O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 30 de outubro de 2010

Informação aos Leitores

. 28 comentários
A ideia do (novo) Blog GeraçãoBenfica era menos GB e mais GB Friends mas o meu entusiasmo e gosto pela escrita, como das outras vezes que tentei afastar-me, foi mais forte e fez-me participar se calhar ainda de forma mais activa.

O tópico da visita a Angola do SLBenfica no entanto foi a gota de água, se calhar a pedra de toque que faltava para eu conseguir cumprir de vez com o que me deixara desmotivado e sem interesse antes do Verão. Foram muitos os insultos e provocações que apaguei nos comentários, foram alguns os emails que recebi a, imaginem, dizer que eu escrevia isto porque queria um lugar no Benfica e mais um sem fim de anormalidades.

A culpa não é dessa gentinha sem espinha dorsal e que não tem capacidade para mais! A culpa é minha! Eu é que acho um hobby giro escrever sobre o SLBenfica, dar a conhecer as minhas opiniões. Mas o que era um hobby tornou-se, aparentemente, num dos blogs mais lidos da blogsfera benfiquista e com isso apareceram responsabilidades que não quero ter. Com isso apareceram também obrigações que não quero ter, como sejam a de ter que aceitar que as minhas opiniões sejam confundidas com agendas pessoais no clube ou tentativas de movimentos políticos.

Tudo isto atingiu proporções que não estou disposto a lidar com elas, não porque o SLBenfica não valha pena ou porque não sinta o Clube o suficiente para tal, mas porque o futebol (e em especial o SLBenfica) se tornou num "fruto (demasiado) apetecido" para joguetes económicos e de promoção pessoal... mas a mim o que me move é o Amor ao Benfica.

Não me revejo nesta postura divisionista que reina entre os benfiquistas! Perdeu-se o meio termo, o bom senso, o respeito e a dignidade! Defendem-se pessoais e ideiais e esqueceu-se o Clube. Olha-se para os Passivos, Balanços, TVs, Seguros e Marketing e esqueceu-se o futebol, os bolos e os títulos. Enfim, olha-se para a SAD, a empresa e esqueceu-se o Clube.

Os benfiquistas atacam-se entre si. Insultam-se. Acusam-se... tudo em nome da defesa de pessoas ou interesses que enriquecem à custa disto!

Agora só há duas posturas entre os benfiquistas: Para uns, ou se apoia o que o Presidente faz ou se é do contra, um antibenfiquista; Para outros, ou se critica o Presidente ou se é carneiro, tapado, vendido, enfim...

Perdeu-se o sentido de pluralidade, o respeito pelos benfiquistas e entre benfiquistas! Recuso continuar ou contribuir para esta senda de estar com o Presidente ou contra ele.

Posto isto, informo-vos que convidei os GB Friends para entre si escolherem um (ou mais) Administradores para o (novo) Blog GeraçãoBenfica, retirando-me por completo dessa responsabilidade e deixar de assumir qualquer responsabilidade na continuidade deste espaço.

O que falhou das outras vezes que tentei parar, foi não ocupar o tempo que o blog me "consome", ficando sempre uma sensação estranha. Desta vez foi diferente e já arranquei com outro projecto que nada tem a ver com o SLBenfica.

Acredito que saio a bem e com o prazer de ter construído um projecto que chegou ao topo dos blogs benfiquistas, algo que não sendo importante me deixou orgulhoso, claro!!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

28 comentários

  1. Caro Gb é com grande tristeza que o vejo partir deste blog que o próprio fundou. Para mim é leitura obrigatória todos os dias, por vezes estou em desacordo com as suas opiniões, mas sempre as respeitei. Mas este espaço sempre se pautou por um enorme sentido plural e de respeito por quem escreve e isso são os valores que representam o nosso clube e assim vejo me aqui tb representado por todos os que aqui escrevem....um espaço de pluralidade.
    Obrigado e até sempre.

    ResponderEliminar
  2. Com o devido respeito, e tu sabes que é com o respeito de alguém que discorda inúmeras vezes de ti mas reconhece que as tuas ideias, boas ou más, são sustentadas, só podes estar maluco.
    Então que te interessa a ti, que nem sequer assinas com o teu nome, te andem a insultar por trás de computadores.
    Gostas, sentes e pensas o Benfica, presumo que escrevas aquilo que consideras ser o melhor para o Benfica e vais-te incomodar por causa de insultos anónimos ou palermices gratuitas? Insultos ao GB? O GB não existe pá. É uma invenção de alguém que ninguém sabe quem é. E se alguém sabe, muda de nome então.
    Já viste o ridículo da coisa? O GB abandona a blogosfera benfiquista porque está farto se ser insultado e ameaçado pelo "Red qualquer coisa", pelo "Coentrão maluco" ou pelo "X1357".
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Espero que esse novo projecto não passe por nos privares da tua companhia.

    O nosso GLORIOSO é assim mesmo. Somos muitos e cada um tem a opinião muito própria, de olhar os problemas e virtudes do nosso AMADO CLUBE.

    6 milhões em Portugal e 14 contando com a nossa diáspora é de facto muita gente e com as opiniões mais dispares sobre todos os temas que dizem respeito à vida do nosso GIGANTE !!!

    Mas da discussão é que nasce a ...LUZ!!!

    ResponderEliminar
  4. Sinceramente não entendo toda esta postura de divisão que existe no universo benfiquista.

    Eu não apoio a direcção, nem sou contra, sou do Benfica. Quero um clube vencedor, quero o melhor para o Benfica. No entanto não aceito ser um vencedor a qq custo, não aceito artimanhas e tretas do género. Quero ganhar mas quero ganhar limpo, quero ter orgulho no meu Benfica. Acredito que se trabalharmos mais que os outros somos os melhores, os maiores.

    Tenho pena em ver estas divisões pois apenas servem para dar força aos outros que não o Benfica.

    No blog onde escrevo somos 2, não concordamos em tudo, mas concordamos num Benfica melhor e é essa a nossa força, a pluralidade.


    http://forcamagicoslb.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. não deixes de escrever! és o melhor blogger benfiquista, de longe.

    ResponderEliminar
  6. Para quem se diz pluralista e acredita que na diferença de opinião está o ponto de partida para o debate, vais-te abaixo com pouco, o insulto faz parte, não te armes em Maria Ofendida e vai p'ra guerra! Que isto não são só doces e só te podes orgulhar do teu Blog e da tua Legião de leitores. Cumprimentos

    ResponderEliminar
  7. PedroDiMaria30/10/10 17:40

    Outra vez?!?
    Essas lamúrias do "vou-me embora", "estou farto", etc, já cheiram mal.
    E como a tua palavra vale ZERO, quem é que pode acreditar que desta vez é que é?
    Vê lá se cresces e de uma vez por todas assumes o que dizes e fazes!
    E sabes bem que fazes um favor ao Benfica se parares de falar do clube, sempre com o teu discursinho de "bota-abaixo", sempre a criticar tudo até que acertas uma vez e dizes todo contente: "pois, eu avisei", sempre armado em "expert", mas que vendo bem não sabes nada de nada (então de cada vez que falas, ou falavas de futebol, hehehe, é de levar qualquer um às lágrimas), com pérolas como esta: "GB rules", HAHAHAHAHAHA, se o ridículo matasse, a malta ria-se de quem?
    Por favor, desta vez cumpre com o que dizes e deixa o Benfica em paz!
    Ontem já era tarde... e vê lá se te esqueces de voltar, ok?

    (bem, este deve ser MAIS UM comentário que covardemente não publicarás, porque apesar de não conter insultos, vai contra o "puxa -saquismo" dos comentários que eu li. Incrível, estás cansado dos insultos e provocações, mas eu só leio posts cor-de-rosa, hehehe)

    ResponderEliminar
  8. Obrigado, pelo serviço que prestas ao Benfica! Duvido da seriedade desta posição tal como duvidei das palavras do final de Agosto, pois sempre reconheci nas suas palavras, um enorme gozo pessoal nas criticas feitas. Quanto mais sangue causado, mais deliravas tú, GB! Quanto maior o ridículo e a sátira sobre os dirigentes, suas opções ou maus resultados, mais rejubilavas tú. Aceito que pudesses ter uma visão crítica de algumas opções da gestão ou da política desportiva mas raramente apresentastes soluções crediveis melhores ou ponderação e fundamentação nas tuas opiniões. É que criticar à posteriori, ou bajular quando se ganha, é muito cómodo! Dificil é perceber a razão das opções da gestão, dos problemas que o clube vive e a conjuntura actual.
    Mas o que é verdadeiramente grave é a atroz falta de respeito que sempre demonstrastes por quem luta pelo Benfica. Por isso tudo, leva-me a dizer:Se não aprendestes a ser um verdadeiro benfiquista, obrigado por parares!

    Saudações benfiquistas

    ResponderEliminar
  9. Já tivemos oportunidade de manifestar as nossas opiniões em privado mas, se assim é, é com pena que te vejo partir.

    Para o bem e para o mal, és o rosto deste blog, não quer dizer que ele não possa funcionar sem ti, funcionar pode sempre, o que não será é a mesma coisa (como dizia o outro:)))). Eu por exemplo, deixarei logo de ter alguém com que discutir tópicos em que normalmente estamos em desacordo:))))

    Mas o blog não será o mesmo não senhor, até admito que eu ou os outros colegas continuaremos a ser capazes de escrever um ou outro post que mereça elogios de alguém mas, és tu GB, tu é que fazes deste blog o líder dos blogs benfiquistas, porque tu GB é que fazes este blog diferente de todos os outros.

    E tu bem sabes que discordei de ti em algumas questões mas, caramba, discordar é saudável e mal seria se todos dissessemos amén a tudo.

    COmo disse em privado, respeito o teu pensamento crítico, respeito o facto de teres ideias próprias, respeito ainda mais o facto de me parecer que não és uma pessoa que se fica pelas palavras mas que põe em prática aquilo que pensa. És alguém disposto a ir à luta, e isso nos dias de hoje é muito raro.

    Acredita que a maior parte dos que te ofendem vão sentir a tua falta, alguns pelo simples gosto de ofender, outros porque lhes faltará o outro lado da moeda, a tal opinião diferente, o debate de idéias, o tal click que faz as pessoas reflectir nos assuntos e evoluir num ou noutro sentido.

    Mas no mais, e se a razão para a tua saída é falta de motivação, aí dou-te todo o meu apoio, porque o Benfica, por muito importante que seja nas nossas vidas, não deve ser A nossa vida... Há vida para além do futebol. ISto é um jogo, por muito estranho que às vezes possa parecer!!!

    Eu, que não escrevo neste espaço nem de perto nem de longe ao mesmo ritmo que tu, já percebi o quanto exigente emocionalmente esta troca de ideias pode ser (especialmente quando se debatem ideias contigo:)))). E respeito por isso a longevidade e dimensão que deste a este blog, porque seguramente, não há como não reconhecer que só alguém muito apaixonado se disponibilizaria a dedicar de forma gratuita a este espaço tanto tempo da sua vida.

    Bem hajas, e a maior sorte do mundo para os teus novos projectos!

    ResponderEliminar
  10. Além de teres opiniões diferentes e escreveres post´s com os quais não concordo , tenho a convicção que escreveste outros que permitiram compreender melhor os assuntos do clube.

    É pena decidires assim, mas cada um sabe de si.

    ResponderEliminar
  11. Caro Hugo,
    Ainda bem que apareceste com essa opinião! Só mostra bem o incentivo ao divisismo que reina entre os benfiquistas.

    Ainda bem que aparece gente assim para sustentar tao facilmente a minha posição. Ao fim de mais de dois anos de "luta" por um Benfica melhor... é uma tristeza ver que ainda há gente assim, a tentar justificar as decisões dos outros apenas sustentado pela falta de visão para fazer mais e melhor.

    Quanto à parte de opinar "à posteriori", lamento que não leias o GB, pois se há coisa que o GB sempre fez foi falar antes, muito antes da merda feita.

    ResponderEliminar
  12. RedMoon, se posso ser eu a fazer um pedido nesta altura fica este:

    Pega nisto, amigo! Gosto muito do que escreves, apesar de não concordar.

    Infelizmente, como penso que te disse em tempos, quanto mais conheci sobre estas realidades... mais mudei, mais desludido fiquei e menos acredito nas pessoas e nas coisas.

    ResponderEliminar
  13. GB, estou com o João Tomaz, não precisas levar isto tanto a peito.
    Diz o que pensas e mais nada, goste-se ou não!

    Abraço.

    ResponderEliminar
  14. "Não me revejo nesta postura divisionista que reina entre os benfiquistas! Perdeu-se o meio termo, o bom senso, o respeito e a dignidade! Defendem-se pessoais e ideiais e esqueceu-se o Clube. Olha-se para os Passivos, Balanços, TVs, Seguros e Marketing e esqueceu-se o futebol, os bolos e os títulos. Enfim, olha-se para a SAD, a empresa e esqueceu-se o Clube.

    Os benfiquistas atacam-se entre si. Insultam-se. Acusam-se... tudo em nome da defesa de pessoas ou interesses que enriquecem à custa disto!"

    Porra, olha que é preciso ter lata! E ser hipócrita! Então tu és um dos que mais criticas e botas-abaixo e vens agora dizer que não te revês nesta postura divisionista? Who are you trying to fool?

    Odeio hipócritas! Por isso odeio os andrades!

    Razão tem o PedroDiMaria, vê se cresces!

    "Conhece-te a ti mesmo", diziam os gregos. Podes começar por aí.

    ResponderEliminar
  15. O tão esperado resultado final.......
    conheço umas pessoas que imploram por um comentário sarcástico, porque necessitam que alguém lhes diga o que precisam ouvir mas ninguém tem coragem de dizer .
    O MUNDO e um lugar de todos é para todos ....

    ResponderEliminar
  16. Já é a 3ª ou 4ª vez que dizes isso, como tal não acredito.

    Conheces a história do rapaz e do lobo?

    Tudo isto para te dizer que independentemente das nossas concordancias ou discordancias, somos todos Benfica e todos fazemos falta.

    Por muito disparatadas que pareçam as nossas opiniões, há sempre nelas um "grãozinho" que contribui para o enorme edifício que é o Benfica.

    Nenhum Benfiquista tem o direito de se recusar a
    "botar faladura" sobre o clube, tenha muita ou pouca disponibilidade, como tal vais ter de apagar o post e continuar a escrever aquilo que pensas, com maior ou menor regularidade.

    Ser polémico não é crime. Crime é ser sensaborão.

    Assim, lá terás de continuar a publicar as tuas ideias ou as da corrente que te é próxima e com a qual concordas, estando reservado aos frequentadores deste espaço lampião, rebatê-las ou reforçá-las, enriquecendo o debate.

    Quanto áqueles que te insultam, caga nisso.

    Eles não são importantes.

    Topas, meu?

    ResponderEliminar
  17. Será desta?!! Eu não acredito.

    "...postura divisionista que reina entre os benfiquistas..." postura muito alimentada por vossa excelencia. Concerteza o novo projecto será a norte do Mondego, como o percebo.

    Se realmente for desta como 99,9% dos leitores da blogosfera deseja,
    Obrigado ( apesar da tardia decisão)

    ResponderEliminar
  18. para te xatear GB, subscrevo as palavras do redmoon ;) tambem não ando com muito tempo por estes dias, mas voltarei rapido...

    ResponderEliminar
  19. EAGLEHEART31/10/10 01:49

    meu amigo o blog é seu e foi fundado por si, mande foder todos esses azeiteiros que o criticam, quem não quiser ler o que voçe escreve que se vão foder e criticar para outras andanças.mande foder todos esses merdas que nada fazem por um ideal e que só sabem criticar a coragem e os tomates que os outros como voce tem para colocar os pontos nos is e não alinhar sempre pelo politicamente correcto. como esse gajo um tal de pedro que só disse merda no comentario que fez aqui. não ceda a esses pseudo benfiquistas de merda.a vida é feita de homens corajosos e que não desistem nem nas maiores adversidades. se o marinho neves não tivesse tido a coragem que teve para escrever o magnifico livro GOLPE DE ESTADIO nunca imaginaria o diabólico que é esse maldito e cabrão clube da cidadezinha das putas e da corrupção. tomates, amigo, tomates, tenha-os no sitio e continue. isto aqui é seu.

    ResponderEliminar
  20. Este blog andou sempre muito na linha do «bola7» com uma sanha anti-Vieira dificil de entender!
    O que me parece é que se confundem com os desentendimentos pessoais, esquecendo que o Benfica é que está em causa!
    Quando GB consegue por de lado, provaveis assuntos pessoais mal resolvidos`, é um prazer ler os seus posts...

    ResponderEliminar
  21. Excelente PedroDiMaria... Excelente...

    Ricardo Nascimento

    ResponderEliminar
  22. continua, porque o teu blog (e os teus posts) é o melhor de todos benfiquistas. é tão simples quanto isso.

    para alguns, ter uma opinião é logo um pecado. mas só se atrevem a dizer essas asneiras fascistas, porque estão escondidos atrás de computadores. o benfica sempre ganhou com a sua pluralidade.

    ResponderEliminar
  23. faço minhas as palavras do guachos vermelhos.
    aliás já te tinha escrito isso aqui mesmo e que não publicaste,dizendo que eras do signo peixes,lembras-te?
    o ultimo paragrafo do guachos diz-me que não era só eu a pensar assim.
    um até já então
    molico

    ResponderEliminar
  24. O teu pedido deixa-me orgulhoso GB, especialmente sabendo que se houve alguém neste blog com quem mais divergiste em termos de opinião foi comigo.

    Há uma parte de mim que apetecia dizer "sim" mas, há uma parte maior que me diz que "não".

    Em primeiro lugar por falta de tempo, como te disse, estou para ser pai, e o tempo que já é escasso vai passar a ser escassíssimo. Gerir um blog com esta dimensão requer um acompanhamento diário que eu não sei se posso cumprir.

    Em segundo lugar porque para este blog continuar a ser o blog do GB, deveria continuar na mesma linha, e eu, por exemplo, não subscrevo minimamente o Movimento Vamos Impugnar Os Campenatos Corrompidos. Isso era algo que removeria do blog imediatamente.

    Se há coisa que eu odeio enquanto Benfiquista, é quando um portista diz assim: "pois, só há justiça desportiva quando o Benfica ganha." Íamos impugnar o quê? Todos os campeonatos que não vencemos?

    A minha opinião é que o que se deveria fazer não era impugnar nada, era bater-lhes onde mais lhes dói: era mandarem-se fazer 60 mil tshirts pretas com o Pinto da Costa estampado, o endereço electrónico e um grande logotipo do youtube, irem 25 pessoas para o Estádio da Luz no jogo da segunda volta com o FCPorto distribuir tshirts e enchermos o estádio dessa maneira.

    Lá viriam os curiosos, as televisões europeias, o próprio youtube perguntar o que era aquilo, e todos ficariam a saber lá fora a "Camorra" que há aqui. Isso sim é que lhes doía, e de que maneira! Impugnar campeonatoes é chover no molhado.

    Isto para dizer que agradeço o convite mas acho que há membros neste blog mais perto da tua linha, e seguramente não gostarias de ver o TEU blog seguir uma linha muito diferente.

    COntinuo esperançado que decidas continuar mesmo que escrevendo menos, se sempre decidires sair pode ser que alguém tenha disponibilidade para se dedicar a este projecto de corpo e alma, se ninguém aparecer admito rever a minha posição. Seguramente, não gostaria que este espaço acabasse.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  25. tás louco rapaz?...ou fechas isso ou assumes td sem temor...não mios termos..
    abraço...bola7

    ResponderEliminar
  26. Eu venho a este blog todos os dias, nunca me fizeste mudar de opinião mas fizeste com que olhasse para as coisas de modo diferente e até por vezes reforçar as minhas ideias. E é por isso que este blog é muito importante no blog benfiquista, porque é diferente, porque tem trocas de ideias, porque tem confrontos e opiniões sem medos das palavras. fizeste com que este blog fosse o mais lido da blogosfera benfiquista, não são 10 pessoas que te insultam que fazem com que isso aconteça, há mais gente a seguir. Construíste o barco, meteste-o na água e agora queres saltar fora.. o mar é bravo mas se desistir-mos é a melhor maneira para nos afundar-mos!!

    ResponderEliminar
  27. Caro Gb,

    Quem anda à chuva molha-se! E tendo em conta a tua postura desassombrada, é evidente que te sujeitas a apanhar grandes trombas de água!!!

    Resumidamente, poderia dizer que tens uma postura de benfiquista anti-Vieira, que é legítima, que sustentas nas opiniões que vais expondo! Assim como, se pode dizer que eu tenho um postura pró-Vieira, que sustento nas minhas opiniões!

    No entanto não gosto, como tu no teu caso não gostarás, que me coloquem esse rótulo. Acima de tudo procuro sempre defender o Benfica e isso é sinónimo de ser pró-Vieira. Exactamente o oposto do que se aplica a ti!

    Isso é normal na vida. Trata-se apenas de estar do outro lado da barricada... e de se atirar o que se tem à mão - rótulos sem sentido!

    Se se deixasse de pessoalizar as decisões no Benfica e se discutissem todas as questões tendo em conta os prós e os contras, sem virmos com rótulos acoplados às ideias, todos ganharíamos!

    Com sinceridade digo que por vezes o que se lê neste blogue é pouco benfiquista... Há uma tendência para se ir pelo caminho mais fácil, e as considerações levam sempre ao mesmo - LFV, domina tudo e todos no Benfica e anda apenas a servir-se do clube! Há mesmo alguns friends que exageram e caiem no ridículo, o que não é de todo o teu caso!

    São tão fortes as razões que te levam por esse caminho (não duvido que são genuínas), como são fortes as razões daqueles que te acusam de seres anti-Vieira e chegam ao ponto de te acusar do mesmo - de te quereres servir do Benfica!

    Apesar de tudo, este blogue têm um grande mérito pois vai-nos mantendo bem informados sobre o que vai sucedendo no clube. Fica fácil para quem lê, tirando as acusações pessoais, tirar conclusões e assim pensar o clube. O problema são aqueles, das duas bandas, que nada vêm acrescentar à discussão.

    Acho mais fácil aceitar o seguidismo a LFV, pois ele pode ser, nada mais, do que o sentir o Benfica e vir em sua defesa, embora por vezes de forma pouco ortodoxa e até insultuosa, do que aqueles que vêm comentar com uma agenda mental escondida - Odeiam LFV, porque sim, e nada mais!

    No meio de posições tão extremadas nada se discute. Dispara-se em todas as direcções e o Benfica perde. Não há discussão, trata-se apenas de defesa e ataque sem meio-campo!

    Devíamos situar-nos todos a meio campo, colocando-nos, conforme o "futebol" explanado na defesa ou no ataque. Em vez disso há uma forte defesa e um forte ataque. Parece que o Benfica está forte mas é minha opinião que isso o enfraquece!

    Pessoalmente, gostava de ver post, críticos ou não, bem sustentados e que a discussão se prolongasse!

    Tirando as discordâncias normais dos muitos assuntos discutidos nunca vi um comentário meu censurado e isso para mim tem um valor extremo, por tal, muito grato fico ao Geração!!!

    Espero que o blogue não perca o que de melhor tem e se torne apenas num mais...

    Num desabafo sincero, digo que por vezes é difícil não ficar com os cabelos em pé com certas coisas que aqui se lêem. É normal, não deveria, mas é, que o retorno possa ser muito insultuoso.

    Se a razão do abandono é falta de tempo ou outros interesses não pode ser criticável. Agora, se se trata apenas de desistência... isso nunca é saudável!

    Saudações Benfiquistas!

    ResponderEliminar
  28. EAGLEHEART1/11/10 02:06

    MEU AMIGO A LINGUAGEM DO MEU COMENTARIO TALVEZ TENHA SIDO UM POUCO EXAGERADA , MAS SÓ O FIZ PORQUE EU SOU MESMO ASSIM E FIZ O COMENTÁRIO PARA MA MINHA PERSPECTIVA O DEFENDER A SI E A ESTE BLOG QUE TANTO GOSTO. ESCUSAVA É DE NÃO TER PUBLICADO O COMENTÁRIO. MAS ENFIM É VOCE QUE SABE.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking