O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

O Novo Paradigma - Continuação

. 16 comentários
aqui tinha escrito que o paradigma que mudou no Benfica não foi o desportivo, mas sim o financeiro.

Esta notícia de hoje só vem mostrar que este é apenas mais um passo para substituir a banca pelos investidores externos:

Os acionistas da Benfica SAD votam a 26 de novembro, em assembleia geral ordinária e extraordinária, a transferência para resultados acumulados do lucro consolidado de 7,1 milhões de euros, obtido no exercício de 2014/15.
Na assembleia geral, cuja convocatória foi hoje enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), será ainda votada uma alteração dos estatutos da sociedade que prevê que a emissão de obrigações – deliberada pelo Conselho de Administração, com o parecer favorável do Conselho Fiscal -, deixe de depender da prévia autorização da assembleia geral.
Nos termos da proposta a votar pelos acionistas, esta alteração visa “implementar um procedimento mais expedito no contexto de emissões que venham a ser realizadas no futuro”, uma vez que “a emissão de obrigações constitui um importante e regular instrumento de captação de financiamento por parte da sociedade”.
(…)

Que façam mais roadshows para promover o Clube e venham de lá esses investidores. Esta é a minha área, se o Benfica precisar… :)

Site já temos (quase) preparado:

PT: http://www.slbenfica.pt/pt-pt/clubeesad/investidores/investidores/informa%C3%A7%C3%A3o.aspx (seria bom a inclusão de uma apresentação mais… comercial do clube)

Mais uma área em que a comunicação precisa de melhorar…



Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

16 comentários

  1. Ainda há pouco expliquei isso, em comentário ao post "finanças: os 3 grandes (Época 2014/2015)"
    http://geracaobenfica.blogspot.pt/2015/11/financas-os-3-grandes-epoca-20142015.html

    A Benfica SAD está a deixar as taxas de juro baixar, e em breve irá lançar novas emissões de obrigações + empréstimos de longo prazo, com taxas mais baixas. Nos próximos meses acredito que é possível o Benfica obter empréstimos com taxas de juro abaixo dos 4%.

    Entrevista de Domingos Soares de Oliveira, em Julho de 2015:
    http://serbenfiquista.com/usernews/domingo-soares-de-oliveira-entrevista-expresso-o-benfica-conseguiu-tornar-se-independente

    ResponderEliminar
  2. "Os acionistas da Benfica SAD votam a 26 de novembro, em assembleia geral ordinária e extraordinária, a transferência para resultados acumulados do lucro consolidado de 7,1 milhões de euros, obtido no exercício de 2014/15."

    Podes explicar o que significa isto ao certo? Custa-me a perceber um pouco esta parte...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Significa que o Benfica não vai distribuir lucros. Aliás, nunca o fez e duvido que alguma vez o faça, a não ser que abra a porta a investidores externos (em capital e não em dívida).

      Eliminar
    2. Ok, não vai distribuir dividendos.. Assim já percebia!!! ;)

      Eliminar
    3. Quer dizer que o Benfica vai acumular "Reservas" e dessa forma aumentar o seu Capital Próprio. Ao fazê-lo, como disse o Mr. Shankly, não vai distribuir lucros aos seus acionistas. O restante comentário dele também está correto.

      Eliminar
  3. "a emissão de obrigações...deixe de depender da prévia autorização da assembleia geral".
    Gostava de ter lido uma apreciação crítica de quem entende da matéria, é aceitável, sim ou não. Não devia ser pelo menos estabelecido um limite? Não há o risco de se vir a perder o controlo da SAD?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. José Ramalhete, a SAD tem tido liberdade para empréstimos bancários. Como vai substituir empréstimos bancários por empréstimos obrigacionistas é natural que tenha de ter alguma liberdade na gestão do financiamento.

      No entanto não deixo de compreender o que afirma. Se algum "maluco" fizer empréstimos de 500M€ ou 1.000M€ na Benfica SAD depois a situação seria complicada. Um limite máximo poderia ser algo a considerar.

      Abraço

      Eliminar
    2. Pessoalmente, considero esta uma boa decisão. Acho perfeitamente normal que a Direção Financeira tenha autonomia total para gerir o financiamento de uma empresa. Nas SADs também acho que faz sentido.

      De qualquer forma, se não estou em erro, os sócios terão sempre a oportunidade de aprovar ou chumbar as contas. Bem sei que à posteriori, mas acho que essa continua a ser uma boa forma dos sócios "controlarem" as finanças da SAD, cujos elementos diretivos foram eleitos por eles, convém não esquecer...

      Eliminar
    3. No passado muito recente as contas foram chumbadas e não houve qualquer tipo de consequência.

      Eliminar
    4. para alem de que os socios aprovam ou não as contas do clube não da sad.
      as contas da sad são unicamente aprovadas pelos accionistas.

      Eliminar
  4. Quando leio "alteração de estatutos" até me dá um frio no estômago. Ou não tivesse sido graças a isso que se pôs fim à democracia no Benfica...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás a assumir que alteração é sempre para pior...

      Eliminar
    2. É o que o passado recente nos diz.

      Eliminar
  5. Numa situaçao financeira exelente e exemplar como teem vindo a dizer por aqui, para que serve edte tipo de operacoes e que tipo de risco pode haver?

    ResponderEliminar
  6. Este novo paradigma no Benfica um dia tinha que acontecer,agora se tinha que ser este ano é que pode ser discutivel.Para mim nao tinha que ser este ano por diversas situaçoes, saida dl JJ para o Sporting, e mais importante conquistar o 35 e colocar o FCP de uma vez em guerra interna e consequentemente ano e mais ano sem ganhar nada,Era so esperar mais um ano e acredito que para o ano ia ser mais facil fazer esta mudança. Ja que nao foi possivel esperar mais um ano só temos que apoiar e acreditar na nossa equipa,no nosso treinador e demonstrar mais una vez que somos diferentes dos outros!!!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking