O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 19 de julho de 2018

Exclusivo: Um verdadeiro projecto desportivo!

. 127 comentários

Faltam 2 semanas para o Benfica iniciar as competições oficiais de futebol. Este ano começamos a disputar a presença na fase de grupos da Liga dos Campeões da UEFA. São 4 jogos (esperamos) para podermos carimbar a presença nesta fase da competição… se correr bem. Se não correr bem, não é dramático. 

Todos sabemos que “há vida para além da champions”. Temos sempre a Liga NOS, a Taça de Portugal e a Taça da Liga para nos irmos entretendo com o empolgante futebol lusitano … e há a Liga Europa até ao Natal (a piscina dos “pequeninos” na Europa do futebol). 

Entre apelos para enchermos o estádio contra um Moreirense qualquer (com todo o respeito pelo Moreirense), entre celebrações de sucessos financeiros com a emissão de empréstimos obrigacionistas, entre a venda de 2 ou 3 atletas por umas dezenas de milhões de euros (a repartir por muitos legítimos interessados), pode ser que não se note muito. 

Afinal de contas, o Benfica continua o seu caminho de inovação tecnológica e científica, de reforço das suas infraestruturas de apoio à “fábrica de talentos” e de consolidação financeira, que nos coloca muitos anos à frente da concorrência nacional. Este parece ser o entendimento da atual liderança do Benfica e da SAD. 

O meu entendimento é diferente. O fracasso nas eliminatórias de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões terá consequências catastróficas. 

A simples presença na fase de grupos da competição originará um montante mínimo de receitas de 50 milhões de euros (entre prémio de presença, prémio por resultados, compensação pelo ranking a 10 anos e market pool). Poderão ser mais de 63 milhões se o Benfica se qualificar para os 1/8 final da competição. A alternativa serão uns simbólicos 7 ou 8 milhões de euros. 

A diferença de verbas daria para contratar um atleta de topo… sem aumentar o financiamento. Depois, há o facto de a Liga dos Campeões ser a principal montra do futebol mundial. É aí que certamente os nossos principais patrocinadores nos querem ver. 

O que dirão esses patrocinadores se deixarmos de estar presentes na fase de grupos da competição? Por outro lado, estando ausentes desta fase da competição, não será mais difícil (e até mais caro) contratarmos atletas com algum estatuto no mundo do futebol (admitindo que a omnipresente estratégia de redução do passivo o permite)? 

E como é possível aumentar a notoriedade internacional do Benfica, indispensável ao esforço de internacionalização da marca, se não estamos na fase de grupos da Liga dos Campeões? 

Confesso assim a minha profunda preocupação com o desfecho destas eliminatórias que, conforme referi, podem ter um impacto determinante para o futuro imediato do Benfica. A minha preocupação é agravada quando penso na forma, no mínimo leviana, como a atual liderança antecipou há um ano atrás a importância deste aspeto na preparação da última época. 

Em termos estratégicos, a conquista do último campeonato era crucial por ser a porta de entrada na fase de grupos da Liga dos Campeões. Ainda continuo à espera de uma explicação da atual liderança para a abordagem estratégica então seguida… e a preparação da atual época não parece estar a ser muito diferente. 

Continuamos com um plantel de mais de 30 atletas, sem que se tenha resolvido a questão do guarda-redes titular. A solidez na defesa continua uma incógnita e não parecem existir alternativas nas laterais. 

Vamos jogar com 1 ou com 2 avançados? Quais? Qual é o esquema tático? Se a isto tudo juntarmos as saídas de atletas do plantel que são habituais no mês de agosto, creio termos razões suficientes para preocupação. 

Confesso igualmente a minha vergonha pela situação em que o Benfica se colocou. Em vez de estarmos já na fase de grupos da Liga dos Campeões, na companhia dos grandes clubes da Europa, estamos a disputar eliminatórias para aceder a esta fase da competição, tendo por companhia clubes que estão muito longe de representarem a elite do futebol mundial onde entendo que o Benfica deve estar. 

Veja-se a discrepância entre o valor do plantel do Benfica e da média dos outros 9 clubes que estão no caminho das ligas:

fonte: Transfermarkt

Veja-se igualmente a posição dos 10 clubes nestas circunstâncias no ranking da UEFA:

fonte: UEFA

Isto porque, infelizmente, o atual projeto para o futebol do Benfica não parece ser um projeto desportivo, mas sim um projeto financeiro e de infraestruturas. Um projeto que evidencia uma patologia típica: à conquista do campeonato segue-se sempre um desinvestimento no plantel. 

Está na hora de ser adotado um projeto desportivo verdadeiramente ambicioso consentâneo com a grandeza do Benfica. 

Um projeto onde as finanças e as infraestruturas sejam um meio e não um fim. Um projeto que tenha como objetivo vencer com honra e glória todas as competições de todas as modalidades onde o Benfica participa. 

Desde o campeonato distrital de Lisboa de traquinas à Liga dos Campeões… mas onde, assumidamente, a prioridade número 1 seja a Liga dos Campeões da UEFA. Um projeto onde as transações de passes de atletas tenham um único objetivo: melhorar a capacidade competitiva das equipas do Benfica. 

Um projeto onde o Benfica não seja visto como um entreposto de atletas. Um projeto que assuma a legítima ambição de tornar o Benfica O MAIOR E O MELHOR CLUBE DO MUNDO.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

127 comentários

  1. "O fracasso nas eliminatórias de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões terá consequências catastróficas. "
    Concordo absolutamente. E rezemos para não encontrarmos o AJAX no Play-off (se lá chegarmos). Estão a construir uma equipa fortíssima.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se falharmos a entrada na Champions, depois dos 0 pontos da epoca passada, é prova que a estrategia está profundamente errada e que o Benfica está cada vez mais fraco. LFV/RV nao têm condiçoes para continuarem.

      MS

      Eliminar
    2. Concordo com os dois.

      Eliminar
    3. "SE" a minha avó tivesse rodas era uma camioneta.
      E "SE" o Benfica chegar aos 4ºs da Champions, como eu prevejo, é sinal de que a estratégia é a correcta e que os profetas da desgraça não passam dos costumeiros falhados!!!!

      Eliminar
    4. Anónimo...passa pelo caixa. Tu é que mereces aumento...

      Zé Carlos

      Eliminar
    5. Zé Carlos esse discurso parece de quem esteve no Marquês...diz la o que é k ganhamos?????
      Será ilusao? Será cegueira? Ou será mais tacho a ser defendido?????
      José Bastos

      Eliminar
  2. Vou apenas comentar a parte dos gráficos porque demonstram como se faz demagogia com dados verdadeiros.

    Aqueles gráficos demonstram EXATAMENTE o oposto daquilo que tu expressas.


    Gráf 1... demonstra que se há equipa que investe e aposta em ir à Champions é o Benfica. Afinal somos daquele grupo quem tem o maior valor médio por jogador. FACTO. (E como bónus: lá cai o mito de não investir em jogadores.)

    Gráf 2... demonstra que se há algo que o Benfica tem tido é sucesso desportivo. Afinal somos daquele grupo quem tem o melhor ranking UEFA, algo que tem em consideração apenas e só resultados desportivos. FACTO.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois tu perdes 7-0 com Basel Nr 18 no Raking e tu dizes que investes forte na champions? por amor a santa Nuno?



      Eliminar
    2. Facto é que houve desinvestimento que se tornou acentuado porque foi durante 3 anos e tanto que neste ano vamos ver em que patamar nos colocamos.
      Para mim a aposta é mais em infraestruturas do que financeiro - qual o estudo que suporta um hotal no seixal? - do hotal na jardim do regedor nem precisa de estudo, é uma fantástica decisão também para a dignidade da nossa antiga sede.
      Mas vou mais longe na incompetência da nossa direcção. Os frutanheiros sabendo que vão receber 46 milhões, está seguro, andam aflitos para comprar jogadores e o sérgio conceição a berrar. Imaginem que estavam na nossa posição. Basta imaginar.não é preciso dizer mais nada.

      Eliminar
    3. Que nabo és Tiago... E ter um pouco de honestidade intelectual? Quando apareceste ainda disfarçavas...

      Eu fundamentei essa conclusão no gráfico que foi apresentado! Aliás... Escrevi: "apenas comentar a parte dos gráficos"... Ou seja... Estava apenas a referir me aos gráficos! E ao facto de eles demonstrarem exatamente o oposto daquilo que está escrito. Vir falar num jogo que logo a partida está excluído da análise é apenas demagogia. Se quiseres contrapor dizes "não a tua conclusão do gráfico está mal porque isto ou aquilo".

      Já agora... Existe algum clube que nunca tenha sido goleado por um que teoricamente seria inferior? Ou inferior que nunca tenha surpreendido um superior? Logo o teu "contra argumento" é apenas demagogia. Tentar provar algo com fundamento numa premissa universal.

      Eliminar
    4. É o que tiro dos gráficos também, concordo Nuno Martins.

      Miguel Valente

      Eliminar
    5. Não é tiro por um motivo: os gráficos são feitos para mostrar que o Benfica não tem nada que andar aqui a discutir qualificações, tem de estar lá por mérito próprio, ponto. Seria aliás interessante era o Scaramanga meter ali o clube português que se qualificou directamente.

      E se houve de facto investimento e não se chegou lá, quem foram então os culpados? E quais as consequências da sua acção danosa?

      Eliminar
    6. Gráf 1... demonstra que se há equipa que investe e aposta em ir à Champions é o Benfica. Afinal somos daquele grupo quem tem o maior valor médio por jogador. FACTO. (E como bónus: lá cai o mito de não investir em jogadores.)

      eheheh o valor médio por atleta é isso mesmo, o valor médio de mercadod e cad atleta. Isso tem a ver directamente com investimento? Claro que não... André Almeida nessas estatísticas vale quanto? Foi comprado por quanto? E muito mais exemplos. O Benfica não investiu 7.1 em médic apor cada jogador. Falas tanto de honestidade intelectual e a tua às vezes é nula.

      Que investimentos fez o Benfica nas duas ultimas épocas (15/16 e 16/17) que revelem alguma ambição por uma caminhada bonita na champions? Já agora, nesse período quanto vendemos?

      Valor médio... oh God!

      Andre Jesus

      Eliminar
    7. Eu nabo?
      Ja tu tu um lambe botas

      Venceu apenas 1 dos últimos 10 Jogos
      7 Derrotas Consecutivas
      5 Jogos consecutivos sem marcar (desde 2017-09-12 vs CSKA Moskva 1-2)
      Empatou apenas 1 dos últimos 13 Jogos
      E Eu sou o Nabo tem juízo

      Eliminar
    8. ès tu José Nuno Martins amigo do Pedro Guerra tudo benfiquistos dos sugas até ao tutano viva o LFV o DSO e companhia para dàr de chupar a toda esta gente os benfiquistas esses podem pagar exemplo negocio BTV é obra

      Eliminar
    9. Alerta Vermelho19/7/18 15:31

      Se aqui alguém é demagogo, és tu, ou será que pensas que por disparares primeiro te safas?

      Eliminar
    10. BF parece me que para esse objectivo a comparação não deveria ser com aquele grupo de clubes (e nesse caso teria de ser com as equipas que lutam connosco pela qualificação direta pelo mesmo meio)... e muito menos as conclusões aquelas… repara que a "teoria" principal que o Scaramanga argumenta é que o Benfica não investe. Então como atinge o maior valor médio por jogador?
      Quem foram os culpados? Em desporto ninguém ganha sempre.


      André se o Benfica tem esses casos tipo AA ou outros também terão! Ou o gráfico está deturpado para só incluir os jogadores formados no clube no caso do Benfica?
      "O Benfica não investiu 7.1 em médic apor cada jogador." Não foi isso que eu disse (lá estás tu a supor coisas que eu não disse) eu escrevo: "somos daquele grupo quem tem o maior valor médio por jogador". Eu escrevo sobre o valor médio por jogador (que é o titulo do Gráfico) tu vens dizer que eu digo que o Benfica gastou X valor por cada jogador.
      "Que investimentos fez o Benfica nas duas ultimas épocas (15/16 e 16/17) que revelem alguma ambição por uma caminhada bonita na champions? Já agora, nesse período quanto vendemos?" Se queres selecionar um período de tempo apresenta dados desse período de tempo! O que está no gráfico é aquilo que eu comentei… não as tuas suposições! Fazes o gráfico e eu comento. Simples. O plantel não é feito só com o ultimo ano, ou últimos dois.

      Tiago a diferença é que eu chamei te nabo e demonstrei o porquê! Tu dizes que eu sou lambe botas apenas porque não tenho a tua opinião (tal como a maioria não têm… são todos lambe botas!)Continuas a não perceber que uma má época não é a regra! A regra está no ranking e estamos à frente daqueles todos… logo… sem escolher épocas que dêem jeito para tentar provar determinada conclusão… E escolher um jogo para tentar mostrar uma equipa não investe (que foi o que fizeste) é apenas demagogia.

      Artur… UAU.

      Eliminar
    11. Alerta e agora com argumentos?

      Eliminar
    12. Nuno Martins, tu afirmaste o seguinte:

      "Gráf 1... demonstra que se há equipa que investe e aposta em ir à Champions é o Benfica." - demonstra, com factos, esse investimento.

      Andre Jesus

      Eliminar
    13. E já agora, pq tens a mania de altrerar o que é dito, tipo chico esperto, eu não afirmei que tu tinhas dito A ou B ou C.

      "O Benfica não investiu 7.1 em médica por cada jogador." - minha afoormação, portanto, ninguém pôs palavras na tua boca.

      Tu não escreveste sobre o valor médio por jogador (que é o titulo do Gráfico). Tu afirmaste "demonstra que se há equipa que investe e aposta em ir à Champions é o Benfica". Volto a perguntar, onde está esse investimento? Prova com factos. Que investimentos fez o Benfica nos ultimos anos que "demonstra que se há equipa que investe e aposta em ir à Champions é o Benfica"??? Prova.

      Andre Jesus

      Eliminar
    14. Pois Nuno eu já te vi aqui escrever que os 7-1 Vigo foi pior que última época quem diz isso percebe bola olha é como tu dizes é um nabo

      Eliminar
    15. Pessoal ainda dão tempo de antena ao funcionário de lavandaria vieira pago com dinheiro do SLB que escreve com o nick " Nuno Martins " e faz rondas de 24 horas por todos os blogs do Benfica.

      Ignorem e reduzam-no à sua insignificância.

      Eliminar
    16. O ROGER é que anda de olhos bem abertos. Topa-os a todos.

      Zé Carlos

      Eliminar
    17. «BF parece me que para esse objectivo a comparação não deveria ser com aquele grupo de clubes (e nesse caso teria de ser com as equipas que lutam connosco pela qualificação direta pelo mesmo meio)... e muito menos as conclusões aquelas… repara que a "teoria" principal que o Scaramanga argumenta é que o Benfica não investe. Então como atinge o maior valor médio por jogador?
      Quem foram os culpados? Em desporto ninguém ganha sempre.»

      Desvias a conversa de certa forma. O gráfico pretende demonstrar que o lugar do Benfica não é aqui, não pretendeu demonstrar nenhuma "evolução no investimento no plantel" porque isso não é traduzível pelo valor de mercado actual dos jogadores. Como tu de resto bem sabes.

      O que todos os benfiquistas sabem é que há muitas entradas e saídas, cada qual com a sua comissão e de muitos jogadores que não servem e se sabe à partida de dificilmente servirão. Para não ir buscar Douglas ou Filipes Augustos limito-me a falar de um tal João Amaral. Agora, quantos Joões Amarais teriam sido necessários para garantir um GR que garanta pontos? E o famoso empresário priveligiado é tão bom que continua sem encontrar colocação para Taraabts e Lisandros?

      Mas divago... O ponto do Scaramanga é, não que o Benfica não investe como tu alegas, mas que o Benfica está feito em projecto financeiro alavancado por um clube desportivo, e não um projecto desportivo auxiliado por uma gestão consciente e com visão.

      Eliminar
    18. Tiago… tu que dizes? Tu nem fazes sentido moço… eu comento os gráficos tu vens com um resultado… eu digo que sou benfiquista mesmo nas derrotas e vens dizer que eu não percebo de bola porque acho que um determinado resultado é pior do que outro! Avalias o que um gajo percebe de bola pela forma como valoriza um resultado? oh… enfim… em sentido fazes.
      A diferença é que... eu tenho opinião, e argumentos para a defender, seja muitas ou poucas vezes concordante com algo que tu não gostas (a direção do Benfica)… tu és contra, se o lfv vier dizer que 2+2=4 tu dizes que és contra. Porquê? ou porque imaginas uma utopia ou simplesmente porque és contra.

      ò andré… pf… ás vezes parece que é mesmo não saber ler e escrever… vou responder só com citações… Eu digo: "Gráf 1... demonstra que se há equipa que investe e aposta em ir à Champions é o Benfica. Afinal somos daquele grupo quem tem o maior valor médio por jogador. FACTO. (E como bónus: lá cai o mito de não investir em jogadores.)"... Tu concluis: "O Benfica não investiu 7.1 em médic apor cada jogador." Eu digo: "Não foi isso que eu disse (lá estás tu a supor coisas que eu não disse) eu escrevo: "somos daquele grupo quem tem o maior valor médio por jogador"."
      Conclusão… quem associou o valor médio dos jogadores a ter investido aquele valor foste tu!
      E sim, embora não tenhas "posto palavras na minha boca"... a sequência do paragrafo demonstra bem que fazes ali um "so your saying" como se eu tivesse dito aquilo. Repara: " Isso tem a ver diretamente com investimento? Claro que não... André Almeida nessas estatísticas vale quanto? Foi comprado por quanto? E muito mais exemplos. O Benfica não investiu 7.1 em médic apor cada jogador." perguntas retóricas… pressupões a minha resposta!


      BF eu tambem não acho que o gráfico demonstrasse uma evolução de algo, para isso precisaria de pelo menos estabelecer dois pontos no tempo… o gráfico demonstra uma situação estática "o valor médio por jogador" num dado momento. acho que para essa conclusão que extrais aqueles dados não são os adequados. Apenas isso, o foco é esse.
      Exemplos de erros vai haver sempre. a minha "luta" é contra o pessoal focar-se num exemplo e fazer finca pé nesse exemplo… e vai á morte… como tem um exemplo. Taarabt, correu muito mal, mas acho que corresponde a um perfil que nos deu bons jogadores como Aimar (achar isto até vale bocas de "o teu querido taarabt"... quando me refiro ao perfil!). Esse João Amaral vai ser tipo Marçal… vai andar emprestado e pode ser moeda de troca numa transferência.

      Eliminar
    19. Nuli Martins, os gráficos são demagogia????
      E o abatimento brutal no defice??????? É o que???! E que LFV disse que ia cometer???!É demagogia???
      Se isso é demagogia o que LFV diz é mais simples de adjectivar:MENTIRA
      Tou mesmo a ver que quando LFV sair do SLB, hás de vir aqui dizer que eras contra o que aqui é criticado Da gestão de LFV e que tanto defendes
      Mais do que qualquer tacho tá o SLB. Não te esqueças

      Eliminar
  3. Caro Scaramanga,

    E será que é esse discurso que os benfiquistas pretendem, estarmos sempre a bater no ceguinho?? a época que findou já é passado, não vale a pena post atrás de post estarmos sempre a falar da época passada, as conclusões que teremos que tirar é se se aprendeu algo com os erros cometidos, e essa sim é a verdadeira questão, quer a nível de direção quer a nível de treinador!!

    Quando aqui fala que o Benfica tem que estar sempre na champions, assino por baixo, e não precisamos ser muito entendidos em números, para percebermos a diferença abismal de uma champions para uma liga europa!!

    Agora quando fala que parece que estamos a ir pelo mesmo caminho da época passada em que se baseia para argumentar tal facto?? não sabemos o sistema tático ou você é que não o sabe? é público que o Benfica atualmente está a trabalhar em dois sistemas táticos 4x3x3 e 4x4x2 (em outros tempos estávamos sempre refém do mesmo, lembra-se?)!!

    Relativamente a reforços penso que também estamos a trabalhar bem, e aqui, a grande questão é mesmo a baliza e o chamado box to box (Gedson não engana, mas vamos com calma, na minha opinião seguramente terá lugar assegurado no plantel), caso a noticia de hoje da imprensa desportiva venha a ser verdade, a posição 8 ficará resolvida, acredite em mim Gabriel Appelt seria reforço para entrar diretamente no 11 titular; a questão da baliza vamos com calma, o que muito aqui é dito é que deveríamos contratar alguém com mais nome?? pergunto eu que nome tinham Ederson e Oblak quando assumiram a baliza do Benfica??.
    Até posso concordar que Svilar necessite de rodar à semelhança do que Ederson e Oblak fizeram, mas quem nos garante que Vlachodimos não será um bom GR? o Benfica irá ter agora 3 testes mais exigentes e daqui muita coisa dará para constatar, vamos com calma e não vale a pena dizermos que Vlachodimos não serve para o Benfica se ainda nem sequer o vimos!! bem sei que bom bom era vir o Buffon, o Perin, o Loris etc... porque esses sim têm nome e já são mundialmente conhecidos, mas infelizmente a realidade é outra, contudo concordo que a questão da baliza é uma questão prioritária e que não pode acontecer o que aconteceu o ano passado que primeiro era JC, depois era Varela, depois foi JC, depois foi Svilar e terminamos com Varela, mas nada me leva a crer que Vlachodimos não possa ser o Nº1 do Benfica!!

    Gonçalo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Gonçalo.

      É bom quando olhamos para a frente perceber o que se passou para lá chegarmos.

      Após a conquista do tetra, andaríamos ali por Abril/Maio, RV prometeu em entrevista umas mudanças tácticas para a época seguinte. Seria uma pré-época não apertada por nada mais do que a Supertaça, passada em ritmo calmo sem grandes correrias. Teria sido espectável que se vissem essas mudanças, ou pelo menos nuances. Não se viu nada disso. Viu-se mais do mesmo, mas em pior porque saídas acertadas quase meio ano antes não foram devidamente acauteladas (quer a nível de recursos humanos quer tácticos).

      Começou a competição e nada das referidas "mudanças tácticas", antes uma teimosa insistência em tentar meter o cilindro na casa do prisma triangular. O primeiro momento em que houve um cheirinho disso foi no jogo com o Manchester na Luz. Na sequência da pior humilhação do clube na Champions. Ainda demoraria uns meses até as tais mudanças serem a regra. O próprio desenho da coisa ainda sofreria alterações (de 1 médio criativo para 2), mas foram dois meses e um par de dias oferecidos à concorrência, se excluirmos a pré-época onde, ao que tudo indica, nada se andou a fazer.

      Portanto até poderia parecer que isto de agora se rodarem dois esquemas é bom. Mas será mesmo?

      Que sucedeu quando Jonas se lesionou no aquecimento em Setúbal o ano passado? Todas as nuances tácticas do treinador vieram por aí abaixo! Pior, à medida que o tempo passava a equipa em vez de estar mais entrosada e a adaptar-se melhor ao substituto daquela peça fundamental, estava mais desligada e com maior incapacidade. E o pináculo da coisa é quando o treinador se borra todo contra um Tondela e decide que Fejsa não pode jogar e vai Samaris para o seu lugar. Não sei o que se andou a treinar desde, para ser generoso, Outubro de 2017, mas não só nem Jiménez nem Samaris sabiam o que fazer naquele esquema, nem os colegas sabiam o que tinham de fazer com aqueles parceiros.

      E é aqui que vem a minha questão sobre se os dois esquemas que se têm visto é uma coisa boa. O responsável por aquelas falhas, letais em alta competição é o mesmo que a pouco mais de duas semanas do primeiro jogo oficial, ainda parece indeciso sobre o que o contentor de reforços que recebeu (será que os pediu?) lhe pode dar e de como os vai integrar.

      É que para além dos que chegaram, falta perceber o que fará Luisão neste plantel, com Jardel, Conti e Lema, isto acreditando que Rúben não está vendido e Lisandro só está a fazer número. Quero acreditar que o Alfa pode ser o alter-Fejsa que desejamos (as indicações até agora é de que está mais talhado do que Samaris para a posição) mas aí ficamos com o problema Samaris, que poderá até concorrer com Pizzi, Krovinovic e Zivkovic por 2 posições, ou a poder ser adaptado a central, uma zona já de si bem concorrida. Não vou entrar em especulações sobre a lateral direita ou o baliza. Acho que o Ulisses é um upgrade bem generoso ao Varela, mas o Ebuehi vem de um clube de segunda linha de um campeonato tacticamente léguas abaixo do Portugês. Merece o benefício da dúvida, mas depois de durante 6 meses RV não conseguir que Pedro Pereira sucedesse a Semedo, nem Buta, bem Douglas... Digamos que por um lado a posição não fica mal entregue ao André, por outro o historial da equipa técnica em conseguir trabalhar ou encontrar uma alternativa é francamente negativo.
      (CONT)

      Eliminar
    2. (cont)

      Retomo pois a questão dos dois esquemas. Serve o recurso a dois esquema tácticos a função de perceber se os reforços se ajustam ao Benfica, de os integrar, ou de tentar perceber face à matéria prima o que vamos então fazer? O Scaramanga acredita, parece-me, na terceira. Eu face ao histórico de RV também. A menos de quinze dias e com o que custa implementar processos e jogadores nesses processos, haver essa indecisão é preocupante. Até pode ser que os jogadores sejam tão bons, tão bons que dá para mudar todas as semanas. Mas o que indicia é que a "super estrutura" não reflectiu o que correu bem, o que correu mal, e como vamos mudar. E isso tem de preocupar quem deseja um Benfica mais dominador do que o Rosenborg lá na terra deles.

      Eliminar
    3. Alerta Vermelho19/7/18 15:38

      Queres que se deixe de falar no que aconteceu na época passada?!
      Claro! Claro! Afinal de contas, ter perdido o penta, e ter oferecido o título aos porcos, até foi uma banalidade não é?! Banalidade, para quem aufere de uma remuneração pornográfica, e que devido a estas opções do presidente da direcção, se arrisca a ficar sem ela, caso LFV seja derrotado! Gostavas de varrer o assunto para debaixo do tapete? Podes desistir! Isto foi razão para me perderem para sempre! Votar em LFV, nunca mais!

      Eliminar
  4. Carago, isto agora parece o mister do café.

    Com tabelas e tudo, ahah!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A estratégia é financeira pois, indo o Benfica realizar mais 4 jogos antes de entrar para a Champions só incrementa o encaixe financeiro, e dá pontos para a classificação geral.
      Isto está tudo pensado Pá! Vamos com calma que este ano é do Benfica :D.
      Reforços estão ai desde o inico da época, é dar tempo e ver como se adaptam...

      Para a posição 8 temos o Gedson e o Keaton Box-to-Box e ainda o Chiquinho, Pizzi, Zivkovic e Krovinovic mais técnicos... Porque será que um médio do Leganes é melhor do que os que já temos!

      Eliminar
    2. Eh lá, não censuraste este comentário? O Shadows sabe? Vê lá, senão ainda levas tau tau!

      Eliminar
    3. Eu não modero comentários.

      Eliminar
  5. não consigo perceber o porque o plantel não estar definido por esta altura ainda ontem tive a ver o Fenerbahçe o Ajax estao muito fortes

    Para os entendidos de Futebol o treinar do Basel que deu 7-0 ao Benfica foi de vela porque não foi Campeão Suíço mas teve um bom desempenho a nível da Europa e mesmo assim Ciao. ( MAS COMO DIZ O GRANDE MISTER A MAIS VIDA PARA ALEM DA CHAMPIONS)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Ajax e o fenerbach já têm o plantel fechado?
      Pelos critérios do post o plantel do Benfica é mais valioso que esses. Só por curiosidade... Quantos jogadores têm esses clubes com mais de 20 golos na época passada? E quando internacionais no Mundial? Qual é o teu critério para essa avaliação?

      Eliminar
    2. Nuno Martins,

      Também vale o Spartak de Moscovo, que poderá ser adversário do Benfica?

      Luís Adriano do S Moscovo, Internacional pelo Brasil, fez 15 golos na época passada, mas no Shakhtar Donetsk, tinha como suplente um tal Ferreyra, aliás, levou mesmo ao empréstimo do argentino. Recordo que a Liga Russa vai já começar, e o S Moscovo já tem muitos jogos nas pernas, está já elevado ritmo competitivo, em agosto ainda estará melhor, começam mais cedo, porque param no inverno.

      Jogadores com mais de 20 golos? O Jonas fez 34 golos na Liga passada, mas na Champions em 4 épocas no Benfica fez apenas 2 golos (Gala e Zenit), em derbis e clássicos o Jonas fez apenas 2 golos, e ambos de GP, vamos medir os mais de 20 golos por aqui, pelo elevado grau de dificuldader dos jogos?

      José Rebocho (Évora)

      Eliminar
    3. Olha no ano passado tu e os teus amigos aqui andaram falar mal de tudo e todos os que criticava o Benfica e resultado foi uma merda e este ano vamos pelo mesmo caminho eu vou esperar para ver merda que vai ser este ano se for mesma coisa amigo deita te da ponte 25 abril abaixo

      Eliminar
    4. Tiago,

      Um verdadeiro Benfiquista não está preocupado em relembrar sem qualquer contextualização que o Benfica perdeu um jogo com o Basileia, pois não é esse o seu maior motivo de bem estar.
      Agora alguém disfarçado de benfiquista é o tipo de pessoa que usa esta argumentação ...
      Já sei que não é o seu caso pois o senhor vibra com as vitórias do Benfica, mas fala tanto de derrotas que qualquer dia engana-se e para os amigos diz que é do Porto ou do Sporting.

      Eliminar
    5. Tiago da Fonseca: o ideal seria estarmos a consolidar a equipa. Parece que se continuará até final de Agosto em processo de vendas.

      Eliminar
    6. Zé Diogo19/7/18 15:44

      Oh Rebocho, um pouco mais de honestidade só te fazia bem !
      O "astro" brasileiro fez 15 golos em 37 jogos, e na Champions em 6 jogos fez os mesmos golos que o SVILAR que só jogou uma partida !!!

      O que tu sabes já o meu cão sabe de cor há que seculos...

      Eliminar
    7. Com este treinador, mesmo com 11 ronaldos não vais a lado nenhum.

      Eliminar
    8. José conforme compreende aquela resposta era ao comentário do Tiago…
      Depois, julgo eu que será sempre compreensível que se uma equipa começa a época 3 semanas antes tenha a sua preparação adiantada essas 3 semanas a todos os níveis! Já agora e utilizando a comparação que faz e já que os golos do Jonas em PT são desvalorizados pela mesma lógica também devemos desvalorizar os do luiz adriano?


      Tiago já te expliquei muitas vezes… O Benfica levou 7 em Vigo e eu continuei a ser do Benfica. Eu não sou do Benfica porque o Benfica ganha mais vezes… não preciso das vitórias do Benfica para me felicidade pessoal! EU sou do Benfica quando o Benfica ganha… mas sou muito mais quando perde!

      Eliminar
    9. Ps. Tiago deixa me ressalvar que apesar das questões que te coloquei serem completamente diretas preferiste não responder e atacar ad hominem o teu interlocutor… é a característica mais distintiva de quem não tem, argumentos!

      Eliminar
    10. Obvio que a maioria do plantel por esta altura já deveria estar definido apra atacar o principal objectivo dos próximos meses. Estamos a bricnar com o fogo. Se entrarmos na champions lá virá mais 1 ou 2. Se não entrarmos ainda vão sair é mais 1 ou 2.
      Toda a gente vè isso. Repito, TODA A GENTE Vê. Depois há uns que sõ recomendados a dizer o contrário, mas TODA a gente vê.

      Andre Jesus

      Eliminar
    11. É isso mesmo Nuno Martins, o Luíz Adriano pelo Shakhtar Donetsk em 2014/15, fez 9 golos na Champions, e ficou a 1 golo dos melhores marcadores o CR e do Messi dessa edição da champions.

      Já o Jonas, em 4 temporadas no Benfica, fez apenas 2 golos de penalti ao Porto e Sporting, e 2 golos na Luz ao Zenit e Gala, vamos comparar o incomparavel, ou vamos continuar a dourar a pílula?

      O Jonas é decisivo nos grandes jogos, derbis, clássicos ou chmapions? Vai-me dizer que sim?

      José Rebocho

      Eliminar
    12. Rodrigues

      Olha amigo eu tenho Red pass mesmo criticado e só crítico porque não vejo nada de novo e não digo isso por causa dos reforços, eu simplesmente não tenho confiança no mister o homem não pesca nada tu vês algo de bom?

      Eliminar
    13. Nuno eu não posso passar o dia escrever mas vou te dizer uma eu também sou Benfica quando perde e já vi muitas vezes perder e tudo bem mas o meu ADN é ganhar o teu é tipo os verdes a mais vida para além da Champions certo?? Eu sou muito feliz mas o Benfica é parte da minha vida quando não joga ando aborrecido porque não vejo o meu clube jogar entendes o não

      Eliminar
    14. José a minha questão era outra. "Já agora e utilizando a comparação que faz e já que os golos do Jonas em PT são desvalorizados pela mesma lógica também devemos desvalorizar os do luiz adriano?" ..deu lhe jeito responder a uma questão que eu não coloquei..

      Tiago não podes passar o dia a escrever (tentas fazer passar que é o que eu faço) no entanto escreves pelo menos tanto como eu… porque pelo menos cada comentário meu tem uma resposta tua! E depois.. podes escrever muito ou pouco… mas o que escreves são apenas ataques pessoais! "Eu se tivesse pouco tempo, seria parcimonioso na gestão do que comentava e preferia deixar as minhas ideias e não atacar alguém pelas ideias dele com baboseiras do género " tu e os teus amigos".

      Eliminar
  6. "Um projeto que assuma a legítima ambição de tornar o Benfica O MAIOR E O MELHOR CLUBE DO MUNDO" parece-me um desejo legítimo e comum à enorme maioria dos benfiquistas. Porém, faz parte da condição humana o instinto de sobrevivência e o respectivo (à antiga) bom senso. Logo assumo que prefiro o caminho atual que tenta conciliar o êxito da vertente desportiva e o equilíbrio financeiro.

    "Está na hora de ser adotado um projeto desportivo verdadeiramente ambicioso consentâneo com a grandeza do Benfica" levar-nos-ia por caminhos de todo insustentáveis e que mais tarde ou mais cedo ditariam a falência total - desportiva, económica e social - do Benfica.

    Assim sendo acredito que o caminho actual é o mais equilibrado e seguro.

    PS: Na minha idade pouco me importo de ser apelidado de Vieirista ou carneiro ou o que quiserem...

    Ed Baptista

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois com a tua idade ja viste o que os outros nao viram o entao nao viste nada e andas feliz tbm ta bom

      Eliminar
    2. Tens razão vi o Eusébio, o Torres, o Coluna, O Jaime Graça, o Simões, o Néné, o Humberto Coelho, o Jordão, o Chalana, o Bento, o Livramento, o José Alberto, o Carlos Lisboa, o Anacleto Pinto, o Fernando Mendes, o Américo Silva... enfim muitos que nem sabes quem foram...é, se calhar tive sorte!

      Ab

      Ed Baptista

      Eliminar
    3. Zé Diego19/7/18 12:58

      Essa foi de mestre !

      Barba, cabelo, unha e charuto à moda do Manel Barbosa ( Saravá, onde quer que estejas ).

      Eliminar
    4. Anónimo19 julho, 2018 12:24

      Pois estas ver e agora diz me uma coisa qual era conversa na altura nem se falava do Benfica certo? quantos jornalistas tinhas a espera da equipa em Bern? 2 tugas só e o Real?

      Quando se fal de barriga cheia e teve a sorte de ver esteS cracks nao e para todos amigo eu nao tive essa sorte como o Sr. mas tive a sorte de ver o MEU GRANDE BEFICA PERDER DUAS FINAIS DA CHAMPIONS SÓ... TA VER O MEU AZAR

      Eliminar
  7. Boas,

    Como pode analisar a equipa do Benfica atual ? O SLB ainda não fez um jogo para amostra .

    Pode achar eu acho que o treinador já não dá mais a reformulação do SLB deveria ter começado por ai enfim são opções.

    Também acho que se não formos a Champions o SLB vai passar um mau bocado e sim o ano passado a abordagem foi arrogante e pagamos caro embora pudéssemos ter sido campeões .

    Quanto ao plantel:
    Guarda redes não conheço o grego por isso vou esperar,fomos buscar dois centrais se falharem os dois então estamos muito mal no scouting nas laterais temos os do ano passado e dois miúdos se chega? Talvez não mas a prioridade deveria ser o meio campo.

    E ai sim falta um jogador box to box mas lá está o treinador é o mesmo que aceitou jogar o ano passado sem esse jogador que demorou a descobrir o Krovinovic e o Zivkovic que não têm coragem para dispensar Samaris é óbvio que não conta com ele por isso sem surpresas.
    Reformulamos o ataque e bem Seferovic não têm golo Raul 3 anos a suplente chega e Jonas não vai para novo .

    Este é o meu balanço do plantel agora venham os jogos de pré época para podermos ver os reforços : o Alfa :) o Gedson talvez seja o tal box to box , o João Felix acho que ainda é cedo .

    Se estou confiante ? Nem por isso mas o SLB está enquadrado numa realidade Portugal onde a novela do scp já vai na segunda temporada onde os lá de cima querem ganhar de qualquer forma e feitio e portanto vai continuar as difamações a contra informação .
    Falar de patrocinadores mas muito faz o SLB mas quem quer patrocinar um Taça da Liga que é realizada as escondidas e feita de forma (sorteio)a que no final ganhem sempre os mesmos ou um campeonato onde é preciso fazer dois sorteios e os adeptos não conseguem planear nada porque as datas e horas dos jogos são segredo, ou uma Taça de Portugal com uma aberração meias finais a duas mãos para garantir mais uma vez a presença dos grandes na final porque sim.
    Onde o Aves ganha a Taça de Portugal e ninguém sabe se pode ir ou não as competições europeias (amadorismo completo)
    Acha que os direitos televisivos da liga portuguesa têm algum valor a nível internacional ? Eu gostaria de saber qual a audiência de um jogo sem os 3 grandes .

    Resumindo o BENFICA é o maior mas a realidade portuguesa não permite crescer mais.....


    ResponderEliminar
  8. Lá vamos nós outra vez… mais um exclusivo escusado…
    De facto, isto sem bola a rolar dá para escrever tudo e o seu contrário. Se o escriba shadows é tantas (e muitas vezes injustamente, no meu entender) acusado de critico pessimista, estranho que a demagogia simples com gráficos, fotos “marcantes” e muitos termos modernos seja aceite e até aplaudida!
    Será que o escriba sequer sabe o que é o market pool da UEFA? Ou como funciona?
    Mas vejamos, o Benfica não tem projecto desportivo? comparado com quem? Ou melhor, então quem é que tem projecto desportivo? E já agora qual é, que é para ver se aprendemos alguma coisa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tem calma o Pedro Guerra

      Eliminar
    2. Senhor anónimo: eu passei algumas horas a compor este texto bem como a compilar a informação. Espero da sua parte, se tem intenção de comentar o texto ou "ensinar", que seja mais alargado na explanação do seu pensamento. Terei gosto em comentar a sua forma de olhar para o atual Benfica.

      Eliminar
    3. Caro Scaramanga, lamento não vir aqui dar-lhe palmadinhas nas costas pelo seu trabalho de casa, como provavelmente seria a sua expectativa. Gostaria isso sim, que me respondesse às questões que lhe coloquei:

      1. Qual é o clube que, no seu entender tem, aquilo que V.Exa. entende ser um "projecto desportivo"?
      2. Em que é que consiste o "seu" projecto desportivo?

      Fico a aguardar.

      Eliminar
  9. Apesar da má prestação na ultima edição da Champions, não vi/li que algum dos nossos patrocinadores de topo tivesse cancelado unilateralmente o contrato.

    Essa tesão de jogadores de top para "atrair" espectadores e vender camisolas é bom para os clubes de paises que tem o dobro ou o triplo do nosso vencimento minimo nacional, e não é só minha esta opinião, basta ser sensato, e não querer dar o passo maior que a perna...( allo Puorto ).

    Os gráficos são excelentes para a rapaziada do marketing e sobretudo para alguns iluminados que gostam de botar figura.

    P.S. tentar fazer humor não é tarefa fácil, e não é para quem quer mas para quem pode..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não substime a capacidade do Benfica de encher estádios ou atrair multidões. Não é a mesma coisa ir ao estádio para ver o 'mediano Zé' ou ir ver um jogador de nível internacional. Ter um jogador assim atrai também a atenção dos media estrangeiros, dá notoriedade aos patrocinadores e valoriza a marca. Vende lugares no jogos, transmissões, merchandising e, o mais importante, traz qualidade à equipa para vencer.

      Eliminar
    2. Não concordo, e, contrariamente ao Sr. Exclusivo, dou exemplos:

      Pablo Aimar e Saviola, deram notoriedade junto dos media estrangeiros?
      Rui Costa, jogador consagrado e com grande carreira (em fim de carreira), acrescentou notoriedade internacional?

      Que me lembre, nos últimos anos, os jogadores que chamam os media estrangeiros e dão notoriedade são os jogadores na iminência de sair e dar o salto para um campeonato maior, pela porta grande, como é o caso de Matic, David Luiz, Renato Sanches, Ederson, Lindelof.

      Jogadores que decidem vir jogar para Portugal "desaparecem do mapa". Veja-se o mesmo Matic, quando chegou ao Benfica. Alguém quis saber? Veja-se os grandes nomes (flops) emprestados pelo Barcelona, por exemplo, não tiveram qualquer efeito positivo. Simplesmente desapareceram do mapa europeu.

      Por isso, essas teorias são muito bonitas mas não passam disso mesmo.

      Eliminar
    3. Scaramanga quem viu o Benfica jogar na Estância de Madeira, quem estava sentado na "velha" Catedral no dia da sua inauguração, e viu o Pantera Negra envergar o manto sagrado pela primeira vez no dia 23 de Maio de 1961,NÃO pode nem deve SUBESTIMAR o clube de uma vida já longa e prenhe de muitas alegrias e algumas desilusões, mas acreditando sempre!

      Eliminar
  10. Lá porque alguns não acreditam no actual projecto desportivo não quer dizer que ele não exista. E lá porque alguns acreditam que a direcção não apostou na conquista do penta não quer dizer que isso tenha acontecido.

    O clube que mais gastou dinheiro em contratações o ano passado (cerca de 50M) ficou em terceiro...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, ficou em terceiro porque foi levado ao colo por erros cirurgicos de arbitragem, senão teria ficado em quarto, e nem vou especular quantos pontos poderá ter a mais por causa do Cashballs!!

      O erro do Benfica foi ter vendido três titulares do eixo defensivo e não ter suplentes à altura noutras posições, a direcção foi incompetente e arrogante. Mesmo assim, se não fosse aquela cobardia e excesso de respeito do Benfica a jogar contra o FCP, tínhamos ganho o penta.

      Enquanto educarmos os nossos jogadores a encarar os jogos puramente profissionalmente, o FCP vai ter sempre a vantagem de educar os seus jogadores para odiar e morrerem em campo contra o Benfica. Não digo ir por esse caminho mas é importante de uma vez por todas dizer aos jogadores que vão lutar contra as equipas adversárias e outros poderes em campo, e que tem de estar preparados para tudo.

      Eliminar
    2. Bastava não termos sido roubados por ASD na luz contra o FCP e tinhamos sido campeões, façam a análise à arbitragem desse jogo, mete nojo.

      Eliminar
    3. Não tenho interesse em falar de ou comparar clubes que, por mais respeitáveis que sejam ou possam ter sido, não têm a dimensão do Benfica. Não podem ser comparados com o Benfica, mesmo que alguém(para sua conveniência) ache que sim. A realidade crua é que o Benfica vai às eliminatórias da LC porque o Sporting falhou na Madeira. O Benfica não foi campeão, perdeu o jogo do título em casa, contra um clube intervencionado e que continua com grandes dificuldades para contratar. O que está em análise não é o quanto se gasta mas o como se gasta.

      Eliminar
    4. O Paulo Duarte tem toda a razão. Não foi só esse jogo, os dois jogos com os sapos também nos tiraram 4 pontos. QUATRO PONToS!!! E nem quero falar no azar da lesão do Jonas.

      Eliminar
    5. O professor até disse antes que o jogo não era decisivo.
      Não disse depois que afinal foi...

      Eliminar
  11. Ora aqui está um comentário que totalmente corroboro, o Benfica infelizmente não conseguirá crescer muito mais em Portugal, daí a necessidade de se levar a marca Benfica além fonteiras, somos um país pequenininho e sempre envolto em polémicas a nível do futebol, basta repararmos nos últimos 10 anos (já não vou mais atrás) para ficarmos com uma ideia concreta e real da nossa realidade!!

    Depois obviamente tudo se reflete a nível financeiro, queríamos contratos televisivos como os clubes ingleses?? pois claro que queríamos ... queríamos ter outro tipo de argumentos financeiros para competir com equipas do TOP 10 atual? claro que queríamos .. queríamos que o nosso futebol fosse visto como um desporto apaixonante e que move multidões?? claro que queríamos, mas cada vez mais é um negocio de interesses onde muita gente desconhecida cada vez mais enriquece !!

    Posto isto meus caros, não vamos criar nem nos iludirmos com granes expetativas porque a nossa realidade não é essa, muitos poderão achar que penso pequeno e o tal bla bla bla, contudo esta é a pura das realidades, resta-nos ambicionar que o Benfica continue a ser competitivo, continue a ser dos sócios e não de uns chineses ou árabes quaisquer e que continuemos a honrar o bom nome do Benfica por este mundo fora, quem toma as decisões é sempre alvo de crítica, mas tem que as tomar, nem o grande imperador Julio Cesar agradou a todos!!

    Gonçalo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos que maximizar todas as nossas receitas em Portugal, dar ao Benfica o merecido retorno pela sua marca. Depois é incontornável a presença continuada e com resultados à altura na LC.

      Eliminar
    2. Alerta Vermelho19/7/18 15:49

      Pois é! Pois é! A fazer zero pontos na CHAMPIONS, está no óptimo caminho para levar a marca além fronteiras! D. Sebastião, também foi para Alcácer Quibir, pensando que a partir dali, desceria pelo interior de África, e uniria o que fosse conquistando, às possessões portuguesas que já existiam. O problema é que não passou de Álcacer Quibir, e morreu lá!

      Eliminar
    3. D. Sebastião não foi para Alquácer Quibir a pensar que dali desceria pelo interior de Àfrica. Isso não é verdade.
      Mais uma confusão de uma mente confusa.

      Eliminar
    4. D. Sebastião foi um "tolinho". Aliás super tolinho, que fugia das mulheres.
      Ir para uma Guerra, que não era a sua, sem deixar sucessão é um negócio igual a muitos que o LFV faz no Benfica.
      Foi em 1578 e é agora nos dias de hoje no Benfica, um desastre anunciado.

      Zé Carlos

      Eliminar
    5. "Ir para uma guerra que não era a sua!." Wtf!
      Um conselho, vai ler a história de Portugal e deixa de falar de coisas que desconheces.

      Eliminar
    6. " Ir para uma Guerra, que não era a sua "

      A ignorancia é muito atrevida !

      Eliminar
  12. Bom post, caro Scaramanga,

    Todos queremos o Benfica no patamar mais alto do futebol mundial.
    Nenhuma direção é eleita sem projecto, e esta direção não é excepção... Apresentou projecto e a grande maioria aprovou-o.
    Podemos é discordar dele, que é uma história diferente...

    A política de contratações é a mesma que a direção sempre defendeu. Linhas gerais, jogadores até 27 anos máximo, com potencial.

    Jogadores de créditos firmados? Todos queremos, mas esses tem custos diferentes tanto na sua aquisição, como na sua manutenção.
    Este ano, incrivelmente conseguimos contratar o Ferreyra, que verdadeiramente é o único de créditos firmados. Os restantes, de forma geral, acho serem boas contratações, mas com alguns riscos normais em miúdos que estão a fazer o seu trajecto de crescimento.

    Todos nós (com excepção aos lagartos e tripeiros que por aqui pairam), queríamos uma equipa top, recheada de jogadores top, para entrar sem problemas nesta liga dos Campeões.
    E se o investimento fosse feito nesse sentido, e corresse mal?
    Como é que uma liga Europa, e o campeonato português traria receitas que suportassem uma hipotética falha na Champions League?
    Estas são questões que quem decide, tem que colocar na mesa...

    Vergonha da actual posição em que o Benfica se colocou?
    As regras foram alteradas no que diz respeito ao orçamento da Champions para clubes, e o nosso futebolzinho tem o Ranking que tem. Milagres não existem, e enquanto o futebolzinho achar que pagar 2M€ ao Moreirense pelo Semedo é desfalcar o Benfica, responde à visão que a maioria tem do desporto em Portugal... é o... "eu quero é que os outros se lixem, com "F""

    Concordo que o Benfica terá que delinear nos próximos anos, um projecto mais direcionado ao projecto desportivo que financeiro, mas com inteligência e pés bem assentes...

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde G G. Obrigado. Por termos recursos limitados face ao que outros dispõem na Europa, o critério de gastos tem mesmo que ser com inteligência e sensatez, mas também com ambição e consciência da responsabilidade que o Benfica tem.

      Eliminar
    2. "Jogadores de créditos firmados? Todos queremos, mas esses tem custos diferentes tanto na sua aquisição, como na sua manutenção."

      Na mouche amigo!
      Mesmo os sem créditos firmados andam pela hora da morte. Já dei dois exemplos algures: o Seri e o Duvan Zapata. Um custou 30M€ a um clube de meia tabela inglesa, outro 14M€ por dois anos de empréstimo para a Atalanta. Hoje em dia pedem-se exorbitâncias por qualquer meco que dê dois chutos numa bola. São valores irreais, altamente inflacionados por fundos, repartições de passes, fugas ao fair play financeiro (ou tentativas disso)... O Vestergaard custou ao Southampton 25M€ e não é nada por aí além.

      A questão que coloco é: o que é um jogador de top? E quanto é que se define como limite para contratar e manter um? Tendo em conta que o nosso campeonato não tem assim tão boa fama lá fora, são esporádicos os casos de nomes grandes como Casillas, Aimar, Saviola e outros que aceitem vir para cá jogar. E quando vêm já estão em fim de carreira ou a tentar recuperar de fases de seca.

      Scaramanga, desculpa o comentário curto e pouco profundo, vou tentar aprofundar isto mais porque mesmo não concordando com tudo o que apontes, creio que é sempre bom falarmos das coisas e darmos a nossa opinião.

      Abraços!

      Eliminar
  13. Confesso igualmente a minha vergonha pela situação em que o Benfica se colocou. Em vez de estarmos já na fase de grupos da Liga dos Campeões ?????? Mas o que é isto ?? Então se so entra um com entrada directa , que culpa o Benfica tem aqui ? Nao ser campeão? Isso é demasiado presunçoso assumir vamos ser sempre campeões?
    Ainda assim podes dizer que nao lutaste? Ficaste sem Krovinovic , quando a equipa estava numa fase boa , ainda assim mais tarde ficaste sem Jonas.
    Mas como nao chegue perdeste pontos na luz com uma roubalheira frente ao Sporting , nas antas a mesma coisa , e o Fc Porto precisou ainda assim de parar um jogo a meio com o Estoril e meter jogadores a darem passes para marcar golos faceis , nao uma nao duas nao tres , ja para nao falar que jogar contra o Portimonense sao 6 pontos na certa! Ainda assim tiveram que vir a Luz lutar pelo campeonato , nao fosse aquele pontapé do Herrera nos ultimos minutos e provavelmente todas as tacticas manhosas , que ja vinham usando serviam de alguma coisa!!

    ResponderEliminar
  14. G G

    Um projeto mais direcionado à vertente desportiva em prol da financeira?? somos o clube com a dívida mais alta da Europa ainda assim qual é a solução??

    O Benfica tem sim é que juntar os dois pratos na balança e equilibra-los, não é por um campeonato e uma época terem sido perdidos e mal delineados que agora vamos colocar tudo em causa e os outros anos que fomos tetra e ganhamos tudo o que havia para ganhar em Portugal? e as finais da Liga Europa?? nada disto pode ser apagado apenas porque o Benfica não conseguiu ser penta.... o que na minha opinião o Benfica deveria fazer sim, era sim não ser tão dependente de empresários e cada vez mais caminhar para um molde de auto-sustentação com os riscos que poderia ter, porque talvez o caminho fosse por aqui em vez de andarmos a enriquecer "terceiros". Tenho noção que as ditas comissões nunca irão acabar, contudo não podemos concordar e nos gabarmos que fizemos mais de 100M em vendas quando depois a realidade é que desses 100 M provavelmente apenas 70M entram nos cofres da luz, e isto sim tem e deve ser mudado!!

    Gonçalo.

    ResponderEliminar
  15. Isso é tudo muito bonito, mas quando um clube que sobe à Premier League recebe 108+90M€, as coisas mudam um pouco de perspetiva.

    "O Fulham irá receber 199,3 milhões de Euros. 108 de forma imediata só pela participação na Premier League e os restantes 90 milhões em caso de despromoção, divididos pelas três temporadas seguintes."

    O Brighton & Hove Albion ROUBOU um jogador ao FC Porto!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é bonito, mas se precisamos de todos os cêntimos porque só nos resta dizer aos jogadores "olha que podes ir jogar na Champions", então oferecer 40 Milhões de Euros a um clube intervencionado pela UEFA, que o ano passado correspondeu, devia ser visto como crime de lesa-benfiquismo. Ou não?

      Eliminar
  16. Caro Saramanga,
    Outro excelente post que coloca a discussao fora das armadilhas dos Tetras, dos 10 anos a frente, dos bons e maus Benfiquistas, dos pro e contra LFV, ou dos que pensam que RGS e um salvador.
    Coloca a discussao centrada na importancia crucial do projecto, ideia, linha de rumo.
    Concordo no essencial com as ideias que transmite no seu post.
    LFV a mim ja nao me convence por muita propaganda ou ate resultados que possam surgir. Porque o seu foco esta nos negocios, e o "projecto" desportivo parece ser uma consequencia em vez de uma escolha.
    Tambem partilho a sua preocupacao com a entrada ou nao na Champions. Muito tera que mudar em relacao ao futebol apresentado no ano passado para que a Champions se torne uma realidade. Sera RV capaz de criar essas dinamicas? Confesso que tenho muitas duvidas.

    ResponderEliminar
  17. G G

    e o nosso problema é mesmo esse e na minha opinião já é cultural, ou seja, tu como funcionário tens 10 tarefas para fazer, se realizares 9 bem e 1 mal vais ser logo criticado e crucificado, não te elogiam nem dão mérito pelas 9 bem conseguidas mas "malham" sim, na que não desempenhaste com sucesso, agora retrata este exemplo para a parte futebolística e vês onde pretendo chegar!!
    Contudo o desfecho é sempre o mesmo, os mesmos que agora criticam tudo e todos e colocam tudo e todos em causa, são sempre os mesmo que nos finais das épocas andam aos pulos e aos saltos todos contentes e felizes no Marquês, assim é fácil ser adepto e está ao alcance de todos, defendo sim uma critica construtiva para termos todos o mesmo rumo, ou seja, o rumo do sucesso desportivo, porque isto do criticar só por criticar e depois não "hora H" quando têm oportunidade de aparecer com projetos e candidaturas e virem para a ribalta, o desfecho é sempre o mesmo: voltam todos ao buraco inicial, mas o objetivo foi conseguido mandar umas bocas fazer umas críticas na CS e na Internet é sempre muito mais fácil!!

    Gonçalo.

    ResponderEliminar
  18. "o Benfica continua o seu caminho de inovação tecnológica e científica, de reforço das suas infraestruturas de apoio à “fábrica de talentos” e de consolidação financeira, que nos coloca muitos anos à frente da concorrência nacional. Este parece ser o entendimento da atual liderança do Benfica e da SAD. "
    Não parece, é. É uma questão de factos, não de opinião.

    "O meu entendimento é diferente. O fracasso nas eliminatórias de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões terá consequências catastróficas. "
    Ficamos excluídos da competição por um ano, não é para SEMPRE!! Grande diferença... menos sensacionalismos absurdos... só descredibiliza um texto que até tem méritos.

    "Confesso igualmente a minha vergonha pela situação em que o Benfica se colocou. Em vez de estarmos já na fase de grupos da Liga dos Campeões"
    Espera aí, por muitas culpas que a direcção tenha tido, agora o Benfica é obrigado a ganhar todos os anos o campeonato? Lembro-te que não jogamos sozinhos, o que não faltam são adversários a lutar contra nós. O Sporting, o FCP, o Braga, o Rio Ave, o Artur Soares Dias, o Fernando, o Proença, a Sónia, o Fontelas, o Craveiro, todos com grande valor......... A sério que vamos ignorar a palhaçada que aconteceu no ano passado?

    Como dito noutro comentário, os teus gráficos demonstram precisamente que o Benfica tem investido num plantel forte, estando a lutar contra equipas teoricamente inferiores, ao contrário do que dizes, que não existe investimento no plantel. Estamos nas eliminatórias porque o nosso país insiste em ter um modelo de competitividade totalmente inadequado... quando tens clubes de aldeia na primeira liga está tudo dito...

    "Está na hora de ser adotado um projeto desportivo verdadeiramente ambicioso consentâneo com a grandeza do Benfica."
    Precisamente o que está a ser feito, lentamente admito, mas temos que olhar para o contexto em que nos encontramos, e o paradigma que atravessa o futebol actual. Concordo que a direcção foi incompetente e arrogante, que tem olhado demasiado para as finanças e que cometeu erros abomináveis, mas a não ser que queiras aumentar o passivo ou vender o clube ao Quatar, não podemos entrar em loucuras.

    ResponderEliminar
  19. escreve escreve... afinal ofereciam merdas aos arbitros... sera que comecam a epoca na segunda ou nos distritais?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Camisolas? Livros? E oferecer pirolitos, também é corrupção?
      Ainda se fosse a Enciclopédia Britânica…!!

      Eliminar
  20. Nuno Martins de futebol vc percebe 0. Olhe com estes extremos com estes 8 vamos ver a champions pela televisão.
    Luigi1979

    ResponderEliminar
  21. Isto hoje ta pejado dos 30 a 50 funcionários pagos pelo SLB com a única função de denegrir , gozar ,ofender , manipular , controlar , condicionar as vozes criticas deste Benfica transformado num clube pequenino e manipular a opinião da massa adepta Benfiquista.

    Basta ler aqui esses funcionários neste blog para saber que querem à força que o Benfica seja minisculo.

    LFV e seus bobbys nunca vão ,nem querem que o SLB volte a ser grande na Europa.

    Para isso tinham de acabar as negociatas estranhas , a perda dos 100% dos direitos económicos de alguns jogadores sem ninguém saber como se passou de 100% para 50% , as camionetas de jogadores que se contrata para se emprestar imediatamente , o excesso de funcionários no SLB etc etc

    Tinha de existir uma boa gestão , transparência e isso LFV e seus bobbys nunca vão desejar.

    Por este andar e para vergonha das vergonhas o Sintra Lagartixa ainda consegue fazer melhor equipa que a nossa.

    Se voltar das Bost e o Slimani.Só falta aos lagartos dois, três reforços para o meio-campo e ficam com melhor equipa que a nossa ou com qualidade muito igual o que demonstra bem a incompetência e a pequenez a que ta reduzido o Benfica.


    Com o actual plantel só quase por milagre chegamos à fase de grupos da Champions.

    Ao que o Benfica chegou.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que te continuam a pagar, mas olha que os 30 ou 50 são os infiltrados da YNW!

      Conselho da YNW aos propagandistas da net:

      "Caros bloggers e perfis falsos, não é por alguém achar que vocês são corrompíveis, que devem parar o vosso trabalho! Tenham opiniões! Muitas."

      E muitos são eles.

      Eliminar
    2. Zé Diogo19/7/18 15:55

      Olá Marco, e a Heidi veio contigo ?

      Adoro os teus desenhos animados !

      Eliminar
    3. 2 avençados.Este zé diogo quer ser o funcionário do mês.

      Eliminar
    4. Marco simplesmente ignora os funcionários da lavagem de sanita ao serviço de Vieira.Deixa-o a falar sozinho

      Eliminar
    5. Zé Diego20/7/18 16:47

      O Marco e o Roger andam sempre juntos... até parecem os "bagos" do Saraiva desaparecido em "combate" e em parte incerta !

      Eliminar
  22. Boas caro Scaramanga, embora concordando com uma boa parte do post, aquela em que defende que devemos procurar ter os melhores jogadores que a nossa "carteira" permita, e claro, com uma estratégia de controle de custos mas privilegiando o investimento no plantel, ou plantéis, porque o Benfica não é só futebol; discordo com as conclusões.

    Não conseguirmos apurar-nos para a Champions parece-me e é claro, um grande rombo nas contas, mas se perguntarmos à esmagadora maioria dos benfiquistas se preferem ir a uns quartos-de-final de final da Champions ou ir à final da Liga Europa, penso que uma esmagadora maioria preferirá a segunda situação.

    Claro que acontecendo a infelicidade de irmos parar à Liga Europa nada nos garante que sequer passemos da fase em que comecemos a competição, porque certezas no futebol só mesmo nos anos do Apito Dourado.

    E a prova provada de que nada, não exactamente nada, mas pouca coisa é garantida no futebol é por exemplo a campanha da Alemanha no Mundial, há quatro anos atrás eram só pseudo-especialistas a dizerem que a máxima do Lineker era 100% verdade, e que o melhor era prepararmo-nos para uma era de sucessos atrás de sucessos do futebol alemão, e o que é certo é que já houve três competições para provar o acerto desse raciocínio e só na Taça das Confederações é que acertaram, e lá voltaram eles à carga, e o que é certo, é que os pseudo-especialistas voltaram a falhar.

    Se estou satisfeito com o actual plantel do Benfica? Não muito. Se estou muito confiante no Rui Vitória? Sinceramente não. Se penso que o Luís Filipe Vieira actualmente tem como prioridade número 1 o sucesso desportivo do Benfica? Infelizmente também não.

    Mas... há uma enormíssima distância entre a minha posição de "copo meio vazio", e a posição que tem sido cada vez mais notória aqui no blog que é a do "copo completamente vazio".

    Não quero com isto dizer que as vossas críticas sejam totalmente infundadas, ou que estejam todos a escrever de acordo com uma cartilha. Primeiro, concordo com boa parte das críticas, e segundo, acredito que cada um de vós escreva realmente aquilo que pensa sem ser em função de uma estratégia concertada.

    Para concluir, sou igualmente apologista do escrutínio constante das decisões de quem manda no Benfica, porque o Benfica é de todos nós mas não é de ninguém em particular e muito menos é de gestores profissionais que pouca ou nenhuma ligação sentimental tenham ao Benfica, se são assim tão competentes há neste país ou nesse mundo fora muita grande empresa que vai agradecer ter gente tão capaz ao seu dispor.

    Saudações benfiquistas e que este ano seja de facto o ano da reconquista.

    P.S.: Embora creia que nunca venham a sê-lo, independentemente de quem mande no Benfica, pelo amor de Deus, perdão, pelo amor ao Benfica, nunca se tornem num daqueles blogs onde parece que tudo corre sempre bem no Benfica, roçando muitas vezes até o ridículo.

    ResponderEliminar
  23. "Benfica não parece ser um projeto desportivo, mas sim um projeto financeiro e de infraestruturas"

    Acho que isto diz tudo e tem a ver com o perfil de presidente que temos, que tanto fez pelo Benfica em termos de infraestruturas mas sempre mostrou muitas lacunas a nível desportivo permitindo perder o pentacampeonato para um Porto intervencionado pela UEFA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um "projecto desportivo" nunca se pode dissociar de um "projecto financeiro" do qual os "projectos de infra-estruturas" são parte integrante. Fala sem saber do que fala.
      Não se fazem omeletes sem ovos. Os ovos são parte integrante do projecto "omelete". Capice?

      Eliminar
    2. Com isso quer dizer o quê?
      Que o sucesso de um é o sucesso do outro?
      Se não se podem dissociar então e se projecto o desportivo fôr fracassado e o projecto das infra estruturas bem sucedido devo conaiderar isso uma vitória ou uma derrota?
      Há quantos anos está o LFV à frente do Benfica a com suposto sucesso financeiro e infra estrutural e desses anos quantas vezes fomos campeões nacionais?
      Que dizer do Porto que está financeiramente mal e conseguiu impedir o adversário de chegar ao pentacampeonato? Foi um sucesso ou um insucesso?

      Eliminar
  24. Padre Hipólito das Neves19/7/18 15:51

    Bieira é grande em toda a parte.
    Ele é venfica e o resto é só cumbersa.

    ResponderEliminar
  25. Professor Rui Vitória19/7/18 16:03

    Juro que não percebo tanto ódio deste senhor com o nick de Scaramanga.
    Está tudo controlado e o Benfica irá lutar com todas as suas forças e no fim, adeptos, sócios e simpatizantes do nosso Glorioso, constatarão que sairemos de cabeça erguida e com orgulho enorme de termos danificado a camisola.

    Saudações Gloriosas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está tudo controlado? Eheheheh, deixa-me rir antes que me esqueça.

      Eliminar
  26. Professor Rui Vitória19/7/18 16:06

    Mesmo em estágio e em Inglaterra, sigo atentamente tudo o que por aqui é escrito.
    Ajuda-me a formar ideias sobre a época futebolística vindoura.
    Juntos seremos mais fortes e danificaremos o Manto Saagrado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Professor Rui Vitória, há muita gente que te acompanha nessa missão de danificar o Manto Saagrado.

      Eliminar
  27. Professor Rui Vitória19/7/18 16:39

    Há que ter confiança neste grupo de trabalho e na nossa competencia.
    A minha equipa tecnica é muito competente e não admito que alguém ponha em causa a minha liderança e muito menos que me coma de cebolada. Era o que mais faltava. Tenho 48 anos e já ando nisto há muitos anos.

    Saudações Gloriosas

    ResponderEliminar
  28. Ponto prévio, o Benfica é o maior e melhor clube do mundo porque é o clube do meu coração, como é o FCP para os portistas e o Anti-SLB para os sportinguistas. Agora se falam em transformar o SLB no maior clube do mundo em termos absolutos aconselho ajuda psiquiatrica.

    Projecto com esse objectivo que não comece no ponto 1 por transladar o estádio da Luz para Inglaterra, França ou Espanha morre à partida, o PSG tem um orçamento maior que alguns países e não passou dos 8vos da champions.

    O outro mito é o do futebol dominador, alguém que me lembre quando é que o benfica teve um futebol dominador? Sem ser contra os Setúbais desta vida. Deve ter sido na geração do Eusébio, concerteza, e o futebol de hoje em dia é igual. Nem no campeonato, a época mais vitoriosa foi nos últimos 5 anos quando fomos tetra e RV bateu recordes de vitórias de Béla Guttmann.

    Nem no campeonato onde temos 42% de vitórias, e perdemos mais vezes no Porto do que as vitórias lá.

    Por isso metam mais tabaco

    ResponderEliminar
  29. Um ano e 20M depois de ter tido um dos mais negativos anos Futebolisticos o Benfica apresta-se para iniciar nova liga dos campeões e nova época com a mesma equipa e mesmo treinador . O que é que se está á espera que aconteça? LFV gastou 20M mas só conseguiu reforçar o banco; na equipa principal apenas temos ferreyra no lugar de jonas. O valor da equipa mantém-se.
    Entretanto o Jesus desfaz-se em declarações melosas sobre o Benfica e LFV.
    Parece-me que LFV se está a prepar para substituir Vitória por Jesus caso vitória falhe este ano.
    Jesus é bom treinador mas muito sobreavaliado pela nossa imprensa. Tem defeitos evidentes que não corrige por teimosia. Vitória já o demonstrou no passado e Peseiro demonstrará este ano que se pode conseguir mais que ele com menos. O que Jesus tinha de trazer de bom ao Benfica já o fez . Não tem mais nada de bom a trazer.
    Eu não esqueço as derrotas humilhantes com o porto e mesmo com o sporting quando este tinha equipas menores.
    Não esqueço as finais e campeonatos perdidas por incompetência do treinador
    Não esqueço as exibições medíocres contra equipas grandes ou do mesmo valor.
    Não esqueço os comportamentos desrespeitosos para com a estrutura e figuras do clube como por exemplo o rui costa, o sheu, o pietra...
    Não esqueço a desvalorização do jovens da formação
    Não esqueço os mlhões gastos anualmente em jogadores medíocres e a dificuldade que tinha em colmatar falhas no plantel
    Não esqueço os comportamentos inaceitáveis no banco
    Não esqueço o ter tido conversações com o sporting quando ainda era treinador do Benfica em jantares com barrosos e outros que tais.
    Não esqueço o que disse do Benfica nomeadamente no primeiro ano do sporting
    Não esqueço as chantagens anuais para aumentar de ordenado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não esqueço...o melhor é dizeres; não esquecemos!

      Zé Carlos

      Eliminar
    2. Pois é eu também não esqueço que com Jesuss vencemos uma Juventus que tinha somente a defesa e o guarda redes titular da squadra Ruzza que venceu um Atletico de Madrid com um Griezman e um oblak na baliza.

      É muito bonito falar dos insucessos no entanto JJ também foi responsável pelo Benfica ganhar ao FCP por 3-0 virar um jogo memoralve para a taça, ganahr ao SCP vezes sem conta...

      Na soma das partes foram mais os sucessos que os insucessos, já para não falar que levou o Benfica a final de duas taças da Liga Europa e ACIMA DE TUDO VIA-SE CRER RAÇA AMBIÇÃO NOS JOGADORES e um esquema técnico ou táctico implementado onde se viu N lances de bola parada ofensivos estudados e implementados com sucesso assim como uma excelente coordenção defensiva de lançes de bola parada!!

      E podia continuar argumentos/factos não faltam!!

      Ass: Madskinn

      Eliminar
  30. Tópico completamente fora de tempo.

    O Benfica ainda não foi eliminado e já o pintam como tal.

    O Benfica este ano está a formar uma boa equipa.

    A unica coisa que fica em falta é um treinador de qualidade para treinar essa equipa. Mas tal como na politica os amigos estão em primeiro lugar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "O Benfica ainda não foi eliminado e já o pintam como tal."
      Agora digo eu, o Benfica ainda está - supostamente - a formar uma boa equipa e tu já dás esse facto como adquirido.
      Uma equipa competitiva (já nem digo boa/grande equipa) demora tempo a construir. Não bastam bons jogadores.
      As rotinas de jogo e os automatismos, não se alcançam do dia para a noite.
      Por isso o Vitória está sempre safo. Caso as coisas corram mal, dirá sempre que é impossível a qualquer treinador formar uma boa equipa com tão pouco tempo de trabalho.

      Este ano, estão todos salvos.
      1 - O Vitória alegará que não teve tempo para construir uma boa equipa;
      2 - O Vieira virá a terreiro justificar que deu tudo o que Vitória pediu e que foi o treinador que não teve unhas para a viola.

      O que nos salva é que há sempre uma tacita da liga...
      E mesmo assim, mesmo assim, pode haver sempre um Moreirense que espera por nós. LOL

      Eliminar
  31. OFF TOPIC

    Ola John dispensado do estágio a par de Chiquinho, se no segundo, fala-se que pode ir para o Moreirense por empréstimo, já no caso de Ola John penso que irá mesmo entrar nas negociações do Gabriel Appelt, aguardemos, mas penso que poderá ser 8M + o passe do Ola John!!

    Gonçalo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alguém que escreva coisas úteis por aqui

      Eliminar
  32. Tirem lá essa ideia da cabeça. O que o Benfica neste momento quanto muito pode ter, é um conjunto de jogadores nos quais se depositam esperanças.
    Mas os bons jogadores por si só, não formam uma boa equipa. Uma boa equipa demora tempo a formar. Por vezes, um ano até se conseguirem rotinas e automatismos.
    Acresce que este ano pelos motivos que todos conhecemos, o Benfica precisa de se apresentar muito bem, mais cedo do que o normal.
    Até agora o que vi, não me agradou nada. É curto demais para o que se pretende.
    Também é verdade que têm sido jogos da treta e torneios da treta que só servem para fazer experiências.
    São preocupantes, isso sim, as indefinições em muitas posições.
    E há muita coisa que já devia estar muito, mas mesmo muito avançada. Principalmente porque o que é exigido ao Benfica é muito e daqui a pouqíssimo tempo.
    Por exemplo, se o Benfica não conseguir o apuramento para a fase de grupos da Champions, é imperioso que o plantel seja redefinido no mercado de inverno.
    Para quê, um plantel com tantos jogadores, alguns dos quais com contratos bem puxadinhos ?
    Para a liga portuguesa e todas aquelas tacitas da treta, não é preciso um plantel tão valioso.

    ResponderEliminar
  33. Para acabar com esta poeirada suspeita que paira sobre os clubes, limitem os mandatos dos presidentes.
    Dois mandatos e...RUA.
    Mas o exemplo tem que vir de cima.
    A FIFA teve um presidente durante 35 anos (Havelange).
    O Blatter esteve 17 anos.
    É tentador. O dinheiro que corre é muito.
    Todos se queixam, mas nenhum abre mão daquilo.
    Depois no fim, os que saem a bem, fazem-no com os bolsos cheios.
    Os que saem a mal, vão directinhos para a Carregueira, sem passarem pela casa da partida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dois mandatos é bom. Os exemplos do Fifa, Batler, Havelange etc. não colam.

      E não cola porque temos à nossa disposição a "ALTERAÇÃO DOS ESTATUTOS". É só os Benfiquistas quererem.

      Zé Carlos

      Eliminar
  34. Palavras bonitas e motivadoras mas que se perdem na realidade.

    O Benfica nao vai ganhar sempre. Mal se assim fosse. O Benfica nao há-de ir sempre diretamente à Champions, se as melhores equipas portuguesas se
    mantiverem ao mesmo nível.

    O Benfica podia ter sido mais competente e ter ganho o penta? Podia, mesmo com alguns erros de casting. Mas nao foi. E agora a direção reagiu e vamos ver como corre.

    Não é preciso entrar em pânico antes de vermos os resultados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De acordo, eu só entro em pânico quando o SLB entra em campo....

      😱

      Eliminar
  35. POR UM BENFICA QUE NOS HONRE E NOS ORGULHE!

    Um verdadeiro projecto desportivo passa por um rigoroso critério de escolha de um plantel que redimensione a clube a patamares cada vez mais exigentes de superação e compromisso, onde a grandeza do estatuto conseguido tenha a devida correspondência com a elevada fasquia da ambição dos desafios que há que enfrentar.
    Um grande Benfica Europeu de Eusébio e Coluna, não pode ser trocado por um Benfica de Varela e Filipe Augusto, onde o ridículo da comparação só pode ser subestimado e ignorado, por quem, irresponsavelmente, deixou chegar o clube até aqui, ao fundo dos fundos do inimaginável.
    Uma direcção que vende constantemente os seus melhores jogadores e não encontra soluções idênticas para os substituir no plantel, recorrendo sistematicamente ao refugo que há no mercado, sem qualquer critério nem qualidade, enfraquecendo , ano após ano, o nível competitivo da equipa, não pode vir depois a vangloriar-se, quase de forma leviana e provocadora, assumindo convictamente de que esta é a estratégia correcta, a tal que leva 10 anos de avanço à concorrência, mas que não ganha nada.
    Quando noutros tempos, tínhamos capacidade e ambição para contratar jogadores da selecção brasileira, como Ricardo Gomes, Valdo ou Mozer, ou da selecção sueca, como Jonas Thern, Mats Magnusson ou Stromberg, onde éramos temidos e respeitados na Europa, e olhamos agora para o panorama actual, percebemos definitivamente como nos minguámos e banalizámos, e que este não pode ser o caminho que nos leva ao futuro.
    Entretidos a ganhar campeonatos cá dentro, fora aqueles que mesmo assim ainda perdemos por incompetência e desmazelo, é próprio de quem pensa pequeno e não ousa ir mais além, incapaz, por deformação ou defeito, de poder dar tudo aquilo que a grandeza do Benfica merece e que todos os sócios e adeptos, espalhados pelo mundo fora, exigem que seja cumprido.

    José Reis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apoiado. Assim é que é falar!

      Eliminar
    2. SO NO PRÓXIMO SÉCULO ( E NÃO CERTII )PODERÁ VER O TITULO DO SEU COMENTARIO CONCRETIZADO....

      Eliminar
  36. Os teus artigos e os do redmoon são aqueles que no meu entender têm mais substracto. Grande abraço, viva o Benfica.

    ResponderEliminar
  37. Excelente! Mais uma vez. Se precisar de ajuda para uma futura candidatura, estou disponível para ajudar.

    ResponderEliminar
  38. A desonestidade intelectual de ir buscar médias que dão jeito para fazer comparações é digna de um lagarto qualquer, não de um benfiquista....

    ResponderEliminar
  39. Basta ao Benfica saber comprar e vender, não ter um presidente onde compra 30 jogadores quando só dois vão para o banco de suplentes!
    Basta também ter um treinador com tomates que diga ao presidente o que quer e o que não quer e não aceitar a merda que o Jorge Mendes põe no Benfica...o Gabigol e o Douglas que o diga....
    Basta ao Benfica ter um presidente e não um agente desportivo!!

    ResponderEliminar
  40. O cerne da questão é precisamente o projecto ter como fim a parte financeira, sendo que a parte desportiva é um meio para alcançar esse fim, quando deveria ser o contrario num clube com o nosso e com as tradições que tem o nosso.

    e o exemplo disso é que formação deveria alimentar a equipa principal e o que temos vistos é a equipa principal alimentar a formação.

    ResponderEliminar
  41. Não consigo encontrar a fonte do 2º gráfico, mas se aquilo é o valor do plantel comparativamente com os outros 9 e é o mais alto no ranking, deviam fazer uma peregrinação à luz de joelhos e agradecer a jogadores/treinadores/direção os resultados dos últimos anos, nos últimos 3 anos chegámos aos 4os e 8vos da champions, com 1 ano mau.

    Arranja o gráfico em que compara com as 20 equipas mais ricas, para termos uma ideia da ilusão quando se fala em ter um Benfica europeu.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking