O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

A entrevista de LFV: O bom, o mau e os impossíveis

. 27 comentários

Boa entrevista aquela a que se assistiu ontem à noite ao Presidente do Benfica Luís Filipe Vieira. Boa postura também a do entrevistador Sousa Martins que não se escondeu nem procurou sempre agradar ao entrevistado, e procurou tocar em todos os pontos que eram importantes.

Se alguém ainda tem dúvidas da razão pela qual LFV foge aos debates eleitorais como o Diabo da cruz, percebeu ontem porquê: Porque sempre que LFV é apertado é facílimo patinar, querer mudar o assunto rapidamente ou refugiar-se num “mais não digo”.

Chega a ser até caricato a quantidade de vezes que LFV pediu a Sousa Martins para não tocar em certos assuntos porque ele tinha sido convidado para ir falar do Benfica. Falar do Benfica para LFV é portanto o habitual monólogo com os violinos a tocar ao fundo, voltar a recitar aquilo que já disse dezenas de vezes em outras entrevistas, do caos que encontrou no clube há 15 anos, aquilo que o clube é agora, a obra reconhecida internacionalmente, os dirigentes encarnados – brilhantes gestores, convidados quase diariamente para ir falar a Nova York e a Pequim por serem um exemplo a seguir, e reu teu teu pardais ao ninho!

Mas disto estão os Benfiquistas fartos de ouvir. E não esquecem seguramente a obra feita, nem precisam de ser lembrados do percurso dos últimos 15 anos para reconhecer a LFV os ENORMES méritos que tem em TANTO do que de bom fez. O erro é LFV achar que é o que de bom fez nos últimos 15 anos que lhe garante ser a pessoa certa para os próximos 15!

Agora, eu não quero também ser injusto e fazer estas análises sempre pelo lado negativo. LFV tem obra feita, e seguramente que este Benfica é hoje incomparavelmente melhor do que aquele que encontrou há 15 anos atrás. O Seixal é sem dúvida alguma a menina dos olhos do Presidente, uma aposta de ENORME sucesso, e eventualmente aquilo que faz o Benfica de hoje estar em POTÊNCIA 10 anos à frente da concorrência!

Foi também interessante ouvir LFV lembrar a promessa antiga que fez, do Benfica ser a base da seleção nacional. Tem razão, hoje o Benfica é a base das seleções, aquela que mais jogadores formados na sua casa lá mete, não só nos A mas também nas seleções jovens. Teria sido no entanto ainda mais interessante ter visto Sousa Martins aproveitar a deixa para lembrar outras promessas antigas, como virmos a ser tão grandes como o Real Madrid e coiso e tal... Mas adiante!

Foi também de louvar o facto do Benfica ter hoje uma gestão sem recursos a bancos para pagar contas e desse objetivo que se anuncia para breve do clube recuperar todos os seus capitais próprios.

O que é que eu gostava de ter visto explorado na conversa e não vi? O contrato do Benfica com a NOS e a mensalidade que os Benfiquistas pagam pela BTV, que segundo parece vai para a NOS! Gostava de ter percebido quanto recebe o Benfica da NOS e quanto envia o Benfica para a NOS da subscrição da BTV, para perceber se quem está a pagar o contrato da NOS é a NOS ou se são os Benfiquistas!

Outra coisa que gostava de ter visto desenvolvido: LFV diz orgulhoso que o Benfica já foi convidado para gerir um clube da Premier League e que essa hipótese está em estudo! Gostava de ter percebido qual é o interesse/benefício dos Benfiquistas/Benfica nessa possibilidade! Talvez o benefício seja imenso, mas eu ainda não percebi qual é, e não sabendo qual é, para mim é muito mais fácil estas larachas lembrarem-me que esta é a razão pela qual cada vez sou mais avesso a esta Direção, porque o seu foco nunca parece estar no projeto desportivo do clube mas sempre na sua vertente empresarial.

Algo que não gostei ou não percebi: Sousa Martins coloca num quadro as vendas do Benfica, e LFV corrige: "Esses números não estão certos. Os 15 milhões do Mitroglou é por 50% do passe." E Sousa Martins não questiona se os outros 50% vão ser pagos e quando?!

Por último, e para mim o mais importante já que eu tento sempre focar-me no projeto desportivo: LFV entra tantas vezes em contradição, e num debate a sério, em que haja um opositor sem dever jornalístico para colocar um travão no “aperto”, espeta-se seguramente ao comprido.

LFV diz portanto que aceitava vender Rui Vitória ao Everton por causa do salário e porque o Benfica não corta as pernas a ninguém, nem a treinadores nem a jogadores.

Quando Sousa Martins lembra a LFV as vendas de Renato, de Guedes, do Lindelof e de todos os outros, LFV volta a lembrar que não pode competir com salários de 3.5 milhões e coiso e tal, e que não pode cortar as pernas aos miúdos.

Mas depois diz que quer ser campeão europeu, que só o pode ser com a formação, e que agora o Benfica já não vende os seus miúdos, como se viu este ano com as não vendas de Rúben, Gedson e Félix! Ok, esqueceu-se do Diogo Gonçalves e do João Carvalho, mas perdoemos-lhe isso!

Apetece-me dizer que era o que mais faltava, o Benfica vender Gedson e Félix depois de apenas uma pré-época na Luz!! Isto nenhum Benfiquista aceitaria nem perdoaria a LFV, a verdade seria posta ainda mais a nu de que o Seixal, na verdade, tem servido ao Benfica muitíssimo bem no plano financeiro mas não tanto no desportivo que é aquele que a nós Benfiquistas deveria interessar!

Mas, como é afinal? Então o Benfica diz que vendeu porque não pode competir com os salários que são oferecidos aos seus jogadores lá fora, vendeu porque não corta as pernas a ninguém, mas agora anuncia que já não vende e que ambiciona ser campeão europeu com as suas jóias?!?!

Então mas esse problema deixou de se colocar?! As novas joias do Benfica, se forem jogadores de nível de fazer do Benfica campeão europeu, não vão ser assediados com salários de 4 e 5 e 6 milhões por ano?! E sendo-o, o Benfica vai deixar de vender? Vai começar a cortar as pernas aos miúdos quando hoje se orgulha de que nunca o faz?!

E quando LFV insinua na entrevista que Renato e Guedes por exemplo saíram porque queriam, e Sousa Martins responde com: “Então e no futuro os novos talentos não vão querer sair?”, e LFV responde com um “Não, não, estes vão querer ficar” enquanto olha cabisbaixo para o tampo da mesa...

...Mas será que LFV não percebe que este é o mesmo problema de sempre, aquilo que aqui escrevo há anos desde que o Benfica Made in Seixal foi anunciado, a razão porque aqui sempre escrevi que não acreditava num Benfica ganhador apenas e só com a prata da casa?!

Que os bons jogadores vão ser sempre assediados, vão sempre querer sair, vão sempre sair, e que na Luz só ficarão os medianos que mais ninguém quer?!

Mas porque carga de água é que LFV continua a querer fazer-nos crer nesta mentira, de que o seu sonho e a realidade são compatíveis?!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

27 comentários

  1. Uma entrevista mais do mesmo, novidades só mesmo para quem não conhece este traste.

    Frisas um tópico interessante que tem a ver com a possibilidade de gestao de um clube inglês: o traste fica todo inchado de dizer isso mas não percebo em que contexto é que a administração do Benfica tem de estar preocupada com a gestão de outros clubes ou de replicar modelos de gestão seja onde for. Aliás, o traste também comentou estar orgulhoso de que não sei quem foi lá fora ensinar não sei o quê, como se na maioria dos medios-grandes clubes europeus não se soubesse gerir ou treinar melhor do que no Benfica. Acho essa possibilidade ridícula e, como dizes, o "foco nunca parece estar no projeto desportivo do clube mas sempre na sua vertente empresarial."

    Só para acabar, metam isto na cabeça de uma vez por todas: vieira tem a honra de ser presidente do Benfica e tudo aquilo de bom que fez não pode ser considerado "obra" mas sim "obrigação". Não confundamos as coisas nem pensemos tacanho. Como diz o campino: "ok? Boa tarde!"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Francisco Rocha31/10/18 16:24

      Ora bem, agora é que o JotaPê disse toda a verdade! A excepção não faz a regra. O facto de o Vale e Azevedo não ter cumprido o seu dever não faz com o que o Vieira seja melhor do que os outros por isso!

      Eliminar
  2. Recomendado a todos aqueles que se interessam pelos assuntos do Benfica.

    Entrevista de César Boaventura á pagina do FaceBook "Fé no Pau".

    Imperdível. César, o amigalhaço de Vieira, tal como é.

    ResponderEliminar
  3. Se não podemos combater os salarios oferecidos, porquê renovar por 3 milhoes ao ano com Luisão e Jonas?

    Um clube da premier league quer ser gerido pelo Benfica, quer dizer os tipos da melhor liga do mundo querem aprender com o Benfica, ou melhor com a estrutura do Benfica? ok fazemos de conta que acreditamos.

    Continuo a não ver preocupação pelo conteudo das coisas que vêem cá para fora, mas apenas com a forma como saem cá fora, veremos quem tem razão no fim e como vai ficar o clube no fim da historia, aguardemos

    Se houver corrupção, cuidado com o português a lingua portuguesa é traicoeira, não te demites, estás enganado, és demitido na hora, o que é ligeiramente diferente, para o bem do Benfica espero que voçê esteja certo e eu errado

    Finalmente não falaste num post do coitado do Fejsa, desta vez as orelhas dele devem estar frias

    ResponderEliminar
  4. Não ouvi nada de verdadeiramente relevante na entrevista de Vieira. Não me interessa o betão para nada, muito menos o colégio. Daqui a 15 anos nem eu nem Vieira estaremos por cá muito provavelmente. Interessa-me mesmo são projetos desportivos e boas exibições da equipa de futebol. Isto não é política, mas sim futebol. Para propaganda política já bastou o orçamento de estado para 2019.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora bem ora bem, o que nós queremos são planteis de qualidade, treinadores de qualidade, equipa a jogar bom futebol e a ganhar mais vezes do que tem ganho ultimamente.

      Eliminar
    2. Claro que não te interessa o betão para nada, o Seixal não vale nada e o betão que lá está é apenas para inglês ver.

      Eliminar
  5. Eu queria ver o Quim Zé a ter aquela agressividade com o Pinto da Costa. Aí diria que ele é mais jornalista do que portista.

    ResponderEliminar
  6. LFV faz-me lembrar o mariano ortega do andebol. a equipa estava moribunda, ele chegou começou a reconstruir e até ganhámos 1 taça e 1 supertaça, mas quando tivemos a oportunidade de ganhar outro campeonato e 1 taça europeia - ambas contra o abc - foi limpo na taça e perdeu o campeonato no ultimo minuto, simplesmente por inércia. LFV recebeu de Vilarinho a Presidência e começou um projecto de infraestruturas como dizes Papoila. E elas ai estão a funcionar e bem!!! Mas o que se segue? mais infraestruturas, mais infraestruturas, mais infraestruturas, e recusa-se a dar explicações aos sócios e a pedir a sua aprovação. Neste momento de clara transição interna - deviamos estar a arrebentar os corruptos e os lagartos (deixamos isso para eles proprios), da europa com uma nova liga campeos emn formação ( só teremos uma hipotese de entrar se tivermos BOAS champions consecutivas) e com o novo formato de mundial de clubes com 24 equipas, os milhões das infraestruturas era na equipa pricipal que deviam estar a ser investidos. Até que o retorno financeiro na vertente desportiva é muito mais rápido de acontecer, do que hoteis e colégios no seixal.
    LFV já não sai deste circulo fechado.
    Precisamos nas proximas eleições de uma única candidatura Benfiquista, não meninos de coro, bruninhos e ruizinhos, mas quem agrege, tenha um projecto desportivo claro e olhe para mais 115 anos de Êxitos Desportivos!!!

    ResponderEliminar
  7. Penso que qualquer líder nos deve ancorar à realidade, mas também nos deve fazer sonhar.

    Foi uma boa entrevista, dentro das capacidades de comunicação de Vieira, derrapou algumas vezes, mas estas entrevistas nunca esclarecem tudo.

    Podia e devia ter sido menos agressivo com Simões, não por Simões o ter ou não merecido, mas ao presidente compete agregar e unir.

    Não gostei da ideia de JJ poder algum dia voltar, as amizades são para ficar fora dos interesses do clube.
    Depois da historia do software roubado e do aliciamento de jogadores, e das questiunculas em tribunal não acho viável nem desejável.

    Claro que faltaram perguntas, mas hoje em dia qualquer personagem que vá ser entrevistado não permite perguntas demasiado incomodas, senão não vai. Simples.

    O trabalho de Vieira foi hercúleo, especialmente nos primeiros 10 anos de mandato, foi altamente positivo, mas para mim qualquer elemento dos orgaos sociais deveria ter limite de mandatos.

    Como não é assim, acho que o anuncio da recandidatura era expectável, e será tarefa gigantesca aparecer uma alternativa com armas para essa luta.
    Pela obra, pelo medo da mudança inerente ao ser humano, e pela imensa máquina de propaganda que se encontra nas mãos de qualquer presidente, Vieira ou outro que estivesse no seu lugar.

    Só se imitasse BC e fosse ameaçar jogadores ou algo do género.

    O presidente Vieira tem muitas coisas boas, mas precisava de promover algumas mudanças que tornassem o clube mais unido, porque só assim estaremos aptos a continuarmos.

    Não por ele , mas por nós, sócios e adeptos que querem ser vistos como avessos a truques e manhas.

    Ingénuos nunca, existe uma escumalha espalhada por diversos orgaos do futebol português, defensores de coutadas e interesses, ancorados num clube assumidamente corrupto, e que urge combater com a força do maior clube português, com a moral e a ética imaculadas herdadas dos nossos maiores.

    Mas a forma como foi permitido que neste momento, os nossos rivais nos consigam promover na CS como herdeiros do anterior sistema, é fruto de um posicionamento com demasiada largura de interpretação nos nossos procedimentos.

    Há anos que critico a forma como o Benfica comunica, não a sua Marca, essa é excelente, mas a sua "verdade" perante o vasto ataque cerrado que, curiosamente, só começou verdadeiramente quando se tornou um caso aparte na gestão, e um vencedor natural.

    Como qualquer copo a meio, temos um copo meio cheio, mas às vezes meio vazio.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  8. LFV mentiu a torto e a direito na entrevista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho. O bigode não era dele e o cabelo também não! Era um fantoche que lá estava a fazer passar-se.
      Até a voz era diferente.

      Eliminar
  9. Errado o Benfica nao é base da selecçao coisisima nenhuma, jogadores do Benfica so estao la 3 o resto foi tudo vendido! Base da selecçao foi o Porto no Euro 2004 o Benfica desde Eusebio que nao é base de selecçao nenhuma, so é enganado quem quer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada31/10/18 21:59

      Lê melhor o que o Redmoon escreveu:
      "hoje o Benfica é a base das seleções, aquela que mais jogadores formados na sua casa lá mete, não só nos A mas também nas seleções jovens"
      Sabes interpretar?

      Eliminar
  10. «Faltam-me dois anos para acabar o mandato, vou ser candidato. Faço dois, mais quatro e, se for preciso, mais vou fazer.»
    R: Livra. Só sai de lá se cair duma cadeira como o Salazar.

    «Se Bruno de Carvalho continuasse, éramos capazes de cometer uma ou duas loucuras.»
    R: Sim? Até tentáste leváste foi uma nega monumental.

    «Se o senhor Varandas vier com esse propósito [combater o Benfica] não vai lá estar muito tempo.»
    R: Senhor? Aqui mostra toda a sua alarvidade. Não sabe que aos Médicos é de bom educação tratar por Doutor.

    «Se se provar que houve actos menos ilícitos (sic), demito-me.»
    R: "ilicitos"?? e se forem menos licitos suicida-se...

    «Não há cartilha nenhuma, não sei o que é a cartilha.»
    R. Ignorante. Todos os lampiões sabem da cartilha.

    «António Simões mentiu.»
    R: Ok. Diz o roto do nu.

    «Eusébio só há um.»
    R: Só? O meu vizinho de cima é Eusébio. Refere-se a ele?

    «O Rui [Vitória] tem o seu valor.»
    R: Claro "Sou boa pessoa, chefe de familia, devem-me respeitar"

    «Não ponho Jorge Jesus de lado.»
    R: Nãp, só o pôs em Tribunal. Já recebeu os 14 milhões de Euros?

    «Como é possível o Benfica não marcar um golo ao Belenenses?»
    R: Porque não jogam nada

    «Quem sou eu para condenar Paulo Gonçalves?»
    R: Não é ninguem você. O Tribunal há-de condenar PG e se calhar não só..
    para bom entendedor.

    «O que é que o Benfica tem a ver com a toupeira?»
    R: Eu sei lá. Você é que é o Presidente é que deve saber.

    «Não temos claques, temos grupos organizados de sócios.»
    R: Ui, como lhe cresceu o nariz. Também não há nem nunca houve Porta 18.
    Passa da 17 para a 19.

    «Assino de cruz.»
    R: É o que fazem os analfabetos.

    «Pedidos de bilhetes? Respondo ok, ok, ok...»
    R: Sim, galinhas pouco mais fazem do que ok ok ok, cocorococó...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada31/10/18 22:02

      Antes Lampião que réptil! Um lampião ninguém pisa... Já os répteis só os que não apanho!
      Lagartos de merda, complexados do raio que vos parta!

      Eliminar
    2. Águia Preocupada31/10/18 22:04

      Porta 18? E o Casball entrava e saia por que porta? Ah! Já sei... Era a porta 10A!
      Tenham vergonha e olhem para os vossos pecados! Ou acham que falando dos outros nos esquecemos de vocês? BURROS!

      Eliminar
  11. Red AMIGOOOO nenhum de nós sabe rigorosamente nada de nada sobre questões de projecto ou politica desportiva associado ao nome de Vieira. O que percebemos sobre esta matéria é que ELE NÃO TEM, ponto!
    Ele compra e vende de acordo com as oportunidades, não tem projecto nem faz menção de ter. Estive a ver o histórico de empates e derrotas nestes 15 anos e é confrangedor, uma lástima, um gajo quando olha para os números até se arrepia, mas depois tu percebes que a cena é comprar e vender jogadores e dizes..... ahhhh ok já entendi.
    O BENFICA COM O DINHEIRO QUE MOVIMENTA TINHA DE GANHAR OS "CAMPEONATOS TODOS", ou seja tinha que estar na posição do FCP, se não está a culpa é de quem? Deve ser minha ou tua... se não tivesse sido o golpe de sorte que foi a contratação do EXECRÁVEL Jorge Jesus, tinhas ganho era um balde de trampa em vez do Tetra. Vai por mim... esta do vai por mim é no gozo. Esta rábula do RV não tem nada de mal mas mostra a forma como a pessoa pensa e age.

    Abração a todos e comecem a usar o cérebro people.
    PS: O Gedson e o Félix vão ser vendidos no Verão, 50 milhões cada, escreve aí, NÃO EXISTE PROJECTO.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Helder Silva31/10/18 19:49

      Projecto existe. Negocio de compra e venda de jogadores que sempre se vão ganhando umas comissões.

      Eliminar
  12. 1. Pediu a Sousa Martins para não tocar em certos assuntos porque estão em segredo de justiça. Ouvi mal?
    2. Porque razão é erro achar que é o que de bom Vieira fez nos últimos 15 anos não garanta ser a pessoa certa nos próximos?

    3. Lembrar outras promessas antigas. Mas ele já terminou o trabalho e deixou a presidência?
    4. Gostava de ter percebido quanto recebe o Benfica da NOS. Recebe 400M por 10 anos, o equivalente a quase 800M comparado com os rivais. Temos mais os jogos em casa e os respectivos proveitos da publicidade para a BTV. Para mim isso basta.

    5. Gostava de ter percebido qual é o interesse/benefício dos Benfiquistas/Benfica de gerir um clube da Premier League!
    É uma coisa que não é preciso ter um doutoramento em gestão para perceber. Com um pouco de bom senso e um niquinho de inteligência qualquer pessoa chega lá.
    6. Sousa Martins não questiona se os outros 50% do Mitroglou vão ser pagos e quando?! Mas alguém com o mínimo de inteligência precisa de saber ou duvidar disto? Informação que está no R&C.

    7. Aquando das vendas de Renato, de Guedes, do Lindelof e de todos os outros, não podíamos competir porque ainda não tínhamos pago as dívidas bancários que nos levavam mais de 10M juros/ano. Dois anos depois a finanças estão muito melhores.
    8. Esqueceu-se do Diogo Gonçalves e do João Carvalho porque não chegam para jogar no Benfica. Até um ignorante como eu o vê.

    9. “Então e no futuro os novos talentos não vão querer sair?”. Alguns vão querer sair e sobre esses nada se pode fazer nada. Os outros são para manter igualando-lhes os salários que lhes oferecem. Um desenho?

    10. "Que os bons jogadores vão ser sempre assediados". Ainda bem. Mal de nós se isso não acontecesse.
    "Vão sempre querer sair". Não vão querer sempre sair.
    "Vão sempre sair". Isso é tão seguro como a morte. Todos os jogadores irão sempre sair, mais tarde ou mais cedo.

    11. "de que o seu sonho e a realidade são compatíveis?!"
    São compatíveis porque se a fé move montanhas, a visão move o mundo!!

    ResponderEliminar
  13. no fundo mais do mesmo daquilo que é o presidente em entrevistas.

    ResponderEliminar
  14. Na entrevista foi tudo mau. As mesmas lengalengas de sempre, as mesmas gabarolices, as mesmas mentiras...

    ResponderEliminar
  15. "Esses números não estão certos. Os 15 milhões do Mitroglou é por 50% do passe." (foi a correcção de Vieira)

    Naquele mesmo quadro, surgiam os 40 M€ da venda do Ederson, mas aí o Vieira não se apressou a fazer a correcção, porque o Benfica só encaixou 50% dos 40 M€ do Ederson...

    Rebocho (Évora)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que estava em causa era o valor bruto da venda e não o valor liquido efectivamente recebida.
      Quanto ao ederson obviamente que o valor é por 50% do passe pela simples razão de que o Benfica não possuia os outros 50%. é idiota pensar que o Benfica poderia ficar com os 100% do valor quando só possuia metade. Nem o famigerado Bruno do C conseguiu fazer esse negócio por muito tempo.

      Eliminar
    2. A diferença é que do Mitro tínhamos 100% enquanto que do Ederson apenas 50%.
      Por isto está correto o Vieira apontar que foram 15M por apenas 50%. Os outros 50% continuam a ser nossos. Ele não disse que o Mitro tinha sido vendido por 30M.
      Já o Ederson foi efectivamente vendido por 40M.

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking