O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 29 de agosto de 2010

Deus é teimoso!

. 20 comentários
Ao Roberto e ao borracho, mete Deus a mão por baixo! Bem que podia ser esta a nova versão do provérbio popular que alude à "protecção divina".

Quando Jorge Jesus apostou em Julio César, a meu ver bem, e colocou Roberto no banco, a meu ver também muito bem ao não excluir totalmente o espanhol, todos estavam longe de esperar que ainda antes da meia hora o espanhol estava de volta à equipa e logo para defender o SLBenfica de sofrer o empate, a jogar com menos um jogador.

Sorte, protecção divina... chamem-lhe o que quiserem, mas até eu - que me assumo (e mantenho) como crítico das qualidades mentais e técnicas do espanhol - fiquei sensibilizado pela paixão com quem agarrou a bola da recarga do penalty. Roberto, mais do que ninguém desejou aquele momento, desejou-o à muito tempo.

Voltando ao jogo, apenas J.César e Salvio diferiam das escolhas apáticas dos últimos jogos. Sabendo que o argentino pouco ou nada tinha tocado na bola, não deixa de ser pertinente pensar porque raio a confiança dos jogadores do SLBenfica subiu tanto e arrancaram o jogo a fazer lembrar claramente os jogos da época passada?

Tenho para mim que a explicação está na ausência de Roberto! Um jogador que é considerado um "pé frio" pelos colegas, não só pelo azar que tem tido, mas pela nervosismo e insegurança que tem e contagia os demais.

Mas Deus (e principalmente Maxi Pereira) traíram o J.César e a meio da primeira parte o brasileiro viu-se obrigado a sacrificar a sua, talvez definitiva, entrada na equipa para emendar uma precipitação de Maxi Pereira.

Roberto defendeu o respectivo penalty (muito mal marcado, por sinal) e, notoriamente, galvanizou-se - e ainda bem! Foram poucas as ocasiões para ser posto à prova e nenhuma, das poucas existentes, teve grau de dificuldade sequer médio para podermos dizer que o espanhol passou de besta a bestial. Contudo, foi evidente que a defesa voltou a ter mais cuidados, a descer mais e o ritmo de jogo voltou a acalmar.

Na próxima jornada vamos voltar a ter Roberto na equipa, mas em meu entender - salvo uma exibição imaculada perante dificuldades (o que acho que não irá acontecer) - deveriamos voltar a entregar a baliza ao J.César no jogo seguinte.

Gaitan esteve hoje endiabrado, muitas das iniciativas foram da esquerda para o centro, como atesta o seu ADN e Sálvio saiu antes de ter tempo de mostrar serviço. O resto, são os clientes do ano passado, com Coentrão sempre em alta rotação e Aimar mais interventivo. Lamento a ausência de Carlos Martins do 11 inicial, na minha opinião é dos jogadores em melhor forma.

Além do mais, quando teremos hoje jornais já a endeusar também Roberto, que fez pouco mais do que defender o penalty, também nisso é preciso ter os pés na terra. Esta vitória teve apenas o condão que nos colocar no caminho certo, o das vitórias. Não resolveu quaisquer problemas que estão por resolver, como aliás Jorge Jesus afirmou, nem do Roberto, nem do Clube.

Esta vitória não apaga as carências que continuamos a ter, e que aliás o próprio Jorge Jesus fez questão de ressalvar que se mantêm, mas que sirva pelo menos para atenuar a desculpa esfarrapada do Mundial, até porque o campeonato vai agora parar para as selecções. Eu já afirmei no tópico Jesus e Moniz em Sintonia? que considero essa desculpa totalmente esfarrapada.

Foi uma vitória justíssima e invicta, com dois excelentes golos e uma excelente jogada para o terceiro. É preciso não esquecer o que está por resolver e não acreditar, como é nosso timbre, que as vitórias resolvem tudo! Não resolvem...
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

20 comentários

  1. EAGLEHEART29/8/10 02:27

    3 pontos. merecidos, mas nada mais do que 3 pontos. importantes porque a liga irá parar durante duas semanas e isso irá ser extremamente importante para nós. esperemos que já ninguem saia e que o HLEB seja reforço. depois do dia 31 de agosto com os jogadores já livres de tentações acredito que aí sim iremos voltar a ver novamente o grande benfica da época passada. mas entretanto nada de euforias estupidas porque fizemos apenas a nossa obrigação ganhando em casa a uma equipa que irá mais uma vez continuar a lutar para não descer de divisão. 3 pontos, só isso foi o que ganhamos hoje.

    ResponderEliminar
  2. como se vai entregar a baliza ao julio cesar se ele foi expulso? querias referir o moreira?

    ResponderEliminar
  3. O texto é claro voltar a entregar a baliza ao Júlio César, depois deste ter cumprido o castigo
    Luís Gomes

    ResponderEliminar
  4. A imagem que me ficou na memória, é que após o Roberto agarrar a bola e, ficar ouvir o som que ele tanto esperava, foi o Fábio e o David Luiz caírem-lhe em cima...se isto não demonstra confiança dos colegas????

    ResponderEliminar
  5. man, e o jogao do gaitan?

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Acredito que Jorge Jesus refira que ande a fazer pré-época em competição com um "quê" de desculpa.

    Mas não totalmente. Acho que há quatro elementos que consolidam a sua afirmação:

    1. Luisão, chegou do mundial e entrou imediatamente na equipa, numa tentativa de fazer de tampão a uma defesa que vinha sofrendo golos em todos os jogos. Sinceramente, começo a duvidar das qualidades de Sidnei como um grande central de futuro.

    2. Cardozo, claramente em baixo de forma, que também chegou do mundial e entrou imediatamente na equipa, fruto da lesão de Kardec que vinha dando boa conta do recado. Cardozo tem jogado porque não há outro, Weldon não é ponta de lança, e lembrar que Cardozo jogou contra a Académica 48 horas depois de regressar do Paraguai.

    3. Lesão de Gaitan, que tinha o papel FUNDAMENTAL de substituir Di Maria no 11, e esta foi uma integração que não pode ser feita plenamente na pré-época, fruto da lesão do argentino. Ou seja, a sua integração num modelo de jogo específico (quem não viu Jorge Jesus no jogo contra o Nacional a berrar com o argentino para que ele se encostasse à linha?)está a ser feita já com o campeonato a decorrer.

    4. Podia ainda referir o Salvio, reforço acabado de chegar e cuja integração será feita também já com o campeonato a decorrer.

    Claramente, entendo Jorge Jesus quando diz que a pré-época (consolidação do sistema de jogo da equipa), está a ser feita com a época em andamento.

    ResponderEliminar
  8. Aos 20 minutos o meu comentário foi: " Mas que raio de bruxa nos rogou uma praga?"
    Vitória inteiramente justa do Benfica, solidária, determinada e com a equipa a dar um inequívoco sinal que quer mudar o rumo do acontecimentos, no fundo aquilo que nós adeptos também queremos

    ResponderEliminar
  9. Não podia concordar mais com este post. A verdade é que em um ou dois centros que o Setubal conseguiu fazer, aquilo ainda tremeu bastante...

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. luis gomes, tem razão sim senhor.

    ResponderEliminar
  12. OLha, nao foi para ja na selecção, mas...

    Pongolle pediu para sair por razões pessoais

    O francês foi apresentado ontem em Saragoça e disse que os responsáveis leoninos entenderam a situação. Pongolle não traça como meta o regresso.

    ResponderEliminar
  13. No jogo de ontem o Roberto para além de defender o penalty pouco mais fez, porque para mais trabalho não foi chamado pelos dianteiros dos chocos.
    Acabou o jogo sem sofrer golos, já que a defesa esteve melhor e os dianteiros estiveram a marcar...como o deviam ter feito nos 2 jogos anteriores e assim sendo, vão subindo os índices de confiança, não só do Roberto, como de toda a equipa.

    No entanto, os 8,5 kilos e o ordenado de 150 mil euros, serão para o Roberto a sua...CRUZ!!!

    ResponderEliminar
  14. Vermelhusco29/8/10 13:50

    O Roberto esteve bem neste jogo mas nao o suficiente para justificar a titularidade contra o Guimaraes. Ainda para mais os vitorianos arranjaram um 10 que mete medo, a entrar assim de hat-trick e a fazer um jogo genial.

    Meter o Moreira a titular e o Roberto que va jogando na Taca da Liga e de Portugal ate ganhar confianca.

    E tenho que dizer que compreendo o JJ. Nao foi so a ausencia dos mundialistas que condicionou a pre-epoca. Foi a ausencia do Gaitan (neste jogo viu-se que temos jogador para fazer esquecer o Di). O Luisao muito em baixo de forma. O Maxi tambem a abafar. O Cardozo super discreto. Ja para nao mencionar que o Saviola tem passado despercebido.
    Estas duas semanitas vao ser muito importantes para trabalhar a equipa.
    Mas contra o Guimaraes NAO SE PODE por o Roberto a titular ou entao arriscamo-nos a ver esta retoma ir por agua abaixo.

    ResponderEliminar
  15. Caro amigo:
    Com o devido respeito discordo da entrega da baliza na próxima jornada ao JC...até porque vai ser castigado com 1 jogo pelo menos!Acho que o Roberto é um excelente GR e merece a confiança do ténico!
    Discordo igualmente que refira como desculpa esfarrapada do Mundial o facto de haver eventualmente carências no plantel....etc...!Na verdade não são apenas os internacionais do Benfica que têm a preparação atrazada, ou não viu o recente Inter-A.Madrid?A maioria dos internacionais presentes foram uma sombra do seu real valor (salvo algumas...poucas) excepções!Em meu entender e salvo melhor opinião apenas o Fábio Coentrão e o Aimar ( e desde ontem também o JG) se encontram ao n´vel do ano passado!Eu ACREDITO que o mau tempo já passou!
    ESKANXA

    ResponderEliminar
  16. Olha a azia!!! ahahah


    O J Cesar não pode jogar, está castigado. dahh Sofreu na pele o que o Roberto tem sofrido, incompetência da defesa. (excepção ao 2º golo do nacional)

    E Pluribus unum! ("De todos, um".)

    Xenrik

    ResponderEliminar
  17. Boas..

    Realmente grande exibição, grande vitoria, grande entreajuda grande equipa!

    O pobre coitado do Jimenez nao passou de besta a bestial so porque teve a felicidade de defender um penalty, o ar assustado e a falha destabalhoada sempre que sai dos postes nao desapareceu como ficou bem demonstrado num cruzamento logo a seguir no jogo..

    a defesa do penalty nao fez com que se tornasse um super GR.. as fragilidades estao lá!!

    Nao se compram jogadores de 8,5M€ para se trabalhar e formar.. por esse preço tem de ser um grande jogador ja com provas dadas e uma mais valia para a equipa!

    Jogadores assim temos aos "pontapés" nas reservas e juniores.. e até bem melhores!

    Esse GR pode-nos custar o campeonato.. infelizmente dps de defender um penalty será que vai ficar??

    Cumprimentos,
    Alexandre.

    ResponderEliminar
  18. Com sinceridade amigos há coisas que não entendo!
    Com que então, defender um penaltie que evitou o 1-1 que nos obrigaria a ter de atacar desesperadamente durante 1 H, com menos um Homem, contra uma equipa formatada apenas para defender e que obviamente nos iria colocar imensas dificuldades é: "apenas defendeu um penaltie"? será que isto é ser racional?

    ResponderEliminar
  19. É a tal coisa. Os portugueses passam do 8 ao 80 com uma rapidez... a verdade é que o Roberto apenas defendeu um penalty. Continua a ser o mesmo guarda-redes que era antes. Com muita pena minha, que continuo a achar que o Júlio César é o nosso melhor guarda-redes e que devia ser o titular, o Maxi lembrou-se de fazer aquele disparate e tirá-lo da baliza por pelo menos um jogo. Na próxima jornada, em Guimarães, lá teremos o Roberto na baliza. Bem, para bem do Benfica espero que esta tenha sido a injecção de moral que ele precisava e que a partir de agora seja o guarda-redes que todos desejamos.

    PS: Há 3 anos aconteceu a mesma coisa num Benfica-Marítimo. Lembram-se? O Quim foi expulso, o Butt entrou e defendeu o penalty do Makukula. E não foi por isso que o alemão ficou com a baliza. Para reflectir...

    ResponderEliminar
  20. e agr me lembrei, expulsão directa sao 2 jogos de suspensão, não 1....

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking