O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 22 de agosto de 2017

Vídeo árbitro/Jorge Sousa/Sporting. E já agora...

. 34 comentários

VÍDEOARBITRO:

Como se esperava, não foram preciso mais que 3 jornadas para já se exigir o fim do VAR e o regresso aos "erros normais" dos árbitros. 

O balanço que faço do VAR é simples. Até agora, só tem existido para proteger o árbitro e a si próprio. Proteger a verdade desportiva e a integridade do jogo? Não.

Daí que seja apropriado relembrar o texto publicado pelo jornalista Paulo Garcia, moderador do programa "Dia Seguinte" da SICN, em Maio de 2017 sobre este tema. 

Aconselho todos a ler(ou reler) o texto e verifiquem se mediante tais alertas atempados, havia necessidade de ir "a correr" para algo que claramente não está ainda pronto a funcionar adequadamente. O protocolo é insuficiente e está incompleto.

O mais curioso disto tudo para mim é que se pede responsabilidades a toda a gente menos...aos responsáveis!

Ou seja: pede-se responsabilidades a Pedro Proença quando a LPFP nada tem a ver com a arbitragem. Pede-se responsabilidades à APAF mas a APAF não nomeia árbitros. Pede-se responsabilidades aos árbitros quando os mesmos não foram ouvidos na solução encontrada.

Mas há um silêncio enorme quando se trata de pedir responsabilidades a FERNANDO GOMES, FONTELAS GOMES, PAULO COSTA E TIAGO CRAVEIRO.

Curioso não é? Quem é que anda a proteger quem nesta história toda?

JORGE SOUSA/SPORTING:

Quem acompanha o NGB leu no domingo à noite a minha condenação à conduta do árbitro Jorge Sousa. Pois não só mantenho como reforço que NENHUM ÁRBITRO pode ter aquela conduta. E quando se trata de um adepto fanático como ele, muito menos tolerância tenho e terei.

Que exemplo é que se dá a um jovem jogador? Que respeito vai ele cultivar pela figura da autoridade num jogo que é o árbitro? "P#$% que te pariu?" Não tem qualquer justificação.

Também não deixa de ser curiosa a reacção do Sporting. Quantos posts ou comunicados inflamados não temos lido oriundos do laboratório de comédia que é o departamento liderado por Nuno Saraiva? Já lhes perdi a conta.

Mediante uma prova inequívoca de uma conduta inaceitável, o Sporting fez um dos comunicados mais "softs" que já lhes li.

A explicação? Foi a forma que o Sporting encontrou para tentar condicionar Jorge Sousa em futuras arbitragens em jogos do Sporting como Rui Gomes da Silva afirmou ontem no "Dia Seguinte"

Mas também há outra explicação adicional: é que mais ordinário que o próprio presidente do Sporting é difícil encontrar. Entre a conversa revelada através de gravação (P#%a da Gala) até ao famoso "Bardamerda para quem não é do Sporting", realmente só podia ser muito suave a "indignação" do Sporting.

Apesar de alegadamente ser um apreciador de "cowboyadas", até Bruno de Carvalho tem linhas brancas que não ultrapassa. Na melhor das hipóteses fica sobre elas...mas não as ultrapassa.

A moderação fica sempre bem a qualquer um.

E já agora...

Redmoon/BenficabyGB/NGB:

Se há momento em que tenho orgulho de escrever no NGB, este é um deles. É que não conheço outro blogue(sem desmerecer nenhum) em que a diversidade de opinião seja tanta como aqui. E é a nossa maior riqueza. 

Tanto o Redmoon como o Benfica by GB são bloggers de grande categoria capazes de abordar qualquer tema com grande conhecimento do que escrevem. Um privilégio para mim poder ler os seus textos e partilhar o NGB com eles. 

Mais recentemente temos Rui Gomes da Silva, antigo vice-presidente do SLB e sócio desde que nasceu, que nos honra com os seus escritos. 

Temos também vários leitores que contribuem com textos seus e que publicamos com muito gosto e alegria. 

Além disso, temos comentários para todos os gostos, de benfiquistas e de adeptos de outros clubes que nos visitam e partilham a sua opinião.

Todas as "discussões" que aqui temos têm sempre a mesma origem: a paixão pelo SL Benfica.
Mas assim como "discutimos" por vezes de forma mais inflamada, NUNCA isso passou para a parte pessoal. Quem o tentou fazer foi rapidamente expulso do NGB como no passado já aconteceu.

Redmoon e Benfica by GB são SENHORES num mundo da blogoesfera onde imperam os "opinion makers" pagos e vendidos. 

Estes 2 como todos nós no NGB somos "pagos" com cada vitória do Sport Lisboa e Benfica. É esse o "vencimento" que almejamos a cada semana. É esse o "salário" que esperamos em cada fim de semana, jogo da Champions ou das Taças Nacionais.

É essa diversidade que sempre foi uma marca distintiva do Sport Lisboa e Benfica e que, por muito que faça comichão a alguns, continuaremos a defender no NGB.

É esse o Sport Lisboa e Benfica que prezo. 


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

34 comentários

  1. Já agora lembrar também o BenficaEagle pelas suas excelentes análises! :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A propósito, gostava de saber em que param as modas no que se refere ao Fair Play Financeiro cá pelo burgo. E
      Talvez após o fecho do mercado fosse oportuno voltar a este tema.

      Eliminar
    2. Todos sem excepção.

      Eliminar
    3. E já agora, " blogosfera " se não te importas ...

      Andas muito distraído ��

      Eliminar
  2. Postadela muito oportuna caro Shadows...especialmente "e já agora" !!!

    ResponderEliminar
  3. O VA em Portugal foi adoptado como meio de calar choraminguisses que não havia coragem para calar através de fazer aplicar os regulamentos e não por convicção de ser a melhor solução logo está condenado ao mesmo fim de todas as outras medidas que é ser criticado quando não agradar e servir de bode expiatório para os falhanços. Até agora ganharam os 2 todos os seus jogos... O único prejudicado foi o Benfica... Logo está tudo bem... Parece o ano passado à 2a jornada.

    Quanto ao comunicado do Sporting... Tem razão mas tem zero moral para criticar. É a anedota do bibi a queixar se de ser violado. Não vi o programa mas concordo que um comunicado tão soft quando se tem razão (e com o histórico de comunicados daquela entidade) pretende, ainda mais do que o normal, benefícios futuros... Especialmente quando o JS for VA.

    Quanto à atitude do JS (não comentei na altura).. É má pela agressividade... De resto é normal... O jogador diz lhe que está a brincar.. O JS manda o para a baliza e diz lhe que não brinca com ninguém. As asneiradas acontecem. Mas percebo quem acha que aquilo não pode acontecer... Mas acontece... Tal como dos jogadores para os árbitros acontece e não é por isso que são logo expulsos. Se o árbitro expulsa o jogador por palavras cai o mundo todo em cima dele... Basta recordar a expulsão do gajo do moreirense que até veio para o fb insultar o árbitro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode acontecer, mas um juiz tem uma responsabilidade diferente e tem que estar à altura dessa responsabilidade. O que fará JS quando num dia em que quer impor disciplina num jogo difícil lhe apontarem esta conduta? Fica fragilizado.

      Eliminar
    2. Concordo, mas é fácil... Dá uns vermelhos. Que é o que vai passar a fazer: "Aí os meninos querem reclamar com o árbitro e não podem ouvir umas asneiras? Então tomem lá."
      Se aumentar a exigência a nível da linguagem é bem pior para os jogadores (por ser mais difícil de se controlar como jogador do que como árbitro).

      Eliminar
    3. Martins

      Muito bem, estou de acordo.
      Só quem não sabe o que se passa num campo, é que vem com pseudo moralismo, retirando as coisas do contexto e esquecendo o histórico que está por detrás de reacções destas.
      Que friso, são REACÇÕES a comportamentos desrespeitosos e comuns por parte dos jogadores.

      Comentador desportivo

      Eliminar
  4. Ouvi falar deste blog no programa "Dia Seguinte" quando ali foi referido pelo Rui Gomes da Silva que iria passar a colaborar no NGS; fiquei curioso e resolvi dar uma olhada. Gostei do que vi, nomeadamente da pluralidade e da forma civilizada como, na generalidade, pessoas de diversas conotações clubisticas aqui se exprimem. Quanto ao assunto VA e às polémicas que à 3.ª jornada já se avolumam, as mesmas já eram por mim esperadas, isto porque a verdade desportiva, para muitos, depende apenas do resultado que a sua equipa obtém, se perde é porque foi adulterada a verdade desportiva, se ganha, entoam loas ao dito cujo...
    Esta semana, assistimos a três jogos onde intervieram os três grandes e, em cada um deles, na minha opinião, existiu uma situação em que um jogador deveria ter sido sancionado com cartão vermelho diecto. Para meu espanto (ou talvez não) só o jogador do SLB foi duramente criticado pela sua conduta anti desportiva. Os comentadores do SCP, apesar de o Fábio Coentrão ter sofrido uma falta duríssima, nem a mencionam nem com ela se indignaram, nem uns nem outros com a cotovelada do Maxi...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado por vires ao NGB e volta sempre que és bem vindo.

      A tendência será sempre esmifrar todos os lances dos jogos do SLB e deixar para segundo plano o que se passou nos jogos alheios. O VAR só serve para isto e pouco mais.
      Será necessário forçar alterações no protocolo para que as regras sejam mais explícitas e mais difíceis de contornar.

      Eliminar
  5. Acho piada que todos andem a condenar o Jorge Sousa e a pedir castigos, mas quando o Jorge Ferreira expulsou o André Simões num Moreirense-Benfica por o ter chamado filho da put@ tentarem desculpabilizar o jogador.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ninguém tem esse direito, embora no calor do jogo possa acontecer. No entanto, um árbitro terá sempre uma responsabilidade acrescida a que não se pode furtar.

      Eliminar
    2. Exato. Mesmo depois de o jogador vir para o fb insultar o árbitro ainda há quem culpe o árbitro.
      O que vai acontecer é que quando houverem bocas como a do gr ("andas a brincar") vão começar a levar cartões e aí vão chorar que os árbitros deviam ser pedagógicos e tal.

      Eliminar
  6. Eu não percebo é o silêncio da direção do Benfica isso sim...quanto ao VAR creio que é um assunto sem retorno vamos levar com isso e vamos ser prejudicados!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para já concordo com esse silêncio. Ainda estamos muito no princípio. A falarem teria que ter sido quando Fernando Gomes anunciou que queria avançar para o VAR.

      Eliminar
  7. Aa pessoas que criticam o Jorge Sousa sao pessoas que nunca jogaram futebol. Basta estar dentro de qualquer campo de futebol para se ouvir "fdp" as vezes ate entre os proprios colegas. Ou voces acham que la dentro se diz "pode nao marcar esta falta pff sr.arbitro"? Pessoas ignorantes que falam sem o minimo conhecimento sobre o que é um jogo de futebol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entre os próprios colegas. Entre jogadores. Como tu(provavelmente) utilizas esses mesmos termos a falar com amigos. Mas falarias assim a um agente da autoridade? A um juiz? No exercício da tua actividade profissional?
      É que aquilo não é um jogo de amigos. É o trabalho deles. Portanto, têm responsabilidades e não apenas direitos.

      Eliminar
    2. Shadows, em 80% dos jogos, os jogadores e arbitros ofendem-se e acredita que "fdp" é a menor das ofensas e sabes o que acontece no final do jogo tambem em 80% dos casos? Esquecem o que aconteceu dentro das quatro linhas

      Eliminar
    3. Iuri

      Muito bem
      A maior parte dos comentadores não sabe o que se passa num campo.

      Comentador desportivo

      Eliminar
  8. Mais uma publicação limpinha, limpinha!!
    Muito bem, Shadows!!

    PdC

    ResponderEliminar
  9. Águia Preocupada22/8/17 13:38

    Por educação e civilidade e pela idade, não uso vernáculo na minha linguagem. Acho isso reles e rasca... Sim! E não é por acaso que alguém chamou à geração que mais usa (e abusa) esta linguagem, de "geração rasca!)
    Contudo, as situações em que isto é absolutamente inaceitável são as que estão balizadas por uma hierarquia bem vincada. Por exemplo numa abordagem da polícia e neste caso em que o árbitro é uma autoridade!
    Mas hoje, parece que se tornou normal e até elitista usar este tipo de linguagem.
    E no futebol, há muito que está generalizada. E a confirmar lembro um episódio há muitos anos em que foi colocado um microfone no equipamento do árbitro, neste caso o Jorge Coroado, para dar a conhecer a linguagem habitual e vulgar digo eu, usada dentro das quatro linhas. Não foi atingida esta magnitude, porque o Coroado, antes do jogo começar, informou os jogadores sobre a situação. Mas mesmo assim, houve por lá muitas asneiras... Se não soubessem, nem imagino o que teria sido!
    Não exigindo ou acreditando que se fale com punhos de renda, também não posso aceitar que de cima para baixo, se chegue a este exagero.

    ResponderEliminar
  10. Filipe Feliciano22/8/17 13:40

    Acho que devíamos usar o exemplo que vem do Rugby, as conversas entre o árbitro e os jogadores devia ser possível de ouvir no momento porque assim não havia asneiras ditas por árbitros/jogadores/dirigentes sob pena de serem castigados.

    ResponderEliminar
  11. O Sousa puxava dp cartão e resolvia o assunto. Porém, aí seria o ai-Jesus, pq o árbitro estava a perseguir a criança.

    ResponderEliminar
  12. Um post muito bem escrito a colocar os pontos nos is quanto à diferença de opiniões de quem escreve por aqui. Isto é Benfica

    Quanto ao Jorge Sousa, mostrou quem é, a sua escola. Depois de 4 anos caladinhos, ele é outros (incluindo ex-árbitros) estão com a moral toda, de costas quentes pelo VA e padrinhos afins.
    Estão completamente convencidos que este é o primeiro ano de um regresso ao passado, com muito calor na noite, com muitas viagens ao Brasil, com muitos pequenos almoços recheados de fruta e café com leite. Agora com novidades, como presença em galas e estúdios de TV a recapitulação dos filmes de outrora co-produzido por uma escarreta verde e um peido azul.

    O remake por que tanto choram à 4 Anos.

    Jogamos juntos à 113 anos. Continuaremos a jogar e a ganhar nos próximos 113 anos

    VIVA O BENFICA

    Pedro Pinto

    ResponderEliminar
  13. As palavras de Jorge Sousa desculpo-as. Aquela linguagem é normal nos campos. de futebol. Pior esteve o guarda redes que disse que o arbitro estava a brincar. Tenho para mim que foi um esquema montado para tramar o árbitro pois só se ouviram as palavras do árbitro. Como o fizeram??? Ou a sport TV lhes deu esse som. Ou então entraram nas comunicações auriculares dos árbitros e fiscais o que pressupõe pirataria. Um dia se saberá. Mas que hou vê esquema houve. Poe-te fino Benfica que eles vão jogar com tudo. Aquele jogo em Guimarães teve pulga. Ou os da casa tomaram calmantes ou os outros tomaram as vitaminas do Liedson. Eheheh. Isto está bonito

    ResponderEliminar
  14. Aquando do meu comentário acima, esqueci de referir um pormenor: o que teria acontecido, que comentários teria suscitado, durante quantas semanas, se aquela 2.ª bola na mão (ou mão na bola) na final da Taça de Portugal, tivesse sido na grande área do SLB?

    ResponderEliminar
  15. ..caro Shadows,permite-me dois apontamentos:1º-(VAR),não me vou alongar,até porque deves estar recordado que já aqui dei a minha opinião,antes do começo do campeonato(recordo):veio apenas para "ROUBAR" o Benfica...as três jornadas já o provaram e comprovaram...(provem-me o contrario)...2º-(ainda Jorge Sousa):repito e reforço o que escrevi no teu texto anterior;super-dragão,anti-Benfiquista,mas caíu na cilada montada pelos LAGARTÓIDES...contestem -me se puderem,mas o sporting conseguiu LINCHAR o arbitro portuense,(tu e a maioria sabem bem o porquê )e já agora permite-me dar os parabéns ao BENFICA BY GB,pelo seu último texto acima escrito...VEM DE ENCONTRO AO QUE ESCREVI...abraço(Afonso...ps:tentei reduzir a minha opinião para não me tornar repetitivo...

    ResponderEliminar
  16. A judge, no matter the area within which s/he exercises his/her ajudicative authority, must not only be objective, s/he must always APPEAR to be objective. A failure to appear objective is as serious as not being objective and leads to the undermining of his/her authority and possibly to a reconsideration/appeal of his/her decision.

    The simple truth is that the conduct of JS was reprehensible, undignified and unprofessional. If you are a serious and honest person who supports the truth then you must ask that he be reprimanded for his behaviour. Anything less would be supporting the corruption of what it means to be an arbiter.

    E Pluribus Unum.
    A Canadian Benfiquista.

    ResponderEliminar
  17. Excelente!
    Continuo apenas a "marrar" na abertura que se dá a textos pífios, sem interesse, que não trazem nada de novo, nem fairplay, de dragartagem.

    ResponderEliminar
  18. Tudo muito bonito Shadows, e não estando a defender o arbitro em causa (cruzes credo), o que não está correto é o "vai para a puta que te pariu". Ele não disse isso. "Vai para a puta da baliza". Aliás, se reparares na TVI24 foi precisamente o que legendaram. Claro que a CMTV quer é sangue. Mas pronto é pormenor...

    ResponderEliminar
  19. Alerta Vermelho23/8/17 00:12

    A parte final do post, vale por ele todo. Um apelo á conciliação, apesar da divergência de opiniões. Por vezes a paixão pelo BENFICA, pode levar ao estalar do verniz, mas o BENFICA é, e sempre foi assim. Um clube diferente para melhor onde sempre se debateram os assuntos. Quantas, e quantas assembleias gerais "incendiadas" já houve? Nunca tivemos uma cultura de carneiros seguidistas, forma de estar que é muito generalizada em Portugal. É claro que eu exijo que quem esteja á frente dos destinos do clube, que viva para o BENFICA, e que morra pelo BENFICA, se tiver que ser.É com desagrado e tristeza, que vejo que existem mercenários no BENFICA, coisa que a médio prazo, nos irá fazer perder a mistíca que desde sempre nos caracteriza.
    Quanto ao video árbitro, penso que irá auto aniquilar-se, ou seja a serpente, vai morder a própria cauda. Para mim a insistência no video árbitro, mais não foi do que um estratagema(bastante evidente), por parte do bdc, para ir ganhando tempo junto dos seus tontinhos seguidores. Enquanto a sua inexistência lhe servia como desculpa por não ganhar, ao mesmo tempo dava a idéia de lutar pela "verdade desportiva", qual D. Quixote, a lutar contra moinhos de vento. O que é irónico, é alguém, cuja sua vida é uma mentira pegada, a lutar pela verdade! Mas se gostam da carapuça, continuem a enfiá-la!

    ResponderEliminar
  20. Deixemo-nos de hipocrisias, ser árbitro é difícil, são constantemente insultados e agredidos psicoemocionalmente. Os árbitros não são nenhum saco de pancada.
    Deveriam ser respeitados e não são.
    Por vezes passam-se com os jogadores, pois muitos deles são hostis, agressivos.
    Os árbitros vivem em pressão quase constante nos jogos.
    É humanamente compreensível que por vezes se passem.

    Eu queria ver era os jogadores e dirigentes a serem castigados por este tipo de palavreado, comportamento.
    A maioria dos jogos acabava antes dos 90 minutos.

    Comentador desportivo

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking