O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

O Mundo contra nós ou algo mais?

. 21 comentários
Caros amigos, a situação é bastante mais complexa do que muitos temos estado a dizer. Falo-vos do conhecido (e até assumido) Sistema. É importante, cada vez mais, não confundir o Sistema com a corrupção, pois essa vertente criminosa é apenas uma pequena parte do que compõe o dito Sistema.

Das influências políticas ao dirigismo dos organismos reguladores do futebol a nível nacional e internacional, passando pela comunicação social, anti-doping, apoios a clubes pequenos a troco de favores, etc. tudo se junta para a protecção aos "patrões" do futebol, no qual a corrupção dos árbitros é apenas uma pequena parte.

É fácil, porventura, criticar a postura de ontem do Carlos Ribeiro da AF Lisboa quando dizia que o SLBenfica não deveria criticar e fazer alarido sobre situações momentâneas e que o combate a enquadramentos adversos se faz no dia-a-dia.

Pois enquanto uns escolhem atirar ao Carlos Ribeiro dizendo que também ele é uma vergonha e mais não sei o quê, eu arrisco dizer que ele sabe bem do que está a falar e, digo mais, TEM ABSOLUTAMENTE TODA A RAZÃO!

O Carlos Ribeiro sabe bem que os dirigentes do SLBenfica passam o ano a considerar-se pessoas muito importantes e acima de todas as outras, resguardamos na dimensão da instituição que dirigem, e esquecem-se de acautelar dia-a-dia o futuro e sucesso desportivo do SLBenfica, através de iniciativas que impeçam movimentos corruptos ou de trocas de influências.

Bem sei que muitos não gostam, a maioria porque não é capaz de fazer melhor ou ter a humildade para reconhecer que fazemos mal, mas a verdade é que mais uma vez ontem o treinador-informático acertou-nos onde nos dói e foi fácil de perceber isso, pois ao final da tarde os blogs encarnados estavam inundados de insultos ao informático. Justificados? Obviamente... mas à luz da rivalidade, porque de resto trata-se unicamente de uma ofensiva pensada, pleaneada e direccionada não apenas por ele, mas por uma organização que sabe o que quer e ataca em várias frentes... DIA-A-DIA!

No que diz respeito ao conteúdo, tal como nos últimos anos e tal como o Carlos Ribeiro da AFLisboa tenta dizer nas entre linhas, PUSEMOS-NOS A JEITO! Desde o jogo com o Guimarães já lá vão quase duas semanas e ainda anda o Rui Costa a falar das arbitragens, passou-se aquele ridículo (porque inócuo) Comunicado, apareceu o Vitor Pereira que até teve direito a reconhecimento de competência pelo SLBenfica... mas acções concretas, movimentações que produzam resultados... ZERO!

É triste! Desde que chegou ao SLBenfica Luis Filipe Vieira NUNCA CONSEGUIU PERCEBER porque falha nesta questão... se é que alguma vez se preocupou por falhar!

Olhamos agora para a Madeira e o Marítimo, que tem andado moderadamente calado por ser enxovalhado em campo devido à questão do Kleber, resolveu agora vir dizer pela primeira vez que o árbitro João Capela vai apitar condicionado.

Para não variar, e porque ler um Comunicado foi o melhor que o SLBenfica foi capaz de fazer, lá vão ás centenas ou milhares de benfiquistas para o Estádio dos Barreiros. E o mesmo se vai repetir nas próximas jornadas. Os clubes que recebem dos jogos com SLBenfica para toda a época, lá vão continuando a "vender" a época a quem lhes ajuda no dia-a-dia.

O FCPorto tem um Presidente dedicado! Não sabe fazer mais nada, não tem outros interesses que não enriquecer, mas à custa do sucesso do Clube onde está. Na minha opinião, se o Presidente Luis Filipe Vieira ficasse o homem mais rico de Portugal mas, sem roubar ao SLBenfica, o nosso Clube fosse de novo o mais vencedor em Portugal... eu estaria encantado da vida.

O Sporting, a Liga e a FPF, para ajudar o tal Presidente dedicado, têm também Presidentes dedicados - que "by the way" anda ontem lá andava o Fernando Gomes em reuniões em AlvaLIDL, possivelmente com o Cotonette. Imagino o que ali andará!!!

No SLBenfica continuamos a acreditar nas histórias da carochinha em que a tal "equipa profissional" será capaz de resolver tudo, mesmo não percebendo nada deste Sistema (começo a ter duvida se, sequer, querem perceber).

Dadas as circunstâncias actuais, gostaria então de abrir a discussão à hipótese de o SLBenfica passar a ter um Presidente a tempo inteiro, cujos rendimentos dependam da sua função no SLBenfica e sejam, necessariamente, indexados aos resultados do Clube nas diferentes modalidades, em especial o futebol. Esta função não seria, nem poderia ser, acumulativa com o lugar de Presidente da SAD, que seria igualmente remunerado com indexação directa aos resultados da equipa de futebol. Ambas as funções obrigariam a um orgão de supervisão eleito pelos benfiquistas - sócios (e não accionistas)!

A ideia que fica é que actualmente é um bocadinho indiferente o que acontece - se ganhamos bora lá ser os maiores, se perdemos bora lá tapar o sol com a peneira e arranjar um "populismo" que esconda as fragilidades!!!!

Desculpem-me voltar aos tópicos Gestores Profissionais VS Presidentes de Clube e outro também muito importante Amor ao Benfica, mas falta sentir o Clube, falta sentir cada derrota ou cada movimento que prejudique o SLBenfica como se isso estivesse a colocar em causa o futuro de um projecto centenário.

Eu não tenho para mim claro que seja a solução, pelo que gostaria de ouvir as vossas opiniões. Contudo, é para mim absolutamente indiscutível que neste momento falta capacidade de liderança não para o projecto empresarial, mas para o projecto desportivo e, como já disse, o SLBenfica não quer liderar o PSI20, nem ser o melhor a vender seguros ou viagens. Os sócios do SLBenfica querem títulos, muitos títulos, em vários anos, voltando a dominar o futebol nacional numa óptica de sucesso desportivo.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

21 comentários

  1. O LFV já trabalha praticamente a tempo inteiro para o Benfica. Que mais é que queres?

    Agora o bufolas já serve de exemplo para o Benfica? Dedicado a quê? O tipo de dedicação dele é bem dispensada para o Benfica. Penso eu de que...!

    ResponderEliminar
  2. desde quando é que tempo dedicado é sinónimo do que eu "reclamei"?

    ResponderEliminar
  3. caro GB: como sabe que os benfiquistas vão estar no Estadio dos Barreiros( centenas ou milhares), o mesmo se passando nas jornadas seguintes? Eu espero e confio que não...
    saudações benfiquistas
    socio slb nº 218219

    ResponderEliminar
  4. Aqui há muitos anos fui a Espanha com uns amigos e entramos á conversa com um cidadão espanhol que se pôs a gabar o Salazar; então um dos meus amigos, irritado, virou-se para o espanhol e inquiriu-o: " ... quiere usted importarlo?" Se há coisa que mais me deixa piurso e fora de mim é ouvir ou ler, nem que seja o mais pequeno, louvor ao Costa peideiro, não por ser presidente daquela Organização criminosa do Porto, mas porque, ele próprio, é um dos maiores criminosos deste País e não pode servir de exemplo de dignidade em nenhuma circunstância. Ele mesmo é que transformou o FCP na Organização criminosa que hoje é. Por isso, pode o Benfica ter as culpas que tiver (que as tem, infelizmente) mas, por piedade, não invoquem tão sinistra figura! E, já agora, que pode o Benfica fazer quando é odiado e postergado por toda a rede de poderes, legítimos ou obscuros, que mandam neste País? É fácil tudo correr e sair bem quando temos todo o mundo a guardar-nos o lombo, mesmo que sejamos umas bestas. Mas ... o Costa, Porco Peidoso, Ser asqueroso e nojento, deve ser eliminado!

    ResponderEliminar
  5. Também a este propósito "o mundo contra nós ou algo mais", gostava de ver um post sobre a presença ou não de Benfiquistas nos Barreiros. Parece que vai ser casa cheia. Que resulta daqui?

    Li um post "Casa cheia nos Barreiros..." num outro blog com a atitude certa, adulta e racional!

    Nos Barreiros não conta, não vale, porque vão aparecer muitos Benfiquistas e não os conseguimos impedir! Mas no próximo jogo fora aí sim, aí já conta, porque com uma mega operação não vamos deixar entrar ninguém, pelo menos com pressão de grupo!!

    Assim, sim! Assim é sério, inteligente e leal!

    Parabéns!

    ResponderEliminar
  6. Isto de assinar GeraçaoBenfica deixa-me na duvida se foi um grupo editorial mas duvido pois é um daqueles post mais incrível que se pode ler. Querer para o GLORIOSO o modelo de gestão do Porto diz bem acerca de quem escreveu e quanto aos Barreiros, wait and see! Que isto da Blogosfera é muito giro mas tem pouco a ver com a realidade. Os Benfiquistas da Madeira saberão ser solidários com o clube.

    ResponderEliminar
  7. Eu estou é à espera que o presidente se decida em relação às sugestões dos orgãos sociais do clube.

    ResponderEliminar
  8. E enkuanto nós andamos há duas semanas a perder tempo com a merda da arbitragem em guimarães ........EIS K OS CORRUPTOS PREPARAM MAIS UM ASSALTO AO PODER:

    http://www.record.xl.pt/Futebol/selecoes/interior.aspx?content_id=464903

    PARA ISTO JÁ TINHA ALERTADO HÁ KUASE 2 MESES......PARA ISTO E PARA O FACTO DE PAULO BENTO SÓ E SELECIONADOR PARA OS CORRUPTOS NAO TEREM DE PAGAR LHE POR NAO CUMPRIREM O ACORDO K TINHAM COM ELE DESDE JANEIRO..............E NÓS BENFICA CONTINUAMOS A NANAR..... A DISCUTIR MERDA.....SE E EM 4-4-2/4-3-3.......COMO SENAO TIVESSEMOS UM TREINADOR BEM PAGO E COMPETENTE PARA DECIDIR ISSO...........


    CRIEM CONDIÇOES FORA DO CAMPO.....ACABEM SE COM AS JOGADAS DE BASTIDORES......TREINADORES DE BANCADA CAGUEM NELES...ESSES SO SERVEM PARA ASSOBIAR OS NOSSOS ATLETAS.....E PRA DAR LOUVORES A GAJOS CORRUPTOS!!!!!

    ResponderEliminar
  9. Acho que o que os comentadores aqui não compreendem é que o GB não pretende que a Direcção do Benfica recorra ás mesmas tácticas ilegias que implicam o uso de putedo e de corromper árbitros.

    Mas sim que a Direcção faça o trabalha que tenha a fazer no dia a dia para impedir que os corredores do poder sejam dominados por gente ligada aos corruptos do Norte.

    Infelizmente, parece que existe uma mentalidade predominante nos nossos dirigentes que por sermos o Benfica este trabalho de bastidores não tem que ser feito para prevenir que o clube seja prejudicado. O que não é verdade.
    E a atitude da Direcção de se dar por contente com a comunicação patética do Vitor Pereira.

    ResponderEliminar
  10. "Acho que o que os comentadores aqui não compreendem é que o GB não pretende que a Direcção do Benfica recorra ás mesmas tácticas ilegias que implicam o uso de putedo e de corromper árbitros."

    Exactamente!! Até porque não são os actos que são condenáveis, mas sim quem os pratica; ou seja, tem que ficar claro que, para já, tudo o que fique aquem de usar putedo e corromper árbitros é moralmente válido!

    E se isto não resultar, insisto, é preciso perceber que não são os actos que são condenáveis, mas sim quem os pratica, logo quaisquer outras medidas podem vir a ser necessárias e, desde que ganhemos, só têm é que ser apoiadas!!

    ResponderEliminar
  11. Isso do presidente 100% dedicado parece-me um caderno de encargos com Jose Veiga escrito por todo o lado. O Benfica já tem uma entidade na qual quem la trabalha o deve fazer de forma 100% dedicada chama-se Benfica SAD.

    Eu não sei se esta direção tem razão ou não, se o comunicado é ridiculo ou não ou se existe uma estrategia de longo prazo ou não.
    O que sei é que a direção fez um pedido aos adeptos pedido esse que era o desejo da blogosfera ha muito tempo. Agora que foi feito é questionado todos os dias. Não sei como é que pretendem que a direção tome medidas de força se depois somos nós os primeiros a questionar.

    Deviamos era estar todos em campanha para se cumprir o que foi pedido ponto final.

    De vez em quando é preciso ler o que está escrito por cima da roda e por baixo da aguia no simbolo do Benfica.

    Pedro

    ResponderEliminar
  12. @GB

    Como sabes, ou pelo menos já reparaste, nunca tenho grande inclinação para comentar alguns posts, não porque não sejam relevantes mas, porque realmente admito que não percebo nada do Sistema, das Federações, das Associações ou das Ligas de Clubes.

    O Sistema para mim, é um pouco como Jesus Cristo, ouvimos os termos e histórias todos os dias, mas ninguém sabe ao certo o que é nem como actua.

    Agora, evidentemente, qualquer pessoa com olhos na cara percebe que há uma força misteriosa neste futebol, e eu, seguramente, não fujo à regra.

    E dou-te seguramente 100% de razão quando insistes em pontos importantes que, ao fim e ao cabo concluem que o Benfica nada ganhará de relevante enquanto não for capaz de derrotar esta força misteriosa que ninguém sabe bem o que é mas que provoca os seus efeitos semana sim semana sim.

    A minha dúvida, no entanto, é se de facto eu também quero que o meu clube seja gerido nos mesmos moldes que fez de outros clubes grandes. Lembrar Pinto da Costa como um bom exemplo, é algo com que seguramente não me identifico.

    Criticas o Vieira por não saber domar o "polvo". Talvez tenhas razão mas, não é isso que faz dele um mau presidente. Quando algum Abramovich compra um clube como o Chelsea, precisa porventura de um curso de como manejar o polvo do Futebol Ingles? Essa é a menor das suas preocupações.

    O mal não está no Benfica nem no seu presidente, o mal está neste futebol português, neste país, nesta justiça, nesta sociedade. É algo que nos ultrapassa, e o triste é pensarmos que para os derrotarmos a unica soluçao é juntarmo-nos a eles.

    Como sabes, tenho defendido o LFV em alguns posts mas, deixa-me dizer-te que, reconhecendo ao nosso presidente inumeros meritos, sou capaz de lhe apontar varios erros e não sou nem serei nunca um fiel seguidor.

    Agora, o que me parece claro, é que os socios do SLB só podem votar em candidatos que se apresentam a eleições e nos últimos anos o leque de opções tem sido demasiado curto.

    O que é preciso é que esses tais OUTROS candidatos apareçam, apresentem aos sócios as suas ideias e sejam capazes de os convencer, respeitando sempre os vencedores e as democracias. Porque senão, sem haver nomes, isto acaba por ser um pouco o criticar por criticar, chover no molhado.

    Dos candidatos que se apresentaram a eleições no Benfica nos últimos 10 anos, para mim (opinião pessoal evidentemente), LFV foi de longe a melhor opção e vai seguramente continuar a ser até à próxima eleição.

    HOnestamente, e esta talvez seja uma ideia utópica (embora também ache utopia pensarmos que basta querermos para derrotar poderes instalados no futebol há mais de 30 anos), preferia muito mais ver o Benfica envolvido numa luta pela implantação das tecnologias no futebol, do que numa luta de substituição de um poder por outro.

    Acredita, um dia que as tecnologias cheguem ao futebol (como no Rugby por exemplo), acabam-se os penaltys duvidosos, e as simulações de penaltys deixarão de ser uma arte para passar a ser estupidez.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  13. Caro Geração,

    Este post não defende em nada o Benfica. Senti-me deprimido assim que o acabei de o ler! Poderia perguntar-te o que pretendes mas não vale a pena, do que se lê infere-se toda a tua acuidade e ela para mim é simples: O futebol em Portugal está assim por culpa do Benfica (seria mais correcto dizer por culpa de LFV).

    Falares dum sistema que vai para trinta anos e, de certo modo, culpares LFV e o nosso clube, não abona a tua sagacidade ou independência dos espartilhos que te possam comprimir a mente. Espero que entendas a metáfora pois não é um insulto!

    Afirmas que Carlos Ribeiro tem toda a razão em atacar o Benfica por ter tido tomado um atitude em defesa dos seus interesses face ao jogo de Guimarães, ou seja, defendes o mesmo dos nossos inimigos. Como benfiquista, e ser racional, deves saber que o nosso prejuízo começou, objectivamente, no 1º jogo do campeonato em contraste com o favorecimento do nosso principal adversário!

    Quanto ao que Carlos Ribeiro sabe, eu não sei! O que interpreto do que tenho lido é que pretende concorrer à FPF, dá-se bem com a AF do Porto (pois até foi convidado para estar presente numa homenagem a um árbitro) e aparece a criticar um associado da Associação que preside num momento em que esse associado se insurge contra os prejuízos que lhe têm sido causados, e usa sub-repticiamente o estratagema mais gasto no nosso futebol – o Benfica nunca se pode queixar, seja por isto, seja por aquilo, porque já foi favorecido aqui ou ali. Diz que o combate a enquadramentos adversos se faz no dia a dia (e se não fizermos isso temos de estar sempre calados?).
    Não se põe ao lado do seu associado, ataca-o!!!.

    O meu lado mais prosaico diz-me que se trata de mais um sportinguista com complexo de interioridade, de um benfiquista ressabiado ou de alguém que começa a mover-se no tal sistema com o intuito de atingir um dos topos!

    Se um treinador do Benfica fizesse o que o treinador-informático fez ontem, eu ter-me-ia sentindo envergonhado como benfiquista que sou. Sei no país que vivo mas valores simples como a dignidade e a honestidade gosto de os ver prezados no meu Benfica. Num país com mais de 90% de iletrados, a verborreia que muitos soltam das sua mentes sujas,tem grande impacto e serve os seus propósitos doentios. A isso temos responder com indignação e eu fui dos que lhe chamei PALHAÇO, mas fi-lo justificando-o.

    O meu romantismo levava-me a pensar que os benfiquistas deviam encher os Barreiros e justificá-lo com o facto de o Marítimo estar a sofrer as consequenciais do caso Kleber. Depois de ler no teu post as declarações que produziram só me apetece mandar-lhos para o lugar de onde nunca deviam ter saído e desejar que nem um benfiquista esteja presente!

    (continua)

    ResponderEliminar
  14. Pk é k o meu comentario nao foi publicado????
    Nao tratei mal ninguem....nao fui mal educado com ninguem......kual e o problema????
    Será k algum dos mts moderadores...me pode dizer pk????

    ResponderEliminar
  15. Para terminar (as razões de quase sempre fazer comentários extensos é que tento sempre, dentro das minhas limitações, argumentar o que defendo), não fujo a responder ao teu desafio.
    Sinceramente também não sei qual a solução, tirando, claro, que num país de gente civilizada nada disto acontecia! O que eu vejo é o Benfica em minoria – como qualquer ser ou entidade que luta pela justiça e a verdade neste país!

    Estamos sós contra um clube corrupto e outro submisso ao ódio que nos tem. Todos os outros clubes sabem que para se imporem e/ou sobreviverem têm de se submeter ao poder. Ao contrário do que defendes é para mim de crucial importância as questões laterais ao futebol. A pujança associativa e empresarial do nosso clube é um dos maiores óbices que todo o sistema enfrenta para nos derrotar.

    Só falta que todos os benfiquistas ponham de parte, nem que seja por momentos, as criticas/ataques ao nosso clube para que esse óbice se complete e os afronte de forma estonteante: - Imaginemos que nem mais um adepto benfiquista dava dinheiro a um clube adversário isso traduziria, passe a expressão, a indignação do povo benfiquista e contra isso eles não conseguiriam lutar a não ser que pegassem em metralhadoras!

    Eu prefiro ver o meu BENFICA morrer que seguir caminhos sujos, indecorosos, indecentes, imorais e acima de tudo indignos daqueles que, um dia, com muito romantismo, criaram o NOSSO clube e a adoptaram como símbolos a ÁGUIA: – Nobreza, Coragem e Elevação de propósitos; e o Vermelho: "...a cor escolhida para simbolizar a luta de classes operárias ao reivindicarem os seus direitos, imagem da força e da coragem, assim como do sangue derramado pelos trabalhadores!"

    Cumps.

    ResponderEliminar
  16. "dirigentes do SLBenfica passam o ano a considerar-se pessoas muito importantes e acima de todas as outras" quando li isto parei de ler... parece-me que é o "roto a dizer para o nu"! isto considerando que os outros estão nus!

    ResponderEliminar
  17. caros benfiquistas:mais uma roubalheira hoje no Braga- Naval... Aquele 2º golo do Braginha...
    socio slb nº218219

    ResponderEliminar
  18. Tenho gostado muito de alguns comentários!!!

    O problema não é nosso, é do país que não está à nossa altura!!

    Conseguimos ir de 6 milhões para uma minoria que luta sozinha!!

    Verdadeiramente fantástico!!

    Parabéns a todos os D. Quixotes!!

    ResponderEliminar
  19. Quem se ri no meio disto tudo, é o CORRUPTO METANOSO, pois o projecto que arquitectou juntamente com o ruim defunto, foi feito não só para ganhar títulos - ainda que à custa da muita podridão que se conhece - como para nós Benfiquistas, andarmos à cachaporra uns com os outros e meios perdidos nessa neblina corruptória por ele lançada.

    ehehehe... está lá tudo e logo na primeira página dessa Bíblia do mal por onde se regem.

    Perante tudo isso, torna-se necessário termos um Presidente que seja tão ou mais "sabichão" que esse quadrúpede, se é que queremos títulos a qualquer custo.

    Mas é uma luta desigual, já que o nosso clube quer fazer as coisas dentro da lei e os corruptos até lhes dá mais gozo quando ganham mafiosamente

    Vejam no Atletismo, onde na ganância corruptosa de titulos, os Mafiosos iam buscar atletas de Leste e pagos à JORNA... ou à SEMANADA mas como a Federação não foi na conversa, acabaram com o atletismo.
    Estamos a lutar contra forças do demo e que têm a Lei sempre do lado deles, porque este País está podre e um campo aberto para os chi-espertos mafiosos.

    O APINTO Corrupto ganhou em tribunal uma questão que lhe pôs o Alexandre Magalhães, sobre uns prémios indevidos (800 e tal mil euros) com que se banqueteou em 2.003/4 em contra ciclo com o que rezam os estatutos.

    Os Juizes do PORTO têm medo...medo...medo do corrupto...ali nunca o mafioso é condenado, já em Lisboa, na semana passada, uns elementos do Conselho de Administração da EPUL, foram CONDENADOS, repito CONDENADOS por receberem prémios indevidos.
    No Porto quem faz a Lei é o CORRUPTO. MAINADA!!!

    É contra esse corrupto que se CAGA olimpicamente para as leis, com quem nós temos que lutar.

    LUTA DESIGUAL, inglória e condenada ao fracasso, digo eu!!!
    Depois do que já se viu nestas 5 jornadas, muita esforço há a fazer para se conseguir o 2º. lugar.

    ResponderEliminar
  20. É tudo isso Viriato. E andamos nós, ou melhor, alguns de nós, a discutir o sexo dos anjos.

    ResponderEliminar
  21. Não sei quem é o D. Quixote!!!

    Aonde estão os seis milhões (nem interessa se benfiquistas) neste país, que contam para alterar o estado de coisas? Se contarmos os fetos em desenvolvimento, talvez...

    Bastam menos de 2 milhões de pessoas para se entregar os destino destes país nas mãos dos idiotas que o têm governado há mais de trinta anos - Idiotas não, pois eles estão todos bem!!!

    Quixotesco é continuarem a faze-lo!!!

    No futebol, então, bastam umas poucas dezenas para fazerem o mesmo, até porque eles se misturam muito bem!

    Só quem vive com de moinhos de vento na cabeça é que não percebe que são as minorias, a muito custo, quem vai mudando a face à humanidade!

    Não fosse assim e ainda estávamos na escravatura ou a queimar bruxas e a acreditar que a terra é plana ou que a mulher descende de uma qualquer costela do Adão! Aqui, apesar de tudo, a maioria ainda acredita!!!

    Eu luto contra moinhos, sim, mas os que se movem de estupidez!!!

    Apesar de certos nomes, inserirem em si próprios significados profundos, quando usados por outros a sua génese pode ser diabólica

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking