O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Ronaldinho Gaúcho no Benfica

. 27 comentários
CAAAAAAAAAAAAAAALMA! A foto é apenas uma montagem feliz obtida na internet!

Há uns dias, no tópico
Com os hipotéticos (mais de 100) Milhões das saídas... sugeri Ronaldinho Gaúcho no SLBenfica. Dias depois, no tópico 3M/ano até 2021 - Agora sim a opinião do GB a propósito dos patrocínios do SLBenfica, disse que é absolutamente fundamental que o Benfica aponte apenas a marcas internacionais (com maior capacidade financeira) e que para isso é fundamental fazer um roadshow mundial para divulgar o projecto desportivo e empresarial.

Para os mais conservadores, conseguir o patrocínio da Mercedes, Toyota, Mastercard, Vivo, Playstation, Sony, Motorola, Pepsi, Telefónica, Apple, Vodafone, Nestle, Nokia, Glaxo, Coca-Cola, Microsoft, Sonangol, Bwin, Samsung, IKEA, etc são factores de elevada dificuldade devido à falta de exposição do país. Até concordo com essa abordagem, se considerarmos que o Benfica fica sentado na cadeira, a viver à conta dos parceiros nacionais, a espera que as oportunidades batam à porta.

Não é isso que preconizo... e não é isso que espero de uma marca mundial como o SLBenfica. Portugal é um mercado atractivo de algumas marcas internacionais, seja pelo perfil dos consumidores, seja pelas condições que permitem à marca. Há quadros importantes em empresas como a Vodafone ou Microsoft que vieram das subsidiárias portuguesas. Há entidades a apostar e investir em Portugal como o IKEA, Sonangol ou a Cisco Systems.

Portugal está no radar das grandes multinacionais, com capital para investir... mas é preciso dar visibilidade a essas marcas do plano empresarial e desportivo que temos que lhes dará retorno sobre esse investimento. É preciso ter e comunicar uma estratégia, junto dos potenciais parceiros, nos principais centros de negócios internacionais. A isto se chama o que os empresários portugueses têm na agenda diária: Captar investimento estrangeiro.

Onde é que entra aqui o Ronaldinho Gaúcho? Simples... é do conhecimento de todos que o Ronaldinho foi já considerado, unanimemente como um dos melhores jogadores do Mundo. Não há no Mundo, mesmo entre os que não ligam ao futebol, que não saiba quem é o craque brasileiro.

Com a entrada do "mãos de manteiga Rijkaard" no Barcelona e após conquistar títulos individuais e colectivos, o Ronaldinho abandalhou-se, como é típico dos jogadores brasileiros, e descansou sobre o sucesso. Saiu pela porta pequena do Barça e entrou no Milan de outro "mãos de manteiga", o Leonardo.

Eu não tenho qualquer dúvida que a visão de Camacho era inovadora e acertada, quando sugeriu resgatá-lo ao PSG por 20M€ com o apoio da Nike e Pepsi. O plano era ter um craque que trouxesse gente aos estádios e com isso receitas e com isso resultados e com isso maior capacidade de investimento.

Por outro lado, um clube "fora dos campeonatos de top mundial" poderá ser a perfeita oportunidade para Ronaldinho se reencontrar com o bom futebol e com o profissionalismo, agora sob a batuta de alguém que NÃO TEM mãos de manteiga, mas sim de ferro.

Assim, porque não apostar numa parceria com dois países que têm interesses em Portugal, que têm ligação com o Ronaldinho e que têm interesse em ficar associados à recuperação do craque mundial? Brasil e Espanha... na mesma empresa: VIVO / Telefónica.

A penetração da comunidade brasileira, e investimentos de empresas brasileiras, em Portugal é enorme. No sentido inverso idem... portanto, a visibilidade que pode ter a parceria com a Telefónica ou com a Vivo para o apoio à contratação de um craque como o Ronaldinho... é enorme. Estamos a falar de um investimento anual de 5 a 6M€ para suportar os salários do jogador.

Com isto, e com a imagem do Ronaldinho ligado à Nike, a Adidas e a PT, se quiserem manter a ligação ao SLBenfica, têm necessariamente que "abrir os cordões à bolsa" ou serão engolidos pelo investimento de empresas concorrentes.

Este é apenas um exemplo, descrito em "high level", de como jogar um joker assim pode ser um catalizador muito relevante, pois como sempre se diz, em vez de ficarmos a espera de saber o que os patrocinadores podem pagar por nós... é importante antes disso termos uma estratégia para eles virem o caminho do retorno ainda antes de avançarem com o investimento.

Dei o exemplo da Vivo e da Telefónica porque estão "na boca do mundo" agora. Mas podia falar na Playstation, no Ikea, enfim. É o mercado global para o qual o Benfica tem que apontar, como precisa apontar também para o Maior Mercado do Mundo: A China.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

27 comentários

  1. Bom dia!

    O amigo Geraçao Benfica sabe se os dirigentes do Benfica pensam dessa maneira e estão a fazer algo para contratar o brasileiro?Há interesse?

    Abraço Rui

    ResponderEliminar
  2. Anónimo7/6/10 10:45

    Amigo Rui, não faço ideia. Mas se estivessem ou se estiverem, essa medida teria ou terá todo o meu apoio.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo7/6/10 10:46

    dispenso em absoluto. seja nas maos de quem for, é mau profissional, nao gosta de trabalhar e interessa-se mais por gajas e produtos estranhos que por futebol.

    mago? é aimar. e daqui a um ano, quem sabe, diego ou outro.

    ResponderEliminar
  4. O GLORIOSO7/6/10 11:43

    Amigo Geração, na equipa do nosso Jesus onde punha o Ronaldinho?
    Com Aimar, Saviola, Gaitan ou outro. Tirava o Ramires (ou por exemplo o Ruben), até o Javi?
    Ficavamos sem medios defensivos?
    Não concordo em nada em trazer um jogador só pelo marketing, ou seja fazer uma politica á Florentino Perez que como se sabe tem dado titulos e titulos para o Real.
    Para além disso o Ronaldinho já passou um pouco para a história, não o vejo com condições para voltar ao que era. Diga-se a noite de Lisboa e arredores adoraria esta aquisição, eu como benfiquista dispenso.
    Diferente seria se o Aimar saí-se. Até poderia compreender (mesmo não concordando).

    P.S- As criticas que o amigo recebeu no post anterior são descabidas. O amigo Geração Benfica faz um trabalho fantástico em prol do Benfica. Tem as suas ideias (concordo com algumas discordo de outras) e divulga de uma forma excelente sem estar a favor ou contra ninguém. Já o disse continue assim pois são blog´s como o amigo Geração tem que fazem o nosso Glorioso crescer.

    ResponderEliminar
  5. Quer há umas semanas no twitter, quer há dias noutro blog dei a sugestão de (a vendermos) Di Maria ir para o Milan, por troca de Ronaldinho e Huntelaar, mais 20 M.

    Esse dinheiro permitir-nos-ia comprar Akinfeev e ainda sobrava o correspondente a uma entrada na CL.

    Este negócio não me parece utópico e além de "desfalcar" dois dos nossos mais perigosos concorrentes (RM e Barça), possibilitava-nos a formação de uma equipa recheada de estrelas universalmente reconhecidas que nas mãos de um grande treinador, super-ambicioso, como JJ, nos dava legitimidade para sonhar com Luisão a erguer o
    supremo caneco europeu.

    Quanto ao negócio com as marcas universais que citaste, concordo, mas somente quando os contratos vigentes estiverem a expirar ou em fase de renegociação.

    Não podemos "morder a mão" a quem, numa altura em que não tinhamos capacidade negocial, nos ajudou.

    Agora uma coisa é certa:

    Podemos ter já esta época um super plantel e, por inerência, uma super equipa, que gerará não só receitas inimagináveis, como os êxitos desportivos de que andamos "famintos".

    E tudo isto de forma consolidada.

    É só a Direcção querer.

    ResponderEliminar
  6. Depois de Aimar e Saviola, não é impossível Ronaldinho e Huntelaar. A sugestão do amigo anterior era boa, mas não me parece que o Milan fosse na cantiga. Até porque Ronaldinho não fez uma má época, aparecendo até em alguns jogos decisivos, como contra o Inter e contra a Juve.
    Mas Ronaldinho para substituir Di Maria sería ouro sobre 'vermelho'... sendo que decerto ele viría sedento a provar a todos aqueles que o dão como acabado que ainda tem muito a dar ao futebol, afinal, só agora fez 30 e os grandes jogadores duram normalmente mais que os outros.

    ResponderEliminar
  7. Acresce que a ir buscá-lo tería de ser este ano. Aos 30 ainda tem 2/3 época ao mais alto nível.

    E até me parece que Jesus devería gostar, ou não tivesse repetido a ideia nas suas entrevistas que o Benfica não devería comprar apenas jovens promissores, que devería também tentar fazer como fez ao adquirir Saviola, dotando a equipa de experiência e inteligência ao mais alto nível competitivo.

    O nome certo sería Ronaldinho.

    ResponderEliminar
  8. tb tu Geração?...Ronaldinho venderia camisolas...e não venderia sonhos loucos de ilusões que já se viram no passado com resultados miseráveis?...curioso como há minutos escrevi uma crónica em que dei o exemplo dele...curioso...coincidência...

    ResponderEliminar
  9. Anónimo7/6/10 15:20

    Caro Bola7, coincidência? LOL... tu sabes mto.

    quanto ao tema, a ideia do Ronaldinho JAMAIS seria a de vender camisolas.

    Obviamente que resultaria também para isso, mas longe de ter isso como primeiro ou mesmo segundo objectivo.

    O objectivo 1 é mesmo DESPORTIVO, ao nível da QUALIDADE INEGÁVEL do jogador. E o objecto 2 é o da projecção internacional do SLBenfica... assim soubessemos capitalizar

    ResponderEliminar
  10. Vermelhusco7/6/10 16:26

    estou parvo com estes adeptos que nao gostariam de ver o Ronaldinho no Benfica!!! Acham que ele esta acabado para o futebol? Entao e o Aimar e o Saviola tambem nao estavam? Olhem para o valor que tem na nossa equipa!

    No entanto, caro GB acho este negocio irrealizavel pelo simples facto de o Ronaldinho ter feito uma epoca de luxo no Milan: jogou 40 jogos, marcou 12 golos e fez inumeras assistencias. Alem do mais o Milan nao pretende libertar o jogador. Convem nao esquecer tambem que um jogador com 30 anos em italia e novo. Ou seja naquele campeonato o Ronaldinho ainda tem mais 4/5 epocas ao mais alto nivel.

    No entanto, o raciocinio por detras desta ideia tem bastante logica. Apenas vejo um obstaculo eventual e pequeno: a Nike e eventuais patrocinadores por detras de uma mega-estrela como Ronaldinho provavelmente poriam resistencias a ver o jogador equipado por uma marca rival.

    Seria interessante ponderar noutros nomes do futebol mundial que estejam em situacao semelhante ao Aimar e Saviola. Esses fazem muito sentido captar. Muito mais que andar a trazer Letos por exemplo.

    ResponderEliminar
  11. Parece que o pensar "pequenino", que caracteriza muitos benfiquistas, talvez pela "magreza" dos êxitos que viram o clube alcançar, lhes dá o direito moral de serem prudentezinhos e serem comedidamente ambiciosos.

    Ora, comedidamente é um antónimo de ambição.

    Um clube como o SLB, que emergiu de um abismo e nos últimos 8 anos tem vindo a reconstruir-se no campo
    infrastrutural e no campo da credibilidade, o que conseguiu, virou-se para a sua vocação única: GANHAR.

    Nesse sentido, nas últimas 2 épocas dotou-se de um importante conjunto de recursos humanos, que lhe possibilitaram ganhar mais troféus que nas 8 temporadas anteriores.

    "È muito bom", dirão os comedidos.

    "É um principio, embora curto ... queremos mais, muito mais, queremos tudo." dizem aqueles que acreditam e que sabem que é possível (eu incluo-me
    nesses).

    É de La Palisse que quanto maior for o (bom) investimento, maior será o retorno, como ficou provado este ano.

    Pelo que tenho lido, a Direcção pensa da mesma forma.

    Não faço a mais pequena ideia de quem virá, limitei-me a expressar o que eu gostaria, porque entendo
    que ter um jogador como Ronaldinho (chamem-lhe o que
    quiserem, como fizeram a Saviola e Aimar) é meia vitória em jogos internacionais e vitória completa cá neste vergonhoso campeonato.

    Sem abdicar de Cardozo (quero-o por muitos anos), entendo que num campeonato como o que temos, Huntelaar é rapaz para marcar acima de 40 golos.

    Sabendo que o Milan despacha Huntelaar por 12 a 15M,
    bem negociado não é caro.

    Sabendo que Milan e Ronaldinho estão algo "saturados" um do outro, uma operação de charme
    e "mais algum" do nosso RC, sob a égide do Presidente, pode tornar a coisa possível.

    Depois, temos um "trunfo" enorme, que tal como Pato,
    está prestes a explodir, imaginem o que serão se jogarem juntos.

    Quanto aos ordenados dos jogadores, há que ter muito bom senso, mas trata-se de jogadores com carreiras para relançar e além disso a QUALIDADE que
    faz a DIFERENÇA tem custos.

    Tenho a certeza que o "Zé da Luz" os pagaria de boa vontade.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo7/6/10 17:00

    Finalmente, alguém que pensa como eu!

    Até nem era preciso muito para pagar ao ronaldinho...bastava, não ter que pagar ao Zoro, Jorge Ribeiro, Luis Filipe...e só nestes, já estariam disponíveis 250.000€/mês...

    Caros, são aqueles que não jogam...

    E para quem não sabe, o Ronaldinho no ano passado...marcou 20 golos no AC Milan...na fácil Liga Italiana...

    Ele só precisa de 1 treinador que puxe por ele...e não tenho dúvidas que o Jesus, faria dele novamente, dos melhores do Mundo...

    Kallou

    ResponderEliminar
  13. Pronto...venha de lá o Ronaldinho mais o Huntelar e ninguém nos agarra, eheheheheh

    Ai..ai...sonhos, doces sonhos!!!

    ResponderEliminar
  14. Anónimo7/6/10 17:17

    Mais umas vacuidades...

    E porque não tentar igualmente o Beckham para assim conseguirmos não um mas sim dois patrocinios intenacionais?!

    ResponderEliminar
  15. Anónimo7/6/10 17:20

    discordo em absoluto, ronaldinho ja mais, ate parece estranho discordar de ti gb, mas penso que o ronaldinho nao vinha acrescentar muito mais a equipa do benfica, acho que o glorioso tem razao quando diz que a equipa ficava desequilibrada,o milan n ofereceu logo no minimo teriamos de entregar 10M por este artista, e se o benfica conseguir melhores patrocinios nesta faze nao devia investir em jogadores com salarios loucos, o slb nao tem poder para isso as nossas contas nao o premitem, alem do perigo de desequilibrar o plantel, ser uma aposta falhada, e por um custo extra nas contas do slb, de nao ter os tais patrocinadores multinacionais casso o jogador tenha uma ma entrada no campeonato, axo que com 5 milhoens anuais no minimo deve dar para pagar a 4 jogadores por ano. se o slb reduzise em 5M o seu passivo todos os anos concistente mente eu ja nao diria que era mau.

    barrosao

    ResponderEliminar
  16. Anónimo7/6/10 17:29

    o Benfica nao precisa de vedetas para vender camisolas e isso que eu gosto e que me agrada, o real madrid vende camisolas pelo nome dos jogadores eu comprei o ano passado a preta e este ano vamos ver se a merda azul desaparece de la compro tb a nova, mas sem numero atras as minhas camisolas n precisam de dizer rui costa, ronaldinho, cristiano ronaldo, as minhas camisolas do slb basta serem do slb, nao pago cotas pois vivo a mais de 500km do nosso glorioso estadio.e acabava por ir apenas ver 1 ou no maximo 2 jogos por ano mas sempre que posso la vem um equipamento porque como o RAP diz nem que seja um pano da loiça se tiver o simbolo do benfica é lindo.

    barrosao

    ResponderEliminar
  17. Anónimo7/6/10 17:50

    Mas alguém, entre os que discordam, consegue ler mais do que o título do tópico!??!?!?

    O Ronaldinho, como já disse atrás, JAMAIS seria a de vender camisolas.

    Obviamente que resultaria também para isso, mas longe de ter isso como primeiro ou mesmo segundo objectivo.

    O objectivo 1 é mesmo DESPORTIVO, ao nível da QUALIDADE INEGÁVEL do jogador. E o objecto 2 é o da projecção internacional do SLBenfica... assim soubessemos capitalizar.

    Ronaldinho como jogador acabado???? Quem me dera que o Saviola e o Aimar tivessem cá chegado tão acabados como ele. Aliás, o Ronaldinho está, ainda e apesar de ser mal disciplinado pelo Leonardo, a jogar muitas vezes mais que o Aimar, sejamos honestos.

    ResponderEliminar
  18. RedNight7/6/10 20:31

    Estamos a falar daquele que é considerado, por muitos, melhor jogador da década, Geração. :)

    Os que o criticam por não ter o rendimento desportivo condizente com a sua qualidade, deveriam ter visto esta última temporada, onde foi, sem sombras de dúvidas, o melhor jogador do AC MILAN.

    ResponderEliminar
  19. icabalei7/6/10 20:38

    Penso que já se anda a pôr a carroça à frente dos bois.
    Não será por acaso que o Presidente continua a martelar nos 300.000 sócios.
    O Glorioso está com um passivo enorme e também há que o diminuir para que a sobrecarga de juros seja atenuada.
    Mais a mais com o preço do dinheiro a subir como está.
    Ainda temos que virar uns frangos até nos pormos com esquemas à Real Madrid.
    Penso que o que o Glorioso mais precisa agora é de rapaziada que sue MUITO a camisola.
    E que os títulos começem a ser mais regulares para que entre capital.
    Não serão os novos direitos televisivos e o naming que só por si façam cair dramáticamente o passivo.
    Já tenho referido várias vezes que considerando o que se passa dentro das quatro linhas e fora, precisaremos de mais 20 anos para endireitarmos o barco definitivamente.
    Por ser a primeira vez no blogue, as minhas Saudações Gloriosas a todos!

    ResponderEliminar
  20. Anónimo8/6/10 01:04

    icabalei fala tu que falas bem

    ResponderEliminar
  21. Anónimo8/6/10 01:16

    eu acho que deveriamos pensar nas nossas finanças...tudo bem que teriamos dinheiro para pagar a transferencia de ronaldinho e que até era bem vindo e depois? quantos milhoes anuais pediria um jogador desta categoria? nao está certo...e outra compra que se realmente vir a concretizar e nao concordo é o leto do panathinaikos...10 milhoes? e ele nem é nada de especial..tivemos o balboa e foi um fiasco...eu acho que deviamos reaproveitar o freddy adu porque ele trabalhado daria um senhor jogador..ronaldinho seria bem vindo..mas as finanças nao iriam aguentar muito tempo...seria um desastre e nao tou a ver um jogador destes a reduzir drasticamente o seu salario. outra coisa e para finalizar, o filipe vieira na minha opiniao vai chorar nao ter vendido o cardozo por 25 milhoes...porque sejamos realistas..26 anos..corrida nikles, pé direito nikles e o que lhe vale é o pé direito e LFV quer 35 milhoes? é demais...e cardozo pelo que vejo ja esta contrariado e nao quero o meu benfica a ser o novo sporting....
    saudaçoes benfiquistas

    ResponderEliminar
  22. Só uma coisa amigo geração...o quente faz pensar que o Benfica algum dia pensou no Ronaldinho?...e foi mesmo coincidência a referencia ao ronaldinho...pensamentos sintonizados... :)

    ResponderEliminar
  23. Anónimo8/6/10 10:17

    Oh geraçao, tu tens com cada uma!!!
    é que ja estou a ver o ronaldinho gaucho a jogar contra o paços de ferreira, contra a naval, contra o setubal, etc...excepto porto, sporting e braga, agora nos outros?eheh...acho que ainda ia jogar menos que jogou o reyes.
    mal por mal, deixa ca estar o aimar, ao menos enquanto pode ainda corre e mexe com a equipa
    ronaldinho jamais

    ass: o primo do choco frito da casa santiago

    ResponderEliminar
  24. Sem uma presença sustentada na Champions será muito improvável esse negócio. Esta época estamos lá, é sem dúvida uma vantagem nas contratações, mas nas últimas décadas não temos tido uma presença assídua na Liga Milionária. E todos sabem isso.

    ResponderEliminar
  25. Anónimo8/6/10 13:02

    saudações!
    Venho só comunicar que por muitas especulações que existam do guarda-redes que o nosso grande Benfica vá contratar eu recaia-me para uma grande esperança: Guillermo Ochoa. tem 24 anos, é àgil e defende as cores do América do México. Acho que o nosso Rui Costa deveria olhar para este rapaz que ainda tem uma margem de progressão enorme e de certeza que cairia bem ao nosso glorioso...de certeza que sairia mais barato mas é só uma opiniao.
    aqui deixo um link do youtube com alguns atributos deste jovem guarda-redes.
    http://www.youtube.com/watch?v=wHolIsV0ZGg

    saudações benfiquistas! Campeões alé!!

    ResponderEliminar
  26. Que saudades do Ronaldinho gaucho na seleção brasileira, dos seus dribles fenomenal, disconsertantes, deixando o adversario a ver navios, olhando para um lado e tocando para o outro, dando balãozinho no DUNGA, acho até q. foi por este motivo q. o Dunga não o convocou, pois ele não gosta de craques, digo RONALDINHO, GANÇO, NEIMAR, FERNANDÃO,ADRIANO IIIIIIIIIIII, ETC...ETC..., estou torcendo pela seleção brasileira, pois sou brasileiro com muito orgulho, e vou torcer pela seleção sempre, mas estou muito decepcionado, e tambem esqueci QUE ELE NÃO CONVOCOU O PATO, mas vamos ter fé, e acreditar na seleção q. tambem tem bons jogadores mas esta o DUNGA FICOU DEVENDO PARA NOS BRASILEIROS..... ATÉ BREVE JIOD

    ResponderEliminar
  27. vamos ter um craque do benfica viva o benfica

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking