O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Copiar Mal é Estúpido!

. 12 comentários
Entre a malta do marketing, quando se "copiam" conceitos e ideias costuma dizer-se que "é sinal de inteligência saber copiar o que está bem" e o desafio é melhorar e e criar valor nisso. Estúpido, estúpido é copiar o que está mal e... ainda copiar mal!

No excelente blog do Bola7, hoje aparece (mais uma vez) a campanha do Vitor Baia à FPF. Piscando o olho ao SLBenfica, o Vitor Baia faz o seu "teatrinho" reles à moda do Fernando Gomes soltando, contudo, um grande verdade:

"O FC Porto é um clube muito fechado em si próprio. Creio que não valoriza tanto como devia os antigos jogadores, aqueles que tanto lhe deram".

Grande verdade! O sacana do corrupto não olha à história (tanto que até a altera para o clube ser centenário uns 10 anos anos do que devia), não olha ao mérito, não olha a pessoas... não olha a nada! Todos os meios são válidos para atingir um fim: GANHAR! Não apenas pelo prazer da vitória (porque aí não optava pela corrupção), mas também pelo enorme encaixe financeiro adicional que as vitórias permitem, para distribuir pela corja que sustenta este Sistema.

Na Luz tenta-se algo parecido, mas sem a parte da corrupção e... das vitórias! Ou seja, Luis Filipe Vieira não o esconde (nem quer): A ideia dele foi tornar-se "dono e senhor das decisões do Clube" e liderar o Clube com a altivez (e autismo) próprias de um líder incontestado e incontestável. Não poucas foram as vezes que ouvimos o "quem manda aqui sou eu" sem qualquer pudor.

Isto habitualmente dá merda... os últimos 10 anos do SLBenfica demonstram-no muito bem. Se a Norte os tipos não se importam que os campeonatos sejam conquistados utilizando meios sujos e criminosos, já cá em baixo a malta tem um bocadinho de decência e não vai nisso (mesmo que fosse quem está no poder não sabe fazê-lo -e ainda bem, digo eu).

Ora, o que sobra?
» Ou dominamos muito bem todas as variáveis do futebol português
» Ou temos realmente um líder no poder na Luz que ame o Clube e seja reconhecido como tal

Na verdade... nenhum destes vectores se verifica, infelizmente, e para mal dos nossos pecados!!!

Isto vem a propósito do que escrevi no tópico Coentrão + Roberto e os Lordes de que no SLBenfica há um gravíssimo problema de gestão (e planeamento) de recursos humanos, assente numa liderança autista que vive encerrada no seu Mundo e acredita que é "à força" que se domina os jogadores. Resultado? Asneira!

Há uns tempos, um grande jornalista (e grande benfiquista não assumido) contava-me uma história do regresso da comitiva do FCPorto (juntamente com os jornalistas) no avião de regresso de uma derrota europeia. No avião imperava um ambiente de consternação pois, à moda do FCPorto, já todos sabiam que ia ter que se encontrar um culpado! Alguém teria que "arcar com as consequências" da derrota e ninguém queria ser o alvo que, na surdia, ia sendo apontado a Derlei pelos golos falhados!

Nisto, o jornalista em conversa com um colega soltou uma gargalhada! Em menos de nada uma das "patentes" do FCPorto aproximou-se e disse: "Estás contente com a derrota é? Deixa-te satisfeito?". Nesse mesmo instante o jornalista pediu desculpa e a viagem continuo em quase absoluto silêncio com os dirigentes entre si e com os jornalistas a criticarem... Derlei pela deficiente e perdulária exibição.

Este exemplo demonstra o respeito por uma "cultura de exigência" que não é o rosto de uma pessoa, mas de uma organização. Onde os jogadores aprendem que os interesses do Clube estão acima dos seus objectivos individuais, mas também sabem que são elementos a prazo de um projecto desportivo que, assim que findado, serão "despachados" para outras paragens rendendo uns valentes euros.

Em sentido inverso, na Luz opta-se por uma total ausência de planeamento, deixando os jogadores entregues à fortuna do que forem capazes de atingir. Quando o atingem... se interessa saem, se não interessa é-lhes imposta a permanência no clube a troco do "porque sim".

Talvez por isso jogadores como o David Luiz ficam tão diferentes de época para época, depois de serem expostos a ficar privados de 3M€/ano (o triplo do que aufere na Luz) a troco de... nada, absolutamente nada!

Como sabem, eu próprio sou grande partidário da permanência dos jogadores no Clube por períodos mais alargados (3 anos), mas directamente ligados a um projecto desportivo: Um bi-campeonato; um Tri; uma Liga Europa... uma Champions. Atingidos os objectivos, é hora de iniciar novo ciclo, preferencialmente começado a trabalhar e preparar um ano e meio antes, deixando esses jogadores - já com experiência de conquistas - sairem para "novos voos".

Se os jogadores forem inseridos num projecto desportivo, sabem que a sua saída está directamente ligada à sua capacidade de conquista no mais curto espaço de tempo. Antes disso, não será possível, mas isso não invalida que o Clube não esteja disponível para rever algumas situações (quando os jogadores justificam em campo) para atenuar o processo.

Este processo tem também que ser levado a cabo junto dos empresários para evitar encham os ouvidos aos jogadores... a troco do sucesso na operação futura.

Nada disto acontece na Luz!!! NADA! O Presidente acredita que quer, pode e manda e todos têm que saber "vergar-se" à sua liderança autista e encerrada em si mesmo, numa clara liderança imposta que, com o avançar do tempo, os jogadores fazem questão de ver... pelas costas!

Voltando ao início da conversa, tentar copiar a liderança do velho (e espero que passado) amigo do Norte, mas ao mesmo tempo querer excluir a parte da corrupção e não saber manter uma liderança natural, conquistada pela percepção de conhecimento e domínio das diferentes variáveis do futebol nacional... dá asneira!

Se juntarmos a isto tudo uma ausência de Amor ao Clube... é uma mistura explosiva que arrasta o SLBenfica para dois títulos de campeão em 10 anos!

Ou paramos de copiar mal o que se faz lá em cima, ou arranjamos um lider que comande o SLBenfica às vitórias do Clube e não apenas às suas vitórias pessoais. A continuarmos assim, continuaremos também a destruir planteis de grandes jogadores de dois em dois anos.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

12 comentários

  1. bla, bla bla,

    ou te candidatas ou mudas de clube, talvez para o porto, ja que e tao bom.

    sabes, e que sem as batotices tudo isso que glorificas ao porto desaba. os mitos ate a ti se colam.

    ResponderEliminar
  2. Convém sermos criteriosos e não irmos na critica fácil. Temos de ter memória!

    As coisas não estão bem? Verdade! Mas porque temos sempre necessidade de arranjar um bode expiatório? Porque não tentar entender toda a conjuntura que a isso levou?

    Não percebo este post e acho que está cheio de incongruências!

    Afirmar-se que na Luz se procura fazer igual aos corruptos não tem qualquer fundamento! Fico com a ideia que não percebem a diferença entre viver numa cidade como o Porto e numa como Lisboa! O jornalista se não se calasse estava feito...

    Não se perceber que Vitor Baía está ressabiado com Pinto da Costa e que tudo o que diz é montagem é estar longe da realidade!

    Certa vez, talvez há uns 15 anos, num café na praça Velasquez, situada em frente ao velho estádio, (agora chamada de Francisco Sá Carneiro), dois personagens da corja corrupta conversavam sobre Vitor Baía e diziam que ele é muito teimoso e que não sabia no que se estava a meter... Não pude deixar de ouvir! Com essa conversa fiquei sempre convencido que ele não é fácil de dobrar e por isso não lhe deram nenhum cargo importante no clube... Tenho para mim que Vitor Baía é um incómodo para Pinto da Costa!

    Já faltou mais para que "eles" comecem disparar tiros uns aos outros, o problema é o Porto estar a ganhar!

    Fica difícil comentar este post! Com todo o respeito não vejo ponta por onde se lhe pegue!

    Apetecia-me dizer que em Madrid, um clube sempre cheio de problemas, tudo está a mudar e apenas porque tem um novo treinador...

    Nós perdemos um jogo contra um clube fortíssimo da champions, achar que temos equipa para vencer lá facilmente é viver na lua!

    ResponderEliminar
  3. sentirei sempre um enorme orgulho ao ver as
    camisolas vermelhas do S.L.Benfica entrarem em campo.

    De um nortenha com coração vermelho

    o resto e blá blá blá para os porcos nos levarem por anjinhos ....

    o outro também um dia vai escrever um livro a contar como ROUBOU durante 30 anos no futebol potugues e as sumidades deste pais fecharam os olhos a corrupção dos GATUNOS das ANTA o o futebol clube das putas ....disse

    ResponderEliminar
  4. É fabuloso o percurso que atravessamos para conseguir chegar onde chegamos
    hoje! PARABÉNS AO MEU BENFICA!

    obrigado sr presidente luis filipe vieira


    viva o BENFICAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

    ResponderEliminar
  5. Ainda bem que o sentimento é comum a todos os que aqui se estão a expressar!
    TODOS FALAMOS DO MESMO.............
    SPORT LISBOA E BENFICAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

    ResponderEliminar
  6. Gabriel Vilas Boas22/10/10 20:18

    Dizes que o benfica não tem estrutura e culpas o presidente por isso. Mas a estrutra não é também Rui Costa, Lourenço Pinto, Shéu?
    A preparação da época foi má. Principal culpado: Filipe Vieira. Mas por que se deve ilibar totalmente Rui Costa e até Jesus? Jesus não dispensou Urreta e depois não cons eguiu o que queria para o lugar de Di Maria? É verdade e sabe-lo bem... Jesus não ficou com Fábio Faria, gastando um milhão de euros (o outro foi para comprar a parte que faltava do Coentrão) e dispensou Miguel Vitor? Rui Costa, apesar de ter muito menos poder de decisão, porque não tinhas alternativas preparadas para oferecer ao treinador quando as utopias de Jesus se tornaram evidentes e as burrices de Vieira sobressairam? Hleb foi tratado muito em cima do joelho.
    E depois há a questão dos prémios. Jesus recebeu, mas os jogadores não...

    ResponderEliminar
  7. Gostaria de começar este comentário gostaria de trazer a memória:
    O Sr. Dr. Vale Azevedo.
    Para quem se recorda, este senhor foi o presidente do Benfica num período em que entre muitas outras coisas, fomos motivo de..zero títulos e zero em tudo
    Serve isto para ajudar os Benfiquistas (cada vez mais, infelizmente) que começam a padecer de um caso grave de memória curta. Estes, revelando um total esquecimento do que foi a nossa realidade até há bem pouco tempo, vêm cada vez mais a terreiro criticar a administração da SAD e o seu presidente , com as dificuldades
    que têm tido em contratar os tão desejados milagres futebolísticos por
    muitos destes novos-ricos Benfiquistas de volta à realidade real?
    calma e caldos de galinha nunca fizeram mal ..
    Tenham um bom fim de semana .

    ResponderEliminar
  8. Já estava a estranhar o facto da bilis do GB não ter derramado mais cedo sobre o Benfica o seu habitual veneno e considerar o Blogue do BOLA7 de excelente só pode ser mesmo piada. ahahahahah

    ResponderEliminar
  9. Lendo estes 8 comentários chega-se à conclusão que o vieirismo está vivo e bem de saúde... e será bom ouvir/ler o que estes(vieiristas) dirão quando o porto ultrapassar o Benfica em títulos nacionais... vai ser bonito vai...

    ResponderEliminar
  10. Não vou discutir o post, porque senão estaria 3 dias a escrever.

    Há aspectos que concordo e outros que, naturalmente, discordo.

    O que aqui me traz é o "grande jornalista" "grande benfiquista, não assumido".

    Ó GB explica lá como é que um gajo que não se assume como benfiquista pode ser um "grande benfiquista".

    ResponderEliminar
  11. sabes porque é que isso não acontece anónimo das 01:49? porque o Veiga nunca há-de voltar ao Benfica e vocês, Beiguistas, iram para ao caixote do lixo do Marquês de Pombal onde muito já jazem desde Maio passado.

    ResponderEliminar
  12. Ao anónimo das 1:49,

    Bonito, vai ser ver o corrupto-mor fascizoide, cair da cadeira, isso sim, vai ser bonito de se ver!!!

    Ao contrário dessa gente, no Benfica não há Papas, o escrutínio é constante... Não nos fazemos nem de cegos nem de moucos e temos vergonha na cara! Prefiro perder porque os outro são corruptos do que ganhar com corrupção!

    São formas de estar na vida!!!!!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking