O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 25 de maio de 2010

João Gabriel - Por trás de um Grande Clube....

. 11 comentários
Conforme prometido ontem, e dado o sururu do momento em torno de uma pseudo-demissão de João Gabriel, é oportuna a minha opinião sobre o (ainda) actual (e talvez futuro) Director de Comunicação do SLBenfica.

Na barra lateral do Blog, há um espaço chamado "Dossier Benfica by GB", é um conjunto de tópicos que fiz antes das eleições do ano passado (Julho) em que um deles versa precisamente sobre a Redefinição da Política e Estrutura de Comunicação.

Já antes disso, corria o mês de Abril de 2009, o GB lançou o tópico O Benfica e os Outros... (A comunicação).

Quem quiser voltar atrás, poderá tentar entender muito bem o que me refiro sobre o grau de exigência que tem que ser imposto a um departamento de comunicação do SLBenfica. Mas ainda assim, acho que é possível ir ainda mais longe do que foi definido nesses dois tópicos que considero muito actuais e oportunos.

Sobre João Gabriel, o que me oferece dizer é que está a fazer um trabalho muito bom no que ele efectivamente sabe fazer: Estruturação da mensagem, oportunidade dos conteúdos e definição da mensagem a passar ao público alvo.

Caso o João Gabriel tivesse sido contratado para assessor de comunicação do Presidente Luis Filipe Vieira, eu diria que uma eventual saída deste profissional seria um efectiva perda a considerar e cuja substituição seria complicada e que implicaria uma escolha muitíssimo criteriosa.

... Só que João Gabriel é um funcionário da SAD do Sport Lisboa e Benfica e foi contratado para Director de Comunicação, não do Sport Lisboa e Benfica, mas da SLBenfica SAD. Ou seja... do FUTEBOL do Sport Lisboa e Benfica.

Conforme eu tive oportunidade de escrever antes, o futebol português é uma imensa teia de interesses em que a Comunicação Social é o maior do seus cancros, dominado pelo maior dos "patrões" do futebol nacional - Joaquim Oliveira. Ele é Sporttv, DN, JN, TSF, 24Horas, O Jogo... todos metem o "bedelho" no futebol com pretensas informações exclusivas.

É um "sub-mundo" completamente corrompido por teias de poder, jogos de interesse e outras atitudes que não abonam a favor de nenhum dos seus intervenientes. Ainda assim, não se julgue que o Benfica passa à margem destas situações... José Manuel Delgado n'A Bola, o Nuno Farinha no Record, o João Gobern na RTP... enfim.

Eu não pretendo "mudar o mundo" da Comunicação Social. Isto das influências não acontece só no futebol, faz parte de um submundinho sujo que mexe com muitos interesses, muito dinheiro e com o sucesso (ou não) de muitas operações que impactam directamente com a realidade dos clubes.

É preciso, isso sim, de uma vez por todas aprender as regras do jogo e saber jogá-las! Para tal é preciso que a SLBenfica SAD não tenha apenas um Director de Comunicação, mas sim um Departamento de Comunicação para o Futebol... que são coisas totalmente distintas.

O Departamento de Comunicação tem que ser constituído por operacionais de terreno que conheçam, com experiência de muitos anos, este submundo do futebol. Não chega falar bem, conhecer os jornalistas, ser amigo de A ou B.

É preciso vir desse submundo, conhecer os podres desse submundo, conhecer os jogos de interesses e as jogadas de bastidores desse submundo. Só assim seremos hábeis o suficiente para saber fazer contra-poder sem que nos rebente nas mãos, sem hostilizar quem tem o poder de comunicar diariamente com o mercado de massas.

Depois, acima desses operacionais (uma/duas pessoas) é preciso que haja uma voz aglutinadora - que seja ouvida na SAD e na definição estratégica do futebol do SLBenfica - que possa ser capaz de juntar estes elementos e dados operacionais para conduzir a estratégia de comunicação do Clube.

Essas duas pessoas tem que ter a capacidade de ser um elemento dinamizador ao nível do Jornal O Benfica, da BenficaTV e da acção sobre todos os jornalistas que diariamente acompanham o dia-a-dia do SLBenfica directa ou indirectamente.

A alternativa é fazer continuar a evoluir o trabalho de João Gabriel e do Ricardo Maia, dia após dia, com o "custo" que isso pode ter em erros acumulados que, necessariamente, causam desgaste junto destes dois profissionais do SLBenfica e que entendo que têm um papel importante.

Ou seja, o que os adeptos "consomem" no dia-a-dia dos jornais desportivos e generalistas, que suportam todos os dias as suas primeiras páginas em noticias sobre o futebol e, em grande parte, sobre o Benfica, deveria ter uma pequena equipa dedicada ao seu acompanhamento e a, porque não dizer, influenciar as suas acções.

Só desta forma, teremos capacidade de lugar de igual para igual com um sistema que "cozinha" noticias, que sabe antecipadamente das noticias e informações relativas ao SLBenfica e pode assim intervir sobre elas, etc.

Não seguir este caminho tem como necessário resultado aquilo que acredito ser o actual momento de João Gabriel: Um efectivo cansaço perante a imensidão de ameaças externas que o SLBenfica sofre... em contraposição com uma "máquina desafinada" para responder a esses desafios que actua difusa, sem estratégia e sem preocupação com o que se diz ou faz.

É por isso que Pedro Guerra diz e faz no Jornal e na BenficaTV o que quer e lhe apetece, apaixonadamente, é certo... mas cometendo imensos erros, que não são estratégicos porque... ele não tem estratégia.

É por isso que Pragal Colaço, com o seu passado como defensor do Jacinto Paixão, tem voz na BenficaTV (e recebe por isso).

É por isso que Ricardo Maia vê o seu potencial demasiado focado em tarefas operacionais e sem liberdade estratégica...

É por isso que depois João Gabriel tem que lidar com "inúmeros fogos ateados" e que o enredam em erros que ele próprio acaba por cometer sem ter essa vontade.

... Em resumo, a pergunta que eu deixo é: Quem não se cansaria?!

Caso se tenha verificado a demissão, mais uma vez, lá vai o Presidente correr atrás do prejuizo e tentar demover João Gabriel, espero que com sucesso, desta situação. Mas em caso de sucesso, é bom que alguém pense em não repetir os erros do passado e, de uma vez para sempre, entenda as "regras do jogo" para poder fazer um trabalho em defesa do SLBenfica.

Como diz no título, Por trás de um Grande Clube... Está um Departamento de Comunicação (mas ninguém o vê ou ouve)...!

PS - A foto escolhida não é inocente. Uma parte do insucesso de Quique Flores esteve na ausência de alguém que o preparasse para a Comunicação Social que enfrentou.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

11 comentários

  1. Nem sempre estou de acordo com o seu ponto de vista ou melhor do que escreve, mas este seu artigo é muito pertinente e seria muito importante que as cúpulas do Benfica o lessem.
    Se me permite, gostaria de lhe fazer um pequeno reparo. penso que os seus textos pecam um pouco por serem extensos. Mas quem sou eu para lhe fazer tal reparo?!
    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  2. Sempre oportuno, caro GB. Um clube como o Benfica e no presente, tem realmente de ter uma estratégia bem montada e melhor executada. E nós até temos algumas armas, como a Benfica TV e o Jornal. Talvez nos falte uma rádio. O que achas?
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. O GLORIOSO25/5/10 18:05

    Mais uma vez um post 5 estrelas. Geração como sempre dando "lições" em todos os niveis, parabens concordo com tudo.
    O João Gabriel é um grande profissional e tem feito um grande trabalho e vai continuar a fazer mesmo com as dificuldades que referiu.
    Já agora o porquê dar audiencias a programas anti-benfiquistas como o trio indo lá o nosso JJ?
    De facto aindá há muita coisa a melhorar

    ResponderEliminar
  4. "É por isso que Pragal Colaço, com o seu passado como defensor do Jacinto Paixão, tem voz na BenficaTV (e recebe por isso)."

    Informa-te pá que o Pragal Colaço é primo do Jacinto Paixão por isso é que o defendeu.

    ResponderEliminar
  5. é inacreditável como se escreve tanta asneira junta!!! Porque não se informam primeiro sobre as coisas e vêem como funciona o benfica? Talvez devam ao jacinto Paixão as escutas do Youtube... tipos ressabiados...benfiquistas, não...se quiseres ser tu a pagar as informações damos-te a conta para depositares o dinheiro...

    Já agora porque JJ foi ao trio de ataque e não à BTV?´Nem vale a pena estar a trabalhar mais para e perdoem-me o termo "PARVOS". Desenrasquem-se!

    ResponderEliminar
  6. Caro anónimo,

    Isso de vires para aqui, como anónimo, dar a ideia que o Jacinto foi "controlado" pelo Pragal para podermos ter as escutas... isso é no minimo muito rebuscado.

    Já para não dizer que alguem por dentro do processo nunca diria isso.

    Pragal is that you?

    Se for... "porque no te callas?"

    ResponderEliminar
  7. mas quem é esse pragal? é aquele que defendeu em tribunal uma pseudo-vitima de um caso de assedio sexual nas piscinas da luz so para meter uns euros ao bolso e que afinal ainda ficou a ganhar com o negocio, pois ainda lhe deram trabalho no Benfica? é esse? ha gajos de sorte...e esse é um deles

    ResponderEliminar
  8. porque é que os empossados da estupidez não dão a cara de vez e aparecem a discutir as coisas de peito aberto...têm medo é? como é que vocês concluem coisas sem saber a verdade delas? provem lá o que dizem? Vocês fazem-me lembrar aquele gajo, que vem da província e vê um preto, para logo dizer - Estou na Amadora! Mas que cambada de artolas que vocês são!!! Porque não se dedicam à pesca da sardinha?

    ResponderEliminar
  9. Caro amigo "Anomino das 16.03" eu não vou defender seja quem for, mas o meu amigo escreve como anónimo e ainda vem falar em "dar a cara"?

    Quem é que veio aqui defender o Pragal Colaço (ou deverei dizer "defender-se") sem pelo menos se fazer diferenciar por um nickname?

    ResponderEliminar
  10. Vexas tem um cérebro do tamanho de uma ameixa...como concluem que é o Pragal Colaço a defender-se? O que ele tem mais é gajos a defenderem-no e a rogar para ele continuar no Benfica - basta ver a BTV. Vocês é que falam sobre o que não sabem...ele ao menos dá a cara na BTV e em todo o lado, a troco de prejuízos, e deu contra o Porto - Aguiar, Pinto da Costa, Porto, tudo, para não falar no Vale...e vocês ZERO! Nem ninguém nunca ouviu falar de vocês...se ele sair do Benfica, a culpa é vossa, porque não percebem nada, porque ele quer se ir embora, não é o J. Gabriel, que por sinal é muito bom!...ou pensam que as coisas são o que parecem?

    ResponderEliminar
  11. Hum, ca para mim o tal anonimo é mesmo o pragal, ou será que foi dos que comeu com a historia das piscinas da Luz? direirinho facil, entrujando o clube que ele diz tambem ser seu.
    Ja para nao falar do salario principesco que aufere da avença que tem com o clube, onde so diz asneiras na Benficatv.
    oh pragal, vai pregar para outro lado.

    Ze Manel

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking