O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Falácias que nem por muitas vezes repetidas, passarão a ser verdade (UPDATE)

. 14 comentários
Primeiro ponto prévio: este post ‘e o seguimento de uma troca de pontos de vista entre mim e o GB. Para entender o contexto do que aqui escrevo, seria importante comecar por ler dois posts anteriores:

Falácias que nem por muitas vezes repetidas, passarão a ser verdade by Redmoon

Quando a Verdade vira Falácia
(by GB)

Segundo ponto prévio, porque é essa mensagem que parece que o GB quer passar e é totalmente errada e descabida: O Redmoon não pensa como o Vale e Azevedo e não defende que se acabem com as escolas do clube. O Redmoon defende sim o crescimento sustentado das suas promessas, e aproveitamento daqueles jogadores que TENHAM de facto valor.

E o que continuas sem dizer GB (e por isso não desmentiste RIGOROSAMENTE nada do que eu disse) é quem são os jogadores que VIEIRA (porque de facto é sempre ao Vieira que te referes) dispensou das escolas do clube e que contrariaram o veredicto feito provando mais tarde que tinham valor. Limitaste-te a análises TUAS de valor a jogadores jovens dos actuais quadros do clube que AINDA NÃO provaram nada. Mas foste incapaz de me dar o nome de UM craque dispensado das escolas do clube no tempo de Vieira que tenha singrado ao mais alto nivel.

Vires falar de jovens promessas das escolas que vingaram em outras épocas é fácil GB… Mas mesmo assim não foram muitos… Tiveste de ir buscar Nunos Afonsos, Abeis Silvas e Paulos Santos para que parecessem muitos!! Até o Abel Xavier do Estrela da Amadora foste buscar … e logo esse, o jogador mais assobiado na Luz nos últimos 30 anos!

Que é que Paulos Madeiras, Ruis Costas ou Paulos Sousas de há vinte anos têm a ver com esta conversa? Porventura queres passar a ideia de que o Redmoon defende que o Paulo Sousa e o Humberto Coelho nunca deveriam ter jogado no Benfica? Se queremos ser sérios nas análises, limitemo-nos ao tempo de análise. As falácias que indiquei foram criadas por ti em torno do VIEIRA, se queres provar que as falácias são verdadeiras, falemos do tempo do Vieira, não do tempo do João Santos. Não basta dares-me uma lição sobre a história do Benfica, porque eu também a conheço.

O Miguel Vítor poderá ser de facto o caso de um jogador com valor para jogar no Benfica… Mas esse saiu porque precisa de jogos nas pernas. Na idade dele NÃO PODE passar a terceira época seguida a jogar 100 minutos por ano. Acredito que regresse brevemente ao clube, num percurso que considero acertado.

Mas se vais buscar Nunos Afonsos (LOL) para lembrar apostas de sucesso da formação, então GB, eu também sou capaz de lançar um slogan que diz assim:
Vieira aposta forte na formação.
E com isso desmentir-se-ia mais uma falácia tua. E com engenho até seria capaz de sustentar o que digo. É que desde que ele lá está, fizeram parte dos SEUS plantéis enquanto presidente, jogadores como Hugo Pereira, Tiago Gomes, Amoreirinha, Manuel Fernandes, Bruno Aguiar, João Pereira, João Vilela, Rui Nereu, Bruno Costa, Hélio Roque, Romeu Ribeiro, Manuel Fernandes e Roderick. Dito assim também parecem muitos não parecem? Quase não jogaram? É verdade mas, o Paulo Santos jogou? O Nuno Afonso?? O Abel Silva? E se não jogaram mais foi por culpa do Vieira? E o Bruno Aguiar que acabou por ser mais ou menos uma aposta regular com Camacho? E o Amoreirinha, o Tiago Gomes, o Romeu Ribeiro a quem foram dadas algumas oportunidades? Algum deles triunfou? No Benfica ou noutro clube qualquer? Como ves GB, verifica-se que o que digo tem muito de verdade: não foi por falta de oportunidade que não triunfaram. Não triunfaram porque não tinham valor, por isso não triunfaram em lado nenhum. E não foi, como dizes, por crescerem nos seniores DO BENFICA e não terem sido emprestados a outros clubes que a sua sina se alterou.

Mas pela tua teoria de que deviam estar todos na Luz a crescer e que o Jorge Jesus devia ter 45 jogadores no plantel para treinar todos os dias, com o argumento de que é melhor treinar com o Aimar no Benfica do que com o Manuel José no Paços de Ferreira, e quereres passar a ideia que SABES que assim é que os caloiros se fazem craques, então GB, de facto os factos mostram mais uma vez que não tens razão nenhuma. Estes jogadores que acabei de referir e que passaram épocas a “crescer” nos seniores do Benfica, cresceram tanto a treinar com os Zahovics e com os Simões Sabrosas do Benfica, que todos sabemos os craques em que se tornaram. Até o Toy, o Pepa, o Rui Baião e o Mawete Junior cresceram tanto que tiveram carreiras brilhantes no Varzim e no Olhanense! Eu por exemplo, ainda me lembro do Rui Nereu todo mijado a jogar na Luz um jogo europeu com os Ais e Uis que vinham da bancada. Também te deves lembrar certamente. Onde é que anda o moço agora?

Outra, foi porventura o Luís Filipe Vieira que dispensou o Ruben Amorim? É mais um exemplo descabido GB.

Resumindo e baralhando: não desmentiste nem provaste nada em relação à primeira falácia. A falácia continua a ser falácia, agora ainda mais sustentada, é a minha opinião.


E a segunda falácia, pior ainda. Onde andam os negócios ruinosos de Filipe Vieira? As vendas ao desbarato? As saídas em catadupa? Não provaste nada GB. Limitaste-te a lembrar incompatibilidade do Benfica com dois jogadores (que por acaso até eram (pelo que julgo saber) incompatibilidades dos jogadores com o José Veiga), para defenderes o que não sustentas com factos.

Continuam a ser SEIS vendas importantes de Vieira em 6 anos como disse, a maioria delas porque tiveram mesmo de ser. Não desementiste rigorosamente nada, limitaste-te a tentar justificar o que foi feito.

Até fizeste mais: criaste a terceira falácia: Disseste tu que “O Filipe Vieria NUNCA VENDEU BEM um jogador de qualidade acima da média.”
Pergunto: O Ricardo Rocha alguma vez voltou a valer os 5 milhões por que foi vendido desde que saiu do Benfica? O Simão alguma vez voltou a valer 20 ou 25? O Manuel Fernandes alguma vez voltou a valer 18? A não ser que me querias dizer que vender bem é vender por 40 aquilo que só vale 20. Se for esse o caso, dou-te razão, o Vieira nunca vendeu bem.

Outra inconsistência GB, então só no tempo do Vieira é que houve incompatibilização com jogadores das escolas do clube (Manuel Fernandes)? É que eu pensava que já antes, rigorosamente TODOS aqueles jogadores juniores em quem o Benfica apostou forte para o futebol profissional nos últimos anos nos deram um chute à primeira oportunidade. O Jorge Ribeiro, Maniche, Edgar, Hugo Leal? Esses também foram culpa do Vieira?

Houve contratações erradas? Evidentemente, como em todos os clubes do mundo, e sem dinheiro é sempre maior o risco de se errar. Que elas custam dinheiro? Claro que sim. Mas agora que parece que todos querem trazer para o blog do Benfica o exemplo do FC Porto como a gestão sem erros, pois nesse caso, o que chamas tu às contratações de Areias, Leandro, Argel, Carlos Alberto, Leo Lima, Leandro Bonfim, Sonkaia, Ezequias, Lucas Mareque, Edgar, Diego, Sokota, Bruno Moraes, Rossato, Pitbull, Alan, Kaz, Ibarra, Adriano, Valeri, Bolatti, Panduru, Pedro Henriques, Kenedy, Sousa (tão bons que eram para o Benfica que foram para o Porto para ser craques e nem tocaram na chicha), Mariano, e tantos outros que nem me vou dar ao trabalho de ir à internet para apontar?

Simão foi mal vendido? Mas ele não queria sair e não passou na luz 6(!!) anos?! Não merecia que se lhe fizesse a vontade? Então promete-se ao jogador que se deixa sair e depois dá-se o dito por não dito? E o Quaresma do Porto foi bem vendido? E o Quaresma, o Meireles e o Bruno Alves nunca disseram em público que queriam sair do Porto? E o Argel não partiu os computadores no gabinete do Pinto da Costa? No Porto NUNCA há casos?

E mais poderia dizer GB. Não me vou alongar muito sobre as tuas avaliações ao Aimar, ao Coentrão, que um devia ganhar mais que o outro, que o Di Maria foi mal vendido, etc, não porque não sejam válidas mas porque isso já é entrar no campo das opiniões. Para mim, reafirmo o que antes escrevi: Di Maria saiu porque tinha mesmo de sair.

Tu por exemplo achas que o Di Maria foi mal vendido por verba entre 30 e 36 milhões mais um jogo com o real Madrid no estádio da Luz, mas já achas que por 25 milhões o Cardozo deveria ter sido vendido, mesmo por valores abaixo da cláusula. E se queres que te diga, até concordo contigo mas, então que raio de coerência é essa? O Di Maria não pode ser vendido abaixo da cláusula e o Cardozo já pode? É a tua opinião, mas pelo que vou lendo, muitos Benfiquistas consideram o Cardozo mais fundamental do que o DI Maria. Mais uma vez, subjectivo.

Ainda sobre o Di Maria, criticas a sua venda mas, se o Di Maria tivesse ficado e fizesse três ou quatro maus jogos já estavas a dizer que devia ter saído porque ficou contrariado. Pelo que me parece, já é o que começas a sugerir em relação a David Luiz, e até, imagine-se, a Jorge Jesus! Não tarda nada vais estar a dizer que devíamos ter corrido com todos.

Em suma GB, não penses que para mim está tudo certo no Benfica. Por exemplo, acho ridículo que se invista 5 milhões num jogador como Rodrigo para emprestar, não porque Rodrigo não se possa vir a tornar num bom investimento, mas porque se havia 5 milhões para gastar, teriam sido bem melhor empregues no plantel de hoje que obviamente revela algumas carências.

A época foi mal planeada? Admito que sim, houve erros claros. Jorge Jesus esperava outros reforços? Parece-me evidente. Há negociatas no Benfica mal explicadas? Subscrevo inteiramente. Fico frustrado de cada vez que o Pintinho lá de cima é mais esperto do que o Vieira e nos passa a perna? Claro que fico. A política de comunicação do Benfica é horrível? Acho que sim e já escrevi sobre isso. O Sistema tem de ser derrotado? Evidentemente, só não sei como.

Mas caramba… Será que no Benfica tudo é mau? Será que cada vez que escrevemos sobre o nosso clube tem que ser para cascar no Vieira ou para falar sobre sistemas? É só isso o Benfica? Não há nada de positivo para falar?

Comentaste num post que escrevi de apoio a Roberto (que começa a dar-me razão), palavras tuas: “O futebol de Romântico tem ZERO, meu caro.” Pois para mim, continua a ter tudo.

Mais do que qualquer outro aspecto GB, é isso que realmente nos separa.


P.S. Não tinha de facto a menor intenção de escrever um post a ti dirigido mas, parece-me que foi isso o que fizeste em relação a mim, pelo que me senti no direito de retribuir a “gentileza”.

P.S.2 Parece-me errado acusares-me de andar aqui a MENTIR aos benfiquistas sobre o negocio Simao Sabrosa, quando o que eu escrevi foi “Vermelhusco, segundo julgo saber(posso estar enganado), os dois jogadores que viriam do ATletico teriam de valer 5 milhoes.Em vez dos dois jogadores vieram 25% do passe de reyes e o seu emprestimo. Julgo que foi assim que ficou o negocio.”, logo admiti poder estar enganado. Se sabes mais, esclareces e ponto final. Do Salvio nem sequer falei. E ainda nao li aqui ninguem a chamar-te mentiroso por andares a anunciar o ordenado de Jorge Jesus em 20000 euros apenas porque leste no Correio da Manha. Mas se for esse o caminho que queres seguir ou se as coisas que eu escrever comecarem a deixar-te nervoso, sabes bem o que tens de fazer. O blog ‘e TEU. O romantico, como me acusas, sou eu. Mas pelo que me parece andam aqui muitos romanticos como eu. Cumprimentos
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

14 comentários

  1. O Sílvio tinha lugar de caras no 11 do SLB este ano...

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente com este post. O GB é a antítese de si próprio, ao afirmar que já não existe futebol romântico e depois querer que o Benfica tenha no seu plantel jogadores das camadas jovens, mesmo que para isso não tenham (ainda) qualidade. Nada mais utópico. Se tiverem valor apara integrar o plantel não duvides que o farão!

    GB, o Benfica não é o Barcelona.

    ResponderEliminar
  3. O Sílvio por ex, tinha lugar de caras no 11 do SLB este ano..

    ResponderEliminar
  4. Mas que grande post...
    @redmoon, acabei de ler uma das crónicas mais bem escritas de toda a gloriosasfera!
    parabens

    ResponderEliminar
  5. Meu caro Redmoon, esta é a primeira vez que visito este Blog, todavia gostaria de lhe dizer que estou espantado pela positiva com a qualidade do seu texto, diria, francamente fantástico. Parabéns. Gostaria de lhe dizer que subscrevo na integra a sua opinião. Saudações Gloriosas. JPF

    ResponderEliminar
  6. Quando 1 gajo diz que c.alberto e adriano foram erros, ve-se logo que nao entende nada de futebol.
    Adriano deu titulos ao Porto e o C.Alberto só deu uma Liga dos Campeoes.

    ResponderEliminar
  7. Eu cá não poderia estar mais de acordo com o que foi, mais uma vez escrito pelo Red Moon...

    Identifico-me com quase tudo o que ele por cá tem escrito.

    Nem tudo está bem no Enorme, mas, nem tudo está mal e, arrisco-me a dizer, se se somar todos os males cotra todos os bens penso que, sem duvida nenhuma, as coisas que vão estando bem dão goleada às menos bem...

    Em relação à troca de opiniões entre RedMoon e GB, digo aquilo que aqui escrevi num comentário um destes dias, ou seja, quem quiser defender esta direcção arranja sempre desculpa/razão/motivo para a defender assim como, da mesma forma, quem a quiser atacar arranja sempre desculpa/motivo/razão para o fazer.É sempre muito subjectivo. Faz lembrar, salvo as devidas distâncias, a clubite aguda.

    Aqui funciona mais ou menos da mesma forma...
    Mas não se chateiam por isso pois, cada um terá a SUA razão. Eu, como disse, identifico-me mais com o escrito do RedMoon e até mais algumas coisas se poderiam acrescentar, mas, admito, todas as milhentas outras opiniões também serão válidas.

    Abraço.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  8. eh pá redmoon e gb vocês tão de parabéns e tá cada um na sua e tal, mas se calhar já tá na hora de abrirem os olhos para o que o outro tá dizer bem!

    ResponderEliminar
  9. Subscrevo!!! Evolução sustentada dos jogadores da nossa horta... Assim que saem dos juniores é OBRIGATÓRIO que joguem a nivel sénior para adquirirem ritmos de jogos, etc... Jogar nos juniores do Glorioso onde só têm meia duzia de jogos de grau de dificuldade elevado não hes dá ritmo competitivo identico ao do escalão sénior.

    ResponderEliminar
  10. é td mt relativo...se houvesses uma aposta sustentada nos jovens..com um plantel com 2 jogadores e os restantes jovens eles podiam e deviam ficar no clube...se estão apenas para fazer numero antes vale empresta-los...

    ResponderEliminar
  11. 100% de acordo!

    Vasco, saudações benfiquistas

    ResponderEliminar
  12. Parabéns redMoon,

    Texto brilhante e muito bem fundamentado.

    Podes ser romântico mas sustentas bem as tuas opiniões e demonstras uma grande racionalidade!

    Espero que continues a contribuir neste blog, pois da discussão nasce a luz na cabeça de muita gente e não estou a dizer que tem de ser igual em todos! Basta o facto de nos por a todos a pensar mesmo que tiremos conclusões diferentes!

    Nos dias que correm, pensar cansa, é sempre mais fácil ler e gravar, criando-se as tais falácias que em muito prejudicam o Benfica e noutro âmbito o nosso país.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  13. RedMoon, a formação falha porque:

    1: não cria jogadores de qualidade para resistirem ao crivo exigente do nosso futebol sénior (provado nos exemplos dados por ti e pelo GB)

    2: Os poucos com potencial não são aproveitados para integrarem as segundas escolhas do nosso plantel principal, possibilitando poupar no investimento no mercado e em salários (provado pelo GB - Rubem Lima, David Simão, Nelson Oliveira, Miguel Victor podiam ter assegurado que a folha salarial baixaria drasticamente e os investimentos falhados no mercado não tinham sucedido)

    3: Encharca os juvenis e juniores de estrangeiros que não sabem o que é o Benfica (é só ver ao fds e no site do clube)

    4: Não consegue incutir nos jovens que lá estão o que é o Benfica e sofre influências de fora, perdendo potenciais reforços de seniores como Danilo(Parma) ou Toni Brito (Liverpool) - provado pelo mercado

    5: Carece de talento de capacidade técnica em alguns escalões (Treinadores muito capazes como o Luis Araújo dos iniciados contrastam com elementos de grande carência técnica e sem capacidade como o Valido) - comprovado por quem acompanha a formação

    Não consigo perceber como defendes que a nossa formação não podia ser mais útil ao SLB. Não vejo argumentos nem justificação que suporte tal racional.

    ResponderEliminar
  14. mais um belo post!

    @ Lisboa

    O Sílvio é bom jogador, e para mim é mais um jogador que prova, que aos 19-20 anos não está preparado para discutir um lugar no plantel do Benfica, mas que aos 22-23 já tem maturidade para poder ser titular do Benfica. Outro exemplo é o Rúben Amorim... Também o Fábio ou o Di Maria que foram contratados com 19-20 anos só se afirmaram em definitivo 2 anos depois!

    São poucos os jogadores que se afirmam muito jovens. Isso não quer dizer que os outros passado uns anos não possam ser opções. Mas para isso têm de ser emprestados porque treinar não chega. E têm de se afirmar nas equipas por onde passam. Só isso permitirá que se afirmem e ganhem confiança para enfrentar a pressão de jogar no Benfica! Que todos sabemos, não é para qualquer um!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking