O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 6 de julho de 2010

Vender os dedos, os anéis e ainda dar o "sim senhor"

. 14 comentários
O Zbording apresenta hoje a renovação, ou melhor, a extensão dos direitos televisivos até 2018 por 108M€ no total. Diz o comunicado que o acordo é valido para o que faltava e para mais cinco anos.

Ou seja, além dos três anos que faltavam, juntam mais cinco, num acordo total a 8 anos e 108M€ que incluem ainda a cedência dos direitos para o Canal Sporting caso haja parecer positivo do estudo de viabilidade financeira.

Vamos a contas: 108 / 8 = 13,5M€/ano incluindo portanto a transmissão dos 15 jogos, a publicidade estática e os conteúdos multimédia como o site, linhas de atendimento ao sócio, etc. e ainda a cedência dos direitos de exploração (da publicidade) do Canal Sporting - esta parte deve valor uns 10€/ano, não??? eheheh.

Assumindo que qualquer pessoa inteligente percebe que o Canal Sporting não tem qualquer viabilidade, estamos a falar de um total de 13,5M€/ano durante oito anos, o que depois da venda do Moutinho ao FCPorto, a contratação do Costinha e do Maniche e o lugar na direcção da Liga com o ex-funcionário do Oliveira... é OFICIAL: O Sporting caminha a passos largos para se tornar no futuro Beleneneses no limitar inferior das classificações da Liga ZON Sagres, ao vender-se totalmente ao eixo do Sistema FCP/Controlinveste.


Quanto ao SLBenfica, penso que nos cabe agora uma postura de contenção! O FCPorto, ou muito me engano, ou apesar de precisar de receitas antecipadas, está a tentar esperar para ver o que o SLBenfica consegue para tentar colar-se a depois em valores próximos dos que acordarmos.

O que se pede, nesta fase, é contenção verbal por parte dos dirigentes e estagnação das negociações (caso seja financeiramente viável) para obrigar o FCPorto a avançar primeiro para um acordo que, nessas condições, será no máximo na ordem dos 15/16M€.

Como eu afirmei no tópico Direitos Televisivos: O que nos afasta do Euromilhões? ainda vamos a tempo de inverter a estratégia de colagem à amizade e gratidão com o Joaquim Oliveira.

Como também tive oportunidade de referir nesse tópico, se isolarmos o Joaquim Oliveira poderemos forçar as negociações. Penso que deverá ser possível (reforço: depois do FCPorto renovar) anunciar na comunicação social o interesse de outras entidades, apresentar e dar visibilidade de reuniões com as mesmas para ouvir os seus argumentos, explorar a eventual ilegalidade do contrato em vigor, etc. etc. etc.

Neste processo, pela dimensão que o SLBenfica se prepara para atingir de ano para ano, o tempo joga a favor do SLBenfica. Novamente, se for uma espera "financeiramente viável", ou seja, se não estivermos dependente dessa renegociação do contrato para dar continuidade à estratégia de curto prazo.

Caso o SLBenfica seja novamente campeão este ano, como estou absolutamente convicto que o será, a marca Benfica voltará a crescer, a visibilidade, a valorização, a capacidade de investimento... e atrasar a negociação só beneficiará o SLBenfica que, aparentemente, não tem as dificuldades e necessidades financeiras de clubes de bairro da burguesia como o SportingCP ou o FCPorto.

Mais uma vez, até admito a hipótese de ser novamente com o Joaquim Oliveira... mas não admito e já o escrevi mais uma vez, que seja em regime de preferência ou sequer de gratidão. O SLBenfica só teria a ganhar caso outra entidade estivesse envolvida. A Ongoing, é público, tem interesse nesse produto. A PT pode ter (tenho mais dificuldades em acreditar). Mas entidades internacionais terão seguramente, entidades que vejam interesse neste produto e no publico português, alto consumidor deste produto "futebol", a Mediapro por exemplo.

Seja com quem for, o contrato não deverá ir além de 2015/16 (no máximo) e o valor justo seriam efectivamente os falados 40M€ - e com a exclusão da gestão website oficial e linha-sócio. Para tal é preciso inverter a estratégia de negociação, pois caso contrário, não acredito em valores superiores a 20/22M€ - oxalá esteja enganado!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

14 comentários

  1. Explica-me qual é a diferença e depois vamos beber umas jolas.

    Arquivo Vivo disse...
    Do muito que tens escrito e relativamente ao post de hoje, ressalta-me este período:

    "Contudo, face a todo um conjunto de circunstâncias que tardam em ser estrategicamente definidas e outras que Oliveira trata de garantir, admito que o negócio poderá fazer-se por pouco mais de metade desse valor - 20 a 25M€."

    O que te leva a concluir que o Benfica não tem perfeitamente definida a sua estratégia sobre os direitos televisivos?

    Terão sido as noticias da pasquinada que começam a falar em x e depois é x+2?

    É a "grande amizade" que une LFV a JO?

    São os protectores (credores) de JO que limitam a vontade do Benfica em fazer valer os seus direitos?

    São eventuais alineas do contrato que dão a JO o direito de preferência?

    É a nossa proverbial bondade e espirito solidário(Fundação Benfica) que nos vai fazer "baixar a cueca"
    e evitar a falência de JO?

    Como deves saber, em negócios não há amigos.

    A ambição, passada a fase de construção e consolidação, que norteia a Direcção do clube, precisa de "pilares" que a sustentem e que não passem
    pelo velho cliché da "bola que bate na trave".

    Os direitos televisivos, são, exactamente um desses
    mais fortes pilares, logo, de certeza absoluta que não acreditas que o Benfica AINDA não tenha estratégia, que não tenha esse dossier estudado e reestudado (com planos B e C), que não saiba o que vai encontrar do "outro lado", quais as alternativas,
    qual a exequibilidade das suas "exigências", no tempo e no modo e quais as vantagens que irá retirar
    duma renegociação antecipada.

    Quando terminou a época e foram lançados os objectivos desportivos para a que começa amanhã, o
    Presidente anunciou que o clube, agora, iria tratar
    dos direitos televisivos.

    Achas que o disse por estar eufórico?

    Achas que foi demagogia ou eleitoralismo?

    Achas que só agora iriam olhar para os contratos e "ver o que é que se pode fazer"?

    Sabes perfeitamente e melhor do que eu, que LFV e a sua equipa, têm, neste momento, para lá de condições
    negociais poderosas(inexistentes aquando da assinatura dos contatos vigentes) um conhecimento técnico fundamentado (ao contrário dos nossos adversários)que "obrigará" a outra parte a "dividir o bolo", sob risco de não comer nenhuma "fatia".

    De certeza que das tuas "teclas" sairiam raios e coriscos, se soubessemos diariamente em que pé estavam as negociações.

    Confia na Direcção e deixa-a trabalhar.

    28 de Junho de 2010 01:00
    GeracaoBenfica disse...
    Caro Arquivo Vivo, penso que até tu percebes o que afasta a minha linha de pensamento da tua bajulice a tudo o que a direcção faz. Como nao vale a pena seguir o caminho dessa discordia tão evidente e que a propria direcção faz questão de TE CONTRARIAR, ficamos por aqui.

    28 de Junho de 2010 01:09

    ResponderEliminar
  2. A estratégia é bem pensada, GB. Agora realmente é preciso é que não haja necessidade de dinheiro no imediato como dizes. E, se fosse possível protelar ainda obrigava os corruptos a ficarem bem apertados financeiramente. Vamos aguardar!

    ResponderEliminar
  3. Plenamente de acordo, espero bem que o Benfica não se movimente, e, deixe o Porto movimentar-se primeiro, se não vai ser este o beneficiado.

    Bom trabalho, continue assim

    ResponderEliminar
  4. Anónimo7/7/10 09:36

    continuas no mundo da lua.

    se o scp recebe 13,5M ao ano, achas que podes ganhar 40? absurdo, seja qual for a "linha de negociacao".

    se fossem 25M ao ano para o benfica ja seria absolutamente fantastico.

    so concordo num ponto ou outro:

    assinar depois do porto.
    assinar no maximo dos maximos por 5 anos. preferia 3. se fossem 70 milhoes por 3 anos nao era mau. ou seja, 140 pelas epocas daqui a 2016.

    mas tb te digo que o oliveira nao vai dar ao porto mais que 16... talvez, talvez 18.

    ResponderEliminar
  5. Se o scp recebe 13.5 milhões o SLB tem que receber, no minimo, o DOBRO!! E sim, concordo com a tua estratégia de obrigar o fcp a negociar primeiro. E NUNCA, mas NUNCA, aceitar um contrato tão longo, no máximo 5 anos!!! No máximo!

    PS: Resta saber se o scp já recebeu verbas referentes às épocas 2010-2013 que estavam previstas no anterior contrato. Se sim então o valor final será superior a 13.5. Mas acredito q os pagamentos sejam anuais.

    ResponderEliminar
  6. Aceito todas as opiniões como válidas mas, das palavras do presidente ao longo de todo este tempo em que se anda a falar da renegociação dos direitos, uma coisa me parece certa: LFV anda a "preparar" os sócios para os direitos se manterem na SportTV.

    E vão-se preparando, porque a "coisa" não andará muito longe dos 20M.

    A desculpa pelo facto do amigo Oliveira ter "ajudado" o Benfica comigo não cola: ele não ajudou nada; negociou e saiu a ganhar com isso. Portanto, não me falem em gratidão. Falem-me em negócio. Se o gajo não quer dar 40 ou 50M pelos direitos dos nossos jogos, mandem-no à merda. Como diz o povo, "amigos, amigos, negócios à parte".

    Mas cá estaremos para conferir no fim as contas.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo7/7/10 12:08

    Ò GB só em vendas directamente da BenficaTV dos jogos para o mercado internacional, Europa, América do Norte e Central, América do Sul, Médio Oriente, Ásia, África e Australia, quanto calculas que seria o encaixe financeiro relativo só a este negócio, mercado internacional?

    ResponderEliminar
  8. Bom Dia,
    Desculpem a minha ignorancia, mas gostava de perceber: Se, por exemplo, o Benfica vendesse os direitos á Ongoing, como é que esta faria a transmissao dos jogos? Tem estrutura para isso, ou passaria por uma "revenda" dos jogos a quem o pudesse fazer?
    Cumprimentos e obrigado.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo7/7/10 12:53

    Só digo isto... SIMÃO SABROSA.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo7/7/10 13:40

    caro GB: mais uma vez de acordo! ou pagam como o slb merece ou danem-se! mas para isso o benfica e os seus socios terão que aguentar o barco...Era fundamental os orgãos socias do benfica e direcção lançarem publicamente esse repto ao quinzinho...ou pagas ou vai-te daqui embora em 2013.estou certo que contará com um apoio massivo dos benfiquistas.
    socio nº218219

    ResponderEliminar
  11. Anónimo7/7/10 14:48

    jacc, a Controlinvest tb não tem... tem é depois um parceiro (do qual no caso é proprietária) a quem revende esses direitos.

    A Ongoing faria o mesmo, à MEO, ZON, Sporttv, RTP, whatever... até poderiam querer criar um canal para isso.

    ResponderEliminar
  12. Vermelhusco7/7/10 15:36

    Essa ideia da Ongoing e bem pensada. No entanto, o contrato do Sporting e de 108 milhoes de euros por 4 anos. Nao percebo porque anda toda a gente a fazer as contas como se o contrato fosse valido ja a partir desta epoca!

    Quanto ao anonimo que acusou o GB de estar no mundo da lua so digo o seguinte: a audiencia media dos jogos do Sporting foi de 750 mil espectadores jogo. A do Benfica foi de 1,8 milhoes de espectadores por jogo! Se o Benfica recebe 108 milhoes de euros o Benfica merece receber no minimo 216 milhoes de euros por um contrato com a mesma duracao!!! E se a proporcao dinheiro--> audiencia fosse linear seriam 242 milhoes de euros por um contrato ate 2017/2018 e dividindo isso por 8 epocas (a comecar ja nesta proxima) seriam aproximadamente 30 milhoes de euros/epoca.

    Tao simples quanto isto.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo7/7/10 23:23

    Concordo completamente.
    Porque carga de água temos de nos enfeudar de novo `Olivedesportos, um dos principais sustentáculos do Sistema do F Corrupto do Porko?

    Que dívida de gratidão temos para quem nunca nos respeitou e se encheu de dinheiro à nossa pala?

    Deveríamos fazer aguentar + 1 ano, e fazer um leilão entre todos os interessados :Olivedesportos de novo ? Só se pagarem muito mais do que qualquer concorrente !!

    LFV acorda e não te corrompas ou te deixes chantagear.OLIVEDESPORTOS NÃO !!!

    Chegou a hora da nossa independência desses chulos !!!

    ResponderEliminar
  14. Fica um repto a todos os Benfiquistas:
    exigirem ao Presidente que ouça os sócios.
    SÃO OS SÓCIOS QUE DEVEM DECIDIR UMA MATÉRIA TÃO IMPORTANTE.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking