O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 22 de março de 2016

Jonas, o melhor de sempre...?!

. 88 comentários


Gosto pouco de vedetismos ou desta moda recente no Benfica de endeusar jogadores. A sério? Jogadores?!

Capacitem-se que eles são profissionais e não adeptos. Não sentem o mesmo que nós. Serão raros esses casos em que sentem a camisola. Até parece que não há inumeros casos recentes de que o que conta é quem lhes paga.

E como o exagero de alguns leva logo a comparações parvas, como aquela que citei sobre considerar o Jonas melhor que o Aimar, aqui vão mais alguns nomes que, no mínimo, terão sido pouco melhores que Jonas. No mínimo.

Chalana, Nené, José Augusto, Simões, Torres, Águas (pai e filho), Diamantino, Elzo, Jordão, Manniche, Filipovic, Isaías, João Pinto, Futre ou Saviola.   

Podia ter mencionado muitos mais, mas fico-me por estes. Olhem para o que estes fizeram, conseguiram e ganharam no Benfica. Mas há alguma comparação?

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

88 comentários

  1. Respostas
    1. Há qualquer dúvida de que Futre foi um jogador notável?

      Eliminar
    2. Muito bom a dar pontapés na gramática, também. Concordas que digas que o Futre era melhor do que o Jonas. Mas não fez tanto pelo Benfica.

      Eliminar
  2. António Silva22/3/16 18:13

    Não, o Jonas é melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Futre foi um jogador fora de série.No 3º anel vi-o marcar um golo de meio campo à selecção escocesa (5-0).Com o futebol espectáculo acabou-se o jogador adepto. Rui Costa foi uma excepção. A mística do SLB era algo relacionado com o jogador-adepto sentir que tinha de dar tudo pela camisola, defendendo valores mais elevados que os dele. O de um povo pobre mas digno, de uma instituição nobre e honrada. Isso hoje só nos livros de História. Acredito que um ou outro miúdo da formação viva grato pela mão que o SLB deu, mas a maior parte encara a sua vida profissional como uma contínua troca, de dinheiro, por performance.

      Eliminar
  3. Para mim o Jonas está na boa, mas mesmo na boa, à frente do Futre, Saviola, Rui Águas e João Pinto. Mas de caras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Discordo tanto....!!

      Eliminar
    2. Põe o Jonas com os colegas de equipa de Saviola, Rui Águas e dos primeiros anos do JVP e Jonas dava o dobro deles. Jonas tem num nível bom o Gaitan e teria salvio não fosse a lesão. Carcela, Guedes, jimenez, renato, metro ou Pizzi são zeros comparado com paneira, Schwarz, thern, Aimar, Ramires, di Maria, Tacuara, Paulo Sousa, Rui Costa, Rui Águas, Iuran ou Fábio Coentrao que são os jogadores que os acompanhavam.
      Este ano o cântico devia ser "Jonas dá-me o 35".
      O Saviola nem para limpar as chuteiras do Jonas servia.

      Eliminar
  4. É tão absurdo dizer que o Jonas é o melhor de sempre do Benfica como dizer que o Saviola "fez e ganhou mais" que o Jonas no Benfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pega na qualidade dos jogadores e no que significaram em cada triunfo. Saviola foi peça chave do título de 2010.

      Eliminar
    2. Oceano Vermelho22/3/16 19:43

      E Jonas no de 2015 e na recuperação de 2016.

      Jonas é superior a metade ou mais de metade da lista que fez.

      Eliminar
    3. E se o benfica for campeão este ano, Jonas não será a peça chave? Além disso, Saviola só fez uma época decente, depois, apagou-se. Aliás, como aconteceu sempre na carreira dele.

      Eliminar
    4. Claro que se formos Campeões este ano o Jonas figurará para sempre no Panteão do Benfica.

      Eliminar
    5. Viva a coerência: para justificar o futre falas do jogador que ele fou e vais buscar exemplos de jogos na selecção, para o Saviola já interessa o que fez pelo Benfica. ..

      Eliminar
  5. Não vi ninguém a dizer que o Jonas é o melhor jogador de sempre do Benfica. Já ouvi dizer que é um dos melhores estrangeiros do Benfica.
    Portanto dessa lista só posso comparar com o Elzo, Maniche, Filipovic e Saviola.
    Destes, o Elzo era um trinco (um belíssimo trinco, por sinal) e dificilmente comparável. Quando aos outros, avançados, diria que Jonas é bem superior ao Maniche (em inteligência de jogo e técnica) e se não envergonha na comparação com o melhor Saviola e o melhor Filipovic. De resto Filipovic e Saviola tiveram a sorte de jogar em onzes superiores ao onze com que o Jonas joga actualmente.

    Eu diria que Jonas tem mais influência no jogo do Benfica actualmente. E é perfeitamente comparável com os melhores avançados estrangeiros que o Benfica teve. Ainda não tem o tempo e os títulos suficientes para se poder comparar com os melhores. Mas tem a vantagem de ainda estar a escrever a sua história no clube.

    Já agora, para mim, os melhores estrangeiros que o Benfica já teve, e salvo algum esquecimento, seriam Valdo, Mozer e Ricardo. Alguns infelizmente tiveram passagem mais ou menos fugaz pelo clube, como Donizette (infelizmente queimado pelo João Pinto), Thern, Schvarz, Di Maria, Preudhomme (infelizmente esteve 4 anos num período negro do Benfica).

    Saudações Benfiquistas,
    CP

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. CP, vês como facilmente se encontram outros nomes que marcaram o clube? Estava curioso para ver quem falaria no Valdo. Felizmente tens lembrança!

      Eliminar
    2. Ninguém alou no Veloso.

      Eliminar
    3. Eu também falo do Valdo mais abaixo, mas do Valdo 2.0 do tempo da travessia no deserto.

      Eliminar
  6. Nao se pode comparar os jogadores de hoje com os das decadas 60, 70, 80 e 90. O nivel de treino, e tactica avançou tanto que as estrelas de ha 4 ou 5 decadas se calhar hoje nem na equipa B conseguiam jogar. O jogo hoje e muito mas planejado ao pormenor com a assistencia de tecnologia, estatistica, avanços enormes no nivel de treino e preparaçao fisico, etc. Quem consegue ser craque hoje em dia, é 10 vezes melhor jogador do q qqr um q jogou nas decadas 60 - 90

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. David, acho exatamente o contrário.
      Os craques de hoje dificilmente sobreviveriam nas décadas de 60-90.
      O futebol era bem mais duro e os jogadores não eram protegidos como hoje.
      O Messi,por exemplo, não conseguiria fintar mais de dois jogadores sem levar uma brocada.

      E se fores aos anos 60/70 então... A tática mudou, sim, mas a qualidade do jogo hoje é inferior.
      Os jogos hoje são mais aborrecidos e os jogadores nem de perto levam o tratamento violento em campo que antes apanhavam.
      Já agora, gostava de ver os craque de hoje a treinarem físico com o Jimmy Hagan. Havia de ser giro.

      Eliminar
    2. Resumindo o futebol antigamente tinha mais qualidade por ser mais violento........

      Muito me contas.

      Pra ser mesmo bom teria q ser promovido a arte marcial........


      Zé Moina

      Eliminar
    3. Fdx Shadows, nas décadas de 60/70 as equipas ainda não pressionavam!!

      Eliminar
    4. Os jogadores de antigamente nem na B tinham lugar?

      Epá quando comentares, não fumes nada antes!
      Quem se calhar não calçava era a maioria dos jogadores actuais, pois não há comparação com autênticos craques que jogaram noutros tempos, com métodos de treino que nada têm a haver com os actuais,as bolas quando estavam encharcadas pesavam mais do dobro, os relvados não têm comparação, muitos eram pelados, em termos nutricionais houve um enorme desenvolvimento, só o desenvolvimento das substâncias dopantes dá aos jogadores actuais uma "mais valia" que os outros não tiveram.

      Eliminar
    5. "Os craques de hoje dificilmente sobreviveriam nas décadas de 60-90.
      O futebol era bem mais duro e os jogadores não eram protegidos como hoje.
      O Messi,por exemplo, não conseguiria fintar mais de dois jogadores "

      Muito bem analisado!
      O futebol antigamente era jogado por homens, homens de barba rija,era um jogo viril, hoje é uma espécie de jogadores de futebol, modelos, controlado por máfias que controlam o negócio futebol.
      O futebol perdeu a sua essência, pureza, não entusiasma, não emociona como antes.
      Em relação a Portugal basta ver os craques que jogavam no nosso campeonato, com os jogadores que jogam agora.
      Mas ainda em relação á virilidade, dureza, basta lembrar da equipa que duminou o futebol europeu durante uma década, o AC Milan, naquele tempo, e aquela equipa em particular, do meio campo para trás, era a varrer, esta equipa que dizem que é do tic TAC, se joga-se na década de 90 ou antes não passava de um grupo de brincas na areia.
      O AC Milan foi jogar com eles em noventa e qualquer coisa, e eles eram favoritos, naquela altura tinham um equipão,tinham realmente uma grande equipa, de jogado de bola a sério, com um grande futebol, não era como estes brinca na areia, e na final da Taça dos Clubes Campeões Europeus, o Milan deu 4!
      O Maradona que foi um "extraterrestre" o que ele fazia não "existe" pois é humanamente quase impossível, fartava-se de levar porrada, mas era porrada a sério, era entradas de "arrepiar" não é como estes mariconços dos jogadores actuais que só com a deslocação do ar de um jogador adversário mandam-se para o chão e o árbitro marca falta.
      Por exemplo o Ronaldo o fenómeno um super craque, levantou tanta porrada em Itália que rebentaram com o joelho.

      Eliminar
    6. É uma comparação totalmente descabida, quer dum lado (anos 70/80/90), quer do outro (agora), haveriam gajos titulares de caras e haveriam gajos que raramente calçariam. A variável que faz toda a diferença é a maior circulação internacional de jogadores, antigamente aquilo que hoje elogiamos no Benfica era o mais comum, aproveitar-se uma elevada percentagem de jogadores da formação/prospecção.

      Eliminar
    7. Isso é verdade lembro-me da cena do Arconada ser gabado por ter partido a perna ao Maradona.

      Eliminar
    8. Não foi o Arconada, foi goycochea

      Eliminar
  7. Saviola? Que riso. Saviola fez uma época em condições. É o que dá ser manipulado pela comunicação social. Se Jonas tivesse vindo de um Real Madrid ou Barcelona, aí já te calavas para sempre. E o Futre??? Grande craque, mas teve 6 meses! 6 MESES! Ganhou uma Taça de Portugal num dos melhores Benficas de sempre.

    Voltas ao tema porque o peso na consciência está a fazer sentir-se. Já tu mesmo dúvidas das tuas convicções em relação ao Jonas.
    Tenho respeito por ti, Shadows, mas tu há temas em que perdes completamente o fio à meada e não és capaz de dar o braço a torcer. Se tivesses 60 anos até compreendia, mas quem deve andar na casa dos 30, não lhe custava nada parar por um momento, respirar por 10 segundos e depois admitir que de facto algo está errado no "meu" raciocínio. Mas eu conheço gente como tu. Morrem com as suas ideias. Está certo.

    E esses jogadores que referes? Metade deles nem os viste jogar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás a chamar-me teimoso? :)

      Eu comparo os jogadores, a sua qualidade e o seu papel em triunfos importantes no clube em condições bem mais difíceis.

      Nada tem a ver com o clube de origem do Jonas. Tem a ver com a apreciação que faço do seu jogo, não na TV mas de vê-lo ao vivo. Não é um jogador craque que leve a equipa às costas quando ela precisa. Isso sim é um craque.

      Eliminar
  8. lol o que ganhou futre no Benfica?? Se fores pelo que ganharam, podes tirar dessa lista o Saviola e o Aimar. Falta aí omelhor 10 que eu vi jogar pelo Benfica de seu nome Valdo. O Aimar foi enorme no València, no Benfica não ganhou nem deu nada a ganhar. Por isso não percebo esse endeusamento de Aimar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos relembrar o que se disse de Aimar?
      Quando até o idolatrado Messi tem Aimar como ídolo?

      Também estás em alta. Estava a ver se alguém deixava passar em claro a ausência do Valdo da lista. Um craque!

      Futre foi um craque. Em Portugal e no estrangeiro. Alguma vez o Jonas lhe chega aos calcanhares?

      Eliminar
  9. Falou-se do melhor estrangeiro a actuar no SLB, deixo alguns exemplos:
    David Luis, Cannigia, Poborsky, Mantorras, Bryan Dean, Vata, Asprilia,

    ResponderEliminar
  10. Respostas
    1. Ia escrever um comentário mas já aqui está tudo.
      Qual a necessidade de destilar este ódio pessoal?

      Jonas é fantástico como outros foram, está no top5 dos últimos 20anos.

      joao silva

      Eliminar
  11. Jogadores diferentes, tempos diferentes. Melhor de sempre só há um... Eusébio.

    ResponderEliminar
  12. Para mim, Jonas é muito mais jogador do que Aimar. O Aimar era um génio, mas era muito frágil. Já o Jonas, tem jogado sempre. Logo, contribui mais. Tudo conta.

    ResponderEliminar
  13. Oceano Vermelho22/3/16 19:47

    O que considero impressionante é, num momento crucial da época, estar a discutir o Jonas. A sério? E para quê? Para se tentar provar que se tem razão, quando todos os dados / factos (não é juízos de valor, é juízos de facto) apontam para a importância fulcral do jogador.

    Imaginemos que o Jonas se lesionava esta semana ao serviço da sua «amarelinha».

    Noutro "post", aqui há um par de dias, outro companheiro explicava por A + B o papel do Jonas no Benfica e o seu suposto desaparecimento nos ditos jogos grandes.

    ResponderEliminar
  14. O tema é sobre a qualidade do jogador ou que significou esse jogador na conquista de títulos? É que parecendo a mesma coisa, de facto, não tem nada a ver. Jonas é, de longe, o melhor do Benfica desde que tenho memória. Dirão: "sim, mas desde quando é que a tua memória é marcador temporal para o que quer que seja?" Para mim é e é nessa base que dou a minha opinião. Não há ninguém que se aproxime da qualidade técnica do Jonas seja a criar, a definir, a pausar, a acelerar. Ninguém! Nestas "contas" não entra 'a amor à camisola', 'o sentir o clube' e blá blá blá isso é para românticos e não é disso que se está a falar... Ou é? O Shadows não ter colocado o Rui Costa na lista parece-me propositado...

    ResponderEliminar
  15. Malta! apesar de tudo e de discordar em relação ao Jonas (o número de golos é um facto e contra factos....) o Shadows foi o único que durante semanas a fio defendeu que o Rui Vitória ainda ia melhorar e o Benfica ia recuperar, quando 99% dos comentários carregavam nele e o criticavam sem dó nem piedade. Nada está ganho mas não me esqueço disso. Mais importante do que tudo isto, é junto final a final, à última final!

    ResponderEliminar
  16. Mais um post para a posteridade de quem nada percebe de futebol.

    ResponderEliminar
  17. Futre ??? A serio ?

    Nem uma epoca completa fez no Benfica........estar ao lado desses outros nomes q enumeraste é insultuoso para os outros.

    Ninguem duvida q foi um belissimo jogador, mas dai a dizer q foi marcante no Benfica......calma la !

    Isaias ????? hahahahahaha.......q ganda tosco !

    Criticar o Jonas e juntar o nome do Isaias a lista é de rir mesmo.

    Foi importantes pelos seus golos ? Foi sem duvida ! Tal como andamos a ser sustentados pelos golos do Jonas, mas qt ao resto, o Isaias era so correr e chutar pra onde estava virado !

    Em questoes de técnica, visao de jogo etc etc o Jonas da-lhe 20 a 0.....o Isaias era so corrida e remate (ou pra bancada ou pra baliza).

    Aimar foi marcante, Valdo, Alvaro Magalhaes, Thern, Matts, Shwartz, Mozer, Ricardo, Rui Aguas (se nos esquecermos de ter saido pros tripas),Preud'homme Simao, David Luiz, DiMaria, Mantorras, Feher.....etc....uns pela qualidade, outros pela garra, e outros pela postura e empatia com os adeptos.

    Se o Jonas ficar mais 1 ou 2 epocas vais juntar o nome dele a essa lista, actualmente esta a ser marcante, pela segunda epoca consecutiva, os numeros, a postura e a humildade sao provas disso, indesmentivel nem q continues a esforçar-te !

    Zé Moina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Zé Moina, quando falares assim do Isaías, limpa primeiro a boca.
      Ele fez mais só com o pé esquerdo (e já não falo no direito)do que a maioria dos médios/avançados que por lá passaram.

      Eliminar
    2. Isaias 71 golos em 5 epocas pelo Benfica.........realmente comparando com APENAS 62 do Jonas em epoca e meia é um registo dos melhores q por la passaram........

      Ainda me lembro de ver o Isaias inpinar a barriga de cerveja e mandar mais uma pra bancada.......bom jogador, esforçado, mas a tecnica deixava muito a desejar.

      Zé Moina

      Eliminar
    3. Sim, "apenas" 71 golos em 5 epocas, mas 3 deles vi-os eu naquela banheira depois de tar a aturar os meus amigos Juve Leo durante uma semana. Sabem? Aqueles golos que nos marcam? 2 a 0 época 90/91 e 6 a 3 época 93/94. Obrigado Isaías!

      Eliminar
    4. Zé Moina, não compares a posição que um e outro ocupam no campo.
      Jonas é um 2º avançado, logo tem sempre mais hipóteses de facturar. Isaías era médio.
      Para além disso Isaías metia golos contra todas as equipas, seja em casa ou fora, sejam grandes ou pequenas. Era um pouco inconstante? Claro que sim, mas extremamente decisivo, principalmente contra os corruptos e contra os carneiros.

      Eliminar
    5. Ó Zé falar mal do Isaías crl... que não se pode comparar ao Jonas em termos de qualidade global oK, mas o gajo era Benfica aquela determinação e coragem!

      Eliminar
    6. Totalmente de acordo convosco !

      Nao sao da mesma posiçao, nao sao comparaveis taticamente e tecnicamente, ambos fizeram a diferença na altura em q prestavam serviço ao nosso Benfica.

      Isaias era limitado mas tinha alma, como disse acima era "bom" e nao excelente e era esforçado, dava tudo o q tinha e o q nao tinha.

      Marcou obviamente golos importantes.

      Quem chamou a comparaçao o Isaias foi o Shadows e nao eu, mas convem lembrar alguns pormenores q fazem toda a diferença, pra mim Isaias nao deveria estar na lista dos "melhores" simplesmente pq estava longe dos melhores, tinha a simpatia do publico e foi util mas no restante, esta muito longe dos melhores.

      Zé Moina

      Eliminar
  18. O melhor de sempre do Benfica será Eusébio... não prevejo que o Benfica tenha um jogador igual ou melhor ao que foi o Mítico e Imortal Eusébio da Silva Ferreira... Eu tenho o azar de ter nascido em 1985 e por isso os melhores jogadores que me lembro de ter visto jogar no Benfica foram: Preud'Homme, Schwarz, Mozer, Gamarra, Ricardo Gomes, Kulkov, Yuran, João Pinto, Isaías, Paneira, Valdo, Van Hooijdonk, Poborsky, Simão Sabrosa, Luisão, Miccoli, Di María, Gaitán, Salvio, Matic, Witsel, Aimar, Saviola, Cardozo... Futre quando jogou no Benfica foi em 92 e só ganhou uma Taça de Portugal ao Boavista (5-2, que jogão!)... Jonas é outro grandioso jogador, mais um grandioso jogador que tive o prazer de ver jogar no meu clube... mas não é o melhor de sempre, como é óbvio! Desde que ele continue a levar-nos às vitórias, o resto não interessa! Comparações são desnecessárias! O que eu quero é ganhar títulos!

    ResponderEliminar
  19. Jonas é só muito provavelmente o melhor jogador que já passou em Portugal nos últimos anos. Apenas e só isto. heheh

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  20. Este assunto é pouco relevante. Ainda assim, vou contribuir para a conversa. O Jonas é um dos melhores estrangeiros de sempre do Benfica. Mas há 2 nomes que estão num patamar bem superior em termos de importância na equipa: Preud' homme e Valdo. O Jonas ainda nem chegou ao nível do Schwarz

    ResponderEliminar
  21. Este assunto é pouco relevante. Ainda assim, vou contribuir para a conversa. O Jonas é um dos melhores estrangeiros de sempre do Benfica. Mas há 2 nomes que estão num patamar bem superior em termos de importância na equipa: Preud' homme e Valdo. O Jonas ainda nem chegou ao nível do Schwarz Mozer e Luisão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Complementando este comentário que foi meu, não posso deixar de referir que Aimar foi o jogador com mais classe de sempre no Benfica, tanto na maneira como tratava a bola, como no comportamento dentro e fora do campo. Um Senhor. Espero que ainda possa vir a desempenhar funções importantes no clube.

      Eliminar
  22. futre foi grande. mas fez um ano no Benfica e o Jonas além de já ir com 62 golos em ano e meio, já tem mais títulos que ele.

    Aliás - o Jonas já tem tantos títulos como o João Vieira Pinto que só ganhou um campeonato e uma taça. E é muito superior a ele, também. Esperamos que em Maio o Jonas já tenha mais títulos que ele.

    Enfim, outro post parvo do tipo que há dias insultou o Eduardo Sálvio.

    ResponderEliminar
  23. Jonas tece o azar de não aplaudir o público numa substituição. Compreendo a embirração, eu próprio tenho uns "ódios de estimação" que são idolatrados (Simão por ex). Tal não me impede de reconhecer a qualidade dos mesmos. Jonas é um grandíssimo jogador, mesmo nos jogos em que se pede que se sacrifique em nome da equipa. Marcar muito ou pouco não pode ser o único critério de avaliação. Jonas interpreta o jogo como poucos que vi jogar (não, não comecei a ver futebol há 3 ou 4 anos).

    ND

    ResponderEliminar
  24. alerta vermelho22/3/16 21:06

    Shadows tu decididamente embirras com o Jonas e não és suficientemente subtil para o conseguir esconder! Não interessa estar a discutir se é ou não o melhor de sempre nesta altura da época. O que nos interessa agora é manter o jogador psicológicamente em alta para os jogos que faltam para o resto da temporada!

    ResponderEliminar
  25. Sombras, o Futre do Benfica? Só podes estar a gozar, certo?
    Agora o não Português nº 1 do Benfica foi sem Shadows de dúvidas o Mozer.
    E é dos poucos ou único que por cá continua, isso quer dizer alguma coisa.

    ResponderEliminar
  26. Águia Preocupada22/3/16 21:22

    Num clube centenário como é o nosso em que passaram tantos e tão bons jogadores, falar-se de um como sendo o melhor, além de difícil é de uma injustiça tremenda!
    Enaltecer Jonas em desprimor de Cardozo, Lima ou Rodrigo... Considerar Jonas o melhor, relegando para segundo plano Isaías, Diamantino, João Pinto, Iuran e Filipovic... (e não vou mais para trás, pois sei que a maioria não viu mais que estes!?) é pretender reescrever a história e retirar-lhe o muito que centenas, quiçá milhares de jogadores deram e fizeram pelo nosso clube!
    E falo apenas destas posições, pois não sei comparar um atacante com um guarda redes! Por isso mesmo é que não concordo com a forma como é atribuída a Bola de Ouro! A meu ver, a justiça seria serem atribuídos 11 troféus, premiando os melhores em cada posição!
    Todos eles, tiveram o seu impacto enquanto estiveram e jogaram no Benfica e deram o seu maior ou menor contributo para a construção da história grandiosa que nos honra e envaidece.
    Jonas é realmente um bom jogador, como foram outros já aqui mencionados e que no seu tempo deram o melhor de si!
    Para mim, todos os que vestem o Manto Sagrado, merecem o meu respeito!

    ResponderEliminar
  27. O ano passado era a cruzada contra o JJ. Este ano pelos vistos é contra o Jonas. Que é que se passa contigo rapaz? Querer comparar o desempenho do Saviola, por exemplo, com o do Jonas é de quem não está mentalmente são.

    ResponderEliminar
  28. Masterpiece22/3/16 22:14

    Elzo ? ? ?

    1988/89 - 16 Jogos / 0 Golos
    1987/88 - 22 Jogos / 1 Golo

    Então o Glenn Stromberg e o Jonas Thern como é que ficam ?

    Epá o Elzo ao pé do Thern era um aprendiz, e estamos a falar de jogadores que ocupavam a mesma posição no terreno ...mas também de um "benfiquista de gema" que menoriza um dos jogadores estrangeiros mais inteligentes que passou pelo Glorioso, não se pode esperar muito mais !

    ResponderEliminar
  29. Caro Shadows,

    Jonas não é obviamente o melhor de sempre, aliás nunca sequer ouvi esse disparate dito por ninguém.
    Agora no que respeita a avançados é um jogador muito interessante - tecnicamente do melhor que já vi( nesse particular sim é mesmo dos melhores) - e que aparece no Benfica numa fase da carreira em que já não tem a mesma capacidade física que lhe permitiria ser um jogador mais intenso / dos grandes jogos.
    Agora comparado com avançados do Benfica de referência considero-o superior a Cardozo, Nuno Gomes, Saviola, Rodrigo, Maniche, Reinaldo, Magnunson, Yuran e outros como João Tomás, César Brito, Edilson, Brian Deane, Sokota, Fehér, Miccoli, Suazo.
    Mas já comparado com Lima, Diamantino, Rui Águas, Magnunson(apenas 2 épocas),Vitor Batista, Filipovic,Van Hooijdonk,João Pinto,Isaias, Nené,Jordão, fica naturalmente a perder.
    Sobre Eusébio, Torres, José Águas, Artur Jorge, Rogério Pipi ... não posso falar com propriedade.

    ResponderEliminar
  30. Nunca li ninguém dizer que Jonas é o melhor de sempre!

    De tanto disparate que inclui considerar Futre um jogador importante no Benfica... Saliento "Capacitem-se que eles são profissionais e não adeptos. Não sentem o mesmo que nós." quem não se capacita disso é o autor... Que desde que o Jonas não bateu palmas ao público num jogo qualquer anda em marcação cerrada, disparate atrás de disparate numa escalada de disparates atingindo hoje o cúmulo de considerar que Futre com uns dias de Benfica é mais importante na história do clube que um campeão nacional com o percurso de Jonas nestes 2 anos!

    A grande parte dos adeptos querem que os jogadores sejam profissionais e de qualidade futebolística... Jonas é profissional e tem qualidade futebolística acima da média!

    Não espero que consiga reconhecer... Vindo de quem ainda insiste que o plantel era fraco porque havia posições em que não tinha havido investimento e simultaneamente diz que os jovens apareceram por geração espontânea... E não vê a contradição!

    A sorte é que já ninguém liga... Só pela comédia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora ai esta !

      Nao teria dito melhor, subscrevo todas as linhas, incluindo a comédia.

      Zé Moina

      Eliminar
  31. Não é possível comparar o futebol de hoje com o das décadas de 60-70. Mesmo com o dos anos 90 é complicado, tal a evolução do jogo, sobretudo na ultima década. Dizer que os jogadores de hoje não tinham lugar nas equipas do tempo da outra senhora é tão válido como o contrário. O futebol deixou de ser apenas correria, deixou ser assente sobretudo na capacidade física dos jogadores.

    "Os craques de hoje dificilmente sobreviveriam nas décadas de 60-90.
    O futebol era bem mais duro e os jogadores não eram protegidos como hoje.

    E se fores aos anos 60/70 então... A tática mudou, sim, mas a qualidade do jogo hoje é inferior.
    Os jogos hoje são mais aborrecidos e os jogadores nem de perto levam o tratamento violento em campo que antes apanhavam. "

    O "teu" futebol é muito diferente do "meu". Para mim o futebol é o que faz o Barcelona, o Bayern, o Dortmund, o Tottenham do Pochettino, o Chelsea do Mourinho (1ª passagem), o Milan do Pirlo. Menos assente no físico, mais assente na inteligência e criatividade dos jogadores. O melhor exemplo desta evolução é a Alemanha, que deixou de ter jogadores fortes fisicamente para passar a ter jogadores inteligentes - Ozil, Kroos, Draxler, Sane, Hummerls, Lahm, Neuer(!), etc - e passou a competir com os baixinhos da Espanha para melhor selecção do mundo.

    ResponderEliminar
  32. Gosto MUITO do Jonas, dá prazer vê-lo a jogar. Já dizer que é o melhor de sempre do Benfica... ahahahah. Estejam lá calados!

    ResponderEliminar
  33. Shadows, a nível ofensivo faltam aí uns quantos jogadores do tempo das vacas magras e do fim das mesmas: Karel, Simão, Geovani, o próprio Mantorras (antes e um pouco depois da lesão), Valdo. E há outros mais destes últimos anos desde 2007/2008 até agora. E não falo de jogadores pré segunda metade da década de 80 porque era muito pequeno na altura.

    ResponderEliminar
  34. Tal como o Shadows sou outro que acho que idolatramos em demasia, não o Jonas, todos, tanta gajo e alguns até nos traíram tipo João Pinto ou Maxi. Mas uma coisa é certa, Jonas é malha.

    ResponderEliminar
  35. Comparar futebol de hoje com de décadas anteriores é de uma distopia atroz, ou mesmo qualquer outro desporto, alguém se lembra como era o treino em portugal nos anos 90? Os fundamentos do treino desportivo de Matveyed saiu em 82, vamos mesmo comparar o Eusébio dos anos 60 com um puto proveta do benfica lab??? é muito romantico, mas qualquer Rio Ave de hoje ganhava 9 em 10 jogos.

    Acerca do Jonas, genial, lembro-me de poucos jogadores a entender o jogo como ele e com aquela capacidade/qualidade técnica (na retina desde este golo https://www.youtube.com/watch?v=yS501rJ-0Gw ) pena ter visto também pouco do cristante

    ResponderEliminar
  36. Sombras se queres aprender a ver futebol vai blog do grande Alberto Miguéns(Em defesa do Benfica)e repara na movimentação do Jonas.Só quem não percebe nada de futebol diz que o Jonas é um jogador vulgar.

    ResponderEliminar
  37. não concordo com alguns dos que dizes até porque comparar jogadores de posições diferentes não faz muito sentido na minha opinião.

    agora o que eu posso dizer é que jonas é dos melhores segundos avançados que eu vi no nosso clube desde os anos oitenta até hoje.
    mas ele é um sofrível ponta de lança e um igualmente sofrível médio ofensivo e em alguns jogos não temos utilidade, nem produção de jogo, para dois avançados e essa é grande questão.

    ResponderEliminar
  38. Luigi SLB23/3/16 05:15

    Vá lá sempre admites que fazes comparações parvas.

    Não sei se sem o Jonas nestes 2 anos estariamos assim, uma coisa sei, que com Jonas nestes 2 anos estamos assim.

    Já agora consegues dizer qual foi o último jogador do Benfica que andou a lutar para a bola ouro?
    E a lutar com jogadores como Suarez, Ronaldo, Higuain, Messi, Neymar, Ibrahimovic, Lewandowski.

    Agora podes dizer o que quiseres. Agora o que ele está a fazer é só EXCELENTE.

    Quando ele se for embora vais lembrar-te dele.

    ResponderEliminar
  39. Tens que olhar eh para as estatisticas, ou achas que o CR7 tambem ama o Real Madrid ou o Manchester?
    As estatisticas fazem do Jonas um dos melhores da historia do Benfica, se eh com coracao ou nao, o certo eh que ele ja fez mais que muitos que passaram por ca a sentir a camisola.

    Tens que saber separar as coisas....

    Que eh que isto tem a ver com idolaterar? Estamos a falar de factos...
    Enquanto o Jonas manter estes numeros tem que ser mimado porque merece, que faz por merecer tambem merece consideracao, ou nao funciona assim no nosso dia a dia, nao gostas de ver o teu trabalho valorizado?
    Para um jogador de futebol o carinho dos adepts eh extremamente importatnte.

    E digo mais, tu realmente es mesmo incoerente com as tuas opinioes...um dia estas a dizer que qualquer jogador que passa pelo benfica nao esquece...e agora estas a criticar os adeptos de mimarem em demasia o Jonas??
    Sao estes mimos que o vai fazer dizer no futuro que o Benfica tem os melhores adeptos do mundo, porque estao la para reconhecer quando um jogador se esforca e luta ate ao fim.

    ResponderEliminar
  40. O Futre pouco jogou no Benfica, pode ter sido grande jogador, mas não o mostrou no Glorioso devido à lesão do joelho.

    ResponderEliminar
  41. Isto por vezes mais parece um concurso, e ganha aquele que conseguir escrever mais asneiras no menor número de linhas possível:-)

    ResponderEliminar
  42. O Jonas não é melhor que esse mas isso também não implica que seja mau :P

    ResponderEliminar
  43. Lá está. Voltar a cascar no Jonas para quê?

    Não perceber o que Jonas aporta ao Benfica, é algo... que me transcende.

    ResponderEliminar
  44. Futre?? loool...onde é que o Futre deu mais ao Benfica que o Jonas? pelo amor de Deus

    Diz-nos lá o realmente te move contra o Jonas?

    ResponderEliminar
  45. Endeusar jogadores, ná (bem talvez o Chalana!!)! Nem quando o Eusébio ascendeu ao 4º anel senti qualquer comoção. Este é o ritmo de estar-se humano, nascer, viver , morrer.
    Jonas nunca fará o percurso desses jogadores até pela idade. É muito bom! Superior a Nuno Gomes, Cardozo e Lima, os últimos avançados relevantes da última década, isso é indesmentível! Tecnicamente evoluído,inteligência superior na leitura do jogo, remata bem e com força com os dois pés e a cabeça. Há tempos tinha juntado Jordão e JVP numa estatística só para revelar o poderio de fogo do atleta, não em termos de importância na história do clube.
    E repara é totalmente legítimo que não gostes do atleta, era o que faltava não puderes ter opinião própria, gostos não se discutem, como números também não: golos e assistências. E sim Jonas não é Ronaldo, Messi, Suarez, Neymar, Sturridge... etc etc... mas é fantástico que volte à selecção brasileira nesta idade, é o reconhecimento do seu valor.
    Esta polémica é estéril... mas gira porque estamos aqui na treta, só por isso já valeu a pena.

    ResponderEliminar
  46. Que saudades tenho eu do Carlos Manuel, Chalana ... agora o Jonas é realmente muito bom, e a dupla Jonas & Mitro funciona na perfeição.

    ResponderEliminar
  47. Um bocado desnecessário este post sobre o Jonas, é o nosso melhor goleador , foi graças aos golos dele que ganhámos a época passada e vai ser graças aos seus golos que vamos ganhar esta ápoca, talvez não seja o melhor estrangeiro de sempre no SLB mas está no top ten concerteza!!!

    ResponderEliminar
  48. No comentário que foi censurado, esqueci-me do Miccoli...

    ResponderEliminar
  49. Caros Benfiquistas, o Jonas, quer o Shadows queira ou nao, vai ficar na historia Benfiquista, e com apenas 2 anos de dedicacao ao clube. Agora imaginem que ele (tal como Luisao e Julio) ficara mais 2 ou 3 anos no nosso clube; arrisco-me a dizer que entrara para a historia do Glorioso, tal como o Cardozo e outros que o Shadows nao aprecia muito. Mas para nos, que jogamos a bola muitos anos, e ha muitos anos vamos ao estadio da Luz, sabemos separar as aguas, e honestamente todos estes jogadores estao mais ou menos nivel: JVP; Saviola; Nene; Jonas; Chalana; ou seja, pertecem ao nivel dos Deuzes, que nos habituaram a sohnar alto, mto alto... incluindo o shadows....

    ResponderEliminar
  50. Shadows o que tu foste arranjar, vou falar do que vi de Benfica e quando o Jonas sair do Benfica terei tantas saudades dele como do Magnusson, nenhumas

    Eu vejo o Benfica desde os anos 70, 73/74, só vi a parte final da carreira de Eusébio e Simões que ainda vi jogar, mas que não tenho nada de memoria. Os golos são importantes e são o orgasmo do futebol, como um dia o Gomes definiu e bem, mas a grande maioria dos grandes jogadores nunca foram super goleadores, os foras de serie sempre foram os jogadores criativos os que jogavam e faziam jogar as equipas e que marcavam golos sem ser goleadores, com uma ou outra excepção como o nosso Eusebio e o Pele.

    Falando de Benfica, grandes jogadores que vi jogarem no clube, aqueles de classe pura e decisivos em todo o tipo de jogos e não contra os Tondelas desta vida:

    Portugueses: Bento, Humberto, Pietra, Sheu, Vitor Martins, Alves, Carlos Manuel, Diamantino o Miranda, Toni, Nene, o inconfundível Chalana, Rui Aguas, João Pinto, Vitor Paneira, Simão Sabrosa, Artur Jorge, Jordão

    Futre quando veio para o Benfica estava quase acabado, não era o Futre do Porto e muito menos do Atletico, fez um jogo ou outro bom e nada mais

    Estrangeiros: Michel Preud Homme, Enke, Maxi, Ricardo, Mozer, Aldair, Gamarra, Schwartz, Thern, Ramires, Karel Poborsky, marcou o melhor golo que vi no Estádio da Luz, Isaias, Pablo Aimar, Di Maria, Filipovic, Hooijdonk, Cardozo, Cannigia, Mantorras

    Valdo era bom jogador mas nunca foi jogador que gostasse muito, quando veio diziam que era o melhor do Brasil, e na minha memoria nos melhores do Brasil habitavam, Zico, Sócrates, Falcão, Eder, Júnior, Leandro, Cerezzo, aquela equipa de 1982, a melhor que alguma vez vi jogar e Valdo estava a anos luz deles, dai a minha desilusão quando o vi jogar

    Depois para aqueles que falam do Isaias, do Rui Aguas, João Pinto, lembram-se da eliminatória contra o Arsenal e no jogo dos 6-3 em Alvalade, lembram-se do jogo do hat-trick do Aguas contra o Porto e dos imensos golos marcados ao Porto, e do jogo na Luz contra o Steaua? muitos que comentam na geração redes sociais e blogs apenas viram estes jogos no youtube

    João Pinto, única nota 10 até hoje na Bola, nos famosos 6-3, 3 golos e 2 assistencias

    ResponderEliminar
  51. Sobre o futebol de ontem e de hoje:
    Marco Tardelli sobre Maradona: se jogasse hoje ainda era melhor do que aquilo que foi, se fosse hoje não lhe podiamos ter feito o que fizemos a ele e a Zico no mundial de 1982

    Cruyff, sofreu a maior marcação individual que há memoria num mundial na final de 1974 por Berti Votgs, mesmo assim tem uma jogada de sonho logo no primeiro minuto. Cruyff no final dos anos 60, já fazia a pedalada do Ronaldo brasileiro e do Figo, cruzava de trivela e inventou a finta de passar o pé por trás da bola

    O nosso Eusébio sofreu 7 operações ao joelho direito, porque os defesas eram bonzinhos e nem sabiam defender nem marcar, Messis e Ronaldos dos dias de hoje, deviam era levar com Styles, Gentilles, Goycocheas, Votgs entre outros para saberem o que era sofrerem faltas e marcações como nunca tiveram nem terão na vida

    Se os jogadores hoje são tão protegidos pelos árbitros e não sofrem entradas nem pouco mais ou menos como antes, devem-no a um fabuloso jogador de seu nome Marco Van Basten, que terminou a sua carreira com apenas 28 anos por ter sofrido uma entrada assassina no tornozelo direito, a gravidade foi tal que nem uma volta olímpica conseguiu fazer na sua despedida em São Siro, teve que andar a pé. Vejam o que sucedeu ao Ronaldo brasileiro, nunca mais foi o mesmo.

    Pode ser um exagero da minha parte mas Messi e Ronaldo na década de 80, para mim a década de ouro, em Itália não passavam de bons jogadores, hoje dizem que são dos melhores de sempre, numa época em que o futebol está totalmente desvirtuado, aquilo que antes eram os clubes hoje são as selecções, e aquilo que antes eram as selecções são hoje os clubes, é muito fácil por exemplo jogar num Barcelona, que conta com o melhor jogador argentino, brasileiro e uruguaio, alem do melhor espanhol. Barcelona, Real, United, Milão, Juventus, Bayern, City, PSG, Chelsea, hoje em dia não são mais do que sociedades das nações, fazem lembrar aqueles jogos que havia antes entre a selecção do resto do mundo contra a selecção da Europa, aquilo que representa o real valor de Messi e Cristiano é aquilo que eles fazem ao nivel de selecções onde o equilíbrio é maior e até hoje nenhum deles fez nada de especial, jogaram não sei quantas fases finais e nada fizeram de relevante

    O que Maradona fez no Napolés foi épico, e fê-lo contra a Juve de Trap e Platini, o Milão dos holandeses e Sacchi e Inter dos alemães, além disso ainda fez um mundial assombroso marcando o golo do século e dando o titulo à Argentina, percebem a diferença porque Messi não chega ao patamar dele, mesmo com a cabeça cheia de coca?

    Terminando com o Jonas, bom jogador, fino a jogar, bom tecnicamente, marcador de golos, mas apenas contra equipas fracas ou medias, fico contente por ele e pelo Benfica quando ele marca golos, mas está muito longe de se um dos melhores do Benfica, o César Brito com apenas 2 golos ficou também na historia do Benfica e isso não fez dele um dos melhores de sempre, para ser melhor que Takuara tinha que marcar aquela catrefada de golos que marcou ao Sporting e ao Porto, sem falar nas competições europeias e o mesmo com o Lima. Jonas bom jogador mas não mais que isso, marca mais golos hoje em dia do que alguma vez marcou na carreira dele, é fácil perceber porquê, venham dai criticas

    ResponderEliminar
  52. Basicamente, este post é embirrar por embirrar.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking