O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Jorge Jesus mostra quem manda!

. 55 comentários
Ontem Jesus queria ganhar não um jogo, não uma equipa, mas novas e mais soluções para o futuro - e esse futuro é já Domingo e não termina, vai para lá de Maio.

Quando fiz a minha sugestão para o jogo, arrisquei que num jogo apenas "a dinheiro" era o momento para vermos Jesus a dar espaço a jovens da formação com potencial para serem solução. 

Enganei-me! Acreditei que Jesus estaria alinhado com o desígnio do Presidente e teriamos pelo menos dois jogadores, entre o Teixeira, Oliveira e Guedes entre os titulares. Pois assim não foi...

O primeiro entrou a 13' do fim, o segundo a 5' do fim e o terceiro, e porventura o mais promissor, nem entrou...

Acreditaria o Jesus que ambas as equipas estariam contentes com o empate e já anda aconteceria. Tal como eu me enganei... Também o Jesus se enganou.

O Teixeira entrou e mexeu com o meio campo, arrancando uma expulsão ao capitão do Leverkusen. O Oliveira arrancou um punhado de lances de qualidade e, espantem-se os que o chamam egoísta e pouco inteligente, duas (pelo menos) tentativas de assistência de grande qualidade e potencial de perigo.

Jesus lá disse no final que jogaram bem, mas não evitou dizer que "estiveram num período mais fácil do jogo".

O treinador, e bem (reforco: e bem) demonstrou que ele é que manda. Ele é que decide, ele é que sabe quando e se há apostas na formação, se são um, dois ou dez.

Ontem, quando todos pensavam que era agora, ele mostrou que não e deu antes espaço ao Derley, Lima ou Bebé que, não tendo estado mal, não justificaram de todo face a esses jovens da formação. 

Em tese, penso que Jesus está certo. Quem decide se é ou não o momento é se tem ou não os recursos da formação para o plantel do Benfica que apontará aos objectivos definidos. Cabe ao Presidente decidir se quer o Jesus que tem tido e abandonar a pressão e estratégia direccionada para a formação... Ou se pretende encontrar quem queira corporizar essa pressão superior e essa estratégia com os recursos actuais. 

Do lado de QUALQUER treinador jamais aceitaria, por exemplo, um modelo de apatia na formação onde o líder da formação está na linha de reporting do Administrador financeiro e não na estrutura do futebol. Isto só para começar...
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

55 comentários

  1. Rui Vitória está a caminho do Benfica.
    Veremos se não será ainda esta época...

    Mas na próxima, de certeza!!!!

    o cientista jamais saberá conviver com "estruturas hierárquicas".
    Acha-se o maior, e o "mais bom"... o melhor e o único que percebe da poda!

    Ah.. E JAMAIS IRÁ APOSTAR A SÉRIO NOS JOVENS! Nem que surja outro Rui Costa, ele alguma vez o fará...

    Mesmo desobedecendo ao líder... Sim, JJ... Existe um líder que supostamente manda mais que tu! (supostamente)

    Jose Inacio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui Vitória está a caminho do Benfica.
      Veremos se não será ainda esta época...

      Mas na próxima, de certeza!!!!


      Estás tão errado.

      Eliminar
    2. Rui Vitória? LOL
      O JJ vai renovar contra tudo e contra todos! Vai haver choro e ranger de dentes!! LOL!

      Eliminar
  2. Acho que o maior receio do Jesus era pôr esses jovens a jogar e eles acabarem por mostrar que toda a sua verborreia contra os jovens portugueses está errada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olha não tinha pensado nisso... de qualquer forma precisam ainda, vá lá de nascer mais 9 vezes birgula 99, ontem nasceram 0,01... o que em 5 minutos até nem foi mau...

      Eliminar
    2. Duas pedras com olhos, não podem deixar de estar de acordo. Por ausencia de discernimento logico.

      Carlos dos jornais

      Eliminar
    3. " e eles acabarem por mostrar que toda a sua verborreia contra os jovens portugueses está errada."
      É isso pá, o JJ passa os treinos inteiros a tomar café e a ler o jornal... só os adjuntos é que estão junto dos jogadores ....deixa lá que isso com o tempo passa !

      Eliminar
  3. Nos jornais fala-se que o Benfica estará interessado em Joaquin Correa médio avançado por valores a rondar os 7 milhões.
    A ser verdade... 2 questões:
    - O que é que este gajo tem a mais que o Bernardo Silva?
    - Quem é que deu ordem para tentar esta contratação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ordem deve ter sido da estrutura, ....
      O que tem a mais??? LOL... dãhhhh é argentino pá!!!
      Abre os olhos, não percebes nadinha disto :P

      Eliminar
    2. Tem mais 20 cm e muito mais classe!

      Eliminar
  4. JediVermelho10/12/14 14:15

    Bebé e Lima não estiveram mal? Se ambos fossem da formação tinham sido apedrejados!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já estávamos com saudades de ti! Fazem um belo par tu e o Shadows! Romeu y Julieta!

      Eliminar
  5. Carlos Pereira - Amadora10/12/14 14:28

    Jorge Jesus na CI "O Nelson Oliveira e o João Teixeira, mostraram serviço, porque nessa altura o Bayer estava a jogar com menos um...in a Bola". Este Jota Cristo é mesmo má pessoa, como não tem justificação para a não utilização mais vezes do Nelson saiu com essa, e fica-lhe tão mal. O Jogador do Bayer foi expulso aos 90+1, Sr. JJ. Se a SAD do Benfica estivesse com olhos abertos, o treinador para a próxima época seria o Paulo Sousa. Por onde passa mostrou mais serviço que o arrogante JJ.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Saiu-se com essa mas foi verdade, havia muito mais espaço. Visto o jogo?

      Eliminar
    2. O Paulo Sousa? Aquele q o Benfica foi buscar a Viseu onde era um passa-fome e que depois de se ter formado jogador, na primeira oportunidade cuspiu no prato onde comeu? Só se não houver vergonha na cara é que deixamos entrar essa criatura! Mas como o Pacheco por lá anda...eu já acredito em tudo. Tone

      Eliminar
    3. Foi verdade o quê? Que estavam a jogar com menos um?
      Se por "verdade" querias dizer "mentira", então sim, estás correcto.

      Eliminar
  6. JESUS MOSTRA A TODOS QUE É UM TREINADOR DE EXCELÊNCIA; EM ESPECIAL AQUELES COMO O BENFICA BY GB NADA PERCEBEM O QUE É GERIR UMA EQUIPA PROFISSIONAL DE UM DOS MAIORES E MELHORES CLUBES DO MUNDO.

    Ontem Jesus fez o que qualquer treinador de nível tinha a fazer; deu minutos de jogo aos jogadores menos utilizados, mas que serão eles as soluções mais imediatas aos jogadores mais utilizados; desta forma tentou ganhar mais e melhores alternativas aos habituais titulares. Ao mesmo tempo motivou todos aqueles que fazem parte de facto do plantel principal e que têm jogado menos. Mas que desta forma JJ mostrou que conta com eles.a ganhar não um jogo.

    Felizmente JJ não fez a burrice de lançar de início a um jogo da Champions, mesmo a dinheiro, jovens da formação e deixar no banco jogadores ávidos de querer mostrar ao treinador que pode contar com eles. Só mesmo alguém que nada entende ou sabe como se gere um balneário é que ia escolher um jogo destes para motivar jovens da formação; quando tem tantos do plantel principal para motivar.

    Felizmente não me enganei; sempre acreditei na conjugação de profissionalismo e vontades do Presidente e de LFV em relação ao principal objectivo da época; ser bi-campeão nacional e não andar a lançar jovens da formação; só porque sim. Até porque as declarações de LFV feitas recentemente falava em ter jogadores na formação no plantel principal e não na titular... e só para a próxima época. Começar agora era colocar a carroça á frente dos bois.
    Quanto aos jovens lançados da formação já no fim do encontro; sem dúvida que foi uma cereja em cima do bolo; motivou os rapazes e não desmotivou os jogadores do plantel principal menos utilizados. Sem dúvida que é por estas e por outras que JJ é um treinador de excelência.

    "O Oliveira arrancou um punhado de lances de qualidade e, espantem-se os que o chamam egoísta e pouco inteligente, duas (pelo menos) tentativas de assistência de grande qualidade e potencial de perigo"

    O que demonstra bem que a bancada e o banco a par do trabalhar com JJ só está a fazer bem ao Nelson Oliveira. Depois ter companheiros de equipa como o Lima e o Derley também o ajudaram a compreender que só com talento não se vai lá... é pena é que tenha perdido três anos até o compreender... se tivesse olhado para o Rodrigo.

    "Jesus lá disse no final que jogaram bem, mas não evitou dizer que "estiveram num período mais fácil do jogo".
    De forma sabia JJ fala a verdade; reconhece o bom jogo dos jovens, que só os motiva numa próxima oportunidade e ao mesmo tempo impede que eles pensem que já são os melhores do mundo... e assim evitar um novo deslumbramento de vedeta no Nelson e um primeiro em João Teixeira. E contribui também para que adeptos como o Benfica By GB entrem em euforias excessivas e depois tenham que andar a procurar por onde andam os outras vedetas que eles ano após ano querem a toda a força fazerem deles melhores jogadores que realmente são.

    CONTINUA PARTE 1


    Evidencias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alex Silva10/12/14 16:27

      "Felizmente não me enganei; sempre acreditei na conjugação de profissionalismo e vontades do Presidente e de LFV em relação ao principal objectivo da época" . O evidências escapou te a boca para a verdade?. Mas realmente tens razão. O jj parece que manda mais que o lfv. Como tal deve ser ele o presidente do SLB. Cumprimentos

      Eliminar
    2. Oh alex, descobriste a pólvora mas acendeste o rastilho e ficaste com o cartuxo no bolso.

      Na equipa, como é o caso em discussão, é JJ que manda mais que o presidente. a tua exclamação é reveladora de falta de capacidade para destrinçar enttre mandar na equipa e ser presidente.

      As teias de aranha entopem-te os miolos.

      Eliminar
    3. Carlos Pereira - Amadora10/12/14 19:10

      Pedro Guerra vai cuidar dos arquivos do CDS-PP, vai,,,desaparece daqui,pá.

      Eliminar
    4. Hummmmmmmmmmmmmmm.... cheira-me a Pedro Guerra........lambe botas....

      Eliminar
    5. Alex Silva normalmente não é o dono do restaurante ou o gerente que cozinha... é o cozinheiro. Cada macaco no seu galho.

      Evidencias

      Eliminar
    6. Completamente de acordo com o Evidências. Só quem não sabe mesmo o que é gerir uma equipa profissional e adequar essa gestão aos objectivos predefinidos no início da época é que pode pensar que o lançamento de jovens da formação é uma prioridade em relação a dar minutos jogo e oportunidade de evolução dos elementos do plantel que estão na segunda linha de chamada e que a qualquer momento podem ser chamados á equipa principal.

      JJ


      Eliminar
    7. O evidencias tem razão. E depois estes anormais sem qualquer capacidade para argumentar vêm chamar nomes às pessoas. Pedro Guerra, quem? Falam daquele grande benfiquista que passa os dias a defender o Benfica, essa enorme instituição centenária?

      Eliminar
  7. CONTINUAÇÃO PARTE 2

    Felizmente que o treinador, e bem (reforco: e bem) demonstrou que ele é que manda. Ele é que decide, ele é que sabe quando e se há apostas na formação, se são um, dois ou dez. Pelo menos nesta época em que lhe foram defendidos os objectivos e as linhas com que deveria cozer. Se para o próximo ano a direcção traçar novos objectivos e linhas novas para cozer; se ele aceitar só tem que cumprir as directivas, mas espero que seja ele é dento do que lhe foi exigido que continue a ter plena autonomia e no fim perceber se os objectivos foram alcançados dentro daquilo que lhe foi pedido.

    Ontem, quando todos aqueles que nada percebem de como se gere um plantel profissional com jogadores de elevada capacidade e pensavam ERRADAMENTE que era agora, JJ mostrou que não e deu SABIAMENTE espaço ao Derley, Lima ou Bebé para estes crescer e ganharem e ganhar a auto-confiança desejável; até porque serão eles a ser chamados mais vezes ao jogos a doer.

    Em tese e na realidade Jesus está certo. Só ele tem que gerir dentro do que lhe foi pedido no início da época os recursos que tem á sua disposição de forma a atingir os objectivos que lhe foram traçados pela direcção. Cabe ao Presidente, avaliar no final da época o trabalho efectuado. Agora que JJ é um excelente treinador lá isso é.

    Evidencias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diz lá novamente, Pedro Guerra!

      Eliminar
    2. Excelente comentário, Evidencias. Penso que muitos benfiquistas se revêm nas tuas palavras. E ainda bem!

      Eliminar
    3. Não gosta dos argumentos? Só pode ser o Pedro Guerra, um grande benfiquista! lol!

      Eliminar
    4. Shadows são estas tuas observações que demonstram toda a tua falta de capacidade de argumentar, contra argumentar ou no mínimo aceitar que nem todos pensam da mesma forma.

      Eu sei que não tens forma de saber, nem te vou dar essa oportunidade; mas fica sabendo que sinceramente nem sei quem é essa Pedro Guerra; já percebi por aqui que é alguém que comenta na CM TV; canal que não tenho no meu operador e que não acompanho e que só não digo que não conheço, porque no início da sua existência lançou umas reportagens sobre o Apito Dourado que acabei por as ver via internet.

      Mas é como te digo como não tens argumentos intelectuais, toca a entrar pela desonestidade intelectual. Se eu fosse como tu... diria que eras o Pinto da Costa... Vê lá bem.

      Espero que tenhas a coragem de publicar; para depois não me chamares de mentiroso; só porque eu próprio duvidei que uns poucos comentários meus não foram publicados; não porque fosse censurado, pois como,afirmei és muito corajoso a publicar comentários a todos aqueles que te chama de FDP para baixo e para cima ou que te ameacem fisicamente de forma vil, logo não poderia acreditar que tivesse sido censurado, mas sim por uma outra razão qualquer... E tu pelos vistos ao chamar-me de mentiroso, reconheces implicitamente que eu fui censurado.

      Evidencias

      Eliminar
    5. Rebate lá....Rui Santos !

      Eliminar
    6. Ele não é o Pinto da Costa mas é o Macaco Madureira pai. O que vai dar ao mesmo!

      Eliminar
  8. Santo Tirso10/12/14 15:01

    Sobre o tema digo: Jorge Jesus deve colocar a jogar os jogadores que ele julga ser os melhores para qualquer partida, mas depois assumir o resultado conseguido e não arranjar as desculpas para os insucessos.
    No Benfica não ser campeão já é um insucesso mesmo que se consiga uma taça de Portugal ou a da Liga ou mesmo as duas. Assisto a alguns jogos da nossa Equipa na 2ªLiga e a maioria dos jogadores não me convence e isso nota-se nos resultados conseguidos.

    ResponderEliminar
  9. "Ontem, quando todos pensavam que era agora, ele mostrou que não e deu antes espaço ao Derley, Lima ou Bebé que, não tendo estado mal, não justificaram de todo face a esses jovens da formação. "

    O Tiago nem devia estar no Benfica. O Derley neste omento é superior ao Nelson e no miolo jogou o Pizzi que é superior ao Teixeira. Os miúdos jogaram alguns minutos na Champions e isso foi muito bom. O Nelson já ultrapassou o Jara e ontem mostrou o porquê de isso ter acontecido. Entrou bem e pela primeira vez fez um nom jogo no Benfica. Espero que continue a trabalhar para ter mais oportunidades.

    Thomas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Nelson é mais jogador estremunhado acabado de vir de uma noitada,... que o Jara e o actual Lima acordados e bem treinados... qualquer técnico de bancada vê isso...

      Eliminar
  10. Jorge Vieira10/12/14 15:56

    Essa obsessão pela formação não é saudável para ti.
    O Benfica tem de apostar primeiro nos jogadores da equipa principal e depois, a espaços, nos da formação. De que vale ter banco se depois vamos buscar jogadores à equipa B? Isso seria demonstrar uma falta de confiança enorme nos jogadores que treinam todos os dias junto da equipa principal.

    Sinceramente acho que fez bem, não atirou ninguém às feras, jogou com jogadores que treinam com ele desde Agosto e deu minutos e confiança a alguns jovens promissores. É assim que se anda em frente.

    ResponderEliminar
  11. Será que é Jesus que manda???
    Ou será que JJ quis mostrar que a prata da casa não tem estofo/qualidade para estas andanças???????????
    Penso que JJ quis mostrar a falta de qualidade e soluções internas, o jogo é que correu melhor do que ele e nós pensávamos . . . .



    João Carlos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com poucas palavras disse tudo ! Acho que o que ele realmente esperava seria levar três ou quatro pra calar a malta. E aí seria como ele quer, ou era o caos.
      Quanto a quem manda, não tenho dúvidas que é ele. Basta ameaçar ir embora, que o outro tem logo uma cólica. O outro só finge que manda. E com os outros o predestinado nem quer conversa (dito pelo próprio várias vezes).

      Rui Pinheiro

      Eliminar
    2. Levar três ou quatro? Estás enganado. Se tivesses visto o jogo toda linguagem corporal do treinador mostrava exactamente o contrário! O que dizes é pura maldade!

      Eliminar
  12. Mais impressionante é Nelson Oliveira fazer (finalmente) 15 minutos de qualidade, e já acharem que é o Messias. Nelson Oliveira tem de mostrar é consistência, não é lampejos.
    Eu também vi o Pepa marcar em apenas 5 minutos em campo, e o César Brito marcar 2 golos nas Antas. Também vi o Miguel Garcia apurar o SCP para uma final e Carlos Alberto marcar na final da Champions.

    ResponderEliminar
  13. GB Benfica- E o redmoon também se não estou em erro- já não falta muito para o plantel do Benfica passar a mediano- como tanto aclamaste- a bom ou muito bom.
    Estou esperançoso que venhas com mais umas contradições de quem opina segundo a direção do vento. E ainda falta Sílvio, o sérvio e Amorim...

    ResponderEliminar
  14. Estava a ver que durante o jogo ainda batia nalgum...tal foi a camada de insultos que dirigiu aos seus jogadores, e a TVI deu grande destaque a algumas dessas atitudes.
    Será que os jogadores aceitam de bom grado serem assim insultados?...como é possível depois, ter uma conversa motivadora de sucesso com alguem que se passa a vida a insultar?...por quanto tempo mais o balneário do Benfica aguenta estas atitudes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge Vieira10/12/14 21:50

      já vai no 6º ano a aguentar e os jogadores que vão para os maiores clubes da Europa não se cansam de lhe agradecer os insultos e gritos.

      Eliminar
    2. Está na altura de (re)ler a entrevista de Ramirez, em que comparava JJ a Vilas Boas. Leia e repare nas entrelinhas.
      E de perguntar se um familiar de um jogador que esteja a assistir e a ouvir gosta que esse jogador e restante familia sejam insultados continuamente.
      Rui Pinheiro

      Eliminar
    3. Uma caralhada nunca fez mal a ninguém. Nunca deves ter jogado futebol!

      Eliminar
    4. Jorge Vieira11/12/14 10:34

      Rui, nem todos os jogadores gostam do mesmo tipo de técnico. O Rui tem um exemplo, arranjo-lhe no mínimo 3 com opinião oposta.

      Para contextualizar já que penso que é aqui que queria chegar:
      "A grande diferença em relação a Jorge Jesus é que o André escuta", revela Ramires, notando que o ex-treinador portista "chega e conversa, ouve o que jogador tem para dizer". Já "Jorge Jesus impõe as coisas, nós temos que fazer e nada mais", sustenta, realçando que "não há muita abertura". "O André é de sorrisos, de brincar", revela ainda."


      Repare agora no sucesso de cada um. Perceba que o AVB não foi despedido dos clubes ingleses pelas direcções mas sim abandonado pelos jogadores. Basta ler as várias entrevistas de antigos jogadores do AVB (Chelsea e Tottenham) que dizem que não davam tudo em campo pelo AVB e que não gostavam dele, não compreendiam o que ele queria/pedia.
      Há sempre um ou outro jogador que gosta - ou não - de determinadas características de alguém. O Mourinho tem jogadores a fazer juras de amor e tem outros (no R. Madrid) que nem querem ouvir falar nele. É mesmo assim..

      Eliminar
  15. Xavier Reis10/12/14 18:11

    A aposta na formação não pode ser feita com JJ no comando. Temos jovens bastante bons, como Hélder Costa, João Teixeira, Nélson Oliveira, Lindelof e o caso mais flagrante Bernardo Silva que por não se enquadrarem totalmente na táctica que JJ idealiza, são postos de lado.

    Ora eu pergunto, o bom treinador é aquele que tem uma táctica e quer à força trabalhar os jogadores para caberem nessa táctica, ou é aquele que tendo a matéria prima vai procurar adaptações à sua táctica?

    Eu não consigo perceber como é que tendo Samaris e Cristante que são dois jogadores médios interiores, de posse de bola, o Benfica joga com eles a trincos. Tendo Talisca em sub-rendimento a nível de jogo corrido, não seria melhor optar por um meio-campo com Samaris, Cristante e Enzo, dando maior consistência, e onde nenhum deles seria o trinco declarado, podendo qualquer um deles fazer a posição?

    Um 4x3x3 com Fejsa, Samaris e Enzo não daria espaço a João Teixeira e a Bernardo Silva para serem os nítidos suplentes, podendo ficar no plantel e ter tempo e jogo?

    Heldér Costa é pior que Tiago Bebé? Não tem menos corrida, tem menos físico mas por outro lado sabe fazer algo mais do que meter a bola no espaço e simplesmente correr.

    Lindelof que é médio defensivo não poderia ser o trinco de serviço enquanto André Almeida é tapa-buracos na esquerda e Fejsa não recupera? É melhor andar a queimar o Samaris que já é apelidado de flop quando anda a jogar fora de posição só porque o visionário assim o quer?

    Quantos jogos mediocres vamos ter de fazer, com um buraco no meio-campo, até que Samaris aprenda e JJ venha dizer "ele era médio centro e eu transformei-o num grande médio defensivo"? E os custos que isso tem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A aposta na formação não pode ser feita com JJ no comando. Mas quem és tu e que conhecimentos tens de futebol e de formação dos jogadores do Benfica para fazer tal afirmação? Treinas com eles todos os dias?

      Eliminar
    2. Xavier Reis11/12/14 01:33

      E tu? Treinas?

      Acho piada que nos jogos não se vê Bebé, Talisca marca golos mas em jogo corrido não participa, Samaris não mostra nada e Cristante idem. Mas espaço para Gonçalo Guedes, Helder Costa, João Teixeira ou Bernardo Silva não há.

      Aposto o que quiserem que Gonçalo Guedes e Bernardo Silva não fariam pior do que Talisca (isto se quiserem manter o 4x4x2). Um meio-campo com Enzo, João Teixeira e Bernardo Silva não era menos sólido do que o meio-campo actual. Helder Costa no lugar de Bebé não faria pior com certeza.

      Mas continuem vidrados e a apoiar as insistências do JJ que ficamos bem.

      Na minha opinião JJ é um grande treinador, e se tiver os jogadores certos, o seu 4x4x2 tem rotinas demolidoras. A questão é que este ano não tem. Não tem um médio defensivo como gosta e não tem um segundo avançado como gosta. E se isso é assim não tem de forçar jogadores, tem é de se adaptar ao que tem. Se não o consegue fazer é porque é limitado apenas a uma táctica.

      JJ numa equipa com muitos recursos, que lhe desse liberdade para moldar a equipa à sua maneira, era topo, ganhava tudo o que havia para ganhar, mas o Benfica não é assim, tem de vender e não pode comprar os jogadores ideais.

      Eliminar
    3. Talisca não participa no jogo corrido. Estás a falar de touradas?
      Apostas muito mas o jogo de que se fala é futebol e não é o casino nem a roleta. Andas confundido!
      Vai-te deitar que a carraspana que apanhaste é forte.

      Eliminar
    4. Jorge Vieira11/12/14 10:42

      Xavier, cabe ao treinador mudar a tática em função dos jogadores que tem, não mudar os jogadores em função de uma tática, totalmente de acordo. O problema é que as coisas não são tão lineares assim.

      O JJ tem um lote de indiscutíveis e sente muita dificuldade em alterar a forma de jogar por esses jogadores não se adaptarem. Mas tem um lote de indiscutíveis porquê? Porque lhe dão garantias. Se tem 10 jogadores que lhe dão garantias numa determinada táctica e só precisa de um 11º, vai mudar a táctica inteira ou procurar um jogador que se adapte?

      Dois exemplos:
      1. O Matic saiu a meio da época passada e a equipa ganhou muita consistência defensiva. Porquê? Porque o Matic andava muito por terrenos ofensivos e deixava a defesa mais exposta. O Fejsa não se aventura e é certinho a defender. Porque não tirou o JJ Matic e colocou o Fejsa, alterando as rotinas para uma táctica mais interessante?

      2. O Cardozo foi sempre um pinheiro na área que para marcar 1 golo falhava 2 ou 3. Quando o Cardozo saiu do 11 base, chegou-se À frente o Rodrigo e a produção atacante da equipa melhorou imenso. Porque não tirou o JJ Cardozo mais cedo quando sabia que era isso que o Rodrigo precisava?

      Tens aqui dois exemplos na época passada de como a equipa melhorou com adaptações à táctica. Mas porque é que essas adaptações não foram feitas mais cedo? Que adepto permitiria que o Matic não jogasse? Que adepto permitiria que o Cardozo não jogasse? Há aqui questões financeiras e contratuais pelo meio também. Tirando o Matic em função de um meio campo mais consistente será que teríamos tido uma venda milionária? Tirando o Cardozo será que os adeptos perdoariam a JJ?

      Eliminar
  16. Já cansa este tipo de análises....parece que querem à força toda ver o JJ fora do BENFICA.
    O que deveríamos realçar e estar contentes é que independentemente do resultado a exibição de ontem foi boa, com as segundas escolhas ( só jogou 1 titular dos últimos jogos ) e a equipa parecia que já jogava junta há bastante tempo e é aqui que reside o grande mérito do nosso Treinador, quer se goste ou não.
    Carrega BENFICA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E não quer realçar o facto do Benfica ficar fora da Europa????

      Eliminar
    2. Mas o que é Sua Excelência quer realçar? Ainda mais do que o Ribeiro Cristóvão e o Joaquim Rita realçam todas as noites na SIC notícias? És lagarto também?

      Eliminar
    3. Ficámos fora da Europa, é verdade! Mas isso também se deveu ao facto de que tivemos que poupar jogadores para defrontar o Arouca. E a verdade é que conseguimos ganhar ao Arouca. Ás vezes não percebo estas criticas, parece que nunca estão satisfeitos.
      Rui Pinheiro

      Eliminar
  17. " Rui Vitória está a caminho do Benfica.
    Veremos se não será ainda esta época..."

    Mas ca ganda buba qu'este gajo tem !

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking