O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Quem sabe sabe, e o resto é conversa

. 9 comentários
Confesso que no último Benfica X Leverkussen, estive quase quase a escrever um post sobre Lima, dizendo que aquele golo que ele falhou de baliza aberta, o Cardozo marcava-o de “”.

Mas lá está, eu continuo a sentir saudades de Cardozo, e a achar que ele seria muitíssimo útil a este Benfica, que nos daria muito mais soluções ofensivas (já para não falar de golos), e que no fim, o dinheiro que recebemos por ele não foi tanto assim...

Mas também é por isso que normalmente evito opinar muito sobre questões técnico-tácticas, porque isso é autenticamente chover no molhado, todos nós temos uma opinião, e a coisa curiosa é que todas elas são certas e verdadeiras, já que nunca estaremos todos juntos no relvado a colocar as nossas ideias em prática e a ver quem tem ou não razão.

Mas depois ouço Jorge Jesus falar de vez em quando, e é então que fico mesmo com a certeza que devo estar calado no que ao plano técnico da equipa diz respeito, os 4-3-3 e os triângulos invertidos e os réu téu téus pardais ao ninho. Porque ele, o Jorge Jesus grandíssimo treinador de futebol do Sport Lisboa e Benfica (esqueçamos as outras novelas mexicanas fora das  4 linhas), percebe seguramente muitíssimo mais de bola do que eu ou do que qualquer outro que por aqui vai comentando, não significando isso obviamente que não se engane. Engana-se é muito menos vezes do que qualquer um de nós.

E sim, ele tem razão, e muita mesmo, numa frase que disse há meses atrás e que deixou muita gente escandalizada, frase que provocou motivo de gozo, logo aproveitada pela imprensa e pelos paineleiros habituais para lançarem as suas graçolas. Disse Jorge jesus que um jogador toca na bola apenas 3 minutos por jogo, e que tão importante como esses três minutos é o que ele faz nos outros 87, minutos esses que o adepto normal não vê e não analisa.

O que Jorge Jesus disse ontem sobre Lima, não precisa de grandes explicações. Lima é craque? Na minha opinião, não. Poder-se-ia arranjar melhor? Claro que sim. Mas luta que se farta e é o que temos. E o melhor que o dinheiro que temos pode comprar:

Eu é que trabalho todos os dias com os jogadores do Benfica, portanto, eu conheço os jogadores do Benfica e qualquer treinador conhece os seus jogadores melhor do que ninguém, não é? E portanto, as características técnicas que vocês possam ver normalmente num jogador, eu vejo, eu e outro treinador qualquer, para alem disso. Vê que há condições que neste momento o Lima tem, que o Talisca, o Jonas, o Derlei não têm. E por isso é que eu lancei o Lima no jogo, logicamente não sabendo que ele ia marcar dois golos, longe de mim, estava fora de questão, mas sabia que ele ia fazer as coisas melhor que os outros, principalmente quando a equipa não tivesse a bola.


Quem sabe sabe, e o resto é conversa.

É assim mesmo ó George!! Como é que tu dizes? É por isso é que eu sou treinador de futebol e vocês são jornalistas!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

9 comentários

  1. Bruno Paiva15/12/14 12:23

    é verdade todos nós errámos.

    Quando em 2013 perdemos a final da Taça de Portugal eu era de opinião que JJ não teria condições para continuar, mas a verdade é que estava TOTALMENTE errado. JJ mostrou-nos bem isso e acho que só podemos agradecer ao Presidente por ter apostado nele. Foi uma decisção colossal.

    A verdade é que nunca pensei que nessa altura poderiamos ganhar 4 trofeus no ano seguinte e este ano estamos mais perto do BI que nos últimos 30anos.

    Estamos todos de parabéns direcção, equipa técnica, jogadores, adeptos, etc...

    Nada está ganho. é para continuar concentrados e focados no 34. Passo a Passo rumo ao BI. FORCA GLORIOSO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge Vieira15/12/14 19:45

      Precisamente! Apesar de sempre ter apoiado o JJ, no final da taça pensei (e disse a muita gente) que estava na hora de o treinador sair. Não poderia ter margem de manobra com aquele plantel depois de ter perdido tudo, depois do que o Cardozo demonstrou. E não é que me enganei? Que grande época que foi feita e que grande época que estamos agora a fazer.

      Já há alguns anos que digo que o Benfica é um gigante adormecido e que começou agora a acordar. Não podemos achar que vitórias se conseguem de um momento para o outro e a verdade é que hoje internamente já somos a melhor equipa e estamos a melhorar de ano para ano (com algumas excepções, claro) na Europa. Acredito que em 1 ou 2 anos a passagem aos oitavos da Champions se vai tornar algo normal e não a excepção.

      Está toda a gente de parabéns, agora é preciso continuar a trabalhar porque ainda vamos a meio da primeira parte!

      Eliminar
  2. Samaris... Está longe de estar no ponto, quando comparado com outros jogadores que já pisaram a mesma zona do relvado por onde ele anda agora, mas é o jogador onde se nota mais claramente que a 'teimosia' e a capacidade do Jesus, são proporcionais, e podem transformar um jogador...

    VR

    ResponderEliminar
  3. O seu a seu dono: cu não leva assento :-) Fiquei super feliz pelo Lima mas se tivesse sido o Samaris, Pizzi ou outro qualquer a marcar ficava igualmente contente! Carrega Benfica

    ResponderEliminar
  4. Gostando ou não da personagem (Jesus), e digamos que eu não sou dos seus maiores admiradores (longe disso), discordando muito da sua teimosia, enervando-nos com a sua displicência para com a formação do Benfica e deixando-nos sem jeito com algumas basófias pavoneantes, o que é certo é que o Mister sabe de bola. Não fosse a ladroagem de há 3 épocas e a manifesta falta de sorte há 2 épocas (ainda hoje o putoKelvin não sabe como lhe apanhou), o Benfica podia estar hoje a lutar pelo tetra. Dir-me-ão, ai e tal "se o meu avô não tivesse morrido ainda hoje era vivo", mas é mesmo assim. Não é, mas podia perfeitamente ter sido. E o tom de muitos Benfiquistas, incluindo eu, seria outro para o JJ. As prestações, noemadamente a última, da Champions, deixou muita gente à beira de um ataque de nervos. Continuo a achar que o Jota esta época deixou cair a Champions por julgar que não tinha equipa para andar por lá. Um erro, mas julgo ser o seu pensamento, daí a aposta na conquista do título nacional.
    Tá certo. G'anda Jesus. Força. Eu acradito!
    Chama Imensa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, mas lá está, nesse famigerado ano o Benfica perdeu sempre depois das substituições do treinador. Foi ele que meteu o Aimar e o Roderick em campo e minou a sua própria equipa. A final da taça foi outra vez a mesma vergonha, e outra vez o mesmo resultado. Não foi só o Cardozo que lhe disse "mas tu não aprendes???". Outro ponto fundamental para o sucesso a época passada foi o JJ ter abandonado a fabulosa táctica "meter a carne toda no assador", que misteriosamente ainda não apareceu em nenhuma versão do Football Manager...
      Ainda bem que o JJ é agora muito melhor treinador, mas muito sofremos nós por falhas exclusivamente da competência do treinador, como foi perder três finais na temporada de 2012/2013 após as substituições, que minaram a sua própria equipa.

      Filipe A.

      Eliminar
  5. Caro Redmoon,

    Como algumas vezes já escrevi aqui e vou voltar a repetir, nem sempre posso não concordar contigo; totalmente ou parcialmente, mas não posso deixar de elogiar o teu Benfiquismo que se nota até nas divergências e críticas que possas ter em relação ao nosso Benfica e aos que o servem, melhor ou pior, pois colocas sempre em primeiro lugar os interesses superiores do Benfica e do seu bom nome.
    No caso desta tua opinião, partilho-a na totalidade; pois acredito mesmo quando não concordo, se alguém tem mais elementos para poder tomar decisões de forma a melhor defender os interesses do Benfica, não sou eu, ou quem como eu, não trabalha e está com os jogadores todos os dias, ou a direcção que está mais ou completamente identificada com os diversos dossiers... se não é mesmo ela que os inicia de acordo com uma estratégia pré-definida de forma a alcançar os objectivos que pretende.

    Quanto a Cardozo; também eu sempre fui defensor das suas qualidades raras e únicas de um goleador de excepção, mesmo reconhecendo também todos os seus defeitos. Compreendo a decisão de o deixar ir agora, mas também reconheço que em algumas situações bem falta nos faz, nem que fosse a sair do banco.
    Cheguei a escrever aqui algumas vezes que os adeptos que tanto criticavam o Cardozo, lhes iria acontecer o mesmo aqueles que tanto criticaram durante anos e anos o Nené, que nunca sujava os calções, mesmo em Campos onde só havia lama... iriam com o passar do tempo recordar com saudade o jogador e os seu golos e qualidades.

    Evidencias

    ResponderEliminar
  6. Bem, Redmoon. Quando o conteúdo é meramente futebolístico, dá gosto vir aqui. Mantém a toada.
    E aproveita e diz ao teu amigo GB Benfica para não fazer da geraçãobenfica uma casa dos Segredos.Por mal, que volte aos temas da formação e dos seus sonhos de ver na próxima época vinte mil iniciados e infantis do Benfica no plantel principal.

    ..................................................................
    Mantenho a opinião sobre o Lima. Para mim já não é ponta para o Benfica. Tudo correu-nos bem ontem. Estou para ver o que o Lima vai fazer nos próximos jogos.
    E mantenho também a opinião sobre o Jesus. Bom treinador, mas para mim, final da época, adeus e obrigado.

    ResponderEliminar
  7. É isso Redmon, Lima é provavelmente o melhor dadas as circunstâncias.
    Agora se eu trocava o Lima pelo Luiz Suarez, deixa-me cá pensar ....
    Sim. Apenas me falta é arranjar 80M€.
    Pedro R.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking