O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 23 de junho de 2010

A postura "Sniper" que se exige

. 5 comentários
Já aqui falei vários tópicos sobre o enquadramento para a nossa estrutura de futebol em 2010/11, em especial no tópico Definições e Indefinições do SLBenfica 2010/11. Sempre que se fala em planeamento, logo aparecem o tema mais interessante: As contratações e as vendas de jogadores.

Neste vertente, como noutras há alguns factores muito significativos a ter em conta: o timming, a assertividade das escolhas, a capacidade de concluir rapidamente os negócios, a gestão da comunicação ao longo dos processos. Exige-se uma postura de "sniper": suficientemente calmo para ser preciso, suficientemente agressivo para ser... implacável.

A postura do "sniper" passa por uma atitude discreta, fria porém absolutamente precisa. Tem os alvos bem identificados e pauta-se por atingi-lo letalmente com apenas um tiro, deixando os seus "opositores" sem capacidade de contra-golpe ou evitarem, dado que o "sniper" dispõe também sempre de um estruturado plano de fuga.

Neste momento o SLBenfica atravessa um momento de concretização de um planeamento que, preferencialmente, em todas as modalidades já deverá ter alguns meses de sustentabilidade. É hora de "atirar a matar", sem contemplações e já com um plano de fuga caso não seja possível concretizar o objectivo.

Traduzindo isto para a linguagem desportiva, por esta altura os nossos alvos finais terão que estar bem identificados, já depois de termos percebido ao longo dos últimos meses acerca da fiabilidade das abordagens a efectuar. À margem disso, em sentido inverso, é fundamental rapidamente colocar os dispensados/vendidos/emprestados de forma criteriosa (especialmente os emprestados) que possa traduzir-se em retorno.

As políticas de comunicação associadas têm que garantir necessariamente a máxima discrição sobre estes temas e as negociações não podem ser conduzidas "à moda antiga", deixando-as arrastar e desgastar. É preciso saber-se o que se quer e pode querer, montar-se a estratégia e... atacar sem contemplações.

As alterações mais estruturantes deverão ser "preparadas" de forma prévia para garantir que não se incorrerá em erros de palmatória e momentos de divisão entre adeptos fruto dessas decisões quando forem comunicadas já em momento de fragilidade. Isso mesmo se passa com o tema do André Lima (a caminho da FPF) por consequência da entrada do Paulo Fernandes - mais uma antecipação do GB.

O arrastar do "tema DiMaria", a aceitação de condições não previstas no planeamento da temporada, etc. são factores de desgaste que implicam revisões extraordinárias dos planos de preparação da nova época, de forma desnecessária. A dispersão de esforços em torno de temas que não se encontram fechados quando poderiam/deveriam, resultam necessariamente em situações de menor qualidade de trabalho.

Este "aviso a navegação" não é uma critica nem uma vontade de ver os assuntos desde já todos resolvidos, pois como já disse, o mês de Julho será sim o de mais decisões.

O que pretendo com este tópico é o alerta para a necessidade de nos impormos negocialmente e de melhorarmos significativamente a forma como negociamos e comunicamos. Se for necessário numa primeira fase que se envolva o director de comunicação nas negociações para que seja possível transmitir normas e regras para os jogadores, agentes e mesmo clubes vendedores ou compradores.

É certo que precisamos de dinheiro, mas também temos em jogadores como DiMaria ou David Luiz, dos melhores e mais atractivos jogadores do Mundo... algo que não se substitui facilmente.

Olhar diariamente para a imprensa e ver negociações/conversações a arrastarem-se semanas sem definição objectiva, ou ver quase diariamente jogadores do Benfica ou alvos potenciais a falarem para a imprensa desportiva de Portugal, é algo que já não se coaduna com a dimensão e realidade do SLBenfica.

Há inúmeros valores de muita qualidade na formação que necessitam de ter uma colocação planeada e potenciadora dos seus valores. Isso não poderá ser efectuado quando os planteis já estejam definidos (ou perto) e os nossos jogadores aparecerem como "mais uns".

O mesmo se aplica às contratações de jogadores ou treinadores para as mais diversas modalidades - onde alguma indefinição fez-nos já perder alvos relevantes no futsal ou no basquetebol.

Há boas inciativas, há muito aqui faladas no GB a serem levadas a cabo, como é o caso da parceria com o Fátima. Novamente algo amplamente anunciado antes de ser efectivado e a pecar por pouco ambicioso.

Para terminar, também nas renegociações de contratos de jogadores ou dos direitos televisivos esta questão da "postura sniper" (procura do momento certo) é absolutamente vital para não voltar a tomar decisões que mais tarde se tornarão penalizadoras. Não há motivo para precipitações e "tiros em falso" que nos coloquem em posições de fragilidade, salvo se houverem outros interesses que não apenas os do SLBenfica para defender...
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

5 comentários

  1. GB sigo atentamente e com muita satisfaçao a tua dedicaçao ao nosso glorioso e queria felicitar te por tudo o que tens feito(juntamente com algun(s) colaborador(s) que tenhas).
    E venho dizer t muito sinceramente que ja vi hoje uma noticia que me deixou muito triste e que cada vez mais parece ser uma realidade di maria por 25M. nem acredito =(
    Deixei esse comentario no site onde li a noticia e é o que vou fazer...um abraço ass Claudio

    senhores da instituiçao do Sport Lisboa e Benfca ficam ja avisados que se o di maria sair por menos um centimo de 30 milhoes(valor que eu considero minimo) o meu cartao de socio vai para o lixo. chega de incompetencia nas vendas chega! eles pagam 100 milhoes por um gajo peneirento e nao teem 30/40 para dar pelo di maria que ainda vale mais do que 30? enfim LFV no seu pior.
    o ano passado fix 14/15 vezes a viagem serra da estrela Lisboa sao aproximadamente 800km ir e vir, se isto for verdade nao ponho la os pes na proxima epoca e sem cartao de socio!
    ACABOU este vai abaixo metao la o roberto no meu numero de socio!!
    claudio cunha 113411

    ResponderEliminar
  2. Mas ó Claudio...tencanise MEO!!!

    Tu acreditas nos merdias,junta-letras e papagaios amestrados?
    Espera pelo nosso Comunicado.
    Tu como sócio do nosso GIGANTE só deves acreditar em 3 orgãos de informação: Jornal do Benfica, Mística e Benfica-TV...o resto é MERDA!!!!!!!!!

    O DI MAGIA foi vendido por 35 Kilos de euros e, se o nosso menino contribuir para a conquista de titulos, vêm mais euros para os nossos cofres.

    ResponderEliminar
  3. ...e outra coisa ó Claudio Cunha, se tu és o socio 113.411 eu sou o 9 mil e picos.

    Não quero dizer com isto que sou mais e melhor Benfiquista do que tu. Nada disso. Apenas para que saibas que já cá ando há mais tempo a virar frangos e a saber o que dizem os mérdias e junta-letras.

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente, por muito que LFV já tenha feito pelo nosso clube, o presidente na hora de negociar é pouco perspicaz! E basta ver lembrar os negócios Simão e Tiago, nos quais o Benfica embolsou menos de 30 milhões de euros! Como tal, nas possíveis vendas de Di Maria, David Luiz e Fábio Coentrão já duvido seriamente que o SLB consiga chegar aos 70 milhões quando vender estes activos (no máximo da sua cotação)! E mais, se o Di sair para o Real por menos de 30 milhões de euros, LFV perde o crédito! E terão de ser mesmo 30 milhoes! Não é recebermos esta quantia para irmos ao Real buscar Rodrigos, Alípios ou Alonsos por uns 10 milhões!

    ResponderEliminar
  5. caros benfiquistas: vamos a confiar na direcção e aguardar pela informação por este veiculada! eu acraedito nesta direcção, no LFV, RC e no treinador JJ, de tal forma que apesar de ser simpatizante do benfica desde que me conheço como gente, apenas agora me tornei socio nº 218219, apenas 2 nºs acima de Gaitan e a três de Jara.
    Saudações benfiquistas
    Paulo Antunes
    Coimbra

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking