O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 18 de julho de 2010

No início de Agosto...

. 13 comentários
Com o arranque oficial da época marcado para dia 7 de Agosto (Supertaça) e da Liga Oliveira/Sagres para uma semana depois (15 de Agosto), apesar de as inscrições fecharem apenas a 31 de Agosto, é muito importante que o SLBenfica tenha o plantel totalmente definido até ao início de Agosto, portanto mais tardar até ao Torneio do Guadiana.

Quem sair... que saia até lá, quem chegar... que chegue até essa altura. O planeamento do modelo de jogo, a mecanização de rotinas e processos, mesmo a carga emocional do início da competição, a preparação física de início de época... tudo isto de verá ser assegurado em tempo útil e com as unidades já juntas.

Jorge Jesus referenciava à pouco tempo o impacto que tinha na preparação da equipa a ausência dos jogadores "mundialistas", pela impossibilidade de se trabalhar as rotinas e planos de forma global, principalmente porque a maioria deles faz parte do 11 titular.

Ora, se faltam chegar ou sair jogadores, a probabilidade que isso tenha impacto no 11 titular regular é elevada. Eu não quero acreditar MESMO que o SLBenfica vai contratar (ainda) mais jogadores para o banco... como também não creio que saiam do plantel jogadores suplentes, salvo se dispensados/emprestados.

Quanto mais tardia for a mexida em jogadores, pior para a assimilação dos métodos e sustentação da base física que irá suportar uma época que se deseja desgastante - será sinal que marcaremos uma presença até final nas quatro competições em que estamos envolvidos.

Por este facto, entendo que no mais tardar até ao final do Torneio do Guadiana as "surpresas" deverão acontecer, sendo inclusive uma data que permite apontar a contratação de jogadores que tenham estado no Mundial e já tenham gozado as férias! Sim... sei o que estou a querer dizer!

Posto isto, e depois de muita discussão no tópico Plantel (quase) formado ou (ainda) deformado? resta-me pedir-vos então que digam de vossa justiça sobre:

1. Prioridades a contratar - contratações que devam ser uma absoluta prioridade na agenda
2. Oportunidades a rever - caso as condições desportivas e financeiras o permitam

Para mim, aponto a dois extremos (um para cada lado) e um "matador". Com isto estou a assumir a saída de Cardozo e Ramires. Caso não saiam, prioridade seria apenas um extremo esquerdo. No que toca a oportunidades, penso que o lugar de lateral esquerdo merece melhor alternativa ao Fábio, assim como o de lateral direito merece melhor alternativa ao Maxi, dado que o Ruben é claramente jogador que é uma mais-valia no meio campo.

PS- Ah! Ia-me esquecendo, para mim é também uma prioridade que NÃO VENHA o Rodrigo, nem o Alípio (a não ser que seja "em saldo").
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

13 comentários

  1. para mim uma das prioridades do benfica deveria ser passar com o senhor balboa para o raio que o parta, jorge ribeiro deveria ir certinho pelo mesmo caminho, estes 2 a jogar pelo mesmo lado e o benfica perde automaticamete um flanco... o baqlboa so tem uma hipotese de passar em velocidade e se o defesa nao for muito rapido...

    para contratar so se for robinho, para o tal extremo e cristian ansaldini, joga tanto na esquerda como na direita, era um optimo acrescento ao slb.

    hj la estarei outra x, e que o roberto ao menos defenda uma...

    ResponderEliminar
  2. Sobre o timming das contratações deixo isso para quem sabe e quem tem de trabalhar com essas opções, portanto nem vou pensar muito sobre esse assunto contudo sobre:

    1. Prioridades a contratar

    Para mim as maiores preocupações estão na defesa, mas especificamente nos defesas esquerdo e direito, e numa de perspectiva de achar que a segunda linha não me dar tantas garantias como a primeira. Mas talvez neste aspecto nem seja necessário contratar ninguém e se pudesse aproveitar a oportunidade para promover juniores, que aos poucos iam-se adaptando à equipa principal e interiorizando as rotinas de Jesus, estando na próxima época já preparados para assumir um papel de maior destaque na equipa principal (chama-se a isto precaver a eventual saída do Fábio Coentrão).

    Em relação ao meio campo, pessoalmente acho que não será necessário muito mais, talvez como apontas nos teus textos seja necessário contratar extremos mas aqui acho que ha que ter algum cuidado, ao contrário de muita gente eu não queria nem o Simão nem o Ronaldinho, ambos excelentes jogadores mas que já atingiram o pico de forma e a partir de agora o passe deles não vai valorizar muito mais, preferia jovens com capacidade de evolução (veja-se o caso do recém vendido Di Maria e do Ramires) que mais tarde rendessem bom dinheiro num futura venda.

    Mais avançados? Acho que estamos bem servidos e não precisamos de mais ninguém, contudo quem sou eu para recusar um Huntelar? Quanto à saída de Cardoso, acho que não vamos ter essa sorte; atenção que eu não tenho razão de queixa do Cardoso, acho q é um jogador bastante bom e de certa forma ainda bem que ele está no Benfica, contudo acho que esta é a altura de vender por um bom preço, e claro que a confirmar o cenário de saída precisamos de ir comprar outro avançado que seja tão bom ou melhor que ele.

    2- Oportunidades a rever

    Eu não tenho contactos internos que informem de oportunidades e não acredito em nada do que vem escrito nos jornais, se acreditasse o Benfica por esta altura já detinha o passe de 75% dos jogadores de futebol deste planeta, portanto para mim as oportunidades a rever são simplesmente em conseguir colocar, preferencialmente vendendo, os jogadores que não tem lugar no Benfica.

    ResponderEliminar
  3. O GLORIOSO18/7/10 12:11

    Caro Geração mais um bom post o qual concordo. Aliás para mim o fecho do plantel devia ser até á apresentação aos socios, mas temos de ser realistas e se o mercado vai até ao fim de Agosto normalmente é nos ultimos dias que aparecem os tais negocios mirabolantes. Em 2005 foi no ultimo dia de mercado que veio o Karagounis e o Micolli.
    Quanto a prioridades vendo estes jogos da pré-epoca são 2: um verdadeiro extremo esquerdo pois o Gaitan pode fazer a posiçao mas não é um extremo puro e um defesa direito que possa substituir o Maxi quando este não puder jogar. Estar a dar oportunidades a um cepo que não passará disso seja treinado por quem for como o Luis Filipe é absurdo. Não haverá nos juniores um melhor? Ou então nas camadas jovens do Real Madrid?
    De resto o plantel ficava assim e sem nenhuma saida.

    P.S- O Rodrigo parece que é mesmo bom, um diamantezinho para o nosso Jesus lapidar por isso seria de investir.

    ResponderEliminar
  4. Não deveria ser motivo de admiração, para ninguém,
    em ano de Mundial, as GRANDES equipas terem dificuldades no arranque da pré-época, pela ausência dos mundialistas.

    Talvez, a par do Barcelona, tenhamos sido o clube
    que mais jogadores forneceu âs selecções, logo esta belissima factura tem de ser paga.

    Sabendo que a nossa defesa está de férias, não vejo grandes motivos de preocupação quanto ao futuro, uma vez que está GARANTIDO que não sairá
    ninguém.

    Os trincos Javi e Airton apresentam razoável subida de condição e é normal que quando "falham"
    a defesa que estamos a apresentar, dada a falta de entrosamento, oscile como tem oscilado.

    Do meio campo para a frente, não me parece que estejamos assim tão mal.

    Há jogadores novos que precisam de integração e os mais antigos não podem, nem devem, estar em grande forma, mesmo assim, em 4 jogos marcámos 11
    golos e criámos oportunidades para marcar, pelo menos, o triplo.

    Salta à vista a imensa qualidade que há por ali e
    ainda faltam Ramires e Cardozo.

    Se não houver "mexidas" no plantel existente, estamos talvez melhores que na época passada.

    Vendas e Aquisições:

    Volto a insistir; com a garantia que não sai ninguém da defesa, entendo que a menos que apareça um "Maicon" ao preço da chuva, não precisamos de comprar ninguém.

    Não vale a pena referir as alternativas existentes
    a ausências pontuais dos titulares, pelo que "caras novas" criariam desarmonia.

    Ramires e Cardozo poderão sair?

    Claro que sim. O Mercado é "quem mais ordena" mas
    a acontecer, o "encaixe" daí resultante permitirá
    trazer "alternativas" que estão mais que referenciadas.

    Por muito que nos esforcemos, não sabemos quem mais virá aí e é escusado deitarmo-nos a adivinhar.

    Penso que virá mais alguèm, que ou está de férias
    ou condicionado a uma hipotética venda, não descurando a velha máxima "O Mercado está a nosso favor" e ele só fecha a 31 de Agosto.

    A questão dos extremos, parece-me uma falsa questão.

    Com a presença dos laterais titulares, as alas ganham uma dimensão em que o "extremo puro" é dispensável e num carrossel criativo, com presenças pontuais de alguém, o problema está mais que resolvido, criando mais dificuldades ao defesa opositor. que nunca sabe quem lhe pode aparecer pela frente.

    Se JJ achasse fundamental, já cá estariam.

    É evidente que há lacunas, JJ queixa-se disso.

    Só não sabemos quais são, pois podem existir devido âs ausências dos titulares ou à ainda não chegada de quem está para vir.

    Uma coisa é certa:

    Só JJ é que sabe com o que pode contar e como pensa que a equipa irá jogar. Como eu não o vejo
    com outras preocupações, diferentes das ausências
    dos titulares, estou descansado.

    Tenhamos confiança no Treinador e não queiramos
    "substituí-lo".

    A SAD comprará de acordo com as necessidades e não
    comecemos a dramatizar.

    ResponderEliminar
  5. Se dizes k a tua unica prioridade caso nao saia ninguem é um extremo esquerdo, porque vens depois falar nos laterais? cesar peixoto é boa alternativa ao coentrao, ponto. kuanto ao lado direito, temos maxi, temos o amorim k ja mostrou k joga bem na lateral, e em dezembro, caso te tenhas eskecido, o patric termina emprestimo, axo k foi um erro o terem recambiado para o brasil, la nao vai aprender a jogar na europa de certeza, ou tem de ser emprestado a um clube europeu, de preferencia nacional para melhor segui-lo, ou entao ganhar rodagem na propria equipa, jogando em jogos de menor importancia, nem falo no luis filipe, pk ele so esta la devido a ausencia do maxi k esta de ferias. com a permanencia do ramirez, o ruben é provavel suplente, MAS, temos nele a maior valia fora do onze, e com a polivalencia dele, acabara por fazer kuase tantos jogos como alguns dos titulares, fara com certeza, mais minutos k o aimar.

    contratação de lateriais é falsa questao para mim, a unica possibilidade de eu pensar em contratar um lateral, seria o jesus voltar a colocar o coentrao a extremo eskerdo, ai sim, contratar um lateral para titular, mas isso é uma hipotese mt remota, com o prestigio k ele ja ganhou a lateral, e a competitividade, nao menosprezando a k ele tem a extremo, k tb é mt, ele permanecera nessa posição.

    agr so falta saber se contrataremos mm esse extremo eskerdo, e a ser contratado, se é pra titular, ai ou teremos o eskema do ano passado, ou entao passaremos para um eskema de laterais a fazer o corredor todo (k ja mostraram k o podem fazer) com dois medios interiores (gaitan, ramirez).

    ResponderEliminar
  6. correcção (pena que venhas) :p

    ResponderEliminar
  7. kuanto ao rodrigo e alipio, totalmente de acordo ctg! negocios ruinosos. pena k nao venhas com a ideia do ronaldinho para o benfica, nao fugiria mt a essa bitola.

    ResponderEliminar
  8. Sinceramente não me parece que o Cardozo saia. Ninguém em seu perfeito juízo dará 20M por ele e até hoje não encaixo como se recusou a proposta do Shaktar.

    Se sair Ramirez, que sinceramente espero que não, dado ser um dos motorzinhos do ano passado, é importante um extremo direito, caso contrário apenas um extremo esquerdo.

    Gaitan não é nem Di Maria nem Aimar, é mais um avançado tipo Saviola, deambulante que pode aparecer em qualquer parte do ataque.
    Logo era importante um extremo esquerdo.

    Mais um avançado, apenas se Cardozo sair, caso contrário não se percebe o que estão lá a fazer Jara, Nuno Gomes e Kardec (que me parece decidido a fazer esquecer Cardoso).

    Apenas se saísse Ramirez, sería viável a entrada de Simão, mas se viesse Simão, teríamos de arranjar um extremo direito explosivo, pois Simão já não está para isso.

    Eu apostava em Ronaldinho, mas julgo que já está avalizado para o Brasil.

    ResponderEliminar
  9. DE - Silvio do Rio Ave, seia uma boa alternativa a Coentrão.
    Se arranjar-mos um bom DE o Coentrão também pode jogar como extremo.
    Extremo - Geovani dos Santos.
    Se Ramires sair Manuel Fernandes.

    André Moet

    ResponderEliminar
  10. dezazucr eu axo que a proposta de shacktar numca xegou a ser feita,foi mais um golpe de jornais

    ResponderEliminar
  11. cristian ansaldini, e nao volto a falar no assunto

    ResponderEliminar
  12. gb ve isto:

    http://eternobenfica.blogspot.com/2010/07/outra-estoria-que-me-contaram.html

    nao me parece uma "estoria" nada descabida...

    a ser verdade pareceme muito mau...

    ResponderEliminar
  13. Barrosão, a história é mais que conhecida e já foi aqui por mim escrita:

    http://geracaobenfica.blogspot.com/2010/06/ainda-roberto-e-se.html

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking