O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Felicitar um clube português, sim ou não?

. 16 comentários



Cumprimentos Blogosféricos, para quem não me conhece, sou o DarthVader, benfiquista de pequenino e defensor inveterado das cores do glorioso, como espero, todos vocês sejam. ;)

Deixo aqui para começar um tema que tem sido muito debatido nestes últimos dias e tem levado não só adeptos do Benfica e Braga a se confrontarem verbalmente, mas também entre os próprios adeptos desse clube.


As regras de respeito e bom costume é algo que nos é (ou não) transmitido de pais para filhos, moldando as nossas personalidades e consequentemente a forma como nos relacionamos com os outros. Eu como pessoa tenho essas regras, mas não quer dizer que as use sempre...e porque? Porque o uso dessas regras que nos foram passadas pelos nossos pais não depende só de nos, mas também dos outros que coabitam connosco. Se alguém nos maltrata e nos desrespeita, será que nos o respeitamos? Só se formos jesus, e não, não é o treinador do Benfica. O mesmo se aplica no mundo do futebol.

Na terça-feira o Sporting Clube de Braga passou a fase de grupos da Liga dos Campeões, com todo o merito do seu esforço e empenho. Admito que foi um regalo ver a equipa dos arcebispos jogar, fazia lembrar o nosso Benfica há não muito tempo. Foi um grande feito desportivo para o Braga? Claramente. Agora a forma como o demonstraram ao mundo é que não foi a mais correcta. Nem estão em causa os adeptos do braga como um todo, porque são pessoas honradas e honestas, mas quando vi na tv os festejos de adeptos desse clube a cantar "slb, slb, slb, f***** da p**** slb" pensei logo, "momento mais alto da sua historia desportiva, momento mais reles da sua historia de instituição honrada e respeitadora".

Esses alguns adeptos desse clube simplesmente seguem a doutrina que a actual direcção do clube prega, de anti-benfiquismo primário, induzido por uma aproximação ao clube de Pinto da Costa. Basta verificar que no seio da sua direcção moram alguns elementos com uma longa história de ligação ao f.c.porto, desde logo o treinador, Domingos Paciência, ou o director desportivo, Fernando Couto.

Poderão alguns dizer, não era questão para tanto, mas nao é algo de agora, é um acumular de situações que me levam a não ter bons pensamentos, quando o assunto é o Braga. A época passada é um bom exemplo disso mesmo, tendo o seu apogeu quando o Benfica ao sagrar-se campeão nacional, Domingos Paciência em vez de felicitar o novo campeão, queixou-se de uma qualquer dor de cotovelo que o fulminava no momento. E quem nao se lembra do caso do túnel de Braga?

Se recuarmos vários anos, sempre ouvimos na tv ou vivíamos nas ruas daquela cidade, que Braga é a cidade mais benfiquista de portugal....e se era verdade...cada jogo do benfica lá eram enchentes de vermelho vestido, ainda me lembro do jogo de consagração em 94 quando ganhámos ao Gil Vicente no antigo estadio 1º de maio.

O que mudou desde então? A orientação estratégica. A direcção actual do Sporting Clube de Braga chegou a conclusão que a melhor maneira de aumentar a dimensão e preponderância competitiva do clube, seria virar as costas ao Benfica (não é que houvesse um alinhamento tipo o dono e o seu cão de fila, como acontece agora, mas havia um respeito mútuo e abertura entre as direcções) e aliar-se ao F.C.Porto, e desde então a conduta e política do clube mudou radicalmente, o clube cresceu, e vários adeptos, na sua sede de um clube mais influente, deitaram fora o respeito e a honra por um braga mais forte.

O desrespeito pelo nosso clube é contínuo. Não sou capaz de respeitar quem desrespeita os nossos. Sermos coniventes com o desrespeito é não nos darmos ao respeito.

Sempre que um clube português que respeito consiga um grande feito na sua historia como para o futebol português, terá logo as minhas felicitações na caixa de correio, com dedicatória e tudo.

Ps: Tenho muita pena pelo Braga (instituição) e os adeptos que nao se revêem nesta política do seu clube.

Pss: Quero ver como reagirão os tais adeptos que agora abraçam a doutrina seguida pela direcção quando os resultados desportivos não forem tão positivos. Será que aplaudirão aquelas conferências de imprensa em que equipa técnica/ direcção destila veneno pela boca?

E não esquecer, podem ver o tópico do OrgulhoSLB que inicia o GB no mundo do futsal! Que esperar do nosso futsal?

E o nosso grande GB no sorteio da Liga dos Campeões. Sorteio da Champions: Eis o Grupo B (de Benfica)
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

16 comentários

  1. Cá por mim quero que todos os nossos adversários e inimigos vão para o caralho, quer ganhem ou percam!

    ResponderEliminar
  2. Granda texto, gostei.
    Mas neste momento, so respeito mesmo o SPORT LISBOA E BENFICA.

    ResponderEliminar
  3. DarthVader, parabéns pela estreia como "escriba" no GB e pelo tema que foi amplamente debatido, inclusivé por ti, lá no Blog do Manuel.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. DarthVader

    Antes de mais, benvindo e parabéns pelo tópico.

    Eu confesso-te que apenas no íntimo consigo olhar para esses clubes com reconhecimento.

    Não sou hipócrita. Sempre desejei a derrota aos clubes portugueses seja em que tipo de jogo for, como me é totalmente indiferente o resultado de um jogo da selecção.

    Talvez tudo isto porque me habituei a crescer nesse antibenfiquismo primário, como tão bem referes, que rodeia todos os clubes portugueses e até a selecção

    ResponderEliminar
  5. Isso de apoiar equipas portuguesas só porque representam portugal tem muito que se diga. Quantas vezes esses labregos apoiam o benfica? Quantas?

    Antes de ser Português já era benfiquista.

    BENFICA SEMPRE.

    ResponderEliminar
  6. Cada vitória do braga actual é uma faca contra o SLB e contra os Benfiquistas.
    E como a estratégia de aliança com o fcporco tem dado resultados, é inevitável uma alteração gradual do número de adeptos dos 3 clubes em braga, a favor do porco A e B e a desfavor do SLB.
    São marés da história, é natural. Nestes fenómenos, o tempo mede-se em décadas. Vamos ver os sucessos - ou não - do clube nas próximas épocas.
    Quem deve estar bem mais desconfortável com esta situação, são os vimaranenses. Com péssimo impacto para nós, pois o distanciamento relativamente aos porcos e alguma aproximação ao SLB tem dado resultados negativos... infelizmente.
    Em resumo: os FDP do braga que vão para a PQP. É o único desejo possível para quem vive alimentando-se do ódio ao SLB. Mas, desde que o bimbo disse publicamente que é normal chamar FDP a alguém, os braguistas até devem pensar que isso é um elogio.

    ResponderEliminar
  7. por isso mm o facto de ser-nos ensinado essas regras de conduta e respeito, nao ker dizer k as tenhamos de meter em pratica sempre, pk o clima ja é tao toxico, k temos de nos auto-proteger.

    é ai k gente como o papa do sistema fez um trabalho excelente, em deixar o ar do futebol portugues irrespiravel.

    nesse aspecto muito embora tenhamos de mais do k nunca olhar por nos, tb nao nos podemos eskecer de olhar para fora e criar brexas nessa barreira k foi criada.

    se o tal almoço entre o nosso presidente e o cotonete tenha sido mesmo aproveitado para começar um entendimento para uma coligação, por muito k nos custe pelo k os lagartos ja disseram de nos e pactuaram com os corruptos, ai acredito k se pode dar inicio a uma onda k possa varrer de vez esta podridao k ja nos enoja ha 30 anos.

    agradecido pelos cumprimentos, mas sou apenas mais um humilde servente do nosso benfica ;)

    ResponderEliminar
  8. O braga seguiu o caminho de vender a alma ao diabo (azul).
    Bom proveito!
    Ali a meia-dúzia de quilómetros e a armarem em "emportantes"?
    Lembram-se do boavista e outros vizinhos incómodos?

    ResponderEliminar
  9. Tenho sido um leitor assiduo do GB e antes de mais quero congratular o autor por esta evolução no Blog, tornando-se mais pluralista, o que acredito nao ser facil considerando a forma apaixonada e convicta como sempre escreves tornando o GB num doa Blogs mais visitados (atenção que a parir de agora vais passar a jogar nas Champions hehehe).
    Depois gostaria de pedir aos novos reforços "escribas" (e ao proprio GB) que passem a assinar os seus textos como forma de os identificar, pois antes sabiamos sempre quem era o autor e alem disso devem assumir-se como tal e com todo o mérito, pelo que observo nos primeiros "remates"
    Por fim expresso a minha opiniao sobre este assunto peculiar, uma vez que nunca vibrei nem muito nem pouco com as vitorias internacionais dos nossos adeversarios (das nacionais então...), admitindo mesmo, por vezes, alguma satisfação por algumas derrotas, mas em nada comparado com aquilo que se tem visto ao longo dos tempos nas atitudes desses mesmos adeversarios sempre que o nosso Benfica tem um resultado menos positivo.
    O Benfica alimenta muita gente, benfiquistas e anti-benfiquistas mas a nossa grandeza mostra-se com todo o respeito, ignorando esses aqueles que nada nos dizem, nao necessitando de ser anti-qualquer outro clube.

    ResponderEliminar
  10. Caro DarthVader

    Vejo que a "força" está contigo! Excelente artigo! Nos jogos europeus só tenho um clube, BENFICA, de resto, e se dependesse de mim, perdiam todos!

    Apesar disso, felicitei n´O Alguidar a equipa do Braga por três motivos: 1- a garra e o querer dos seus jogadores. 2- por respeito aos muitos benfiquistas que existem em Braga, apesar de tudo, não podemos confundir meia dúzia de árvores com a floresta toda. E não duvides que foram milhares de bracarenses/benfiquistas que ficaram felizes! 3- De Espanha só gosto de duas coisas, caramelos e Sara Carbonero. Não necessariamente nesta ordem...

    Fica bem!

    ResponderEliminar
  11. Parabéns pelo texto e pela estreia no GB, Darth Vader. Não há muito a acrescentar; por muito que desportivamente devamos reconhecer que foi uma grande vitória, a política recente daquele satélite dos corruptos impede qualquer benfiquista de ficar genuinamente contente. Tenho muita pena, ainda me lembro de falarem de Braga como a cidade dos benfiquistas, e ver mares de vermelho (do SLB) no antigo 1ª de Maio. Hoje em dia é o que se vê...basta recordar as tristes agressões a benfiquistas em Maio último, na noite em que nos sagrámos campeões.

    E o que mais me irrita é que o Salvador nem disfarça, é vê-lo no camarote do PC (no último jogo ao lado do Queiroz, por sinal) em quase todos os jogos no Dragão. E o PC a ir a Braga. Tudo bons rapazes. Os verdadeiros bracarenses (não os que são sobretudo tripeiros) que pensam disto?

    ResponderEliminar
  12. EAGLEHEART27/8/10 03:37

    AS ATROCIDADES praticadas nos filmes de terror SAW era o que eu gostaria de praticar a algumas figuras corruptas do futebol portugues e a muitos dos adeptos desses clubezecos de merda, por exemplo aos adeptos desse clubezeco de merda do sp. braga que mesmo no momento mais alto da historia patética deles não deixaram de cantar o SLB filhos.... Eu só quero e desejo com todas as minhas forças que tanto o clubezeco candidato a suceder ao clube corrupto da cidade do porto e os seus adeptos animais ardam no inferno. aprendi nos ultimos anos a odiar o sp. braga e os seus adeptos cópia descarada dos super ladrões. a merda invadiu todas as cidades deste país e braga antigamente uma cidade lindissima e de boas gentes, hoje é um antro de marginais ,Gunada e arruaçeiros.

    ResponderEliminar
  13. Os aplausos que dou aos OUTROS clubes cá do burgo, são exactamente iguais, aos aplausos que esses corruptos, submissos e cangados batem ao nosso GLORIOSO!!!

    ResponderEliminar
  14. Um tema muitissimo interessante e, tenho uma opiniao um pouco diferente,talvez por causa da minha historia... Em miudo,torcia apenas pelas vitorias do Benfica na Europa, se bem que recorde ainda a vitoria do FCPorto na Liga dos Campeoes contra o Bayern Munich, que celebrei, era ainda miudo e vi aquela noite como uma grande vitoria do futebol portugues.

    Depois, e como o DarthVader diz, vamo-nos adaptando ao que nos rodeia e percebemos que as vitorias dos rivais se viram sempre contra nos.

    O que mudou talvez a minha maneira de encarar estas questoes foi o facto de ter emigrado para o Reino Unido, e de inevitavelmente ter comecado a sentir o pais de outra maneira.

    'E que quando se 'e portugues em pais estrangeiro, nos nao respondemos so pelo que 'e Benfica. Acabamos sempre por responder por tudo o que 'e portugues, e se amanha o Braga for a Londres derrotar o Arsenal,seguramente sera para mim motivo de rejubilo nas minhas discussoes futebolisticas com os britanicos.

    Por isso, sim, torci pelo Braga contra o Sevilha, embora com reluctancia ja que sabia que a qualificacao dos minhotos nos custava 2 milhoes de euros em direitos televisivos.

    E torco pelo Mourinho e tudo o que 'e portugues nas guerras da Europa.

    Alias,devo dizer que vibrei tambem com a vitoria do Porto em Manchester no ano em que foi campeao europeu com Mourinho, principalmente porque os ingleses falavam do Porto e de Portugal com ar de chacota. Aquilo que era um jogo europeu de um clube rival, tinha tambem algo de pesssoal - o meu orgulho em ser portugues.

    A unica coisa que me custou mais na vitoria do Porto desse ano, foi os jogadores que o Porto conseguiu vender por verbas milionarias 'a conta dessa vitoria europeia. Quando comecei a ver o dinheiro a entrar "arrependi-me" logo do meu apoio:))

    Mas 'e isso, hoje sinto que o facto de ter emigrado fez com que comecasse a sentir as coisas do MEU pais de outra maneira.

    ResponderEliminar
  15. Eu confesso que sempre gostei muito do Braga, não sei explicar porquê. No entanto, desde a época passada e da infinidade de atrocidades que se cometeram naquela cidade para com adeptos benfiquistas, que os detesto e só quero que percam os jogos todos. Também acho que tinham hipótese de pontuar mais para Portugal na Liga Europa do que na Liga dos Campeões, mas enfim, vamos lá ver o que farão lá. No fundo, no fundo, obviamente que fiquei surpreendido e muito contente pela sua passagem e pela forma brilhante como eliminaram o Sevilha. Está, realmente, uma grande equipa (e a verdade é que o Domingos é mesmo bom treinador).

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking