O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

CP - Comboios de Portugal só abre excepções para partidos políticos

. 54 comentários

Esta ano a CP recusou disponibilizar um comboio especial para fazer o transporte dos adeptos do SL Benfica que se deslocarão ao Porto no próximo sábado.

O Sport Lisboa e Benfica, servindo os seus sócios da melhor forma possível neste campo, tem assegurado ao longo dos anos em articulação com a CP vários comboios especiais para que os seus sócios possam mais facilmente apoiar o SL Benfica.

Infelizmente, pelo visto as prioridades da CP não passam por servir de igual modo todos os cidadãos.

Ainda em Agosto de 2018 aconteceu isto:

"O PS alugou um comboio à CP (Comboios de Portugal) para transportar militantes do partido desde o Pinhal Novo, em Setúbal, até Caminha, no Alto Minho, para que estes pudessem estar presentes na festa de verão socialista, avança o jornal Público.

De acordo com o diário Observador, que teve acesso a uma deliberação da Infrastruturas de Portugal, a transportadora chegou mesmo a aceitar "os atrasos resultantes a outros comboios" para que os comboios que seguiam em direção à reentré socialista circulassem. As viagens de ida e volta ocorrem nos próximos dias 25 e 26 de agosto, sábado e domingo, e terão a duração de sete horas cada uma.

Esta situação ocorre numa altura em que a CP se encontra debaixo de fogo devido à ruptura da sua frota que tem afetado o serviço regular de transporte de passageiros, provocando atrasos e supressões. Esta sexta-feria, foram anunciadas três greves que irão afetar a circulação ferroviária na próxima semana.

Recorde-se que é devido às falhas constantes e falta de material que este ano a CP não vai realizar os comboios especiais do Benfica, que traziam milhares de adeptos à capital para assistir aos jogos, de 15 em 15 dias.

De acordo com a mesma publicação, também a APAC (Associação Portuguesa dos Amigos dos Caminhos de Ferro) não teve a possibilidade de alugar um comboio para a sua festa de aniversário e os ingleses do PGT (Portuguese Traction Group), viram-se a braços com dificuldades para organizar a viagem ferroviária que fazem desde 1998.

O Público avança ainda que a CP se recusou a divulgar o custo do aluguer do comboio por parte do PS, no entanto, o Observador revela que foi de 13 mil euros." - Record.

Até mesmo a operação de segurança na deslocação ao norte de milhares de adeptos do SL Benfica ficaria facilitada com a ida em comboio. Num país civilizado e organizado, as forças de segurança teriam capacidade de requisitar os meios necessários para controlar os acontecimentos.

Infelizmente em Portugal as medidas não são tomadas de acordo com prioridades práticas e de interesse comum. 

Fosse uma deslocação de adeptos do Sporting ou do Porto diria o mesmo. 

"Obrigado CP por NÃO estarem ao serviço dos cidadãos."

3Imprensa@cp.pt

apoiocliente@cp.pt

gruposlisboa@cp.pt


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

54 comentários

  1. Num país civilizado não haveria necessidade de as forças de segurança controlarem adeptos desportivos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente parece que cada dia que passa regredimos. Basta acompanhar as "promessas" que os fanáticos do Zagreb e do Split estão a fazer uns aos outros por ocasião da visita do SL Benfica.

      Eliminar
    2. Num país civilizado, idóneo e transparente, aquele antro de contumil já tinha sido extinto!

      Miguel Martins

      Eliminar
    3. Eu como por mais de uma vez fiz o trajecto até ao dragão no comboio estranho é o facto de só agora a CP ter tomado esta decisão. As carruagens ficam num estado deplorável

      Eliminar
    4. O André Ventura que avance com o projecto do partido político. Depois é fazer uma requisição à CP em nome desse partido...ou é só para os socialistas???

      Eliminar
    5. Viriato, não brinques com coisas sérias...

      Eliminar
  2. Estar ao serviço do pais é estar ao serviço dos adeptos do Benfica? Sem comentários...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É estar ao serviço de qualquer cidadão, em igualdade de tratamento.

      Eliminar
    2. Deves ter graves problemas de interpretação. Volta para a escola grunho!

      Eliminar
  3. Tabela Anti-Lixívia
    Benfica..... 56 (-5) = 61
    Corruptos.. 57 (+22) = 35
    Sporting... 46 (+14) = 32

    Aquilo que se passou na Luz foi a prova provada que este campeonato, ultrapassou em todos os indicadores, os níveis mais básicos de decência!!! Não existe qualquer explicação séria, que defenda a não marcação do penalty sobre o Pizzi. Se os avençados do Nojo, defendem que não existe penalty (um até defende que o Pizzi fez falta!!!), isso é completamente irrelevante... Essa gente não tem um átomo de honestidade em todo o corpo!!! Quando o VAR, bem, diz que foi penalty... e o Mota depois de rever as imagens na televisão, diz que não houve nada, é porque não tem condições de ser árbitro... tal como o Veríssimo na Taça da Liga!!! É demasiado evidente...
    Esta gente nem a 'roubar' são competentes... os mais experientes ladrões, facilmente explicariam a estes 'novatos' que é preferível 'roubar' aos bocadinhos, para passar despercebido, do que à descarada!!!

    Mas este não foi o único erro. Por exemplo, no 3.º golo do Benfica, o Seferovic é claramente empurrado... Até me parece que o empurrão, faz com que o Seferovic 'dê' mal na bola, e acaba por enganar o guarda-redes!!! Agora, pela não reacção nos média, tenho a certeza absoluta que se não tivesse sido golo, nem sequer teriam discutido a existência da falta...!!!

    No resto do jogo, o critério do costume: nos últimos 25 metros, não existe faltas a favor do Benfica... Qualquer jogador do Chaves, que vá ao chão nos últimos 50 metros, falta contra o Benfica... para potenciar as bolas aéreas, na área do Benfica!!!

    Ficou ainda outro penálty por marcar sobre o Félix, com 1-0 no marcador: o Maras antes da bola chegar ao Félix, dá claramente uma cotovelada nas costas do Félix... Esta é daquelas faltas que fora da área, são quase sempre marcadas...
    Outro dos lances mais absurdos, foi a recuperação 'limpa' do Rafa sobre o Costinha, que iria dar um jogada de golo ao Benfica... A recuperação é claramente 'limpa', o jogador do Chaves até se pode ter lesionado mas não houve qualquer falta...

    Até no apito final, o Mota conseguiu fazer merda... pois terminou o jogo, quando o Benfica estava a construir mais um jogada de perigo!!!


    Em Tondela, não houve Casos de golo ou penalty... com influência directamente neste jogo. Mas houve um critério disciplinar absurdo que protegeu os Corruptos... inacreditável como o Herrera chegou ao fim sem Amarelo!!!
    Isto quando o Herrera facilmente 'forçava' o Vermelho no final da partida para jogar contra o Benfica, cumprido o castigo no jogo da Taça com o Braga (adiado com este propósito...)!!!
    Mas uma realização do PorkosTV à medida, a esconder à descarada as repetições mais susceptíveis a polémica!!!

    Nota para os foras-de-jogo dos Corruptos: os fiscais só levantam a bandeirola mesmo no final da jogada, nem que seja 1 minutos depois...!!! Cobardes, todos...

    Comovente a forma como Ricardo Costa, depois de perder um jogo, se despediu dos 'seus' Super Dragays... isto num jogo, onde dois dos seus alívios deram golo do adversário... onde 'impediu' um golo da sua equipa... e ainda outras 'infantilidades'!!!!


    Nos Barreiros, mais uma monumental choradeira Lagarta no final da partida!!! Afinal, nem o Tiago Martins conseguiu 'dar' a vitória ao Sporting!!!
    Sim, o Marítimo fez anti-jogo... como qualquer outra equipa... Mas o Sporting voltou a ser beneficiado pelo apitadeiro: o Gudelj devia ter sido expulso... e o Coates deveria ter sido expulso, mais cedo: então qual é a diferença entre a jogada do Ferro na Vila das Aves e o 1.º Amarelo do Coates nos Barreiros?!!!
    Sendo que aparentemente ninguém se preocupou em saber se a falta foi cometida dentro ou fora da área... nem a PorkosTV!!!

    O Tiaguinho pelo menos não 'inventou' um penalty para o Bas Dost, parece-me que até os próprios apitadeiros, já não acreditam que o 'seu' Sporting, lute pelo título... agora vão apostar tudo na Taça!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. vou te medicar ; diazepam ; topiromato; paroxetina. e por fim seres menos mal educado. ninguém benfiquista se identifica com essa escrita. dr droux

      Eliminar
  4. É triste que uma empresa como a vossa, que eu pago apesar de não ser servido pelos comboios, não disponibilize transporte aos milhares de adeptos do Benfica que pretendem deslocar-se ao Porto em dia de jogo, próximo sábado.

    Obrigado

    Pp

    Já enviei este e-mail.

    ResponderEliminar
  5. Hugo Ginha27/2/19 13:55

    Na página do José Marinho alguém falou em 55 autocarros, o próprio Marinho confirmou, mas não houve mais informações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem está no SLB deveria lamentar publicamente o sucedido e questionar a CP pela desigualdade de tratamento.

      Eliminar
    2. E quem te diz a ti que isso não foi feito? As comunicações entre empresas não são coisas para serem tornadas públicas. Mas nada adianta se eles não têm material circulante, como é público.
      Mais grave é isto:

      Ludovico, ⚽ Amego 🔞


      @EAdlEssEAd
      3h3 hours ago

      Director Geral Futebol @FCPorto a almoçar 3 mesas ao nosso lado, com o Jorge Sousa e o Hugo Miguel.
      #entradas

      Eliminar
  6. Calma malta; Independentemente de tudo o que nos vão, ainda, tentar fazer até á hora do jogo, o Benfica tem 2 resultados possiveis contra os corruptos: GANHAR ou GANHAR!
    Eu aposto que vamos GANHAR!Contra tudo e contra todos: arbitros, VAR, pancada que os jogadores do fêkêpê vão dar nos nossos, claques e seus cânticos anti Benfica, estatisticas ou probabilidades de vitória, CMTV, jornal Record, Luis Freitas Lobo, à CP e até contra as pedradas com que vamos ser presenteados quando estivermos a chegar e a partir do covil do ladrão!
    MAS, juntos somos mais fortes e a união, a onda +, empatia e crença sentida entre a equipa e os adeptos, que é mais do que evidente, serão as unicas ajudas que todos os anti-Benfica nos poderão acusar nesse jogo!

    ResponderEliminar
  7. Falta a outra parte, quiçá a mais importante para melhor compreendermos a posição da CP.
    Ora então vamos lá acrescentar mais qualquer coisa.

    -O desinvestimento na ferrovia (por opção política, não tenhamos dúvidas), fez diminuir drasticamente o nº de comboios disponíveis para corresponder a todas as solicitações;

    - Para o serviço a adeptos do futebol, a CP tem disponibilizado material circulante (automotoras e carruagens) em condições de manutenção muito duvidosas, ou seja, o que de pior têm em "armazém";

    - O comportamento de grande parte dos adeptos no interior das composições, é deplorável; embriaguez, da qual resulta normalmente violência gratuita. Os prejuízos causados são por norma avultados. Sei bem do que falo, pois aderi a essa aventura uma vez e jurei para nunca mais. Quem manda palpites de fora, desafio nem que seja uma única vez a fazerem essa "maravilhosa aventura" e verão.

    Se reclamações houver, que as dirijam a este executivo governamental, cuja única prioridade foi devolver rendimentos aos aposentados e funcionários públicos. Agora como o dinheiro acabou, estamos a ver os resultados : serviço nacional de saúde em colapso, ensino miserável e investimento público numa queda nunca vista.

    O que é que isto tem a ver com a bola e os adeptos, perguntarão vocês e muito bem.
    Tem a ver na medida em que a CP está nas lonas e não tem comboios para acorrer a todas as solicitações.
    E, como vocês entenderão muito bem, não dá para disponibilizar alfas pendulares (talvez o único serviço de ferrovia decente e com alguma qualidade) para transportar adeptos da bola que deixam as composições num estado que...só visto.

    Peçam pois explicações ao Costa, Centeno e sus muchachos, pelo estado miserável e depenado em que se encontra a ferrovia em Portugal.

    É claro que ceder comboios a deputados, classe política e boys partidários, não é o mesmo que ceder a selvagens que tudo destroem por onde passam. Às vezes só mesmo pelo prazer de vandalizar.

    E isto, tanto se aplica aos adeptos do Benfica, do Porto, do Sporting, para só falar nos clubes em Portugal com maior expressão de adeptos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. @Zé Diogo27/2/19 15:29

      E se fosses meter a puta da politica naquele buraquinho escuro e malcheiroso que possuis ao fundo das costas?

      Achas que a situação da Carris, da Fertagus, da Transtejo, da saúde, da justiça, do ensino, é grave só porque apareceu a Geringonça?

      Vai catequisar para a tua aldeia... pode ser que encontres lá clientela mais cegueta!

      Eliminar
    2. Não há volta a dar, tens razão. O estado em que algumas carruagens ficam no final da viagem fala por si.
      Eu não me admiro por isto ter acontecido. Até pensei que acontecesse antes.

      A grande questão aqui é estarmos a meio de quarta-feira e não haver um plano, um trajecto, uma organização. A táctica para os adeptos é pontapé pá frente e fé em Deus? Peguem nos vossos carros e façam-se à vida? No contexto em que estamos, vamos ao estádio do rival, que nos odeia de morte. Tem tudo para correr "bem".....

      Eliminar
    3. Eu não meto questões partidárias(Partido A ou B) nisto.

      E as estações de serviço arrasadas por claques legais? Mulheres e crianças perseguidas só porque vestem a camisola do seu clube? Então paramos tudo e acabamos com o futebol.

      Tem que haver policiamento, interdição de bebidas alcoólicas, entre outras medidas.

      O que não vejo é qual a justificação para um grupo específico ter um tratamento diferenciado.

      Eliminar
    4. Vê-se pelo @Zé Diogo que, quando entre adeptos do mesmo clube se mete politica pelo meio, está tudo estragado.
      Ó @Zé Diogo, tem calma. A tua geringonça é para continuar...

      Eliminar
    5. @Zé Diogo27/2/19 18:59

      Meu caro Viriato a minha Geringonça tem mais de 230.000Kms, já fez mais off-roads em Portugal, na Tunisia e em Marrocos que alguns benfiquistos tem de anos de associados do Glorioso...e o meu único e partido de sempre e para toda a vida chama-se SPORT LISBOA E BENFICA!

      Eliminar
    6. Toda a razão relativamente ao desinvestimento na ferrovia que é muito, mas mesmo muito anterior à PAF, quanto mais à geringonça.
      O resto é conversa para encher chouriços. Os eventuais prejuízos causados nesta viagem eram suportados pelo Benfica. A CP já tinha posto fim ao comboio Benfica e ao Comboio Verde e nesses casos não havia os mesmos problemas que são apontados aos comboios especiais para o Dragão.

      Eliminar
  8. oh caro Shadows, alguma vez foste num comboio de adeptos ?
    as empresas de transportes metem à disposição dos adeptos da bola e dos alunos das escolas secundários, tudo quanto pior têm, pois a selvajaria a isso obriga.
    nos comboios, depois de terem bebido bem, andam à pancada, mijam por onde calha, partem vidros, forçam portas, enfim, é um festim.
    e a cp, que eu saiba, não tem assim um tão elevado stock de comboios da treta para satisfazer a malta da bola.
    a menos que quisesses que facultassem os alfas pendulares heheheheheheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem que haver policiamento, interdição de bebidas alcoólicas, entre outras medidas.

      O que não vejo é qual a justificação para um grupo específico ter um tratamento diferenciado.

      Eliminar
  9. Ora aqui está outra coisa para o Vieira se meter.
    Além dos lares, dos supermercados, das universidades, dos restaurantes, dos colégios, dos quiosques, da rádio, da tv, por que não uma ferrovia e comboios todos pintadinhos de encarnado para servir os sócios ?
    Vieira, chega-te à frente. Mais um bom negócio em perspectiva :-)

    ResponderEliminar
  10. Mesmo que a CP pusesse todos os comboios ao serviço do Benfica, para que é que isso servia, se só entram 2500 adeptos/sócios no estádio do Porto ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. só dou um conselho o ilustre presidente que convide mais vezes os membros do governo para o camarote ....que eu saiba a CP PERTENCE AO ESTADO.... VIVA VIEIRA .... CONVIDA O CENTENO E O COSTA .... SOMOS NESTOR TOTOS

      Eliminar
    2. Só entram sócios e com bilhete para o jogo.

      Eliminar
  11. Se houver transporte em autocarros gostaria de saber qual a segurança a que estes vão ser sujeitos para não serem vítimas de apedrejamento como aconteceu à pouco tempo.

    Relembro que ainda não houve mais informações sobre os suspeitos do apedrejamento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ir em autocarros ou carros particulares é uma receita para o desastre. Por isso é que um responsável de segurança deveria ter poderes alargados.

      Eliminar
  12. Os bois vão fazer de tudo para impedir a malta de entrar najantas. Que vão os nossos mais valentes. Tenho um feeling que vamos ter que usar os nossos bíceps e tríceps. Não será um jogo para meninas, dentro e fora do campo! Pra cima deles crlh!!!

    ResponderEliminar
  13. É estranho a CP nunca ter levantado problemas, aos anos que os adeptos do Benfica vem de comboio pro antro da corrupcao! Nao haverá aqui maozinha dos andrades! Assim é mais facil apanhar adeptos do Benfica sozinhos!
    A policia tem um grande problema nas mãos( e toda a gente sabe como funciona a policia no porto)!

    Mas nao havendo comboios, e se o vieira se preocupasse minimamente com os socios/adeptos do Benfica ja teria arranjado uma solução, tipo autocarros! Mas como o vieira se esta a borrifar para os adeptos nao arranjou merda nenhuma! Alias ate porque ele ta seguro, vai ficar escondido no balneareo a ver o jogo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já agora porque é que não vêem todos de avião

      Eliminar
    2. Oh Fipinho não queres também o rabinho lavado com água de malvas, e ao intervalo um "chá" do Palácio da Brejoeira com uns camarões grelhados...?

      Não te acanhes pá - é só pedires que o LFV está lá é para resolver os problemas difíceis dos associados... penso eu de que!

      Eliminar
    3. Catedratico se tivesses ido alguma vez ao dragay ao Benfica saberias pq tou a falar assim, ja vou la á 5anos seguidos, sei muito bem como aquilo funciona! Mesmo a vir no cortejo de campanha ate ao dragao, olhas para todos os becos e tao la os macacos!e isto a falar num cortejo com cordão policial, agora imagina em muitos adeptos a irem sem cortejo, pois nao havendo concentracao muitos adeptos vao á parte e a serem apanhados pelos macacos! Eu tou a falar por aqueles que vao em grupinhos de 5/6 pessoas e sao apanhodos e espancados como aconteceu na taça da liga em braga! O LFV (aquele em que pelos vistos para ti é deus) quando se trata de defender os socios e adpetos do Benfica nunca aparece! Alias a policia tem em mãos um grande problema!

      Eliminar
    4. Paula carneiro e que tal ires come tar para o teu clube dragarto! E ja agora se fossem de avião , podiam aterrar no teu aeroporto? Aguentas com 2500 adeptos?

      Eliminar
    5. Fipinho ainda estás muito tenrinho...

      Tens que romper muito par de meias-solas para algum dia poderes vir a dizer que viste o teu clube ser 29 vezes campeão nacional e Bicampeão Europeu!

      Está bem assim ou queres mais detalhes?

      P.S.e como o sonho comanda a vida, espero voltar a ser campeão nacional mais algumas vezes :)))

      Eliminar
    6. Catedratico fica com a taça entao! Uma pessoa ta a falar de uma coisa tu vens com outra!

      Eliminar
    7. "Catedratico se tivesses ido alguma vez ao dragay ao Benfica saberias pq tou a falar assim"

      Se tivesses na cabeça massa cinzenta em vez caca de galinha, tinhas percebido no meu comentário que eu estava cansado de ver o SLB jogar contra o fcp nas Antas, no Dragão, no Jamor; mas tu, tal como os putos da tua idade estão habituados a pensar com a cabeça dos dedos dos pés!

      Percebeste agora, ou preferes um desenho em 3D?

      Eliminar
    8. Meu caro Filipe Monteiro o aeroporto Sá carneiro já aguentou com 4 mil adeptos do sholk 04 na champions, 3 mil de Manchester etc

      Eliminar
  14. Vergonha foi o que o "SLB" hoje me fez.
    Comprei 2 bilhetes, paguei, o dinheiro saiu da minha conta e passados 5minutos recebo um email a dizer que a minha compra tinha sido cancelada.
    Ligo para a linha de apoio e não me souberam explicar o que tinha acontecido, mas que não me podiam ajudar.
    Hoje sim, perderam um sócio!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse é outro tema...

      Eliminar
    2. Mas o Benfica é o restaurante da Ti Joana? acabou o assado e não vais lá mais porque o empregado de mesa contou mal as assadeiras?
      Sócios e adeptos assim não fazem falta, reclama com quem achares que deves reclamar, mas nunca confundir BENFICA com a direção.

      Eliminar
    3. Esqueceste de contar à rapaziada se tinham devolvido o caroço :)

      Eliminar
  15. a tribo da bola queria monopolizar todos os meios possíveis e imaginários
    portugal é cada vez mais um país terceiro mundista, em que à falta de outras coisas, a rapaziada só tem mesmo a bola e o clube que os chula até ao tutano.
    nunca tanto como hoje se falou tanto de FUTEBOL, FÁTIMA E FADO.
    alienação colectiva e vidas desesperadamente sem sentido.

    ResponderEliminar
  16. é sempre assim
    já têm o dinheiro dos passes e recusam-se a transportar quem já pagou
    miséria
    se vocês repararem as greves são sempre depois de terem arrecado o dinheiro dos passes

    ResponderEliminar
  17. Luigi SLB27/2/19 17:32

    Já pensaram que o jogo também se joga por fora. E se o Porto pagou mais para não haver comboios?
    Até a polícia sabe que a nível de segurança era melhor ir todos de comboio.
    Para eles quantos menos adeptos melhor. É assim que se cria intimidação para não ir lá acima.

    Eles estão a jogar tudo neste jogo.

    ResponderEliminar
  18. E o Benfica como sempre...calado!! Já com adeptos que ficam a porta do estádio por estarem vestidos com a camisola do SLB teem a mesma defesa por parte de quem só se lembra do adepto para pagar red pass...que é nenhuma!!
    Merecemos mesmo a corja que temos á frente do Benfica, merecemos mesmo o Vieira e seus acólitos...
    PS: o Benfica já perguntou á PJ sobre a investigação ao crime que o adepto de Barcelos foi alvo na autoestrada? Já tentou saber se há algo??

    ResponderEliminar
  19. mas aquilo do ps também era propaganda do governo, a quem a cp deve obrigação, como sabemos existe falta de material que tem de ser alugado fora para os serviços normais ainda mais para os extras como é o caso.

    e se pelos vistos nem para outras iniciativas existe, muito menos problemáticas que as de adeptos de clubes que deixam aquilo num estado lastimoso, então para estas qualquer desculpa serve porque depois os custos de limpeza e coisas partidas deve ser enorme.

    ResponderEliminar
  20. A força do Glorioso assusta!
    Não há comboios? Vai-se a pé, se preciso for!
    A propósito, o rio Douro já está navegável?
    Com tanta porcaria lá acumulada não me admira que os barcos lá encalhem!
    Não trocamos o Benfica por nada!
    Ao contrário das fake news, que dizem que o melhor hospital do país é o S. João, mas a verdade é que por lá anda-se a trocar mamas nas intervenções cirúrgicas.
    Uma vergonha! Saloios é o que eles são!
    Eu vou lá estar, na terra da máfia, a apoiar o meu Benfica.
    Connosco o Benfica nunca estará só!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking