O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

O Senhor que se segue?

. 7 comentários
O mês de janeiro aproxima-se, e como sabemos, Janeiro para o Benfica é mês de roer as unhas. Janeiro é mês de mercado, e mercado no Benfica é coisa que nunca acaba. 

De 1 de Fevereiro a 31 de Maio anunciam-se os jogadores que vão sair no Verão, os que não saem no Verão começam a ser anunciados que afinal vão sair é em Janeiro, e quem não sair em janeiro tem saída garantida para o próximo Verão, enfim, questões de grandeza de que só alguns clubes se podem gabar.

E nisto de saídas em Janeiro, e tal como aqui critiquei a saída de Matic em Janeiro do ano passado, criticarei de novo qualquer venda que se efetue neste momento em que ganhámos avanço no campeonato, avanço esse que é preciso manter, com os melhores jogadores, claro.

Toda a gente sabe que o Benfica precisa de vender, mas também é claro para mim que eu não vejo os grandes clubes europeus que ambicionam lutar por todas as competições até final, vender os seus melhores jogadores em Janeiro. Não. Janeiro é mês de retoques no plantel que nos tornem mais fortes, e no Verão sim, com pré-epocas, Verão e outra capacidade de planeamento, tomam-se então as medidas de fundo.

Acho que com Matic, e isto é especulativo obviamente, a Liga Europa não nos tinha escapado o ano passado. Tivemos de vender? Acredito que sim. Mas há algo de muito contraditório a meu ver nestas vendas em Janeiro em clubes em que menos do que chegar em primeiro é derrota. Ora queremos ganhar competições ora queremos vender em Janeiro. Conciliar as duas coisas é que acho que é quase uma impossibilidade.

Ora nós, segundo consta, temos este ano o plantel mais fraco dos últimos seis anos, e ainda assim, e segundo se anuncia Enzo poderá fazer amanhã o seu último jogo na Luz, já que no próximo fim de semana estará castigado. Vai fazer falta? Evidentemente que sim.

De Gaitan fala-se que poderá ser vendido agora mas que só sairá no final da época (assim como se fez com Rodrigo e André Gomes o ano passado), coisa que nos parece que não causa mossa, mas que causa muita mossa no mês de Julho, quando a equipa retoma o trabalho desfalcada das suas melhores peças, as vendidas agora, mais as que não deixarão de ser vendidas no próximo Verão.

É tudo especulação de momento? Evidentemente que sim, e mantenho a esperança obviamente, que não saia ninguém.

Mas verdade se diga, que no Benfica é preciso vender e que a sua politica de sustentabilidade é bem simples: valorizar ativos e vendê-los quando o seu valor está no alto. Não há outra solução, por muito que nos doa.

E Enzo tem 28 anos, e se não sair agora não sei se voltará a sair por altos números, Gaitan tem 26 e está na idade que corresponde ao seu pico, e Sálvio, com 24 ainda é a estrela da companhia que poderá dar para aguentar mais um bocadinho, mas não muito. E nesse aspeto, mesmo não concordando no plano desportivo, terei de aceitar a venda de Enzo, porque são 25 ou 30 milhões que ou se fazem agora ou ficarão muito poucas possibilidades de os realizar.

O que sei, é que para Vieira, vender Enzo com o Benfica na frente levantará muito menos celeuma do que vendê-lo com o Benfica atrás no campeonato. Mas nem por isso este plantel deixa de ser bem mais fracos do que de outros anos, e a liderança de 6 pontos é um engano. O Benfica ganhou no Dragão (com total mérito mas também com a sorte do jogo), mas nada impede o Porto de ganhar na Luz, por isso, a nível de campeonato está tudo muitíssimo longe de estar decidido.

Enzo é um dos últimos Moicanos da Luz, um jogador com uma alma que contagia e vence jogos, e não acredito sinceramente que alguma vez Rúben Amorim ou Fejsa sejam jogadores para o substituir, jogadores com quem contar a nível alto por mais do que três ou quatro jogos consecutivos, já que as lesões fazem parte do seu historial.

A surpresa, e isto se o Benfica não tiver capacidade de ir ao mercado, pode ser... Pizzi, o coelho a sair da cartola de Jorge Jesus, e que no jogo contra o Leverkussen mostrou que há trabalho de casa que está a ser feito.

A vitória do último Domingo no Dragão foi maravilhosa, mas as avaliações ao rendimento da equipa devem ser feitas ao longo de um maior número de jogos. A verdade é que continuamos a ser uma equipa com dificuldades mesmo contra equipas mais pequenas, e a fronteira entre sermos bestas e bestiais é este ano bem mais ténue do que noutros anos.

Amanhã, frente ao Braga joga-se um jogo que pode ser decisivo esta época. Ganhando-o e vencendo no fim de semana o Gil Vicente, este será um natal de ouro para todos nós, que pode servir de élan ao resto da época, tal como aconteceu o ano passado, e dará aos nossos maiores rivais um Natal bem azedo e com muita desconfiança a fermentar no estômago.

Mas o Braga é o Braga, uma equipa que sabe jogar à bola, com excelentes jogadores, e uma equipa capaz de nos tornar de novo bestas num ápice e levantar imediatamente todas as dúvidas.

Um jogo que terá Enzo com toda a certeza, e se não for pedir muito: Que amanhã não seja o jogo da despedida, porque este homem vai seguramente fazer muita falta.



Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

7 comentários

  1. Sinto que Enzo vai mesmo sair, talvez por 25 milhões de euros e que... o Gaitan ... coiso... se não for agora será no Verão... e no contexto actual, não vislumbro saída para esta situação atendendo ao facto que temos todos os anos de pagar 30 milhões de juros... creio que o Pizzi assegurará uma boa substituição do Enzo, tudo o indica... quanto a Gaitan,... Ola John é um jogador diferente mas pode fazer o lugar... se juntarmos a isto o regresso de Fejsa e Silvio, ficamos com a defesa muito mais equilibrada... enfim, confio... talvez fique a faltar um flaqueador para suplente... pois parece que Sulejman não conta (a realidade é que lhe falta velocidade, aparentemente...e deve ter feito (dito) alguma, só pode!)... e a Tiago (aparentemente) falta-lhe cabeça para decidir com razoabilidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gaitan é numero 10 q no processo de ataq entra nas costas de Lima no flanco esquerdo......Ola John é extremo puro, nunca na vida pode fazer o papel de Gaitan.

      Tens 10 soluçoes pra extremos........andas distraido.......

      Nelson.

      Eliminar
  2. "quanto a Gaitan... Ola John pode fazer o lugar"
    !!!!!

    Incrível o que se lê por aqui...

    Pode fazer o lugar, pode... Nem que seja para fazer o 11.
    COMPARAR GAITAN COM ola john, é no mínimo ridículo!!!!!

    Se gaitam sair, não há ninguém no plantel que lhe chegue aos calcanhares.

    Se Enzo sair, mais uma vez a meio de uma época, é um forte abalo no meio campo, mas o regresso de Fejsa pode atenuar esta "necessidade" constante de vender os melhores jogadores.... Coisa que o caríssimo presidente há algum tempo disse NÃO SER NECESSÁRIO!!!!!!!!!!!!!!!

    Jose Inacio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge Vieira18/12/14 11:25

      Infelizmente é necessário vender mas, e mesmo que não fosse, alguém acredita que com um contrato em cima da mesa para ganhar o dobro ou o triplo, o Enzo não iria forçar a saída?

      Nem sempre quando se vende é por necessidade financeira mas sim por pressão do jogador. Lembras-te do David Luiz? Lembras-te do Matic? Saíram ambos por forçarem a saída!

      Eliminar
  3. Águia Preocupada17/12/14 23:46

    O Benfica tem que vender? É preciso perguntar porquê! Porque isso de afirmar, constatar e aceitar assim de ânimo leve, é de quem não se preocupa e "come" tudo o que lohe vendem...
    Ouvi, ou sonhei que tanto o rei Sol como o Domingos Soares Oliveira já repetiram várias vezes que o Benfica não precisa vender?
    Pelo que dizes é mentira... Estás dentro da (des)estrutura para saberes mais que eles que estão lá dentro?!
    Bom, todos sabemos que o Benfica precisa precisa de vender.Ponto! E precisa de vender porque os déspotas que regem o clube andaram a gastar à tripa forra! Porque os abutres que usam o Benfica em seu proveito, têm feito compras de melões que mais parecem pepinos e assim deitaram e que se reflectiram em milhões de euros deitados ao lixo!
    Tudo feito com conta peso e medida e por gente que soubesse da poda, poderíamos hoje ter uma equipa de nível europeu, com mais títulos no museu e estar a lutar por outras abrangências!
    Mas enfim! Tudo o que mexia comprava-se...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tretas......

      Se nao tivessem gasto á tripa fora, andavass a comprar Pringles......nao, nao sao as batatas, é mesmo o ex carteiro !

      Tinhas uma equipa pra ficar em 4º ou 5º e andavas calado q nem um rato.

      E sim claro q nao terias um passivo tao grande, visto q a banca nem sequer emprestava um tusto.......

      Nelson.

      Eliminar
  4. Entradas ou saídas de jogadores a meio da época (neste caso em janeiro) deveriam ser permitidas apenas para substituir jogadores com um lesão prolongada ou através de empréstimos entre clubes de diferentes países... Como não é assim, estamos sujeitos que a meio da época possam sair varios jogadores pelas respectivas clausulas de rescisão, com todas as consequências nefastas que isso poderá acarretar.

    Caso saia o Enzo - e este ano não temos mais competições europeias para valorizar jogadores e isso também é importante - dificilmente, alguem do actual plantel o poderá substituir com a mesma qualidade... só vejo 2 jogadores que poderiam minimizar essa perda... O Ruben, que infelizmente é sempre carregado com lesões, e o Samaris, se conseguíssemos um bom 6 (o Gago não era mau se pudesse ser incluido no negocio Enzo, ou o Danilo do Braga).
    Quanto ao Pizzi, gostei da primeira parte contra os alemães, mas da mesma forma que quando não conheço um jogador não julgo a qualidade dele por 2 ou 3 jogos maus, também não posso dizer que o Pizzi está preparado para substutuir o Enzo, embora acredite que o treinador possa estar ali a reinventar outro jogador. No campeonato português, talvez o Pedro Tiba do Braga fosse a melhor solução possivel.

    VR

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking