O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 9 de junho de 2010

A obsessão da "Clausula"!

. 5 comentários
A "clausula" parece a vuvuzela. Anda na boca de toda a gente... É clausula para lá, é a clausula para cá, toda a gente aponta ao valor acima, abaixo, etc.!

O Presidente começou por ser claro como água. Vendas de jogadores de top mundial - DiMaria, Cardozo, David Luiz, Javi Garcia, Ramires, Luisão ou Saviola - só pela clausula de rescisão. Caso contrário, em 2010/11 seriam jogadores do SLBenfica.

Eu já disse aqui algumas vezes que, pelo GB, não só não se deveria admitir outro cenário que não fosse a venda pelo valor - em cash - das clausulas, como até deveria ser comunicado ao mercado "comprador", o interesse em manter as "pérolas" a todo o custo, tentando (mesmo em bluff) renovar e melhorar os contratos.

Na impossibilidade de se ter seguido este caminho, seja qual for o modelo de comunicação seguido, nenhum destes jogadores acima deveria ser possível transferir por outras condições que não fosse o pagamento integral da clausula de rescisão.

A Inclusão de Jogadores
A saída destes jogadores implicam, contudo, a necessidade de ir ao mercado. Nesse sentido, deverá o SLBenfica deverá estar disponível para inserir jogadores nestes negócios? A resposta é: "SIM, mas..."

Ou seja, se tivermos a oportunidade de contratar um jogador, envolvido no negócio da venda de um dos nossos jogadores, que seja um jogador que esteja nos planos do SLBenfica, penso que fará todo o sentido reduzir o impacto financeiro das operações.

O que não faz qualquer tipo de sentido é andarmos "à pesca" de jogadores nos clubes compradores - nos seus dispensados ou nos pouco estratégicos - para fazer a vontade aos clubes compradores, tipicamente com muitas capacidades financeiras.

A fazer fé nas notícias que nos chegam de Espanha e de Portugal, o que me parece que está a acontecer com a transferência do DiMaria e poderá acontecer com a do David Luiz e até do Cardozo.

Uma coisa é vender, por exemplo, o David Luiz ao Milan e abdicar do valor da cláusula a troco da inclusão de Huntelaar, por exemplo, no negócio. Outra coisa é baixar o valor da clausula do DiMaria para "ir a pesca" de jovens valores da cantera do Real Madrid B.

Posto isto, não só estará o Presidente a falar à sua promessa, como na minha perspectiva estará a fazer um negócio pouco interessante. Sim... já sei que não faltarão as comparações com o processo do Javi Garcia, como também não faltará a "publicidade" de dizer que os jovens vêem avaliados em milhões, querendo convencer-nos até que o valor de compra do nosso jogador é até superior ao valor da clausula.

O que é certo é que DiMaria é já um dos melhores jogadores do Mundo na sua posição, não é nenhuma incerteza como esses jovens da cantera do Real Madrid (que até poderão vir a ser excelentes, mas se fosse esse o caso não seria oferecidos assim). Por outro lado, a equipa começa a ganhar um estatuto que não se pode construir em função das opções e oportunidades negociais das vendas... mas sim das compras.

Quanto à "publicidade" do valor dos jogadores à troca... para esse peditório eu já dei com a transferência do Simão, que ainda estou a espera dos tais dois jogadores que nunca chegaram.

Fica o aviso à navegação e o desejo que as noticias não se venham a revelar verdadeiras.

PS- Quanto à mais que provável contratação de Roberto, fica a opinião do GB para quando tal for oficial, sendo que me parece ser uma boa opção, mas não - definitivamente - a aposta que precisamos para "dar pontos".
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

5 comentários

  1. Sou leitor assíduo deste blogue embora não tenha o hábito de comentar.

    Caro GB, fala nesses dois jogadores do At. Madrid mas eu vou mais longe... Ainda estou à espera dos amigáveis com o Tottenham e PSV, definidos aquando das transferências do Ricardo Rocha e do Koeman.

    ResponderEliminar
  2. Meu caro GB

    Completamente de acordo. Mas ou muito me engano ou Di Maria irá ser vendido por 25 milhões de euros. E para dourar o negócio enviam-nos dois ou três jovens recém saídos da formação merengue.

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  3. eu não sou do Benfica, sou da grande Briosa, mas se querem jogadores jovens do Real Madrid vão buscar o Sarabia e o Alípio, que são dois grandes jogadores.

    ResponderEliminar
  4. RedNight9/6/10 23:41

    Geração,

    Sempre se confirma, então, o cenário que falámos via email?

    Saudações Gloriosas

    ResponderEliminar
  5. Vermelhusco10/6/10 16:14

    O LFV ja veio dizer que o negocio do Di Maria nao envolve jogadores...
    Esperemos que seja verdade. E esperemos que o Benfica receba pelo menos 35 milhoes. Ou entao que nao venda a totalidade do passe se o Real Madrid nao der o dinheiro desejado.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking