O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Eleições 2016: saída de Rui Gomes da Silva e entrada de Fernando Tavares.

. 27 comentários
A lista de Luis Filipe Vieira tem duas grandes novidades: a saída de Rui Gomes da Silva e a (re)entrada de Fernando Tavares.

Neste post abordo a saída de Rui Gomes da Silva.

Não me surpreendeu que o ex-ministro tenha saído da direcção do Sport Lisboa e Benfica. Não sei se por sua vontade ou vontade de Vieira, mas arriscaria que seria vontade…dos dois. Há muito tempo que Rui Gomes da Silva era alguém incómodo para Vieira.

Embora tenha sempre demonstrado uma lealdade institucional enorme para com a direcção do clube e para com o presidente Vieira, Rui Gomes da Silva nunca deixou de ter uma opinião própria sobre temas, decisões ou acontecimentos que marcavam a actualidade do clube.

Foi incómodo enquanto estava na SAD e isso custou-lhe esse lugar.

Mas mesmo quando foi “apenas” um vice-presidente sem pelouros ou responsabilidades atribuídas no clube, Rui Gomes da Silva continuou, pela liberdade do seu pensamento e por estar num dos 3 programas mais vistos do cabo, a ser incómodo para quem está no Benfica.

E em nome do seu benfiquismo, nunca se melindrou publicamente por alguém como Alcino António (o “eterno suplente”) ter responsabilidades mesmo com o episódio dos bilhetes de 1988 às costas ou do mesmo Alcino António ter sido fundamental na ida de JVP para o Sporting.

Foi incómodo quando, ao contrário do caminho que se queria seguir no Benfica, anunciou que por ele não se renovava com a Olivedesportos. Ou quando deixou claro que não estava satisfeito com a gestão e decisões de Jorge Jesus. Foram dois assuntos que lhe valeram ataques directos e indirectos e aos quais ele nunca cedeu.

Não deixa de ser curioso que hoje Rui Gomes da Silva não diz de JJ o que os fundamentalistas defensores de Jorge Jesus de então dizem hoje sobre o treinador do Sporting. Comparem o traste do Guerra na CMTV a defender JJ e o mesmo traste na TVI24 a atacar JJ. É de corar de vergonha alheia.

Foram públicas as pressões sofridas pela SIC para o substituir ou retirar do painel do “Dia Seguinte”. Felizmente a SIC nunca cedeu e manteve a sua liberdade intacta. (A postura inatacável da SIC ficou vincada no recente episódio que envolveu Inácio e João Alves.)

A direcção do Sport Lisboa e Benfica perde essencialmente em BENFIQUISMO pois não ficam lá muitos benfiquistas de gema com ligação ao clube desde sempre.

Resumindo, acho que Rui Gomes da Silva tem tudo a ganhar ao se libertar do espartilho relativo do Vieirismo. Não me parece que algum dia vejamos Rui Gomes da Silva a atacar Vieira como por exemplo Fernando Tavares o fez em 2012 (embora o mesmo já tinha vindo a público clarificar o tema).

Mas sobre Fernando Tavares falarei noutro post.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

27 comentários

  1. Águia Preocupada13/10/16 17:50

    "mas arriscaria que seria vontade…dos dois."

    Ambos são farinha do mesmo saco. E polos iguais, sabemos, rejeitam-se.
    Acredito que Vieira quisesse mais a saída de RGS do que o contrário! Não porque RGS fosse incómodo ou lhe fizesse frente. Antes e sim, porque LFV, há muito deixou perceber que é muito susceptível de influências e lambe botismos! E assim sendo, os concorrentes ao cargos apertaram o cerco e aproveitaram a contestação que se faz sentir ao RGS comentador para lhe desferir o golpe final! E como sempre, LFV não se fez rogado a mais umas lambidelas tão do seu agrado!
    O Benfica transformou-se em feira de vaidades e promoção social e para isso, vale tudo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com o shadows, foi vontade dos dois.. e mais LFV nunca arriscaria a querer correr com o RGS.. primeiro porque sabe que o RGS tem o numero de anos necessarios para ser candidato e segundo porque LFV sabe que um dia se RGS decidir candidatar-se sera um serio mas mesmo serio candidato a roubar-lheo lugar! Nao ponhas RGS no mesmo saco de LFV pois um andava no benfica para servir o benfica e por gosto! O outro anda no benfica para se servir do benfica e nao para servir o benfica

      Eliminar
    2. Quando diz vale tudo, está a mencionar Vale e Azevedo?

      Incognitus

      Eliminar
    3. Não concordo Águia.

      Eliminar
    4. Águia Preocupada14/10/16 01:10

      São opiniões. E de políticos espero tudo o que de pior existe na sociedade.
      Mas sim, RGS é benfiquista... Já o outro...

      Eliminar
  2. Shadows, és alguma coisa ao RGS? :) Partilham muitas opiniões, se bem que a escrita é bastante diferente.
    Quanto a Fernando Tavares, o "mentiroso compulsivo", há aqui muita coisa para explicar. Não pondo entraves ao seu benfiquismo, que me parece a toda a prova, porque é que voltou?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos aparentados pelo benfiquismo pelo visto. Para mim é o suficiente. Faz confusão que veja mais qualidades no RGS que defeitos?

      Eliminar
    2. Nenhuma, também partilho muitas das vossas opiniões. Mas não sei que papel poderá vir a ter no Benfica. Cronista e comentador está bom, "membro de bastidores" ou algo mais, não sei.

      Eliminar
  3. "Felizmente a SIC nunca cedeu e manteve a sua liberdade intacta. (A postura inatacável da SIC ficou vincada no recente episódio que envolveu Inácio e João Alves.)"

    É para rir, ou estás mesmo na ignorância em relação ao comportamento e postura da SIC (o dept. de desporto é um reptilário) em tudo fazer para que a vontade do execrável Caracolinhos fosse satisfeita e que acabou por levar a que o incómodo Simões para a delineada estratégia de comunicação do Sporting liderada por Rui Santos dentro do canal se fosse embora?

    Joana Santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara "Joana",

      O Simões incómodo para quem? Ele e Rui Santos têm umas histórias antigas por ajustar e por isso é que se pegavam. Mas Simões estava longe de ser independente e é melhor eu não dizer mais nada pois ele foi uma glória do futebol do Glorioso e ainda lhe tenho respeito por isso.

      Eliminar
    2. Caro "Shadows",

      Eu sei do que falo porque conheço pessoalmente e profissionalmente todos aqueles de quem falei. Sim, e também é verdade que existem umas histórias antigas para ajustar entre os dois, em especial todas aquelas em que Simões saia em defesa do Benfica tendo em conta agenda anti-Benfiquista executada por Rui Santos em consonância com as directrizes vindas de Alvalade. E continuo a reafirmar que o departamento de desporto é um autêntico reptilário desde os tempos do falecido Jorge Shenitzer.

      Joana Santos

      Eliminar
    3. quando é que o Schnitzer morreu? não li nada em relação a isso.

      Eliminar
    4. A Joana Santos tem que vir e comentar neste blog mais vezes. Nota-se o perfume!

      Eliminar
  4. não tenho nada a discordar nem do que dizes da relação vieira/rgs nem muito menos da comparação que fazem ou outras que podias fazer com outros que mudaram de opinião em troca de tachos muito menos tenho a apontar ao seu benfiquismo já ao seu estilo muito.
    mas não era bom, nunca o foi, a continuação de um vice-presidente do nosso clube num destes e por essa via ou ele saia do programa ou da direcção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O estilo tem os seus problemas e foram várias as vezes que ele esteve mal. Mas no benfiquismo...fortíssimo.

      Eliminar
  5. Off-Topic

    Será que as cores do logotipo do NGB para smartphones foram alteradas ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já vi que sim. Qualquer bug que será corrigido. Obrigado!

      Eliminar
  6. há cerca de 2 anos, trabalhava eu num campo de golf quando o rui gomes da silva era uma das pessoas que ia participar num torneio de golfe a jogado nesse campo. Calhou-me a mim receber as pessoas e encaminhá-las para a recepção etc etc. Quando o vi cumprimentei-o com "Saudações Benfiquistas", e em má hora o fiz. O tipo olhou para mim como se lhe tivesse dito o maior insulto possível, não me respondeu sequer e continuou o seu passo. E pensei eu para mim "que grande monte de m3rd4 que tu és"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho porque duvidar de ti mas não é essa a impressão que tenho dele.

      Eliminar
  7. A ver se o RGS também te cita! Tanto elogio e ainda nada? :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Não é só elogios nem precisamos de citações! Mas que o Redmoon mereceu a citação mereceu! É um grande escriba!

      Eliminar
  8. É triste quando até o RGS parece bonzinho quando comparado com os que lá estao. RGS personifica o mais desprezível na bazófia e desonestidade intelectual lampia. Nao confundir com benfiquismo. Esse gajo é um tachista como sempre foi.

    Por acaso voces até foram buscar outro gajo com cabeca e, aparentemente, carácter.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Discordo na primeira parte e concordo na segunda.

      Eliminar
  9. O RGS era o unico da estrutura com opinião própria. Lamentável.

    ResponderEliminar
  10. Ha bom, mais um tópico sobre o RGS, era o que estava a faltar, os outro 7 não abordaram suficientemente o tema. Eu continuo é sem perceber se o homem é cao de fila, o verdadeiro director da comunicação do Benfica ou é um incomodo. É a vontade do fregues! Para atacar o Vieira o RGS pode ser tudo.

    ""A direcção do Sport Lisboa e Benfica perde essencialmente em BENFIQUISMO pois não ficam lá muitos benfiquistas de gema com ligação ao clube desde sempre.""

    lol Sim pá saiu o RGS entrou um sportinguista!! Há poucos benfiquistas de gema? Na direcção do clube? Ou amigo isto falar sem não benfiquista de gema?

    Vais fazer um comentário sobre o Fernando Tavares? Não vale a pena, toda a gente já sabe o que vais dizer.

    ResponderEliminar
  11. Não me tenho como mais inteligente que os outros....mas acho que das duas uma: ou não querem dizer exatamente o que significa a saída do RGS da direção...ou vocês estão a ser muito anjinhos.
    É só a mim que me parece ÓBVIO que a saída do RGS se deve a libertá-lo para exercer a sua verdadeira função no universo do departamento de comunicação do Benfica? É só a mim que me parece óbvio que ele assim vai passar a dizer tudo o que lhe apetece, sem ter de de "controlar" pq faz parte da direção do Benfica? Sim, eu sei, ele nunca se precisou de controlar muito. Já lá vou a essa parte.
    A saída dele é estratégica. Repito: estratégica. É feita de comum acordo com o LFV (pelo menos).
    Agora o "controlar-se". Sim, o homem nunca teve papas na língua, por isso é que o aprecio. Sinceramente se fosse a votos contra o LFV não sei em quem votava.
    Que ele podia continuar a desempenhar o papel dele, de comunicação, enquanto dirigente do Benfica? Poder...podia. Mas isso seria comprar uma guerra com a liga. É só a mim que isso me parece óbvio?
    Com esta solução o RGS vai intensificar o seu papel, com menos restrições, e vai continuar a ter a ser importante na direção (sentido mais lato, obviamente) do Benfica.
    É a minha opinião, é certo, mas julgo ser a mais próxima do que se está a passar de facto. Acho que anda aí muita gente a acreditar em histórias da carochinha...
    é

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking