O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 19 de julho de 2010

É lixado ser Grande

. 15 comentários
Sabem aquelas vezes que vocês ouvem alguém criticar quem vocês gostam e não admitem, mesmo quando essas pessoas se justificam dizendo "mas tu também dizes", ao que ouvem logo "mas eu posso!"? É isso que sinto em relação ao Roberto e ao SLBenfica.

O Roberto e o SLBenfica, parecendo que não têm muitas semelhanças. Eu tive, há dias, a oportunidade de estar perto do Roberto. O homem tem tudo para ser um guarda-redes que faz borrar de medo jogadores de meia tijela vestidos de azul e branco ou verde e branco, já para não falar nos outros. Mas alguns erros vão-no atrasando nesse caminho.

Também o SLBenfica tem tudo para ser um clube único no Mundo, desde os adeptos à história, temos tudo para ser um clube capaz de lutar ombro a ombro com os colossos mundiais, ano a ano. Mas alguns erros vão-nos atrasando nesse caminho.

Olhando para a imprensa, FCPorto e SportingCP fizeram as suas apresentações aos sócios, mas o que vem na imprensa é o SLBenfica e... o Roberto! Ora, é fácil para qualquer jogador chegar ao FCPorto, SportingCP, Braga, Odivelas ou Olivais Moscavide e sem a pressão mediática fazer o seu percurso e crescer. Foi assim como muitos jogadores que, no Benfica, não teriam tido esse tempo ou a paciência dos adeptos.

Mas quem é que está errado? É o Benfica que deve baixar a exigência por vezes surreal dos seus adeptos ou são os outros que nunca serão tão grandes que possam saber o que é o verdadeiro sentido da pressão?

O mesmo se pode dizer da corrupção e da submissão, o que seria o "aqui del Rei" no Benfica se vendessemos o David Luiz ao FCPorto ou Sporting... se emprestássemos o Nelson Oliveira a um desses ou se Luis Filipe Vieira, Rui Costa e Paulo Gonçalves negociassem arbitros, viagens e outros quinhentinhos...

Nunca seremos como eles, caros amigos. É a diferença entre ser um grande clube (o Benfica) e os clubes grandes (os outros). O "circo mediático" apontará sempre ao interesse do povo português e, até, do povo do Mundo... e esse interesse está no SLBenfica.

Aos dirigentes, cabe-lhes conviver com esse circo e saber serem mais espertos procurando "almofadas" de conforto para os profissionais do SLBenfica. Essas "almofadas", como já aqui falei muitas e muitas vezes passa por olhar para este paradigma da comunicação de forma cada vez mais estratégica, o que no nosso clube é totalmente desprezado, aparentemente, dando a ideia que temos sempre a mania que somos mais espertos que os outros e não precisamos de os respeitar. Nada de mais errado!

Dizia-me ontem um amigo treinador de guarda-redes que o Roberto, como muitos sabem e vaticinam, tem tudo para ser um excelente guarda-redes. Se calhar não será um guardião de top mundial, mas será um excelente guarda-redes. Contudo, a direcção do SLBenfica esqueceu-se que a posição de guarda-redes não tem airbag e voltou a cometer erros do passado, deixando sobre os ombros do jogador o peso brutal do processo de aquisição.

É aqui que se vai definir a linha ténue, no caso do Roberto, entre representar para nós um grande guarda-redes ou ficar apenas por ser um guarda-redes grande. Da mesma forma, o SLBenfica depois do último título tem a oportunidade de "rever a matéria dada" a apontar a ser um clube grande ou, como desejamos, um grande clube.

Desculpas não são aceites e nunca caracterizaram o SLBenfica!!! Não será por todos fingirmos que o Roberto não falha que ele irá ficar mais tranquilo ou irá defender melhor; De igual modo que não será por dizermos que os jornais são uma cambada de avençados submissos que eles vão deixar de usar o Benfica para enriquecer.

Meter a cabeça na areia ou fazer o papel do coitadinho não é solução e servirá apenas para Roberto ser cada vez menos um grande guarda redes e o Benfica ser cada vez mais apenas um clube grande.

É preciso espírito forte e é preciso que o Roberto, tal como o SLBenfica, se imponha por aquilo que é capaz de fazer e não por o que gostariamos que tivesse feito ou poderia ter feito "se..."!

Carrega Benfica
Carrega Roberto
Chorar não resolve! Sejam exigentes... Fazer bem não é o limite, é apenas o princípio (de ser Benfica)
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

15 comentários

  1. Todos têm as suas falhas.
    Falhar sucessivamente... dá que pensar, não?
    Saudações.

    ResponderEliminar
  2. Na mouche

    "Não será por todos fingirmos que o Roberto não falha que ele irá ficar mais tranquilo ou irá defender melhor"

    Mas na Luz se alguem perto de mim o assobiar vai ficar com as orelhas a arder

    Pedro

    ResponderEliminar
  3. Bom poste.
    O Roberto a partir de sábado, vai estourar a boida!!!!

    ResponderEliminar
  4. Abelourinha19/7/10 21:59

    Excelente Post,sempre que posso passo por cá, neste blogue não se segue ninguém expõem-se ideias e muito pertinentes em favor do Benfica alertando em muitos casos para perigos vários,mas também como é o caso para não nos distrairmos com coisas de ''lana caprina'' era bom que muitos passassem por cá e reflectissem sobre as ideias sempre oportunas do GB.
    Um Abraço
    e Viva o Glorioso

    ResponderEliminar
  5. "... vai ficar com as orelhas a arder."

    Talvez seja mais profilático pô-lo a apanhar os dentinhos.

    ResponderEliminar
  6. Arquivo, já tive algums rabos de boi na luz por causa desse tipo de gente que insulta e assobia. Já cheguei à conclusão que fazer-lhes frente é o que eles querem... o melhor é ignora-los e deixar a sua demência e estupidez sair destacada

    ResponderEliminar
  7. GB

    Não é preciso bater para os pôr a apanhar os dentinhos, basta dar-lhes uma leve sugestão de que isso pode acontecer.

    Felizmente, no meu Sector isso não acontece, tenho lá uns "rottweilers" nas imediações que dissuadem qualquer provocador.

    ResponderEliminar
  8. É como eu já disse:

    No Sabado vamos ser esclarecidos sobre os 8 milhoes e meio de euros gastos na contrataçâo do Roberto.

    Surpresa era não haver surpresa e ficarmos todos a questionar e lembrar os 8,5 milhôes...

    "Rapaziada oiçam bem o que vos digo...é nosso amigo..."

    :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Caro Anonimo, arrisco dizer que estás redondamente ENGANADO

    ResponderEliminar
  10. Mete um quadrado nesse redondamente.

    ResponderEliminar
  11. Não acham que já chega, não?!?

    Então e o Kardec pá e o Kardec?!!? Com golos e tudo pá?!? Com os pés e a cabeça pá?!?!

    E o jogadorzaço que é o Gaitan?!?! O Gaitan, pá?!?

    E o rolo-compressor a carburar sem metade dos titulares do ano passado pá?!? E o rolo-compressor pá?!?

    Será que a única coisa que se passa no Benfica é o Roberto? (pá)

    É que entretanto o BENFICA ontem voltou a CARREGAr pá!

    ResponderEliminar
  12. o Ramires e um grande jogador nao achas GB?
    vai fazer falta... ainda por cima para onde vai...

    ResponderEliminar
  13. Caro GB, sou um leitor assiduo do seu blog, e devo dizê-lo, aconselho-o a todos os meus amigos benfiquistas.
    Não percebo por que razão já tanto se falou do regresso do Simãozinho à LUZ, mesmo o GB levantou essa hipótese,e agora quando o "anónimo" fala nele como surpresa para Sábado você arrisca dizer-lhe que está redondamente enganado. Eu arrisco-me a dizer que existe efectivamente uma grande possibilidade de tal acontecer.
    Um grande abraço, e continue com o bom trabalho.
    Tanaka

    ResponderEliminar
  14. Viva a DEMOCRACIA e a liberdade de poder-mos dar a nossa opinião.
    Mesmo que alguns não gostem e até ofereçam porrada para as pessoas se calarem.
    A mim, graças a qualquer coisa, ainda ninguém se deu a esse trabalho!
    Alguns. criados e formatados num tempo em que só uma verdade era válida nem se dão ao trabalho de contrapôr ideias. NÃO, é logo cala-te ou apanhas!
    Outros, criados já num tempo que nem lhes permitiu "cheirar" o trabalhão que deu acabar com a "outra senhora" e implantar "esta senhora" não conseguem digerir uma opinião contrária e também gostam de resolver questões à lapada.
    Azar !
    Para uns e para outros porque num universo de muitos milhões de BENFIQUISTAS, há opiniões para todos os gostos.
    Mesmo daquelas que até metem nojo!
    Ou queriam um BENFICA à ditador a uma só voz ????
    (desde que fosse a vossa voz !!!)

    Esta "crise" do Roberto veio pôr a nu muitas formas de viver e pensar o BENFICA.
    E não é mandando calar, sair ou oferecendo porrada que conseguem alterar a situação !
    Simplesmente não estão à altura do UNIVERSO que é o GLORIOSO !
    Porque não sabem conviver com a diferença !

    Anónimo impublicável !

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking