O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O estranho caso de "Benjamin" Mantorras

. 12 comentários

O Benfica é um clube especial em muitos aspectos, a sua mística é algo raro no moderno futebol empresarial, o seu historial muito mais profundo que muitas das grandes equipas da actualidade europeia, o fervor e orgulho dos seus adeptos na instituição Benfica...

Mas a parte disso o benfica também é um clube a parte por outras razões, menos honrosas na minha opinião. A parte de todos os casos mais do foro Estratégico/Directivo que o GB descreveu muito bem no tópico Benfica: O clube que não sabe ganhar, vou falar de outro mais do aspecto de gestão desportiva, o caso Mantorras.

Deve ser um caso singular no mundo inteiro. Em que outra parte do mundo se vê um jogador, sem condições de jogar futebol profissional ao nível que se exige no Benfica, conseguiu e ainda tem uma tão grande empatia entre os adeptos do glorioso que há quem o meta ao nível do grande Eusébio?

Mantorras chegou ao Benfica em 2001, vindo do Alverca praticamente ao mesmo tempo que Luis Filipe Vieira...dois reforços de peso portanto! (ironia ou não, fica ao critério de cada um)

Mantorras de imediato galvanizou e cativou os adeptos com o seu jogo mirabolante mas também sempre de olho na baliza. Na altura do seu apogeu, realmente chegava a fazer lembrar Eusébio...eu proprio era admirador das capacidades futebolísticas dele!

Mas passado ano e meio de Benfica, eis que se abate sobre ele a catástrofe...uma lesão de rotura total do menisco do joelho (agora não me recordo se o esquerdo se o direito) que o deixou de fora largos meses.

Entretanto os tratamentos começaram mas quando foi altura de ele regressar, a lesão em vez de ter desaparecido, só se agravou...indo de urgência a barcelona para saber o estado do seu joelho, Ramón Cugat disse que tudo o que o departamento médico do Benfica tinha feito estava completamente errado e que Mantorras corria o risco de não poder voltar a jogar mais...

Mesmo assim Cugat começou o tratamento intensivo que depois de concluído, pelas palavras dele, permitia o mantorras jogar, mas sem a mesmo vigorosidade de antes, e não para lá dos 30 anos.

Desde então Mantorras tem feito parte dos planteis do Benfica e entrado a alturas específicas, nunca por mais de 20 minutos de cada vez, mas o que é facto é que ia fazendo uns golos. E mais, cada vez que entrava parecia que o jogo tinha tomado ecstasy, ele mal entrava em campo os adeptos galvanizavam-se, a equipa acordava, eram sempre uns minutos de autentico frenezim em que tudo parecia possível!

E chegados a época de 2004/2005, Mantorras na recta final da época, assina uma série de golos decisivos que acabam por valer o título nacional...e bem que lhe devemos...

Desde esse ponto, o já muito desgastado Mantorras tem vindo a definhar ainda mais, com a sua condição física já roçar o incomportável.

Um jogo aqui, outro ali, até que chega ao Benfica o Jorge Jesus. Este, adepto de grande disciplina táctica, índices físicos elevados e pressão alta não via Mantorras com as mínimas condições para ter algum papel de relevância no seu plantel, e ao contrário de todos os anteriores treinadores, que nunca meteram em questão o lugar de mantorras (até porque o proprio presidente tinha em Mantorras um forte baluarte de confiança entre os adeptos), Jorge Jesus imediatamente o meteu fora de órbita. Se entrou num jogo a época passada foi muito.

Vendo a situação com pragmatismo, JJ só fez o que alguém devia ter feito muito mais cedo. Não tirando a sua fatia do sucesso do título de 2005, nem tirando a dívida do Benfica para com ele quanto a responsabilidade da lesão (e o Benfica tomou as culpas sem mácula, tendo sustentado o jogador durante 9 anos da sua carreira, onde poderia Mantorras na sua condição ter melhor perspectiva de vida que aqui?) mas o Benfica não pode andar a sustentar coitadinhos "só porque sim", ou seremos nós a santa casa da misericórdia? Se fosse outro clube acham que ele seria tão benemético para o Mantorras como nós temos sido?

E apesar da nossa boa vontade, eis que o Mantorras se volta contra o clube que o acolheu estes anos todos...o Benfica sagra-se campeão e ai fica por se saber exactamente, se foi JJ que não convocou mantorras para o último jogo, se o Mantorras não quis jogar por ressentimento, mas o que é certo é que chegados a última jornada, o Benfica não tinha o título assegurado, portanto como instituição PROFISSIONAL que é, só podia contar com os melhores para alcançar o triunfo, e foi o que JJ fez, e de novo bem a meu ver.

Depois disso a atitude de Mantorras para com o Benfica degradou-se completamente, ao ponto de ele dar uma entrevista em que diz que se sente ressentido com o glorioso, e que a ser dispensado, iria exigir todos os salários que faltariam até ao fim do contrato, e que daqui não saía por vontade dele.

Ora depois disto tudo, falta de condição para jogar futebol profissional e agora falta de respeito pela instituição que o acolheu mesmo depois da sua desgraça, é que eu me pergunto, como é que ainda tanta gente venera o Mantorras, ao ponto de o meter ao nível do seu clube ou mesmo acima dele???

Não tem a mínima lógica certo?

Eu não tenho a memória curta, eu adorava o Mantorras como futebolista quando estava a 100%, eu sempre simpatizei com ele mesmo depois do que lhe aconteceu, e gritei os golos dele quando nos ajudou a ganhar o campeonato de 2005.

Mas o que ele fez durante esta pré-epoca, isso não se faz, é um desrespeito pelos mesmos adeptos que o idolatravam (e alguns ainda o fazem). Agora uma coisa é certa, nenhum adepto pode meter em causa a instituição que defende acima de qualquer outro interesse, e se alguém defende o Mantorras depois do que disse, então de benfiquista tem pouco ou nada.

Posto isto, que futuro para mantorras no Benfica? A 1 dia do fecho de mercado parece que não irá para lado nenhum, e amigos, sinceramente, com a condição física dele, ele não consegue lugar em nenhuma equipa profissional...ele só tem o Benfica (por isso ainda mais me espanta as declarações dele).

Eu por mim ele não joga mais com a camisola do Benfica, mesmo que fique no plantel como corpo presente. Se realmente é para levar o contrato até ao fim, que se leve, não há nada a fazer e sempre será melhor que meter tribunais no meio, seja desportivos ou civis.

Agora, quando o contrato de jogador dele com o Benfica acabar, então que fazer? Ele de certeza que porá um fim na carreira de jogador, e o Benfica (na minha opinião e porque não esqueço o que ele fez pelo glorioso) podia propor-lhe que fosse o embaixador do glorioso em Angola, e servir de ligação, entre as formações de jovens jogadores angolanos e a prospecção do Benfica, porque por lá diamantes não há só no subsolo.

Penso que não haveria melhor maneira de aproveitar a relação Benfica/Mantorras para que fosse útil e de boa vizinhança como convém.

E parece que a novela Hleb teve o desfecho mais que anunciado...quando falam que está por horas...ai, Jesus!

E vejam também estes tópicos igualmente pertinentes, Fazer a caminha ao Rui Costa? NÃO CONTEM COMIGO!, O Dinheiro da Sagres?

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

12 comentários

  1. Concordo plenamente contigo Darth. Mantorras com as tristes declarações que fez depois da conquista do campeonato e já na pré-época, não merece o nosso carinho e apoio.

    ResponderEliminar
  2. Darth, a ideia que tenho é que o Mantorras é um "mal necessário".

    De "afilhado" do LFV no Benfica, passou a excelente oportunidade de negócio ao ser imagem do BIC e da Sagres em Angola.

    A imagem dele lá é muito forte e vale dinheiro e projecção, por ser jogador do Benfica. Para os angolanos (de lá) nem interessa se ele joga ou nao... é do Benfica.

    Assim, mantê-lo "alimenta" esses dois parceiros do SLBenfica. Ou achas que as idas a Angola do Benfica foram apenas "porque era giro"?

    ResponderEliminar
  3. JediVermelho30/8/10 23:01

    A pergunta a fazer é: o Mantorras faz parte do plantel ou é um excedentário ao nível do Balboa e assim? A menos de um ano do fim do contrato, o que iremos fazer com ele? A fazer fé no que dizes GB, ainda lhe iremos renovar o contrato!É só mais um exemplo da gestão amadora que temos... Custa muito a alguns, mas LFV gere o futebol de modo amador...

    ResponderEliminar
  4. sim, e isso talvez encaixa-se nessa mesma ideia que renho de ele ser o embaixador do benfica em angola. tal como impulsionador para a vinda de muitos jovens por lapidar de la.

    era tambem uma maneira de ele se lavar um pouco dessas coisas k disse

    ResponderEliminar
  5. sim, isso de angola era obvio, ate pk a ligação vieira/jose eduardo dos santos tb é mais que sabido

    ResponderEliminar
  6. e outra coisa, ja que mantorras é "afilhado" de vieira, as palavras dele tb não poderiam ter uma mão por tras, de maneira a pressionar o jesus a qualquer coisa?

    ResponderEliminar
  7. Excelente post.
    Concordo inteiramente - ja' tinha deixado algumas notas semelhantes pouco depois do jogo do titulo.
    http://eusebiomais10.blogspot.com/2010/05/mantorras.html

    ResponderEliminar
  8. Jedi, o seu a seu dono: O post é do DarthVader

    ResponderEliminar
  9. Com todo respeito.
    Mas quem és tu para duvidar do meu benfiquismo por eu dar o meu apoio total ao Mantorras ?

    Foi o NOSSO Staff médico que deu cabo da grande carreira que o miúdo tinha pela frente. E depois de tantos anos e num momento de frustração que se imagina Mantorras faz umas péssimas declarações.

    Se o apoio dado ao Mantorras é suficiente para duvidar do benfiquismo de muitos adeptos então o que se dever pensar dos "adeptos" que aqui escrevem posts assassinos sobre o Benfica ?

    Deve ser questão de educação mas a mim ensinaram me que NUNCA se deve deixar um ferido para traz. Muito menos quando a culpa é toda nossa. Para mim o Benfica também é uma família, mas pelo os vistos, nem toda a gente pensa como eu.

    Não me incomoda nadinha ter de lhe pagar mais 5 anos de contrato. Não é isso que leva o Benfica a falência.

    Como aqui o li, já ninguém gosta dele, mas todos querem aproveitar do que ele nos pode trazer. De isto a tratar o miúdo de "maçã podre" nem há um passo.
    Em claro, se não joga, pode ir embora, mas se traz dinheiro é o bem vindo;
    Vergonha.

    VIVA O BENFICA, TODO O BENFICA !

    ResponderEliminar
  10. Nao acredito que tenha sido so' o staff medico. Ja' um erro do staff medico, mais o desleixo na recuperacao por parte do atleta, mas as entradas assassinas que ele sofria, me parece mais acertado.

    ResponderEliminar
  11. Concordo com o Da Godfather. Também isso faz parte da Mística e ainda bem que não és tu que decide quem é benfiquista e quem não é.

    ResponderEliminar
  12. benficaesmaga, tendo o departamento medico parte da culpa, é o suficiente.

    da godfather, não deves ter lido na integral o k eu escrevi, ou so ligaste ao k te interessou

    eu sempre fui DEFENSOR do mantorras! ate as declaraçoes k fez! ai ele cuspiu no prato onde come! mais a mais sabendo ele k saindo do benfica é fim de carreira, nao tem para onde ir como futebolista profissional....

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking