li coisas melhores de tua parte,por favor não azedes.
    molico >>>

    Caro. Tenho 27 anos por isso nao quero tacho nenhum. O meu emprego nao tem NADA a ver com Desporto ou Gestao e pretendo seguir carreira numa area completamente diferente alem de nao gostar nadinha de corrupcao. Por isso nada de tachos.

    O vieira nao me deve nada a nao ser um Benfica ganhador e que nao seja ridicularizado pelos lagartos e pelos andrades. Tenho dito.

    PS - Quanto as modalidades acho que o trabalho esta a ser optimo e ja o defendi aqui. Mas vitorias no futebol sao essenciais.

    ResponderEliminar
  10. obrigado pela resposta,até nisto diferes do gb publicas e replicas.
    quanto ao moniz vamos esperar pelos tempos mais proximos.talvez haja desenvolvimentos que te possam ou não dar razão.para mim não servia
    quanto ao recente campeonato também não estou muito entusiasmado mas também não estou desanimado em relação ao que a equipe tem feito ou melhor o que teem deixado fazer.
    não sei como é que vamos impedir dos outros aplicarem as suas tacticas sujas sem recorrer ao mesmo.se tiveres alguma sugestão gostava de a conhecer,mas sem recorrer aos mesmos truques.
    tens a idade da irreverencia,e por isso assim escreves o que escreves,o que não me supreende porque tenho um filho praticamente da tua idade e que vai ao encontro das tuas ideias .
    quanto o sermos gozados por lagartos só pode ser para rir, eu e tu.
    pelos andrades o que lhes digo é que nem sei quem são porque nem data de nascimento teem como certa
    bem haja
    molico

    ResponderEliminar
  11. Vermelhusco, só vou comentar apenas isto para não tirar o brilhantismo ao teu excelente tópico:

    ABSOLUTAMENTE NOTÁVEL A OPORTUNIDADE, RACIOCÍNIO E SUSTENTABILIDADE DOS TEUS ARGUMENTOS.

    Brilhante! Parabéns! Isso é benfiquismo

    ResponderEliminar
  12. Oscar-r, assim que possível manda um email para o novogeracaobenfica@gmail.com para sabermos que viste o nosso pedido, temos uma proposta para ti.

    cumprimentos

    ResponderEliminar
  13. molico, tu tens um filho da idade do Vermelhusco? Mas o GB continua atento as tuas tentativas de dissimular factos evidentes como os que o Vermelhusco apresentou

    ResponderEliminar
  14. por acaso estava a estranhar a falta do habitual blá-blá Beiguista! Não se curem não. LOL Olhem nem vos recomendo Rennie porque isso, depois da época passada já nem deve fazer efeito, o melhor é mesmo ir ali ao Freixo pedir umas propostas...

    ResponderEliminar
  15. Que tal um banho de humildade? Haverá noção da responsabilidade e da grandeza actual do Benfica? Haverá conhecimento da dinâmica e da realidade da estrutura empresarial que sustenta o clube? A ignorância é atrevida e é por isso que não custa opinar ou fantasiar sobre o que deveriam ser as opções de gestão. Falar genericamente das pessoas ou das questões, ou criticar a torto e a direito, simplesmente para marcar pontos quando as coisas que correm mal não chega por em causa Luis Filipe Vieira. Mostra até oportunismo e mau benfiquismo. Há que respeitar quem decide e ter noção de que, quem está fora, nao tem informação completa para por em causa certas decisões que há partida podem parecer menos consensuais.

    Se o Benfica é o que é hoje, deve-o ao trabalho, à determinação e à paixão de muitas pessoas, desde a Direcção, aos profissionais e aos socios, e os resultados alcançados são consequencia desse esforço colectivo e não apenas da abnegação do seu presidente.


    Saudações benfiquistas

    ResponderEliminar
  16. Molico o que eu proponho para o Benfica nao deixar os corruptos fazer o que fazem ate agora e que o Benfica tem que ter um projecto (mais umas linhas orientadoras va) para o futebol nacional portugues e nao deve ter vergonha nem pudores em apoiar candidaturas de pessoas que apoiem essa visao que na minha opiniao deve passar essencialmente em garantir isencao e independencia das estruturas desportivas nacionais de modo a estarem imunes a jogadas sujas.

    Para fazer isso e preciso convencer tanto associacoes de futebol como os clubes da Liga Profissional que o projecto do Benfica e benefico para o futebol nacional.

    Hugo, quanto ao que me diz da responsabilidade do benfica nao sei. Mas quanto a grandeza, neste momento ganhamos menos titulos que os corruptos e eu quero que isso mude e estou farto de ver tantos tiros nos pes como os que foram dados nesta epoca e que nem sequer sao novos porque ja tinham sido feitos em epocas anteriores! Isso para mim demonstra incompetencia da equipa directiva quando nao se aprende com os erros cometidos.

    Oscar-r, acho que deixo mais que claro que nao quero por la um camelo qualquer. Quero alguem que mostre competencia e sentido de responsabilidade bem como espirito ganhador e que nao esteja acomodado ao cargo.
    Ate nem me importo que seja alguem desta Direccao de modo a garantir alguma continuidade. Por exemplo, Rui Costa ou Fernando Seara, Humberto Coelho, mesmo o Jose Eduardo Moniz.
    Quanto ao Veiga, escusam de vir com insinuacoes. Nunca o vi na minha vida, e como tal nao tenho muita boa impressao do homem.

    ResponderEliminar
  17. Vermelhusco foi isso que quis que me respondesses.como é que chegamos lá?
    o Homem anda a pregar aos peixes a muito tempo,não achas
    molico

    ResponderEliminar
  18. Mas não perceberam q Vilarinho era um mero fantoche???

    ResponderEliminar
  19. tenho essa ideia pedro, vieira veio no mandato do vilarinho e começou juntamente com outros a determinar os destinos do clube.

    por isso tb nao concordo com a entrevista que ele (vilarinho) deu a dizer que esta entre os 5 melhores presidentes da historia do benfica...

    ResponderEliminar
  20. AOS ATROFIADOS DAS MEMORIAS !


    "Esqueceram-se os tempos dos salários em atraso, das dívidas a fornecedores, da anarquia em que o clube viveu", afirmou.


    Para o presidente encarnado, "é fundamental nunca esquecer esses tempos, de forma a precaver no futuro que se possam voltar a repetir".


    "Olhando para trás, para tudo quanto foi feito a partir do ano 2000, podemos dizer que a estratégia resultou, que o clube recuperou a credibilidade do passado e que estamos em condições de perseguir novas metas e novos desafios",

    ResponderEliminar
  21. Já foram feitas duas detenções nas imediações do Estádio do Dragão, confirmadas pelo Subintendente Henriques Fernandes, da PSP do Porto, que há poucos instantes fez um balanço das ocorrências que antecederam este escaldante FC Porto-Benfica.

    «Os adeptos do Benfica entraram sem problemas no estádio, não houve confrontos, apenas um pequeno contratempo com o autocarro do Benfica, mas detivemos quem atirou a bola de golfe e também um indivíduo na posse de material pirotécnico, no caso petardos. O incidente com o autocarro deu-se na zona do passeio, frente ao Dolce Vita», confirmou o responsável policial, dando conta da dificuldade em impedir esse tipo de situações.

    «A bola de golfe pode ser arremessada de longe, só seria evitada se isolássemos o Dragão num raio de cem metros, mas em todo o caso soubemos da aquisição de artigos para atirar as bolas de distâncias mais longas», revelou.
    19:52 - 07-11-2010

    a BOLA

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking