O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 29 de junho de 2018

Benfica SAD 2018/2021

. 86 comentários

A Benfica SAD lança na próxima segunda-feira, dia 2 de julho, uma emissão obrigacionista a três anos no valor de 45 milhões de euros e com uma taxa de juro fixa de 4% anual, segundo o prospecto divulgado esta sexta-feira pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). 

A oferta decorre até 13 de julho e destina-se ao público em geral. O apuramento dos resultados da emissão está agendado para dia 16. 

As obrigações têm um valor nominal de cinco euros e o montante de subscrição mínimo é de 100 euros.

Curiosamente, nem uma única referência de destaque à operação no site do clube. Lá a encontramos, enterrada, aqui.

Dinheiro para comissões? Nunca falta. 

Dinheiro para contratar uma camionete de jogadores do leste que nunca vestirão a camisola do Glorioso? Nunca falta.

Pelo menos 10% de todas as operações de compra e venda do SL Benfica para Jorge Mendes? Pelo que Luis Filipe Vieira anunciou numa entrevista passada isso também nunca falta.

Dinheiro para criação de equipas masculinas e femininas que não existiam há mais de 20 anos, criação de novas equipas e categorias, contratação de dezenas para a BTV e para a SAD(mais de 100 no total), aumento de gastos com remunerações quando o valor do plantel diminuiu drasticamente (com os resultados desastrosos que sabemos)? Nunca falta.

Mais de 30 milhões de euros (sem derrapagens) para betão e relvados sem fim? Nunca falta.

45 milhões para o SL Benfica não ter que ir ao mercado buscar dinheiro? Não há. 

Só no negócio Ederson eram 24 milhões que foram para outros lados. 

Ou então antecipam-se receitas que excedem o actual mandato da direcção para pagar dívida bancária (um dia alguém explicará a razão principal pela qual o SL Benfica antecipou receitas de televisão até 2024 e prendeu o SL Benfica a um contrato que em nada beneficia o nosso clube e os benfiquistas). Aposto que nunca resultará em diminuição de passivo que dure, com o ritmo de aumento de custos que se vê no SL Benfica.

"Por outro lado, foram cedidos, sem recurso, créditos futuros relativos aos proveitos do contrato de exploração dos direitos de transmissão televisiva celebrado com a NOS, que são registados como passivo e associados aos proveitos do contrato com a NOS nos prazos normais deste. Esses créditos correspondem a 50% do valor das receitas previstas no referido contrato referentes às épocas 2018/2019 a 2022/2023 e a 25% do valor das receitas da época 2023/2024, totalizando um valor de €108,1 milhões. A Emitente recebeu pela cedência desses créditos um montante de €90,8 milhões."

Centenas de milhões em vendas...para onde foram?
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

86 comentários

  1. Oie,

    A época desportiva está a terminar e veremos como ficarão as contas do clube a 30 junho, mas espero que depois se faça uma mensagem, mesmo que o clube abata 50M ao passivo, nunca te vi comentares isso, nem mesmo o Benfica Eagle.

    Penso que o clube fez bons investimentos com Conti, Lama, Ferreyra, Castillo o GR e o defesa direito nigeriano, o que não quer dizer que esteja o plantel encerrado.

    E espero ver confirmada a integração de jovens com Gedson, Tavares e Félix e mesmo Y. Ribeiro

    Abraço

    Targarinn

    ResponderEliminar
  2. Insiste no Ederson… acho que se continuares a insistir ainda vais ter razão… lol.
    Comissões? Quem não paga comissões? Havia um presidente que dizia que não ia pagar comissões… teve tanto sucesso que acabou a pedir aos empresários para lhe vender os jogadores!
    Demasiada demagogia é demasiada… até em ti.

    Compara agora os juros que paga o Benfica e os que pagam os rivais… mais do que "opiniões" é a demonstração do nível ds gestão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já te demonstrei, com o R%C do SLB, que essa operação dos 50% para o "Rio Ave" foi tudo menos transparente. Talvez um dia uma auditoria às contas do Rio Ave mostre quanto desses 50% ficou lá. Ou quanto de 30%...

      Eliminar
    2. E nesse mesmo post já te explicaram o que se passou!
      De qualquer forma... O tema é o EO... E esse já se sabia que ia haver... Aliás até se esperava que fosse uns milhões superior... Este é exatamente do mesmo valor do que vai substituir com juros inferiores.
      É algo tão simples, lógico, expectável...

      Eliminar
    3. este nuno martins està aqui para semear a duvida é o seu salàrio que està em jogo

      Eliminar
    4. Ai o Nuno é que está a semear a dúvida? lol

      Eliminar
  3. vieiristas em 3,2,1...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, porque os anti-vieiristas já comentaram.

      Eliminar
    2. Minoria em 3,2,1...

      Eliminar
  4. Tens razão num par de coisas, mas na maioria... que post triste...

    ResponderEliminar
  5. até 2021... lol... até 2024. está no prospecto.

    ResponderEliminar
  6. Lá está!!! E resposta para estas questões todas??? Não há!!!
    O Shadows é que só gosta de falar mal, e não apoia, e por isso é que a época passada correu mal!!!
    Nos momentos decisivos o Shadows não apoia!!!

    F**a-se estou tão farto desta política no Benfica.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se em vez de ser anónimo fosses sócio podias arranjar umas assinaturas para uma AG... Não é só no sport que isso é possível.

      Eliminar
  7. perguntem ao Pedro Guerra ele vai dàr tantas respostas e sem nunca dàr a palavra a quem quer que seja que às tantas jà nem te lembras qual era a pergunta é a tactica do LFV um discurso usado mas que alguem com dois dedos de miolos nem precisava de papel mas como ele diz não sài do coração da paixão de BENFIQUISTA é mais um empréstimo obrigacionista made in DSO para encher os bolsos aos bancos depois fazer dos benfiquistas parvos na assembleia com o voto elétronico nunca se fala de empréstiomos mas depois é evidente os 100 milhões de receitas avançadas não chegam para as comissões e para baixar o deficite e contruir hoteis de charme, eu penso que o LFV é um bruno carvalho lagarto em mais softs mas o resultado vai sêr o mesmo este LFV que uma pseudo comissão pedia ao LFV se candidata-sse nas ultimas eleições um esquema de mau gosto como se aqueles que seguem diàriamente o SLB não tenham capacidade intelectual para vêr que o LFV,DSO,e outros Guerras,José Nuno Martins, tachistas agarrados ao presunto e come-lo até ao osso,O BENFICA TEM QUE SER LIBERTADO DESTA ESCUMALHA VIVA O BENFICA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Companheiro... o teu post tem tanta pontuação como os títulos do lagartedo dos últimos 40 anos. Vai lá comprar um teclado novo e depois volta cá para te conseguirmos perceber.

      Eliminar
    2. companheiro!!!é pà se és vieirista este texto não é para ti tens que fazer um esforço ............baye

      Eliminar
    3. Eu por acaso sou vieirista..adoro vieiras, principalmente feitas à galega ainda dentro da concha e com cebola.

      Antes vieirista do que pintista bufista ou brunista.

      Eliminar
  8. Impressionnante!

    ResponderEliminar
  9. Tambem vim a noticia ACHEI ESTRANHO nao estar na pagina official do Benfica mas vamos aguardar pelas explicacoes officias penso que temos um emprestimo obrigacionista a vencer pode ser para refinanciar esse emprestimo o Relatorio e Contas deve estar disponivel para consulta dentro de algumas semanas veremos quanto desceu o passivo e qual e a nossa exposicao ao sistema bancario portugues incluindo os Emprestimos Obrigacionistas mas repito penso que este vai servir em parte pelo menos para refinanciar outro que esta para vencer

    Carrega Benfica

    Red 1

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha outro com tanta fome que até come a pontuação... irra! Assim não há pacchorra!

      Eliminar
  10. #carregashadows

    São obrigações destinadas ao público em geral, mas o clube tenta mantê-las em segredo. Evitavas era fazer o post e desmascarar esta marosca.

    Bom bom, era antigamente!
    Clube saudável, grandes vendas e de contas incríveis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que seria do SLB sem Vieira? Um Alverca talvez...

      Eliminar
    2. Em segredo está no site do SLB é uma questão de procurares :) A campanha do empréstimo só começa para a semana provavelmente por isso ainda não está em destaque.

      Se é um bom ou mau investimento isso cada um sabe de si.

      Eliminar
    3. GG
      ANTIGAMENTE O GRANDE BENFICA 2 CAMPEÃO EUROPEU CONTRA AINDA MELHOR EQUIPA DA HISTÓRIA DE FUTEBOL POIS MAS ÉS NOVO NÃO SABES MAS UMA COISA TENS BOA ES BENFIQUISTA ISSO É MUITO BOM

      Eliminar
    4. Um Alverca ou um Sporting. Descredibilizado, sem títulos, falido, mas com uma paixão imensa. Paixão essa, que muitos apregoam agora, de suficiente para se ganhar títulos.

      Que saudades dos anos 90, anos nos quais limpávamos tudo, com estádio novo, centro de estágio com condições top, e ainda assim, com contas de meter inveja. Belos anos!

      Vieira não estará para sempre no cargo. É senso comum.
      Espero que todos estejamos bem e lúcidos, para ver e avaliar trabalho das direções futuras e as suas coerências. Assim como, avaliar/ver os argumentos e coerências dos que se opõem actualmente.

      Eliminar
    5. Já agora Tiago,
      Se a ideia do caps lock, é mostrar que estás enervado ou a falar mais alto... não resulta.
      Só fere, cansa, e dificulta a vista a quem lê.

      Abraço

      Eliminar
    6. Mas alguém... Alguma vez... disse que o Benfica sem lfv seria um Alverca? Não! Ou seja... Tu contra argumentas argumentos que só existem na tua imaginação.
      Aquilo que é dito é que o Benfica em 2018 é melhor do que o Benfica 2003.

      Eliminar
    7. Se o antigamente é os tempos do Damásio, esse mesmo que se senta em lugar de honra, sim eram grandes vendas e grandes compras e alta rotação e delapidação.

      Eliminar
    8. Sim, esse "antigamente" já vai para quase 60 anos.

      Eliminar
    9. Ah sim, o Benfica antes do Vieira estava um espectáculo!!
      Para que os ignorantes saibam, o século passado foi de 1900 a 1980, e depois veio logo o ano 2000!! Aqueles 20 anos dourados do futebol portoguês nunca aconteceram, foi tudo um erro do Matrix!! Mas não falem disso que o Agent Smith ainda vos parte a cara, ou era o Guarda Abel??

      Enfim...

      Eliminar
  11. EagleView29/6/18 16:46

    "Dinheiro para comissões? Nunca falta".
    A utilização do dinheiro das obrigações está explícito nos R&C e não é para comissões. Insinuação incompreensível.

    "Dinheiro para contratar uma camionete de jogadores do leste que nunca vestirão a camisola do Glorioso? Nunca falta".
    O dinheiro dos EO está bem explícito nos R&C. Se não percebem o que lá está, peçam a quem percebe.

    "Pelo menos 10% de todas as operações de compra e venda do SL Benfica para Jorge Mendes?".
    Ninguém trabalha de borla. O dinheiro sai do dinheiro dos negócios. Pagamos menos de comissões que os nossos rivais.

    "Dinheiro para criação de equipas masculinas e femininas que não existiam há mais de 20 anos, criação de novas equipas e categorias,"
    Fantástico! Ainda bem! Essas equipas só pecam por tardio!!! Já deviam ter chegado há 10 anos!

    Contratação de mais pessoal? Óptimo! A grande maioria são jogadores das equipas jovens femininas e de jovens para a formação. Quando o colégio estiver acabado, serão mais 100! Espero bem que sim!!

    Não sei se são 30M, mas vale cada euro, porque o que está a ser feito é sinal que o Benfica não está a fazer qualquer downsizing, como alguém aqui escreveu, mas a crescer.

    O Novo Centro de Alto Rendimento para as modalidades, o novo Colégio, o aumento do número campos e novos edifcios no Seixal, a Casa do Jogador para seniores, o novo Hotel Benfica nos Restauradores, tudo equipamentos que fazem crescer o activo do clube e as infraestruturas que irão dar-lhe o empurrão definitivo que irá marcar a diferença para os outros no futuro e que eles tentam parar a todo o custo.

    A antecipação da NOS foi "sem retorno", isto é, já foi recebido. Podia ter ido para receitas do período, já realizadas.

    Permite-nos poupar 9M de juros por ano que podem ser encaminhados para pagar salários mais elevados aos novos jogadores, como aconteceu, quando se observa no futebol mundial uma inflação não só no preço dos passes como nos salários dos jogadores. Se não tivermos capacidade para acompanhar esses aumentos, estamos tramados.
    Como estão tramados os nossos rivais.

    O Benfica está cada vez melhor e recomenda-se!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual é iria ter sub 23 e Equipa b?

      Eliminar
    2. 9M em juros por ano significa uma taxa de juro de 8,3% no primeiro ano e de 84,7% no último. o que faz sentido. pelo menos tanto como as outras imbecilidades que te pagam para escrever.

      Eliminar
    3. 9M de juros poupados por ano em troca de 17,3M em 2 anos e nove meses.... não é grande a diferença entre o que se pagava em juros e o que se deixou de receber por via da antecipação da receita... gostava de perceber se não era mais fácil e barato renegociar a divida bancária... e ter uma receita importante cada ano correspondente aos direitos TV desse ano.

      Eliminar
    4. EagleView29/6/18 19:44

      O Benfica no último ano e meio amortizou toda a dívida bancária, cerca de 150M. Os juros andavam por volta dos 7%, quase o dobro dos 4% dos EO que agora pagamos.

      Quem é pago para escrever imbecilidades é quem não sabe ler um R&C nem fazer uma simples regra de 3 e vem para aqui debitar disparates e insultar os outros!

      Eliminar
    5. Parece evidente e incontornável mas ainda não percebi a vantagem de uma gestão mais reactiva em vez da visionária que temos. Talvez um dia perceba porque alguns benfiquistas acham possível continuar a ser competitivo sem continuar a crescer exponencialmente. Temos de tentar regressar e permanecer no top 10 da UEFA. É isso e mais que as novas infraestruturas vão possibilitar.

      Eliminar
    6. "Quem é pago para escrever imbecilidades é quem não sabe ler um R&C nem fazer uma simples regra de 3 e vem para aqui debitar disparates e insultar os outros!"
      no caso tu, não só não amortizamos 150M, foram cerca de 90M, como em 35M dos valores abatidos os juros que pagavas eram muito, mesmo muito, mais baixos que 7%, vai lá ver bem que encontras.

      já agora a propósito das comissões pagas isso de comparar com os outros é assim uma coisa como, estamos atolados em m**** até à barriga mas não existe problema nenhum por que os outros estão atolados até ao pescoço.

      Eliminar
    7. agora já não é a antecipação do contrato da NOS que poupa 9M. agora já são os 150M de dívida amortizada que poupam os 9M. quando se escreve o que não fomos nós que pensámos dá nisso. mas então está bem. vamos assumir que pagávamos 7% pelos 150M (o que não é verdade). vamos assumir que só pagamos 4% a partir de agora (o que também não é verdade. a taxa da antecipação dos créditos da NOS é de, pelo menos, 5%). 7% de 150 são 10,5. 4% de 150 são 6. 10,5 - 6 = 4,5. vá. volte lá a quem lhe passou as notas e peça-lhe para fazer as contas como deve ser.

      Eliminar
  12. Shadows a razao é facil de ver, é a mesma que levou a direcao do Benfica a entregar os direitos televisivos á Nos! Ou seja é a comissao de 10% que alguem mamou! E agora com a antecipacao das receitas o que da como consequencia a renovacao de esse mesmo contrato vai haver mais comissoes para mamar! E mais vale renovar agora pois daqui a dois anos vai haver eleicoes e o homem pode nao ganhar e entao ja nao tem comissao!

    ResponderEliminar
  13. De acordo com os estatutos do Glorioso o senhor Vieira pode ficar o resto da sua vida como presidente do SLB. Não será difícil. É só querer. Na minha opinião existem muitas razões para que isso esteja a acontecer sendo que uma das mais preponderantes se chame, propaganda. Através do principal canal comunicacional do SLB, a Benfica TV, ao seu serviço, sem qualquer espírito crítico, nem vozes alternativas, espaços de debate sobre diferentes perspectivas no que diz respeito à política do clube torna-se relativamente fácil perpetuar-se na presidência. O problema dos meios de comunicação dos clubes e a sua dependência umbilical aos seus presidentes continua a ser um tabu para o mal das próprias organizações. Independência e livre pensamento, pura e simplesmente não têm espaço num lugar que só teria a ganhar com discussões abertas e construtivas sobre todas as dimensões dos clubes. O que se tem passado no sporting cp e a instrumentalização total da sporting tv por parte daquela cambada de alucinados que até há pouco presidia o clube, é um exemplo flagrante da séria anedota que as TVs dos clubes são. Mais. Quando alguém se julga insubstituível seja no que for é o primeiro sinal de que se deve afastar do sítio onde está. Sempre critiquei o pinto da costa por se tornar no próprio clube ignorando as inevitáveis consequências nefastas que isso trará a longo prazo para o futuro do seu emblema. Agora vejo isso acontecer no meu clube e isso deixa-me triste e angustiado por ver o Glorioso dependente de uma pessoa apenas, com 14 milhões de Benfiquistas a aplaudir. O rei vai nu, não vai?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se até bdc foi posto na rua pelos sócios porque raio algum presidente iria conseguir se prender ao poder? Quem manda são os sócios, o resto são tretas da minoria.

      Eliminar
  14. “O produto líquido da oferta destina-se (…) ao reembolso do empréstimo obrigacionista denominado ‘Benfica SAD 2015-2018’, no montante de 45 milhões de euros, emitido em 14 de julho de 2015 e com reembolso agendado para 13 de julho de 2018 e ao financiamento da atividade corrente da Benfica SAD” refere o prospeto divulgado esta sexta-feira pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

    Ou seja, é emitido um para substituir o anterior. Não há aumento sequer de valor para ajudar a pagar os juros.

    Ou alguém achava que o Benfica iria reduzir o passivo financeiro a zero num instante?

    A redução do passivo está a acontecer a bom ritmo. É só esperar pelo próximo R&C para confirmar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. EagleView29/6/18 19:57

      E se não me engano, o anterior que é agora reembolsado tinha um juro mais alto, de 4,75%.

      Ao contrário do que dizem os imbecis do norte que justificam estar a pagar quase 5% pelo novo EO que fizeram, culpando os lagartos por não terem cumprido o antigo EO, e por isso os bancos estarem a exigir juros mais elevados, atirando areia para os olhos dos papalvos, tentando desviar do facto de estarem intervencionados pela UEFA.
      Quando o que acontece é que têm implícito um risco muito mais elevado, têm um CP negativo superior a 100M, porque são gestores desesperados e estão endividados até às orelhas.

      Surprise!!! O Benfica, apesar de todos os calotes dos lagartos, conseguiu um juro mais baixo.

      Só gente muito ignorante ou burra podia acreditar nisso. O nível de juros está associado ao risco percepcionado pelos investidores em cada caso. Cada caso é um caso.

      É verdade, ter amortizado cerca de 150M de dívida bancária em menos de 2 anos é de homem!!! Quando os inimigos aumentaram as suas dívidas em mais do que esse montante no mesmo período!

      Eliminar
    2. Mas mas mas... mas... mas é o Vieira!!!

      Eliminar

  15. É preciso aumentar as cotas dos sócios.

    ResponderEliminar
  16. Por acaso até acho pessoalmente um escândalo que a Banca de Investimento patrocine estes esquemas de pagar crédito antigo através de novo crédito.
    A taxa de juro penso ser de 4% o que, face aos circunstancialismos actuais, é muito boa para quem investe (recordo que hoje a banca paga praticamente 0%).
    O futebol está a crescer anualmente em Portugal dois dígitos, logo, pagar 4% por um empréstimo obrigacionista, não acho que seja um mau acto de gestão.
    O que aqui se contesta, é o expediente de contrair crédito para pagar crédito.

    Quanto às centenas de milhões de vendas tão propagadas, sabemos que o Benfica não foi o único beneficiário desse quinhão.
    As tão famosas "parecerias estratégicas" terão levado, se aquilo que consta nos R&C é verdade, cerca de 2/3.

    Fico na dúvida se a SAD tem saúde financeira para pagar sem recorrer a novo empréstimo e recorre a nova emissão por um simples (mas complexo) acto de gestão ou se a corda está mesmo na garganta e não há outra alternativa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "O que aqui se contesta, é o expediente de contrair crédito para pagar crédito."

      Esse "expediente" é usado em todo o mundo, por todas as empresas, e por todos os estados. Os que podem e têm crédito no mercado, porque alguns, pelo seu historial, perdem o acesso ao mercado (vidé o Sporting e países como a Grécia, Argentina,...).

      4% anual é uma boa taxa, quer para os investidores, quer para o clube, embora haja a acrescer a esta taxa as comissões dos bancos, que serão mais uns 4% à cabeça.

      JVP

      Eliminar
    2. Caro anónimo das 18:18,

      O crédito, perdoe-me que lhe diga, não pode ser considerado um acto de gestão normal e inevitável. Um recurso sempre acessível e de acessibilidade obrigatória.

      Quem assim pensa, ou está falido ou a braços com problemas tremendos de liquidez.
      O recurso ao crédito, deve ser casual, ponderado e de análise muito casuística, caso contrário entra-se numa espiral verdadeiramente incontrolável.

      Repare nos casos que citou e nos problemas com que se debatem, por terem criado uma dependência alienante do crédito...

      As empresas, estados (menos) e sociedades saudáveis, trabalham e operam com capitais próprios. É dos livros. E não é necessário ir a Harvard.

      O problema é que as empresas e os estados (e até os cidadãos) passaram a olhar para o crédito como algo que está sempre ali à mão. Basta solicita-lo e...já está...

      Eliminar
    3. É também muito mau indicador que o empréstimo de 45M se destine a liquidar o anterior do mesmo valor. Este tipo de operações, pelo seu prazo, deveriam, na pior das hipóteses, produzir algum valor e assim ser "renovadas" por outras de montante inferior, já que no prazo de três anos se deveria ter verificado um crescimento que permitisse agora renová-lo por, por exemplo 35 ou 40M. O que isto significa é que nestes três anos não foi possível acrescentar valor à operação que permitisse reduzir o endividamento. Mas o lfv explicará isto melhor que eu...

      Eliminar
    4. Caro anónimo das 18:53,


      Não há nenhum país que não tenha dívida, a chamada dívida pública. Os países que têm uma maior dívida pública são os EUA e o Japão (este cerca de 400% do PIB), 2 das economias mais fortes no mundo.

      Também são pouquíssimas as empresas que não têm dívida. Empresas nacionais ou estrangeiras.
      Contraem dívida para investirem e crescerem.

      Os particulares também recorrem a empréstimos, por ex., para comprar casa.
      E vem vez de pagarem uma renda vitalícia, pagam o empréstimo, na maioria das vezes bem abaixo do que pagariam de renda por uma casa semelhante. E no pagamento do empréstimo uma boa parte é para amortização de capital o que constitui como que uma conta poupança. Ao fim do empréstimo tem a propriedade da casa e pode deixar para os filhos.


      A dívida é um aspecto fundamental nas economias capitalistas.
      É através da dívida que o dinheiro entra em circulação.

      É evidente que é como tudo. Mal gerido é péssimo, como nos casos referidos.

      Mas também a água, sem a qual não sobrevivemos mais que 3 ou 4 dias, em excesso pode afogar-nos.

      Eliminar
    5. É preciso alimentar o monstro da dívida. Por isso, andamos sempre nos peditórios.

      Zé Carlos

      Eliminar
    6. Dívida pública do Japão: 238%

      Eliminar
    7. Ao anónimo das 18:53

      O caríssimo acredita mesmo na verborreia que destilou ?

      Por conseguinte, na sua douta opinião, pedir crédito para pagar crédito, traduz-se numa sábia e prudente prática de gestão...
      Mais valia dizer que tira partido e proveito das práticas ruinosas levadas a cabo por esta equipa de gestão encarnada, encabeçada pelo guru DSO. LOL

      Como não é o caríssimo a pagar, "tá tudo bem".
      Como diz o outro, "pimenta no cu dos outros, para mim é refresco."

      Eliminar
    8. Anónimo das 21:35
      Eis a berdadeira cumbersa da treta.
      Já tinhas idade para ter juízo, não ?

      Eliminar
  17. Para quando um post a elogiar qualquer coisa deste Benfica? Saio daqui sempre depressivo. Chama aí o GB a ver se descortina um plantel para ganhar a Champions fácil.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. melhor comentário de todos

      André Jesus

      Eliminar
  18. Estas emissões obrigacionistas são investimentos ditos emocionais.
    Os investidores olham para a taxa remuneratória e ficam deslumbrados.
    Mas é bom que a rapaziada leia com atenção o regulamento da emissão, nomeadamente aquelas letrinhas miudinhas onde alerta para o facto de poderem ficar a arder com tudo ou parte do que investiram.
    A hipótese é real.
    Estou em crer que o default nestes casos dificilmente ocorrerá. Se ocorresse, os clubes fechariam de vez a única fonte de financiamento que actualmente dispõem.

    Mas convém recordar que o Sporting, mascarou um default através de uma negociação com os credores, empurrando para novembro o pagamento de um empréstimo obrigacionista que venceu em maio.

    Enfim, os clubes gostam de se armar em ricos com o dinheiro dos outros.
    O custo operacional da actividade dos clubes é assustador, nomeadamente os 3 grandes, todos perto dos 100 milhões / ano cada um.

    É este lado irracional do negócio que pode precipitar a qualquer momento a entrada no capital da SAD de algum investidor/especulador.

    Já todos estiveram mais longe. Estão agora todos mais perto.
    Então o Sporting que se cuide. Não tarda e será chinês.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso de não pagar não é no Benfica... Está confundido!
      O Benfica está tão mais perto que este EO tem o mesmo valor do que vai substituir e com juros mais baixos.

      Eliminar
    2. EagleView29/6/18 20:10

      Os investidores são gente racional. Em geral.

      Estar a comparar as contas do SLB com os outros dois não é saudável, porque é mentira. É, aliás, uma estratégia dos nossos inimigos, faz parte da sua propaganda.

      Porque não há qualquer comparação. O SLB neste momento não terá mais do que cerca de 160M de dívidas onerosas que lhe custarão cerca de 7M/ano em juros.

      O Porto neste momento tem um custo financeiro de cerca 20M/ano. Um CP negativo superior a 100M negativos, está mais do que falido!! E um passivo que se aproxima dos 500M!! Com uma facturação muito inferior.

      Do Sporting é melhor nem falar. Sem os VMOCS e o perdão dos bancos teriam um CP negativo de 150M!!! E já teriam fechado as portas.
      Tiveram de reavaliar os direitos de superfície de Alvalade em mais de 200M para não terem hoje um CS próximo dos 500M!

      Eliminar
    3. EagleView30/6/18 00:32

      Correção: CS próximo dos -500M (negativos)!

      Eliminar
  19. Shadows nao digas,tantas verdades juntas,que a Malta,nao está habituada a gente verdadeira!!
    Abraço

    ResponderEliminar
  20. O sucesso desportivo está cada vez mais relacionado com a saúde financeira dos clubes.
    Não vale a pena pôr as pessoas a sonhar com grandes (ou pequenas) conquistas se até para a actividade corrente diária se torna necessário recorrer ao crédito.

    Se eu tiver um rendimento mensal de 500 euros, como posso eu incorrer em despesas de 5000 ?
    É verdade que tenho sempre o crédito como escapatória para os meus impulsos.
    Mas o crédito, convém recordar, não é mais que uma antecipação de receitas.
    E se até o funcionamento da minha actividade corrente estiver dependente de crédito, que gestão estou eu a fazer ?

    Para mim, é tudo menos racional, recorrer a crédito para financiar a minha actividade corrente e também para pagar crédito vencido.

    Mas enfim, isto sou eu a divagar.
    Como a malta quer é ver chegar todos os dias craques e mais craques, tudo a troco de 12 euros de quota mensal (os que pagam, pois há quem nem isso pague), todas estas questões lhes passam ao lado.

    Até um dia, quando acordarem, se ligarem à net e verificarem que afinal de contas, pela calada da noite, o Benfica passou para as mãos de chineses.

    E olhem que este perigo é bem real. Não é uma fantasia nem um delírio...

    ResponderEliminar
  21. - O que é que o recurso sistemático a emissões obrigacionistas significa ?
    - Significa que o clube não está a gerar receitas suficientes para fazer face aos encargos da actividade corrente. Seria o mesmo que eu, até para comprar diariamente pão e leite, tivesse que recorrer ao cartão Visa.

    - Quais são os riscos deste endividamento em modo roll over ?
    - Transferir para o futuro encargos presentes. Futuramente, o clube ou a sociedade, acumularão encargos que se podem tornar insustentáveis.

    - Que outros ricos poderão advir deste expediente creditício ?
    - O sufoco resultante da escassez de capital, tornará o clube muito fragilizado e exposto a especuladores que a troco de tuta e meia se apoderarão do clube.

    Parece ser uma tendencia cada vez mais crescente clubes com alguma história (e também sem ela) serem "comidos" por tipos cheios de dinheiro e que querem um "brinquedo" para se distraírem e terem algum protagonismo.

    Por isso, estas questões dos empréstimos e endividamentos, não deveriam passar ao lado dos sócios/adeptos.
    É uma questão que lhes diz objectivamente respeito. A menos que não se importem de o Benfica poder um dia vir a ser propriedade de um qualquer Xi Pium Tum, que até pode, se isso lhe apetecer, encerrar o clube e transformar a área do Seixal e da Luz num...aviário ou num mega armazém de ferramentas.

    Já sei que surgirão comentários inflamados, afirmando que isto só passa pela minha cabeça.
    Mas digo que não é assim uma hipótese tão surreal quanto muitos imaginarão.

    *nota final : por que razão os sócios não são notificados por email (modo mais simples, económico e prático) das assembleias que se vão realizar ? Ou serão as assembleias clubes privados, tipo Clube de Bilderberg, onde tudo o que lá se discute e fala, só deverá ser do conhecimento reservado e restrito de uns tantos amigos que nada põem em causa ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Benfica para além dos empréstimos obrigacionistas tinha outros empréstimos. O montante dos primeiros não tem aumentado. Os outros estão a ser terminados. Só um clube que recebe mais do que gasta pode reduzir efectivamente o passivo financeiro como o Benfica tem feito. Mas e feito gradualmente e não de um dia para o outro!!

      Eliminar
    2. Este EO não é para gestão corrente. Este EO é para pagar outro EO, de mesmo montante, que se termina agora.
      Pior seria se fizéssemos um EO para pagar gestão corrente, ou para pagar outro EO de valor mais baixo, e com taxa superior á do anterior.

      Já este ano a SAD passou largos milhões de euros de dívida corrente, para não-corrente. Penso até, que este ano, com alguma contenção suplementar, teríamos tesouraria para pagar este EO de 45M que se termina agora. Mas seria algo arriscado antes de sabermos da entrada na CLeague...

      Eliminar
    3. EagleView29/6/18 20:18

      O que afirma sobre as emissões obrigacionistas e sobre o endividamento é comum a todas as empresas do mundo, sem qualquer excepção.
      Faz parte da gestão corrente de todas as empresas, sem excepções, algo que acontece há muitas centenas de anos.
      O segredo está em não se endividar mais do que pode pagar em juros ou encargos. O que tem acontecido com o Benfica.
      Numa nota final, o SLB não pode ser vendido a ninguém sem ordem expressa dos sócios em AG.

      Eliminar
    4. A primeira resposta é completamente falsa.

      Cada caso só pode ser avaliado por si e não através de respostas genéricas a perguntas genéricas.

      Emitir obrigações pode ser para investir, ou como neste caso, para pagar a emissão de há 3 anos. E não para a actividade corrente e muito menos para comparar leite.

      Já agora, se tiver cartão de crédito, pode perfeitamente usá-lo para comprar o leite e o pão.
      Convém é pagar o saldo do cartão no final do mês para não pagar juros.

      Eliminar
  22. Relativamente à operação relatada no último parágrafo, da antecipação de receitas de TV, 50% das receitas de 4 épocas mais 24% de uma época, o que dá um valor médio de 4 x 24M€ = 96M€ (50% da receita anual) mais 12M correspondentes a 25% da receita desse último ano.
    Pelos 108M€ o Benfica vai receber um valor líquido de cerca de 91M€, ou seja, paga um valor total de 17M em juros.

    Comparando com esta emissão obrigacionista, e considerando uma taxa anual de 4% e uma comissão inicial de 4%, os juros pagos têm sensivelmente o mesmo valor (considerando que as receitas são no final de cada época desportiva).

    O que deve ser bem abaixo do juro que o NB e o BCP cobravam pela dívida bancária que essa antecipação de receitas substituiu.

    Também não concordo com o argumento que se está a antecipar receitas para além do mandato. Se essa receita substituiu dívida bancária, em termos de responsabilidades futuras é neutro. O único factor que interessa é se se paga mais ou menos juros.

    O Benfica Eagle que diga de sua justiça...

    JVP



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As contas estão mal feitas. O Benfica não recebe 48M por ano da NOS. Recebe cerca de 40M/ano. Os juros que aponta não são esses. São mais baixos.

      Eliminar
    2. (5anos*0,5*40M=100)+(1ano*0,25*40M=5)=105M e acresce uns pozinhos porque o valor de 40M é um valor médio dos 10 anos e não dos anos deste acordo.

      Eliminar
    3. O Benfica Eagle está proibido de come até assuntos financeiros do Benfica. Apenas pode comentar dos rivais.

      Foi ponto de honra para o RGS começar a escrever neste blog...

      Eliminar

  23. Com mais 5 ou 6 vendas de jogadores das camadas jovens por 15 milhões cada estamos safos.

    ResponderEliminar
  24. Quanto o tópico é um assunto sério e pertinente, do qual depende depois o sucesso desportivo (embora muitos assim não o entendam), a participação ao nível de comentários é muito diminuta.

    Mas palrar sobre o guarda redes A, B ou C, o avançado X, Y, Z, são "resmas" e "resmas" de comentários, a maior parte deles sem nada dizer. Alguns até só mesmo para insultar e dar 10 erros ortográficos em cada 5 palavras. LOL

    ResponderEliminar
  25. Para os panglossianos de serviço, com particular carinho para o GB e o Nulo Martins : https://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2018/06/anunciar-o-impossivel.html

    ResponderEliminar
  26. Shadows uma pessoa ainda com alguma influencia no futebol garantiu-me que o gelson martins ia ser jogador do Benfica! Sabes alguma coisa se será verdade ou nao?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O empresariodnele, com alguma influência no futebol, já disse que não.::

      Eliminar
    2. Bruno Fernandes apenas esse vem....10M€ deve ter sido o incentivo que faltava

      Eliminar
    3. Claro anonimo ate porque os empresarios dizem sempre a verdade ou nao!

      Eliminar
    4. Com que então só o Bruno vira? Isso tudo é estranho, os jornais dão Gelson como certo no atlético de Madrid, e Bruno vai a Inglaterra.

      Eliminar
    5. E o Bernard, será que vem? Seria óptimo, mais qualidade no plantel

      Eliminar
  27. Tudo o que foi dito tem sentido mas todos os clubes são geridos de acordo com o mercado, o que devemos tentar perceber é porque jogadores são contratados quando se sabe á partida que nunca jogarão no glorioso, jogadoresc omo o Luisão continua no plantel! Isto é o Grande SLB e não um clube da regional onde os jogadores arrastam-se é necessário ser não bom jogadores mas muito bons para jogarem no nosso clube, devemos exigir isso!! Depois de uma época muito má continuamos com um treinador péssimo, não chega 3 anos para perceberem que não é treinador de um clube ganhador!! Vamos continuar a exigir um Grande SLB!!

    ResponderEliminar
  28. Eu pensava que o blog tinha um blogger especializado em financas? O Eagle que se pronuncie sobre este post do Shadows.....

    ResponderEliminar
  29. As centenas de euros estão nos jogadores que tiveste, no centro de estágio, no estádio, no museu!

    Só sabes levantar suspeitas sobre tudo e todos os que todos os dias trabalham pelo Benfica.

    Podes não concordar, podes criticar, mas és pior que um lagarto porque tu nem aceitas ou pensas que pode ser um erro.. para ti só existe roubos, trafulhices, enriquecer à custa do clube, prejudicar o clube, corrupção, etc.

    Provas? nem precisas... é a tua ideologia

    ResponderEliminar
  30. Bem, isto de prometer e fazer diferente já é normal para os lados do nosso clube. Agora o mais grave disto tudo é que existem muitos adeptos que ainda vão na cantiga do bandido. E isso é que me preocupa, pois estamos perante um regime oligárquico com voz de cordeiro que pensa em se perpetuar no Benfica por um período longo. O melhor que pode acontecer em termos democráticos é uma saída desta gente que visa o lucro fácil, nem que para isso se venda tudo que saiba dar uns pontapés na bola. Só espero que o Ruben Dias não saia, mas todos sabemos que vai sair. Como sairão todos os jovens que dêem nas vistas logo à chegada.
    Está na hora de a oposição (Rui Gomes da Silva) mostrar força e avançar de vez para uma candidatura. Terá meu voto.

    ResponderEliminar
  31. Anónimo1/7/18 16:36

    Ha que investir para a inevitável E EMINENTE descida á SEGUNDA DIVISAO. ESSA VAI SER A MÃE DE TODAS AS BOMBAS...

    CARAGOO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo1/7/18 23:38

      A mãe de todas as bombas é a tua. Tá sempre a bombar no calor da noite...a "maternidade" onde nascem todos os cornudos porcos de contumil.

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking