O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Falácias que nem por muitas vezes repetidas, passarão a ser verdade

. 21 comentários
Falácia nº1:
O Benfica desaproveita as suas camadas jovens.


Já aqui escrevi sobre este tema mas, de facto, e isto parece-me consensual, todos os benfiquistas gostariam de ter mais atletas da formação no plantel principal, DESDE QUE, evidentemente, isso representasse um plantel ganhador. Este "desde que" é uma ressalva importante, porque se é para ser como no SCP e usar-se a bandeira da formação para angariar simpatias, fiquem lá eles então com os títulos das escolinhas e das simpatias, porque o que a realidade demonstra é que em Alvalade o score vai em três campeonatos nacionais em trinta anos!

O problema desta falácia criada em torno da formação do clube é que, para além de ser falácia, tem como objectivo apontar erros a esta direcção. O slogan que se quer passar é: O problema não está na falta de qualidade dos jogadores que saem da formação mas sim na direcção do clube que não aposta neles.

E tudo isto estaria certo se os factos sustentassem a tese. Mas não sustentam, ou melhor, para sustentarem a tese não basta apontar a falta de jogadores da formação no plantel sénior como uma realidade. É preciso sim dizer-se (e isso ainda ninguém fez), quem são os produtos das escolas do clube desaproveitados pelo Benfica nos últimos anos que se revelaram depois jogadores de topo em outros clubes. Desaproveitamento implica haver algo para aproveitar, e eu, por muito que puxe pela mioleira, só consigo lembrar-me de um nome: João Pereira, que por sinal até foi aposta do clube no futebol sénior, teve até algum espaço para crescer mas que teve o azar de ter pela frente um senhor chamado Miguel.

E fácil pois, vir aqui anunciar conclusões que os factos não substanciam, e invocar por exemplo que os jogadores que o Benfica tem emprestados a clubes menores nesta altura, nem nesses clubes jogam tanto como deveriam. Tudo muito certo mas, a pergunta que se impõe fazer é: então se são tão bons ao ponto de não jogarem sequer em clubes menores, iam jogar no Benfica? Ah sim, ficavam no plantel para aprender. Quer-se dizer, depois de 7 anos de futebol juvenil em campeonatos de competitividade zero, ficam ainda mais 2 ou 3 anos no plantel principal a treinar e a passar férias, e as pessoas acham que salvo raríssimas excepções, é desta forma que algum destes caloiros vai chegar aos 22 anos e ser jogador profissional de topo?


Falácia nº2:
O Benfica anda a vender jogadores ao desbarato, e por valores muito abaixo das cláusulas de rescisão


Isto a propósito da renovação de contrato de Fábio Coentrão, usada por alguns para tentarem atingir mais uma vez esta direcção, sob o pretexto de ser já uma venda anunciada para o próximo ano e por "míseros" 30 milhões de euros.

Voltemos mais uma vez aos factos, pois embora este seja um espaço de opinião, seria também importante que os factos começassem a sustentar as teses que se procura passar.

Quem são então os jogadores que Luís Felipe Vieira tem andado a vender ao desbarato? É que, que eu me lembre, em mais de 7 anos de presidência, só por 6 vezes LFV vendeu jogadores chave do plantel e, a maioria das vezes, porque estava já condenado a perdê-los:

- 2004, Tiago para o Chelsea por 12 milhões, depois de 3 épocas de Benfica, e isto porque Tiago ameaçou com a saída a custo zero no ano seguinte;

- 2005, Miguel para o Valência por 10 milhões, depois de 5 épocas de Benfica, resultado de rescisão de contrato unilateral;

- 2007, Manuel Fernandes para o Valência por 18 milhões, depois de 3 épocas de Benfica, e mais uma vez nas circunstâncias que todos sabemos;

- 2007, Simão para o Atlético de Madrid por 20 milhões + 5 milhões correspondentes a 25% do passe de Reyes, depois de 6 anos de Benfica, e que saiu por ser uma promessa pessoal do presidente a um jogador que há muito queria (e merecia) sair;

- 2010, Di Maria por valores entre 30 e 36 milhões, depois de 3 épocas de Benfica, venda de um jogador que antes de aterrar em Lisboa já havia dito que no ano seguinte ia para o Chelsea;

- 2010, Ramirez por 23 milhões, que saiu porque contratualmente LFV nada pôde fazer para o impedir.

Onde estão então essas anunciadas vendas ao desbarato de LFV? Estarão a falar de David Luiz, Luisão, Coentrão ou Cardozo, que já podiam ter saído por muitos milhões e que ainda lá estão porque a direcção se recusou a vender abaixo do valor que achava que valiam?

Se há coisa que os factos mostram é exactamente o contrario: mesmo em épocas não muito distantes, em que se entrava nos defesos quase sem dinheiro para gastar em reforços, manter os melhores jogadores foi SEMPRE politica desta direcção.

Isto a propósito do que ontem se ficou a saber. Ao contrário do que se tentou sugerir neste e noutros espaços, não foi por incompetência nem “Vieiradas” que a cláusula de Coentrão se manteve nos 30 milhões de euros. Manteve-se sim, porque o jogador/empresário se recusou a subi-la.

Deveria-se então não renovar contrato com o jogador?, poderão perguntar alguns. Pois, isso será sempre algo muito fácil de argumentar por alguém que não perceba que gerir um clube e pessoas não é a mesma coisa que jogar Football Manager. O Benfica fez com Coentrão exactamente aquilo que tinha de fazer: Pedir-lhe que ficasse mais uma época em face das excelentes propostas que recebera no defeso e da vontade que o jogador demonstrara em sair, prometendo-lhe eventualmente que na época seguinte, surgindo uma oferta de 30 milhões não lhe cortaria as pernas. Em retorno, aumentar-lhe-ia o ordenado para compensar um pouco o que o jogador deixou de ganhar por não ter saído já este ano.

Tudo muito claro, a não ser para aqueles que continuem a pensar que, apesar dos contratos assinados, é possível aos clubes manter jogadores contrariados e esperar deles rendimento máximo. Isto bem comparado seria o mesmo que Benfica, Porto e Sporting estarem interessados em Rúben Micael, e alguém achar que seria possível ao Nacional manter o jogador motivado na Madeira mais duas ou três épocas a jogar para sextos lugares, e que para o convencerem a fazer carreira na Madeira bastaria pagarem-lhe um ordenado ao nivel do FCPorto.

Ou alguem acredita realmente que teria sido possivel a LFV segurar Di Maria este ano, tal era a sua vontade em sair e, quando a proposta recebida era do... Real Madrid?

Inventar outro tipo de questões à volta desta renovação de Coentrão é, na minha opinião, mais do mesmo: usar todo e qualquer pretexto para atingir a actual direcção e, com algumas falácias à mistura, que nem por muitas vezes serem repetidas, passarão a ser verdade.


E mais um interessante post de GB no dia de hoje: O Mundial ou Resquícios do Mau Planeamento? Assumidamente nem sempre concordo com o que defende mas, sempre posts interessantissimos de ler.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

21 comentários

  1. Até que enfim, vejo aqui um post "sustentado".

    Isto que se passa aqui (e noutros) de "atirar" em tudo o que "mexe" e que tudo é mal feito é muito fácil de fazer.

    Ou é porque não se está lá dentro (não têm a responsabilidade de gerir) ou porque existem outras intenções. Assim é fácil.

    Agora quero ver o que te espera (a resposta) da parte do GB. Mas com factos. Sustentado. Ok?

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Em relação à Falácia 1, o que é preciso também ter em conta é, nos últimos anos, quanto lixo compraste que nos custaram milhões de euros, com qualidade duvidosa e por comprovar e que poderiam não ter vindo se a estrutura do futebol assumi-se que para aquele lugar, tendo 1 miúdo com potencial (exemplo Ruben Lima ou David Simão) não ia buscar um Patric ou um Filipe Menezes ou outro similar, que não vêm para ser titulares.

    Aproveitar a formação não significa encheres a equipa de miúdos, significa também utilizar e capitalizares os miúdos de forma racional, diminuindo risco de investimento qdo vais à procura no mercado de 2ª escolhas.

    E isso não fazemos.

    ResponderEliminar
  3. Boas, há muito que não comento nada porque não tenho tido paciência para algumas barbaridades que muitos caros benfiquistas escrevem, mas hoje escrevo e subscrevo integralmente este post, execelente. A ver se começam a ver as coisas pela positiva e não sempre pela negativa tudo o que se faz no Benfica. De treinadores e dirigentes de bancadas temos todos um pouco mas o que é facto é que eles é que lá estão e vivem o clube diariamente e nós vamos sabendo as coisas já resolvidas e assim é muito fácil tirar conclusões e apontar defeitos.

    Cumprimentos.
    João Rei

    ResponderEliminar
  4. Em ABSOLUTO desacordo, especialmente com a Falácia 1.

    Mais tarde comentarei, sustentando

    ResponderEliminar
  5. MUITO BEM FALACIADO !!!
    Apenas um "porém" no que diz respeito à nossa Formação, porque considero que na nossa quinta do Seixal, poderia colher-se um ou dois nabos, para a nossa sopa principal.

    ResponderEliminar
  6. Luis Rosario, evidentemente Patric e Shaffer foram mas contratacoes mas, esses nao fazem parte do plantel, pois nao? Mas contrratacoes erradas ha em todos os clubes, nao so no Benfica. contratacoes erradas sao outra questao. tambem dizer, para nao se pensar que para mim nada de errado ha, que discordo totalmente da contratacao de rodrigo por 5 milhoes de euros para o emprestar. se havia 5 milhoes para gastar, seriam melhor empregues (e precisos) no Benfica de hoje. ass. Redmoon, via mobile phone:))

    ResponderEliminar
  7. Totalmente de acordo. Um posto lúcido e de acordo com os factos.

    ResponderEliminar
  8. O GLORIOSO30/9/10 18:12

    Grande Texto RedMoon, o qual concordo.
    São alguns dos muitos Mitos que se fazem sobre o Presidente e a sua direcção.
    Não há presidente e direcções perfeitas, Vieira é obvio cometeu erros e alguns até graves (a politica de alianças é desastrosa) mas repito no futuro será um dos melhores presidente do clube, quer queira, ou não. Fez muito pelo Benfica, foi muito importante no reerguer do clube, Tem obra feita, para mim tem sido um bom presidente.
    Parabens ao Blog por ser fantástico com muitas opiniões e visões do nosso Glorioso

    ResponderEliminar
  9. 100 % de acordo...

    Em relação à falácia 1, é obvio para toda a gente que, não existe, infelizmente jogador nenhum da formação no momento com potencial para integrar desde já o plantel sénior...Temos, na verdade, alguns jogadores com potencial para daqui a 1 ou 2 anos virem a integrar o plantel (D Simão, M Vitor, Roderick, N Oliveira), assim o demonstrem, mas, no imediato, faz-lhes bem estarem emprestados... Se demonstrarem valor, concerteza voltarão à base... Sempre foi assim e assim continuará a ser ( Rui Costa é o exemplo máximo)...

    Para além do mais, se porventura qualquer um desses jogadores integrasse o plantel sénior no imediato, ao minimo erro que cometessem em cabo eram trucidados pelo terceiro anel... Acabava-se a carreira ( Verissimo, Brassard, Bruno Caires, Valido, Pepa, Mawete Junior, etc só para mencionar alguns jogadores a quem foi dada oportunidade e que eram grandes promessas nas camadas jovens) ... Assim, emprestados, terão oportunidade de evoluir, calmamente, longe do terceiro anel, logo, estou 100 % de acordo com esta politica...

    Em relação á segunda falácia, não podia ser mais verdade. A minha opinião é mesmo essa, principalmente em relação ao Fábio Coentrão. Como tive oportunidade de dizer anteriormente, não me parece que havendo oportunidade a direcção do Benfica abdicasse de aumentar a clausula de rescisão. Se ela não foi aumentada, concerteza que não foi por intenção do Benfica.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  10. se estou de acordo com as ideias gerais deste post, mais curioso fico pela resposta do GB. espero que seja tão sustentada ou ainda mais do que este post. porque acima de opiniões, gosto de ver ideias suportadas por factos claros e não "trabalhados".

    ResponderEliminar
  11. O Ricardo Carvalho andou quantos anos emprestado?
    o Bruno Alves andou quantos anos emprestado?
    O Varela andou quantos anos emprestado?
    O Jorge Costa andou quantos anos emprestado?

    Devem preferir que os putos fiquem ali encostados no plantel sem jogar, ou como dizem para serem alternativas, mas jogarem 300 minutos numa época.

    Eles têm é que ser emprestados para jogarem, para depois quando voltarem ao Benfica terem reais oportunidades de lutarem por um lugar na equipa.

    Se é só para dizer que apostamos nos putos como os de alvalade, não obrigado.

    Punhas o Ruben Lima a jogar e se errasse como o Peixoto errou era crucificado pelos sócios!!

    Como aliás já aconteceu com outros putos de antigamente.

    ResponderEliminar
  12. Já escrevi aqui no GB noutro tópico e volto a reforçar, para mim a Formação do SLB é hoje mais um projecto da Fundação Benfica do que um activo para o futebol profissional do clube.

    É sem dúvida, na minha opinião, a par da compra de jogadores no mercado, as duas áreas onde o nosso clube precisa mais de melhorar.

    ResponderEliminar
  13. Caro RedMoon

    Excelente e corajoso post que só enobrece este blog e o GB pela pluralidade que nele permite.

    Concordo com o que dizes tendo em conta que falas de falácias que se criam tendo por base a realidade pré-fabricada e não a análise independente e sustentada dos casos.

    É o que acontece com a renovação de Fábio Coentrão. Afinal é tão simples e tão apelativo para as mentes menos atentas (e não só) concluir que LFV e o Benfica só fazem maus negócios. Se nos questionarmos, foi o que eu fiz, do porquê da cláusula não ter sido aumentada, chega-se com alguma facilidade às tuas conclusões.

    Aguardo com expectativa as sustentações do GB. É sempre gratificante para mim ver discutir o Benfica...

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  14. Isso é que é optimismo companheiro RedMoon!
    Continua assim pedrado e vais ver quando despertares para a realidade.

    ResponderEliminar
  15. Eu concordo bastante com a tua posicao sobre a formacao. Acho que o Benfica de facto tem feito uma boa planificacao.

    Temos jovens emprestados e a jogar em varios clubes com grande destaque para o Fatima e para o Pacos de Ferreira. Clubes cujos treinadores tem ligacoes ao Benfica e a esses jovens e que por isso apostam neles e os vao fazer crescer.

    Nao percebo a obssessao de alguns em ter os jovens no plantel principal sem ganharem ritmo competitivo em jogos a serio!

    Quanto a rabula do Coentrao e confirmando-se que de facto o empresario recusou a subida da clausula continuo a achar que o jogador merece uma subida do salario pela importancia que tem na equipa.

    Os erros de planeamento da Direccao estao noutros aspectos do plantel e na luta por ganhar influencia no futebol portugues.

    Agora tens um facto que considero errado no teu post redmoon: a venda do Di Maria foi por 25 milhoes e nao 30.

    ResponderEliminar
  16. Vermelhusco, posso estar enganado mas cinco desses milhões acima dos 25, estao indexados à sua utilização. Di Maria tem jogado em todos os jogos. Os outros 6 é que ja dependem do que o Real conquistar. E nao esquecas de somar ainda a verba do jogo com o Real Madrid no estádio da luz. Probvavelmente é mais 1 ou 2 milhões.

    ResponderEliminar
  17. Redmoon, eu so acredito que esse dinheiro entrou quando tal for comunicado a CMVM. E so acredito que o RM vem ca jogar quando houver data marcada e jogo confirmado.

    A venda do Simao e a suposta vinda de 2 jogadores do AM que nunca se materializaram queimou-mme um bocado.

    ResponderEliminar
  18. Vermelhusco, segundo julgo saber(posso estar enganado), os dois jogadores que viriam do ATletico teriam de valer 5 milhoes.Em vez dos dois jogadores vieram 25% do passe de reyes e o seu emprestimo. Julgo que foi assim que ficou o negocio. Cumprimentos

    ResponderEliminar
  19. 1 a 2M por um jogo na Luz... ora deixa cá ver:

    Dos 2.000.000 vamos tirar... 100.000 para a transmissão do jogo (e estou a ser muitíssimo optimista, pois se for na BTV nem isso).

    1.9M a dividir por 65.000 lugares (e vou-me esquecer que mais de 10.000 são convites, lugares vagos e ofertas).

    Queres mesmo que faça as contas ao preço médio do bilhete para esse jogo?

    Vou ser mais simpático... faço só para 1M de receita de bilheteira... preço médio 15€. Desafio-te a conseguires.

    ResponderEliminar
  20. RedMoon, tu podes até vir com teorias romanticas, mas mentir aos leitores do GB é que não.

    O Benfica PAGOU os 1,75M pelo Reyes e PAGOU os 2M pelo Salvio.

    Nao mintas aos benfiquistas...

    ResponderEliminar
  21. Redmoon, o negócio do Reyes não teve relação com o que ficou prometido no negócio do Simão.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking