O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 15 de junho de 2018

Formar miúdos não é isto

. 90 comentários

Parece que há quem faça uma grande confusão com formação e o "serviço de despachantes" que é o Seixal.

Formação é fazer crescer jovens valores para que os melhores, os que consigam demonstrar qualidade acima da média, possam suprir as necessidades da equipa principal de futebol do Sport Lisboa e Benfica.

Formação é dar aos jovens (e aos pais desses jovens) garantias de que terão todas as condições para demonstrar as suas capacidades, que terão acompanhamento profissional e cuidado, e que lhes serão incutidos os espíritos de ambição e de vitória que contruíram a história gloriosa do Sport Lisboa e Benfica bem como lhes serão passados valores essenciais como o fair play ou os do trabalho afincado e zeloso.

No SL Benfica atual não se formam jogadores. Não há um destes jovens que despontaram nos últimos anos que tenha completado a sua formação. Todos foram despachados às primeiras ofertas e sem irem munidos de "armas" para enfrentarem realidades e países diferentes. Não vão preparados para estar fora das suas zonas de conforto. Vão imaturos, chutados para se safarem lá fora, entregues a si próprios.

Daí que de todos estes que saíram, Bernardo Silva, graças à sua estrutura familiar forte, tenha sido o único que foi capaz de trilhar um caminho de ascensão que lhe foi negado no SL Benfica.

Também Gonçalo Guedes, depois de ser despachado para uma constelação de estrelas, teve que encontrar um caminho, aguentar, perseverar e hoje parece estar a ganhar o seu espaço e a crescer como esperavamos que o tivesse feito no SL Benfica.

O caso mais grave é o de Renato Sanches. Despachado a troco de "um negócio irrecusável", tem andado a ser empurrado de um lado para o outro sem ninguém lhe dê condições, orientação e tempo para consolidar a qualidade que inegavelmente tem. Renato saiu formado do SL Benfica? Não. E não teve a sorte de ter uma estrutura familiar que o acompanhasse e tivesse capacidade de lhe dar a estabilidade lá fora tão necessária para enfrentar um país diferente, um mundo diferente.

E depois que sentido faz despacharmos miúdos que podiam cá continuar até aos 22/23 anos, completando a sua formação, emprestando a sua qualidade à equipa principal, e depois render ao Sport Lisboa e Benfica o seu verdadeiro valor? 

O SL Benfica tem 3/4 milhões para pagar por (literalmente) dezenas de jogadores que nunca vestirão o Manto Sagrado ou passarão da condição de emprestados e não tem esses mesmos milhões para melhorar os contratos desses jovens como Bernardo retendo-os numa perspectiva de 2/3 anos?

Isto não é formar, meus caros. Pode ser muita coisa menos formar. E se é para isto que serve o Seixal, então o Seixal não serve o Sport Lisboa e Benfica mas sim os comissionistas dos 15 milhões.

E isso leva-nos ao lado mais negro da questão. Os negócios de 15 milhões com Jorge Mendes por putos que não jogaram ou jogam regularmente. Vieira já prometeu no passado explicar de onde vem esse número redondo. Nunca o fez.  

Que sentido fazem estas transferências quando depois se descobre que o SL Benfica antecipou o recebimento desses 15 milhões, como fez em alguns casos do passado recente, abdicando de 3 ou 4 milhões em comissões/custos? 

Quantos milhões de euros paga o SL Benfica em custos e comissões por todas estas operações? Não admira que depois para amortizar dívida se antecipem receitas.

Não há espaço para os melhores jogarem e crescerem? Claro que há. O que não deveria haver espaço é para jogadores estrangeiros medianos ou para jogadores com lesões crónicas/sem rendimento e que só estão disponíveis meia temporada, custando mais de 3 milhões/ano só em vencimentos.

A prova de que o Seixal não passa de uma desculpa para negócios e negociatas é que os anos passam mas o reflexo da formação na equipa principal é quase zero.

Neste momento só Ruben Dias e todos sabemos que entrou no 11 quase à força pois não era sequer a terceira opção para Rui Vitória.

Isto, meus caros, não é formar miúdos nem apostar na formação.   
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

90 comentários

  1. Que!?
    Lamento mas todo este post é um exercício em critica barata, ou critica politica, como lhe quiserem chamar. Se são vendidos é porque são vendidos, se não são vendidos é porque não são vendidos... tudo está mal enquanto as pessoas que não gostamos estejam no poleiro.

    Mas já agora, pode-me elucidar quando está um jogador formado? Existe uma formula cientifica que determina isso, ou é à vontade do freguês?

    Renato Sanches - 35 milhões para o Bayern de Munich, reforço, Bayern de Munich, não de Monchengladbach com o devido respeito, com possibilidade de subir aos 80 milhões... explique-me, como pode o Benfica recusar uma proposta destas!?!? Com base em quê? O jogador não estava formado? Mas não consegue perceber o contra-senso disto? Então oferecem-nos 35 milhoes por um jogador que nem formado está e vamos recusar? Um clube que tem de abater uma divida colossal? Um clube que precisa de vender para sobreviver??

    Jõao Carvalho - Esteve emprestado, esteve na equipa A, nunca convenceu ninguém, nem ninguém pode dizer que existe ali potencial para ser um jogador de 40 milhões. Não tem lugar, que fazemos? Deixamos um activo a definhar e desvalorizar no banco de suplentes (com sorte)? Ou então fazemos uma excelente venda de 15 milhões com 25% de valor futuro por um jogador que honestamente não creio que venha a valer muito mais que isso!?

    Onde está a má gestão nisto? Porque estes posts anti-gestão-Vieira não providenciam um único argumento tangível, é tudo strawmans e fait-divers, já mete nojo... critiquem o que está mal, mas parem com esta cruzada anti-Vieira, assim ninguém vos vai levar a sério, qualquer burrolas desmonta os vossos "argumentos", que credibilidade tem assim a oposição a Vieira?? Precisamos de uma oposição credível, não disto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O teu primeiro parágrafo demonstra a tua falta de vontade de debater este tema e o incómodo que te causou eu falar nisto.

      Então o clube que tem que abater a tal dívida colossal não usa nada dessas vendas para a abater mas precisa de antecipar receitas até 2021?

      Meu caro, um bom jogador se hoje vale 15 milhões amanhã vale muito mais. E já agora, quanto nos custam esses 15 milhões? Quantos jogadores inúteis temos de ir buscar para compensar esse negócio? Ou achas que andamos aqui a ver passar os comboios e não sabemos como isto se processa?

      Queres falar em seriedade e credibilidade? Começa por ti. A nossa "cruzada" é por um SL Benfica à altura da sua grandeza. Que ganhe cá dentro e lá fora. E que não seja instrumento de terceiros.

      Eliminar
    2. Sinceramente acho que é preciso reconhecer o mérito de alguns negócios e criticar os que são maus. Se estiver sempre a criticar tudo dá a entender que talvez não esteja a entender bem as coisas e talvez seja melhor reflectir sobre o que anda a dizer. Bem haja

      Eliminar
    3. Shadows, não estou a defender todas as politicas e as decisões de Vieira, aliás critico-o constantemente principalmente na postura e esclarecimento aos Benfiquistas. Não tenho qualquer incomodo em falar de seja o que for, daí os meus dois comentários e uns bons 15 minutos "perdidos" a escrever.

      Que interessa se o clube antecipa receitas e vende jogadores para pagar as dividas? O que interessa é que as pague e que continue competitivo!

      Dizer algo como isto: "um bom jogador se hoje vale 15 milhões amanhã vale muito mais", é simplificar algo que é muito complexo, porque muitas das variáveis não são controláveis. Esquece-se que esses bons jogadores muitas vezes revelam-se flops e depois não valem nada... Esquece-se que manter um jogador no plantel tem custos, ordenados, prémios... Esquece-se que um jogador no plantel que não joga gera insatisfação e conflito... Esquece-se que um jogador que não está a valorizar está a ocupar o lugar de outro que sim pode valorizar! João Carvalho é na minha opinião um exemplo perfeito de um bom jogador que tem um potencial limitado e que está a definhar e a desvalorizar.

      Quanto aos jogadores inúteis que o Benfica vai buscar concordo consigo, são muitos, não gosto desta politica de resmas de jogadores, mas isso é relativo à politica de reposição de jogadores, e apesar de estar intrinsecamente ligada à politica de vendas, são duas coisas independentes.

      A critica que vocês fazem parece-me excessiva, parece-me politica, tudo o que esta direcção faz está sempre mal, sempre.. fomos tetra, estamos a viver uma das melhores fases da história do clube, mas está tudo mal e tudo vendido a terceiros... lamento mas isso é ridículo, e retira credibilidade ás criticas que realmente tem fundamentos.

      Dou-te um exemplo muito concreto:
      Falas na instrumentalização por parte de terceiros, algo que eu honestamente não sei, nunca prestei muita atenção, como eu muitos outros Benfiquistas, que querem ouvir todos os pontos de vista. Que credibilidade posso dar à tua critica quando vejo que tudo é arma de arremesso contra a direcção? Seja o que fazem bem ou mal! Como consigo eu levar a sério uma critica, que pode ser 100% merecida quando vejo criticas que considero totalmente descabidas??

      Eliminar
    4. Pergunto ao Shadows. O Joao Carvalho Vale neste momento este valor?Ao incluir 25% numa futura venda será que não esta a salvaguardar-se? Alguma vez o Joao Carvalho vale mais que o Andre Horta? (Este sim um mau negocio porque não quis o Jorge mendes)

      Eliminar
    5. Tens prova do que insinuas, que André Horta foi mau negócio porque não quis o Mendes? Onde estão as provas? Se foi tão mau negócio porque razão o Braga não ficou com ele? Não terá sido por falta de dinheiro, com certeza.
      Concordo que o João Carvalho foi bem vendido. Há 2anos que digo que ele não tem intensidade para o Benfica. Pode ser que com mais 2 ou 3 anos em cima a adquira num futebol mais competitivo. Neste momento não. Mas ele não pode ficar parado, tem de jogar.

      Eliminar
    6. N sabia que agora a direção do Benfica tb têm obrigação de gerir a carreira dos jogadores. Eu pensava que para isso existiam familia e empresários.

      Eliminar
    7. André Horta foi para a MLS, é porque não tem mercado na Europa, mas tem qualidade para o Benfica???
      André Horta é um bom jogador, mas a posição que ocupa com as características que tem, simplesmente não se adequam ao futebol europeu.

      Eliminar
    8. Rodrigues15/6/18 19:14

      Tivesse o idiota do Vitória encostado o Pizzi e apostado no João Carvalho e ias ver quanto valia o puto agora...
      A questão não esclarecida nestes "negócios 15 milhões" é sabermos quanto é que sobra para o Benfica.
      Foi uma pena ninguém se ter lembrado de levantar esta questão na AG..

      Eliminar
  2. Viva,

    Estamos a trabalhar bem na formação, somos campeões de juniores, juvenis possível, nas seleções temos muitos jovens e até estamos a fazer chegar alguns jovens ao plantel principal que foram importantes para se conquistar títulos como foram Ederson, Lindelof, Semedo, Guedes, Renato (nem todos são formados no SLB facto), se depois os vendemos ai consigo concordar, mas nunca seria fácil segurar jogadores que tem propostas de clubes de nível como Bayern, Barça, MU, MC

    Eu vejo mais talentos a poder afirmarem-se, Félix, David Tavares, Gedson, Embalo entre outros o que é sinal que estamos no bom caminho, embora as verbas atuais da Champions obriguem a repensar a estratégia.

    Estamos em aprendizagem sobre a formação e a adaptar-nos as constantes mudanças, pelo menos no plano financeiro o Seixal mostra estar a ser rentável ao clube e importante para a futura sustentabilidade.


    Targarien

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será que sim?

      Quanto custa manter as instalações?
      Quanto custa todo o staff do Seixal?
      Quanto custa a actual ampliação/obra?
      Do dinheiro que entra dos miúdos vendidos, quanto realmente fica nos cofres do clube?
      Desse dinheiro das vendas, quanto é afecto à formação?
      Quantos jogadores estão no Seixal sob contrato?

      Só com respostas concretas a estas e outras perguntas é que poderás dizer que é ou não rentável. As contas do SL Benfica até agora demonstram que não é e que o clube não caminha nesse sentido.

      Eliminar
    2. Vivemos tempos de transformação do futebol, na minha opinião uma transformação má. Mas é a realidade.

      O Benfica não tem argumentos para segurar estes jovens quando dão nas vistas, os colossos económicos consomem tudo o que mexe, oferecem ordenados incompatíveis com a realidade portuguesa, pagam valores pelos passes bastante elevados, pouco existe a fazer.

      A ideia da direcção parece-me ser a de ter um par de putos por ano a vender por 10-15 milhões e com sorte um puto que ou entra na equipa A ou que é vendido acima de 30 milhões. O Benfica mais do que formar jogadores está a transformar-se numa linha de montagem, se isto vai resultar ou não, acho que ainda é cedo para saber.

      É preciso ter em conta que a amortização das infraestruturas do Seixal tem de ser calculadas em relação à "esperança de vida" delas mesmas e não em relação aos anos que tem. Isto induziria em erro o lucro gerado pelas instalações.

      Gostava que alguém fizesse um estudo detalhado do valor gerado pelo Seixal, eu não tenho os skills para tal, fica aqui o desafio ;)

      Eliminar
    3. EagleView15/6/18 16:19

      Não é preciso fazer contas. As vendas do Seixal já deram mais de 200M de receitas nos 10 anos. Isso paga 10 Seixais. E mais irá dar no curto prazo.
      O Seixal é pago pelos proveitos dos contratos de publicidade e promoção que temos com a CAIXA, que dá o nome ao local.
      Não falem sobre assuntos que não dominam. Melhor ainda é falarem sobre assuntos que dominam.

      Eliminar
    4. Onde anda esse dinheiro eagleview? E o das vendas do ano passado mais de 160 milhões? Para que se foram antecipar 100 milhões de receitas se tínhamos 160 em vendas?

      Eliminar
    5. MARQUÊS DA PRAIA E MONFORT

      É um mau habito que o Shadows e alguns amigos têm. Falam só para denegrir.
      Será que ele, Shadows já viu o SLB ir pedir a alguem para lhe pagar a manutenção do Centro de Treinos? Será que ele sabe que o Centro foi construido com um empréstimo da CGD e depois fez-se um contrato por 10 anos com a CGD pelo valor total da construção?
      Nos primeiros anos o Centro de Formação foi-se mantendo com verbas do SLB mas a partir do 3º aano começou a ser rentável com a saida de jogadores quer para o exterior quer para a equipa principal.
      Não são muitos? Mas querem jogar o campeonato e provas europeias com jogadores saidos dos juniores e equipa B? Fazer como o sportem? O ano do penta teve jogadores muito novos e sem experiência quer tenham sido jogadores da formação do Seixal quer adquiridos a outros clubes.RESULTADO?Falhou-se na hora H e na Europa foi o que se viu.
      Há alguns como o Shadows que querem sol na eira e chuva no nabal mas uma coisa não resolvem.Qual a solução para se gerir um SLB que movimenta milhões e precisa de quem saiba gerir.
      Depois passa a vida a querer que a Direcção/Administração passe a vida a contar tudo o que faz e todas as decisões que tomam.
      Vai o SLB colocar uma cadeira e mesa com megafone na Praça Cosme Damião a anunciar tudo o que faz, fez e vai fazer.
      PURA DEMAGOGIA .... mas continuo a desafiar o Shadows e sus muchachos que façam uma lista e se candidatem para provarem o que valem...assim a modos como o Burro do Carvalho está a provar na lagartada.

      Eliminar
  3. Um aparte:

    Gonçalo Guedes - Nunca tinha feito nada de especial no Benfica, era um jogador razoável que se lhe reconhecia potencial, aparece um colosso económico a pagar 30 milhões por ele, que pode o Benfica fazer?? Dizer que não?? Estamos a brincar? 30 milhões por um jovem que pode não evoluir e depois nem ter lugar na equipa principal, nem ninguém dar mais do que 10 milhões por ele? E os outros jovens que podem entrar e valorizar na equipa principal no lugar que ele ocupava, não conta?

    Bernardo Silva - Este sim, um erro de casting, Vieira deixou-se influenciar por um treinador que enfim... via no Bernardo Silva um defesa esquerdo..... e o jogador naturalmente desvalorizou. Sem espaço para jogar, com um treinador que não o quer, com um treinador que era suposto ficar à estilo Fergusson, que fazer!? Deixar-lo a definhar durante anos?

    Relembro o caso do Jovic, e o mau comportamento que o mesmo admitiu, para que tenhamos em conta que existe muitas variáveis que o Benfica não controla, que nós não sabemos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É óbvio que o SL Benfica não poderá dizer não a todos ou que nem todos quererão se calhar ficar. Mas não é isso que se passa no SL Benfica. É o próprio clube a forçar as saídas assim que há ofertas.

      O Gonçalo Guedes bem falta fez no plantel, como depois se comprovou. E tens visto jogar o puto? Tens percebido como cresceu?

      No caso do Bernardo, Vieira não foi enganado coisa nenhuma. Vieira despachou o puto juntamente com o Ivan e o Helder em mais um negocio do Mendes. De tal forma que antecipamos todo o negocio enquanto o SLB dizia que ele só estava emprestado.

      No caso do Jovic, nem entres por aí. Já desmontei essa transferência aqui no NGB várias vezes e liguei-a à vinda do Seferovic muito antes de se falar no suíço.

      Eliminar
    2. Claro não vamos pelo Jovic porque não dá jeito, porque quando é o próprio a explicar porque motivo não teve sucesso no Benfica, ficas sem argumentos.
      Repara que o Benfica nunca desvalorizou o seu activo, revelando esses motivos.
      Talvez seja um bom exemplo para reflectir porque razão muitos não vingam através do potencial.

      Eliminar
    3. Podemos considerar a venda do Guedes má, mas na altura era não sabíamos se o Guedes podia crescer ou podia manter, 30 milhões não é uma super venda mas não é má de todo, aliás acho que o Guedes não valia 30 milhões, esse valor vinha do potencial.

      Quanto ao Bernardo, é ou não é verdade que Jorge Jesus não o queria? É.
      Se o Vieira já o tinha na calha para vender, isso é especulação, a não ser que tenhas provas disso. Eu acho que o Benfica o vendeu porque não contava para a primeira equipa.

      Quanto ao Jovic, não falo da transferência, mas sim do que ele disse depois sobre a atitude dele que o prejudicou, é um exemplo de variáveis que o Benfica não controla, e que raramente temos conhecimento delas, e que influenciam muito as entradas e saidas de jogadores, a titularidade ou não, apenas isso.

      Eliminar
    4. Anda tudo doido, 30 milhões não é uma super venda? Exceptuando o Neymar que vem do Santos e dois gajos que foram da Ucrania para o campeonato chinês, nas 100 maiores transferências de sempre nós e o FCP somos os únicos clubes fora das big 5 a lá meter o nome.
      E nisso temos que agradecer ao scouting dos clubes e aos agentes muito mais do que a presidentes, esta visão antropocentrica do campeonato português não se coaduna com a realidade.

      Adeptos, DSO, LFV e RGS que de maneira diferente que venham atirar a champions à cara por razões politicas que se enxerguem, mais rapidamente a nossa senhora aparecia em fátima, isto na visão de um ateu.

      Há motivos para se falar que os contratos televisivos tem que ser renegociados em baixa.

      Basta um maluco explodir-se na baixa e dizer que se inspirou no DAESH e o crescimento anémico do país vem por aí abaixo pois no PIB 10% é turismo.

      E quando o badocha de alvalidl sair nos braços da PSP também vai dar uma imagem linda do nosso campeonato para futuras contratações para juntar a alcochete

      Eliminar
    5. EagleView15/6/18 16:20

      O Gonçalo Guedes ainda poderá render mais 7M. Está no contrato.

      Eliminar
  4. Shadows,

    Se fosses presidente do Benfica

    Recusavas as propostas para Renato Sanches e Guedes? (65 milhões para jovens de 18 e 20 anos)

    E recusando, pagarias a diferença de salário a Renato e Guedes?

    escrever ou falar de fora é fácil

    Quando se tem responsabilidades e temos de decidir é que as coisas valem

    Deixa lá emoção de lado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Recusavas as propostas para Renato Sanches e Guedes? (65 milhões para jovens de 18 e 20 anos)"

      O Jornal oficial do Benfica, A Bola, há cerca de 2 anos anunciava: "Renato Sanches vendido ao B Munique por valor que pode chegar aos 85 M€", esse valor não foi posteriormente confirmado? Ou, com papas e bolos se enganam os tolos?

      Cabo Antunes

      Eliminar
    2. EagleView15/6/18 16:22

      Podia chegar aos 80M e o contrato ainda está válido. Mas 35M já entraram. Esses ninguém nos tira.

      Eliminar
    3. Então não sejas tolo e come menos bolos

      Se leres o artigo completo ficas a perceber que os 85 milhões dependem do desempenho do Renato e do Bayern relativamente a uma venda futura

      Mesmo sem isto tudo os 35 milhoes ê excelente

      Eliminar
  5. Post pertinente, mas na minha opinião com mau timing. Não me parece que estas vendas sejam comparáveis às que realmente nos doeram, como o Bernardo ou Guedes. Como criticar a venda de um jogador que já teve as suas oportunidades e já se viu não ser bom o suficiente para o Benfica? Por 15 milhões ainda por cima, apesar de sabermos que esse numero vale o que vale... o Diogo é emprestado porque, acredito, tem demasiado potencial para sair já SÓ por 15 mas também não tinha lugar no nosso plantel. Portanto, a razão para criticar é boa, o timing e os exemplos dados nem por isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada15/6/18 18:37

      Chateia-me à brava a frase por aqui repetida : "não tem lugar na equipa principal"! E não tem porquê? Porque a preferência por compras que dão chorudas comissões, é maior que a decência!
      Como podem ter lugar se todos os anos se compram carradas de nomes que nunca ninguém ouviu?

      Eliminar
    2. MARQUÊS DA PRAIA E MONFORT

      O que já chateia é a treta da conversa das comissões.Faz uma lista com o teu amigo e candidata-te para depois provares aos sócios, acionistas e adeptos que NUNCA VENDERÁS NENHUM JOGADOR e ficas com eles todos metidos na dispensa até grelarem.Jogadores saidos da Formação para entrarem na equipa principal são poucos.
      A tua ultima frase mostra bem que só serves para dirigir equipas lá da tua rua.Mais não sabes.

      Eliminar
  6. Não percebo estes textos todo bonitos sobre a formação. Até pensei que fosse o GB.
    O Carvalho mostrou alguma coisa para jogar no Benfica? O Carvalho é superior ao Ziv, Krovi, Félix, Jonas?
    Este foi bem vendido. Tomara aos Bernardos terem tido a oportunidade de serem titulares em 2 jogos do campeonato com os melhores À sua volta.
    Que seja sempre assim. Primeiro aposta nos A. Falhou, que vá à sua vida. Mas pelos menos, oportunidades tiveram.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Joao Carvalho ja atingiu o apogeu quando marcou o Golo ao Porto. Depois teve hipóteses no Benfica quando o Kro se lesionou e falhou ate que veio o Ziv.

      Eliminar
    2. EagleView15/6/18 16:25

      O João Carvalho não atingiu o apogeu, tem apenas 21 anos, e a ida para Inglaterra assegura que irá aumentar a sua falta de intensidade, a sua maior pecha, porque talento e formação suficiente já ele tem.

      Eliminar
  7. De todas as vendas até o momento apenas o Bernardo foi muito mal vendido. Guedes valia menos de 30M e o Benfica vai ganhar mais 7M da cláusula extra e 2.5M direitos de formação. Rodrigo e André Gomes foram ótimas vendas.
    O Cancelo não era nada e 15M foi muito bem vendido, sobretudo um lateral.
    Ivan Cavaleiro e Hélder Costa foram excelentes vendas. João Carvalho foi muito bom venda também, um jogador que pouco mostrou quando foi chamado e sobretudo por ser 3a opção. RENATO Sanches nem se fala.

    Claro que quem compra tem que também ter vantagens. Claro que são jogadores com potencial absurdo, mas pelos valores acho que o Benfica consegue manter uma equipa forte e aumentar o activo com a a rubrica credores.

    Como em qualquer empresa precisas de networking para ter sucesso. O Jorge Mendes compra Isso, pois é ele que consegue efectuar esse tipo de negócios, seja a 10% ou a 20%. Ele sabe que o Benfica é uma academia que produz neste momento a futura nata do futebol português e europeu. Agora se produzem 5 jogadores com até potencial por ano, é difícil manter 2 anos o mesmo jogador, se não em 3 anos tens 15 jogadores a taparem o lugar uns dos outros e a bloquear a evolução natural de um jogador de futebol.

    Agora outro ponto e aí concordo, é começar a fixar 2 jogadores por época e tentar que fiquem pelo menos 4 anos. Esse jogadores têm que fazer a diferença no onze! Neste momento só temos o Ruben Dias, mas espero que este ano o João Felix e o Gedson ganhem o lugar e que o Benfica os mantenha custe o que custar, mas esta previsão do vai depender dos jogadores. João Carvalho e Diogo Gonçalves tiveram essa oportunidade e não ganharam a aposta por vários motivos. Logo a sua venda foi ótima pelos valores estabelecidos.

    Paulo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto e mais nada!

      @Shadows gostas sempre de pegar no Guedes, Renato, Bernardo como maus exemplos mas esqueces o Helder Costa, Ivan, (ate JCarvalho), etc. que na minha opiniao nunca valem nem valerao o valor pelo que foram vendidos. Ganhamos nums e perdemos noutros

      Claro que se me perguntas se gostava de manter o Bernardo, Renato, Guedes - claro que sim! Mas eu nao sou responsavel pelo R&C do Benfica

      Peter

      Eliminar
    2. EagleView15/6/18 16:27

      Subscrevo o comentário do Paulo. Acho que o Benfica fez muito bons negócios com as vendas dos jovens. Não há outro clube no mundo com desempenhos iguais, nem parecidos.
      O Bernardo já rendeu quase 20M.

      Eliminar
  8. Para não estar sempre a repetir-me vou transcrever aqui uma resposta do leitor "TORRES FERREIRA" que serve também de resposta a este post.
    "Eu, muito sinceramente, já estou cansado desta sanha persecutória para com o nosso presidente. tem coisas más? Tem, como foi o caso de não ter querido vencer o Penta. É uma espécie de ditadorzinho disfarçado de jogador de sueca? É, principalmente através da BTV onde tudo aquilo é propaganda bafienta. É um presidente desgastado com tantos anos a dirigir o Benfica? É, e isso vê-se bem na forma como já admite perder. Mas tudo isso não permite que se venha para a aqui criticar da forma que se está a criticar esta operação João Carvalho. Tenham paciência. E mais, o Seixal não é um entreposto, é sim, no máximo, uma incubadora de jogadores. Que depois crescem e precisam de um rumo. O que o benfica tem feito e fez com João carvalho, por exemplo, foi dar-lhe uma oportunidade no onze, no plantel. Ele mostrou que a continuar no clube ia para a arca frigorífica. E o Presidente aqui foi esperto: vendeu-o com garantias de mais valias no futuro. Isso é mau? Tenham paciência mas quando quiserem, e querem sempre, atacar o Vieira, procurem pensar com outros neurónios, porque os que estão em uso já estão demasiadamente queimados com o ódio que nutris pelo homem."

    Custa muito admitir que o Seixal se paga a si próprio, com as vendas destes jogadores?

    Custa muito admitir que a formação é uma aposta ganha, seja com jogadores que chegam à equipa principal, seja com vendas?

    Já há muito que digo isto, há muito por onde criticar LFV, mas o Seixal é melhor coisa que LFV fez no Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... e além de tudo mais a venda do J Carvalho e mais umas migalhas da formação de outros irá permitir encerrar o ano com um resultadinho positivo e mais uma vez demonstrar a má gestão do nosso clube que só à custa das vendas de jogadores consegue dar lucro e não através da rentabilidade do core business que é a equipa de futebol sénior que é muito mais cara que as receitas que gera...

      Eliminar
  9. Nada disso, este desaproveitar dos talentos jovens, tem um responsavel: JJ, que já nem mora no Benfica há 3 anos!

    Nuno Martins (propagandista oficial do Vieira)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mao Metano15/6/18 16:32

      Não hajam dúvidas. O JJ irá ser acusado de ter causado a gripe das Aves aos camelos da Arábia Saudita. É apenas uma questão de tempo.
      O que eu ainda não percebo é como o Mendes conseguiu fazer o milagre de vender o Jesus aos muçulmanos.

      Eliminar
  10. Shadows,

    Isto é formar, e formar ao mais alto nível.
    Nenhum clube no mundo do futebol atualmente, rentabiliza tanto a sua formação como o Benfica. Se achas que não, dá exemplos!
    Outra coisa é o aproveitamento no plantel principal.
    Já o disse ontem, que critico o discurso "populista" de Luis Filipe Vieira ao atravessar-se com números de miúdos no plantel principal, pois eles devem ser integrados, se tiverem realmente qualidade para isso. Seja 1 ou 10.
    Os miúdos precisam de jogar, pois se for só para fazer número, aí sim é "mata-los".
    O novo paradigma da liga dos campeões não pode ser descartado da atualidade, pois nunca um acesso ou fracasso teve tanto impacto como nos próximos anos. Com isto, o que quero dizer é que não existe espaço para grandes experiências, e talvez o tempo e oportunidades para integrar 7 miúdos não exista. Mas se integrarem 3, e passado algum tempo 2 joguem é fabuloso!

    Quanto às vendas que foram feitas. Basicamente para ti, e a bem dos miúdos, devem ficar no Benfica por decreto até serem bem maduros, a fim de estarem preparados para os bichos maus, que encontram no estrangeiro.
    Muitos fatores podem influenciar o rendimento de um jogador, mas o fundamental é a qualidade bem equilibrada com a mente. Dou-te um exemplo. Na altura muito se falou da saída do João Teixeira e infelizmente é um miúdo que ainda não conseguiu provar o que lhe auspiciavam. Imagine-se está no Setúbal e é agenciado pelo Mendes que tanto gostas.

    O ano passado, o teu lema era a falta de investimento, este ano é a ausência de aposta na formação!

    Tu e o Bruno de Carvalho, gostavam de ter um futebol, sem empresários, agentes e gestores de carreira. Basicamente as transações eram feitas só entre clubes e isso não existe nem nunca existirá. portanto... é lidar.
    Basicamente, se não forem negócios com o Jorge Mendes, será com outro qualquer.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teixeira é medíocre

      Eliminar
    2. Concordo integralmente GG.

      Eliminar
    3. Os clubes/SAD's deviam ser obrigadas a divulgar certos dados relativamente aos valores, mais precisamente todas as clausulas e valores envolvidos em comissões.

      Eliminar
    4. Basta ler o R&C...alguem anda distraido...

      Eliminar
  11. Mais do mesmo do shadows..

    Se as opções para o meio campo são miúdos e porque não se investe, se investe e depois os miúdos ficam para trás e tem de ser vendidos para jogar e porque é um entreposto de jogadores e isto não e formação!!

    Mas não é isto que acontece em todos os clubes?

    Com krovinovic, zivkovic, Pizzi e se calhar mais um jogador quantos jogos ia ter o Carvalho?

    Quando jogou convenceu-te? Eu vi muitas críticas tuas pelas faltas de opções...

    Os miúdos aparecem sempre por lesões de jogadores mais cotados!

    Para não falar de jogadores da formação para o meio campo como Florentino, Gérson, pepe que também vão merecer hipótese

    O teu ódio a está direção impede-te de fazer 1 comentário decente a qualquer decisão tomada

    ResponderEliminar
  12. Os jogadores e as suas famílias preferem assim. Ninguém quer ficar muito tempo em Portugal. O Benfica se os mantivesse mais tempo também tinha de pedir mais dinheiro e mais dificilmente saiam. E eles não querem ficar muito tempo.

    Gaitan não quis ir para as arábias e não saiu. Jimenez não quis ir para a China e não saiu. E podia dar outros exemplos. E o Benfica perdeu muitos milhões. Os jogadores é que decidem se são vendidos. O clube só decide se aceita o valor e o momento.

    Quando o Bernardo foi emprestado achas que devia ser titular? Estou farto de ouvir pessoal que crítica as vendas mas são também os primeiros a não querer putos a jogar e quando jogam são os primeiros a criticar. Eu fui dos únicos no meu círculo de amigos a defender a aposta no João Carvalho após a lesão do krovi.

    Eu estou à vontade. Apoio a aposta na formação. Quer se tire aproveitamento desportivo (como eu preferia) ou financeiro é óbvio que é uma estratégia de sucesso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele que vá ao saco azul que, contrariamente ao que ele disse, existe. A massa por onde anda então.???

      Eliminar
    2. Deve andar lá pela tua casa.

      Eliminar
  13. E pronto, é mais do mesmo, em 10 posts, 11 são a criticar a direcção do Benfica. Se não é do cu é das calças.

    Se há coisa que tem sido bem feita por esta direcção, é a rentabilização de jovens. Como em tudo, nada é perfeito e por vezes há negócios que correm mal, mas são as leis do jogo/negócio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A rentabilização dos jovens a nível desportivo do Benfica tem sido pouco mais do que ridícula.

      Está a pensar que a SAD está primeiro do que o clube quando devia ser ao contrário.

      Eliminar
  14. Alberto Benfiquista15/6/18 14:54

    Boas,

    A minha opinião:

    A Agência de comunicação que trabalha a imagem do dragarto Vieira é fantástica.

    Aproveita os anseios dos Benfiquistas escreve o discurso ao dragarto vieira que o lê mal sem qualquer emoção a prometer esses desejos e assim se manipula a opinião da massa Benfiquista vezes sem conta ano após ano.

    Hitler, Mussolini , Salazar faziam o mesmo para controlar as massas.Não é nada de novo.

    Coloca-se funcionários a fazer as rondas cibernéticas em blogs e jornais a passar a mensagem , colaboradores funcionários nas Tvs , e na imprensa e assim vai-se passando a mensagem e manipulando os Benfiquistas.

    O slogan Benfica made in Seixal não passa de uma campanha publicitária para manipular a opinião dos Benfiquistas.

    É uma ilusão vendida pelo dragarto vieira.

    Todos os anos ( infelizmente ) a realidade desmente o dragarto vieira nessa questão e em quase todas as outras.

    É igual ao slogan o Benfica vai ter a espinha dorsal da seleção.

    A Agência aproveita o que os Benfiquistas desejam e assim o dragarto mantém o poleiro sem grande contestação fazendo borrada atrás de borrada e colocando o nome do Benfica na merda.

    O último exemplo foi a Assembleia geral.

    A Agência de comunicação do dragarto sabiam que os Benfiquistas estavam desejosos de ouvir que iamos buscar jogadores ao Sporting, aproveitou-se disso dando esse rebuçadinho e assim o dragarto vieira não teve de explicar a pior temporada de sempre da história centenária do Benfica.

    Com o " engana patetas " de ir buscar jogadores ás lagartixas ficou logo com 80% dos 950 Benfiquistas a favor dele e esqueceram a merda que tem sido esta época e já não fizeram perguntas incómodas.

    E assim se manipula.

    Infelizmente muitos Benfiquistas continuam a cair na " cantiga do bandido ".

    Como se costuma dizer com papas e bolos se enganam os tolos e essa tem sido a máxima do dragarto vieira nos anos que leva de SLB.

    Vai dizendo umas mentiras que entusiasmam os Benfiquistas e assim tem carta verde para fazer borrada atrás de borrada.

    Benfiquistas acordem sff.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mao Metano15/6/18 16:36

      Afinal o Saraiva ainda mexe. Já arranjaste emprego?
      A Câmara de Lisboa anda à procura de pessoal para limpar as latrinas da cidade dado o afluxo de turistas durante o verão. Aproveita! Tens o perfil e o tamanho certo!

      Eliminar
    2. Ainda bem que "há" um intelijumento que tudo sabe.
      Alberto Benfiquista o que seria de nós se tu não existisses.Sentado no teu sofá tem cuidado com alguma janela aberta pois não podes constipar-te.O que seria d nós se tu deixasses de existir.

      Eliminar
  15. André S.15/6/18 15:15

    Shadows, concordo com a tua ideia, mas não totalmente. É preciso distinguir os jovens jogadores, porque há uns que têm mais capacidade que outros!

    É indiscutível que o Bernardo, na altura, era o melhor talento da formação do Benfica em largos anos e, por essa razão, foi MUITO MAL vendido. Devia ter sido aposta e deviam-lhe ter sido dadas todas as condições para singrar no Benfica.
    Mas depois há outros casos, como Ivan Cavaleiro, que se foi mesmo pelos tais 15 milhões, foi muito bem vendido.

    Renato Sanches, pelo preço que foi e a sua idade, foi um grande negócio. Por mais que nós benfiquistas estejamos contra essa venda, em termos económicos era impossível dizer não. No entanto, devia ter sido dado apoio ao Renato, fazê-lo ver que se ficasse no Benfica teria oportunidade para amadurecer, que ainda era muito novo e tinha muito para aprender. Era dizer-lhe: "temos uma proposta muito boa por ti, mas queremos que fiques; lá poderás ganhar muito mais dinheiro, mas estamos dispostos a subir-te o ordenado atual e queremos que continues a evoluir connosco; lá tens 5 ou 6 jogadores à tua frente, terás pouco tempo de jogo, etc, etc".

    Já João Carvalho... epa, dos jogos que fez, não consigo ver nele nenhum "Bernardo" nem nenhum "Renato". Acho que 15 milhões é uma boa venda, sinceramente não o estou a ver a tornar-se um grande jogador internacional...
    Não sei qual o tipo de cláusula que o Diogo Gonçalves tem no contrato de empréstimo, por isso, não me vou pronunciar sobre esse negócio.

    Em suma, acho que a Direção deve fazer os possíveis para manter os melhores jogadores, formá-los como jogadores e como pessoas, para que possam ter sucesso no futuro. Se for necessário aumentar o salário de um jogador da formação em 500%, que seja. O Benfica devia querer ficar com os melhores. Sendo impossível que eles façam a carreira toda no Benfica, devia pelo menos mantê-los até à idade que referes (22/23 anos), porque mesmo que já se veja neles um esboço de grandes jogadores, têm ainda muito que aprender.

    P.S.: espero que a chegada do Lema, conforme anunciam os 3 jornais desportivos, não signifique a venda do Ruben Dias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada15/6/18 18:22

      Exactamente! O caso do Renato foi um autêntico crime. Nem todos os jogadores são Ronaldos, que foi para Manchester com 18 anos, nem têm o apoio paternal que Ronaldo teve de Ferguson!
      O Benfica para estes miúdos, não passou de um pai oportunista que vendeu os filhos para se prazentear com luxos pessoais!

      Eliminar
  16. Tenho de concordar quase na íntegra com o post, apenas aço que exageras quando falas do Mendes. Já escrevi que não se dão oportunidades como deve ser aos jovens da formação. Contratam se carradas de jogadores sem qualidade para estarem no plantel tirando lugar aos nossos jovens. Um plantel bem feito tem no máximo 20 jogadores de qualidade e os restantes tem de ser jovens da formação. Nada disso acontece.
    Luigi1979

    ResponderEliminar
  17. Em relação ao João Carvalho, nada tenho a opor à sua venda.
    Tem 21 anos, e tinha muito pouco espaço na equipa principal.
    Pode ser um excelente jogador numa equipa onde tenha outro protagonismo.
    Acho que foi uma boa venda, desejo-lhe os maiores sucessos e vou acompanhar a sua carreira.

    O Diogo Gonçalves vai ser emprestado. Tem oportunidade de jogar com outra assiduidade, num campeonato bastante competitivo (é a 6ª liga que gera mais receitas na Europa) e espero que o Benfica tenha assegurado a prioridade do seu resgate, caso o pretenda. Tem condições para ser um jogador do tipo do Gonçalo Guedes.

    São 2 casos diferentes do Renato, do Guedes, do Nelson Semedo, do Lindelof, ou mesmo do Ederson.
    Jogadores que sejam titulares indiscutíveis, ou que joguem em posições em que o Benfica esteja menos apetrechado, devem ficar até aos 22/23 anos e nunca sairem antes de fazerem pelo menos 3 épocas como titulares.

    Felizmente a formação do Benfica está a formar jogadores a um ritmo que a 1ª equipa não consegue absorver.
    Devemos ficar com os melhores e a venda das "2ªas linhas" deve permitir que o Benfica tenha sempre um plantel competitivo na Europa.

    É justo, no entanto, elogiar-se o que de bom tem sido feito pelo Benfica no campo da formação.
    É esse bom trabalho que nos permite estar aqui a mandar "bitaites" sobre quando e como deviam ser vendidos os jogadores da formação.

    Esse bom trabalho deve-se às condições excepcionais que jogadores, equipas técnicas, equipas médicas e demais staff, dispõem no Seixal.
    E são essas excelentes condições que atraem e têm permitido o recrutamento dos miúdos mais talentosos que por aí aparecem. É por isso que acho importante a criação do colégio que está nos planos de LFV.

    Não tenhamos ilusões. O factor mais importante para formar bons jogadores é o recrutamento dos melhores e mais talentosos.
    Um seixo do rio, por mais bem trabalhado nunca valerá muito.
    Um diamante, mesmo que o estraguem à martelado, manterá sempre o seu brilho.

    JVP

    ResponderEliminar
  18. Sim Shadows, estamos neste momento a formar para vender pq temos um passivo gigante para pagar. Nao houve VMOCS ou perdao de juros....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada15/6/18 18:15

      E quem criou o passivo? Pois! As compras desvairadas - V~e o meu comentário mais abaixo - deram nisto! Um passivo colossal sem qualquer justificação desportiva, mas comissionista!

      Eliminar
    2. Oh santa intelijumência então a maior parte do Passivo não foi provocado pela construção do Estádio e tudo que est+a em volta?Não foi para pagar os calotes do JVA?Comes muito queijo e esqueces o estado em que o JVA deixou o SLB.Quase na miséria e sempre gostaria de saber qual foi a tua participação financeira para a recuperação de tudo que existe actualmente?Já foste dar o teu contributo financeiro para a onstrução de tudo que está a ser feito no Centro de Formação e em Linda-a-Velha?Já meteste algum para pagar os equipamentos nos Olimpicos da Canoagem?
      Se falar pagasse Imposto estavas cheio de carimbadelas.O SLB não é só Futebol....

      Eliminar
  19. BenficaCampeao15/6/18 15:35

    O Benfica não está fechado numa bolha...está inserido num mercado global e liberal,cada vez mais agressivo.
    O scouting dos clubes tenta antecipar o potencial e talento desde tenra idade,e negócios de dezenas de milhões por míudos que ainda nada mostraram a nível sénior vão ser cada vez mais frequentes.
    Não concordo é com a política de adoptar um sistema de cotas para jogadores na equipa principal,apenas porque vêm da formação...esta deve ser apenas mais uma ferramenta de munir a nossa equipa principal dos melhores atletas.
    Resumindo,as vendas são inevitáveis,e pelos valores praticados apenas reconhecem a qualidade do trabalho desenvolvido no Seixal.O resto são críticas de quem apenas vive para isso.

    ResponderEliminar
  20. Shadows vamos ver se o proximo nao sera o joao felix e o embaló! Duvido muito que estes dois fiquem no Benfica!

    E com a contratacao deste Lema, cheira-me que é mais um pra encher chouriços! E muito provavelmente deve ditar a saida do ruben dias! Com o luisao de pedra e cal, conti, jardel,lema e o ferro ja sao muitos centrais! O que quer dizer que a aposta na formacao( lol) é para continuar por isso ja vamos vender o Ruben dias!
    O Viera nao devia chamar a isso aposta na formacao, mas sim aposta na comissao!

    Sim porque vai haver espaco para o rafael leao mas para o joao felix nao deve haver provavelmente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. EagleView15/6/18 16:46

      A permanência do Félix e do Embaló no clube não depende do Benfica, depende acima de tudo dos compradores! Há forças que o Benfica não consegue contrariar.
      As mesmas forças a que os clubes vendedores estão sujeitos quando o Benfica lhes vai buscar jogadores.

      As vontades e motivações alheias, dos jogadores e das suas famílias, só podem ser contrariadas com motivações financeiras. Apelar a amores clubísticos é algo que já está fora de moda.

      Eliminar
    2. EagleView depende é das comissoes! Os dirigentes do Benfica nao estao preocupados com o que é bom pro jogador ou para o Benfica, estao é preocupados com as comissoes que recebem!

      Eliminar
    3. A força dos clubes poderosos é tanta que eu não me lembro de um só jogador do Benfica que tenha saído pelo valor da cláusula de rescisão....

      Eliminar
    4. Andrade, o que tem uma coisa a ver com a outra?
      Qual é a cláusula de rescisão do Embaló? Sabes? Sabes porque não existe?

      Eliminar
  21. Nem tanto ao mar nem tanto à terra, Shadows. De facto preferia que alguns dos que saíram tivessem ficado mais tempo, mas isso é no topo da tabela (Semedo, Éderson, Bernardo, Guedes, Renato, etc); não acredito é que, exceção feita ao Bernardo, os outros quisessem ficar dadas as propostas que receberam. Quanto ao restante rol dos 15 milhões, à partida foram boas vendas. Nenhum era titular nem tinha perspetiva disso...
    Por outro lado, continua a ser estranho conseguir vender a este ritmo e encaixar pouco/menos do que anunciado. Que raio de percentagens anda o SLB a pagar em comissões? Porque raio tem de andar a pedir adiantamentos de recebimentos, sem baixar passivo (a não ser com a NOS?). Isso sim preocupa-me, porque revela que os custos operacionais estão bem acima do comportável, e pouco se tem feito para o resolver pelo lado da despesa (como, por exemplo, cessar contrato com o Luisão, que ganha muito e neste momento acrescenta pouco).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada15/6/18 18:09

      "Nenhum era titular nem tinha perspetiva disso..."
      Claro! São mais importantes para quem vê as comissões a aumentarem as suas contas bancárias, as compras de sul americanos! Ou será que os sul americanos que têm vindo às carradas são todos superiores aos jogadores da nossa formação?
      Eu não digo que a equipa seja só formada com jogadores vindos do Seixal... Mas 2 ou três a subirem todos os anos não seria uma politica mais correcta?
      Iam subindo à equipa principal e podiamos então vender um ou outro que se detacasse e não pudessemos segurar!

      Eliminar
    2. PROVAS? Vai a uma AG e mostra as provas do que afirmas.Falar às escondidas e pela calada da noite é fácil. É próprio dos cobardes...é só garganta.

      Eliminar
  22. Excelente negócio, o de João carvalho. O seu passe foi valorizado em 20 M €, muito bom para um jogador que, não obstante as oportunidades que lhe foram dadas, não provou ainda todo o seu potencial. Manter 25 % do passe acautela eventual valorização do atleta no futebol inglês. O empréstimo de Diogo Gonçalves revela a prudência da gestão do Benfica em manter nos seus quadros jogadores que, embora não tenham ainda concretizado todas as expectativas, se acredita que são os que mais condições reúnem para o fazer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. queres explicar como é que 25% das mais valias, que podem nunca existir, valorizas o jogador em 20M.
      mesmo assim também valorizaste o mitroglou em 30M mas a verdade é que só recebeste 15M.

      Eliminar
  23. TOCA A DESPACHAR PARA VIR MAIS UM SUL-AMERICANO!

    Rúben Dias, João Félix, Úmaro Embaló, Gedson Fernandes, Ferro e David Tavares, são os próximos da linha de produção do Seixal a serem despachados. Aos miúdos da formação do Benfica LFV faz isto, mas depois passa o tempo a elogiar e a cobiçar alguns da formação de Alcochete, que ainda agora rescindiram os seus contratos (por ex: Gelson Martins e Rodrigo Leão). O homem que se entenda para nos ajudar a perceber o que é que ele pretende de uma vez por todas. Bem sei que LFV de Benfica tem muito pouco ou quase nada, mas ao menos que disfarce um bocadinho para não parecer tão ridículo aos olhos dos benfiquistas. É preciso fazer dinheiro com a formação? Só se for para pagar o elevado salário do lagarto Pedro Mil-Homens! O Benfica precisa é de manter e apostar tudo nas suas jóias da formação. Ainda se lembram quando LFV disse que a espinha dorsal da selecção portuguesa seria feita por jogadores da formação benfiquista?! Estava-se a referir ao Bernardo Silva, que já não estando é como se ainda cá estivesse? Ao Gonçalo Guedes, que já não estando é como se ainda cá estivesse? Ou então ao Rúben Dias, que ainda cá estando é como se já cá não estivesse?
    Que haja coerência naquilo que se diz, para que a narrativa da teoria não se perca em promessas vãs levadas à prática. Assim, talvez mereça remarmos todos para o mesmo lado!

    José Reis

    ResponderEliminar
  24. Francisco Rocha15/6/18 17:47

    Shadows, post sem espinhas. Está tudo aí dito, o que eu tenho pena é que parece que há muitos Benfiquistas sem inteligência para compreender (ou então não QUEREM compreender, é impossível alguém que seja verdadeiramente Benfiquista não concordar com o que foi dito).

    ResponderEliminar
  25. Águia Preocupada15/6/18 18:02

    Absolutamente de acordo. E para os que dizem que são bons negócios, digam por favor se isto foram todos bons negócios e se o clube ficou a ganhar com as compras a seguir:

    Edcarlos (comprado ao São Paulo por 1.800.000€, em AGO07, e vendido ao Cruz Azul por 1.300.000€, em AGO10);

    - Laszlo Sepsi (comprado ao Bistrita por 1.500.000€, em JAN08, e vendido por 2.500.000 ao Poli Timisoara, em JAN10);

    - Gonzalo Bergessio (comprado ao Racing Avellaneda por 2.500.000€, em JUL07, e vendido por 1.800.000€, em FEV08);

    - Ariza Makukula (comprado ao Marítimo por 400.000€, em JAN08, e vendido ao Marizaspor por 2.000.000€, em AGO10)

    - Javier Balboa (comprado ao Real Madrid por 4.000.000€, em JUN08, e dispensado a custo zero para o Beira-Mar, em AGO11);

    - Andrés Diaz (integrado num pacote com Di Maria por 6.000.000€, em JUL07, jogou 3 minutos e foi dispensado para nunca mais voltar);

    - Sidnei (comprado ao Internacional por 7.000.000€, em JUL08, e tem sido sucessivamente emprestado);

    - José Antonio Reyes (aquisição de 25% do seu passe ao Atlético Madrid por 2.650.000€, em AGO08);

    - Patric Lalau (70% do passe comprado ao São Caetano por 2.000.000€, em MAI09 e vendido ao Atlético Mineiro por 1.000.000€, em DEZ10);

    - Jose Shaffer (comprado ao Racing Club por 1.900.000€, em JUN09, e desconhece-se o seu paradeiro);

    - Javier Saviola (comprado ao Real Madrid por 5.000.000€, em JUN09, e dispensado a custo zero para o Málaga no verão de 2012);

    - Júlio César (comprado ao Belenenses por 500.000€, em JUL09, e treina com o plantel, ainda que sem jogar);

    - César Peixoto (comprado ao SC Braga por 400.000€, em AGO09, e dispensado a custo zero para o Gil Vicente, em JAN12);

    - Felipe Menezes (comprado ao Goiás por 1.500.000€, em AGO09, e está emprestado ao Sport Recife);

    - Freddy Adu (comprado à Major League Soccer por 1.500.000€, em AGO07, e dispensado a custo zero para o Philadelphia Union, em AGO11);

    - Alan Kardec (comprado ao Vasco da Gama por 2.500.000€, em DEZ09, e actualmente treina na equipa B);

    - Airton (comprado ao Flamengo por 1.100.000€, em DEZ09, e, após alguns jogos, continua emprestado ao clube de origem);

    - Moretto (comprado ao Vitória de Setúbal por 1.000.000€, em DEZ05, e dispensado a custo 0 em DEZ09, após sucessivos empréstimos);

    - Éder Luís (comprado ao Atlético Mineiro por 3.500.000€, em DEZ09, e vendido ao Vasco da Gama por 1.500.000€, em JUN12);

    - Franco Jara (comprado ao Arsenal FC por 5.500.000€, em JAN10, e vai agora no segundo empréstimo a um clube do seu país de origem);

    - Fábio Faria (comprado ao Rio Ave por 2.000.000€, em MAI10, e tem sido emprestado a diversos clubes desde então);

    - Roberto (comprado ao Atlético Madrid por 8.500.000€, em JUN10, e vendido ao Saragoça por 8.600.000€, em JUL11);

    - José Fernandez (comprado ao Racing Club por 1.500.000€, em DEZ10, e, após 1 jogo na equipa principal e cedência temporária aos Estudiantes da Argentina, está emprestado ao Olhanense);

    - Lionel Carole (comprado ao Nantes por 750.000€, em JAN11, e actualmente joga na equipa B);

    - Emerson (comprado ao Lille por 2.500.000€, em JUL11, e vendido ao Trabzonspor por 1.700.000€, em AGO12);

    - Leo Kanu (comprado ao Cruzeiro de Porto Alegre por 1.000.000€, em JUL11, foi emprestado ao Belenenses e agora ao Ponte Preta

    Krovinovic 3.3 - Svilar 2.5 - Rafa Silva 16.4 - Zivkovic 6.0 -
    Oscar Benitez 3.3 - Hermes 2.9 - P. Pereira 2.7 - F Augusto 2.0 - Jimenez 21.8 - Mitroglou 7.5 - Pizzi 13.3 - Carrillo 6.6 - Jovic - 6.6- Cervi 5.7 - Celis 2.3 - Grimaldo 2.1 - Samaris 9.7 - Cristante 5.2 - Jonas 5.8 - Talisca 4.8 - Carcela 3.4 - Derley 3.0 Taraabt 2.9 - Jonhatan 2.7 -Bebe 3.0 - Benito 3.0 - Luis Filipe 2.0 - TOTAL 150.2

    E ainda faltam alguns! E quantos vingaram? Grandes negociatas, Hein!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não passas de um aldrabão e doente.
      Para começar, não colocas aquilo que recebemos em empréstimos e são muitas dezenas de milhões contabilizadas.
      Dou o exemplo do Sidnei que só em empréstimos ganhámos para aí 5M e vendemos o jogador ao Deportivo por 6M o ano passado.
      Não contas tudo aquilo que recebemos de vendas e de trocas de muitos jogadores.
      Só para dar um exemplo, pelo Roberto fomos buscar o Pizzi que nos permitiu ser tetra!
      A maioria dos jogadores ganhámos dinheiro o que é fantástico porque nem sempre se pode ganhar!
      E podia continuar.
      Vai mentir para a rua dos lagartos!

      Eliminar
    2. Águia Preocupada15/6/18 21:38

      Claro! Só lucro... E os ordenados? E os seguros? E outras despesas com esses jogadores? E as comissões? Aldrabão és tu que só contabilizas os valores das vendas! Faz as contas aos custos e desconta os ganhos e verás se sobra ou se falta! Há cada marmanjo... Só vê o que quer ver! Xiça!

      Eliminar
    3. Últimos 10 anos o SLB vendeu 805M e comprou 386M, com um saldo positivo de 415M€, é lidar

      Eliminar
    4. Essas são as vendas brutas. E quanto ganhou em 10 anos de empréstimos de muitas dezenas de jogadores? Os empréstimos não têm comissões. E nem todas as vendas ou compras têm comissões.
      Mas as comissões estão contabilizadas nos R&C.

      Eliminar
    5. Onde está esse dinheiro Paulo? Uma vez que o passivo está na mesma? E não me venhas com a merda da conversa que agora é 330, porque isso é do dinheiro da TV, onde param esses lucros? ONDE?

      Eliminar
    6. Negociata na tua cabeça. Onde colocaste o que renderam os empréstimos?Nem todos os negócios rendem sempre verbas fabulosas mas a maioria pagou-se a si própria.Coloca os valores do emprestimos e corrige os que dizes não saberes por onde andam.Outros como o Saviola pagaram-se om o rendimento que dera,.Nem li n alista o Aimar.Terminou a carreira no SLB e rendeu quanto?O Luosão vai render quanto? O Eusébio rendeu quanto?É SÓ DEMAGOGIA...

      Eliminar
  26. Mágico SLB15/6/18 20:21

    Já cansa essa cassetinha dos “meninos da formação coitadinhos”.
    Penso que este discurso à volta da formação se tornou o maior tópico de mitos e mitificações no futebol actual.
    Confunde-se muito a criação de talentos com formação.
    O foco das camadas jovens é criar talentos, jovens da craveira de um Rui Costa, de El Mago, e não criar grandes contratos a jogadores medíocres, que só por que são jovens e nascem para o futebol no nosso clube hão-de ser aposta, mesmo que se vejam que nada têm para dar.
    Depois vem a falsa questão da “mística” dos jovens da academia para gerar falácias e mitos.
    Primeiro que tudo é preciso desmistificar uma ideia que se construiu nos últimos anos, de que os jogadores da formação são os jogadores naturais do clube, e a equipa principal é como que sua por direito, sendo que os lugares da equipa principal são como que por inerência seus, estando os jogadores que são comprados de fora a ocupar um lugar dos jogadores da formação.
    Isto é falso. O Sport Lisboa e Benfica, o maior clube português de sempre é um clube mundial, adeptos de várias nacionalidades. Não falo só dos emigrantes e seus descendentes, falo dos timorenses, são-tomenses, angolanos, guineenses, cabo-verdianos, goeses, e dos recentes emigrantes que entraram em Portugal. Não é um clube donde a mística vá brotar dos 20, 30 jogadores que um plantel da formação tem em cada faixa etária. O benfiquismo não depende de umas escassas centenas de jovens formados.
    Exemplos: Pablo Aimar, chegou ao Glorioso com quase 30 anos. Um exemplo daquilo que representa um jogador à Benfica: Classe, Elegância, Alma. Dentro e fora do campo, foi um Senhor. Mozer também não foi formado no clube e que me recorde é dos melhores centrais do clube. Quanto a jogadores da formação muito se quer associar os jovens que saem das academias a uma pretensa mística, esquecendo ou omitindo casos como Hugo Leal no Benfica, ou de Bruma no Lumiar, por exemplo. Cita-se Rui Costa como exemplo da mística da formação e omite-se isto por vezes. Lembremos que Zidane deu um enorme exemplo da falsa questão da mística-vem-da-formação. Chegou ao Real Madrid com 29 anos, como el Mago ao SLB.

    Continua

    ResponderEliminar
  27. Mágico SLB15/6/18 20:21

    Continua

    Quando sentiu que já não estava à altura decidiu arrumar as botas, não cobrando nem mais um cêntimo ao Real do que o último dia em que jogou. Se contrapusermos a Casillas, esse grande produto do marketing, que chegou ao Madrid com 9 anos e lá jogou toda a carreira. Mourinho mostrou bem a grande farsa que ele era. Desde alguém que traía o balneário, vendendo informações em troca de boa imprensa, passando pela asquerosa campanha que montou para que Mourinho o convocasse em vez de Diego López. Saiu, obrigando o Madrid a pagar todo o contrato até ao final, usando essa chantagem para se manter no clube até ao fim, quando já se tornava claro que ninguém o queria no Real.
    A chantagem emocional de associar a mística à formação é uma estratégia usada para se impor jogadores sem qualidade ou sem qualidade excepcional aos plantéis, uma estratégia que serve um conjunto de interesses (empresários, dirigentes gananciosos a pensar nas comissões das vendas das “pérolas”) mas que não serve os clubes. O Lumiar apostou nisso na era do Paulo Bento forever e deu no que deu. Um Sporting ridículo, sem garra, nem qualidade, mas desde que os menininhos jogassem era tudo muito bonito.
    Nos últimos tempos, este discurso à volta da formação passou de um plano racional para um plano da demagogia emocionalóide, que visa paralisar qualquer análise racional, vivendo-se de memes, frases feitas, wishfull tanking e negação do óbvio.
    O Benfica não é posse meninos mimados. O plantel não é composto naturalmente por jogadores da formação, sendo que um jogador de fora apenas lá está enquanto um “menino” não esteja em condições. Os jogadores da formação não têm um lugar por inerência no plantel. O plantel principal é composto por 23ª 25 jogadores que vestem o manto sagrado e que têm de cumprir estes requisitos: classe, alma, elegância, raça, mística. Estes 25 guerreiros do manto sagrado não vão ser encontrados sempre na formação. Há os para aí, espalhados nesse vasto mundo. O Benfica é Aimar, não Hugo Leal. O Benfica é Rui Costa, não é um pé de chumbo qualquer. O Benfica é de todos os que cumprem os requisitos que acima referido, nasçam onde nasçam.
    Este blog fala muito das ditas faltas de oportunidades, mas falha em interrogar-se até que ponto elas se devem a falta de qualidade de alguns jogadores.

    Continua

    ResponderEliminar
  28. Mágico SLB15/6/18 20:22

    Continua

    Um exemplo da lógica falaciosa em que este discurso da formação caiu é o caso que cita de Renato Sanches. Segundo este blog, Renato falhou em Munique, porque saiu precocemente do Benfica, porque Vieira o forçou a ir embora e porque Renato ainda não estava preparado.
    Segundo esta lógica, o autor nunca admite que pura e simplesmente Renato falhou por sua culpa. Com a idade que ele saiu do Benfica, saiu o Fenómeno para Barcelona e foi o que se viu: a melhor época alguma vez feita por um jogador de futebol na história. E decerto Ronaldo precisou de um belíssimo enquadramento familiar, para render muito, como mostram as suas já míticas bebedeiras em vésperas de jogos, onde bebia até às 4 horas, e depois ia para o jogo e jogava que se fartava. Porque era craque, um dos melhores da história.
    Este blog fala como se o talento individual não existisse. O seu segundo parágrafo é disso exemplo. Pela lógica deste blog, bastava que eu me aplicasse muito, tivesse um belo “enquadramento familiar”, que eu rendia imenso. Até me convertia num Maradona. Ou seja ser craque não depende da genética que faz predestinar um Eusébio a ser um deus de futebol. O talento pouco ou nada depende do enquadramento familiar.
    Que enquadramento familiar teve Maradona? À sua volta parasitou e continua a parasitar um grupo de mamões, na sua própria família ninguém lhe deu conselhos nenhuns, limitando-se a viver às suas custas. E contudo foi dos melhores da história? Que enquadramento familiar teve o Fenómeno, que era conhecido pelas noitadas? E contudo foi dos melhores? O mesmo de Pelé, Ronaldinho e outros.
    Este blog chega ao ponto de acusar Vieira do fracasso de Renato? Isto é ridículo. Se Renato tivesse chegado e se afirmado, decerto veríamos este blog a dizer que isto era a prova acabada da imensa qualidade de Renato. Como falhou, agora a culpa é de Vieira? E que tal ser de Renato? Com a mesma idade foi Ronaldo para o Mutd e foi um craque.
    Agora Vieira é preso por ter cão e por não ter. Se singram, são a prova da qualidade da formação, se falham tem sempre de haver uma explicação exógena ao jogador. Nunca este blog é capaz de admitir que há jogadores da formação que não têm qualidade nem são nada de especial.

    Continua

    ResponderEliminar
  29. Mágico SLB15/6/18 20:22

    Continua

    Nos últimos tempos, devido ao cancro do politicamente correcto, nunca se é capaz de admitir que certos jogadores jovens não têm qualidade. Usam-se eufemismos como “um jovem que ainda precisa de precisa de progredir”. Um exemplo é Bruno Varela. Não tem qualidade para o Benfica, nem nunca terá. Não sequer é um guarda-redes sofrível. Tem falhas claras no seu jogo que não são admissíveis num jogador de um clube como o Benfica. Não é uma questão de falta de enquadramento familiar. Que impacto teve a família na magia de Maradona? Ou de Ronaldo o Fenómeno? Um jogador que aos 23 anos não sabe sair aos postes e segurar uma bola como deve de ser, é uma questão de ter muitos beijinhos e abraços de Vieira e um belo enquadramento familiar?
    Um grande empenho, uma boa família, nunca vão tornar nenhum pé de chumbo num Maradona, certo?
    A grande ameaça à formação é a destruição do futebol de rua, que está a criar uma geração de atletas banais tecnicamente. Os jogadores actuais estão a sair das academias convertidos em jogadores banais, mostrando falhas técnicas gritantes a nível técnico e tático. E é só o politicamente correcto e o marketing dos empresários que usam os clubes actuais como montras dos seus produtos, que impede as pessoas de dizerem isto. O André Silva do Milan ou o Bruno Varela, são exemplos de jogadores medíocres que nem em equipas pequenas da 1ª Liga eram titulares claros e contudo, é só ver o merdia controlados pelo Jorge Mendes, para os eufemismos nas avaliações. Inacreditavelmente o André Silva conseguiu ser vendido ao Milan!!! Um jogador que nos anos 90 não tinha lugar na formação de nenhuma das equipas grandes portuguesas, bastou ser plantado nuns joguinhos do clube da fruta, para marcar golos a uns colossos como Tondelas, e assim ser apresentado como “um jovem interessante a desenvolver” pelo maior vendedor de banha de cobra da actualidade, Jorge Mendes. Isto mostra bem o esquema da bolha especulativa que se está a montar no futebol, para enriquecer os intermediários e arruinar o belo jogo nos clubes.
    Esta geração não é uma geração de coitadinhos. É uma geração muito bem paga, onde até um André Silva desta vida, basta marcar uns golinhos contra as equipas que prestam vassalagem ao fc porcos, vai ganhar milhões. Na geração de Chalana, um craque mesmo sendo de dimensão imensa, como o Pequeno Genial, só ganhava um grande contrato depois de mostrar ser um craque e ter já feito um conjunto de épocas.

    ResponderEliminar
  30. Mágico SLB15/6/18 20:22

    Continua

    Esta geração é colocada em grandes clubes, com grandes contratos, dados em bandeja de prata, sem nada terem feito para tal. Só que há é uma poderosa campanha de marketing para persuadir do oposto. Quase todos os jogadores nascidos sobretudo a partir de 1989, foram para grandes clubes e nada deram. Porque não tinham qualidade excepcional ou porque lá foram plantados sem nada terem feito para tal. Esta geração não tem tido poucas oportunidades tem é tido oportunidades em excesso, tem tido oportunidades que um Chalana, um João Alves não tiveram, chegam a grandes clubes porque um olheiro qualquer os viu num treino da equipa B e os mandou por vir. E tu dizes-me que têm poucas chances? Qual o miúdo que nos anos 1970, se aos 21 anos como o João Carvalho, nada tendo mostrado na equipa A, ainda iria assinar um contrato milionário? Podia bem é ir a caminho de um clube pequeno e cair no esquecimento. Era o que acontecia até cerca de 2005, altura em que começaram a mudar o paradigma do futebol e a comprar tudo o que se mexia, plantando jogadores que nada mostravam em grandes equipas e grandes contratos.
    E esse paradigma, trazido pelo corrupto J. Mendes tem de desaparecer e regressarmos ao paradigma que vigorou até aos 1990, onde surgiam grandes jogadores, onde os talentos estavam espalhados pelas formações de todo o país, onde o futebol tinha craques como Zizou e Fenómeno e não Andrés Silvas…
    Tu falas como se o Benfica existisse para servir a formação. Ou seja, para criar grandes contratos a medíocres, apenas porque tiveram a sorte de terem despontado no Seixal e não no Rio Ave. Porque é por isso que se tem falado tanto de formação. Porque se quer usar a imagem mediática dos grandes clubes, +ara impingir medíocres, como o caso paradigmático do André Silva no Porto mostrou. Arrisco dizer que nos anos 1990, o André Silva (que foi sempre assobiado no Porco) após se estrear e mostrar a miséria que é, era mandado para um Famalicão e aos 25 estava na III divisão. Aos 21 está no AC Milan (até me arrepio de pensar nisto) porque hoje basta despontar num clube grande e com visibilidade, entrar contra uns “colossos”, marcar golos de encostar que qualquer avançado marcaria, e já se forma um novo “jovem interessante a seguir”. A seguir arranja-se um Milan que entende por prospecção ir ver o que os grandes clubes de Portugal fizeram subir da formação, esquecendo-se que um jogador da formação fazer uns jogos pela equipa A não é o mesmo que talento. Assim se arranja um idiota desatento como um Gattuso que engoliu este barrete.

    Continua

    ResponderEliminar
  31. Mágico SLB15/6/18 20:23

    Continua

    Se for preciso, num Massamá desta vida, vindo do ainda existente (mas em risco de extinção) futebol de rua, surge um miúdo com um toque de bola daqueles que não engana, um CRAQUE, um MAGO DA BOLA, mas alguém viu, alguém quis saber? Não, hoje a prospecção é ver os jovens que surgem nas câmaras, perante comentadores cada vez mais comprados por empresários, para elogiar ou destruir conforme convenha.
    A grande ameaça à formação não são as faltas de oportunidades. Isso é uma falácia. Se o J. Carvalho for craque, chega, entra no jogo, trata a bola por tu que as pessoas acabarão por reparar. Em dois anos estará na Premier League num dos grandes. Mas se não tiver talento, não há “estrutura” que lhe valha. Algum dia o genial Maradona precisou de estrutura? Os craques jogam em qualquer aprte do mundo, essa é que é essa.
    A grande ameaça é a destruição do futebol de rua, do talento e da técnica, que é a base do futebol. Se tal acontecer, os treinadores não vão buscar os robots criados no ”futebol” das academias, essas pseudo-escolas de futebol, e vão buscar os talentos onde o futebol de rua existe: América Latina, África.
    O Benfica não é uma plataforma de promoção de “mininos” do J. Mendes. É um clube centenário, com 114 anos, que recruta com base em critérios de qualidade.
    A formação é uma forma de recrutar, não diferente de comprar jogadores. Todos os jogadores que envergam o manto sagrado, ou estão à altura da exigência de qualidade ou não devem jogar. Os jogadores da formação não são mais que os jogadores comprados. Neste blog qualquer jogador formado é logo um mar de talento e de mística, ainda que nada tenha provado isso. Essas concepções absurdas que se construíram nos últimos 15 anos estão por detrás desta crise existencial que vive o futebol, e que é a maior da sua história.
    Onde estão os magos da bola? Onde estão os Maradonas? Onde está a mística?
    Em vez de nos preocuparmos com as pretensas faltas de oportunidade de jogadores que ainda nada provaram e que são plantados em contratos milionários em grande clubes, e tu ainda os queres ver como vítimas de não sei bem o quê, preocupa-te é em interrogar-te porque é que não surgem Rui Costas, Figos, Zidanes, Fenómenos, e só se vêem jogadores banais tecnicamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. José Soares16/6/18 07:00

      Copiei este teu texto e guardei-o para memória futura.
      É como os Eusébios, os Cruiffs, os Maradonas e os Messis. Aparecem assim de vez em quando e convém apreciá-los no seu devido tempo, guardando-os para a posteridade.
      É bom saber que no meio de tanta lama, lá aparece um comentário destes que diz tudo aquilo que eu (e muitos) pensam, mas que, por mais que tentassem, nunca conseguiriam escrever.
      E também é bom saber que há benfiquistas a pensar o futebol e o Clube desta forma.
      O meu aplauso.

      Eliminar
    2. Mágico SLB17/6/18 12:29

      Obrigado:-)

      Eliminar
  32. Renderam 14 desportivamente e outros os investimentos foram recuperados. São como os espermatozoides nem todos vingam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem todos vingam e muitos daqueles que vingam dão em abortos. Basta ler alguns comentários em blogues.

      Eliminar
  33. Não se pode considerar jogadores formados apenas os que vingam na equipa principal! O trabalho de formação está a ser bem feito, basta ver o grande numero de jogadores que nos ultimos 5 anos sairam da equipa de juniores e equipa b que estão em primeiras ligas por essa europa fora! Isso é o exito da formação! Se entrar 1 jogador por ano da formação na equipa principal, devido à sua maior qualidade...melhor ainda!!!!
    E em comparação com os jogadores que têm saido do fcp e scp então o sucesso ainda se vê maior!!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking