O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Que solução para Roberto? (Updated)

. 7 comentários

Este tema tem sido o mais discutido nos últimos tempos do glorioso, e sem dúvida o que mais paixão e divisões cria. Será que roberto valeria mesmo os 8,5M? A culpa das actuações fracas da equipa (principalmente sector defensivo) seria só dele? Tem roberto qualidade para jogar no Benfica?

O único que digo sobre isto é que os males que afectam o Roberto são na minha opinião de aspecto mental, clube novo, custo elevado, pressão dos adeptos ansiosos, elevada aposta do treinador e presidente nele. E claro, ele não é nem de perto o único culpado pela actual situação da equipa. Há muitos factores e decisões em jogo. Tem ele qualidade para guarda-redes de nível mundial? Penso que não, mas de certeza que tem potencial para ser um bom guarda-redes, quem sabe excelente.

Agora o que se impõe é, o que fazer para que Roberto tenha condições para adquirir essa segurança psicológica que o permita mostrar as suas qualidades?

Nos últimos dias, em consequência de o mercado futebolístico estar nos seus últimos dias de actividade, o Benfica na sua necessidade e ânsia de encontrar soluções e mostrar serviço, tem-se desdobrado em esforços para encontrar um substituto para Roberto. Já se falou em Doni, Stojkovic, agora Marchetti. seja um destes ou outro, estamos a procura do tal guarda-redes que dê segurança e pontos no imediato.

Por esse lado tudo bem, embora já seja o remédio e não a prevenção à doença, algo que o Benfica não faz muito bem, andamos sempre mais ao sabor dos acontecimentos, em vez de os tentar antecipar.

Adiante, no caso desse guarda-redes vir, o que se fará a Roberto? O tal guarda-redes virá por empréstimo? Virá a titulo definitivo? Vir a titulo definitivo não acho, até porque disso deduziria-se que Roberto seria vendido, fosse agora ou em janeiro (Saragoça?) e por um preço muito inferior a compra. Seria mais um caso estilo Berguessio, Keirisson, Shaffer, Patric para não falar em mais, o Benfica muitas vezes não da tempo de adaptação ao jogador contratado, ou vai ou racha, mas o Benfica não pensa que quem mais fica a perder com isso é o próprio clube, que joga fora o investimento feito sem pensar nas soluções para tentar rentabilizá-lo. Mais, seria o dar a razão aos tais adeptos que criticaram todos os detalhes deste processo e que acreditam indelevelmente que a culpa toda deste arranque de temporada e dos golos sofridos tem um só nome: ROBERTO! Por eles era mesmo guilhotina e rola a cabeça! Se os dirigentes e equipa técnica o têm protegido até agora, mostrem-no que não foi só pela aposta talvez um pouco cega, e para não dar o braço a torcer porque afinal estavam redondamente enganados e tinham um ego a proteger...

O que eu acredito que aconteça é que contrataremos um guarda-redes por empréstimo de 1 ano com opção de compra, para ser activada se depois se verificar que este guarda-redes é mesmo bom, ou roberto mostra ser superior, então não se activaria. Enquanto isso o roberto será emprestado a um clube espanhol, para depois ser reintegrado na próxima época e então ter uma definitiva oportunidade de mostrar valor.

O que eu faria? É controverso, mas eu o deixaria no clube mesmo que entrasse outro guarda-redes. Poderia jogar muito menos, já que seria utilizado ocasionalmente em jogos de menor importância para verificar os seus progressos, mas por outro lado, aumentaria o entrosamento com o grupo de trabalho, adaptar-se-ia ao ambiente do clube, o feitio dos adeptos, os "tiques" do futebol português, porque não são só os treinadores estrangeiros que podem ter dificuldade de adaptação ao estilo de jogo português, mas também os jogadores.

Acredito que seria a melhor maneira de aumentar as hipóteses de rentabilizar Roberto, tanto em termos desportivos, como de valor de passe. Custar-nos-ia um ano de ordenados e poucos jogos, mas do que já vimos no futebol, há coisas muito mais caras que isso, tanto na questão do dinheiro, como dos êxitos desportivos.

Se a direcção se decidir pelo empréstimo, também não desdenho a decisão, a continuidade na aposta no roberto é que seria a morte dele, e do Benfica 2010/2011.

Erros todos cometem, o que faz a diferença depois é se os deixamos multiplicar ou nos esforçamos por dividi-los...

Aguardemos então pelas últimas decisões antes do fecho do mercado e depois analisaremos num todo, as movimentações de mercado e decisões dos dirigentes desta pré-época/início de temporada.

Temos o Roberto na convocatória para o jogo contra o Setúbal, nada de mal, mantém o guarda-redes junto da equipa e dos adeptos DESDE que fique no banco, porque se for lançado aos leões mais uma vez, então tanto ele como Jorge Jesus podem ter vida difícil...e eu sou um defensor de JJ, que pôs o Benfica a jogar como nunca vi desde que me conheço...FORÇA JJ, FORÇA BENFICA!

Quem não conhece Hleb? Quem é Alyaksandr Hleb


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

7 comentários

  1. a unica solução para mim é mete-lo a fazer o que melhor sabe fazer, e para o qual foi contratado:
    jogar futebol e mostrar todo o seu potencial!

    ResponderEliminar
  2. Eu punha Roberto no banco, dava a titularidade a um dos outros dois. Roberto precisa de tranquilidade e de criar laços com a equipa, se for emprestado isso nunca acontecerá.

    Percebo a questão do empréstimo mas para a próxima época voltaríamos ao ponto zero e tudo começava de novo. Se ele ficar, no inicio da próxima época, terá mais conhecimento da realidade q o rodeia.

    ResponderEliminar
  3. Não creio, como aconteceu com o Moretto que algum dia na vida do Roberto ele vá jogar no Benfica ao mais alto nivel. Isso não quer dizer que nao tenha qualidade - tem. Mas apenas perdeu, talvez definitivamente, as condições.

    Há muito que eu já disse:

    Opção 1. Manter Roberto como suplente de Julio César
    » esta opção tráz o problema que o substituto do titular Quim, passa a ser... o suplente que nunca lhe tirou o lugar. Estranho, não?!

    Opção 2. Comprar realmente um guarda-redes e dar oportunidades ao Roberto para se valorizar e transferir nos jogos da Taça e Taça da Liga
    » Esta opção depende da existência de fundos para tal, o que me parece um problema.

    Ao que parece o Stojkovic era opção e bem adiantada, mas a noticia do CM deu cabo de tudo... veremos

    ResponderEliminar
  4. @GeraçãoBenfica,
    o Roberto (tal como Moretto era à altura) é na minha opinião de longe o melhor guarda-redes do Benfica.
    Só que tal como Moretto, apanhou com a sacanice de muitos, a ingorância de uns tantos e a imcompreensão dos restantes. Nada de muito diferente aliás do que se passou por exemplo com Luisão...este apenas se safou por ter uma personalidade de ferro e um treinador que na altura o defendeu contra tudo e todos, mas em campo que é onde tudo se prova; qualidade e capacidade para resistir á pressão! é o que espero ver Jesus fazer, pois é na minha opinião a unica forma acabar com as duvidas...se não servir agora jamais servirá.
    E não me digam que será melhor jogar Moreira ou J. César, pois após uma curta trégua, voltarão os ataques...por isso é agora que se vê quem tem "tomates" a começar por J.Jesus!
    sinceramente nem equaciono outro cenário!
    ficarei desapontado se fizer a vontade às maiorias e será na minha opinião o começo do fim do seu tempo no Benfica!

    ResponderEliminar
  5. Boas Darth! A convocação de Roberto deixa no ar a ideia de poder continuar a jogar, o que acho um erro, especialmente para preservar o jogador e até o técnico caso as coisas corressem mal.

    Abraço.
    Blog do Manuel

    ResponderEliminar
  6. Veremos amanha olhos de águia. é sempre algo complicado, colocá-lo é uma mostra de força e confiança, o meu receio é os adeptos k podem logo começar a assobiar, e assobiar o roberto é igual a assobiar o benfica, e possa prejudicar a equipa aumentado as hipoteses de as coisas nao correrem bem, e depois os adeptos assobiam mais por verificar k têm razao.

    o k vou fazer, a parte do k seja a minha opiniao é, seja kem for k tiver na baliza, tem o meu apoio! e deveria ter tds os benfiquistas!

    ResponderEliminar
  7. Não falo mais de Moretto... :)

    Custa-me acreditar nessas coisas de uma noticia de jornal estragar uma negociação...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking