O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Merda é merda. Exigência é exigência.

. 16 comentários


Confesso que não gostei do post desta manhã, do realce dado pelo Benfica by GB ao comentário de um leitor a um post meu no dia de ontem, que dizia: “Enquanto alguns fazem posts quando o Benfica perde, tu fazes principalmente quando o Benfica ganha e isso faz toda a diferença.”

Não gostei porque foi usado com propósito claro, mas principalmente porque é mentira. Nunca neste blogue me escondi nas derrotas, mas também sei que há escribas muito mais rápidos e incisivos nestes momentos. E como sei que é assim, deixo-os normalmente descarregar primeiro a sua raiva, e depois sim, mais a frio, tento fazer eu as minhas análises.

E por isso, e porque não escrevo neste blogue há 3 meses, 13 meses nem 3 anos, o GB, melhor que ninguém, sabe que a afirmação não é verdadeira, pelo que não a devia usar como defesa a algumas das coisas que o vão acusando, porque ele, atenção, ele nunca critica gratuitamente... Ele critica porque é exigente, que são coisas totalmente diferentes.


Porque esta ideia que alguns querem passar, de que só alguns benfiquistas é que são exigentes (os de gema) e que os outros são de segunda porque se marimbam para a coisa, só na mente de alguns lunáticos que acham que estão num patamar superior da humanidade.

Isto trocado por miúdos é assim:

      1. Quando alguém escreve ao fim de três jogos, que este Talisca não vale um chavelho e que veio tapar o lugar do João Teixeira, isto não é asneira, é exigência.

      2. Quando alguém escreve depois de um frango do Artur que o problema não é o Artur mas o treinador dos guarda-redes, isto não é asneira nem vontade de bater em tudo o que mexe, é exigência; Com o Oblak o treinador já é outro, e com o Júlio César também;

      3. Quando alguém critica as contratações de Enzo e de Matic, porque estão a tapar os lugares dos miúdos da formação, isto não é asneira, é exigência;

      4. Quando se escreve que NUNCA Jorge Jesus elogiou em público um jogador seu, isso não é mentir, é ser exigente!

      5. Quando se põe em causa um treinador como Jorge Jesus após cada derrota, se é capaz de escrever centenas de posts a malhar no homem, e nem um (unzinho) para lhe realçar os devidos méritos que também tem (sim, eu já aqui escrevi posts a malhar no Jesus apesar dos muitos mais que escrevi a elogiá-lo), isso não é perseguição, é exigência.

      6. Quando se faz de um puto como Nélson Oliveira o nome recordista deste blogue, facilmente comprovado pelo motor de busca, e se exige para ele tantos minutos de jogo como ao Rodrigo, mais oportunidades e mais tolerância do que se exige a qualquer outro, quando outros souberam ser muito mais competentes a agarrar as chances que lhes foram dadas, isso não é cegueira, é exigência.

      7. Quando se anda há anos a insinuar que a não aposta da formação é fruto de um complexo qualquer do treinador (e não da falta de qualidade dos jovens), e depois não existe um ÚNICO exemplo de um jogador dispensado pelo treinador que tenha singrado ao mais alto nível noutro lado qualquer, meus amigos, isso não é perseguição, é exigência.

      8. Quando se vem para aqui, denunciar o não pagamento do nosso estádio, em contraste com o do Bayern que já foi pago (ah grandes Alemães!), comparar as duas realidades, quando quem pagou o estádio do Bayern não foi o Bayern mas a Allianz, isso não é uma comparação sem pés nem cabeça nem uma forma de atingir o nosso clube, é exigência.

      9. Quando se exige que o Benfica vença tudo no matter what, independentemente dos meios que coloca ao serviço da causa, ignorando completamente que há outros clubes, também eles competentes, alguns deles com bem mais meios para alcançar o sucesso, isso não é falta de capacidade de ver a floresta mas ver apenas a árvore, é exigência.

      10. Quando se acusa o Jorge Jesus de não colocar o Enorme Nuno Gomes e o Moreira a jogar porque são portugueses, e depois os dois vão para Braga e Swansea e continuam sem tocar na chicha, isso não são acusações infundadas sem qualquer base de realidade, é exigência.

Quero com isto dizer, que os meus companheiros de blogue, com quem discordo muitas vezes, só dizem asneiras? Evidentemente que não. Talvez não pareça mas também concordo com eles muitas vezes, e sobre todos os assuntos. Assumo, que os contradigo muito mais quando discordo, e que me calo muito mais vezes quando concordo.

O que quero realçar é que este é um espaço de opinião, chamem-lhe uma tasca se quiserem, uma grandiosa tasca benfiquista que no seu historial já serviu o espantoso número de mais de 10 milhões de pires de tremoços, e que até tem a gentileza de os servir a elementos de outros clubes, e até, imagine-se, a leitores que são uma espécie de Polícia da Direção do Sport Lisboa e Benfica, que vão sempre monotorizando (e comentando) o que por aqui se escreve, só para verem a importância que certa gente nos dá!

E como qualquer tasca por onde passo, discute-se gajas e futebol para matar o tempo acompanhados de uns pires de amendoins e umas canecas de cerveja, dizem-se coisas acertadas mas... muita merda também. É o futebol, o ócio do povo, e na grande escala da vida, uma coisa que não devia ter tanta importância como aquela que por vezes lhe damos.

O segredo para mim é assumir que todos aqui erramos. Não é chutar a bola para canto quando as marés se viram contra nós (hão-de voltar a virar a favor, e Jorge Jesus há-de voltar a ser besta num futuro próximo) porque achamos que só dizemos coisas acertadas, e quando dizemos merda é porque... somos exigentes.

Não, nós (eu incluído) também digo (e escrevo) muita merda, e há que ter a humildade para quando a dizemos, e quando os factos nos provam que a dizemos, de o assumir, porque nenhum mal virá ao mundo por causa disso.

A nós, felizmente, é permitido escrever merda, a nós autores dos textos e também a quem os comenta (sim, porque vocês também dizem muita merda), porque todos nós escrevemos aqui por paixão ao clube mas sem nenhuma influência direta na sua gestão.

Quem quer vir vem, quem não quer não vem (continua a não ser cobrada mensalidade). E se alguém se deixar influenciar por qualquer merda que possa ler (risco de que nos acusam muitas vezes), eu não quero ferir a inteligência de ninguém, mas acho que cada um de nós só acredita no que quer e só altera as suas convicções quem tiver muito pouca base para as convicções que tem.

É hora de assumir que dizemos merda. Eu digo, e muita. E isso não tem nada a ver com o facto de ser mais ou menos exigente que ninguém.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

16 comentários

  1. Este texto foi como a exibição do nosso Benfica ontem, humilde, eficaz e principalmente realista. Muito bom mesmo.

    ResponderEliminar
  2. Concordo em tudo q escreveu caro Redmoon, todos escrevem merda eu incluido.......vai mudando é o cheiro, é o q alguns escrevem é sempre mais do mesmo, mesmo com evidencias claras q o q pensavam ser o certo demonstrou ser errado.

    Algumas vezes vêm ca dar a mao a palmatoria, outras vezes mesmo batendo com a cabeça (pra nao dizer outra palavra mais insultuosa) por diversas vezes, têm a teimosia de pensar q quem lê é burro..........

    Verdade q o caro Redmoon nao aparece so nas vitorias, ja outros têm opiniao fundamentada em funçao de resultados, numa semana o q é mau passa a ser bom e vice-versa.........

    Neste momento para alguem aqui da praça; JJ é um génio, LFV é um super-presidente, Talisca é craque, Samaris é um monstro, Lima um fenomeno, AAlmeida o melhor def esq. ca do burgo, JCesar um redes confirmado (ja nao é velho), Cesar e Lisandro centrais de qualidade etc etc.......nos proximos dias até vao esquecer q ha equipa B e jogadores da formaçao........

    ResponderEliminar
  3. Assino por baixo este "post"! Do melhor que já se escreveu por aqui. Viva o nosso Benfica!

    ResponderEliminar
  4. Parabens Redmoon,e preciso ter coragem para o admitir(que nos dizemos muita merda).O que e mau e insultar quem vem aqui contribuir.JJ e um grande treinador e LFV e um grande Presidente,na derrota e na vitoria mas para alguns o tio Bruno e o avo cantigas e que sao os bons.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. já agora já sabe em que bancada se sentou o nosso presidente?.

      Eliminar
  5. E tu, sendo; nem peixe nem carne, também é exigência?
    Pensa bem antes de responderes nem que seja para tí próprio.

    ResponderEliminar
  6. Brutal!!!!
    Que grande lição!!!!
    É nestes momentos que se vê a coragem de um homem!!!!
    Nunca deixes que te pisem,saudações!!!!

    ResponderEliminar
  7. O Melhor post alguma vez escrito neste Blogue. Parabéns.

    ResponderEliminar
  8. Paulo Marques15/12/14 19:26

    Parabens pelo post,chamo-lhe um post a 14 de Dezembro: Humilde,pragmático,e eficaz :)

    ResponderEliminar
  9. Clap clap clap

    Xe

    ResponderEliminar
  10. E mais ainda... Quando alguém assim escreve merece parabéns, parabéns de humildes benfiquistas como eu, e como muitos milhares que existem por esse Mundo fora. No entanto, confesso que compreendo algumas tomadas de posição neste blogue, pois como afirmou José Ortega Y Gasset: O Homem é ele e a sua Circunstância.


    Diamantino Cunha

    ResponderEliminar
  11. Aplaudo de pé!!

    Não mudaria uma vírgula neste texto!

    ResponderEliminar
  12. eu sei que também escrevo e penso muita merda... e depois, isto é para nos divertirmos e trocar umas ideias... mesmo intervenções que me pretendem insultar acho-as a maioria das vezes divertidas... sigaaaaaaaa... e ontem pás??? FÓNIX!!!!!!!!!!!!!!. UMA ESTRATÉGIA ARRISCADA e gosto disso...

    ResponderEliminar
  13. dizes muita merda, como todos nós, e neste texto misturaste alguma... não sei se merda, mas misturaste muita coisa.

    vamos lá por partes, porque deixei de ler o texto quando começaste a medir o tamanho da pilinha com outros, que era algo que eu pensava ser exclusivo meu ehehe

    tudo começou, percebi eu, com a frase que destaquei... aqui sim escreveste merda.

    O que eu escrevi não teve a ver contigo, mas sim com o facto de haver totós que te elogiam usando esse argumento, quando na verdade não só não é verdadeiro, (como o referiste na resposta ao xoninhas) como é absurdo - se o fosse verdadeiro.

    tudo o resto que escreveste... sinceramente não percebi grande coisa mas acho que era uma boa parte relacionado com o que ja escrevi ontem:

    - há gajos que nos veem como o Santo Graal do jornalismo, confundindo um passatempo de malta fixe, com um jornal desportivo, ou com um jornal simplesmente.

    ResponderEliminar
  14. Eu sei que este post não me é dirigido nem por sombras mas oh Redmoon nunca vi ninguém aqui a falar de gajas, devia estar ausente nessa altura de férias provavelmente, se por obra do acaso o Júlio César tiver a ler este post " CARA ADORO A TUA MULHER!" se for necessário Guarda Costas só para saberes que estou disponível!

    Ass: Madskinn

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking