O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Amor ao Benfica

. 13 comentários
Olhem durante algum tempo para a foto ao lado!

Mais...

Olhem bem e recordem o momento que de certeza viram quando, de regresso ao seu clube de sempre, um jogador de futebol brilhante voltou a ter a felicidade de marcar um golo pelo SLBenfica... o seu clube de sempre e para sempre.

Não interessa quem é o jogador! Este jogador poderia ser qualquer um de vós, benfiquistas, que arrisco dizer que os fotógrafos acabariam por obter sempre uma foto parecida, carregada de emoção, de sentimento, de felicidade, de paixão... de Amor ao SLBenfica!

Não vou aqui elogiar ou criticar as competências deste ou de outro, ou sequer analisar a sua adequação a cargos no SLBenfica. Vou apenas dizer que a este, enquanto lá estiver com todos os defeitos de personalidade que tem revelado e a menor afirmação que nunca o caracterizou em campo... a este estaremos sempre disponíveis para tentar perdoar! Porque faça bem ou mal, tenha ou não interesses no que faz, duvido que consiga adormecer perante um desaire, um insucesso ou uma falha estratégica do SLBenfica.

Atentem agora à foto à direita! Lembram-se?

Trata-se de uma foto obtida do dia da reeleição do Presidente em 2009, com os sócios a acompanhar e a ovacionarem o presidente que, de costas, a melhor emoção que tem para devolver é um levantar de braço. É apenas um exemplo, poderia ter usado outras pessoas e outros exemplos...

Antes de entrem por "maus caminhos", o objectivo deste tópico não é por em causa o benfiquismo de Luis Filipe Vieira. Quem sou eu para tal falta de repeito. DE TODO! Apesar das rocambolescas histórias do seu passado muito ligado a Pinto da Costa e ao FCPorto, recuso-me a duvidar do seu benfiquismo - na mesma medida em que me recuso aceitar que tenha um Presidente aceite ser sócio do FCPorto durante anos. Eu nunca seria, nem que um amigo meu pagasse aos corruptos e a mim para ser... e ainda assim precisaria sempre da minha assinatura.

Não confundam também "Amor ao Clube" com dedicação e envolvimento. (Falta de) Amor ao Clube nada tem o resto... é único! Ou se tem, ou nem se sabe o que é!

Mas o que senti hoje vontade partilhar não é o benfiquismo das pessoas... é o Amor ao Clube. Vamos assumir, e quero acreditar que assim é, que no SLBenfica são ou passaram a ser todos benfiquistas! Mas isso não chega meus amigos, os benfiquistas dos mais diversos quadrantes que olham para o Clube como uma empresa (isso deve ser uma "obrigação" trazida pelo "sinal dos tempos modernos") não ama o Clube como um benfiquista que sente, que vibra, que vive da sua juventude à idade adulta o culto da ida ao estádio, da discussão "da bola" com os amigos, que vibra, que ri, que chora... O SLBenfica é e será sempre um Clube, uma religião! Nunca será "clausulas de rescisão", "SAD", "Activo", "Passivo", "Resultado Líquido"... isso são apenas sinais dos tempos a que temos que nos adaptar!

Num momento em que muitos começam a questionar algumas coisas, colocando de lado os "cheques em branco" e as teorias do "salvador do templo", alguns são também os que se aventuram a por em causa a dedicação ou objectivos dos que apontam o dedo e pedem explicações...

Esses que teimam em parecer "ovelhas ranhosas" no meio de um alegre rebanho que acredita que seu pastor lhes trará ao rumo de outrora, são aqueles que, como Rui Costa e outros, lhes custa a dormir quando o Benfica perde e não ficam a pensar que isso pode afectar as noticias amanhã ou a bilheteira no jogo a seguir, ou que logo no dia em que estava cá o "fulano tal" aquele jogador fez um mau jogo, etc.!

Quem Ama o Benfica falha, como todos falham! Mas quem Ama o SLBenfica, mesmo que falhe muito porque não sabe mais ou porque se preocupa com a imagem ou notoriedade, não fica indiferente a ter falhado.

A ideia que tenho hoje do nosso Benfica é que os erros sucessivos "serão resolvidos" (tempo futuro - o tempo que cada vez mais distancia o Benfica da sua história), nada que uma vitória e uma injecção de moral não resolva, um discurso mais inflamado, uma primeira página mais sobranceira...

Lembrei-me deste tópico a propósito do falecimento de José Torres que, apesar de abandonado pelo SLBenfica que no momento em mais deveriam estar ao lado do "bom Gigante" como farão questão de estar agora no funeral. O Grande José Torres era também ele dos puros, dos que vivia, respirava e falava à Benfica... A quem uma derrota emocionava e uma vitória o fazia sentir vivo, feliz! Quem, enquanto pôde, tudo fez para estar em cada jogo na Luz. Quantos terminaram e terminarão o seu percurso na Luz e deixarão quase de saber onde é o Estádio?

Descansa em Paz, campeão! Tu sim, fizeste o Benfica campeão! Tu sim fazes parte da história e, mesmo que o Clube não tenha estado tão ao teu lado como tu estiveste ao lado do Clube, serás sempre recordado como um Campeão! Porque Amavas o SLBenfica como poucos sabem sequer o que isso é.

Tenham Amor ao Benfica!
Exijam Amor ao Benfica!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

13 comentários

  1. Ao Bom GIGANTE so quero dizer que continue a sonhar e que nos perdoe os abandono com que o tratamos nos ultimos tempos.

    O meu obrigado por ajudares a tornar o meu Benfica tao grande como TU:

    Sobre o post direi:

    Alguem sabia que o Vieira era Benfiquistas antes de chegar ao clube?.

    Como pode ser Presidente do Benfica alguem que noutros tempos festejava os golos e as vitorias do clube corrupto ao lado do corrupto-mor no camarore de Contumil, clube de que era socio.

    Como era isto possivel quando ele era presidente de um clube a cujos jogadores o Benfica pagava o ordenado.

    ResponderEliminar
  2. Rui Costa, SEMPRE.
    Já deve ter aturado tanta merda!!!!
    Será que o Presidente tem noção da força dos Benfiquistas em Portugal. É insuportável a inacção e o silêncio dele. JÁ NÃO HÁ PACHORRA.
    Ainda hoje, ao vêr as condenações da Casa Pia, lembrei-me do Apito Dourado, que nem a julgamento foi.
    http://antonioolivenca.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Anónimo4/9/10 12:37

    Sevla, cometeste o "pecado" que alertei antes que NAO PODIA ser cometido: O que está em causa não é o benfiquismo de ninguem.

    O que está em causa é o AMOR DE TODOS pelo Benfica

    ResponderEliminar
  4. Anónimo4/9/10 13:00

    Aqui em Portugal essa raça de Benfiquista é pior que mato tem em todo lugar parece praga ..
    Eu amo o GLORIOSO SPORT LISBOA E BENFICA sempre

    ResponderEliminar
  5. Geraçao

    O que dei foi exemplos do "nao amor".

    ResponderEliminar
  6. Anónimo4/9/10 13:25

    O SPORT LISBOA E BENFICA é o clube do meu coração nem que os porkos grunem .....

    ResponderEliminar
  7. Águia Preocupada4/9/10 13:27

    E haverá alguma diferença entre benfiquismo e amor ao Benfica? Ou um sentimento não estará em função do que se é e gosta?
    Vieira não é Benfiquista a sério! Se o fosse jamais teria festejado com champanhe (há fotos desse evento!) ao lado do corrupto seu amigo, uma derrota do Benfica!
    E deixar que o seu nome continue a constar na lista de sócios do clube de contumil e da kamorra! Isto é benfiquismo?
    Quanto a Rui Costa, acredito que ama o Clube sem qualquer reserva! Não acredito é na sua personalidade. Deixar-se apagar e ridicularizar como está, faz-me pena e custa-me aceitar!

    ResponderEliminar
  8. subscrevo as tuas preocupações aguia preocupada.

    ResponderEliminar
  9. as fotos usadas não provam nada de nada! quem quer criticar arranja sempre maneira de o fazer!

    O Rui Costa está do lado da direcção... o resto é treta.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo4/9/10 17:06

    Há grandes homens que fazem com que todos se sintam pequenos. Mas o verdadeiro grande homem é aquele que faz com que todos se sintam grandes. [ Gilbert Keith Chesterton ]

    Ate sempre bom gigante ...

    ResponderEliminar
  11. Anónimo4/9/10 21:44

    É uma burrice sem tamanho ..
    Calma! A vida é assim. Bons ventos trazem. Contudo, algumas marés levam as pestes,para longe! SE , se , se , se ...
    Força SPORT LISBOA E BENFICA

    ResponderEliminar
  12. Anónimo4/9/10 21:50

    E quantos se diziam BENFIQUISTAS e fizeram o quê pelo BENFICA nepia, NADA, SÓ VOTAM PRO FUNDO do poço ? só dizem disparates e mais são ressabiados, com comentarios de gente da tasca ,hoje o presidente e LUIS FILIPE VIEIRA temos de estar ao seu lado SEMPRE o resto e bla ,bla, bla ...

    ResponderEliminar
  13. Anónimo4/9/10 21:53

    Não deu ainda para vc perceber que aqui os leitores/comentaristas são adultos e reesposáveis!

    Seja BENFICA sempre ,abra os olhos e a mente ..

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking