O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Uma vergonha SE o Benfica se associar a isto

. 54 comentários
O blogue Protouro anuncia hoje que o programa Red Power do Sport Lisboa e Benfica chegou a acordo para uma parceira com o Campo Pequeno que permite aos sócios do Benfica beneficiarem de descontos para as touradas, e aos abonados do Campo Pequeno de obterem descontos na Benfica Megastore.

Tentei confirmar a mesma notícia em outras fontes mas não obtive nada, pelo que, este post é escrito à condição, e com o intuito de apalpar a sensibilidade dos Benfiquistas sobre uma notícia que carece de confirmação.

Bem, não está em causa aqui a discussão da moralidade das touradas, há aqueles que defendem, como há os que não defendem, há os que apoiam e os que não apoiam... E há os Benfiquistas que iriam sempre às touradas, com ou sem parcerias...

No meu caso pessoal, eu sou um dos que não defende nem apoia, nem toiradas, nem jardins zoológicos, nem zoomarines nem aquários nem animais no circo mas, este é apenas o meu caso...

O que eu acho é que é um tema controverso, que nada tem a ver com desporto, que suscita sentimentos diferentes em cada pessoa, que faz mesmo em alguns benfiquistas levantarem-se valores mais altos que o próprio Benfica...

E é por isso que acho no mínimo lamentável, que o Benfica possa de alguma maneira associar-se a touradas, nomeadamente fazendo a promoção de algo que muita gente neste país tenta combater tão ferozmente, e que coloca mesmo muitos GRANDES Benfiquistas em tão GRANDE conflito interior.

Que alguns me digam que para o Benfica isto é apenas mais um negócio e que não é o Benfica a obrigar ninguém a ir às touradas, repito aqui que aceito todas as opiniões e que essa não é para mim a questão...

O que acho é que é um tema sensível, e que por ser um tema sensível, no mínimo deveria ter-se dado aos sócios do clube a oportunidade de se pronunciarem...

Assim, da forma que poderá ter sido feito acho errado...

Não é o Benfica que se associa às toiradas... São os benfiquistas, os que pensam como eu, os que não pensam, os que são indiferentes ao tema ou os que abominam completamente... Isto é brincar com a paixão clubística de cada um...

Se vamos associar o nome Benfica a outras causas, pelo menos que o façamos em relação a causas que batam forte no coração da maioria dos benfiquistas, causas que nos orgulhem...

Infelizmente, desta vez, não parece ser o caso...



P.S. Se como desejo se confirme que esta notícia é falsa, seria importante que o Benfica esclarecesse e se demarcasse imediatamente. Já circulam na net petições sobre este caso que em nada dignificam o nome do nosso clube.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

54 comentários

  1. Grande Redmoon, nisto discordo de ti. Até porque a tourada faz parte da nossa tradição e tem muitos aficionados entre os benfiquistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Repito aqui que nao está em causa o meu sentimento ou o teu. Está em causa o nome Benfica, que inclui TODOS os benfiquistas, sobre um tema que suscita tao diferentes sensibilidades.

      Eliminar
    2. Anónimo8/5/15 15:09

      A luta de gladiadores tb já foi uma tradição. Isto não passa de um espectáculo sádico, deprimente e indigno de um estado que se diz civilizado. Não quero ver o meu clube associado a isto nem a algo como a prócoiso.


      Filipe

      Eliminar
  2. Completamente de acordo. As touradas são uma vergonha e o Benfica associado a touradas aumenta a vergonha. Que notícia tão triste!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo8/5/15 13:58

    E o SLB associar-se a marcas de desporto cujos produtos são fabricados na Bangladesh por trabalhadores explorados que são mais escravos que trabalhadores?

    A mim incomoda-me!

    Pato Bravo

    ResponderEliminar
  4. Águia Preocupada8/5/15 14:00

    Compreendo e aceito a preocupação exposta no texto. Aliás, não me agrada nada a evolução, para mim negativa, que levou o desporto e o futebol em particular para uma área mais negocial que desportiva. Sei que não posso continuar num romantismo de pureza e amor clubístico, mas não consigo evitar este meu sentimento.
    Contudo, não é este caso, a ser verdade, que me indigna. Nasci no Ribatejo, vivi lá até aos meus 19 anos e sempre me habituei a ver touradas ainda que só na televisão. Ao vivo, apenas uma vez!
    Outros negócios houve que deveriam ter também a nossa reprovação. Exemplo?! A publicidade nas camisolas ao Casino Estoril, lembras-te? Há lá pior vício, que o do jogo? Tantas famílias desfeitas, tantos crimes cometidos a coberto do jogo e por causa do jogo!... Já para não falar na publicidade à cerveja Sagres que para todos os efeitos é uma bebida alcoólica!
    Portanto, sendo as touradas para uns um evento bárbaro, não deixam de ser uma tradição como tantas outras.
    A transformação do futebol num negócio onde vale tudo é que nos devia preocupar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo8/5/15 16:21

      Comparação tão ridícula.
      Para o casino vai quem quer, o Touro vai porque o obrigam.

      Eliminar
  5. Anónimo8/5/15 14:00

    Caro Redmoon eu gostaria de dar a minha opinião; mas ao ler o teu texto fico com uma dúvida que faz toda a diferença que é a seguinte: É uma Parceria baseada em descontos para ao associados do Benfica nas touradas promovidas pelo Campo Pequeno e dos abonados do Campo Pequeno na compra de produtos da Megastore do Benfica ou é uma coisa totalmente diferente que é a promoção de touradas por parte do Benfica? É que na primeira hipótese não vejo de facto problema nenhum, eu que até sou Anti Touradas; o que há é uma parceria vantajosa para os associados do Benfica que gostem de ver touradas; como existem por exemplo com outras entidades com o Zoo por exemplo. Já promover um espectáculo legal como é uma tourada, sem dúvida que aí já pode ser um tema fracturante entre Benfiquistas, como se sabe que é na sociadade. Aqui sim compreendo a tua apreensão; porque a imagem do Benfica pode e é associada para o bem ou para o mal como um promotor ou apoiante de espectáculos toromaticos.

    Evidencias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca sera uma discussao com uma conclusao obvia, enquanto se vir isto como uma defesa da sensibilidade de cada um.

      Mas nao é. É irrelevante o que cada um pensa num contexto individual.

      Quando se envolve o Benfica englobam-se TODOS os benfiquistas, e ha MUITOS de TODOS esses benfiquistas que se envergonham com uma parceria dessas.

      Ora se é um tem polemico, um tema sensivel, um tem que toca tao fundo em alguns coracoes, porque associar o clube a isto.

      nem o benfica precisa da tourada nem a tourada do benfica. É uma afronta a ALGUNS benfiquistas que era escusada.

      Eliminar
  6. Eu que não tenho carta e que me preocupa tanto a poluição que os automóveis produzem, acho uma vergonha os descontos em postos de abastecimento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comparação absurda, como todas as comparações, aliás. E que tal tratar o assunto sem referências a outras situações. Na tourada inflige-se sofrimento direto num ser vivo para ENTRETENIMENTO. Nem sequer é para matar a fome a pessoas. Eu quando meto combustível estou a infligir sofrimento direto a alguém para meu entretenimento?

      Eliminar
    2. Anónimo8/5/15 15:35

      Dr, por acaso é vegetariano?
      "...inflinge-se sofrimento direto num ser vivo para ENTRETENIMENTO."? Li bem?!? E então os Showfights na Luz, os desportos de combate não infligem igualmente sofrimento, e lesões irreversiveis?
      http://www.slbenfica.pt/noticias/listagemdenoticia/tabid/2790/cat/23/language/pt-PT/Default.aspx


      Eliminar
    3. Nenhuma parceria com um posto de combustivel tEm razoes para ser visto como mais do aue parceria comercial.

      Mas ja seria diferente se a Repsol por exemplo assumice publicamente um apoio ao terrorismo por exemplo.

      Percebes a diferenca?

      Percebes a diferenca pela qual Lance armstrOng perdeu todos os patrocinios depois do doping?

      Prcebes a razao pela qual as entidades ou os clubes nao associam a sua imagem a certas coisas?!

      Eliminar
    4. "os Showfights na Luz, os desportos de combate não infligem igualmente sofrimento, e lesões irreversiveis?". Como? Alguém obriga alguém a participar nesses combates? Ou também perguntam ao touro se quer participar nas touradas?

      Eliminar
    5. Anónimo, tinha acabado de criticar as comparações absurdas do Jorge Frias e tu vens com uma ainda pior!? Por acaso a minha mulher é vegetariana, mas isso nada tem a ver. Eu não sou vegetariano mas sou contra as touradas. Como o F.L. disse, alguém pergunta ao touro se quer participar?

      Eliminar
  7. O meu sentimento neste caso é idêntico ao do RedMoon.

    Acho completamente desnecessária (para ser simpático) esta parceria com uma empresa/actividade com contornos sádicos!

    E infelizmente não me parece de todo que a notícia seja falsa:

    http://www.slbenfica.pt/noticias/detalhedenoticia/tabid/2788/ArticleId/41644/language/pt-PT/.aspx

    Saudações benfiquistas,
    Miguel

    ResponderEliminar
  8. Anónimo8/5/15 14:14

    Neste caso particular, estou em completo acordo com o Shadows.
    Por outro lado estou em sintonia com o Redmon em termos de SENTIMENTO pontual, também não sou nem de perto nem de longe um aficionado pela "festa".
    O Benfica e os benfiquista constituem um universo muito grande, daí a minha concordância com o Shadows.
    Deixem-me só acrescentar a questão da tradição. É sem dúvida um tema plolémico, há que ter cuidado com os fundamentalismos e hipocrisias... muitos anti-touradas são por outro lado muito "silenciosos" quanto à questão da tradição da "matança do porco".
    RA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais uma vez, a discussao nao é sobre toiradas.

      A discussao é sobre o escusado que é o Benfica associar-se a algo que é abominado por tantos Benfiquistas.

      Se o Brnfica desse descontos a membrs de grupos terroristas, terias a mesma sensibilidade?

      Eliminar
    2. Anónimo8/5/15 18:30

      Que comparação mais parva com essa dos terrorista...
      Já vi que és muito democrata.
      Apenas uma pergunta:
      E então os benfiquistas aficionados? Esses não têm direito?
      Para quem compara a matança do porco como uma tradiçào para matar a fome a pessoas é simplesmente ridículo e ignorante que não faz a mínima idéia o que é a tradição da matança do porco.
      Para finalizar
      Este post numa altura destas onde TODA, mas TODA a família benfiquista devia estar unida nesta fase crucial do campeonato é de facto um "serviço" ao Benfica....

      RA

      Eliminar
  9. Tradição por vezes não é mais que acumulação de erros e estupidez ao longo do tempo. É precisamente o caso deste tipo de barbárie, à qual espero sinceramente que o Benfica jamais se associe.

    ResponderEliminar
  10. Confirma-se isso no site do Benfica...
    http://www.slbenfica.pt/Vantagens/detalhes/tabid/3225/partnerId/163/Pra%C3%A7a%20de%20Touros%20Campo%20Pequeno.aspx
    Também fico um pouco pé atrás com esta parceria, mas a verdade é que há muitos benfiquistas aficionados. No entanto, na minha opinião, acho que cada um é livre de usufruir ou não desta parceria.

    ResponderEliminar
  11. Silvestre8/5/15 14:54

    http://www.campopequenotauromaquia.com/noticias.php?id=134

    Sim a parceria é verdadeira...Não vejo qualquer problema...Enquanto for legal o SLB deve procurar trazer o maior número possível de vantagens aos seus associados. Por eu não gostar ou me ferir o cariz do espectáculo não posso comprometer a liberdade dos outros. O SLB está a fazer o Seu trabalho, fechar parcerias para trazer o maior número de vantagens possíveis aos Seus associados. Se entrarmos por esta via da susceptibilidade vamos ter sempre vozes em discordância.
    Para mim só existe uma visão. É legal? É. Pronto não vejo questão nenhuma. Se o SLB se associar a uma cadeia de talhos, ou ao Macdonald´s vamos todos reclamar? Porque somos vegetarianos ou anti junk-food? Se existir um sócio que seja que beneficie é bom para o SLB. Deixemo nos de ser mais papistas que o ****. Eu também sou anti-touradas...mas respeito a liberdade e a individualidade dos que são pro. Não se combatem estas coisas assim. E o SLB não deve ser criticado por estabelecer parcerias legais em benefício dos seus associados. Já se sabe que nem todas as parcerias vão agradar ou ser benéficas para todos, mas é por isso que somos um clube plurar e de gostos diversos.

    Abraços a todos e vamos mas é encher o estádio amanhã...Estou a ver que nem aos 60 000 vamos chegar...é pena...a equipa merecia mais uma casa cheia....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo8/5/15 15:37

      Tenho a certeza que muitos benfiquistas frequentam o Elefante Branco. Porque não fazermos uma "parceria" também com esse tipo de "casas"? Iria ser benéfica para muitos Benfiquistas... Mas isso do "ser benéfico" para alguns sócios lá pode ser argumento válido para incluir o bom nome do Benfica numa campanha publicitária ou promocional??? E isso das touradas serem "legais" também é um pouco dúbio, visto que em Portugal foi aprovada uma Lei que condena os maus tratos a animais... E meus amigos, se aquele tipo de barbárie não é considerado (no mínimo) maus tratos então não sei o que será necessário para os nossos magistrados considerarem de maus tratos... Na minha opinião é afastar o nome do Benfica o mais possível desse tipo de selvajaria.

      Eliminar
    2. Anónimo8/5/15 16:24

      Haja alguém com cinco dedos de testa

      Eliminar
    3. Silvestre8/5/15 17:36

      Desconheço o local...mas se for legal porque não? Como disse um user atrás eu sou anti poluição choca me ver o SLB associado a gasolineira. Choca me o SLB associado a uma marca de roupa que explora e maltrata PESSOAS e não animais...Volto a referir...PESSOAS...E agora? Paramos tudo?

      Deixem de ser anjinhos e falsos profetas. Só vos interessa criticar..... O SLB deve defender a Sua marca e os Seus associados. Está lá uma direcção eleita democraticamente. Era o cúmulo ter que fazer um referendo para estabelecer uma parceria....Tenham juízo....foco no 34...

      Quem se sentir muito ofendido que deixe de ser sócio do SLB...com esses falsos benfiquistas posso eu e o SLB bem. Aproveitem e rasguem o cartão de cidadão por viverem num país em que as touradas são permitidas...Até são transmitidas pela televisão pública pasme-se a ilegalidade...é quase como transmitir um assalto live....Tantos problemas na nossa sociedade e cria-se esta onde ridicula por causa de uma parceria...Sinceramente...Gostava era de ver posts a enaltecer o trabalho desenvolvido pela Fundação Benfica...mas disso não interessa falar....Os touros coitadinhos...vao levar agora mais mais bandeiras por causa da parceria do SLB...

      Cumprimentos

      Eliminar
    4. Anónimo8/5/15 18:33

      Oh anónimo das 15:37
      Mas que brilhante se subscreve para se ter desconto no Elefante Branco?
      É que quero inscrever-me já já.
      Agradeço-te mais informações a este respeito
      RA

      Eliminar
  12. Anónimo8/5/15 14:59

    Não me associo a nada que esteja ligado a festa dos touros.Mas também não façam disso uma tempestade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu nao faco tempestade. Mas ha quem faça, e na plenitude do seu direito.

      Associar-se o nome de uma das maiores paixoes (benfica) a outra que abominam tanto podia ser evitado.

      E essas sensibilidade tambem sao Benfiquistas, e a Direcao do clube te TODOS nos, tambem tem a obrigacao de defender esses.

      Eliminar
    2. Anónimo8/5/15 16:21

      Guardem as tempestades para coisas mais uteis, nomeadamente o assalto que os nossos governantes nos fazem aos bolsos em nome de gamanços constantes dos diversos governos. Com isto é que se deviam preocupar e não com esta hipocrisia dos direitos dos animais. Se calhar passam por uma criança a pedir e ignoram-na mas depois vêm defender os animais como se os mesmos não estivessem neste mundo para nos servirmos deles.

      Eliminar
  13. Como parceria, não gosto mas tenho que a gramar, já que infelizmente se trata de uma atividade legal. Se o Benfica se associar como promotor vou ficar zangado!

    ResponderEliminar
  14. eu sou sócio e gosto de touradas, e qual é o problema, uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa

    ResponderEliminar
  15. Ricardo Monteiro8/5/15 15:44

    Eu não acho bem. Até porque se está a promover violência sobre um animal, que tal como eu, só vê o encarnado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo8/5/15 18:35

      Subscrevo completamente Ricardo Monteiro,
      Esteve muito bem lololol
      RA

      Eliminar
  16. Anónimo8/5/15 16:10

    Também há muita gente a combater ferozmente o Benfica. Aliás muito mais que as touradas (que faz parte da nossa cultura)..

    Posta que é uma perda de tempo.

    Qualquer dia vêm falar de politica ou religião....

    Gonçalo

    ResponderEliminar
  17. Anónimo8/5/15 16:16

    O tema só é sensível para quem está contra as touradas!!! Se fossemos por o caminho que sugeres, tínhamos que pôr ao escrutínio todas as decisões porque haverá sempre alguém que está contra.
    António F.

    ResponderEliminar
  18. Anónimo8/5/15 16:34

    Redmoon deixa-te de hipocrisias, é obvio q esta conversa é sobre touradas.

    Qd tu mesmo arranjas como exemplo ao tema "terrorismo" "sadismo" "abominavel" .....falas em "vergonha" e afins, ja tas a tomar partido.

    Existe um acordo comercial q permite aceder a um espetaculo q pode interessar a adeptos do clube. PONTO FINAL.

    Quem gosta vai, quem nao gosta nao vai.

    E nao, tb nao sou adepto de touradas, mas sou adepto de uma coisa bem mais importante q é a TOLERANCIA por outras pessoas q tem outro tipo de opiniao q nao a minha.

    Zé Moina.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, se amanha o Benfica der desconto a uma qualquet igreja que defenda que se atire ao rio homosexuais, o argumento é o mesmo! Qual é o problema?! Quem quizer apanha no rabiosque, quem nao quiser nao apanha!

      Eliminar
  19. Anónimo8/5/15 16:39

    se o benfica tiver vantagens económicas nesta associação estou-me a cag... para as opiniões. Quem quer vai, quem não quer, muda de canal.

    EMI

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E se o Benfica fizer parceria com uma igreja muculmana que defenda o terrorismo e que se mate esposas infieis a pedrada em praca publica...

      Apoias ou nao apoias?

      É que o argumento vai ser o mesmo... Ate podem haver benfiquistas que se revejam... O problema sao todos os outros.

      Eliminar
    2. Anónimo8/5/15 18:40

      não conheço nenhuma mesquita portuguesa que defenda o terrorismo. Se o benfica potenciar a sua imagem em países islâmicos como marrocos, argélia ou egito só tem a ganhar. Ao contrário do que passa na CNN, os muçulmanos adoram futebol. Nunca entendi a razão dos clubes portugueses, os grandes clubes, não se associarem por exemplo com clubes de marrocos aqui tão perto da porta. Os marroquinos têm em geral grande respeito e admiração pelo nosso país.

      EMI

      Eliminar
    3. Anónimo8/5/15 18:44

      Mas se o Benfica apoiar uma igreja católica que defendeu em tempos a Inquisição, tal como defende e encobre padres pedófilos até aos dias de hoje, aí Redmoon já Tá tudo bem porque a esmagadora maioria dos benfiquistas são católicos...
      Que argumentos mais idiotas e falaciosos.
      Espero que estejas contente em publicar um post que, como está à vista só serve para dividir o Brnfica e atacar o LFV. Nesta altura repito,crucial do campeonato...
      Enfim, lá terás todo o direito de malhar no mesmo Overseas and Overseas
      RA

      Eliminar
  20. Anónimo8/5/15 17:01

    Se fosses ao site do nosso clube tinhas la a confirmacao. Nao precisavas de "fontes "

    ResponderEliminar
  21. Anónimo8/5/15 17:34

    Estou de acordo se nas touradas as armas passarem a ser as mesmas de cada lado, quero dizer, cornos contra cornos, como é em terras de Barroso.

    ResponderEliminar
  22. Era muito indiferente a estas questões associadas aos animais, hoje mudei... porque percebo que toda a violência perpetrada contra animais indefesos é estúpida e cobarde...isto é muito claro... para quem gosta de espectáculos cobardes acredito que isto os não impressione...

    ResponderEliminar
  23. Essa da maioria dos benfiquistas tem muito que se lhe diga...

    ResponderEliminar
  24. sem touradas nao hà touros ninguem cria touros para consumo tenham juizo respeitem as diferenças e se à pessoas que gostam nao vejo qual a razao de se submeter aquele que nao gosta ai e que tal respeitar as diferenças !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se gostam assim tanto de touros adotem nos. E mantenham a espécie para outros fins. Argumentos desonestos. Aceito ( n concordando) q se discuta e defendam as touradas. Mas n tornem isso numa causa benemerita. N m leves a mal 😁

      Eliminar
  25. Bia redmoon. Eu ia mais longe e associava o clube a causas como anti touradas, anti expliraçao, anti violencia. Polemico? Tlvz. Mas vinha reforçar definitivamente a imagem de marcas como a fundação, visitas a crianças nos hospitais, etc.. Um passo destes, bem grande, colocaria o clube na moda, mto para alem do futebol. Q alias é a nossa genese enquanto club. Humilde, lutador, um david q bateu-s sempre com golias e fez a europa sinhar. Essa geraçao de europeus ta prestes a acabar. O Benfica, o mito, deve continuar bem vivo...as memórias fazen-s todos os dias. Abraço a todos. Menos aos toiros (p uma questão de segurança)

    ResponderEliminar
  26. O esrarmos aqui a discutir isto faz nis mais q um club. Orgulho de ser benfiquista

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Traduzindo “o estarmos aqui a argumentar este assunto faz de nos e do q nos une mais do q um clube.

      Eliminar
  27. Desculpem-me m os "typos". Teclar em caixinhas e com telemovel n é a minha praia. Alias, a minha praia é mais o campo eh eh

    ResponderEliminar
  28. Suficiente para afectar sériamente a minha ligação ao SLB.

    Não se associem a esse espectáculo bárbaro. NÃO !

    Narciso Góis

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking